Originalmente Colocado por Maraki
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Os carros são feitos para durarem quanto ? (artigo especialista pg 6)
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Originalmente Colocado por Maraki Ver PostMas para esses exemplos quantos diesel queres com mais de 500 mil km?
Normalmente os motores gasolina tendem a ser mais puxados, a levarem mais porrada, a serem mais vezes levados à red line, e por isso tendem a durar menos.
Por outro lado os diesel como atingem o seu binário máximo bem cedo e a potência máxima é atingida antes da red line, o condutor tende a puxar menos pela mecânica e por isso acaba por durar mais.
Se me disserem que um diesel e um otto conduzido na esfrega, o otto é capaz de durar mais acredito. Mas genericamente assim não acontece e os diesel duram mais.
Também há o factor sorte, porque há motores iguais a durarem uns mais que outros. Ás vezes o que até leva mais porrada é o que dura mais e o que é estimado é o que dura menos. Mas isso é sorte em apanhar um unidade boa.
Dei exemplos de como os gasolinas podem durar, fora os casos em que chegam mais longe que os exemplos que dei. E ambos os exemplos que dei, levaram e levam tratamento de caixão à cova. E nesse mesmo sítio há mais gasolinas com essas quilometragens e maiores, e tratamento abaixo de cão.
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Originalmente Colocado por Rodri12 Ver PostEu normalmente não levo um carro a fazer mais que 150000km, primeiro porque a partir desses km's é só despesas por que tem que se começar a substituir muita coisa de desgaste normal, depois porque ao vender um carro acima dessa quilometragem é vendê-lo por um pechincha, nem que ele esteja com aspeto de novo. O meu Ibiza foi-se com +/- 120000 e este não deve fugir à regra.
E o valor de retoma de um carro não tem só a ver com Kms, nem há regra para isso.
Se estás disposto a vender um carro com tão baixa quilometragem, é uma opção que respeito, mas sinceramente não a adopto (pelo menos não de modo geral).
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Originalmente Colocado por 6r4ff3r Ver PostUm diesel actual durar 500 mil kms sem ter aberto o motor ou levar turbos, é cada vez mais raro.
Dei exemplos de como os gasolinas podem durar, fora os casos em que chegam mais longe que os exemplos que dei. E ambos os exemplos que dei, levaram e levam tratamento de caixão à cova. E nesse mesmo sítio há mais gasolinas com essas quilometragens e maiores, e tratamento abaixo de cão.
Hoje em dia muda tudo, tanto para os otto como para os diesel.
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Originalmente Colocado por Bj40 Ver Post...
Não é só nos automóveis que as coisas estão menos duráveis. Tive em casa um aspirador que durou +-23 anos e a máquina de lavar roupa quase 26 anos (prenda de casamento). O aspirador que veio substituir o outro durou 3 anos. Mas opiniões destas ouço muitas vezes, não é coincidência.
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Originalmente Colocado por DiogoLisboa Ver PostCilindros e Pistões deitados, o desgaste é mais acentuado e a temperatura elevada a que estes motores estão sujeitos por se situarem na traseira...
Fiquei na mesma....
Na traseira?! Eu conheço vários carros com motor boxer na dianteira (aliás, até são a maioria)!
Também não percebi porquê que os cilindros e os pistões "deitados" tem um desgaste mais acentuado....
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Originalmente Colocado por Maraki Ver PostMas para esses exemplos quantos diesel queres com mais de 500 mil km?
Normalmente os motores gasolina tendem a ser mais puxados, a levarem mais porrada, a serem mais vezes levados à red line, e por isso tendem a durar menos.
Por outro lado os diesel como atingem o seu binário máximo bem cedo e a potência máxima é atingida antes da red line, o condutor tende a puxar menos pela mecânica e por isso acaba por durar mais.
Se me disserem que um diesel e um otto conduzido na esfrega, o otto é capaz de durar mais acredito. Mas genericamente assim não acontece e os diesel duram mais.
Também há o factor sorte, porque há motores iguais a durarem uns mais que outros. Ás vezes o que até leva mais porrada é o que dura mais e o que é estimado é o que dura menos. Mas isso é sorte em apanhar um unidade boa.
Tal como já referi, o mercado automóvel não é só a Europa....
Basta pensar nos EUA com motores a gasolina de grande cilindrada mas pouca potência.... o que não faltam é carros com mais de 500 mil km a gasolina....
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Serem capazes de percorrer "apenas" 150/200k km é, claramente um exagero por parte do Sr. Schittenhelm, pelo menos na minha perspectiva.
Se ele tivesse dito que eram capazes de atingir essa quilometragem já com alguns problemas (ainda que de pouca gravidade) no seu historial, aí já teria de concordar.
Mas é um bom artigo.
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Originalmente Colocado por RafaN Ver PostSerem capazes de percorrer "apenas" 150/200k km é, claramente um exagero por parte do Sr. Schittenhelm, pelo menos na minha perspectiva.
Se ele tivesse dito que eram capazes de atingir essa quilometragem já com alguns problemas (ainda que de pouca gravidade) no seu historial, aí já teria de concordar.
Mas é um bom artigo.
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Originalmente Colocado por v7 Ver PostO Homem supostamente percebe um bocado mais disto do que nós
No entanto, não é usual ver-se um motor atual/mais recente entregar a alma ao criador até aos 200k km (salvo alguns N47 ).
Pode ser a minha ignorância a falar mais alto, mas tenho de me mostrar reticente...
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Originalmente Colocado por RafaN Ver PostClaro, mais do que eu, de certeza!
No entanto, não é usual ver-se um motor atual/mais recente entregar a alma ao criador até aos 200k km (salvo alguns N47 ).
Pode ser a minha ignorância a falar mais alto, mas tenho de me mostrar reticente...
E, mais sensível, não quer dizer que dure menos, apenas que precisa de mais "atenção"!
Claro que os carros mais recentes, sendo mais sensíveis, a sua vida útil vai depender muito dos cuidados e da manutenção!
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Originalmente Colocado por RafaN Ver PostSerem capazes de percorrer "apenas" 150/200k km é, claramente um exagero por parte do Sr. Schittenhelm, pelo menos na minha perspectiva.
Se ele tivesse dito que eram capazes de atingir essa quilometragem já com alguns problemas (ainda que de pouca gravidade) no seu historial, aí já teria de concordar.
Mas é um bom artigo.
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150.000 a 200.000kms para motores de "pequenos"... vai de encontro aquilo que eu pensava, ou seja, que estes motores estarão submetidos a grande esforço e que vão dar o "berro" mais cedo... No entanto ainda é tudo uma incógnita mas não faltarão muitos anos (3/4) para quem possui esses motores começar a chegar a esses kms e começar a dar um feedback mais fidedigno
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Originalmente Colocado por Fahrenheit Ver Post150.000 Km duração TOTAL do motor, ou 150.000 Km duração do motor até SER MEXIDO/ABERTO?
É diferente.
Se for a 1ª é exageradamente pouco, se for a 2ª concordo.
Que me digam que ao fim de 150.000km já não está totalmente dentro das "specs" da fábrica, ainda vá...
Agora que precise de ser mexido, só se levou tareias!
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Originalmente Colocado por ClioII Ver PostNem de perto nem de longe...
Que me digam que ao fim de 150.000km já não está totalmente dentro das "specs" da fábrica, ainda vá...
Agora que precise de ser mexido, só se levou tareias!
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Originalmente Colocado por Fahrenheit Ver PostHá muitas coisas, periféricos do motor principalmente, e/ou peças "sensíveis" como a junta da colaça por exemplo.
Agora, "operação de peito aberto" (desmontar cabeça, etc...) parecem-me demasiado pessimistas esses 150.000km.
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Originalmente Colocado por ClioII Ver Post"Periféricos" como EGRs, injectores, turbos... até acredito!
Agora, "operação de peito aberto" (desmontar cabeça, etc...) parecem-me demasiado pessimistas esses 150.000km.
Há testes de revistas que envolvem mexidas no motor a bem menos quilómetros que isso.
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Não concordo com pelo menos duas coisas do que diz esse senhor...
- downsizing não significa mais rotações nem mais desgaste...tudo depende do que a marca quiser gastar...
- As principais avarias dos recentes motores são, e ao contrario do que esses sr diz, efectivamente por defeito de fabrico...veja-se os casos do N47, de algumas series de turbos garret nos renaults e toyotas, etc, dos FAPS que criam vários problemas nos motores (segundo alguns dizem por má utilização...quando em lado algum a marca avisa que se tem de fazer este ou aquele tipo de condução), das capas das bielas dos dci, etc, etc, etc...
Esqueçam todas essas avarias/defeitos crónicos que todos conhecemos em cada carro e os motores faziam quase todos 500 mil sem grandes problemas...excepto claro as más utilizações...Falo na generalidade...
Tirando pormenores de noções básicas de uso dum motor tipo deixar aquecer até x graus...há momentos no texto em que parece um estudo subsidiado por uma qq marca ou marcas...
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Originalmente Colocado por BrunoD Ver PostIsto é toda a entrevista ou parte dela?
Tirando as "dicas" (que são bastante válidas, mas "mais do mesmo") fico com a sensação que estas respostas estão fora do contexto.
Ele refere que é mau andar em rpms muito baixas com o carro frio, o que com as manias das economias não sei se é coisa que muitos façam e fala da importância de andar com o motor quente.
No fundo aquela velha história do carro com 10 anos e apenas 30 mil km porque era de uma professora que só ia para o trabalho que era perto relativiza-se. Um carro que faça apenas pequenos percursos e que trabalhe apenas frio sofre muito mais desgaste do que um que esteja longos períodos a trabalhar e ande quase sempre quente tipo taxi.
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Epá...eu dou aulas diáriamente num yaris 1.4d4d(pequena cilindrada portanto) com 6 anos e 420.000kms...o desgaste no interior nota-se,já tá tudo mais que polido e a manete ja ta a ficar sem o forro...mas o motor nunca foi aberto, nem precisou de nenhuma intervenção, a manutenção que lhe faço é a normal e não sou nada picuinhas nem andar com o motor ao colo...revisões a cada 20.000kms...acrescento um litro de óleo de quando em vez vou verificando niveis...nada mais...e é um carro de instrução...portanto não tem vida fácil...conheço um corsa B de uma escola que ainda está no activo com 1.200.000 kms...
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ao ler este tópico lembrei-me daquela música "medo do medo".
Tendo eu uma 308sw 1.6hdi 110cv, pensei logo dentro de 3 ou 4 anos terei de lhe meter um motor novo. Depois vi isto num tópico aqui ao lado e fiquei mais descansado. Aliás, nesse mesmo tópico, há relato de carros com os tais pequenos motores que não duram um caraço e que já passaram a tal barreira dos 200.000kms.
O que me parece é que, quando se falam nos tais 150/200kkms de duração do motor, está-se a falar de duração sem que sejam necessárias intervenções mais profundas. A partir daí há sempre manutenção a fazer, nem que seja a corrente de distribuição, bomba de água e afins. Salvo erro o 1.3jtdm foi projetado para apenas ser aberto aos 200/250kkms, e nesse caso seria a troca de corrente. O motor com esses kms está igual a novo? não, mas também não é expectável que esteja. A probabilidade de vir a dar problemas proximamente é maior? Claro. Mas não é algo que já não se saiba?
O caso do paulo27 é outro que tal. E como esse muitos haverá por aí.Editado pela última vez por pcg2001; 15 February 2013, 19:04.
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