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Carros simples e com o "essêncial"

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    #31
    Originalmente Colocado por Indigo Ver Post
    Ar Condicionado. Mais que um item de conforto, é também de segurança ;)
    Tudo o que permita conforto ao condutor e como consequência ele consiga um melhor nível de atenção à estrada, "facilmente" deixa a vertente de luxo e passa "a ser essêncial", embora naturalmente isto não seja opinião unânime, há muita gente que não concorda. Por exemplo no caso do Ar Condicionado, pura e simplesmente há quem não queira saber dos beneficios e por isso acha sempre um luxo. Eu não tenho ar condicionado no carro e dou-me mal com o calor. Sobrevivo na mesma sem AC há décadas, mas sabe tão bem aquele fresquinho.

    Originalmente Colocado por Strider Ver Post
    Exacto, os packs é que "estragam" as contas pois muitas vezes tu queres algo do pack A e do pack B e para isso acabas por ir parar ao pack C que engloba os dois primeiros e mais qualquer coisinha...
    A politica de PACKS nas marcas é uma faca de 2 gumes. É uma manobra comercial para ganharem mais dinheiro, obrigando o cliente a comprar mais do que deseja e a gastar mais do que deseja. A Renault por exemplo, é especialista nessas manobras comerciais.

    A Skoda por exemplo, embora tenha PACKS, também tens os opcionais para compra individualizada, que é o que eu prefiro, excepto se houver um pack que englobe os itens desejados e houver um ganho no preço de aquisição.

    Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
    Um carro na versão base deveria ter sempre um corrector ortográfico

    Para mim, obrigatório/indispensável, só mesmo o que tivesse impacto directo na segurança.

    O resto seria opcional. A verdade é que dá jeito, principalmente depois de nos habituarmos. Eu já não vivo sem VE à frente e atrás, AC auto, fecho com comando que desliga as luzes, auto-rádio com CD e USB e comandos no volante, espelho retrovisor interior electrocromático (acho que é assim), sensores de estacionamento traseiros, etc.
    Por muito dispendioso que possa ser, para mim as versões base deviam ter tudo o que diz respeito à segurança. A existência de Controlo de Estabilidade, fala-se que vai passar a ser obrigatório mas como as marcas "generalistas" pensam mais nos números de vendas, qualquer coisa que seja menos "apetevivel, ou menos visivel para os amigos" vai parar aos extras e ajuda a baixar o PVP. Com frequência itens de segurança são extra, mas itens de conforto e até luxo, são elementos de série.

    Vidros eléctricos, fecho central, rádios CD, entradas USB, Bluetooth, farois de nevoeiro, etc... são habituais em todos os carros há décadas, por isso, o "manual, ou à manivela" actualmente até já pode ser mais caro. Esses elementos como são produzidos em grande série, para as marcas acabam por ter custos marginais e acaba por ser um disparate um carro não ter nada disso.

    Claro que há um número enorme de outros mimos que as marcas por vezes até "oferecem", a que nos habituamos e achamos que já não vivemos sem eles, mas... antes de os experimentarmos, nem pensavamos em os ter e viviamos na boa.

    Originalmente Colocado por Drifter Ver Post
    Se os Portugueses estao mal habituados, concordo, agora os Europeus? Nao, longe disso, alias o que nao falta na Alemanha, França, Luxemburgo por ai fora, é segmento D como um Serie 3, A4, Passat etc mais que despedidos, um Dacia base provavelmente têm mais equipamento - mas depois têm motores 2.0 com mais de 140cv. Vi à tempos uma 320d (163cv) de 2006 salvo erro, num site de vendas Alemão com tampões vidros manuais atras, radio com leito de cassete, AC manual e pouco mais.

    Ca, sempre se preferiu equipamento ao motor. O que nao vejo como mau, depende sempre do uso que se da ao carro e das preferencia de cada um, para quem faz poucos km e nao liga muito a performance, preferendo conforto e comodidade, têm toda a logica de se poupar no motor e equipar de uma melhor forma o carro.
    Ok, fui pouco rigoroso. Os Portugueses é que estão mal habituados e adoram mostram que têm grandes máquinas (excluindo o motor), adoram mostrar os seus carros luxuosos, mas depois acontece identico ao que se vê com os telemóveis..., fazem muita coisa, mas usam só 10% das suas potêncialidades. Os Portugueses adoram luxo e conforto, em vez de equipamento minimo de conforto, segurança e um motor minimamente rápido e elástico, que permita boas acelarações, recuperações de velocidade, ultrapassagens e até melhores consumos.

    [QUOTE=betel;1066880532]Tens de ver melhor os packs de opções da Dacia. O pack segurança%
    Editado pela última vez por lmml; 09 October 2012, 09:25.

    Comentário


      #32
      Originalmente Colocado por lmml Ver Post


      Por muito dispendioso que possa ser, para mim as versões base deviam ter tudo o que diz respeito à segurança. A existência de Controlo de Estabilidade, fala-se que vai passar a ser obrigatório mas como as marcas "generalistas" pensam mais nos números de vendas, qualquer coisa que seja menos "apetevivel, ou menos visivel para os amigos" vai parar aos extras e ajuda a baixar o PVP. Com frequência itens de segurança são extra, mas itens de conforto e até luxo, são elementos de série.

      Vidros eléctricos, fecho central, rádios CD, entradas USB, Bluetooth, farois de nevoeiro, etc... são habituais em todos os carros há décadas, por isso, o "manual, ou à manivela" actualmente até já pode ser mais caro. Esses elementos como são produzidos em grande série, para as marcas acabam por ter custos marginais e acaba por ser um disparate um carro não ter nada disso.
      Ainda não percebi qual é o equipamento que tu consideras luxo..

      Comentário


        #33
        Para quem como eu está habituado a ter (e também a NÃO ter) apenas vidros eléctricos frontais, airbag condutor, rádio cd/usb com 2 woofers (e possibilidade de meter 2 woofers traseiros) e luz na mala, digamos que o resto (essencial ou não) é um luxo.

        Comentário


          #34
          Falta só acrescentar à lista de extras "indispensáveis" o símbolo de uma das 3 marcas germânicas!

          Comentário


            #35
            Originalmente Colocado por ferrer Ver Post
            Ainda não percebi qual é o equipamento que tu consideras luxo..
            Então vou tentar esclarecer, para que acabem dúvidas.

            ( 1 ) Actualmente, não deve haver carros que não tragam como mínimo:
            - Vidros eléctricos à frente;
            - Fecho centralizado de portas com comando à distância;
            - Jantes em ferro, com tampões nem que seja para melhorar o aspecto; Por vezes trazem jantes em liga leve, pois melhora o desempenho e os pneus são na mesma de medida "normal" e não "XXXL";
            - Auto rádio com leitor de CD´s, entrada USB;
            - Luzes diurnas (obrigatório se não estou em erro);
            - Auto rádio com leitor de CD´s, entrada USB;
            - ABS (obrigatório);
            - Air-bags, frotais, laterais e de cabeça à frente;

            ( 2 )A esta lista básica, embora possa não ser consensual, pois há itens com que se vive sem a sua presença, pode-se juntar:
            - Farois de nevoeiro;
            - Ar condicionado;
            - Controlo de Estabilidade;
            - Air-bags, laterais atrás;
            - Vidros eléctricos atrás, no caso de haver crianças;
            - Bluetooth, pode dar muito jeito a quem não larga o telemóvel, ou é "obrigado" a estar sempre em contacto;
            - Dependendo do carro, tamanho ou visibilidade, Sensores de estacionamento atrás;

            ( 3 ) Ainda podemos acrescentar e já considero absolutamente dispensável:
            - AC automático e superior;
            - Estofos em veludo, alcantara, pele;
            - Comandos do rádio no volante, ou satélite;
            - Sensores de luz;
            - Sensores de chuva;
            - Tecto de abrir, metálico ou vidro;
            - Tecto em vidro;
            - Jantes especiais de dimensões absurdas, sobredimensionadas;
            - Cruse control;
            - Vidros escurecidos atrás;
            - Sensores de estacionamento à frente;
            - GPS;
            - Travão de estacionamento eléctrico;
            - Banco condutor com regulações eléctricas;
            - Bancos aquecidos;
            - Estacionamento automático;

            Se começar a subir no status, arranjam-se ainda mais coisas lindas, mas que só servem para gastar dinheiro...!
            Dos equipamentos base ( 1 ) e dos que eu acrescentei em seguida ( 2 ), naturalmente há coisas que se podem passar sem elas, mas na economia de escala da industria automóvel, os custos acabam por ser reduzidos e o cliente facilmente as aceita sem questionar a sua utilidade.

            Comentário


              #36
              Originalmente Colocado por lmml Ver Post
              Então vou tentar esclarecer, para que acabem dúvidas.

              ( 1 ) Actualmente, não deve haver carros que não tragam como mínimo:
              - Vidros eléctricos à frente;
              - Fecho centralizado de portas com comando à distância;
              - Jantes em ferro, com tampões nem que seja para melhorar o aspecto; Por vezes trazem jantes em liga leve, pois melhora o desempenho e os pneus são na mesma de medida "normal" e não "XXXL";
              - Auto rádio com leitor de CD´s, entrada USB;
              - Luzes diurnas (obrigatório se não estou em erro);
              - Auto rádio com leitor de CD´s, entrada USB;
              - ABS (obrigatório);
              - Air-bags, frotais, laterais e de cabeça à frente;

              ( 2 )A esta lista básica, embora possa não ser consensual, pois há itens com que se vive sem a sua presença, pode-se juntar:
              - Farois de nevoeiro;
              - Ar condicionado;
              - Controlo de Estabilidade;
              - Air-bags, laterais atrás;
              - Vidros eléctricos atrás, no caso de haver crianças;
              - Bluetooth, pode dar muito jeito a quem não larga o telemóvel, ou é "obrigado" a estar sempre em contacto;
              - Dependendo do carro, tamanho ou visibilidade, Sensores de estacionamento atrás;

              ( 3 ) Ainda podemos acrescentar e já considero absolutamente dispensável:
              - AC automático e superior;
              - Estofos em veludo, alcantara, pele;
              - Comandos do rádio no volante, ou satélite;
              - Sensores de luz;
              - Sensores de chuva;
              - Tecto de abrir, metálico ou vidro;
              - Tecto em vidro;
              - Jantes especiais de dimensões absurdas, sobredimensionadas;
              - Cruse control;
              - Vidros escurecidos atrás;
              - Sensores de estacionamento à frente;
              - GPS;
              - Travão de estacionamento eléctrico;
              - Banco condutor com regulações eléctricas;
              - Bancos aquecidos;
              - Estacionamento automático;

              Se começar a subir no status, arranjam-se ainda mais coisas lindas, mas que só servem para gastar dinheiro...!
              Dos equipamentos base ( 1 ) e dos que eu acrescentei em seguida ( 2 ), naturalmente há coisas que se podem passar sem elas, mas na economia de escala da industria automóvel, os custos acabam por ser reduzidos e o cliente facilmente as aceita sem questionar a sua utilidade.


              lmml, dessa lista que inumeras e como já referido, há mercados que tem viaturas sensivelmente assim.

              Não faltando até viaturas de segmento D, "somente" com equipamento perto do que referes no item "1" e "2".

              Certo é, que depois as marcas acabam por adoptar os carros para os vários mercados em que são comercializados.

              Com isto e em Portugal (que é o mercado alvo que te estás a referir agora), as marcas tentaram sempre dar um pouco mais de equipamento de "fábrica", atendendo ao preço acrescido que já é pedido pelas viaturas.

              Comentário


                #37
                Originalmente Colocado por lmml Ver Post
                Então vou tentar esclarecer, para que acabem dúvidas.

                ( 1 ) Actualmente, não deve haver carros que não tragam como mínimo:
                - Vidros eléctricos à frente;
                - Fecho centralizado de portas com comando à distância;
                - Jantes em ferro, com tampões nem que seja para melhorar o aspecto; Por vezes trazem jantes em liga leve, pois melhora o desempenho e os pneus são na mesma de medida "normal" e não "XXXL";
                - Auto rádio com leitor de CD´s, entrada USB;
                - Luzes diurnas (obrigatório se não estou em erro);
                - Auto rádio com leitor de CD´s, entrada USB;
                - ABS (obrigatório);
                - Air-bags, frotais, laterais e de cabeça à frente;

                ( 2 )A esta lista básica, embora possa não ser consensual, pois há itens com que se vive sem a sua presença, pode-se juntar:
                - Farois de nevoeiro;
                - Ar condicionado;
                - Controlo de Estabilidade;
                - Air-bags, laterais atrás;
                - Vidros eléctricos atrás, no caso de haver crianças;
                - Bluetooth, pode dar muito jeito a quem não larga o telemóvel, ou é "obrigado" a estar sempre em contacto;
                - Dependendo do carro, tamanho ou visibilidade, Sensores de estacionamento atrás;

                ( 3 ) Ainda podemos acrescentar e já considero absolutamente dispensável:
                - AC automático e superior;
                - Estofos em veludo, alcantara, pele;
                - Comandos do rádio no volante, ou satélite;
                - Sensores de luz;
                - Sensores de chuva;
                - Tecto de abrir, metálico ou vidro;
                - Tecto em vidro;
                - Jantes especiais de dimensões absurdas, sobredimensionadas;
                - Cruse control;
                - Vidros escurecidos atrás;
                - Sensores de estacionamento à frente;
                - GPS;
                - Travão de estacionamento eléctrico;
                - Banco condutor com regulações eléctricas;
                - Bancos aquecidos;
                - Estacionamento automático;

                Se começar a subir no status, arranjam-se ainda mais coisas lindas, mas que só servem para gastar dinheiro...!
                Dos equipamentos base ( 1 ) e dos que eu acrescentei em seguida ( 2 ), naturalmente há coisas que se podem passar sem elas, mas na economia de escala da industria automóvel, os custos acabam por ser reduzidos e o cliente facilmente as aceita sem questionar a sua utilidade.
                No que tens no ponto (3), para mim AC automático, sensores de luz e chuva e Cruise control, são absolutamente essenciais.

                Comentário


                  #38
                  Para mim o A/C automático também é das melhores inovações que se fizeram nos últimos anos.

                  Comentário


                    #39
                    Originalmente Colocado por lmml Ver Post
                    Então vou tentar esclarecer, para que acabem dúvidas.

                    ( 1 ) Actualmente, não deve haver carros que não tragam como mínimo:
                    - Vidros eléctricos à frente;
                    - Fecho centralizado de portas com comando à distância;
                    - Jantes em ferro, com tampões nem que seja para melhorar o aspecto; Por vezes trazem jantes em liga leve, pois melhora o desempenho e os pneus são na mesma de medida "normal" e não "XXXL";
                    - Auto rádio com leitor de CD´s, entrada USB;
                    - Luzes diurnas (obrigatório se não estou em erro);
                    - Auto rádio com leitor de CD´s, entrada USB;
                    - ABS (obrigatório);
                    - Air-bags, frotais, laterais e de cabeça à frente;

                    ( 2 )A esta lista básica, embora possa não ser consensual, pois há itens com que se vive sem a sua presença, pode-se juntar:
                    - Farois de nevoeiro;
                    - Ar condicionado;
                    - Controlo de Estabilidade;
                    - Air-bags, laterais atrás;
                    - Vidros eléctricos atrás, no caso de haver crianças;
                    - Bluetooth, pode dar muito jeito a quem não larga o telemóvel, ou é "obrigado" a estar sempre em contacto;
                    - Dependendo do carro, tamanho ou visibilidade, Sensores de estacionamento atrás;

                    ( 3 ) Ainda podemos acrescentar e já considero absolutamente dispensável:
                    - AC automático e superior;
                    - Estofos em veludo, alcantara, pele;
                    - Comandos do rádio no volante, ou satélite;
                    - Sensores de luz;
                    - Sensores de chuva;
                    - Tecto de abrir, metálico ou vidro;
                    - Tecto em vidro;
                    - Jantes especiais de dimensões absurdas, sobredimensionadas;
                    - Cruse control;
                    - Vidros escurecidos atrás;
                    - Sensores de estacionamento à frente;
                    - GPS;
                    - Travão de estacionamento eléctrico;
                    - Banco condutor com regulações eléctricas;
                    - Bancos aquecidos;
                    - Estacionamento automático;

                    Se começar a subir no status, arranjam-se ainda mais coisas lindas, mas que só servem para gastar dinheiro...!
                    Dos equipamentos base ( 1 ) e dos que eu acrescentei em seguida ( 2 ), naturalmente há coisas que se podem passar sem elas, mas na economia de escala da industria automóvel, os custos acabam por ser reduzidos e o cliente facilmente as aceita sem questionar a sua utilidade.

                    Compra um carro Made in Brazil. Não tem nada do que vc falou.

                    Ponto (1) e (2) não tem ai, mas aqui é banal.

                    Comentário


                      #40
                      Originalmente Colocado por dci80 Ver Post
                      No que tens no ponto (3), para mim AC automático, sensores de luz e chuva e Cruise control, são absolutamente essenciais.
                      Para mim, como ainda não tomei o gosto a nada disso, embora já tenha usufruido, por isso é absolutamente prescindivel.

                      Originalmente Colocado por nto Ver Post



                      lmml, dessa lista que inumeras e como já referido, há mercados que tem viaturas sensivelmente assim.

                      Não faltando até viaturas de segmento D, "somente" com equipamento perto do que referes no item "1" e "2".

                      Certo é, que depois as marcas acabam por adoptar os carros para os vários mercados em que são comercializados.

                      Com isto e em Portugal (que é o mercado alvo que te estás a referir agora), as marcas tentaram sempre dar um pouco mais de equipamento de "fábrica", atendendo ao preço acrescido que já é pedido pelas viaturas.
                      Eu sou "obrigado" a contentar-me com poucos mimos e nem que seja por curiosidade, por vezes faço simulações nos sites das marcas e com frequência vejo que há coisas que são uteis e até deviam ser de série e nem em opção há, ou obrigam a adquirir um pack, com mais mimos que não se querem para nada.

                      Com as vendas de automóveis em baixa, com o pessoal com pouco dinheiro, suponho que era uma boa aposta as marcas explorarem melhor as versões base, nem que tivesse de haver uma reestruturação dos níveis de equipamento e em minha opinião, colocar quase tudo, ou tudo do que escrevi em 1 e 2, mas é apenas a minha opinião.
                      Editado pela última vez por lmml; 09 October 2012, 14:21.

                      Comentário


                        #41
                        Originalmente Colocado por lmml Ver Post
                        Tudo o que permita conforto ao condutor e como consequência ele consiga um melhor nível de atenção à estrada, "facilmente" deixa a vertente de luxo e passa "a ser essêncial", embora naturalmente isto não seja opinião unânime, há muita gente que não concorda. Por exemplo no caso do Ar Condicionado, pura e simplesmente há quem não queira saber dos beneficios e por isso acha sempre um luxo. Eu não tenho ar condicionado no carro e dou-me mal com o calor. Sobrevivo na mesma sem AC há décadas, mas sabe tão bem aquele fresquinho.
                        Eu dou-me muito mal com o calor, porque sou demasiado encalorado. Para veres,é raro em Portugal em pleno Inverno andar com mais que uma camisa, casaco por cima e um cachecol.

                        Acho que se tivesse que fazer viagens sem AC dava-me o badagaio e desmaiava.

                        Comentário


                          #42
                          Originalmente Colocado por lmml Ver Post
                          Eu sou "obrigado" a contentar-me com poucos mimos e nem que seja por curiosidade, por vezes faço simulações nos sites das marcas e com frequência vejo que há coisas que são uteis e até deviam ser de série e nem em opção há, ou obrigam a adquirir um pack, com mais mimos que não se querem para nada.

                          Com as vendas de automóveis em baixa, com o pessoal com pouco dinheiro, suponho que era uma boa aposta as marcas explorarem melhor as versões base, nem que tivesse de haver uma reestruturação dos níveis de equipamento e em minha opinião, colocar quase tudo, ou tudo do que escrevi em 1 e 2, mas é apenas a minha opinião.


                          Compreendo totalmente o teu ponto de vista e qual o objectivo em si, que é reduzir o custo do produto.

                          Mas vendo mesmo em mercados que não o português (onde o poder de compra até é superior e veículos mais baratos), onde tens veículos mais despidos dos que comercializados, também por aí as vendas estão em baixo.

                          De momento e a nível europeu, as vendas estão "por baixo".

                          Mas é certo, que muitos itens que as viaturas por vezes tem (dependendo de país para país, a nível da Europa), poderiam abdicar dos mesmos, para conseguir ter vendas.


                          Comentário


                            #43
                            O meu carro é da versão básica

                            Mas BÁSICA MESMO

                            Não tem:

                            Jantes(rodas) de LL
                            quadrante com contagiros
                            Ar condicionado
                            Direção hidráulica(assistida)
                            Airbag
                            ABS
                            Vidros elétricos nas 4 portas

                            Só sinto falta do painel com contagiros e o ar condicionado. O resto eu me adaptei.

                            Comentário


                              #44
                              Originalmente Colocado por dci80 Ver Post
                              No que tens no ponto (3), para mim AC automático, sensores de luz e chuva e Cruise control, são absolutamente essenciais.
                              Originalmente Colocado por Indigo Ver Post
                              Eu dou-me muito mal com o calor, porque sou demasiado encalorado. Para veres,é raro em Portugal em pleno Inverno andar com mais que uma camisa, casaco por cima e um cachecol.

                              Acho que se tivesse que fazer viagens sem AC dava-me o badagaio e desmaiava.
                              Epá, ainda és pior que eu. Eu só no verão é que anseio por um AC, mas por acaso (deve ser da idade...), cada vez mais suporto melhor o calor, mas que há dias em que não é facil suportar.

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                                #45
                                Originalmente Colocado por lmml Ver Post
                                ...
                                Com as vendas de automóveis em baixa, com o pessoal com pouco dinheiro, suponho que era uma boa aposta as marcas explorarem melhor as versões base, nem que tivesse de haver uma reestruturação dos níveis de equipamento e em minha opinião, colocar quase tudo, ou tudo do que escrevi em 1 e 2, mas é apenas a minha opinião.
                                A sério que não te estou a entender...

                                Este teu post é referente a que segmento dos automóveis?

                                Falando do segmento C (pequenos familiares), uma vez que porventura será o mais importante em Portugal, de novo reafirmo que tudo o que referes como equipamento "base" que deve vir de série nas versões "base" dos automóveis, do segmento C, praticamente todos eles têm esses items de série!

                                DA, VE, FC, ABS, Auto rádio c/ CD, AC Manual, Airbags, Jantes ferro c/ tampões... não consigo imaginar um segmento C que não traga isto de série na versão base! E vários são os que já têm ESP e Bluetooth, ou leitor USB, de série-base...

                                Daí que não entendo o porquê do teu desabafo para que as marcas, face aos dias que correm, alterem os equipamentos base dos carros...isso já está feito, e de acordo com os moldes que defendes!

                                Comentário


                                  #46
                                  Isto dos equipamentos serem considerados luxo ou indispensaveis depende da "comodidade" de cada um

                                  Eu passo bem sem AC, vidros eletricos, farois de nevoeiro ou aqueles malucos agora que acendem consoante o lado que a direccao esta virada, passo bem sem radio com cd/dvd/usb/bluetooth, passo bem sem sensores de luz e chuva, passo bem sem sensores de estacionamento e outras coisas mais....

                                  Agora por exemplo acho que a nivel de airbags, falo no caso da minha Kangoo de trabalho, devia ter ainda airbag para passageiro e laterais.... Isso sim é segurança.

                                  Agora farois malucos, radios xpto, AC que fazem tudo sozinhos e outras coisas que tais desculpem me os comodistas que por aqui andam, mas isso sao pintelhices que nao fazem a minima falta num carro Ja so falta é pedirem um piloto automatico, para quando vao no carro alguem conduzir por voces porque é mais pratico e sempre da para ir a ver a bola Ahhhhhhhhhh e ja agora acrescentem uns sofas ao menos da para irem deitadinhos tambem

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                                    #47
                                    A evolução é assim mesmo faz parte da nossa vida em todos os objectos e os automoveis funciona de igual forma , quase todos os automoveis têm versões bases que pouco oferecem em termos de equipamento mas pouco vendem na Europa aliás as marcas já se aperceberam disso , o cliente europeu é dos mais exigentes a nivel mundial porque também tem um dos melhores poderes de compra, não me acredito que se as marcas despissem os seus carros das novas modernices que vendessem mais acho que seria o contrario , tanto é que no nosso mercado a Opel, BMW , VW, Mercedes não comercializa as versões bases dos modelos . O que se passa é que quem compra quer sempre melhor e mais equipado. Se queremos um carro low cost o melhor é ir ao mercado de usados. Agora com a crise no sul da Europa talvez as marcas se adptem e lançem carros mais baratos mas mesmo assim não acho que tenham grande procura.

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                                      #48
                                      Por acaso o meu Fiat Uno e é das melhores versôes equipadas disponiveis, desde sensores, vidros eletricos, rádio etc.

                                      Mas o meu irmão gêmeo tem um Renault Clio fase 1, que não tem extras nenhuns, apenas direcção assistida.

                                      Prezo bem mais o motor que o ar condicionado, estofos em pele, etc.

                                      Se estiver frio, fecha-se os vidros, se estiver calor, abre-se Simples.

                                      Comentário


                                        #49
                                        Originalmente Colocado por pedrolimma Ver Post
                                        ... tanto é que no nosso mercado a Opel, BMW , VW, Mercedes não comercializa as versões bases dos modelos . ....
                                        Errado.
                                        Em Portugal, as versões base dessas marcas, porventura terão mais equipamento que as versões base para outros países.
                                        Contudo, em Portugal vendem-se as versões base dos modelos, MAS com as especificações para o nosso mercado.

                                        Percebes a diferença?

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                                          #50
                                          Originalmente Colocado por pedrolimma Ver Post
                                          A evolução é assim mesmo faz parte da nossa vida em todos os objectos e os automoveis funciona de igual forma , quase todos os automoveis têm versões bases que pouco oferecem em termos de equipamento mas pouco vendem na Europa aliás as marcas já se aperceberam disso , o cliente europeu é dos mais exigentes a nivel mundial porque também tem um dos melhores poderes de compra, não me acredito que se as marcas despissem os seus carros das novas modernices que vendessem mais acho que seria o contrario , tanto é que no nosso mercado a Opel, BMW , VW, Mercedes não comercializa as versões bases dos modelos . O que se passa é que quem compra quer sempre melhor e mais equipado. Se queremos um carro low cost o melhor é ir ao mercado de usados. Agora com a crise no sul da Europa talvez as marcas se adptem e lançem carros mais baratos mas mesmo assim não acho que tenham grande procura.
                                          estás enganado. Na europa, e em países com bem mais poder de compra, vês bem mais versões base que em portugal. Cá é que temos de ter tudo no carro, também porque para nós são mais caros

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                                            #51
                                            Originalmente Colocado por lmml Ver Post
                                            Então vou tentar esclarecer, para que acabem dúvidas.

                                            ( 1 ) Actualmente, não deve haver carros que não tragam como mínimo:
                                            - Vidros eléctricos à frente;
                                            - Fecho centralizado de portas com comando à distância;
                                            - Jantes em ferro, com tampões nem que seja para melhorar o aspecto; Por vezes trazem jantes em liga leve, pois melhora o desempenho e os pneus são na mesma de medida "normal" e não "XXXL";
                                            - Auto rádio com leitor de CD´s, entrada USB;
                                            - Luzes diurnas (obrigatório se não estou em erro);
                                            - Auto rádio com leitor de CD´s, entrada USB;
                                            - ABS (obrigatório);
                                            - Air-bags, frotais, laterais e de cabeça à frente;

                                            ( 2 )A esta lista básica, embora possa não ser consensual, pois há itens com que se vive sem a sua presença, pode-se juntar:
                                            - Farois de nevoeiro;
                                            - Ar condicionado;
                                            - Controlo de Estabilidade;
                                            - Air-bags, laterais atrás;
                                            - Vidros eléctricos atrás, no caso de haver crianças;
                                            - Bluetooth, pode dar muito jeito a quem não larga o telemóvel, ou é "obrigado" a estar sempre em contacto;
                                            - Dependendo do carro, tamanho ou visibilidade, Sensores de estacionamento atrás;

                                            ( 3 ) Ainda podemos acrescentar e já considero absolutamente dispensável:
                                            - AC automático e superior;
                                            - Estofos em veludo, alcantara, pele;
                                            - Comandos do rádio no volante, ou satélite;
                                            - Sensores de luz;
                                            - Sensores de chuva;
                                            - Tecto de abrir, metálico ou vidro;
                                            - Tecto em vidro;
                                            - Jantes especiais de dimensões absurdas, sobredimensionadas;
                                            - Cruse control;
                                            - Vidros escurecidos atrás;
                                            - Sensores de estacionamento à frente;
                                            - GPS;
                                            - Travão de estacionamento eléctrico;
                                            - Banco condutor com regulações eléctricas;
                                            - Bancos aquecidos;
                                            - Estacionamento automático;

                                            Se começar a subir no status, arranjam-se ainda mais coisas lindas, mas que só servem para gastar dinheiro...!
                                            Dos equipamentos base ( 1 ) e dos que eu acrescentei em seguida ( 2 ), naturalmente há coisas que se podem passar sem elas, mas na economia de escala da industria automóvel, os custos acabam por ser reduzidos e o cliente facilmente as aceita sem questionar a sua utilidade.
                                            O que metes nas listas 2 e 3 são opção na maior parte das versões de base pelo menos até ao segmento C... não sei onde está a duvida, depois cada um é livre de gastar o seu dinheiro como quiser..

                                            Comentário


                                              #52
                                              Originalmente Colocado por dci80 Ver Post
                                              estás enganado. Na europa, e em países com bem mais poder de compra, vês bem mais versões base que em portugal. Cá é que temos de ter tudo no carro, também porque para nós são mais caros
                                              Mau era se as marcas não vendiam bem mais nos outros países , nós temos um micro mercado automóvel que pouco significado tem na Europa. Os nossos carros são mais caros porque trazem mais equipamento e porque o nosso I.A não perdoa.

                                              Comentário


                                                #53
                                                Originalmente Colocado por pedrolimma Ver Post
                                                Mau era se as marcas não vendiam bem mais nos outros países , nós temos um micro mercado automóvel que pouco significado tem na Europa. Os nossos carros são mais caros porque trazem mais equipamento e porque o nosso I.A não perdoa.

                                                As marcas para tentar colmatar o acréscimo de preço, que é praticado em Portugal devido a impostos, acabam por lhes colocar mais equipamento de fábrica, comparativamente a outros mercados.

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Originalmente Colocado por gemini Ver Post
                                                  Errado.
                                                  Em Portugal, as versões base dessas marcas, porventura terão mais equipamento que as versões base para outros países.
                                                  Contudo, em Portugal vendem-se as versões base dos modelos, MAS com as especificações para o nosso mercado.

                                                  Percebes a diferença?
                                                  Não percebes-te o que eu escrevi , a versão base é igual para todos os mercados , no nosso mercado essa versão não é comercializada é sim uma versão superior que funciona como acesso á gama com mais equipamento. Dou-te o exemplo do Astra que na Espanha a versão base é a "expression" e aqui não existe começa na Enjoy .

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Sim, percebi o que escreveste, e o que querias transmitir, logo no teu post inicial.
                                                    Não sei é se percebeste que o NOSSO modelo base é diferente dos restantes.
                                                    E é isso que se fala aqui, o modelo base em Portugal, que é onde estamos/vivemos, tal como tu próprio referes.
                                                    Editado pela última vez por gemini; 09 October 2012, 20:22.

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Originalmente Colocado por nto Ver Post
                                                      As marcas para tentar colmatar o acréscimo de preço, que é praticado em Portugal devido a impostos, acabam por lhes colocar mais equipamento de fábrica, comparativamente a outros mercados.
                                                      Eu sou apenas um cliente e naturalmente pode haver algum factor que não seja do meu conhecimento. Não sei se a diferença de preço (a nível de custos para a marca/face aos encargos fiscais) de uma versão básica, é muito grande face a uma com algum equipamento adicional, mas partindo do principio que quanto mais simples o carro, mais baixo o seu PVP, parece lógico que possa haver vantagens para as vendas.

                                                      Isto não significa que as marcas ponham à venda veículos "completamente despidos", pois há mimos que "já ninguém dispensa" e que normalmente a marcas igualmente não dispensam nas suas ofertas.

                                                      Originalmente Colocado por ferrer Ver Post
                                                      O que metes nas listas 2 e 3 são opção na maior parte das versões de base pelo menos até ao segmento C... não sei onde está a duvida, depois cada um é livre de gastar o seu dinheiro como quiser..
                                                      Aceito que cometi o erro de não explicar bem os segmentos, ou tipo de carros que potêncialmente são mais convidativos para mim. São por exemplo Skoda Fabia Break, Citroen Berlingo Tepee, Dacia Duster, etc..., que se não estou em erro são segmento B. Nestes exemplos (e há mais), há em certas versões mais simples falta de alguns dos equipamentos que eu sou da opinião que deviam ser sempre de série e alguns mais, que ainda são de segurança, mais outros de conforto.

                                                      Já agora, não sei qual é o problema de aceitar que há modelos que são convidativos para certas pessoas (limitadas económicamente como eu infelizmente, como grande parte do pessoal), que não podem "escolher" o carro que gostam e que em certas marcas e modelos encontram algumas lacunas de equipamento que "matam" o preço convidativo, pois afinal, há equipamentos que ainda têm de ser pagos como opcionais, ou pura e simplesmente não existem.

                                                      Claro que cada um é livre de gastar o dinheiro nos equipamentos que quer no seu carro. Em tudo o que escrevi, onde está opinião a dizer o contrário?, eu só estou a "defender" a hipotese de ter um carro básico, embora com os mimos que quase ninguém dispensa.

                                                      Originalmente Colocado por Ribeiros Ver Post
                                                      Isto dos equipamentos serem considerados luxo ou indispensaveis depende da "comodidade" de cada um

                                                      Eu passo bem sem AC, vidros eletricos, farois de nevoeiro ou aqueles malucos agora que acendem consoante o lado que a direccao esta virada, passo bem sem radio com cd/dvd/usb/bluetooth, passo bem sem sensores de luz e chuva, passo bem sem sensores de estacionamento e outras coisas mais....

                                                      Agora por exemplo acho que a nivel de airbags, falo no caso da minha Kangoo de trabalho, devia ter ainda airbag para passageiro e laterais.... Isso sim é segurança.

                                                      Agora farois malucos, radios xpto, AC que fazem tudo sozinhos e outras coisas que tais desculpem me os comodistas que por aqui andam, mas isso sao pintelhices que nao fazem a minima falta num carro Ja so falta é pedirem um piloto automatico, para quando vao no carro alguem conduzir por voces porque é mais pratico e sempre da para ir a ver a bola Ahhhhhhhhhh e ja agora acrescentem uns sofas ao menos da para irem deitadinhos tambem
                                                      Eu também sei viver com um carro com tudo à "manivela", tipo comercial do mais básico e simples que possa existir, mas já não defendo tanta simplicidade. Em economia de escala, em fabrico de milhares de componentes, quanto mais produzirem, mais barato podem ficar e mais fiabilidade se pode alcançar, reduzindo riscos de haver problemas e no PVP, pouco mais se paga.

                                                      Os comodistas e pessoas que podem pagar um carro melhor, com mais equipamento seja ele qual for, que paguem e tenham o carro que queiram, não estou contra isso, embora haja equipamentos que para mim são dispensáveis e não faço questão de os ter de modo algum.

                                                      Originalmente Colocado por gemini Ver Post
                                                      A sério que não te estou a entender...

                                                      Este teu post é referente a que segmento dos automóveis?

                                                      Falando do segmento C (pequenos familiares), uma vez que porventura será o mais importante em Portugal, de novo reafirmo que tudo o que referes como equipamento "base" que deve vir de série nas versões "base" dos automóveis, do segmento C, praticamente todos eles têm esses items de série!

                                                      DA, VE, FC, ABS, Auto rádio c/ CD, AC Manual, Airbags, Jantes ferro c/ tampões... não consigo imaginar um segmento C que não traga isto de série na versão base! E vários são os que já têm ESP e Bluetooth, ou leitor USB, de série-base...

                                                      Daí que não entendo o porquê do teu desabafo para que as marcas, face aos dias que correm, alterem os equipamentos base dos carros...isso já está feito, e de acordo com os moldes que defendes!
                                                      Como escrevi mais atrás, cometi o erro de não especificar bem os segmentos, ou tipo de carros que potêncialmente são mais convidativos para mim. São por exemplo Skoda Fabia Break, Citroen Berlingo Tepee, Dacia Duster, etc..., que se não estou em erro são segmento B. Nestes exemplos e há mais, há versões em que não aparecem equipamentos dos que referi. Só em opção e por vezes nem assim.

                                                      Isto não invalida a opinião que eu tenho face a alguns equipamentos que estão presentes no segmento B, C e mais, que eu acho dispensáveis, mas há quem não ache, os queira e pague para ter, é opção de cada um e respeita-se.

                                                      Originalmente Colocado por nto Ver Post


                                                      Compreendo totalmente o teu ponto de vista e qual o objectivo em si, que é reduzir o custo do produto.

                                                      Mas vendo mesmo em mercados que não o português (onde o poder de compra até é superior e veículos mais baratos), onde tens veículos mais despidos dos que comercializados, também por aí as vendas estão em baixo.

                                                      De momento e a nível europeu, as vendas estão "por baixo".

                                                      Mas é certo, que muitos itens que as viaturas por vezes tem (dependendo de país para país, a nível da Europa), poderiam abdicar dos mesmos, para conseguir ter vendas.


                                                      As versões base e as dotações de equipamento, variam de pais para pais. Os bases de Espanha são diferentes de cá, os de França são diferentes de Itália, etc...!!!

                                                      O que eu fiz, foi colocar o meu ponto de vista, tendo em conta algumas simulações que fiz em sites de várias marcas, para carros que podem ser uma opção de troca para mim e deparei-me com algumas variantes, que me obrigavam a pagar um extra, ou ir para versão superior. Em alguns casos ainda, havia inexistência de alguns equipamentos mesmo em opções.

                                                      Na conjuntura actual, suponho eu que versões "base", podiam comercialmente ser mais exploradas, embora as estatisticas digam que carros com mais equipamento se vendem mais..., ou não actualmente.

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        As coisa que sinto mais falta no carro é o radio Mp3, depois gosto muito do conta rotações e dos vidros verdes.
                                                        De resto consigo dispensar praticamente tudo embora já não tivesse paciência para ter um carro sem DA a não ser num carro com vocação desportiva como um miata em que houvesse ganhos no feedback, num familiar é simplesmente ridículo não ter DA.

                                                        Depois há outras coisas que gosto muito, como uns bons estofos desportivos em pele e um volante a condizer. O ar condicionado nao me faz falta em 99% do tempo embora se vivesse mais para o sul se justificasse muito.

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Originalmente Colocado por lmml Ver Post
                                                          Aceito que cometi o erro de não explicar bem os segmentos, ou tipo de carros que potêncialmente são mais convidativos para mim. São por exemplo Skoda Fabia Break, Citroen Berlingo Tepee, Dacia Duster, etc..., que se não estou em erro são segmento B. Nestes exemplos (e há mais), há em certas versões mais simples falta de alguns dos equipamentos que eu sou da opinião que deviam ser sempre de série e alguns mais, que ainda são de segurança, mais outros de conforto.

                                                          Já agora, não sei qual é o problema de aceitar que há modelos que são convidativos para certas pessoas (limitadas económicamente como eu infelizmente, como grande parte do pessoal), que não podem "escolher" o carro que gostam e que em certas marcas e modelos encontram algumas lacunas de equipamento que "matam" o preço convidativo, pois afinal, há equipamentos que ainda têm de ser pagos como opcionais, ou pura e simplesmente não existem.

                                                          Claro que cada um é livre de gastar o dinheiro nos equipamentos que quer no seu carro. Em tudo o que escrevi, onde está opinião a dizer o contrário?, eu só estou a "defender" a hipotese de ter um carro básico, embora com os mimos que quase ninguém dispensa.

                                                          .
                                                          Tu escreves de maneira muito confusa, ainda não consegui perceber o que estas a tentar defender.. no primeiro post falas que os automóveis deviam ser vendidos com o essencial, agora falas em lacunas de equipamento...

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Não concordo com certas propostas de retirar dos carros ar condicionado e jantes de liga leve.
                                                            Ar condicionado – evita a abertura de vidros contribuindo para a redução de consumos e emissões de CO2, pelo que, no fim de contas, é essencial para o ambiente e, a alongo prazo, para a nossa carteira.

                                                            Jantes em liga leve – também são essenciais, visto reduzirem o peso do carro, e, por conseguinte, contribuírem para a redução de consumos...

                                                            No entanto, existe uma questão intrigante. Em Portugal não encontramos modelos premium despidos, com ar condicionado manual, sem volante multifunções, sem cruise control nem vidros elétricos, sem apoio de braços com arrumação...

                                                            Noutros países bem mais ricos estão disponíveis modelos premium mais despidos, o que não sucede por cá. Curioso, não?

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Mas existe uma questão que todos nós colocamos no momento da compra de um carro:
                                                              Para quem dá tanto dinheiro por um carro, não valerá a pena mais um pequeno esforço financeiro para colocar alguns equipamentos úteis? (já nem falo na estética)

                                                              Por exemplo, uma pessoa que dê 25 mil € por «quatro rodas e um volante» não estará disposta a dar mais 3 ou 4 mil e apetrechá-lo com equipamentos que complementem a segurança, o conforto e a comunicação?
                                                              E é precisamente aqui que reside a principal questão no momento da compra.

                                                              Comentário

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