Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Carros simples e com o "essêncial"

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #61
    Note-se que o mundo de há 20 anos não é o mesmo de hoje, pelo que alguns equipamentos têm hoje uma importância nas nossas vidas que não tinham noutros tempos.

    É preciso não esquecer que alguns desses tais ditos equipamentos prescindíveis são extremamente importantes para a segurança rodoviária.

    Muita gente acha que o sistema Bluetooth é dispensável.
    No entanto o sistema Bluetooth num carro não contribui para evitar o uso do telemóvel ao ouvido quando estamos a conduzir?
    Não será uma mais-valia para evitar acidentes?

    Como se vê, nem tudo se limita a ser um simples luxo.
    Muitos desses ditos equipamentos dispensáveis, não serão fruto de uma evolução no mundo automóvel para melhorar a segurança coletiva?

    No tópico fala-se da importância de existirem carros mais despidos.
    Eu prefiro focar que, para bem do aumento da segurança de todos, é pena certos equipamentos que interferem com a segurança não serem de série.

    Comentário


      #62
      Originalmente Colocado por BLADERUNNER Ver Post
      Jantes em liga leve – também são essenciais, visto reduzirem o peso do carro, e, por conseguinte, contribuírem para a redução de consumos...
      As jantes em liga leve não visam reduzir o peso do carro, porque essa redução é insignificante, visam sim reduzir o peso das jantes ou melhor a sua inercia.

      Comentário


        #63
        No entanto, não entendo tanta preocupação com modelos mais “simples” quando existe uma panóplia de modelos generalistas com versões base bastante despidas, e um nº crescente de modelos low-cost como Dacias, Rapid, Toledo, C-Elissée, 301..., que satisfazem plenamente quem procura veículos menos apetrechados.

        A solução está em disponibilizar-se um alargado leque de oferta de produtos que satisfaça todos os gostos e o mais alargado nº de pessoas possível, o que tem vindo a acontecer.

        Mas ora vejamos.
        Há algumas décadas os carros tinham variações de cor e pouco mais.
        Há 1 século Henry Ford dizia “Os clientes podem escolher qualquer cor, desde que seja preto”.

        Hoje temos tantas opções, tanto para quem quer muito como para quem quer menos num carro (sejam equipamentos cores ou motorizações), pelo que não sei porquê tanto queixume!
        Acho que já é hábito as pessoas se queixarem. É a tal história, é-se “preso por ter cão, preso por não ter”.

        Comentário


          #64
          Originalmente Colocado por ferrer Ver Post
          As jantes em liga leve não visam reduzir o peso do carro, porque essa redução é insignificante, visam sim reduzir o peso das jantes ou melhor a sua inercia.
          Sim, melhora o amortecimento, favorecendo a dinâmica e reduzindo o desgaste dos materiais.

          Comentário


            #65
            Há também a situação que se verifica na maioria das marcas, que é os diferentes equipamentos opcionais não poderem ser todos escolhidos de forma independente.

            Ex: queres ter AC automático, mas não podes escolher este opcional na versão base, tens de ir para a versão xpto que custa mais uma data de euros e também vem com suspensão desportiva e pneus 17" que não queres para nada...

            Isto obriga a gastar mais dinheiro na altura da compra, ficar com um carro que tem mais extras do que aqueles que tu realmente querias, e muitas vezes ter uma manutenção mais cara por causa desses extras (como no exemplo, teres rodas 17" em vez de 16" e depois pagar isso mais caro na altura de trocar de pneus).

            Comentário


              #66
              Originalmente Colocado por betel Ver Post
              Há também a situação que se verifica na maioria das marcas, que é os diferentes equipamentos opcionais não poderem ser todos escolhidos de forma independente.

              ....
              Como já tenho dito por este Fórum....

              ... ás vezes parece que se esquecem que o objectivo das marcas é... ganhar dinheiro!! É uma empresa como outra qualquer!
              Não estão a fazer carros só para nos agradar, é para ganhar dinheiro!!

              Comentário


                #67
                Originalmente Colocado por BLADERUNNER Ver Post
                (...)
                Por exemplo, uma pessoa que dê 25 mil € por «quatro rodas e um volante» não estará disposta a dar mais 3 ou 4 mil e apetrechá-lo com equipamentos que complementem a segurança, o conforto e a comunicação?
                (...)
                Essa é a teoria que defendo há vários anos...

                O típico português, com salários baixos e baixo poder de compra, decide comprar um carro novo.
                Para tal, tem de recorrer ao crédito.
                Analisa o mercado, escolhe, vê o valor pedido, e verifica que por "pouco mais" na mensalidade do crédito consegue ter um carro "melhor" (seja em equipamento, motor, etc..).
                O que é que faz, tipicamente?
                Decide "dar um presente" a ele próprio, e opta pelo modelo "melhor", já que vai ter de pagar o crédito, e vai... sempre pode esticar mais um pouco o crédito (seja no valor, seja no prazo), mas ao menos fica "melhor" servido, e, por momentos, fica mais feliz com a sua vida.

                E foi assim que chegámos ao ponto em que estamos.

                PS - eu sou um típico português...

                Comentário


                  #68
                  Originalmente Colocado por betel Ver Post
                  Há também a situação que se verifica na maioria das marcas, que é os diferentes equipamentos opcionais não poderem ser todos escolhidos de forma independente.

                  Ex: queres ter AC automático, mas não podes escolher este opcional na versão base, tens de ir para a versão xpto que custa mais uma data de euros e também vem com suspensão desportiva e pneus 17" que não queres para nada...

                  Isto obriga a gastar mais dinheiro na altura da compra, ficar com um carro que tem mais extras do que aqueles que tu realmente querias, e muitas vezes ter uma manutenção mais cara por causa desses extras (como no exemplo, teres rodas 17" em vez de 16" e depois pagar isso mais caro na altura de trocar de pneus).
                  O custo de um opcional não é só o preço do opcional mas todo o custo e logística de o montar, para uma marca fica mais barato montar 3000 mil carros com sensor de chuva, luz e estacionamento do que montar 1000 carros com sensor de estacionamento mais 1000 com de luz e mais 1000 com de chuva.

                  Dai que as marcas optem por packs.

                  Comentário


                    #69
                    Originalmente Colocado por gemini Ver Post
                    Essa é a teoria que defendo há vários anos...

                    O típico português, com salários baixos e baixo poder de compra, decide comprar um carro novo.
                    Para tal, tem de recorrer ao crédito.
                    Analisa o mercado, escolhe, vê o valor pedido, e verifica que por "pouco mais" na mensalidade do crédito consegue ter um carro "melhor" (seja em equipamento, motor, etc..).
                    O que é que faz, tipicamente?
                    Decide "dar um presente" a ele próprio, e opta pelo modelo "melhor", já que vai ter de pagar o crédito, e vai... sempre pode esticar mais um pouco o crédito (seja no valor, seja no prazo), mas ao menos fica "melhor" servido, e, por momentos, fica mais feliz com a sua vida.

                    E foi assim que chegámos ao ponto em que estamos.

                    PS - eu sou um típico português...
                    Eu não, porque nunca comprei carro novo.
                    Limitei-me a escolher o modelo e a cor dentro dos usados.

                    No entanto compreendo quem o faça, justificando que aquilo que escrevi até faz sentido, porque muita gente não comprou a crédito (e mesmo quem o fez foi a contar com a sua situação financeira no momento a compra não contando com o desemprego que lhe bateu inesperadamente à porta, a si ou à família).

                    As pessoas optam por acrescer mais uns 10 a 15% no preço final do carro para que este possa dispor de alguns equipamentos que elas acham essenciais.
                    É natural, desde que não dêem o passo maior do que a perna.
                    Obviamente que não somos todos iguais, e há sempre gente para quem essencial é uma jante de 20", kits e pacotes disto e daquilo, e uma lista interminável de equipamentos opcionais.
                    Nesses casos sujeitam-se...

                    Comentário


                      #70
                      Originalmente Colocado por gemini Ver Post
                      Como já tenho dito por este Fórum....

                      ... ás vezes parece que se esquecem que o objectivo das marcas é... ganhar dinheiro!! É uma empresa como outra qualquer!
                      Não estão a fazer carros só para nos agradar, é para ganhar dinheiro!!
                      Sim, esta resposta faria muito sentido se esta questão dos packs se verificasse em TODOS os mercados onde uma marca vende um modelo.

                      Em França e na Alemanha consegues comprar carros novos com combinações de equipamento que simplesmente são impossíveis em carros adquiridos em Portugal.

                      Só em Portugal é que querem ganhar dinheiro?

                      Comentário


                        #71
                        Estudos de mercado, mercados alvo, realidades diferentes para países diferentes, tens noção que estas coisas existem, não tens?

                        Aceito que, efctivamente, em Portugal estamos mais "limitados" na questão de configurar determinados carros ao nosso gosto... mas... supostamente é para isso que existem os "premium", para poderem ser configuráveis ao gosto de cada cliente individual!

                        Comentário


                          #72
                          Originalmente Colocado por BLADERUNNER Ver Post
                          Não concordo com certas propostas de retirar dos carros ar condicionado e jantes de liga leve.
                          Ar condicionado – evita a abertura de vidros contribuindo para a redução de consumos e emissões de CO2, pelo que, no fim de contas, é essencial para o ambiente e, a alongo prazo, para a nossa carteira.

                          Jantes em liga leve – também são essenciais, visto reduzirem o peso do carro, e, por conseguinte, contribuírem para a redução de consumos...

                          No entanto, existe uma questão intrigante. Em Portugal não encontramos modelos premium despidos, com ar condicionado manual, sem volante multifunções, sem cruise control nem vidros elétricos, sem apoio de braços com arrumação...

                          Noutros países bem mais ricos estão disponíveis modelos premium mais despidos, o que não sucede por cá. Curioso, não?
                          Muito questionável visto que se torna numa força centrifuga e deixa de 'pesar' no carro. Ter em conta que quase todas as jantes de liga 'comuns' pesam quase tanto como as de ferro.

                          Seria um exercicio interessante fazer-mos uma lista do carro 'minimo'.

                          Algo como:

                          3 rodas
                          Motor genérico barato, 1.1/1.2
                          AC
                          Etc...
                          Editado pela última vez por TommyTosser; 10 October 2012, 15:22.

                          Comentário


                            #73
                            Originalmente Colocado por gemini Ver Post
                            Estudos de mercado, mercados alvo, realidades diferentes para países diferentes, tens noção que estas coisas existem, não tens?

                            Aceito que, efctivamente, em Portugal estamos mais "limitados" na questão de configurar determinados carros ao nosso gosto... mas... supostamente é para isso que existem os "premium", para poderem ser configuráveis ao gosto de cada cliente individual!
                            Mas é precisamente isto que eu estou a dizer! Respondeste que isso é porque as marcas querem ganhar dinheiro...

                            Comentário


                              #74
                              "Bons tempos", em que a lista de equipamentos da versão de luxo de um modelo compacto (actual segmento do Golf, Astra, etc.) era algo do tipo:

                              - Travões de disco à frente com jante de 13 polegadas (tambores e 12'' de série)
                              - Pneus largos de dimensão 175/70SR13;
                              - Consola arruma-objectos (que vai desde o rádio até à manete das mudanças)
                              - Palas anti-sujidade
                              - Tapetes de tecido (em vez de borracha)
                              - Puxadores das portas em cromado (em vez de plástico)
                              - Tampa de porta-luvas

                              Etc...

                              Comentário


                                #75
                                Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                "Bons tempos", em que a lista de equipamentos da versão de luxo de um modelo compacto (actual segmento do Golf, Astra, etc.) era algo do tipo:

                                - Travões de disco à frente com jante de 13 polegadas (tambores e 12'' de série)
                                - Pneus largos de dimensão 175/70SR13;
                                - Consola arruma-objectos (que vai desde o rádio até à manete das mudanças)
                                - Palas anti-sujidade
                                - Tapetes de tecido (em vez de borracha)
                                - Puxadores das portas em cromado (em vez de plástico)
                                - Tampa de porta-luvas

                                Etc...
                                Bom, eu já vi Astra com aro 13(Astra G), mas aro 12 é novidade

                                Comentário


                                  #76
                                  Na verdade, falo do Kadett C (3.ª geração), dos anos 70.

                                  Comentário


                                    #77
                                    Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                    Na verdade, falo do Kadett C (3.ª geração), dos anos 70.
                                    Hmm

                                    Bom,aqui vendeu o Astra G com rodas aro 13, sem AC e nem painel com contagiros. Era a versão GL, a mais pelada.

                                    O Kadett que vendeu aqui vinha com rodas aro 13, com pneus 185/70 R13.

                                    Comentário


                                      #78
                                      Originalmente Colocado por Indigo Ver Post
                                      Eu dou-me muito mal com o calor, porque sou demasiado encalorado. Para veres,é raro em Portugal em pleno Inverno andar com mais que uma camisa, casaco por cima e um cachecol.

                                      Acho que se tivesse que fazer viagens sem AC dava-me o badagaio e desmaiava.
                                      Não me leves a mal, mas não estarás a exagerar?
                                      Eu sei o que é viver sem AC e sair do carro a pingar.
                                      O certo é que um bom isolamento do interior de um automóvel, ajuda a evitar a necessidade de AC, bastando abrir a ventilação ou um pouco os vidros.
                                      Se pudesse metia AC, mas tenho sempre maneiras de dar a volta.

                                      Originalmente Colocado por BLADERUNNER Ver Post
                                      Não concordo com certas propostas de retirar dos carros ar condicionado e jantes de liga leve.
                                      Ar condicionado – evita a abertura de vidros contribuindo para a redução de consumos e emissões de CO2, pelo que, no fim de contas, é essencial para o ambiente e, a alongo prazo, para a nossa carteira.

                                      Jantes em liga leve – também são essenciais, visto reduzirem o peso do carro, e, por conseguinte, contribuírem para a redução de consumos...
                                      Nada como jantes de ferro. São à prova de buracos e dificilmente empenam
                                      Já o AC será um dia a prioridade para o próximo carro.

                                      Comentário


                                        #79
                                        Originalmente Colocado por betel Ver Post
                                        Mas é precisamente isto que eu estou a dizer! Respondeste que isso é porque as marcas querem ganhar dinheiro...

                                        Recapitulando:


                                        Originalmente Colocado por betel Ver Post
                                        Há também a situação que se verifica na maioria das marcas, que é os diferentes equipamentos opcionais não poderem ser todos escolhidos de forma independente....
                                        Originalmente Colocado por gemini Ver Post
                                        Como já tenho dito por este Fórum....

                                        ... ás vezes parece que se esquecem que o objectivo das marcas é... ganhar dinheiro!! É uma empresa como outra qualquer!
                                        Não estão a fazer carros só para nos agradar, é para ganhar dinheiro!!

                                        Originalmente Colocado por betel Ver Post
                                        ...
                                        Isto obriga a gastar mais dinheiro na altura da compra, ficar com um carro que tem mais extras do que aqueles que tu realmente querias, ...
                                        Vês, afinal percebes

                                        Apesar de em Portugal estarmos mais "limitados" na questão de configurar determinados carros ao nosso gosto, isso acontece devido a vários factores, mas são sempre opções das marcas, seja devido á carga fiscal que nos é imposta na aquisição automóvel, sejam estudos de mercado, seja a realidade do páis, etc...
                                        Mas cujo objectivo é, pasmem-se!, ter vendas e lucros grandes! (em suma, ganhar dinheiro..)
                                        Editado pela última vez por gemini; 11 October 2012, 12:59.

                                        Comentário


                                          #80
                                          Para mim só há um extra que vale a pena: o ar condicionado. No verão Alentejano, quando a temperatura passa os 40ºC, se não houver AC a condução é um sacrificio. Posso dispensar todos os extras em troca do AC. É o único extra que exigo na compra de um carro, porque, extras de sobra para avariar já todos costumam trazer.

                                          Comentário


                                            #81
                                            Os itens de segurança são sempre indispensáveis, digam o que disserem.

                                            Comentário


                                              #82
                                              Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                              Os itens de segurança são sempre indispensáveis, digam o que disserem.
                                              exacto, e rezamos sempre para não os ter que usar

                                              Comentário


                                                #83
                                                Ah, pois! Seria mau sinal!

                                                Comentário


                                                  #84
                                                  eu seria dos primeiros a comprar um desses carros despidos de extras
                                                  para mim os unicos extras que interessam sao os vidros electricos, o fecho centralizado e o isqueiro.
                                                  o meu actual tem espelhos electricos (so de pensar que quando se avariarem vao ser 300euros cada ate tenho medo), tem vidros electricos so a frente (nao tem janelas atras) e automatico apenas no lado do condutor, e tem fecho centralizado,mas tambem so funciona na porta do condutor.
                                                  fora isso tem abs e direcçao assistida,duas coisas de que nao sou particularmente adepto.

                                                  agora...sistema de som...a maior parte é pior do que aftermarket, ou entao muito mais cara. vinha sem nenhum e depois eu punha.
                                                  gps...um gps na marca custa 1000 euros ou mais. um gps na worten custa 100 a 200...pagar 800 euros para o tem incorporado no tablier...yeah right...
                                                  autoradio com entrada para ipod...300e na marca? 50 euros na worten e 10 euros por um cabo na dimofel.
                                                  radio com bluetooth...200e na marca? 10e na worten por um auricular..

                                                  como alguem disse anteriormente, os extras servem apenas para as marcas chularem dinheiro..
                                                  tirando questoes de segurança,como o controlo de estabilidade ou airbags, para mim o carro ideal vem sem nada

                                                  Comentário


                                                    #85
                                                    Mas tens sempre a opção de comprar carros despidos.. tanto tens que compraste um assim.

                                                    Por tu não usares certas coisas não quer dizer que elas não servem para nada..

                                                    Comentário


                                                      #86
                                                      epa,pessoalmente,sim,para mim nao servem para nada
                                                      mas independentemente disso, continuo a achar que os extras de origem sao um desperdicio de dinheiro

                                                      Comentário


                                                        #87
                                                        Para mim o carro ideal não tem sequer AC.

                                                        Em 7 carros que já tive, apenas 2 deles tinham AC. Contam-se pelos dedos das mãos + pés o nº de vezes que usei AC nos mesmos.



                                                        Motivo: Clorofluorcabonetos.

                                                        Comentário

                                                        AD fim dos posts Desktop

                                                        Collapse

                                                        Ad Fim dos Posts Mobile

                                                        Collapse
                                                        Working...
                                                        X