Anúncio

Collapse
No announcement yet.

FEUP – Eng. Mecânica – 7ª posição ranking europeu, 30ª Mundial

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #91
    Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
    Eles vem cá buscar malta porque sai barato tal como nós íamos buscar Ukranianos para as obras nos anos 90.

    Os nossos recém licenciados são mais baratos mas também mais mal preparados que nos outros pais da Europa pq não existe a tradição do trabalho de verão e dos estágios anuais-> é um facto mais do que conhecido.

    Tenhamos humildade e pés na terra.

    Somos mão de obra barata ponto final.


    Discordo, pelo menos na minha área profissional a formação portuguesa é muito muito boa, e às vezes fico espantado com as imbecilidades ou a falta de percepção de muito estrangeiro que conheço.

    Temos outras áreas de excelência: os nossos médicos, por exemplo, são por norma muito bons e com mais anos de formação. E nesses casos até há "estágios contínuos".

    Comentário


      #92
      Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
      Eles vem cá buscar malta porque sai barato tal como nós íamos buscar Ukranianos para as obras nos anos 90.

      Os nossos recém licenciados são mais baratos mas também mais mal preparados que nos outros pais da Europa pq não existe a tradição do trabalho de verão e dos estágios anuais-> é um facto mais do que conhecido.

      Tenhamos humildade e pés na terra.

      Somos mão de obra barata ponto final.
      Empregos de Verão? Do meu grupo de amigos da faculdade, que era relativamente grande, apenas 1 nunca tinha trabalhado nas férias... os restantes (eu incluído...) desde os seus 17 anos que o faziam, nas mais diversas áreas...

      Alguns inclusive mantinham empregos ao fim-de-semana... E com a actual crise, é uma prática cada vez mais comum...

      Portanto não me venham dizer que um jovem universitário alemão ou finlandês com o seu fantástico "lifestyle" acima da média europeia, tem mais traquejo que qualquer universitário português...

      Quanto à mão-de-obra barata que apregoa... Conheço N casos próximos de relativo sucesso no estrangeiro, área de engenharia... Todos eles são pagos ao preço dos engenheiros nativos...

      Isso é argumento que não cola...

      Os nossos melhores alunos já nem se dão ao trabalho de ir a entrevistas de emprego em Portugal, naturalmente não andaram a "matar-se" a estudar para ganharem 600 euros...

      Comentário


        #93
        Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
        Discordo, pelo menos na minha área profissional a formação portuguesa é muito muito boa, e às vezes fico espantado com as imbecilidades ou a falta de percepção de muito estrangeiro que conheço.

        Temos outras áreas de excelência: os nossos médicos, por exemplo, são por norma muito bons e com mais anos de formação. E nesses casos até há "estágios contínuos".
        Completamente de acordo...

        Comentário


          #94
          Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
          Discordo, pelo menos na minha área profissional a formação portuguesa é muito muito boa, e às vezes fico espantado com as imbecilidades ou a falta de percepção de muito estrangeiro que conheço.

          Temos outras áreas de excelência: os nossos médicos, por exemplo, são por norma muito bons e com mais anos de formação. E nesses casos até há "estágios contínuos".
          Em relação à preparação estava neste caso a a pensar + em engenheiros com actividade em indústria/produção (que penso ser essa a área do autor do tópico).

          Comentário


            #95
            Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
            Em relação à preparação estava neste caso a a pensar + em engenheiros com actividade em indústria/produção (que penso ser essa a área do autor do tópico).
            Os engenheiros portugueses já são "exportados" há décadas... o que prova a qualidade do ensino português...

            Não me consta que sejam mão-de-obra barata como quer fazer crer...

            Comentário


              #96
              Originalmente Colocado por zemanuel Ver Post
              Empregos de Verão? Do meu grupo de amigos da faculdade, que era relativamente grande, apenas 1 nunca tinha trabalhado nas férias... os restantes (eu incluído...) desde os seus 17 anos que o faziam, nas mais diversas áreas...

              Alguns inclusive mantinham empregos ao fim-de-semana... E com a actual crise, é uma prática cada vez mais comum...

              Portanto não me venham dizer que um jovem universitário alemão ou finlandês com o seu fantástico "lifestyle" acima da média europeia, tem mais traquejo que qualquer universitário português...
              Tu não percebeste o que eu quis dizer porque não sabes a diferença entre um engenheiro Português e um engenheiro Alemão por ex.

              Na Alemanha o conceito de engenheiro é muito diferente do nosso. Por lá um engenheiro começa formar-se aso 16 anos em cursos profissionais com períodos de trabalho real em ambiente empresarial. Já durante a universidade, mantêm esse estreito elo com o mercado de trabalho real.

              No final formam-se indivíduos muito mais aptos às necessidades das indústrias locais. (alguns politécnicos fazem isso em Portugal)

              Cá não se passa nada disso nas universidades. Formam-se engenheiros mais "teóricos" que só tomam conhecimento do seu verdadeiro ofício após a universidade até porque não há cultura empresarial ( nem empresas de dimensão) para assimilar estagiários ao longo de toda a formação desses engenheiros.

              Estou a falar da relação estreita entre indústria e universidade que é por cá limitada e que, qd existe, é no estágio final ou em 2 ou 3 visitas de estudos. Isto generalizando obviamente.

              É um pouco como comparar a indústria alemã como a Portuguesa. Achas mesmo ( honestamente) que nós temos alguma coisa ensinar à Alemanha em termos de engenharia ( mecânica por exemplo) Não me faças rir por favor.

              Eu não quer desvalorizar ninguém e gosto muito de Portugal mas sou realista talvez por já ter visitado dezenas de fábricas no estrangeiro por onde conheci muito engenheiros de todas as especialidades.
              Por favor não me fales de traquejo.

              Um gajo q acaba a FEUP é apenas um bébé que tem 35/40 anos de carreira pela frente. Pá. Qual traquejo... Delírios estudantis é o que é.

              Comentário


                #97
                Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                ....

                No final formam-se indivíduos muito mais aptos às necessidades das indústrias locais. (alguns politécnicos fazem isso em Portugal)

                Cá não se passa nada disso nas universidades. Formam-se engenheiros mais "teóricos" que só tomam conhecimento do seu verdadeiro ofício após a universidade até porque não há cultura empresarial ( nem empresas de dimensão) para assimilar estagiários ao longo de toda a formação desses engenheiros.

                Estou a falar da relação estreita entre indústria e universidade que é por cá limitada e que, qd existe, é no estágio final ou em 2 ou 3 visitas de estudos. Isto generalizando obviamente.

                ....
                INEGI

                Melhor: http://www.inegi.up.pt/instituicao/a...bm=5&id=21&LN=
                Editado pela última vez por Bj40; 19 October 2012, 10:53.

                Comentário


                  #98
                  Originalmente Colocado por Bj40 Ver Post
                  INEGI

                  Melhor: INEGI
                  Obrigado pelo link mas não percebo bem a relação com o que disse.
                  Eu não disse eu não existia relação com indústria, apenas que essa era tardia e deficiente.

                  Comentário


                    #99
                    Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                    Obrigado pelo link mas não percebo bem a relação com o que disse.
                    Eu não disse eu não existia relação com indústria, apenas que essa era tardia e deficiente.
                    Ok.

                    ..

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por Bj40 Ver Post
                      Ok.

                      ..
                      Achas que todos os alunos da FEUP de mecânica tem acesso a estágios no 1,2 3 4 e 5 anos do curso em empresas desta lista?

                      Na Alemanha ou Suíça ( onde conheço tb casos) os alunos são obrigados a passar as "férias" em empresas durante o verão e inclusivamente período de aulas.

                      Eu não acho que seja comparável nem vi nessa lista de empresas com capacidade de absorção de estagiários. "em jarda"

                      Por exemplo logo a primeira do Dias Ramos ( que já não é dele) ... Os que lá estão mal têm tempo para se coçar quanto mais para formar estagiários...

                      Grande parte das outras são empresas de "encher chouriça" sem grande incorporação tecnológica que não faz sentido ter estagiários em permanência. ( com excepções que tu sabes)

                      Essa lista é um espelho da tristeza de pais industrial que é o nosso. Um instituto desses numa pequena Cidade alemã ou UK teria páginas e páginas de empresas.

                      Comentário


                        Mas eu não duvido de nada disso que falas do estrangeiro.

                        Aliás, na FEUP (em mecânica) só há estágios para quem segue uma de 5 opções, o que se pressupõe logo que é no final do curso.

                        O que eu digo é que se estes alunos saem mal preparados (não estou a dizer que sim ou que não), imagina os do politécnico.

                        É que eu já aqui disse (e não me contaram) que neste momento a grande diferença entre um ISEP e uma FEUP é o grau de exigência ou para não chocar ninguém, a profundidade e detalhe com que se estudam as matérias.

                        As cadeiras são as mesmas, as matérias as mesmas (por defeito no politécnico), os métodos de avaliação são semelhantes, os livros usados são comuns em algumas cadeiras, etc, etc. E o mais importante para desfazer mitos, a parte prática/teórica é também muito semelhante.

                        -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

                        Quanto ao INEGI, é um instituto que faz esse elo de ligação entre a faculdade e o tecido empresarial. As provas do sucesso deste Instituto são os produtos desenvolvidos lá, uns mais famosos que outros. Além dessa lista de associados há muitas empresas que recorrem a este instituto e quem lá trabalha é maioritariamente alunos em final de curso ou recém-licenciados.

                        Portanto, nem tudo é mau. Agora diz-me que politécnico em Portugal tem (por exemplo) um instituto com estes pergaminhos, diz-me quem é que tem um laboratório de automação que se aproxime, quem é que dispõe das oficinas de conformação que o INEGI tem, quem é que faz o mesmo tipo de investigação na área da fundição e por aí fora.

                        Pela 100ª vez digo neste tópico. Estas coisas são factos. Mas daí não se pode concluir que os Eng. lá formados são todos o Mourinho da Engenharia e que os do técnico são treinadores-adjuntos. Nada disso.

                        E sim, sou dos que acha que se dá muitas matérias que não servem para grande coisa. Ou melhor, de que vale a pena aprender uma dada área de automação que mais parece chinês se depois o aluno quer seguir a opção de Projecto e Construção ou Gestão Industrial? Não faz sentido.

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                          Tu não percebeste o que eu quis dizer porque não sabes a diferença entre um engenheiro Português e um engenheiro Alemão por ex.

                          Na Alemanha o conceito de engenheiro é muito diferente do nosso. Por lá um engenheiro começa formar-se aso 16 anos em cursos profissionais com períodos de trabalho real em ambiente empresarial. Já durante a universidade, mantêm esse estreito elo com o mercado de trabalho real.

                          No final formam-se indivíduos muito mais aptos às necessidades das indústrias locais. (alguns politécnicos fazem isso em Portugal)

                          Cá não se passa nada disso nas universidades. Formam-se engenheiros mais "teóricos" que só tomam conhecimento do seu verdadeiro ofício após a universidade até porque não há cultura empresarial ( nem empresas de dimensão) para assimilar estagiários ao longo de toda a formação desses engenheiros.

                          Estou a falar da relação estreita entre indústria e universidade que é por cá limitada e que, qd existe, é no estágio final ou em 2 ou 3 visitas de estudos. Isto generalizando obviamente.

                          É um pouco como comparar a indústria alemã como a Portuguesa. Achas mesmo ( honestamente) que nós temos alguma coisa ensinar à Alemanha em termos de engenharia ( mecânica por exemplo) Não me faças rir por favor.

                          Eu não quer desvalorizar ninguém e gosto muito de Portugal mas sou realista talvez por já ter visitado dezenas de fábricas no estrangeiro por onde conheci muito engenheiros de todas as especialidades.
                          Por favor não me fales de traquejo.

                          Um gajo q acaba a FEUP é apenas um bébé que tem 35/40 anos de carreira pela frente. Pá. Qual traquejo... Delírios estudantis é o que é.

                          Isso resume-se muito fácilmente (e sei que ocorre em várias áreas nas universidades): não temos industria

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por krendam Ver Post
                            Isso resume-se muito fácilmente (e sei que ocorre em várias áreas nas universidades): não temos industria
                            Nem dimensão...

                            Já é muito bom colocarmos vários cursos de engenharia no top 20 europeu... sobretudo numa economia a prazo como a nossa.

                            Só prova que o potencial humano é enorme.
                            Editado pela última vez por zemanuel; 19 October 2012, 12:47.

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por zemanuel Ver Post
                              Nem dimensão...

                              Já é muito bom colocarmos vários cursos de engenharia no top 20 europeu... sobretudo numa economia a prazo como a nossa.

                              Só prova que o potencial humano é enorme.
                              Tu não percebes, não é curso que é bom em abstracto, é a quantidade de artigos e citações que é muita!

                              A FEUP (e ramificaçõe) debita papers em jarda por via dum sistema bem montado de exploração que consiste numa elite de investigadores/ catedráticos que se autoprotejem num sistema corporativo e exploram um carneirada de investigadores a troco de tuta e meia.

                              Qual é o país onde mantens um gajo (investigador júnior ) a fazer 8 ou 10 horas de laboratório por dia + fins de semana a troco de 700€ ou 300€ (conforme seja ou não licenciado) ?????? : Portugal!

                              É a exploração de bolseiros que coloca a FEUP nesse patamar e não outra coisa qualquer.

                              E tem tendência a subir de posto nesse ranking pois já há pessoal a investigar de Borla para fazer CV ou à espera de bolsa que nunca vão aparecer.

                              Não confundas isso com qualidade dum curso ou de ensino ( ainda que possa haver uma pequena correlação).


                              Lê a ficha técnica desse ranking que colocaste.

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                                Tu não percebes, não é curso que é bom em abstracto, é a quantidade de artigos e citações que é muita!

                                A FEUP (e ramificaçõe) debita papers em jarda por via dum sistema bem montado de exploração que consiste numa elite de investigadores/ catedráticos que se autoprotejem num sistema corporativo e exploram um carneirada de investigadores a troco de tuta e meia.

                                Qual é o país onde mantens um gajo (investigador júnior ) a fazer 8 ou 10 horas de laboratório por dia + fins de semana a troco de 700€ ou 300€ (conforme seja ou não licenciado) ?????? : Portugal!

                                É a exploração de bolseiros que coloca a FEUP nesse patamar e não outra coisa qualquer.

                                E tem tendência a subir de posto nesse ranking pois já há pessoal a investigar de Borla para fazer CV ou à espera de bolsa que nunca vão aparecer.

                                Não confundas isso com qualidade dum curso ou de ensino ( ainda que possa haver uma pequena correlação).


                                Lê a ficha técnica desse ranking que colocaste.
                                Desculpa lá, mas qual é o teu problema afinal para estares sempre a desvalorizar o ranking ou as posições alcançadas pelos cursos portugueses?

                                Acho que o problema no nosso país é mesmo uma questão de mentalidade...

                                Mentalidades como a tua por exemplo... constantemente a desvalorizar quem tem mérito.

                                Podem lá estar as melhores universidades estrangeiras que tu não te importas... Mas como a do teu vizinho também consta na lista, e por sinal está muitíssimo bem posicionada, já ficas desconfortável...

                                É por isso que seremos sempre um país de invejosos e falhados alvo de chacota por parte dos países verdadeiramente desenvolvidos... enfim...

                                Vi logo que a criação do tópico ia provocar muita azia...

                                "Estudasses filho..." como diz o outro...

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por zemanuel Ver Post
                                  Desculpa lá, mas qual é o teu problema afinal para estares sempre a desvalorizar o ranking ou as posições alcançadas pelos cursos portugueses?

                                  Nenhum problema. Estou só a comentar um tema que já foi falado aqui várias vezes ligado à investigação...

                                  A minha opinião pessoal e honesta é que a FEUP tem o melhor curso de engenharia mecânica de Portugal. Se ficas mas contente assim, não quero que te falte nada

                                  Mas não é disso que se trata. Eu acho que está a confundir performance ao nível da investigação VS performance académica.

                                  E dá-te por contente por estar aqui a debater isso com alguns engenheiros ( penso que uns 4 já intervieram neste tópico). Sempre podes aprender uma coisa ou outra de borla.

                                  Comentário


                                    Mas o user zemanuel não é engenheiro?
                                    Da forma como fala dá a entender que sim.

                                    Adiante...os cursos de engenharia são cursos que por mais que um tipo estude durante o curso, sai cá fora e vê-se à nora sem coneguir saber bem o que vai fazer.

                                    É u mfacto.
                                    Quem disser que se sai de um curso de engenharia a saber fazer tudo começa mal.

                                    Os cursos de engenharia dão apenas as bases. Dão-nos as "ferramentas" necessárias para o exercicio da profissão.
                                    Porque o saber fazer, o saber projectar, o saber dimenionar vem com o tempo, consoante o trabalho que nos é proposto.

                                    A malta que sai com o rei na barriga são os que se dão pior...e são estes mesmo que são mais tarde descartados pelo próprio patronato, precisamente por serem arrogantes no trato com os outros e na forma como não querem mudar de postura.

                                    Quantos conheço, infelizmente, que são engenheiros que por terem canudo na mão pensam que sabem mais do que alguns operários, esses sim, muitas vezes com a experiência que qualquer engenheiro gostaria de ter à saída da faculdade.

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                                      Nenhum problema. Estou só a comentar um tema que já foi falado aqui várias vezes ligado à investigação...

                                      A minha opinião pessoal e honesta é que a FEUP tem o melhor curso de engenharia mecânica de Portugal. Se ficas mas contente assim, não quero que te falte nada

                                      Mas não é disso que se trata. Eu acho que está a confundir performance ao nível da investigação VS performance académica.

                                      E dá-te por contente por estar aqui a debater isso com alguns engenheiros ( penso que uns 4 já intervieram neste tópico). Sempre podes aprender uma coisa ou outra de borla.

                                      Onde estão os parâmetros para a tal avaliação da "performance académica?"

                                      Percentagem de aprovados/reprovados?

                                      Média final de curso?

                                      Índice de satisfação das super ultra competitivas PME´s portuguesas que se orgulham de ter 4 engenheiros pelo preço de 1?

                                      Ou pior ainda... parâmetro do "amigo que tem um primo que tirou o curso num politécnico de beira de estrada e está super satisfeito com o canudo e até lhe chamam engenheiro lá no bairro"?

                                      Esse tempo dos mitos criados à volta de determinados cursos e instituições de ensino superior acabou... a purga há muito que começou a ser feita...

                                      As privadas, uma por uma vão caindo... e não duvido que com os actuais cortes orçamentais pura e simplesmente haja cursos no público com os dias contados...

                                      Na semana passada, IEFP revelou que o número de professores do ensino superior no desemprego disparou... é apenas mais um sinal...
                                      Editado pela última vez por zemanuel; 19 October 2012, 14:17.

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por MadDragon Ver Post
                                        Mas o user zemanuel não é engenheiro?
                                        Da forma como fala dá a entender que sim.

                                        Adiante...os cursos de engenharia são cursos que por mais que um tipo estude durante o curso, sai cá fora e vê-se à nora sem coneguir saber bem o que vai fazer.

                                        É u mfacto.
                                        Quem disser que se sai de um curso de engenharia a saber fazer tudo começa mal.

                                        Os cursos de engenharia dão apenas as bases. Dão-nos as "ferramentas" necessárias para o exercicio da profissão.
                                        Porque o saber fazer, o saber projectar, o saber dimenionar vem com o tempo, consoante o trabalho que nos é proposto.

                                        A malta que sai com o rei na barriga são os que se dão pior...e são estes mesmo que são mais tarde descartados pelo próprio patronato, precisamente por serem arrogantes no trato com os outros e na forma como não querem mudar de postura.

                                        Quantos conheço, infelizmente, que são engenheiros que por terem canudo na mão pensam que sabem mais do que alguns operários, esses sim, muitas vezes com a experiência que qualquer engenheiro gostaria de ter à saída da faculdade.
                                        Sim sou... precisamente do curso que está em 7º no ranking...

                                        Embora isso não seja o mais relevante aqui na discussão...

                                        Comentário


                                          ainda não se aperceberam que a faculdade não é importante mas sim a formação que se recebe?

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por zemanuel Ver Post
                                            Onde estão os parâmetros para a tal avaliação da "performance académica?"

                                            Percentagem de aprovados/reprovados?

                                            Médias final de curso?

                                            Índice de satisfação das super ultra competitivas PME´s portuguesas que se orgulham de ter 4 engenheiros pelo preço de 1?

                                            Ou pior ainda... parâmetro do "amigo que tem um primo que tirou o curso num politécnico de beira de estrada e está super satisfeito com o canudo e até lhe chamam engenheiro lá no bairro"?

                                            Esse tempo dos mitos criados à volta de determinados cursos e instituições de ensino superior acabou... a purga há muito que começou a ser feita...

                                            As privadas, uma por uma vão caindo... e não duvido que com os actuais cortes orçamentais pura e simplesmente haja cursos no público com os dias contados...

                                            Na semana passada, IEFP revelou que o número de professores do ensino superior no desemprego disparou... isto é apenas mais um sinal...

                                            Eu sou o primeiro a dizer nesse fórum que a maioria dos politécnicos vão todos ao ar (nisso estamos de acordo).

                                            Mas voltando ao tema: o ranking que colocas não avalia o teu curso. Quem avalia os cursos em Portugal são as comisões de avaliação nomeadas pelo Ministério da Educação. Certamente haverá um relatório sobre o teu curso. Essa avaliação não fazem qualquer tipo de ranking: apontam pontos positivos e negativos.

                                            O ranking que colocaste avalia artigos publicados. Isto é, avalia o trabalho dos investigadores. Percebes o que estou a dizer ou não?

                                            isto:

                                            Editado pela última vez por ; 19 October 2012, 14:20.

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por Phaster Ver Post
                                              ainda não se aperceberam que a faculdade não é importante mas sim a formação que se recebe?
                                              A experiência profissional é a componente mais importante na vida de um engenheiro...

                                              Agora se existem rankings sobre performances das faculdades, porque não levá-los um pouco a sério? Penso que não há mal nenhum nisto...

                                              Prefiro olhar para um ranking que ter de ouvir alguém dizer duas tretas sobre um curso ou escola que frequentou que na realidade pouca credibilidade tem...

                                              Todos nós sabemos que há muito facilitismo em várias faculdades/ universidades/ institutos deste país... públicos e privados... há situações que chegam a ser escandalosas...

                                              Aliás estes rankings também servem para orientar os futuros alunos do ensino superior...

                                              Comentário


                                                A triste realidade é só uma.

                                                Do IST ou da FEUP, do ISEP ou do ISEL, bom ou mau aluno, um Eng. recém-licenciado começa a ganhar 600-700€ e se tiver a sorte de arranjar emprego.

                                                No fundo, quando se chega a este ponto os rankings são irrelevantes e a maioria desses profissionais não é pago justamente nem é pago pelo valor que acrescenta (ou não) à empresa.

                                                Contratar um bom Eng. por 700€ é um negócio da China. (literalmente)

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                                                  Eu sou o primeiro a dizer nesse fórum que a maioria dos politécnicos vão todos ao ar (nisso estamos de acordo).

                                                  Mas voltando ao tema: o ranking que colocas não avalia o teu curso. Quem avalia os cursos em Portugal são as comisões de avaliação nomeadas pelo Ministério da Educação. Certamente haverá um relatório sobre o teu curso. Essa avaliação não fazem qualquer tipo de ranking: apontam pontos positivos e negativos.

                                                  O ranking que colocaste avalia artigos publicados. Isto é, avalia o trabalho dos investigadores. Percebes o que estou a dizer ou não?
                                                  Percebo perfeitamente e sei que é isso que se passa... tens razão...

                                                  Mas também deves reconhecer que é a qualidade dos investigadores e corpo docente que faz uma faculdade...

                                                  Ter aulas com o um doutorado pelo Imperial College não é a mesma coisa que ter aulas dadas por um simples engenheiro, por muito bom que este seja...

                                                  Se isto prepara melhor para as empresas...? Talvez sim, talvez não... nunca ninguém poderá afirmar com toda a certeza que sim, nem que não...

                                                  Agora que a instituição sobe muitos furos internacionalmente... lá isso sobe, sem dúvida que dá pontos...

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por zemanuel Ver Post
                                                    A experiência profissional é a componente mais importante na vida de um engenheiro...
                                                    pois é mas ninguém sai da faculdade com experiência em situações/necessidades do mundo real

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por Bj40 Ver Post
                                                      A triste realidade é só uma.

                                                      Do IST ou da FEUP, do ISEP ou do ISEL, bom ou mau aluno, um Eng. recém-licenciado começa a ganhar 600-700€ e se tiver a sorte de arranjar emprego.

                                                      No fundo, quando se chega a este ponto os rankings são irrelevantes e a maioria desses profissionais não é pago justamente nem é pago pelo valor que acrescenta (ou não) à empresa.

                                                      Contratar um bom Eng. por 700€ é um negócio da China. (literalmente)
                                                      Foi o que acabei de dizer... há muito patrão neste país que se orgulha de ter 3 ou 4 engenheiros pelo preço de um... e se algum está descontente com a situação, há mais 30 CV´s em espera...

                                                      Não prevejo um futuro muito risonho para os responsáveis das PME´s deste país com este tipo de mentalidade...

                                                      Pessoal desmotivado mina o caminho de qualquer empresa...
                                                      Editado pela última vez por zemanuel; 19 October 2012, 14:29.

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por Phaster Ver Post
                                                        pois é mas ninguém sai da faculdade com experiência em situações/necessidades do mundo real
                                                        Mas não é assim em todas?

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por zemanuel Ver Post
                                                          Percebo perfeitamente e sei que é isso que se passa... tens razão...
                                                          Pois tenho. Já são muitos anos a bater na mesma tecla.


                                                          Quanto ao resto nada a apontar.

                                                          Estás em q ano?

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                                                            Pois tenho. Já são muitos anos a bater na mesma tecla.


                                                            Quanto ao resto nada a apontar.

                                                            Estás em q ano?
                                                            Já concluído felizmente...

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por zemanuel Ver Post
                                                              Mas não é assim em todas?
                                                              talvez os de medicina tenham conhecimentos porque na práctica trabalham "sempre na mesma coisa"

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X