Anúncio

Collapse
No announcement yet.

FEUP – Eng. Mecânica – 7ª posição ranking europeu, 30ª Mundial

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #61
    Originalmente Colocado por zemanuel Ver Post
    Com todo o respeito pelo profissionais do ISEP...

    É sabido que em Portugal a FEUP rivaliza unica e exclusivamente com o IST, ponto final!

    Mas antes desta rivalidade, há sobretudo um enorme respeito mútuo entre as duas instituições e seus alunos.
    zemanuel, com o devido respeito, pareces estar com o ego muito inchado pela distinção que o teu curso e a tua escola tiveram.

    Comentário


      #62
      Em relação ao ensino politécnico acho que é de toda a justiça separar o ISEP e ISEL do restante panorama nacional...

      Há excelentes profissionais oriundos destas duas escolas... mais bem preparados para o mercado laborar que muitos engenheiros de universidades menores...

      Tipo UTAD´s e afins... escolas sem qualquer tradição no ensino de engenharias e sem impacto significativo na economia do país.

      Comentário


        #63
        Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
        zemanuel, com o devido respeito, pareces estar com o ego muito inchado pela distinção que o teu curso e a tua escola tiveram.
        E não é para estar? Não é qq espelunca que fica em 7 lugar no ranking da prestigiada instituição avaliadora de Taiwan.

        São fases da vida: ou tu não passaste por essa fase?

        Comentário


          #64
          Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
          E não é para estar? Não é qq espelunca que fica em 7 lugar no ranking da prestigiada instituição avaliadora de Taiwan.

          São fases da vida: ou tu não passaste por essa fase?

          Comentário


            #65
            Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
            E não é para estar? Não é qq espelunca que fica em 7 lugar no ranking da prestigiada instituição avaliadora de Taiwan.

            São fases da vida: ou tu não passaste por essa fase?
            Eh pá, claro que sim, que deve ficar feliz!

            Mas feliz é diferente é diferente de inebriado ou cego...

            Como disse, acho que um curso reconhecido é um excelente pontapé de saída, mas o trabalho futuro é que separará os engenheiros dos meninos.

            Quanto a ficar esfuziante com boas notícias, ainda estou nessa fase da vida: todos os anos vejo o FCP a ganhar títulos...

            Comentário


              #66
              Originalmente Colocado por zemanuel Ver Post
              Com todo o respeito pelo profissionais do ISEP...

              É sabido que em Portugal a FEUP rivaliza unica e exclusivamente com o IST, ponto final!

              Mas antes desta rivalidade, há sobretudo um enorme respeito mútuo entre as duas instituições e seus alunos.

              Bons e maus profissionais existem em todas as áreas, da medicina à engenharia ou ao direito... independentemente da escola que frequentaram.
              No geral sim, mas nota-se muito mais rivalidade perante o ISEP.

              Em cursos especificos existem outras Faculdades que também entram em desputa com a FEUP

              Comentário


                #67
                Eu acho que há por aqui muito boa gente que vai ter uma grande decepção quando chegar a hora do 1º emprego e descobrirem que terem tirado o curso numa determinada escola é uma factor necessário mas não suficiente para lhes garantir um lugar.

                Comentário


                  #68
                  Evidentemente. O curso é muito importante para nos dar ferramentas para abrir portas mais facilmente, mas não as abre por nós. Se o aluno não souber aproveitar as mais valias que o curso dá, não adianta nada tirar o curso numa faculdade de prestigio. Além do mais, existem alunos muito bons e que viram bons profissionais vindos de instituições menos credenciadas. Isto porque, apesar de terem menos ajuda para abrir portas, trabalharam mais para o fazer, passando assim à frente dos outros. Acima de tudo, é preciso é muito trabalho, tirem onde tirarem o curso.

                  Comentário


                    #69
                    Originalmente Colocado por atmc Ver Post
                    Evidentemente. O curso é muito importante para nos dar ferramentas para abrir portas mais facilmente, mas não as abre por nós. Se o aluno não souber aproveitar as mais valias que o curso dá, não adianta nada tirar o curso numa faculdade de prestigio. Além do mais, existem alunos muito bons e que viram bons profissionais vindos de instituições menos credenciadas. Isto porque, apesar de terem menos ajuda para abrir portas, trabalharam mais para o fazer, passando assim à frente dos outros. Acima de tudo, é preciso é muito trabalho, tirem onde tirarem o curso.
                    Bom post. Muito sensato.

                    Comentário


                      #70
                      Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
                      Eu acho que há por aqui muito boa gente que vai ter uma grande decepção quando chegar a hora do 1º emprego e descobrirem que terem tirado o curso numa determinada escola é uma factor necessário mas não suficiente para lhes garantir um lugar.
                      E pessoal dos politécnicos com uma capacidade fantástico e super bem preparados para o dia-a-dia real de uma empresa.

                      Há de tudo, sem dúvida.

                      Comentário


                        #71
                        Originalmente Colocado por Bj40 Ver Post
                        E pessoal dos politécnicos com uma capacidade fantástico e super bem preparados para o dia-a-dia real de uma empresa.

                        Há de tudo, sem dúvida.
                        As grandes empresas têm shortlists de universidades + politécnicos e médias mínimas, anúncios que falam apenas de uma universidade são gabinetes de projectos de donos desactualizados e preconceituosos.

                        Comentário


                          #72
                          Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
                          As grandes empresas têm shortlists de universidades + politécnicos e médias mínimas, anúncios que falam apenas de uma universidade são gabinetes de projectos de donos desactualizados e preconceituosos.
                          Escolas de politécnicos com aceitação nas principais industrias portuguesas, neste momento só mesmo ISEL e ISEP, pela sua longa história ao serviço da engenharia em Portugal...

                          O restante ensino politécnico no país é miserável... como aliás tem sido reconhecido por muita gente com responsabilidade em empresas e não só...

                          Comentário


                            #73
                            Originalmente Colocado por zemanuel Ver Post
                            Escolas de politécnicos com aceitação nas principais industrias portuguesas, neste momento só mesmo ISEL e ISEP, pela sua longa história ao serviço da engenharia em Portugal...

                            O restante ensino politécnico no país é miserável... como aliás tem sido reconhecido por muita gente com responsabilidade em empresas e não só...
                            Tenho trabalhado com, e participado no processo de contratação de vários recém-licenciados dos politécnicos de Bragança, Beja, Leiria e Castelo Branco, tudo para participação em projetos de TI em Lisboa para clientes de topo e não acho que fiquem a dever a qualquer outra universidade ou politécnico do país. Como em todo o lado há bons e maus mas mas para o nível esperado de um recém-licenciado que é basicamente 0, o que se espera é uma boa capacidade de trabalho e aprendizagem acho que são boas apostas.

                            Digo mais, em termos de relação preço/qualidade envergonham muito boa gente da feup, ist e nova que tenho visto.

                            Comentário


                              #74
                              nao se podem esquecer que uma universidade\politecinico dá as bases a um engenheiro, seja ele mecânico ou não, mas é quando um engenheiro sai da faculdade que o trabalho realmente começa, uma vez que este se depara com situações práticas que pouco têm a ver com os exercicios com que se deparou no percurso académico, a única coisa que o ensino supeior faculta a um estudante de engenharia são as ferramentas teóricas para se poder adaptar a qualquer problema do dia a dia, se pensam que so por andar na Feup saiem de la prontos a resolver tudo, estao enganados, um engenheiro (principalmente mecânico) ve a sua profissão evoluir todos os dias e tem que tar preparado para responder aos problemas, desde que se adquira raciocinio e rapidez e se seja realmente bom naquilo que se faz é igual andar na feup no tecnico ou num politecnico!

                              Comentário


                                #75
                                É uma excelente notícia, espero que assim continue.

                                Comentário


                                  #76
                                  Originalmente Colocado por roscas Ver Post
                                  nao se podem esquecer que uma universidade\politecinico dá as bases a um engenheiro, seja ele mecânico ou não, mas é quando um engenheiro sai da faculdade que o trabalho realmente começa, uma vez que este se depara com situações práticas que pouco têm a ver com os exercicios com que se deparou no percurso académico, a única coisa que o ensino supeior faculta a um estudante de engenharia são as ferramentas teóricas para se poder adaptar a qualquer problema do dia a dia, se pensam que so por andar na Feup saiem de la prontos a resolver tudo, estao enganados, um engenheiro (principalmente mecânico) ve a sua profissão evoluir todos os dias e tem que tar preparado para responder aos problemas, desde que se adquira raciocinio e rapidez e se seja realmente bom naquilo que se faz é igual andar na feup no tecnico ou num politecnico!
                                  Mas não é assim em qualquer profissão? A evolução é maior ou menor em função do perfil do profissional e da sua ambição pessoal...

                                  Em que é que a faculdade interfere nisto? Em nada...

                                  O que costuma acontecer é a que rapaziada mais ambiciosa costuma entrar nas melhores faculdades (luta por isso... ) e consequentemente a médio prazo costuma ocupar lugares de relevo na economia e sociedade de um país...

                                  Vejam os CEO´s das empresas mais conhecidas e o seu percurso académico... Quase todos tem uma ou várias faculdades de renome internacional no "lombo"

                                  Comentário


                                    #77
                                    Originalmente Colocado por zemanuel Ver Post
                                    Escolas de politécnicos com aceitação nas principais industrias portuguesas, neste momento só mesmo ISEL e ISEP, pela sua longa história ao serviço da engenharia em Portugal...

                                    O restante ensino politécnico no país é miserável... como aliás tem sido reconhecido por muita gente com responsabilidade em empresas e não só...
                                    Tenho amigos de longa data no ISEP e não vejo que os seus cursos sejam mais exigentes ou que tenham mais conhecimentos que eu num miserável politécnico em Leiria.

                                    Comentário


                                      #78
                                      Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
                                      Tenho amigos de longa data no ISEP e não vejo que os seus cursos sejam mais exigentes ou que tenham mais conhecimentos que eu num miserável politécnico em Leiria.
                                      Um pouco mais de humildade também não te ficava mal... afinal não são só os do Técnico e da FEUP que são snobs...

                                      Conheço profissionais do ISEP e ISEL e reconheço que estão bem preparados para o panorama industrial português e não só...

                                      Comentário


                                        #79
                                        Deves estar a brincar comigo, onde é que eu mostrei falta de humildade naquela frase?

                                        Comentário


                                          #80
                                          Há uma faculdade de "referência" que todos os anos recebe um punhado (grande) de alunos vindos de um dado politécnico (o mais reconhecido) já com a licenciatura concluída. Vão lá para fazerem os 2 anos para obterem o Mestrado Integrado.

                                          Posso dizer que têm um aproveitamento bastante satisfatório, principalmente em 3 ou 4 cadeiras consideradas das piores do curso. E se compararmos com os alunos nativos da faculdade, então os resultados são extraordinários.

                                          Como eu já me fartei de dizer neste tópico, há factos que são reais e evidentes mas a partir deles não se podem tirar conclusões absolutas ou verdades universais.

                                          É a mesma história da média de curso. Eu contrataria muito mais depressa alguns colegas com 11 e 12 de que outros que têm um belo 15 ou 16, claro que só digo isso porque os conheço e posso comparar mas o que quero dizer é que não há dúvidas que o gajo que tira 16 tem maior capacidade de aprendizagem e de estudo que o tipo que acabou com 12. Mas depois na prática...... As coisas são diferentes, às vezes a simples apresentação de um trabalho é um drama para essa malta dos 16 (alguns).

                                          Comentário


                                            #81
                                            Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
                                            Deves estar a brincar comigo, onde é que eu mostrei falta de humildade naquela frase?
                                            Sim foi em tom de brincadeira...

                                            Comentário


                                              #82
                                              Originalmente Colocado por zemanuel Ver Post
                                              O que costuma acontecer é a que rapaziada mais ambiciosa costuma entrar nas melhores faculdades (luta por isso... ) e consequentemente a médio prazo costuma ocupar lugares de relevo na economia e sociedade de um país...

                                              Vejam os CEO´s das empresas mais conhecidas e o seu percurso académico... Quase todos tem uma ou várias faculdades de renome internacional no "lombo"
                                              Sim, chamam-se "jotas partidárias".

                                              Comentário


                                                #83
                                                Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                                                Sim, chamam-se "jotas partidárias".
                                                Sim claro, já cá faltava a política para desvalorizar o mérito de muito boa gente...

                                                Vai lá pesquisar então...

                                                PT
                                                Galp Energia
                                                Sonae
                                                ...

                                                E diz-me onde estava essa gente toda aos 20 e poucos anos de idade...
                                                Editado pela última vez por zemanuel; 18 October 2012, 22:01.

                                                Comentário


                                                  #84
                                                  Duvidas que há muitas empresas que só contratam de um sítio, ou preferencialmente de um sítio, porque o patrão andou lá, dá-se bem com o reitor, têm parceria com a escola, etc?

                                                  Comentário


                                                    #85
                                                    Originalmente Colocado por zemanuel Ver Post
                                                    Sim claro, já cá faltava a política para desvalorizar o mérito de muito boa gente...

                                                    Vai lá pesquisar então...

                                                    PT
                                                    Galp Energia
                                                    Sonae
                                                    ...

                                                    E diz-me onde estava essa gente toda aos 20 e poucos anos de idade...
                                                    Na maçonaria?

                                                    Epa, ó zemanel, está bem que estejas todo contente com o ranking do teu curso, mas a vida fora da faculdade é um bocado mais dura e fria do que imaginas.

                                                    Comentário


                                                      #86
                                                      Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                                                      Na maçonaria?

                                                      Epa, ó zemanel, está bem que estejas todo contente com o ranking do teu curso, mas a vida fora da faculdade é um bocado mais dura e fria do que imaginas.
                                                      Concordo em absoluto...

                                                      Comentário


                                                        #87
                                                        Em relação a estes rankings nunca dei muita relevância. Serve para encher o ego de quem lá anda e pouco mais.

                                                        Não quero com isto retirar o mérito.
                                                        Sei bem que o nível de exigência varia bastante entre universidades, mas não se pense que por tirar o curso numa universidade de renome que se tem as portas abertas para um futuro brilhante.
                                                        Acredito que ajude na obtenção do primeiro emprego, quer por 'teoricamente' estarem melhores preparados ou simplesmente porque algumas empresas apenas aceitam candidatos que tenham frequentado universidades de prestigio. Mas com o passar do tempo ninguém quer saber onde se tirou o curso. O que realmente interessa é o trabalho realizado a nível profissional.

                                                        Comentário


                                                          #88
                                                          Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
                                                          Duvidas que há muitas empresas que só contratam de um sítio, ou preferencialmente de um sítio, porque o patrão andou lá, dá-se bem com o reitor, têm parceria com a escola, etc?
                                                          Dado que estamos em Portugal, de facto, não duvido.

                                                          Comentário


                                                            #89
                                                            Parabéns à FEUP, é de facto uma excelente escola. E parabéns à UP e outras universidades portuguesas que regularmente aparecem e sobem nos rankings internacionais. Mas a maior prova da qualidade das universidades portuguesas é a consistente procura de profissionais portugueses em diferentes áreas: enfermagem e engenharia à cabeça. Regularmente são recrutados profissionais destas áreas para trabalhar no estrangeiro e a verdade é que os recrutadores em anos recentes têm vindo a chamar cada vez mais pessoas, o que demonstra inequivoca satisfação com a qualidade do trabalho desenvolvido por estes emigrantes de topo.

                                                            Comentário


                                                              #90
                                                              Originalmente Colocado por nunomendes Ver Post
                                                              Parabéns à FEUP, é de facto uma excelente escola. E parabéns à UP e outras universidades portuguesas que regularmente aparecem e sobem nos rankings internacionais. Mas a maior prova da qualidade das universidades portuguesas é a consistente procura de profissionais portugueses em diferentes áreas: enfermagem e engenharia à cabeça. Regularmente são recrutados profissionais destas áreas para trabalhar no estrangeiro e a verdade é que os recrutadores em anos recentes têm vindo a chamar cada vez mais pessoas, o que demonstra inequivoca satisfação com a qualidade do trabalho desenvolvido por estes emigrantes de topo.
                                                              Eles vem cá buscar malta porque sai barato tal como nós íamos buscar Ukranianos para as obras nos anos 90.

                                                              Os nossos recém licenciados são mais baratos mas também mais mal preparados que nos outros pais da Europa pq não existe a tradição do trabalho de verão e dos estágios anuais-> é um facto mais do que conhecido.

                                                              Tenhamos humildade e pés na terra.

                                                              Somos mão de obra barata ponto final.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X