Caros amigos, vou copiar de outro fórum o que relatei e perguntei ao úser "topspeed" e se algum de vocês terá uma resposta precisa e concisa em relação ao assunto citado:
"topspeed, hoje à tarde (Sábado) rumamos (eu e a minha mulher) da zona de Almada até Santiago do Cacém (distância de aproximadamente 130 kms) com o pequeno Polo 1.2 TSI (105cv) DSG7.
No retorno (aproximadamente por volta das 21:00 horas) e já na A2, com muito pouco trânsito, com condições climatéricas favoráveis (temperatura a rondar os 15 graus, céu limpo e ausência de vento), numa zona relativamente plana, quis testar as "potencialidades" deste 1.2 TSI (105cv): Estiquei a 4ª velocidade até a caixa DSG7 chegar ao seu limite e engrenar a 5ª, depois foi a vez da 5ª ser esgotada e a 6ª ser engrenada, mas chegados aos 196 kms/h (aferido pelo velocímetro digital, pois o ponteiro do analógico tocava praticamente na marca dos 200 kms/h, talvez mais precisamente os 199 kms/h), verifiquei que não passava desses 196 kms/h (marca digital), pois o que sentia era como um limitador de velocidade e não de rotação.
Voltei um pouco mais à frente com um muito ligeiro declive tentar ultrapassar a fasquia dos 196 kms/h e em vão, mesmo testanto engrenar a 7ª velocidade no seu modo manual sequencial. De salientar que na 6ª velocidade aos 196 kms/h ainda não está no regime de entrada do "Red-Line", pois pelo fabricante, a sua velocidade máxima é atingida em 6ª velocidade (com caixa DSG7) e o seu valor são os 190 kms/h reais em plano.
Uma coisa que não experimentei (pois somente agora me lembrei), foi o de visualizar pelo computador de bordo (no momento de atingido os 196 kms/h no velocímetro digital) o consumo instantâneo, pois se existir mesmo um limitador de velocidade programada para os 196 kms/h, o consumo instantâneo nesse preciso momento teria de diminuir bastante. Vi no Youtube um vídeo de um VW Golf 1.6 TDI, onde o seu limitador é aos 199 kms/h (digital) e ele efectua esse mesmo teste do consumo instantâneo.
Este relato todo é somente por curiosidade e também para perguntar-te se com o teu Seat Ibiza 1.2 TSI (105cv), mesmo possuíndo uma caixa de velocidades manual de 5 relações se ainda não testaste a velocidade máxima ?
Sei que para o caso do Polo da minha mulher mesmo que se confirme esse limitador nos 196 kms/h não seja grave (para a maioria da utilização que lhe é dado), mas acredita que preferia que não existisse esse limitador (para estas ocasiões esporádicas), pois deduzo que sem limitador o digital deveria rondar os 205 kms/h ou um pouquito mais.
Aguardo por favor o teu parecer.
Abraço.
PS. Por curiosidade, no trajecto de ida coloquei o cruise control nos 125 kms/h (7ª velocidade) e no regresso vim praticamente em velocidades de cruzeiro de 160 kms/h (também em 7ª), com um rolar muito fluído, sereno e sem esforço aparente (evidentemente exceptuando os testes anteriores de velocidade máxima) e no final do percurso (aproximadamente 300 kms) o computador de bordo aferiu um consumo médio de 8,4 litros."
"topspeed, hoje à tarde (Sábado) rumamos (eu e a minha mulher) da zona de Almada até Santiago do Cacém (distância de aproximadamente 130 kms) com o pequeno Polo 1.2 TSI (105cv) DSG7.
No retorno (aproximadamente por volta das 21:00 horas) e já na A2, com muito pouco trânsito, com condições climatéricas favoráveis (temperatura a rondar os 15 graus, céu limpo e ausência de vento), numa zona relativamente plana, quis testar as "potencialidades" deste 1.2 TSI (105cv): Estiquei a 4ª velocidade até a caixa DSG7 chegar ao seu limite e engrenar a 5ª, depois foi a vez da 5ª ser esgotada e a 6ª ser engrenada, mas chegados aos 196 kms/h (aferido pelo velocímetro digital, pois o ponteiro do analógico tocava praticamente na marca dos 200 kms/h, talvez mais precisamente os 199 kms/h), verifiquei que não passava desses 196 kms/h (marca digital), pois o que sentia era como um limitador de velocidade e não de rotação.
Voltei um pouco mais à frente com um muito ligeiro declive tentar ultrapassar a fasquia dos 196 kms/h e em vão, mesmo testanto engrenar a 7ª velocidade no seu modo manual sequencial. De salientar que na 6ª velocidade aos 196 kms/h ainda não está no regime de entrada do "Red-Line", pois pelo fabricante, a sua velocidade máxima é atingida em 6ª velocidade (com caixa DSG7) e o seu valor são os 190 kms/h reais em plano.
Uma coisa que não experimentei (pois somente agora me lembrei), foi o de visualizar pelo computador de bordo (no momento de atingido os 196 kms/h no velocímetro digital) o consumo instantâneo, pois se existir mesmo um limitador de velocidade programada para os 196 kms/h, o consumo instantâneo nesse preciso momento teria de diminuir bastante. Vi no Youtube um vídeo de um VW Golf 1.6 TDI, onde o seu limitador é aos 199 kms/h (digital) e ele efectua esse mesmo teste do consumo instantâneo.
Este relato todo é somente por curiosidade e também para perguntar-te se com o teu Seat Ibiza 1.2 TSI (105cv), mesmo possuíndo uma caixa de velocidades manual de 5 relações se ainda não testaste a velocidade máxima ?
Sei que para o caso do Polo da minha mulher mesmo que se confirme esse limitador nos 196 kms/h não seja grave (para a maioria da utilização que lhe é dado), mas acredita que preferia que não existisse esse limitador (para estas ocasiões esporádicas), pois deduzo que sem limitador o digital deveria rondar os 205 kms/h ou um pouquito mais.
Aguardo por favor o teu parecer.
Abraço.
PS. Por curiosidade, no trajecto de ida coloquei o cruise control nos 125 kms/h (7ª velocidade) e no regresso vim praticamente em velocidades de cruzeiro de 160 kms/h (também em 7ª), com um rolar muito fluído, sereno e sem esforço aparente (evidentemente exceptuando os testes anteriores de velocidade máxima) e no final do percurso (aproximadamente 300 kms) o computador de bordo aferiu um consumo médio de 8,4 litros."
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