Pois é... Isto de à 6ª feira fazer semana espanhola e sair às 14h dá para nos pormos a pensar em asneiras... :D
Vai daí resolvi fazer a ronda a alguns modelos que ando namorar pelo menos até encontrar alguma coisa mais radical e que me pareça um bom negócio em usado.
A verdade é que o meu Ibiza Tdi apesar de ainda me satisfazer já está a chegar ao limite da minha paxôrra... O factor novidade passou e, principalmente, a minha neste momento não necessita em nada de uma carro a gasóleo. Em 3 anos e pouco tenho menos de 50000kms o que é bem demonstrativo de que me posso meter em algo movido a octanas.
O Objectivo é apanhar um bom otto usado mas até lá fui ver coisas mais "terrenas" e com custos comedidos.
Os seleccionados foram os seguintes modelos:
- GolfV 1.4TSi
- Civic 1.8 vtec
- 147 1.6
O primeiro na rifa foi o Golf. Analisei o de 140cvs, por fora é um golf normalíssimo... nada demonstra que está ali uma das mais recentes novidades da gama... quiçá da marca. Apenas uma sigla que é facilmente confundível com a mais que conhecida TDI... mas na verdade é TSI.
Dois dedos de conversa com o vendedor e já estou dentro do carro a preparar a minha posição de condução. Nada a apontar.
Apenas o interior é igualzinho a todo e qualquer golf que já andei nada a salientar, a não ser o facto desta versão intermédia (a única que havia para test-drive) ser equipada com tudo o que é fundamental para um carro deste género - EsP, controlo de tracção, a/c bi-zone e auto, apoio de braço dianteiro e traseiro, bons bancos num tecido bastante aceitável, volante forrado a pele, um bom rádi oe com mt bom som.
Damos á chave... bela novidade! Não é a gasóleo!!! Uma raridade no "planeta Golf"! :D
Percurso: Saí da Cervag em Carnaxide, entrei na A5 e tive liberdade para "esmifrar", assim o fiz e até à área de serviço de Oeiras... num instante passei a barreira psicológica do 200kmh e o folego estava longe de acabar... mas olhei para o vendedor e pareceu-me sentir o nervoso miudinho... lá parei. :D
Damos a volta nas bombas e estamos de regresso ao stand. Esgoto uma segunda e a meio da terceira estamos a 120kms. Por aí me fiquei e de regresso fiz uma viagem mais tranquila. Médiado test-drive de curtíssima duração uns aceitáveis 9,6l o que com esta condução e um etacionamento demorado no parque da marca se pode considerar bastante aceitável.
Gostei bastante do carro e tb do comportamento e este modelo traz umas vulgaríssimas jantes de 16" com uns pneus nada referenciais.
Resumindo: Bom carro!
Lá foi para a secretária ouvir os números... Bahhh... odeio esta parte. [8)]
Então é assim:
Confortline 3Portas - €26400 com desconto - €25200
Confortline 5Portas - €27050 com desconto - €25700
Sport 3p - 28180 com desconto 26800
Sport 5p - 28740 com desconto 27300
Para mim a versão confortline está a um preço mt bom... já a Sport aproxima-se deamsiado da versão de 170cvs o que tendo em conta que para além dos cavalos ainda consegue ter mais look desportivo deverá ser uma escolha mt mais equilibrada do que 1.4t de 140cvs nesta versão sport.
Segunda deslocação - Honda!
Tinha mta curiosidade para este modelo. As revistas, as fotos, a net havia mt infomração e estava deveras entusiasmado.
1ª desilusão... Não havia 1.8 para test-drive... ou melhor... havia mas não estava em condições. [:0]
Calma... ;) Na verdade o modelo que lá estava era apenas e só o modelo que chegou a Portugal para fazer o lançamento... e foi simplesmente massacrado por tudo que era revistas... Basicamente desde que começou a trabalhar tem levado esfregas de meia noite e parece que as mazelas são tantas que eles nem sequer o deixam fazer test drives para não afugentar a clientela. Segundo o vendedor o carro vai entrar esta segunda feira em "obras quase totais" a folha de obra é extensa até o carro ficar em condições disse-me ele.
Enfim... já que não havia 1.8 perguntei o que é que havia?! Lá se arranjou um 1.4sport.
Aceitei fazer o test drive até na expectativa de potencialmente ser seduzido por esta motorização e assim sendo poupar uns trocos valenstes. E mesmo que assim não fosse ao menos tinha contacto com aqueles interiores fantásticos à space shutle! :D
Primeiro contacto com o carro... o puxador da porta. Que coisa mais manhosa... [)] para além de ser pouquissimo ergonómico já rangia de uma forma horrorosa. Enfim... podia ser azar... adiante!
Carro a trabalhar, nada de especial. Mexo na caixa e sinto uma diferença colossal para a leveza da cx que identifico com a Honda. A rispidez e ruidos da embraiagem fazem-me imediatamente perguntar onde é que o totalizador de kms do carro. Impressionantemente ainda pouco passava dos 9000kms.
Fiz a CRIL nas calmas andei pelo passei omarítimo de Algés e isto sempre com mta calma. E com calma porquê, perqguntam vocês!? É simples. Por duas razões! A primeira é que o carro ñ deve ser leve e os 83 cvs não ajudam a segunda é que o vendedor claramente me informou que são normas rígidas da empresa não deixarem os carros de serviços/test drive ultrapassarem, no caso dos gasolina, as 3500/4000rpms. Ri-me qdo isto foi dito... e não me aguentei sem lhe dizer que esta medida numa marca com os motores da Honda deve ser das melhores formas de afastar clientela... Mas eles é que sabem... ou então não!.
O mais chato disto é que fiquei verdadeiramente desiludido com este carro do qual tinha enormes expectativas. A verdade é que a qualidade perceptivel é bem inferior á que as sessões fotográficas nos dão a conhecer e foi inequívoca a falta de qualidade que denotei em tudo o que mexi. Desde os pedais à caixa, passando pelos puxadores e comandos de vidros, piscas e computador de bordo.
Sinceramente não gostei mesmo nada. Fiquei de qq forma, comprometido em ir lá testar o 1.8 assim que ele esteja de novo preparado para ser testado.
Curioso tb foi o facto de eu ao transmitir estas minhas impressões ao vendedor, este depois de mt tempo a tentar justificar o injustificável se virou para e acabou por me dizer o seguinte: "-Você não pode comparar a qualidade do accord com a do civic... é que mais do que serem de segmentos diferentes... um é feito no Japão e outro em Inglaterra e este pequeno pormenor faz uma diferença colossal". Disse-me ainda a propósito desta temática que, p.e., o civic de três volumes é que feito no japão e sendo em quase tudo tão semelhante ao civic de 3 e 5 portas tem diferenças de qualidade muito muito grandes. Impressionante. ;)
Preços:
Civic 1.4 sport - €22600 com desconto - €21700
Civic 1.8sport - €26100 com desconto - €25260
Civic 1.8executive - €28650 com desconto - €27600 (tem estofos em pele e tecto panorâmico como grandes diferenças).
Last but not least! Resolvi ir ver os cuore sportivo!
Foi chato focar-me no 147 tendo ali o brera e todos aqueles 159... São de facto uns carros fantásticos. [B)] Mamma mia!!! :D
O objectivo era ver um 1.6 mas não tinha nenhum para test drive e nem sequer para dar uma espreitadela... havia apenas um 1.9jtd multijet de 150cvs.
O test drive foi feito neste modelo apenas para sentir o carro e tb para visualizar o equipamento disponibilizado pela versão por mim seleccionada - Executive. O carro estava de série apenas apresentava ainda o extra das magníficas jantes de 17" com as três bolas abertas a mostrar o material de travagem. O test drive foi divertido. Andei por ali nas rotundas a sentir o carro e sem dúvida que o comportamento é mt bom. ;) De qq forma, confesso que me senti acanhado lá dentro... Dos 3 que conduzi hoje é sem dúvida o com as cotas de habitabilidade mais curtas. A/c dualzone manual, o tecido alfa tex são os únicos equipamentos de destaque de resto... nada de especial... apenas aquele look fantástico dos cuore sportivo. ;)
Agora as notícias interessantes... o preço:
Alfa 147 1.6 Executive - €23000 (preço já com desconto)
As jantes de 17" são apenas mais 300€ e por mais 700€ consigo ter garantia de marca durante 5 anos.
Resumindo:
Deste dia fiz um ranking
1ºGolf
2ºAlfa
3ºIbiza
...
Honda Desqualificado
E só agora me apercebi... fartei-me de escrever! :D Devem-se contar pelos dedos das mãos os malucos que leram isto tudo até ao fim! :D As resistentes... Obrigado! :D ;)
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