Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Opel Astra/Filtro de particulas

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
    Estás a dizer que só fez 2 regenerações em 16 mil Kms?
    Ao certo não sei, lancei um número que poderá ser perto do provável. Eu em cerca de 2000kms mensais, faço 500kms de auto estrada, e são períodos de 5min em que nem da para aquecer o motor. Ah, e também foi para Vigo, tinha o carro 5000kms, por isso talvez 3 ou 4 regenerações.
    Para precaver, vou eliminar/limpar o FAP aos 80000kms ou 90000kms

    Comentário


      #32
      Originalmente Colocado por diogomsl Ver Post
      Ao certo não sei, lancei um número que poderá ser perto do provável. Eu em cerca de 2000kms mensais, faço 500kms de auto estrada, e são períodos de 5min em que nem da para aquecer o motor. Ah, e também foi para Vigo, tinha o carro 5000kms, por isso talvez 3 ou 4 regenerações.
      Para precaver, vou eliminar/limpar o FAP aos 80000kms ou 90000kms
      Não faço ideia qual a frequência de ciclos do teu carro, e já percebi que não consegues aperceber-te quando o FAP está a regenerar, mas posso dar-te os números do meu, aferidos pelo Op-Com: o meu carro fez 150 mil Kms em exactamente 2 anos, carro de estrada, se fizeres as contas dá cerca 1.5 depósitos/semana, e a média de ciclos do FAP era de ~650Kms. Ou seja, o meu caso, em condições extremamente favoráveis, tem esta cadência, e só por isso, acho estranho, ou muito improvável, que o teu só tenha regenerado 3 ou 4 vezes em 16mil Kms. Até porque da forma como explicaste, parece que o FAP só regenera em estrada, e o meu regenera em qualquer lado, assim que sature. Se for interrompido, a saturação não desce aos niveis ideias, e irá fazer outra regeneração em menos tempo/Kms, que o "normal" se tivesse realizado um ciclo completo.

      Não sei se me fiz entender.

      Comentário


        #33
        Já agora sobre o FAP/DPF, podem ver o seguinte tópico:

        http://forum.autohoje.com/boxes/8313...anutencao.html

        Ou ainda, PDF de como se processa em certas viaturas:

        http://www1.eere.energy.gov/vehicles...macaudiere.pdf

        Comentário


          #34
          apagar.

          Comentário


            #35
            Sobre a pergunta inicial do tópico, os 1.7 100cv de caixa 5v existentes desde o inicio do Astra H tenho quase a certeza que nunca vieram com FAP, os 125cv vieram todos com FAP, o meu primeiro GTC era o 125 de Julho 2007 dos primeiros e tinha FAP.

            O sistema da Opel para o FAP é bom e mau, eu já tive oportunidade de o ver em funcionamento em quase todos os motores e se bem que para quem faz muita estrada é um excelente sistema, nunca se dá por ele e dura muito tempo sem intervenções, já não é o primeiro nem segundo carro que vejo chegar aos 200.000Km e os donos nem sequer sabiam que o FAP existia, por outro lado tem a desvantagem da cidade, desvantagem essa que é parva e facilmente poderia ser resolvida pela Opel.

            O problema é que dentro da cidade no pára-arranca o FAP vai fazer horas extra, como é absolutamente normal, a cada às vezes 200km vai fazer regenerações, como não aparece absolutamente nada a indicar a regeneração não nos apercebendo da mesma vamos desligar o carro e interrompe-la, isto leva a gasóleo a misturar-se com o óleo e mais não sei o quê e inutiliza o óleo. Eu já tive de mudar por duas vezes (motores 2.0 e 1.9) o óleo passados menos de 4.000km da revisão, sendo que a Opel pelas duas vezes pagou o óleo novo. Resolverse-ia este problema com a maior das calmas se houvesse a porcaria duma luz que indicasse a regeneração e um aviso expresso: nunca parar o carro quando esta estiver a ocorrer!!

            Mas em FAP os melhores sistemas que já vi são os da Lexus e da BMW, da Lexus porque tem um injector extra no FAP que injectando o próprio gasóleo nunca lixa o óleo do motor e trabalha por ele próprio, o da BmW por experiência própria, tivemos dois a fazer cidade diariamente e nunca deram qualquer aviso erro ou outro, e dezenas de milhares de km nunca nos apercebemos sequer do FaP
            Editado pela última vez por Visitante; 10 December 2012, 09:39.

            Comentário


              #36
              Na Opel, é bastante fácil de nos apercebermos do FAP antes de desligarmos o carro: é só olhar para o consumo instantâneo, em que os valores normais de ~0.5 passam para 2.5~3. Além de que se ouve as ventoinhas a trabalhar e o ralenti aumentado, mas para quem é mais distraido nestas coisas, é só dar uma espreitadela no CB (que até está visivel na consola).

              A luz era sempre benvinda, mas esse problema é em todas as marcas: as regenerações passivas não são indicadas ao condutor.

              Tenho também a ideia que o FAP da Opel tem esse defeito que referes: a cidade e percursos curtos. Mas, da mesma forma, que considero que é semelhante em todos os FAPs. E essa questão é simples, que além das regenerações abortadas (como referes) por parte dos condutores, não se atingem condições óptimas para a regeneração passiva e esta é interrompida pela própria gestão electrónica, e o FAP não fica devidamente limpo, logo irá entrar em regeneração mais depressa. E, sim, são muitas vezes 200Kms ou menos, em circunstâncias extremas.

              As excepções que falas, não as conheço, pelo que não darei nenhum contributo opinativo para tal.

              Comentário


                #37
                Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                Não faço ideia qual a frequência de ciclos do teu carro, e já percebi que não consegues aperceber-te quando o FAP está a regenerar, mas posso dar-te os números do meu, aferidos pelo Op-Com: o meu carro fez 150 mil Kms em exactamente 2 anos, carro de estrada, se fizeres as contas dá cerca 1.5 depósitos/semana, e a média de ciclos do FAP era de ~650Kms. Ou seja, o meu caso, em condições extremamente favoráveis, tem esta cadência, e só por isso, acho estranho, ou muito improvável, que o teu só tenha regenerado 3 ou 4 vezes em 16mil Kms. Até porque da forma como explicaste, parece que o FAP só regenera em estrada, e o meu regenera em qualquer lado, assim que sature. Se for interrompido, a saturação não desce aos niveis ideias, e irá fazer outra regeneração em menos tempo/Kms, que o "normal" se tivesse realizado um ciclo completo.

                Não sei se me fiz entender.
                Falei há cerca de 2 semanas com um fulano entendido na matéria, e pelo que percebi o carro faz uma regeneração quando o filtro acumula X% de partícula. Imagina que aos 7500kms atinge a saturação e é necessária uma regeneração. Se nessa altura o carro estiver no trânsito, ou se por alguma razão não for possível atingir uma temperatura superior a 600ºC, ele aborta e só voltará a regenerar quando se voltar a sentir o filtro saturado. Com o aborto da regeneração, o sistema assume que a regeneração foi feita, o que não é verdade. No final de contas, passa-se por fazer regenerações, sem nunca as fazer e sempre a acumular partículas.
                Mas também dá para teres uma ideia da sujidade ao passares o dedo na entrada do tubo de escape.
                Na MK2 que tinha, fazia imensa estrada aberta (em 3 anos, o caro tinha 80000kms), pelo que o filtro aguentou até aos 140000km

                Não sei se me fiz entender

                Comentário


                  #38
                  Originalmente Colocado por diogomsl Ver Post
                  Falei há cerca de 2 semanas com um fulano entendido na matéria, e pelo que percebi o carro faz uma regeneração quando o filtro acumula X% de partícula. Imagina que aos 7500kms atinge a saturação e é necessária uma regeneração. Se nessa altura o carro estiver no trânsito, ou se por alguma razão não for possível atingir uma temperatura superior a 600ºC, ele aborta e só voltará a regenerar quando se voltar a sentir o filtro saturado. Com o aborto da regeneração, o sistema assume que a regeneração foi feita, o que não é verdade. No final de contas, passa-se por fazer regenerações, sem nunca as fazer e sempre a acumular partículas.
                  Mas também dá para teres uma ideia da sujidade ao passares o dedo na entrada do tubo de escape.
                  Na MK2 que tinha, fazia imensa estrada aberta (em 3 anos, o caro tinha 80000kms), pelo que o filtro aguentou até aos 140000km

                  Não sei se me fiz entender
                  Basicamente disseste o mesmo que eu, com um ou outro pormenor acrescentado. Não acredito é que o FAP faça milhares de Kms entre ciclos.

                  Comentário


                    #39
                    Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                    Basicamente disseste o mesmo que eu, com um ou outro pormenor acrescentado. Não acredito é que o FAP faça milhares de Kms entre ciclos.
                    Eu por acaso acho que sim. Então se ele abortar regenerações, passa sempre por limpo, sem o estar

                    Sent from my GT-S5660 using Tapatalk 2

                    Comentário


                      #40
                      Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                      Na Opel, é bastante fácil de nos apercebermos do FAP antes de desligarmos o carro: é só olhar para o consumo instantâneo, em que os valores normais de ~0.5 passam para 2.5~3. Além de que se ouve as ventoinhas a trabalhar e o ralenti aumentado, mas para quem é mais distraido nestas coisas, é só dar uma espreitadela no CB (que até está visivel na consola).

                      A luz era sempre benvinda, mas esse problema é em todas as marcas: as regenerações passivas não são indicadas ao condutor.

                      Tenho também a ideia que o FAP da Opel tem esse defeito que referes: a cidade e percursos curtos. Mas, da mesma forma, que considero que é semelhante em todos os FAPs. E essa questão é simples, que além das regenerações abortadas (como referes) por parte dos condutores, não se atingem condições óptimas para a regeneração passiva e esta é interrompida pela própria gestão electrónica, e o FAP não fica devidamente limpo, logo irá entrar em regeneração mais depressa. E, sim, são muitas vezes 200Kms ou menos, em circunstâncias extremas.

                      As excepções que falas, não as conheço, pelo que não darei nenhum contributo opinativo para tal.
                      Lamento mas no mundo real isso não funciona e explico-te rapidamente porquê, para "nós" num fórum deste género é fácil compreender, para alguém jovem ou atento também, agora vai lá explicar à minha mãe ou à minha tia que os números do cb instantâneo estão aumentados e ele está a fazer uma regeneração e para continuar a andar e mais não sei o quê. Elas vão-se esquecer ao fim de 5 minutos do que eu lhes disse e com as distrações nunca conduzem a olhar para o cb não faz ideia nem quer saber, e atenção, como ela são a grande maioria dos condutores não tenhamos ilusões.

                      Um dos responsáveis pela oficina da Opel onde eu ia, que era amigo do meu avô e eu tinha algum grau de confiança com ele, disse-me que em relação a esse assunto não havia nada a fazer, era intrinseco ao FAP da Opel e eles tinham lá N casos diariamente!

                      E o funcionamento daquilo não é magia, funciona por quando está cheio de lixo injecta gasóleo entre os ciclos normais do cilindro para ser expelido sem ser queimado e chegar ao FAP e queimar a 600ºC, o problema é que aquilo necessita de estar acima dos 60km/h ou coisa do género em condução estável, não o fazes 1 vez ele tenta outra vez não o fazes 2 e 3 e tens o óleo contaminado, adeus óleo do motor. Como indiquei já nos aconteceu mais de 1 vez o carro não passar dos 4.000km pós-revisão, o FAP "destruia" o óleo novo todo.

                      Não compreendi as excepções, falas daquilo que indiquei sobre bmw e lexus? Isso também não tem grande argumentação possivel por parte da Lexus/Toyota, em vez do gasóleo para a queima vir do injectores do motor vem de um injector próprio do FAP, desvantagens é o preço, vantagens não necessitas da tanga de andar a fazer estrada aberta e acima dos 60km/h, ele até pode estar parado o injector do FAP faz o serviço. Mais fácil é impossivel.

                      Sobre a BMW honestamente nunca fui pesquisar que tipo de sistema usam, mas pelos dois 20d que fizeram percursos durante anos semelhantes em tudo aos Opel digo-te com certeza absoluta que o sistema é melhor/diferente, nunca acusaram nada, nunca tivemos problemas com óleo, zero, carros com diria 80% meio de Lisboa em cima.

                      E só para confirmar o excelente sistema que a GM usa estamos a ter problemas com o SAAB, tem o 1.9TTDI e ultimamente anda sempre a piscar o raio do FAP, digamos que vai à AE durante 20 minutos, limpa-se todo, uma semana no meio de lisboa, cento e poucos km de pára-arranca e já está a piscar outra vez com problemas de FAP. A bem da verdade dizer que este carro tem o percurso mais patético de um carro diesel de sempre, assim que liga de manha passa 2 minutos frio a subir uma rampa em caracol, faz 3km pára, 5 km pára, 3 km pára and so on com imenso pára-arranca pelo meio.


                      Originalmente Colocado por diogomsl Ver Post
                      Falei há cerca de 2 semanas com um fulano entendido na matéria, e pelo que percebi o carro faz uma regeneração quando o filtro acumula X% de partícula. Imagina que aos 7500kms atinge a saturação e é necessária uma regeneração. Se nessa altura o carro estiver no trânsito, ou se por alguma razão não for possível atingir uma temperatura superior a 600ºC, ele aborta e só voltará a regenerar quando se voltar a sentir o filtro saturado. Com o aborto da regeneração, o sistema assume que a regeneração foi feita, o que não é verdade. No final de contas, passa-se por fazer regenerações, sem nunca as fazer e sempre a acumular partículas.
                      Mas também dá para teres uma ideia da sujidade ao passares o dedo na entrada do tubo de escape.
                      Na MK2 que tinha, fazia imensa estrada aberta (em 3 anos, o caro tinha 80000kms), pelo que o filtro aguentou até aos 140000km

                      Não sei se me fiz entender
                      Desculpa mas terás de repetir, confesso que não percebi a tua ideia inicial.

                      Sobre o sistema pensar que fez a regeneração, pelo menos no sistema GM isso nunca acontece (poderá acontecer noutras marcas). Se fôr abortada ele aguarda umas dezenas de km e quando o carro estiver a rolar ele volta a tentar e repete o ciclo e repete etc, nunca assume que uma regeneração abortada foi concluida. Ele tenta é repetir a regeneração até o óleo estar contaminado e ter de ir à oficina meter oleo e filtros novos e fazer uma regeneração forçada pelo Tech 2.

                      Originalmente Colocado por diogomsl Ver Post
                      Eu por acaso acho que sim. Então se ele abortar regenerações, passa sempre por limpo, sem o estar

                      Sent from my GT-S5660 using Tapatalk 2
                      Nenhum FAP faz "milhares" de km entre regenerações, facto! Se fizer apenas estrada aberta fará umas centenas valentes com sorte, milhares nunca.

                      Comentário


                        #41
                        Originalmente Colocado por diogomsl Ver Post
                        Eu por acaso acho que sim. Então se ele abortar regenerações, passa sempre por limpo, sem o estar

                        Sent from my GT-S5660 using Tapatalk 2
                        Mais ou menos....limpa um pouco (o que conseguir) e a saturação não desce para os valores pretendidos. Portanto, volta a saturar mais depressa.

                        Comentário


                          #42
                          Originalmente Colocado por Visitante Ver Post
                          Lamento mas no mundo real isso não funciona e explico-te rapidamente porquê, para "nós" num fórum deste género é fácil compreender, para alguém jovem ou atento também, agora vai lá explicar à minha mãe ou à minha tia que os números do cb instantâneo estão aumentados e ele está a fazer uma regeneração e para continuar a andar e mais não sei o quê. Elas vão-se esquecer ao fim de 5 minutos do que eu lhes disse e com as distrações nunca conduzem a olhar para o cb não faz ideia nem quer saber, e atenção, como ela são a grande maioria dos condutores não tenhamos ilusões.

                          Um dos responsáveis pela oficina da Opel onde eu ia, que era amigo do meu avô e eu tinha algum grau de confiança com ele, disse-me que em relação a esse assunto não havia nada a fazer, era intrinseco ao FAP da Opel e eles tinham lá N casos diariamente!

                          E o funcionamento daquilo não é magia, funciona por quando está cheio de lixo injecta gasóleo entre os ciclos normais do cilindro para ser expelido sem ser queimado e chegar ao FAP e queimar a 600ºC, o problema é que aquilo necessita de estar acima dos 60km/h ou coisa do género em condução estável, não o fazes 1 vez ele tenta outra vez não o fazes 2 e 3 e tens o óleo contaminado, adeus óleo do motor. Como indiquei já nos aconteceu mais de 1 vez o carro não passar dos 4.000km pós-revisão, o FAP "destruia" o óleo novo todo.

                          Não compreendi as excepções, falas daquilo que indiquei sobre bmw e lexus? Isso também não tem grande argumentação possivel por parte da Lexus/Toyota, em vez do gasóleo para a queima vir do injectores do motor vem de um injector próprio do FAP, desvantagens é o preço, vantagens não necessitas da tanga de andar a fazer estrada aberta e acima dos 60km/h, ele até pode estar parado o injector do FAP faz o serviço. Mais fácil é impossivel.

                          Sobre a BMW honestamente nunca fui pesquisar que tipo de sistema usam, mas pelos dois 20d que fizeram percursos durante anos semelhantes em tudo aos Opel digo-te com certeza absoluta que o sistema é melhor/diferente, nunca acusaram nada, nunca tivemos problemas com óleo, zero, carros com diria 80% meio de Lisboa em cima.

                          E só para confirmar o excelente sistema que a GM usa estamos a ter problemas com o SAAB, tem o 1.9TTDI e ultimamente anda sempre a piscar o raio do FAP, digamos que vai à AE durante 20 minutos, limpa-se todo, uma semana no meio de lisboa, cento e poucos km de pára-arranca e já está a piscar outra vez com problemas de FAP. A bem da verdade dizer que este carro tem o percurso mais patético de um carro diesel de sempre, assim que liga de manha passa 2 minutos frio a subir uma rampa em caracol, faz 3km pára, 5 km pára, 3 km pára and so on com imenso pára-arranca pelo meio.
                          Concordo contigo em parte. Num mundo ideial seria tudo controlado, mas não é nesse mundo que vivemos. Logo, cabe a nós próprios elucidar quem anda com um carro que tem FAP. No caso da Opel ainda temos o CB para ver, mas noutros, o consumo está "mascardo" e nem pelo CB dá para se ter noção. Se formos por aí, temos tanta gente, que nem liga a pressão de pneus, óleo, liquido anticongelante, etc, só ligam mesmo ao ponteiro da gasolina. A minha maria, quando lhe empresto a carrinha, já está orientada para tal.

                          Mais adiante, que apesar de fazer muita estrada, de vez em quando o FAP regenera quando estou a chegar ao destino (grande azar), mas pronto, dá-se mais uma voltinha

                          Voltaste a referir o FAP da Opel no problema de cidade.....já te disse que é em todos. Podes confirmar na net (até aqui no fórum), a quantidade de marcas com problemas no FAP, para quem faz percursos citadinos. O problema não é o FAP da Opel, é o FAP+Cidade, ponto.

                          Quem é que falou em magia? Eu?

                          As excepções, eram os bmws e lexus que referiste.

                          Os teus casos, 4000Kms a pedir troca significa muita cidade e percursos muito curtos, certo? Não há milagres nestas condições, mas confesso que nunca ouvi um valor tão baixo (acho que 7000Kms em 10 meses foi o pior que ouvi por "aqui"). O Saab tens exactamente esta situação, e o FAP não aguenta este tipo de utilização.

                          Já agora, o meu FAP regenera ao ralenti, por diversas vezes isso já aconteceu, e a queima não deve ser muito má, porque passa cerca de 300 Kms sem regenerar outra vez. Na realidade, bem sei que não são as condições ideiais, mas às vezes é-me impossivel "ir passear o cão".

                          Por último, eu não sei que o sistema da Opel é bom ou mau, sei que os quase 200mil Kms e sem sequer ter dado conta dele, deixam-me tranquilo. Claro que faço muita estrada e tenho cuidado com os ciclos e com o óleo.

                          Comentário


                            #43
                            Originalmente Colocado por Visitante Ver Post
                            Lamento mas no mundo real isso não funciona e explico-te rapidamente porquê, para "nós" num fórum deste género é fácil compreender, para alguém jovem ou atento também, agora vai lá explicar à minha mãe ou à minha tia que os números do cb instantâneo estão aumentados e ele está a fazer uma regeneração e para continuar a andar e mais não sei o quê. Elas vão-se esquecer ao fim de 5 minutos do que eu lhes disse e com as distrações nunca conduzem a olhar para o cb não faz ideia nem quer saber, e atenção, como ela são a grande maioria dos condutores não tenhamos ilusões.
                            Eu próprio não consigo detectar se o carro faz regeneração ou não. Ponto. Não sou daqueles que andam sempre com o olho no consumo instantâneo, muitas da vezes até ando com o CB fora dessa opção.

                            Originalmente Colocado por Visitante Ver Post
                            Desculpa mas terás de repetir, confesso que não percebi a tua ideia inicial.

                            Sobre o sistema pensar que fez a regeneração, pelo menos no sistema GM isso nunca acontece (poderá acontecer noutras marcas). Se fôr abortada ele aguarda umas dezenas de km e quando o carro estiver a rolar ele volta a tentar e repete o ciclo e repete etc, nunca assume que uma regeneração abortada foi concluida. Ele tenta é repetir a regeneração até o óleo estar contaminado e ter de ir à oficina meter oleo e filtros novos e fazer uma regeneração forçada pelo Tech 2.
                            Eu relatei o que percebi.
                            Tenho aqui o panfleto do filtro de partículas da Opel (a ver se amanhã - finalmente - ponho aqui uma cópia), e ele diz exactamente o que tu dizes. Nas Astras J até aparece uma luz quando a regeneração não é feita, devido a alguma interrupção.
                            Quanto a regeneração forçada, chamada de regeneração estática, na MK2 fiz 2 vezes. A última que fiz, por o filtro estar de tal maneira saturado, estive com ele na AE a 120kms/h de cruzeiro, com o ELM ligado, durante 45min para tentar anular o erro que dava no CB. Se o erro não apagasse, teria que colocar o DPF novo (o que não me convinha nada, pois ia dar o carro à retoma 3 semanas depois). Mas ele lá apagou.

                            Originalmente Colocado por Visitante Ver Post
                            Nenhum FAP faz "milhares" de km entre regenerações, facto! Se fizer apenas estrada aberta fará umas centenas valentes com sorte, milhares nunca.
                            Não percebi esta parte, explica de novo por favor.

                            Comentário


                              #44
                              Originalmente Colocado por diogomsl Ver Post
                              Eu próprio não consigo detectar se o carro faz regeneração ou não. Ponto. Não sou daqueles que andam sempre com o olho no consumo instantâneo, muitas da vezes até ando com o CB fora dessa opção.
                              Nao sei como foi a tua experiencia com a Focus mk2, mas eu com a mk2.5, nao consigo perceber quando ela esta ou nao a fazer regeneraçao. A unica pista que tenho, é que ja notei que em AE, por vezes, o consumo instantaneo dispara sem razao aparente, a ultima vez foi na A2 numa recta, ia entre os 140-150 e os consumos normalmente sao entre os 7-7.5 e notei consumos de 9.8-12L isto durante uns km e depois normalizou.

                              Antes de desligar a carrinha, e como a deixo sempre um bocado ao ralenti por causa do turbo, o consumo instantaneo é o normal, 0.2-0.5.

                              Comentário


                                #45
                                Como o Visitante referiu, há marcas/modelos de viaturas que tem um injector próprio, só para a FAP/DPF.

                                Ou ainda, outros que em vez de proceder à regeneração aos típicos 650ºC, fazem-no aos 400ºC. Isto graças ao líquido que se mistura, o tal EOLYS.

                                Vantagem de proceder à queima a mais baixa temperatura, é para evitar as situações em que se faça pequenos percursos e haja os cortes de regenerações.

                                Ainda há (poucos, mas há), viaturas que tem a dita luzinha a avisar.

                                Aqui fica a seguir, o colocado no tópico das FAP. Sendo que, fica no 3º parágrafo a menção do dito injector próprio (por exemplo).

                                Mais de como funciona em certos modelos e porquê de alguns nem se darem por ela:

                                Filtre à particules

                                Il n'aime pas la ville

                                Depuis le 1er janvier 2011, le FAP est obligatoire sur les diesels neufs. Cette aubaine pour l’environnement peut se transformer en piège pour vous si vous faites principalement des parcours urbains. Explication.

                                Le FAP est conçu pour stocker les particules toxiques résultant de la combustion incomplète du gazole, puis les brûler lorsqu’il est plein. C’est le processus de régénération. Pour ce faire, les constructeurs déclenchent une injection supplémentaire de gazole très tard dans le cycle de combustion. Ce carburant finit de se consumer jusque dans le filtre, éliminant ainsi les particules. Ce processus ne prend qu'une vingtaine de minutes. Mais en ville, donc aux bas régimes, les gaz d'échappement dépassent à peine les 400°C, alors qu'il faut au moins 600°C pour brûler les particules. Dans ce cas, quand le FAP est plein, l'électronique multiplie les injections tardives afin de tenter de régénérer le filtre. Outre l’augmentation de la consommation, ce gazole supplémentaire injecté peut finir par couler le long des cylindres pour terminer dans l’huile, dont il diminue le pouvoir lubrifiant. Vous devrez donc réduire les intervalles - parfois tous les 1.500 km - entre les vidanges (entre 60 et 100 €).

                                Dans le pire des cas, si vous ne quittez quasiment jamais la ville, ce gazole provoquera l’élévation du niveau d’huile, pouvant conduire le moteur à entrer en autocombustion, avec un emballement de régime qui provoquera sa destruction (coût : plus de 5.000 €). Pour éviter ces soucis quand le calculateur moteur ne parvient pas à régénérer le FAP, un voyant symbolisant le filtre s’allume au tableau de bord. Dans ce cas, ne coupez pas votre moteur, roulez à un régime supérieur à 2.000 tr/mn, autour de 100 km/h, jusqu’à l’extinction du voyant qui signifie la fin de la régénération. Si le voyant ne s’éteint pas, allez chez votre concessionnaire pour une régénération forcée (70 €) ou un nettoyage “mécanique” (démontage et nettoyage sous pression, 150 €), voire un changement du FAP (de 500 à 3.000 €).


                                Les frais d’entretien et de réparation seront à votre charge, même sous garantie. La plupart des constructeurs considéreront que vous n’avez pas respecté les préconisations de leur notice d’utilisation. Hors, certains (Renault et Dacia notamment) et d’autres sur des modèles plus anciens (Twingo, 207, Zafira…) ne font pas mention de ces dangers ni d’éventuelles recommandations. Un manquement à l’obligation d’information inadmissible et annonciateur de batailles juridiques entre automobilistes et SAV. À noter que sur ses HDi, PSA utilise un additif qui, ajouté au carburant, abaisse la température de combustion des suies de 650 à environ 400 °C, ce qui limite ce problème en usage ville. En outre, quelques constructeurs utilisent un injecteur supplémentaire, dédié aux injections tardives, situé directement dans la ligne d’échappement (Renault dCi, Ford 2.0 TDCi, Toyota sauf 1.4 D-4D). Si cela ne règle pas le problème des températures trop basses, au moins le gazole ne coule pas dans l’huile.

                                in: Filtre à particules - Il n'aime pas la ville - Actualités - L'Automobile Magazine
                                in: http://forum.autohoje.com/boxes/8313...post1067000276
                                Editado pela última vez por nto; 12 December 2012, 16:21. Razão: Correcção ortográfica

                                Comentário


                                  #46
                                  Como também indicado, há que conhecer a viatura e estar atento.

                                  Mais ainda:

                                  Originalmente Colocado por Afcivic Ver Post


                                  in: http://forum.autohoje.com/forum-gera...post1065788948

                                  in: http://forum.autohoje.com/boxes/8313...post1067000289

                                  Comentário


                                    #47
                                    Originalmente Colocado por nto Ver Post
                                    Como o Visitiante referiu, há marcas/modelos de viaturas que tem um injector próprio, só para a FAP/DPF.

                                    É possível saber, modelo a modelo ou marca a marca, se este injector extra está presente ou não?

                                    Comentário


                                      #48
                                      Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                                      É possível saber, modelo a modelo ou marca a marca, se este injector extra está presente ou não?

                                      No caso do dito artigo, fala nos motores DCI da Renault, do 2.0 TDCI montado no Ford Mondeo e dos motores Toyota à excepção do 1.4 D-4D.

                                      Mas mais motores há, agora encontrar uma lista que refira isso, é que é mais complicado.
                                      Editado pela última vez por nto; 12 December 2012, 16:27.

                                      Comentário


                                        #49
                                        Então o injector suplementar é melhor?

                                        Comentário


                                          #50
                                          Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                          Originalmente Colocado por diogomsl Ver Post
                                          1.3 ou 1.7 CDTi?
                                          ou 1.9 ?
                                          Ou uma 1.4i como a minha?

                                          Que racismo contra os motores a gasolina

                                          Comentário


                                            #51
                                            Originalmente Colocado por Fraga Ver Post
                                            Ou uma 1.4i como a minha?

                                            Que racismo contra os motores a gasolina
                                            Fraga, os motores a gasolina não têm FAP (vê o título)......já agora, sorte a tua.

                                            Comentário


                                              #52
                                              Originalmente Colocado por diogomsl Ver Post
                                              ).


                                              Não percebi esta parte, explica de novo por favor.
                                              Os FAP "enchem-se" relativamente rápido até precisarem de uma limpeza/regeneração, nenhum FAP faz milhares de km (6 ou 7k km) sem regeneração, quanto muito se fizeres pouca cidade fará umas centenas largas, caso leve com muita cidade ele pode tentar regenerar tão cedo como a cada 200 ou 300km (ou ainda menos)

                                              Comentário


                                                #53
                                                Originalmente Colocado por elbmurcs220 Ver Post
                                                Então o injector suplementar é melhor?
                                                É muito melhor, poupa bastante combustível vs o estar a injectar gasóleo no próprio motor entre ciclos dos cilindros, evita a problemática da velocidade e falha nas regenerações e não costumam dar problemas.

                                                Desvantagem: dinheiro. São mais caros, mais complexos, custam mais a fazer e a trocar. Numa época em que até na espessura do plástico os construtores poupam estes FAP têm tendência a ser substituídos pelos mensais simples. Ainda que os sistemas sejam ligeiramente distintos o melhor é o da Lexus/Toyotas de grande cilindrada

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Originalmente Colocado por Visitante Ver Post
                                                  Os FAP "enchem-se" relativamente rápido até precisarem de uma limpeza/regeneração, nenhum FAP faz milhares de km (6 ou 7k km) sem regeneração, quanto muito se fizeres pouca cidade fará umas centenas largas, caso leve com muita cidade ele pode tentar regenerar tão cedo como a cada 200 ou 300km (ou ainda menos)
                                                  Só que é muito difícil uma regeneração em cidade, visto que há o para arranca, não há uma velocidade constante e o motor não consegue manter uma temperatura acima dos 600ºC.
                                                  A minha Focus leva com muita cidade no lombo, em 2000kms mensais, só faz 500kms sensivelmente de AE, e são períodos de entrada e saída (VCI e Via Norte).

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Originalmente Colocado por nto Ver Post
                                                    No caso do dito artigo, fala nos motores DCI da Renault, do 2.0 TDCI montado no Ford Mondeo e dos motores Toyota à excepção do 1.4 D-4D.

                                                    Mas mais motores há, agora encontrar uma lista que refira isso, é que é mais complicado.

                                                    Sim, já vi menções mais ou menos genéricas como as que apontaste, mas gostava de saber mais em detalhe. Como tenho um carro com um motor algo raro por cá (Kia/Hyundai 1.4 CRDI) estava especialmente interessado neste e nunca vi menção alguma.

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Obrigado pelas respostas que têm dado a este tópico.
                                                      Já agora e por curiosidade, alguém sabe-me dizer se um Yaris 1.4D 07/2009, tem filtro de particulas

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Originalmente Colocado por antoniob Ver Post
                                                        Obrigado pelas respostas que têm dado a este tópico.
                                                        Já agora e por curiosidade, alguém sabe-me dizer se um Yaris 1.4D 07/2009, tem filtro de particulas
                                                        Numa pesquisa muito muito rápida pareceu-me que sim, pelo menos vi 2 indicações que tem. De 2008 em diante vai ser muito dificil encontrares diesel sem filtro de particulas. Posso estar enganado mas recordo-me vagamente de ter lido em algum sitio que em meados de 2010 já não se vendia nenhum diesel sem FAP (posso estar equivocado)

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Fap

                                                          Boa tarde.
                                                          Tenho um Astra Caravan 1.7 Cdti Ecoflex 2010 que está com 55000km.
                                                          Faz regeneração muitas vezes em virtude do meu tipo de utilização diária: 2km de manhã, paro + 1km almoço, paro + 1km almoço, paro + 2km ao final do dia e paro!
                                                          A semana passada acendeu a chave de manutenção. Desliguei a ignição e voltei a ligar e já não voltou a acender.
                                                          Hoje de manhã, acendeu a luz de aviso de saturação do FAP...!!!
                                                          Esta situação já aconteceu antes. Fui à Opel e forcaram a regeneração e tal... desconfiavam de um sensor de temperatura na linha do escape, mas aquilo passou até hoje.
                                                          Falta cerca de um mês para a revisão anual.
                                                          Não sei se vou à Opel, mandar ver o que se passa de novo ou se espero até à revisão... até pode ser que se apague até lá.
                                                          Alguém sabe se fazer uma viagem em AE a puxar, pode ajudar a descongestionar a treta do FAP e com isso conseguir apagar o irritante aviso?
                                                          Tenho sempre atenção para não interromper os ciclos embora no inicio o tenha feito algumas vezes por não ter ainda essa sensibilidade de perceber o momento em que estava a decorrer a queima.
                                                          Avisos e recomendações, aceitam-se e são bem-vindas.
                                                          Obrigado.

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            No teu caso, com viagens tão curtas, diria que o problema nem é interromperes as regenerações... é mesmo elas nem terem oportunidade de se iniciarem por nunca atingir a temperatura necessária.
                                                            Se fizeres alguns kms em AE, nem precisa de ser a puxar muito (aí pelas 2500 rpm), é capaz de te descongestionar o FAP. Mas com este tipo de ciclo de condução é apenas uma medida temporária.
                                                            Editado pela última vez por joaopmsantos; 16 April 2014, 17:48.

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Infelizmente tens um carro que não é indicado para a utilização que lhe dás. O melhor que tens a fazer, é 1 vez a cada 15 dias, vais dar uma volta maior e fazer com que o FAP regenere. Podes estar a incorrer em riscos de gastar uns bons €....

                                                              Para comparação, e tenho eu uma carrinha igual à tua mas de 2009, já levo 227 mil kms sem nunca ter visto luz do FAP. Além da qualidade do óleo, de cumprir o plano (1 ano ou 30 mil Kms) tenho os devidos cuidados quando a regeneração inicia.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X