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VW 1.6 - é fiável?

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    #31
    Originalmente Colocado por Turbofan Ver Post
    Sabes o código do 1.6 no A4 B7 é o mesmo do Passat B6?

    Indicação que tenho, é que o A4 B7 (e B6 também), tem o motor com o código ALZ.

    Comentário


      #32
      Originalmente Colocado por mcabral Ver Post
      Envergonha em que aspecto? Performance? Pudera...são montados em carros de "papel" (exagero)...

      Estamos a falar de carros do segmento d, onde nem estou a ver nenhum honda que use esse tal 1.5...
      Mas ves golfs que usam esse 1.6 , e comparando nem consumos nem potencia , nem desenvolvimento chegam ao patamar do 1.5 da honda .

      Se falarmos em segmento D a honda tem diversas cilindradas .Como tal o 1.6 vtec de 110cvs

      Peso sim peso nao o 1.6 da vag que continuo a dizer é bom e nao excelente pois existe outros motores bem mais capazes .

      Comentário


        #33
        Originalmente Colocado por Miguelspc Ver Post
        Mas ves golfs que usam esse 1.6 , e comparando nem consumos nem potencia , nem desenvolvimento chegam ao patamar do 1.5 da honda .

        Se falarmos em segmento D a honda tem diversas cilindradas .Como tal o 1.6 vtec de 110cvs

        Peso sim peso nao o 1.6 da vag que continuo a dizer é bom e nao excelente pois existe outros motores bem mais capazes .
        A que honda do segmento d te referes com o 1.6, o accord?

        Tentei pesquisar no spritmonitor e não aparece nada de jeito. De qualquer forma o consumo médio do 1.6 102cvs num A4, por exemplo:
        6,33 8,14 11,09
        Também já andei com um 1.5 de 115cvs num civic e não deslumbra. O motor pode ser muito bom mas sem uma caixa competente não faz grande coisa.

        Se queres comparar apenas motores, sim, podemos dizer que um honda 1.5 ou 1.6 até é excelente e um vag 1.6 apenas bom. A questão é que não compramos apenas o motor, atrás dele vem uma caixa de velocidade e um carro, e nesses pontos a Honda perde, daí eu dizer que o 1.6 vag é excelente num todo, porque ninguém compra só um motor. Por outro lado, também digo que um 1.5 ou 1.6 da honda são excelentes (que são), mas perdem no que está à volta deles.

        Comentário


          #34
          Originalmente Colocado por Miguelspc Ver Post
          Mas ves golfs que usam esse 1.6 , e comparando nem consumos nem potencia , nem desenvolvimento chegam ao patamar do 1.5 da honda .

          Se falarmos em segmento D a honda tem diversas cilindradas .Como tal o 1.6 vtec de 110cvs

          Peso sim peso nao o 1.6 da vag que continuo a dizer é bom e nao excelente pois existe outros motores bem mais capazes .
          O 1.5 VTEC pode ganhar em consumos, mas em termos de andamento... em termos de recuperaçoes o Golf acredito que tenha mais folgo, basta ver que o Civic tem o maximo binario as 5200rpm e o 1.6 SR as 3800rpm, para alem do Civic ter caixa longa.

          Comentário


            #35
            Tem caixa longa sim mas na 5ª relaçao

            É relativamente facil cortar 4ª aos 210 as 7200rpm .

            Em recuperaçoes sim é provavel que perca , mas de resto o motor da honda é bem superior ao vag 1.6 , e isto sem inserir os 1.6 vtec 160 que nao vale apena .

            E de notar que o 1.5 da honda recorre meramente a um SOHC de 16v

            Comentário


              #36
              Ainda nao percebi em que pontos é superior.

              O 1.6 vag faz mais de 8000rpm (nao corta) e tambem passa os 200kmh.

              tem binário mais disponível e é mais agradável de conduzir.

              pelo que consegui apurar as diferenças de consumo nao sao significativas.

              onde vês essa superioridade tão evidente?

              Comentário


                #37
                Originalmente Colocado por mcabral Ver Post
                Ainda nao percebi em que pontos é superior.

                O 1.6 vag faz mais de 8000rpm (nao corta) e tambem passa os 200kmh.

                tem binário mais disponível e é mais agradável de conduzir.

                pelo que consegui apurar as diferenças de consumo nao sao significativas.

                onde vês essa superioridade tão evidente?
                O 1.6 VAG faz 8000rpm?

                Comentário


                  #38
                  Mais de 8000 rpm o 1.6 da vag ? realmente a vag é a melhor do mundo tem os super tdis e agora estes 1.6 atmosfericos de 100cvs e a fazer mais de 8000 rpm

                  Video disso

                  Já é melhor que qualquer honda lool

                  E agora ainda mando mais um aposta , fazer mais de 8000 rpm ( que nao me acredito ) e a so tem meramente 100 cavalitos ??
                  Editado pela última vez por Miguelspc; 04 January 2013, 02:29.

                  Comentário


                    #39
                    Quem chamou as rpm para a conversa nao fui eu...

                    O objectivo nao é medir pilinhas mas sim desmistificar que os motores honda sao o supra sumo. Eu tenho honda...

                    continuas sem apontar as características que tornam o motor honda excelente e o vag num nível inferior, é isso que estamos a discutir.

                    embora eu veja sempre o pack completo, carro e motor.

                    Comentário


                      #40
                      Originalmente Colocado por Drifter Ver Post
                      O 1.6 VAG faz 8000rpm?
                      passa... Nao é aconselhável andar lá muito tempo, mas faz.

                      Comentário


                        #41
                        a grande diferença entre esses 2 motores é que numa utilização dita normal alternando baixos e medios regimes o 1.6 vw é mais agradavel de utilizar pois é mais disponivel nessa faixa de utilização.
                        o motor 1.5 honda á semelhança de outros da marca só mostra a sua força em altos regimes,até lá é algo amorfo.

                        Comentário


                          #42
                          Originalmente Colocado por mcabral Ver Post
                          Quem chamou as rpm para a conversa nao fui eu...

                          O objectivo nao é medir pilinhas mas sim desmistificar que os motores honda sao o supra sumo. Eu tenho honda...

                          continuas sem apontar as características que tornam o motor honda excelente e o vag num nível inferior, é isso que estamos a discutir.

                          embora eu veja sempre o pack completo, carro e motor.

                          depois de alguns infelizes eventos com motores vag a diesel, e muito recentemente também a gasolina, diria que a Honda utilizar melhores ligas de ferro e alumínio nos componentes internos do motor, além de ter decerto um melhor controle de qualidade.

                          estou a falar de um modo geral claro.

                          Comentário


                            #43
                            Originalmente Colocado por FilipeDiass Ver Post
                            depois de alguns infelizes eventos com motores vag a diesel, e muito recentemente também a gasolina, diria que a Honda utilizar melhores ligas de ferro e alumínio nos componentes internos do motor, além de ter decerto um melhor controle de qualidade.

                            estou a falar de um modo geral claro.
                            Percebo o que dizes, mas a qualidade dos materiais do motor não será muito perceptivel na condução.

                            Estou com o joaobras (e porque já experimentei os dois motores), o vag é muito mais agradável de conduzir em toda a faixa de rpm, enquanto o honda só entusiasma la em cima, é um motor mais pontudo. São ambos excelentes motores e não consigo mesmo dizer que um é assim tão melhor que o outro.

                            Comentário


                              #44
                              Originalmente Colocado por mcabral Ver Post
                              Percebo o que dizes, mas a qualidade dos materiais do motor não será muito perceptivel na condução.

                              Estou com o joaobras (e porque já experimentei os dois motores), o vag é muito mais agradável de conduzir em toda a faixa de rpm, enquanto o honda só entusiasma la em cima, é um motor mais pontudo. São ambos excelentes motores e não consigo mesmo dizer que um é assim tão melhor que o outro.

                              nem sei que motores estavam a comparar!

                              estava só a me referir à qualidade dos motores.
                              em conduçãoo, claro que não se sente nada disso, só mesmo em possíveis avarias

                              Comentário


                                #45
                                Andei a ver no youtube e golf 1.6 fsi vai as 6500 e pouco mais ...

                                O motor honda com menos cilindrada desenvolve mais uns cavalitos , mais resistente , mais economico , modo de 12v para 16v .

                                Comentário


                                  #46
                                  Originalmente Colocado por Miguelspc Ver Post
                                  Andei a ver no youtube e golf 1.6 fsi vai as 6500 e pouco mais ...

                                  O motor honda com menos cilindrada desenvolve mais uns cavalitos , mais resistente , mais economico , modo de 12v para 16v .

                                  Realmente o honda tem mais cavalos e é mais económico (neste ponto a diferença não será mais de 1 litro). Mais resistente não consigo apurar...

                                  Mas nos que experimentei o conjunto motor+caixa do vag era bem mais eficaz por ser mais curta, enquanto o honda demorava mais a desenvolver.

                                  Se conseguir o video com as 8k rpm do 1.6 vag venho aqui colocar, se o dono deixar. Eu que estava dentro do carro, tive de olhar 2x para ter a certeza que estava a ver bem.

                                  Comentário


                                    #47
                                    Originalmente Colocado por Miguelspc Ver Post
                                    Andei a ver no youtube e golf 1.6 fsi vai as 6500 e pouco mais ...

                                    O motor honda com menos cilindrada desenvolve mais uns cavalitos , mais resistente , mais economico , modo de 12v para 16v .
                                    Nao posso concordar com isto, tanto um como outro têm provas dadas de fiabilidade. Quanto aos cavalos, pode ter mais 14cv, mas a nivel de prestaçoes a coisa anda ela por ela, para alem do VAG ser mais disponivel.

                                    Sao 2 motores excelentes, fiaveis e de baixa manutençao

                                    Comentário


                                      #48
                                      Originalmente Colocado por Miguelspc Ver Post
                                      Andei a ver no youtube e golf 1.6 fsi vai as 6500 e pouco mais ...

                                      O motor honda com menos cilindrada desenvolve mais uns cavalitos , mais resistente , mais economico , modo de 12v para 16v .
                                      1.6 FSI?? não estarás a fazer confusão?? é que o 1.6fsi têm 115cv e é 16v alem de ser de injecção directa.
                                      é que o motor que estavam a falar era o 1.6 8V de 101cv

                                      Comentário


                                        #49
                                        Já nao sei qual 1.6 andam a falar

                                        Mas tanto o 1.6 fsi como o 1.6 8v nao farao mais de 8000 rpm ! E se fizerem nao retirarao nenhum proveito pois teem potencia maxima á volta das 6500 +/- e o 8v se calhar menos .

                                        Pelos videos nao vejo nada de mais de 8000 rpm

                                        No fsi é injeçao directa mesmo ? ou é injeçao indirecta multiponto ??

                                        A caixa pode ser curta no golf , mas eu gosto por acaso da caixa S40 no civic embora a 5ª velocidade só esteja lá para economia mais nada , só se metesse turbo para dar os 280 que permite a 5ª relaçao

                                        Mas pode se sempre meter a caixa S20 que é bem mais curta neste motor do civic .

                                        E se falarem no 1.6 8v até o fiesta ou punto sport fazem melhor figura

                                        Comentário


                                          #50
                                          Originalmente Colocado por Miguelspc Ver Post
                                          Já nao sei qual 1.6 andam a falar

                                          Mas tanto o 1.6 fsi como o 1.6 8v nao farao mais de 8000 rpm ! E se fizerem nao retirarao nenhum proveito pois teem potencia maxima á volta das 6500 +/- e o 8v se calhar menos .

                                          Pelos videos nao vejo nada de mais de 8000 rpm

                                          No fsi é injeçao directa mesmo ? ou é injeçao indirecta multiponto ??

                                          A caixa pode ser curta no golf , mas eu gosto por acaso da caixa S40 no civic embora a 5ª velocidade só esteja lá para economia mais nada , só se metesse turbo para dar os 280 que permite a 5ª relaçao

                                          Mas pode se sempre meter a caixa S20 que é bem mais curta neste motor do civic .

                                          E se falarem no 1.6 8v até o fiesta ou punto sport fazem melhor figura

                                          O FSI é mesmo de injecção directa.

                                          Já agora e colocado na página anterior:


                                          Originalmente Colocado por nto Ver Post
                                          Como já referido, o motor 1.6 de 102cv do Passat B6/3C é uma evolução do motor que o Passat B5.5/3BG (com 102cv), que por sua vez, este é uma evolução do 1.6 do Passat B5/3B (com 101cv).

                                          Ora para perceber melhor:

                                          Passat B6/3C = 102cv, 1595cc/8válvulas e 148Nm às 3800RPM, com códigos de motor: BSE/BSF e CCSA

                                          Passat B5.5/3BG = 102cv, 1595cc/8 válvulas e 148Nm às 3800RPM, com código de motor: ALZ

                                          Passat B5/3B = 101cv, 1595cc/8 válvulas e 140Nm às 3800RPM, com código de motor: ADP / AHL / ARM / ANA


                                          Sendo que o Passat 3C, ainda tem o já indicado 1.6 FSI de 115cv (1598cc/16 válvulas e 155Nm às 4000RPM, com código de motor: BLF/BLP

                                          in: http://forum.autohoje.com/forum-gera...post1067037468
                                          Editado pela última vez por nto; 05 January 2013, 02:13.

                                          Comentário


                                            #51
                                            Porreiro mas poderia fazer melhor ao motor e debitar ainda mais uns cavalitos , se be que aumentou 15cvs dos 100 do 1.6 16v .

                                            Se o civic 1.5 tivesse igualmente injeçao directa sempre teria uns 130 cavalitos

                                            Comentário


                                              #52
                                              Originalmente Colocado por Miguelspc Ver Post
                                              Porreiro mas poderia fazer melhor ao motor e debitar ainda mais uns cavalitos , se be que aumentou 15cvs dos 100 do 1.6 16v .

                                              Se o civic 1.5 tivesse igualmente injeçao directa sempre teria uns 130 cavalitos

                                              O 1.6 (1595cc) que tem 101cv ou 102cv (dependendo da versão), são 8 válvulas.

                                              Somente o 1.6 FSI (1598cc) é que é 16 válvulas.

                                              Comentário


                                                #53
                                                Mas o golf 4 vinha com o 1.6 de 16v e nao é FSI

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Originalmente Colocado por Miguelspc Ver Post
                                                  Mas o golf 4 vinha com o 1.6 de 16v e nao é FSI

                                                  As motorizações que coloquei acima, foram as presentes no Passat, que era essa a viatura que autor do tópico estava interessado.

                                                  Em todo o caso, como referes o Golf IV, o mesmo com o 1.6 16V tinha 105cv.

                                                  Sendo que o GolF IV também teve o 1.6 de 8V e o 1.6 FSI (que no caso, tinha 110cv).

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Originalmente Colocado por Miguelspc Ver Post
                                                    Já nao sei qual 1.6 andam a falar

                                                    Mas tanto o 1.6 fsi como o 1.6 8v nao farao mais de 8000 rpm ! E se fizerem nao retirarao nenhum proveito pois teem potencia maxima á volta das 6500 +/- e o 8v se calhar menos .

                                                    Pelos videos nao vejo nada de mais de 8000 rpm

                                                    No fsi é injeçao directa mesmo ? ou é injeçao indirecta multiponto ??

                                                    A caixa pode ser curta no golf , mas eu gosto por acaso da caixa S40 no civic embora a 5ª velocidade só esteja lá para economia mais nada , só se metesse turbo para dar os 280 que permite a 5ª relaçao

                                                    Mas pode se sempre meter a caixa S20 que é bem mais curta neste motor do civic .

                                                    E se falarem no 1.6 8v até o fiesta ou punto sport fazem melhor figura
                                                    Deixa-te disso. Tive o 1.6 num toledo de 1999, a minha Mãe teve um fiesta 1.2 16v de 1996, a minha Maria andou com um fiesta dos novos 1.2 durante uma semana. E dito isto, a minha resposta a esta declaração (punto à parte porque não o experimentei, apesar de achar que será semelhante ao fiesta), é simples: nem por sonhos isto é o que eu constatei. E alguns regimes, devido à diferença de peso, até se pode assemelhar, mas de um modo geral o 1.6 é que fica a ganhar.

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Disse isso porque foi o que constatei , por acaso encontrei um video no youtube mas na versao 1.6 16v no golf , em ponta claro que ganha o golf

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Olha um charuto...

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Miguel, o que é que viste no video, que eu não vi?

                                                          Repara, estamos a discutir diferenças pequenas. Um é mais leve, mais rotativo, mas menos potente e acaba por ser parecido com o outro. No uso diário em condução desportiva, diria que em cidade é muito mais engraçado conduzir um 1.2 16v, e em estrada aberta, apostaria no 1.6 (lógico que falo por experiência). Lembro, p.e, nos registos de aceleração 0-100, o toledo fazia menos 1 seg que o fiesta (acho que era 11.5 para 12.7, salvo erro, mas não tenho os valores à minha frente para comprovar; curiosidade o toledo veio substituir uma banheira super confortável que fazia 13.5 dos 0-100, e era uma diferença de andamento muito consideravel - mondeo 1.6 16v de 90cv).

                                                          O que dizia em cima, é que o 1.6 (8v que é o que conheço) não faz pior figura que os outros, e se o tiveres montado no ibiza (como aconteceu), então a podes ainda tirar mais partido desse motor.

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Bom, o Passat já cá mora, o motor parece-me excelente(não é nenhum G40 ou G60, mas é suave, linear, silencioso e é potente q.b.).

                                                            Essa comparação com o Fiesta 1.2 faz-me rir, desculpem lá...conduzi algum tempo esse Fiesta, mexe-se bem, mas bolas!! não há comparação possível entre os 2 motores.

                                                            Estrada aberta então...como dizem nuestros hermanos : no hay color!


                                                            *

                                                            Uma vez mais, muito obrigado a todos pelas V/ opiniões, experiência e conhecimento!

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Boa compra!

                                                              Comentário

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