Uma coisa que nunca percebi foi o facto de marcas como a BMW e a Mercedes terem abandonado a colocação dos botões dos vidros junto à alavanca da caixa de velocidades para os colocarem nas portas. Nunca percebi o porquê. Para mim faz muito mais sentido na consola central em vez de colocado nas portas.
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"Manias" e pormenores sem sentido das marcas automóveis
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Originalmente Colocado por jomaso Ver PostUma coisa que nunca percebi foi o facto de marcas como a BMW e a Mercedes terem abandonado a colocação dos botões dos vidros junto à alavanca da caixa de velocidades para os colocarem nas portas. Nunca percebi o porquê. Para mim faz muito mais sentido na consola central em vez de colocado nas portas.
Eu por exemplo acho que o sítio deles é nas portas.
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eu também não achei muita graça a essa alteração.
era tradição da marca e foi alterada sem necessidade.
alguns dizem que quanto menos botões mais simples fica de operar... talvez sim, mas andar á procura nos menus do CB acaba por ser mais perigoso, acho eu
tal como a haste do pisca/limpa vidros que é uma só e qualquer dia fazem duas só para serem iguais aos outros
Originalmente Colocado por jomaso Ver PostUma coisa que nunca percebi foi o facto de marcas como a BMW e a Mercedes terem abandonado a colocação dos botões dos vidros junto à alavanca da caixa de velocidades para os colocarem nas portas. Nunca percebi o porquê. Para mim faz muito mais sentido na consola central em vez de colocado nas portas.
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Originalmente Colocado por jomaso Ver PostUma coisa que nunca percebi foi o facto de marcas como a BMW e a Mercedes terem abandonado a colocação dos botões dos vidros junto à alavanca da caixa de velocidades para os colocarem nas portas. Nunca percebi o porquê. Para mim faz muito mais sentido na consola central em vez de colocado nas portas.
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Originalmente Colocado por jomaso Ver PostA partir do momento em que te obriga a tirar a mão esquerda do volante, não consigo perceber...
Contudo, não me parece nada estranho. A mão direita deixa o volante (caixa manual) para passagens de caixa por um curto período, pelo que os comandos a implicar tirar a mão esquerda do volante acabam por não ser nada estranho. Os comandos dos espelhos retrovisores também estão na porta, ficou tudo ali.
Por outro lado, também é certo que estando comandos usados com bastante frequência como o AC, som etc. do lado direito, acabava por ser natural agrupar tudo na consola central. Ainda para mais muitos condutores têm o habito de ir com a mão sobre o manípulo das mudanças e com o braço no apoio.
Terá sido por uma questão economicista? Ou apenas de alinhamento com a maioria?
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Originalmente Colocado por Alfetta Ver PostA minha é uma SW de 2010. No plafonier não tem botão para abrir a bagageira.
Julgo que desde 2009, os 159 passaram a abrir a bagageira pelo exterior, bastando carregar no logo Alfa Romeo na traseira e com isto devem ter anulado o botão interior.
Existe também, a opção de abrir com o comando da chave.
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Os estudos sobre ergonomia/segurança automóvel realmente mostram que devemos ter o máximo de comandos na zona central do carro (fora os que são acessíveis sem tirar as mãos do volante tipo haste dos piscas). Julgo que a passagem dos comandos de abertura dos vidros para as portas serve sobretudo para cortar nos custos.
Já quanto à profusão de botões físicos vs menus tácteis, a investigação tem demonstrado que é sempre preferível aceder às funções com o mínimo de cliques possível, seja em botões físicos, seja em menus. Por isso é que a solução de aceder a uma função directamente num botão físico (ou seja, num só clique) é preferível a aceder aceder em menus com 2 ou mais cliques. Mas claro que uma vez mais entram aqui factores financeiros e de gestão de custos. Além disso também não convém complicar demasiado um painel com botões em exagero.
A situação ideal seria poder aceder às funções directamente com um só clique num botão físico que nos dê um bom feedback táctil, ajudado por feedback sonoro e confirmação de activação/desactivação da função na consola em frente ao condutor. E que esse botão esteja acessível sem ter que esticar os braços e de preferência que permita aceder com o punho ou o cotovelo assente numa base fixa. Mas isso é o ideal. Na realidade é preciso fazer muitos compromissos.
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Por acaso não vou muito à bola com os ecrãs tácteis, acho que não é nada prático.
Quando ando com a Leon, prefiro manusear o rádio e o Bluetooth no CB no quadrante através dos comandos do volante do que usar o Touch-Screen.
Para mim a solução do joystick junto ao travão de mão/manete das mudanças à lá Bmw/Mercedes é a solução mais interessante, visto que com o braço no apoio consigo manusear tudo.
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Originalmente Colocado por 33Stradale Ver PostOs estudos sobre ergonomia/segurança automóvel realmente mostram que devemos ter o máximo de comandos na zona central do carro (fora os que são acessíveis sem tirar as mãos do volante tipo haste dos piscas). Julgo que a passagem dos comandos de abertura dos vidros para as portas serve sobretudo para cortar nos custos.
Já quanto à profusão de botões físicos vs menus tácteis, a investigação tem demonstrado que é sempre preferível aceder às funções com o mínimo de cliques possível, seja em botões físicos, seja em menus. Por isso é que a solução de aceder a uma função directamente num botão físico (ou seja, num só clique) é preferível a aceder aceder em menus com 2 ou mais cliques. Mas claro que uma vez mais entram aqui factores financeiros e de gestão de custos. Além disso também não convém complicar demasiado um painel com botões em exagero.
A situação ideal seria poder aceder às funções directamente com um só clique num botão físico que nos dê um bom feedback táctil, ajudado por feedback sonoro e confirmação de activação/desactivação da função na consola em frente ao condutor. E que esse botão esteja acessível sem ter que esticar os braços e de preferência que permita aceder com o punho ou o cotovelo assente numa base fixa. Mas isso é o ideal. Na realidade é preciso fazer muitos compromissos.
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Originalmente Colocado por jomaso Ver PostUma coisa que nunca percebi foi o facto de marcas como a BMW e a Mercedes terem abandonado a colocação dos botões dos vidros junto à alavanca da caixa de velocidades para os colocarem nas portas. Nunca percebi o porquê. Para mim faz muito mais sentido na consola central em vez de colocado nas portas.
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Originalmente Colocado por Vanquish Ver PostPara a malta poder falar mal da colocação dos botões de abertura dos vidros do Saxo!
Os do Saxo e os do Rover 200, para mim, estava mal colocados. Os do e34 também não estavam perfeitos, já os do w202 estão na mouche.
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Originalmente Colocado por Ruie34 Ver PostMesmo colocando nas portas, há que saber achar o local adequado.
Originalmente Colocado por Ruie34 Ver PostOs do Saxo e os do Rover 200, para mim, estava mal colocados. Os do e34 também não estavam perfeitos, já os do w202 estão na mouche.
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Originalmente Colocado por Vanquish Ver PostConcordo.
Respeito, mas discordo. Após 4 anos e quase 180k kms com um Saxo, acho que estavam muito bem. Entre uma mudança e outra, desviavas a mão uns centímetros da alavanca e, sem tirar os olhos da estrada nem a mão esquerda do volante, abrias/fechavas os vidros.
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Originalmente Colocado por Vanquish Ver PostConcordo.
Respeito, mas discordo. Após 4 anos e quase 180k kms com um Saxo, acho que estavam muito bem. Entre uma mudança e outra, desviavas a mão uns centímetros da alavanca e, sem tirar os olhos da estrada nem a mão esquerda do volante, abrias/fechavas os vidros.
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Originalmente Colocado por Adams Ver PostMas qual é mesmo o problema de tirar a mão esquerda do volante?
É isso que gosto no w202. A rodear a alavanca tens os comandos dos 4 vidros, o botão de bloqueio dos traseiros e o comando dos espelhos retrovisores. É o método KISS a funcionar.
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Originalmente Colocado por Ruie34 Ver PostSimples. a mão direita já tem que sair para ir à alavanca das mudanças, ao rádio nos carros que não têm controlo no volante, e além disso tem mais espaço livre para se movimentar. Estares a colocar comandos de utilização frequente apenas ao alcance da mão esquerda não faz sentido.
É isso que gosto no w202. A rodear a alavanca tens os comandos dos 4 vidros, o botão de bloqueio dos traseiros e o comando dos espelhos retrovisores. É o método KISS a funcionar.
Faz-me mais confusão ter de me desencostar do banco para regular por exemplo o AC. Mas percebo que metendo tudo dentro de menus apenas ao alcance de um botão também deixava de ser prático.
Como em alguns sistemas de navegação, que tens a rodinha para seleccionar letra a letra o endereço.
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Originalmente Colocado por Adams Ver PostJá tinha constado isso, mas não me parece um atentado à ergonomia e à usabilidade.
Faz-me mais confusão ter de me desencostar do banco para regular por exemplo o AC. Mas percebo que metendo tudo dentro de menus apenas ao alcance de um botão também deixava de ser prático.
Como em alguns sistemas de navegação, que tens a rodinha para seleccionar letra a letra o endereço.
Tão estúpido como essa dos sistemas de navegação é o sistema mãos-livres da minha Megane III. Uma rodinha para seleccionar número a número e letra a letra . será que ninguém naquele departamento pensou que aquilo é altamente inseguro?
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Originalmente Colocado por Andre Ver PostOs comandos dos vidros acabaram por estar quase todos nas portas porque é mais intuitivo estarem no mesmo lado do vidro que queremos accionar.
A única razão para terem estado junto à caixa era exigir menos cablagem e ser uma solução mais barata.
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Originalmente Colocado por Ruie34 Ver PostIsso é porque tens os braços pequenos
Tão estúpido como essa dos sistemas de navegação é o sistema mãos-livres da minha Megane III. Uma rodinha para seleccionar número a número e letra a letra . será que ninguém naquele departamento pensou que aquilo é altamente inseguro?
Originalmente Colocado por omnibus Ver Postpois pois, botões no forro da porta.
E quando estão assim num sítio que nem carne nem peixe?
Eu estou sempre a abrir os vidros de trás!
E agora uma consideração parva...
Antes dos vidros eléctricos o manípulo para dar ao braço não estava também nas portas?
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Originalmente Colocado por Andre Ver PostOs comandos dos vidros acabaram por estar quase todos nas portas porque é mais intuitivo estarem no mesmo lado do vidro que queremos accionar.
A única razão para terem estado junto à caixa era exigir menos cablagem e ser uma solução mais barata.
A única justificação que encontro é que a determinada alturas as marcas acharam que era fashion encher também as portas com botões. Dava um ar mais techie.
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já em 1973 era assim
os W116 ( S ) já podiam trazer vidros elétricos e os comandos eram no mesmo lugar que os 202.
a partir do W203 foi sempre nas portas, na realidade esse conceito foi aplicado pela primeira vez no S de 1998 ( W220 ).
Originalmente Colocado por Ruie34 Ver PostSimples. a mão direita já tem que sair para ir à alavanca das mudanças, ao rádio nos carros que não têm controlo no volante, e além disso tem mais espaço livre para se movimentar. Estares a colocar comandos de utilização frequente apenas ao alcance da mão esquerda não faz sentido.
É isso que gosto no w202. A rodear a alavanca tens os comandos dos 4 vidros, o botão de bloqueio dos traseiros e o comando dos espelhos retrovisores. É o método KISS a funcionar.
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