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"Manias" e pormenores sem sentido das marcas automóveis
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Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
- Já falaram aí da luz interior e respectivo interruptor ao meio do carro, realmente não acho jeito nenhum.
- A chave de reserva não abre a mala por questões de segurança, no entanto podes ir aceder ao interior do veículo e abrires a mala no manípulo colocado para o efeito...
O primeiro acho interessante para iluminar em simultâneo os lugares traseiros. Nos meus dois carros, com a luz junto ao retrovisor, os lugares traseiros à noite são mais escuros que o castelo do Drácula.
No caso da bagageira do Corolla: não tens nas costas dos bancos, acessíveis pela mala, uns manípulos "lock" para desactivar a abertura dos bancos pelo interior?
O velhinho Carina II que anda lá em casa tem-nos e tem exactamente uma chave que não abre nem mala nem porta-luvas (a ideia, pouco usada cá, é poderes entregar essa chave a algum tipo de porteiro/arrumador num hotel ou restaurante, por exemplo, mantendo os teus pertences trancados).
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Originalmente Colocado por JGTB Ver PostEm relação à Renault, só tens razão em relação ao botão do cruise-control, que o colocam nos sítios mais absurdos. O satélite do rádio está colocado de forma perfeita e do lado onde aparece o rádio. Não faria sentido ser do lado esquerdo. O Joystick do GPS também é algo perfeitamente normal e que faz também todo o sentido.
Atualmente, podes queixar-te dos comandos do CC do Mégane III não serem iluminados.
A questão do Focus é um pormenor parvo, efetivamente.
Tens os carros japoneses que não têm os comandos das janelas e das portas iluminados.
O blue&me da Fiat só funciona nos comandos do volante. Ou seja, se o passageiro quiser mudar a música que está a dar na Pen, não consegue. Em alguns Fiat, os comandos do volante não mudam os postos de rádio programados.
O DNA dos Alfa Romeo não memoriza a última posição. Aliás, nos últimos Mito acho que isso já acontece.
Só os BMW ED arrancam em modo Eco Pro.
O Focus mk 2.5 não tem os botões do CC e outros iluminados. Ou conheces bem ou esquece...
No Polo Mark IV Facelift (Typ 9N3) o comando da regulação dos espelhos tem de estar para o lado de um dos espelhos, se não estes ficam com a resistencia ligada e aquecem... (desculpem o tipo de letra mas estou sempre tempo para estar a mudar isto)
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Originalmente Colocado por ClioII Ver PostO primeiro acho interessante para iluminar em simultâneo os lugares traseiros. Nos meus dois carros, com a luz junto ao retrovisor, os lugares traseiros à noite são mais escuros que o castelo do Drácula.
No caso da bagageira do Corolla: não tens nas costas dos bancos, acessíveis pela mala, uns manípulos "lock" para desactivar a abertura dos bancos pelo interior?
O velhinho Carina II que anda lá em casa tem-nos e tem exactamente uma chave que não abre nem mala nem porta-luvas (a ideia, pouco usada cá, é poderes entregar essa chave a algum tipo de porteiro/arrumador num hotel ou restaurante, por exemplo, mantendo os teus pertences trancados).
No caso do Corolla falo do manípulo mesmo para abertura da mala, colocado junto ao banco do condutor, junto ao do tampão do combustível...
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Originalmente Colocado por JoelM Ver Post
No Polo Mark IV Facelift (Typ 9N3) o comando da regulação dos espelhos tem de estar para o lado de um dos espelhos, se não estes ficam com a resistencia ligada e aquecem... (desculpem o tipo de letra mas estou sempre tempo para estar a mudar isto)
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Eu tambem tive um punto assim, agora a Peugeot, grande embirrancia minha que me causou decepção quando comprei o 3008, na zona do ar condicionado de noite não tem qualquer luz sinalizadora nos boto~es para ligar o mesmo e o mais engraçado é o modelo que lhe deu origem ( o 308) e que tem um painel exactamente igual tem. Isto causa constrangimento para ligar nem que seja o ventilador, depois deste ligado já temos iluminação
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Por acaso o meu carro não tem muitas manias parvas, como me parece comum nos Vag's da altura. Acho tudo suficientemente funcional.
Mas tem uma coisa que me irrita, é o visor dos kms e CB nunca se apagarem Está sempre a mostrar as horas e os kms do carro sem necessidade nenhuma, podiam apagar com a ignição.
No 307 lá de casa, esse já tem várias coisas que me chateiam, não consigo visualizar os dados do CB com o carro desligado, tenho de arrancar o motor para ver os dados, quando ligo a luz de cortesia interior da frente, a de trás também acende sem necessidade nenhuma. O AC Auto tem algumas manhas, o AUTO só funciona com AC ON, enquanto no Ibiza posso ter sofagem AUTO, nunca memoriza as saídas de ar selecionadas... Ah e primeiro que descobrisse a regulação da iluminação interior, é um botão no quadrante tipo o do reset aos kms parciais.
No 308 irrita-me aquele "modo poupança de energia", que ao fim de 10 ou 20 min dentro do carro com o rádio ligado, simplesmente desliga tudo e mais alguma coisa para poupar bateria. Eu sei que estou a gastar bateria, não há necessidade de me cortar a energia toda do carro.
O Megane III não suporto o botão do CC junto do travão de mão.
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Originalmente Colocado por JoelM Ver PostO Focus mk 2.5 não tem os botões do CC e outros iluminados. Ou conheces bem ou esquece...
Os das janelas de trás, por exemplo, se estiverem bloqueados (pelo condutor) estão apagados, mas se não estiverem bloqueados têm luz.
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Originalmente Colocado por Gmigas Ver PostPor acaso o meu carro não tem muitas manias parvas, como me parece comum nos Vag's da altura. Acho tudo suficientemente funcional.
Mas tem uma coisa que me irrita, é o visor dos kms e CB nunca se apagarem Está sempre a mostrar as horas e os kms do carro sem necessidade nenhuma, podiam apagar com a ignição.
No 307 lá de casa, esse já tem várias coisas que me chateiam, não consigo visualizar os dados do CB com o carro desligado, tenho de arrancar o motor para ver os dados, quando ligo a luz de cortesia interior da frente, a de trás também acende sem necessidade nenhuma. O AC Auto tem algumas manhas, o AUTO só funciona com AC ON, enquanto no Ibiza posso ter sofagem AUTO, nunca memoriza as saídas de ar selecionadas... Ah e primeiro que descobrisse a regulação da iluminação interior, é um botão no quadrante tipo o do reset aos kms parciais.
No 308 irrita-me aquele "modo poupança de energia", que ao fim de 10 ou 20 min dentro do carro com o rádio ligado, simplesmente desliga tudo e mais alguma coisa para poupar bateria. Eu sei que estou a gastar bateria, não há necessidade de me cortar a energia toda do carro.
O Megane III não suporto o botão do CC junto do travão de mão.
É chato mas evita que os mais distraidos tenham de empurrar o "charuto".
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Não percebo o facto de nenhum Toyota trancar automaticamente as portas e não ter aquele pisca para mudar de faixa (damos um toque na manete e ele pisca umas três ou quatro vezes)!
Outro dia, ia no 206 e fiquei sem correia do alternador. Como fiquei sem bateria de portas abertas, descobri que conseguia trancar todas as portas exceto a bagageira! Como era um domingo à noite, tive que deixar o carro à sorte à porta do mecânico.
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Originalmente Colocado por Gmigas Ver PostPor acaso o meu carro não tem muitas manias parvas, como me parece comum nos Vag's da altura. Acho tudo suficientemente funcional.
Mas tem uma coisa que me irrita, é o visor dos kms e CB nunca se apagarem Está sempre a mostrar as horas e os kms do carro sem necessidade nenhuma, podiam apagar com a ignição.
...
Já no A3 8P é igual, mas acrescendo que, se quiseres desligar o AC por completo, tens de carregado no "-" até a ventilação não ter nenhum tracinho. Não tem um simples botão "OFF" como acontece no A4.
No meu Focus, as luzes do CB também ficam ligadas durante uns bons 5 minutos depois de fechar o carro. Inicialmente até pensei que fosse defeito do carro.
O modo de poupança do Focus mk 2 é 1 hora. Já no Mk1 também era.
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Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
No caso do Corolla falo do manípulo mesmo para abertura da mala, colocado junto ao banco do condutor, junto ao do tampão do combustível...
Esse também é (era?) passível de desactivação nos Toyota.
Se bem me lembro, para abrir a mala com chave é introduzi-la no fecho e rodar ligeiramente à direita. Soltando, a chave volta ao sítio e só agora dá para retirar.
Para trancar a mala é rodar a chave 90º à esquerda, tirando a chave nesta posição.
Assim trancada, nem o fecho interior abre a tampa da bagageira.
É assim no CarinaII e julgo que no Corolla do sogro também.
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Originalmente Colocado por DeBeF Ver Postinterruptores dos elevadores dos vidros eléctricos sem iluminação nos Honda dos anos ´90!!!!
Se o carro tiver uma boa ergonomia não precisas de olhar para saber que está lá, eu pelo menos nunca senti essa necessidade.
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De facto, o que para uns são "manias" para outros são pormenores de excelente ergonomia. Como é o caso do botão de comutação de luzes dos carros alemães ser independente e ao lado esquerdo, as luzes interiores dos Opel serem accionadas no mesmo interruptor mas puxando-o para fora.
Já não gosto por exemplo de carros que acumulam funções nas hastes ao lado do volante. De travões de mão serem accionados pelo pé (Mercedes) ou a cereja em cima do topo do bolo, é querer mudar uma lâmpada a um RENAULT Modus e ter que desmontar todo o para-choques.
Na Renault não se pode comprar um só amortecedor. Só vendem ao par. Eles próprios há uns anos inventaram uma chave própria que ninguém tinha para que ninguém ousa-se mexer no seu Renault.
Não gosto muito como se mete a primeira nos BMW. A marcha atrás fica logo ao lado.Lol.
Mas o mais irritante é como se tira a chave da ignição nos Chrysler. Um filme diário digno de constantes fails. Isso sim é uma mania. Ter que carregar num botão e rodar sincronizadamente a chave é qualquer coisa digno de mania das manias.
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É desta que eu levo a taça com o meu Duster:
Comando dos VE dianteiros junto ao painel central (ao menos são iluminados);
Comando dos VE traseiros junto ao enconsto dos bancos (também são iluminados, mas a escolha do local é péssima);
O comando dos retrovisores fica por baixo... do travão de mão;
Só uma das chaves tem comando à distância;
O conta rpm é igual ao dos gasosa e vai até às 7.000 quando aquilo mal deixa passar das 4.000;
Não dar para desligar o esp e controlo de tração. Fora do alcatrão dava muito jeito;
A luz da resistência demora sempre um bocado a desligar mesmo com o motor quente (e o motor só necessita das velas de incandescência abaixo dos 6 º);
O trancamento de portas só consegui que fosse ativado depois de protestar junto da concessão e não abre automaticamente em caso de acidente;
O tranca/destranca das portas é super ruidoso. Parece que está a esmagar alguma coisa, mas é mesmo assim;
Ao atestar, após o primeiro disparo da pistola dá para levar mais uns bons 10 ou 15 litros, mas tem que ser devagarinho e demora tempo (já vi o condutor atrás à espera a quere fuzilar-me várias vezes e também sei que não é recomendado encher até ao cimo).
Sei que grande parte destas coisas são numa perspetiva de contenção de custos, mas chateiam! Independentemente disso estou muito contente com o carro e sei que parte destas "caraterísticas" vão ser alteradas na nova versão/atualização!Editado pela última vez por petrus; 10 January 2013, 13:59.
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Originalmente Colocado por DigCb Ver PostTendo em conta que estamos a falar de aspectos que dizem respeito à opinião de cada um, eu diria que tenho razão naquilo que eu quiser.
E o comando do GPS, onde é que aquilo faz sentido?! Então eu vou a conduzir, estou a selecionar um novo destino qualquer (de comando na mão, pois claro) e alguém trava repentinamente à minha frente ou um cão atravessa-se na estrada. O que é que eu faço? 1 - Faço uma manobra evasiva só com uma mão porque sou muita bom ao volante; 2 - Que se lixe o GPS (caí no chão do carro? atiro-o pela janela?) e agarro institivamente no volante para efectuar a manobra evasiva.
Outra do Clio II (pelo menos do phase I): A buzina é na manete dos piscas. Quantas vezes já não dei duas ou três chapadas no centro do volante à espera que o carro apitasse...
... eu bem digo que a Renault faz de propósito para embirrar comigo.
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Originalmente Colocado por DigCb Ver PostNo meu Focus, as luzes do CB também ficam ligadas durante uns bons 5 minutos depois de fechar o carro. Inicialmente até pensei que fosse defeito do carro.
O modo de poupança do Focus mk 2 é 1 hora. Já no Mk1 também era.
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Originalmente Colocado por DigCb Ver PostOutra do Clio II (pelo menos do phase I): A buzina é na manete dos piscas. Quantas vezes já não dei duas ou três chapadas no centro do volante à espera que o carro apitasse...
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Originalmente Colocado por DigCb Ver PostOra bem, no outro dia em tom de brincadeira com a minha namorada, estava-lhe a dizer que a Renault tem que arranjar sempre um pormenor que não faz qualquer sentido em cada um dos seus modelos.
Lembrei-me logo do facto de que no carro do pai dela (Clio III), para se mexer no GPS TomTom, só é possível através do comando remoto.
Veio-me logo a seguir a nova mania da Renault colocar o botão do Cruise Control debaixo do travão de mão...
... e depois a dos controlos do rádio no Clio II e Clio III serem do lado direito do volante, em vez de serem do lado esquerdo...
... e depois lembrei-me do Ford Focus que, mesmo neste último modelo, não tem opção para trancar as portas automaticamente...
...e depois lembrei-me que o Opel Corsa também acendia a luz do tecto num local esquisito... etc etc
Sei que já houve por aí o tópico dos pormenores deliciosos, mas neste tópico procuro precisamente o oposto.
Portanto, o objectivo do tópico é mencionar aqueles pormenores que para nós não fazem qualquer sentido.
(Atenção que eu gosto bastante da Renault, mas até já considero algo cómico aquela mania da marca em arranjar sempre qualquer coisinha para eu embirrar)
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Originalmente Colocado por brunosousa Ver PostA mania dos japoneses colocarem o plafonier a meio do tejadilho e muitas vezes é único e em muitos Renault o facto de não terem botão para desligarem as luzes interiores quando as portas estão abertas. . Já a Mercedes neste aspecto é óptima, tendo os 190 um "botão" para desligar a luz da mala e até a do próprio porta-luvas quando abertos.
Quanto ao que disseram anteriormente sobre os comando de satélite do rádio estou de acordo. Embora a forma como a Renault costuma a dispo-los (fora do volante) não seja esteticamente perfeito, em termos ergonômicos funciona.
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Originalmente Colocado por Ruie34 Ver PostEstão lá tão bem, no caso do w202 p/exemplo, sem olhar consegues abrir/fechar os 4 vidros e ainda regular os espelhos. Consegues fazer isto tudo e muito mais sem retirar a mão esquerda do volante. Eu já atrofio quando não estão ao centro, como é o caso do Corolla, em que passo a vida a abrir o vidro traseiro esquerdo. (...)
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Originalmente Colocado por jgtb Ver Postnão, as coisas não são assim. O comando está do lado direito porque funciona melhor aí.As coisas não são feitas por mero acaso. Lá porque estás habituado a outra coisa isso não torna a solução má.
Não é suposto seleccionar-se destinos enquanto se conduz. Se o fazes, estás errado. Ainda assim, é mais fácil do que num ecrã tátil.
Alguns carros eram assim, mas isso já acabou.Originalmente Colocado por JGTB Ver PostEm relação à Renault, só tens razão em relação ao botão do cruise-control, que o colocam nos sítios mais absurdos.
Então se as coisas são assim porque não são feitas por acaso, e porque funcionam melhor assim como estão, porque é que o Cruise Control está, em vários modelos Renault, "nos sítios mais absurdos"?! Porque é que acabaram com a buzina no manípulo das mudanças? Se lá estava não seria porque funcionaria melhor assim?
Originalmente Colocado por Movyk Ver PostMas aí deixam de ser pormenores sem sentido das marcas e passam a ser, sim, manias tuas...
Originalmente Colocado por Movyk Ver PostPor acaso é uma solução que gosto bastante. Buzinar no centro do volante é para mim contra-natura.
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