Anúncio

Collapse
No announcement yet.

"Manias" e pormenores sem sentido das marcas automóveis

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Originalmente Colocado por Indigo Ver Post
    Há aqui coisas que são pura embirração das pessoas

    Para quem falou dos 4 piscas, possivelmente numa travagem de emergência o carro já os acende automaticamente. Noutras situações, é mudar a mudança e carregar, não me parece nada demais.
    Os farois, por acaso prefiro do lado esquerdo num comando a parte. Alias, mal lhes toco que andam sempre em automatico.
    Os comandos dos vidros a meio, já é uma coisa que me irrita.

    Ah, o famoso travão de mão nos mercedes, que era ( aliás, no meu caso é ) um quarto pedal. Chateia um bocado ao inicio, mas depois é habituação.
    É mais chato para quem está habituado a fazer ponto de embreagem com o travão de mão, de resto, nem é assim tão grave.

    Comentário


      #32
      Originalmente Colocado por RafaN Ver Post
      É mais chato para quem está habituado a fazer ponto de embreagem com o travão de mão, de resto, nem é assim tão grave.
      Essa questão ultrapassa-se aprendendo a fazer ponto de embraiagem

      Comentário


        #33
        Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post

        - Já falaram aí da luz interior e respectivo interruptor ao meio do carro, realmente não acho jeito nenhum.

        - A chave de reserva não abre a mala por questões de segurança, no entanto podes ir aceder ao interior do veículo e abrires a mala no manípulo colocado para o efeito...

        O primeiro acho interessante para iluminar em simultâneo os lugares traseiros. Nos meus dois carros, com a luz junto ao retrovisor, os lugares traseiros à noite são mais escuros que o castelo do Drácula.

        No caso da bagageira do Corolla: não tens nas costas dos bancos, acessíveis pela mala, uns manípulos "lock" para desactivar a abertura dos bancos pelo interior?
        O velhinho Carina II que anda lá em casa tem-nos e tem exactamente uma chave que não abre nem mala nem porta-luvas (a ideia, pouco usada cá, é poderes entregar essa chave a algum tipo de porteiro/arrumador num hotel ou restaurante, por exemplo, mantendo os teus pertences trancados).

        Comentário


          #34
          Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
          Essa questão ultrapassa-se aprendendo a fazer ponto de embraiagem
          Cada um faz à sua maneira, temos de ser compreensivos...

          Comentário


            #35
            Originalmente Colocado por JGTB Ver Post
            Em relação à Renault, só tens razão em relação ao botão do cruise-control, que o colocam nos sítios mais absurdos. O satélite do rádio está colocado de forma perfeita e do lado onde aparece o rádio. Não faria sentido ser do lado esquerdo. O Joystick do GPS também é algo perfeitamente normal e que faz também todo o sentido.
            Atualmente, podes queixar-te dos comandos do CC do Mégane III não serem iluminados.

            A questão do Focus é um pormenor parvo, efetivamente.

            Tens os carros japoneses que não têm os comandos das janelas e das portas iluminados.

            O blue&me da Fiat só funciona nos comandos do volante. Ou seja, se o passageiro quiser mudar a música que está a dar na Pen, não consegue. Em alguns Fiat, os comandos do volante não mudam os postos de rádio programados.

            O DNA dos Alfa Romeo não memoriza a última posição. Aliás, nos últimos Mito acho que isso já acontece.

            Só os BMW ED arrancam em modo Eco Pro.
            O novo Y já dá para mudar no rádio.

            O Focus mk 2.5 não tem os botões do CC e outros iluminados. Ou conheces bem ou esquece...

            No Polo Mark IV Facelift (Typ 9N3) o comando da regulação dos espelhos tem de estar para o lado de um dos espelhos, se não estes ficam com a resistencia ligada e aquecem... (desculpem o tipo de letra mas estou sempre tempo para estar a mudar isto)

            Comentário


              #36
              Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
              O primeiro acho interessante para iluminar em simultâneo os lugares traseiros. Nos meus dois carros, com a luz junto ao retrovisor, os lugares traseiros à noite são mais escuros que o castelo do Drácula.

              No caso da bagageira do Corolla: não tens nas costas dos bancos, acessíveis pela mala, uns manípulos "lock" para desactivar a abertura dos bancos pelo interior?
              O velhinho Carina II que anda lá em casa tem-nos e tem exactamente uma chave que não abre nem mala nem porta-luvas (a ideia, pouco usada cá, é poderes entregar essa chave a algum tipo de porteiro/arrumador num hotel ou restaurante, por exemplo, mantendo os teus pertences trancados).
              Preferia que tivessem posto duas luzes. Naquele ponto não dá jeito nenhum para acender. Obviamente que é tudo uma questão de hábito...

              No caso do Corolla falo do manípulo mesmo para abertura da mala, colocado junto ao banco do condutor, junto ao do tampão do combustível...

              Comentário


                #37
                Originalmente Colocado por JoelM Ver Post

                No Polo Mark IV Facelift (Typ 9N3) o comando da regulação dos espelhos tem de estar para o lado de um dos espelhos, se não estes ficam com a resistencia ligada e aquecem... (desculpem o tipo de letra mas estou sempre tempo para estar a mudar isto)
                Só ligam o aquecimento se a temperatura exterior for inferior a 15º (não tenho a certeza da temperatura) e sei disto porque fui-me queixar à oficina que o desembaciador dos espelhos não funcionava.

                Comentário


                  #38
                  Eu tambem tive um punto assim, agora a Peugeot, grande embirrancia minha que me causou decepção quando comprei o 3008, na zona do ar condicionado de noite não tem qualquer luz sinalizadora nos boto~es para ligar o mesmo e o mais engraçado é o modelo que lhe deu origem ( o 308) e que tem um painel exactamente igual tem. Isto causa constrangimento para ligar nem que seja o ventilador, depois deste ligado já temos iluminação

                  Comentário


                    #39
                    Por acaso o meu carro não tem muitas manias parvas, como me parece comum nos Vag's da altura. Acho tudo suficientemente funcional.

                    Mas tem uma coisa que me irrita, é o visor dos kms e CB nunca se apagarem Está sempre a mostrar as horas e os kms do carro sem necessidade nenhuma, podiam apagar com a ignição.

                    No 307 lá de casa, esse já tem várias coisas que me chateiam, não consigo visualizar os dados do CB com o carro desligado, tenho de arrancar o motor para ver os dados, quando ligo a luz de cortesia interior da frente, a de trás também acende sem necessidade nenhuma. O AC Auto tem algumas manhas, o AUTO só funciona com AC ON, enquanto no Ibiza posso ter sofagem AUTO, nunca memoriza as saídas de ar selecionadas... Ah e primeiro que descobrisse a regulação da iluminação interior, é um botão no quadrante tipo o do reset aos kms parciais.
                    No 308 irrita-me aquele "modo poupança de energia", que ao fim de 10 ou 20 min dentro do carro com o rádio ligado, simplesmente desliga tudo e mais alguma coisa para poupar bateria. Eu sei que estou a gastar bateria, não há necessidade de me cortar a energia toda do carro.
                    O Megane III não suporto o botão do CC junto do travão de mão.

                    Comentário


                      #40
                      interruptores dos elevadores dos vidros eléctricos sem iluminação nos Honda dos anos ´90!!!!

                      Comentário


                        #41
                        Originalmente Colocado por JoelM Ver Post
                        O Focus mk 2.5 não tem os botões do CC e outros iluminados. Ou conheces bem ou esquece...
                        Que me lembre são só os do CC e comandos do rádio, mas é porque os primeiros estão no volante, e os segundo ligeiramente por baixo do manípulo dos piscas, como bem sabes.

                        Os das janelas de trás, por exemplo, se estiverem bloqueados (pelo condutor) estão apagados, mas se não estiverem bloqueados têm luz.

                        Comentário


                          #42
                          Originalmente Colocado por Gmigas Ver Post
                          Por acaso o meu carro não tem muitas manias parvas, como me parece comum nos Vag's da altura. Acho tudo suficientemente funcional.

                          Mas tem uma coisa que me irrita, é o visor dos kms e CB nunca se apagarem Está sempre a mostrar as horas e os kms do carro sem necessidade nenhuma, podiam apagar com a ignição.

                          No 307 lá de casa, esse já tem várias coisas que me chateiam, não consigo visualizar os dados do CB com o carro desligado, tenho de arrancar o motor para ver os dados, quando ligo a luz de cortesia interior da frente, a de trás também acende sem necessidade nenhuma. O AC Auto tem algumas manhas, o AUTO só funciona com AC ON, enquanto no Ibiza posso ter sofagem AUTO, nunca memoriza as saídas de ar selecionadas... Ah e primeiro que descobrisse a regulação da iluminação interior, é um botão no quadrante tipo o do reset aos kms parciais.
                          No 308 irrita-me aquele "modo poupança de energia", que ao fim de 10 ou 20 min dentro do carro com o rádio ligado, simplesmente desliga tudo e mais alguma coisa para poupar bateria. Eu sei que estou a gastar bateria, não há necessidade de me cortar a energia toda do carro.
                          O Megane III não suporto o botão do CC junto do travão de mão.

                          Acho que isso também te irrita no 307, pelo menos conheço um 1.4hdi que tem esse sistema...

                          É chato mas evita que os mais distraidos tenham de empurrar o "charuto".

                          Comentário


                            #43
                            Não percebo o facto de nenhum Toyota trancar automaticamente as portas e não ter aquele pisca para mudar de faixa (damos um toque na manete e ele pisca umas três ou quatro vezes)!

                            Outro dia, ia no 206 e fiquei sem correia do alternador. Como fiquei sem bateria de portas abertas, descobri que conseguia trancar todas as portas exceto a bagageira! Como era um domingo à noite, tive que deixar o carro à sorte à porta do mecânico.

                            Comentário


                              #44
                              Originalmente Colocado por Gmigas Ver Post
                              Por acaso o meu carro não tem muitas manias parvas, como me parece comum nos Vag's da altura. Acho tudo suficientemente funcional.

                              Mas tem uma coisa que me irrita, é o visor dos kms e CB nunca se apagarem Está sempre a mostrar as horas e os kms do carro sem necessidade nenhuma, podiam apagar com a ignição.

                              ...
                              Os VAG tinha algumas a meu ver. Por exemplo assim de cabeça, tanto no A4 B6 (pelo menos) se quiseres subir a temperatura do AC ligeiramente, ou vais pelo AUTO (que mete aquilo a soprar que é um disparate), ou então tens de ir carregando individualmente no "+" na bi-zona do lado esquerdo, 0,5 Cº de cada vez, e depois à bi-zona do lado direito de forma igual.

                              Já no A3 8P é igual, mas acrescendo que, se quiseres desligar o AC por completo, tens de carregado no "-" até a ventilação não ter nenhum tracinho. Não tem um simples botão "OFF" como acontece no A4.

                              No meu Focus, as luzes do CB também ficam ligadas durante uns bons 5 minutos depois de fechar o carro. Inicialmente até pensei que fosse defeito do carro.

                              O modo de poupança do Focus mk 2 é 1 hora. Já no Mk1 também era.

                              Comentário


                                #45
                                Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post

                                No caso do Corolla falo do manípulo mesmo para abertura da mala, colocado junto ao banco do condutor, junto ao do tampão do combustível...

                                Esse também é (era?) passível de desactivação nos Toyota.

                                Se bem me lembro, para abrir a mala com chave é introduzi-la no fecho e rodar ligeiramente à direita. Soltando, a chave volta ao sítio e só agora dá para retirar.

                                Para trancar a mala é rodar a chave 90º à esquerda, tirando a chave nesta posição.

                                Assim trancada, nem o fecho interior abre a tampa da bagageira.

                                É assim no CarinaII e julgo que no Corolla do sogro também.

                                Comentário


                                  #46
                                  Os botões de abrir os vidros do meu Vectra A ficam ao lado do travão de mão entre as costas dos bancos da frente

                                  (foto de exemplo)


                                  E andei com 1 Citroen C1 que só existe 1 botão em cada porta para abrir o vidro. Pormenor estupido para poupar €

                                  Comentário


                                    #47
                                    Originalmente Colocado por DeBeF Ver Post
                                    interruptores dos elevadores dos vidros eléctricos sem iluminação nos Honda dos anos ´90!!!!
                                    Acho que a maioria dos japoneses não tem e já ouvi várias pessoas a atrofiar com isso mas para ser sincero é-me igual ao litro, é daquelas coisas que não falarem nem reparo.
                                    Se o carro tiver uma boa ergonomia não precisas de olhar para saber que está lá, eu pelo menos nunca senti essa necessidade.

                                    Comentário


                                      #48
                                      De facto, o que para uns são "manias" para outros são pormenores de excelente ergonomia. Como é o caso do botão de comutação de luzes dos carros alemães ser independente e ao lado esquerdo, as luzes interiores dos Opel serem accionadas no mesmo interruptor mas puxando-o para fora.
                                      Já não gosto por exemplo de carros que acumulam funções nas hastes ao lado do volante. De travões de mão serem accionados pelo pé (Mercedes) ou a cereja em cima do topo do bolo, é querer mudar uma lâmpada a um RENAULT Modus e ter que desmontar todo o para-choques.
                                      Na Renault não se pode comprar um só amortecedor. Só vendem ao par. Eles próprios há uns anos inventaram uma chave própria que ninguém tinha para que ninguém ousa-se mexer no seu Renault.
                                      Não gosto muito como se mete a primeira nos BMW. A marcha atrás fica logo ao lado.Lol.
                                      Mas o mais irritante é como se tira a chave da ignição nos Chrysler. Um filme diário digno de constantes fails. Isso sim é uma mania. Ter que carregar num botão e rodar sincronizadamente a chave é qualquer coisa digno de mania das manias.

                                      Comentário


                                        #49
                                        Já agora, que força bruta foi aquela que eu tive que fazer da última vez que fui engatar o "R" no novo Mercedes C 220 CDI coupé?! Aquilo é suposto ser assim? Nem o proprietário me soube explicar qualquer outro truque que não "Faz força".


                                        Tá visto que hoje estou para implicar

                                        Comentário


                                          #50
                                          É desta que eu levo a taça com o meu Duster:

                                          Comando dos VE dianteiros junto ao painel central (ao menos são iluminados);
                                          Comando dos VE traseiros junto ao enconsto dos bancos (também são iluminados, mas a escolha do local é péssima);
                                          O comando dos retrovisores fica por baixo... do travão de mão;
                                          Só uma das chaves tem comando à distância;
                                          O conta rpm é igual ao dos gasosa e vai até às 7.000 quando aquilo mal deixa passar das 4.000;
                                          Não dar para desligar o esp e controlo de tração. Fora do alcatrão dava muito jeito;
                                          A luz da resistência demora sempre um bocado a desligar mesmo com o motor quente (e o motor só necessita das velas de incandescência abaixo dos 6 º);
                                          O trancamento de portas só consegui que fosse ativado depois de protestar junto da concessão e não abre automaticamente em caso de acidente;
                                          O tranca/destranca das portas é super ruidoso. Parece que está a esmagar alguma coisa, mas é mesmo assim;
                                          Ao atestar, após o primeiro disparo da pistola dá para levar mais uns bons 10 ou 15 litros, mas tem que ser devagarinho e demora tempo (já vi o condutor atrás à espera a quere fuzilar-me várias vezes e também sei que não é recomendado encher até ao cimo).

                                          Sei que grande parte destas coisas são numa perspetiva de contenção de custos, mas chateiam! Independentemente disso estou muito contente com o carro e sei que parte destas "caraterísticas" vão ser alteradas na nova versão/atualização!
                                          Editado pela última vez por petrus; 10 January 2013, 13:59.

                                          Comentário


                                            #51
                                            Originalmente Colocado por DigCb Ver Post
                                            Tendo em conta que estamos a falar de aspectos que dizem respeito à opinião de cada um, eu diria que tenho razão naquilo que eu quiser.
                                            Não, as coisas não são assim. O comando está do lado direito porque funciona melhor aí. As coisas não são feitas por mero acaso. Lá porque estás habituado a outra coisa isso não torna a solução má.

                                            E o comando do GPS, onde é que aquilo faz sentido?! Então eu vou a conduzir, estou a selecionar um novo destino qualquer (de comando na mão, pois claro) e alguém trava repentinamente à minha frente ou um cão atravessa-se na estrada. O que é que eu faço? 1 - Faço uma manobra evasiva só com uma mão porque sou muita bom ao volante; 2 - Que se lixe o GPS (caí no chão do carro? atiro-o pela janela?) e agarro institivamente no volante para efectuar a manobra evasiva.
                                            Não é suposto seleccionar-se destinos enquanto se conduz. Se o fazes, estás errado. Ainda assim, é mais fácil do que num ecrã tátil.

                                            Outra do Clio II (pelo menos do phase I): A buzina é na manete dos piscas. Quantas vezes já não dei duas ou três chapadas no centro do volante à espera que o carro apitasse...

                                            ... eu bem digo que a Renault faz de propósito para embirrar comigo.
                                            Alguns carros eram assim, mas isso já acabou.[/QUOTE]

                                            Comentário


                                              #52
                                              Lembrei-me agora de uma do meu Toledo!

                                              O barulho que faz ao trancar/destrancar as portas; aquilo parece uma pistola a ser armada.

                                              Já dei boleia a alguns que até saltaram com o susto.

                                              Comentário


                                                #53
                                                Originalmente Colocado por DigCb Ver Post


                                                Tendo em conta que estamos a falar de aspectos que dizem respeito à opinião de cada um, eu diria que tenho razão naquilo que eu quiser.
                                                Mas aí deixam de ser pormenores sem sentido das marcas e passam a ser, sim, manias tuas...

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Originalmente Colocado por DigCb Ver Post
                                                  No meu Focus, as luzes do CB também ficam ligadas durante uns bons 5 minutos depois de fechar o carro. Inicialmente até pensei que fosse defeito do carro.

                                                  O modo de poupança do Focus mk 2 é 1 hora. Já no Mk1 também era.
                                                  5 minutos? Olha que acho que é bem mais.

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Originalmente Colocado por JoelM Ver Post
                                                    5 minutos? Olha que acho que é bem mais.
                                                    Pelo menos na minha a iluminação do radio também fica ligado. Na minha fica pelo menos 10 minutos

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Originalmente Colocado por DigCb Ver Post
                                                      Outra do Clio II (pelo menos do phase I): A buzina é na manete dos piscas. Quantas vezes já não dei duas ou três chapadas no centro do volante à espera que o carro apitasse...
                                                      Por acaso é uma solução que gosto bastante. Buzinar no centro do volante é para mim contra-natura.

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Originalmente Colocado por DigCb Ver Post
                                                        Ora bem, no outro dia em tom de brincadeira com a minha namorada, estava-lhe a dizer que a Renault tem que arranjar sempre um pormenor que não faz qualquer sentido em cada um dos seus modelos.

                                                        Lembrei-me logo do facto de que no carro do pai dela (Clio III), para se mexer no GPS TomTom, só é possível através do comando remoto.

                                                        Veio-me logo a seguir a nova mania da Renault colocar o botão do Cruise Control debaixo do travão de mão...

                                                        ... e depois a dos controlos do rádio no Clio II e Clio III serem do lado direito do volante, em vez de serem do lado esquerdo...

                                                        ... e depois lembrei-me do Ford Focus que, mesmo neste último modelo, não tem opção para trancar as portas automaticamente...

                                                        ...e depois lembrei-me que o Opel Corsa também acendia a luz do tecto num local esquisito... etc etc


                                                        Sei que já houve por aí o tópico dos pormenores deliciosos, mas neste tópico procuro precisamente o oposto.

                                                        Portanto, o objectivo do tópico é mencionar aqueles pormenores que para nós não fazem qualquer sentido.


                                                        (Atenção que eu gosto bastante da Renault, mas até já considero algo cómico aquela mania da marca em arranjar sempre qualquer coisinha para eu embirrar)
                                                        Acho que as manias estão na tua cabeça...

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Originalmente Colocado por brunosousa Ver Post
                                                          A mania dos japoneses colocarem o plafonier a meio do tejadilho e muitas vezes é único e em muitos Renault o facto de não terem botão para desligarem as luzes interiores quando as portas estão abertas. . Já a Mercedes neste aspecto é óptima, tendo os 190 um "botão" para desligar a luz da mala e até a do próprio porta-luvas quando abertos.
                                                          Pelo menos no meu Clio III dá, excepto a luz da mala.

                                                          Quanto ao que disseram anteriormente sobre os comando de satélite do rádio estou de acordo. Embora a forma como a Renault costuma a dispo-los (fora do volante) não seja esteticamente perfeito, em termos ergonômicos funciona.

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                                                            Estão lá tão bem, no caso do w202 p/exemplo, sem olhar consegues abrir/fechar os 4 vidros e ainda regular os espelhos. Consegues fazer isto tudo e muito mais sem retirar a mão esquerda do volante. Eu já atrofio quando não estão ao centro, como é o caso do Corolla, em que passo a vida a abrir o vidro traseiro esquerdo. (...)
                                                            Sem olhar e sem tirar a mão direita do volante também conseguia abrir os 2 ou 4 vidros e regular os espelhos em praticamente todos os carros. Mas é uma questão de hábito. Aí 90% dos carros que tive tinham o comando nas portas. Atrofio com os comandos ao meio. Ainda hoje e já tendo este carro há 2 anos, volta e meia vou à porta para abrir os vidros.

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Originalmente Colocado por jgtb Ver Post
                                                              não, as coisas não são assim. O comando está do lado direito porque funciona melhor aí.As coisas não são feitas por mero acaso. Lá porque estás habituado a outra coisa isso não torna a solução má.



                                                              Não é suposto seleccionar-se destinos enquanto se conduz. Se o fazes, estás errado. Ainda assim, é mais fácil do que num ecrã tátil.



                                                              Alguns carros eram assim, mas isso já acabou.
                                                              Originalmente Colocado por JGTB Ver Post
                                                              Em relação à Renault, só tens razão em relação ao botão do cruise-control, que o colocam nos sítios mais absurdos.
                                                              É impressão minha ou estás-te a contradizer?

                                                              Então se as coisas são assim porque não são feitas por acaso, e porque funcionam melhor assim como estão, porque é que o Cruise Control está, em vários modelos Renault, "nos sítios mais absurdos"?! Porque é que acabaram com a buzina no manípulo das mudanças? Se lá estava não seria porque funcionaria melhor assim?

                                                              Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                                                              Mas aí deixam de ser pormenores sem sentido das marcas e passam a ser, sim, manias tuas...
                                                              ....e?

                                                              Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                                                              Por acaso é uma solução que gosto bastante. Buzinar no centro do volante é para mim contra-natura.
                                                              Isso é que é cá uma mania como eu nunca tinha ouvido.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X