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    #61
    Originalmente Colocado por Rotary Ver Post
    Nunca andei no circuito se bem que gostaria. Tinha a ideia que se conseguiria esticar mais a velocidade de ponta.
    Sendo assim mais vale ter a auto estrada sem tráfego e limpar o carvão dos "canos".
    A piada dos trackdays não é testar a velocidade máxima. Digo eu que nunca fiz um.

    Comentário


      #62
      Originalmente Colocado por Rotary Ver Post
      Nunca andei no circuito se bem que gostaria. Tinha a ideia que se conseguiria esticar mais a velocidade de ponta.
      Sendo assim mais vale ter a auto estrada sem tráfego e limpar o carvão dos "canos".
      O teu é um RX7 ? isso nem sei se chega aos 200 lá, isto se aguentar dar a volta inteira, até chegar à meta

      Comentário


        #63
        Originalmente Colocado por pmv6 Ver Post
        TD 17.3.2013 ESTORIL - PISTA MOLHADA - YouTube :1ª Entrada em pista (10:35) com a pista ainda bastante molhada.
        Andamendo taco-a-taco com um 996 turbo, muito fixe

        Que camera usaste?

        Comentário


          #64
          Originalmente Colocado por CM Ver Post
          Andamendo taco-a-taco com um 996 turbo, muito fixe

          Que camera usaste?


          A câmera foi a do tlmv com um adaptador para fixar ao vidro.

          Comentário


            #65
            Originalmente Colocado por v7 Ver Post
            O teu é um RX7 ? isso nem sei se chega aos 200 lá, isto se aguentar dar a volta inteira, até chegar à meta

            Comentário


              #66
              Originalmente Colocado por rcontra Ver Post
              A piada dos trackdays não é testar a velocidade máxima. Digo eu que nunca fiz um.
              Ora nem mais.

              Comentário


                #67
                Originalmente Colocado por pmv6 Ver Post
                A título de curiosidade uma revista da especialidade fez um teste a vários carros em pista (em 2007 e com o então jovem Filipe Albuquerque a conduzir): quer tempos volta quer velocidade máxima atingida na reta do Estoril: Dodge Viper -241 km, um R8 (420cv) deu 228km, um 911 Carrera S - 223, um 350Z -214km, um Megane R26 - 205
                * Atenção que estamos a falar de velocidades reais e não no Velocímetro do carro.

                Convém pensar que, no fim da reta da meta temos que travar fundo e fazer uma trajetória mais ou menos limpa.

                Se me perguntarem qual a velocidade máxima que o TT dá em reta, a história já é outra.
                Acho pouco, essas velocidades máximas, só isso. Não sei como consegui passar dos 200 com um "trator" (e não fui só eu, atenção).

                Comentário


                  #68
                  Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                  Acho pouco, essas velocidades máximas, só isso. Não sei como consegui passar dos 200 com um "trator" (e não fui só eu, atenção).
                  Sabes que o entusiasmo dá para exagerar um bocadinho, mesmo inconscientemente ....

                  Comentário


                    #69
                    Originalmente Colocado por rcontra Ver Post
                    A piada dos trackdays não é testar a velocidade máxima. Digo eu que nunca fiz um.
                    Não é apenas a velocidade máxima. De resto, se vais lá para passear e acenar aos stewards estás a desperdiçar dinheiro.

                    Comentário


                      #70

                      Comentário


                        #71
                        Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                        Acho pouco, essas velocidades máximas, só isso. Não sei como consegui passar dos 200 com um "trator" (e não fui só eu, atenção).
                        Acho esses 200km/h muito optimistas...
                        De qualquer maneira esse circuito não é o mais indicado para medir a velocidade máxima de um carro, não só é curta como é preciso travar forte para a curva 1.
                        Dos carros que conduzi lá esse foi um promenor que me passou ao lado.

                        Comentário


                          #72
                          O Estoril é conhecido por ser um circuito mais técnico e exigente para as mecânicas.

                          O AIA é um circuito estilo montanha russa, um sobe e desce misturado com curvas cegas...enfim, uma autêntica maravilha onde se anda mais rápido que no Estoril.

                          Se alguma vez alguém quiser experimentar nem que seja uma vez na vida andar em pista, aconselho este Autódromo (ainda que, as primeiras voltas devam ser dadas com redobrada atenção).

                          Comentário


                            #73
                            Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                            Sabes que o entusiasmo dá para exagerar um bocadinho, mesmo inconscientemente ....


                            Um bocadiiiinho!!

                            Comentário


                              #74
                              Originalmente Colocado por pmv6 Ver Post
                              O Estoril é conhecido por ser um circuito mais técnico e exigente para as mecânicas.

                              O AIA é um circuito estilo montanha russa, um sobe e desce misturado com curvas cegas...enfim, uma autêntica maravilha onde se anda mais rápido que no Estoril.

                              Se alguma vez alguém quiser experimentar nem que seja uma vez na vida andar em pista, aconselho este Autódromo (ainda que, as primeiras voltas devam ser dadas com redobrada atenção).
                              A única vez que andei em pista foi no AIA (apenas duas voltas e com a recta da meta fechada), o que nem deu para aquecer. Mesmo num "humilde" Ibiza FR achei o circuito exigente, imagino o Estoril (caso seja mais difícil). Mas a minha opinião vale o que vale pois a minha experiência de circuitos é quase nula.

                              Sim porque a experiência num jogo como o GTR-Evolution (ainda que com um volante G27), não tem nada a ver...

                              Comentário


                                #75
                                Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                Sabes que o entusiasmo dá para exagerar um bocadinho, mesmo inconscientemente ....
                                Originalmente Colocado por CM Ver Post
                                Acho esses 200km/h muito optimistas...
                                De qualquer maneira esse circuito não é o mais indicado para medir a velocidade máxima de um carro, não só é curta como é preciso travar forte para a curva 1.
                                Dos carros que conduzi lá esse foi um promenor que me passou ao lado.
                                Ali a questão não era entusiasmo, eu expliquei já neste tópico. Foi na bmw experience de 2009. No sábado (eu fui no Domingo) foi um amigo meu e relatou-me a experiência que teve, o que veio ajudar e muito na minha condução, porque nunca tinha conduzido (aliás nem conduzi depois disso) no AE. E o que me falou, em especial da recta da meta, é que se consegue fazer a última curva em 3ª a cortar a chegar ao redline a 130/140, sensivelmente (não ia a olhar para o velocimetro como podem imaginar), e depois de enquadrados na recta, esticar a 4ª aos 190, cerca da zonas à frente das boxes, e colocar a 5ª, para pouquissimos segundos depois travar a fundo. E foi o que fiz, por 2 vezes, já que a 3ª volta é dada em ritmo de passeio com os 4 piscas para arrefecer os componentes.

                                Saber se dei 205 ou 210, é-me completamente irrelevante, mas foi por estes valores (de ponteiro) e por isso é que acho estranho (para pouco) os valores acima.

                                O carro em questão era um 320d de 177 cv. Na recta interior dá para chegar aos 160/170 em 4ª. Foi uma experiência agradável que tenciono repetir. Por enquanto fico-me pelos Karts, que já pratico há 10 anos.

                                Por curiosidade, na véspera de ir ao AE, tinha feito uma prova de Karts. Digamos que serviu de estágio

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                                  #76
                                  o AIA é bem mais exigente

                                  apesar de ter escapatórias de asfalto maiores, que dão mais confiança para andar depressa

                                  Comentário


                                    #77
                                    Originalmente Colocado por Rotary Ver Post
                                    Nunca andei no circuito se bem que gostaria. Tinha a ideia que se conseguiria esticar mais a velocidade de ponta.
                                    Sendo assim mais vale ter a auto estrada sem tráfego e limpar o carvão dos "canos".
                                    Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                    Ali a questão não era entusiasmo, eu expliquei já neste tópico. Foi na bmw experience de 2009. No sábado (eu fui no Domingo) foi um amigo meu e relatou-me a experiência que teve, o que veio ajudar e muito na minha condução, porque nunca tinha conduzido (aliás nem conduzi depois disso) no AE. E o que me falou, em especial da recta da meta, é que se consegue fazer a última curva em 3ª a cortar a chegar ao redline a 130/140, sensivelmente (não ia a olhar para o velocimetro como podem imaginar), e depois de enquadrados na recta, esticar a 4ª aos 190, cerca da zonas à frente das boxes, e colocar a 5ª, para pouquissimos segundos depois travar a fundo. E foi o que fiz, por 2 vezes, já que a 3ª volta é dada em ritmo de passeio com os 4 piscas para arrefecer os componentes.

                                    Saber se dei 205 ou 210, é-me completamente irrelevante, mas foi por estes valores (de ponteiro) e por isso é que acho estranho (para pouco) os valores acima.

                                    O carro em questão era um 320d de 177 cv. Na recta interior dá para chegar aos 160/170 em 4ª. Foi uma experiência agradável que tenciono repetir. Por enquanto fico-me pelos Karts, que já pratico há 10 anos.

                                    Por curiosidade, na véspera de ir ao AE, tinha feito uma prova de Karts. Digamos que serviu de estágio
                                    a questão é que a velocidade máxima que se consegue dar na recta do Estoril tem antes de mais a haver com a velocidade com que se faz a parabólica e depois com a capacidade de travar antes da curva 1.
                                    portanto um carro que chegue ao final da recta a 215, para conseguir chegar a 230, necessita de : sair mais rápido da parabólica, ter mais potência e ter mais travões.

                                    portanto é uma relação exponencial na maior parte dos casos, isto quando falamos de carros normais de estrada.

                                    se o TT nas mãos de um piloto e sem nada a perder daria mais na recta? acredito que sim, mais 5 ou 10 km/h, mas que poriam em risco o piloto e o carro, o objectivo do pmv6 é levar o carro inteiro para casa.

                                    no entanto o ideal é sempre experimentarem para perceberem do que estamos a falar!

                                    Comentário


                                      #78
                                      Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                      Ali a questão não era entusiasmo, eu expliquei já neste tópico. Foi na bmw experience de 2009. No sábado (eu fui no Domingo) foi um amigo meu e relatou-me a experiência que teve, o que veio ajudar e muito na minha condução, porque nunca tinha conduzido (aliás nem conduzi depois disso) no AE. E o que me falou, em especial da recta da meta, é que se consegue fazer a última curva em 3ª a cortar a chegar ao redline a 130/140, sensivelmente (não ia a olhar para o velocimetro como podem imaginar), e depois de enquadrados na recta, esticar a 4ª aos 190, cerca da zonas à frente das boxes, e colocar a 5ª, para pouquissimos segundos depois travar a fundo. E foi o que fiz, por 2 vezes, já que a 3ª volta é dada em ritmo de passeio com os 4 piscas para arrefecer os componentes.

                                      Saber se dei 205 ou 210, é-me completamente irrelevante, mas foi por estes valores (de ponteiro) e por isso é que acho estranho (para pouco) os valores acima.

                                      O carro em questão era um 320d de 177 cv. Na recta interior dá para chegar aos 160/170 em 4ª. Foi uma experiência agradável que tenciono repetir. Por enquanto fico-me pelos Karts, que já pratico há 10 anos.

                                      Por curiosidade, na véspera de ir ao AE, tinha feito uma prova de Karts. Digamos que serviu de estágio
                                      Obviamente que este assunto não tem importância nenhuma.

                                      De qualquer forma também já fiz o BMW Experience (3 vezes), recentemente fiz o Jaguar experience, há muito tempo fiz um Ford Fiesta experience, com o meu Boxster andei creio que 2 vezes no Estoril, já andei ao lado com o PMV6 no Estoril (no seu brinquedo anterior) e com várias outras pessoas, alguns pilotos amadores, mas também com um piloto profissional como o Francisco Sande e Castro num carro de troféu.

                                      Por ter muitas referências e já ter tido a sorte de viver algumas vezes o optimo ambiente que antecede e precede a pista é que estou à vontade para falar do entusiasmo e optimismo que às vezes existe nestas leituras de velocimetros e tenho uma ideia razoavel do que é muito ou pouco nas várias partes do circuito.

                                      Comentário


                                        #79
                                        Originalmente Colocado por Rotary Ver Post
                                        Não é apenas a velocidade máxima. De resto, se vais lá para passear e acenar aos stewards estás a desperdiçar dinheiro.
                                        Achas que andar a 230km/h ( caso deste TT Rs) e em 200-300m travar forte para uma curva que se faz a uma velocidade muito inferior ( 80-90 km/h) não dá emoção/adrenalina suficiente e que é dinheiro desperdiçado, temos opiniões muito diferentes.
                                        Rectas grandes para atingir velocidade máxima não me dão pica nenhuma, aliás, até me dão sono.

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                                          #80
                                          Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                          Ali a questão não era entusiasmo, eu expliquei já neste tópico. Foi na bmw experience de 2009. No sábado (eu fui no Domingo) foi um amigo meu e relatou-me a experiência que teve, o que veio ajudar e muito na minha condução, porque nunca tinha conduzido (aliás nem conduzi depois disso) no AE. E o que me falou, em especial da recta da meta, é que se consegue fazer a última curva em 3ª a cortar a chegar ao redline a 130/140, sensivelmente (não ia a olhar para o velocimetro como podem imaginar), e depois de enquadrados na recta, esticar a 4ª aos 190, cerca da zonas à frente das boxes, e colocar a 5ª, para pouquissimos segundos depois travar a fundo. E foi o que fiz, por 2 vezes, já que a 3ª volta é dada em ritmo de passeio com os 4 piscas para arrefecer os componentes.

                                          Saber se dei 205 ou 210, é-me completamente irrelevante, mas foi por estes valores (de ponteiro) e por isso é que acho estranho (para pouco) os valores acima.

                                          O carro em questão era um 320d de 177 cv. Na recta interior dá para chegar aos 160/170 em 4ª. Foi uma experiência agradável que tenciono repetir. Por enquanto fico-me pelos Karts, que já pratico há 10 anos.

                                          Por curiosidade, na véspera de ir ao AE, tinha feito uma prova de Karts. Digamos que serviu de estágio
                                          A 4ª de 320d consegue dar 190km/h?
                                          Acho este valor muito alto para um 2.0d com 6 velocidades.

                                          Comentário


                                            #81
                                            Originalmente Colocado por rcontra Ver Post
                                            Achas que andar a 230km/h ( caso deste TT Rs) e em 200-300m travar forte para uma curva que se faz a uma velocidade muito inferior ( 80-90 km/h) não dá emoção/adrenalina suficiente e que é dinheiro desperdiçado, temos opiniões muito diferentes.
                                            Rectas grandes para atingir velocidade máxima não me dão pica nenhuma, aliás, até me dão sono
                                            .
                                            Desculpa a sinceridade mas isso que dizes é um "cliché" com pouco sentido. A velocidade só por si pode ser muito impressionante, se não experimenta andar a 300 na via publica e depois diz-me.

                                            Uma das coisas que mais impressiona quem conduz ou vai ao lado numa pista é o quão em cima das curvas se pode travar, é o que se distancia mais da condução cá fora. Porque fazer curvas depressa também se fazem (apesar de normalmente haver menos alcatrão) e acelerações a fundo, também.

                                            Uma coisa que me impressionou muito foi quando andei ao lado num GT3 Cup com um piloto de testes, na pista da porsche de Leipzig, a travagem no final da recta (mais pequena que a do Estoril) a 250 km/h feita mesmo, mesmo a chegar à curva. Até os olhinhos parece que querem sair das orbitas .....

                                            Comentário


                                              #82
                                              Originalmente Colocado por bg2 Ver Post
                                              o AIA é bem mais exigente

                                              apesar de ter escapatórias de asfalto maiores, que dão mais confiança para andar depressa
                                              Sem dúvida. O AIA é excelente mas ao mesmo tempo enigmático. Dei algumas voltas à pendura e 4 voltas ao volante e saí de lá sem "conhecer" a pista. As curvas sem visibilidade, apesar de se tornarem fáceis de fazer, antes de se entrar nelas metem respeito. É muito bom!

                                              Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                              Desculpa a sinceridade mas isso que dizes é um "cliché" com pouco sentido. A velocidade só por si pode ser muito impressionante, se não experimenta andar a 300 na via publica e depois diz-me.

                                              Uma coisa que me impressionou muito foi quando andei ao lado num GT3 Cup com um piloto de testes, na pista da porsche de Leipzig, a travagem no final da recta (mais pequena que a do Estoril) a 250 km/h feita mesmo, mesmo a chegar à curva. Até os olhinhos parece que querem sair das orbitas .....
                                              Ía falar precisamente nesse caso da velocidade. E nem é preciso 300km/h. Andar a 270/275 na via pública num carro normal é impressionante e requer a mesma concentração que o conduzir numa pista. Para uns até dará mais emoção que conduzir numa pista.

                                              v7 um GT3 Cup não se pode comparar com nada. Tem um nível de preparação enorme. Para carros ditos normais diria que este TTRS impressiona muito quer na velocidade atingida, quer no à-vontade com que trava e entra calmamente na 1ª curva.

                                              Um 320d nunca dará 205/210 no Estoril. Só se tiver o velocímetro "reprogramado"

                                              Comentário


                                                #83
                                                Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                                Obviamente que este assunto não tem importância nenhuma.

                                                De qualquer forma também já fiz o BMW Experience (3 vezes), recentemente fiz o Jaguar experience, há muito tempo fiz um Ford Fiesta experience, com o meu Boxster andei creio que 2 vezes no Estoril, já andei ao lado com o PMV6 no Estoril (no seu brinquedo anterior) e com várias outras pessoas, alguns pilotos amadores, mas também com um piloto profissional como o Francisco Sande e Castro num carro de troféu.

                                                Por ter muitas referências e já ter tido a sorte de viver algumas vezes o optimo ambiente que antecede e precede a pista é que estou à vontade para falar do entusiasmo e optimismo que às vezes existe nestas leituras de velocimetros e tenho uma ideia razoavel do que é muito ou pouco nas várias partes do circuito.
                                                Claro que percebo este teu ponto de vista. Falas no entusiasmo e optimismo e afins, mas com alguma (pouca) margem de erro, tudo o que relatei é verdade. Aqui ninguém me conhece, podia estar aqui a dizer que "fazia e acontecia", mas não me parece que seja assim tão anormal, o relato que deixei. E só digo isto da única vez que participei nesta iniciativa.

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                                                  #84
                                                  Originalmente Colocado por rcontra Ver Post
                                                  A 4ª de 320d consegue dar 190km/h?
                                                  Acho este valor muito alto para um 2.0d com 6 velocidades.
                                                  Aqui é igual, não sei se é 185 ou 192, mas à entrada do redline, é essa a velocidade (de ponteiro).

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                                                    #85
                                                    Originalmente Colocado por ReySenna Ver Post
                                                    Sem dúvida. O AIA é excelente mas ao mesmo tempo enigmático. Dei algumas voltas à pendura e 4 voltas ao volante e saí de lá sem "conhecer" a pista. As curvas sem visibilidade, apesar de se tornarem fáceis de fazer, antes de se entrar nelas metem respeito. É muito bom!



                                                    Ía falar precisamente nesse caso da velocidade. E nem é preciso 300km/h. Andar a 270/275 na via pública num carro normal é impressionante e requer a mesma concentração que o conduzir numa pista. Para uns até dará mais emoção que conduzir numa pista.

                                                    v7 um GT3 Cup não se pode comparar com nada. Tem um nível de preparação enorme. Para carros ditos normais diria que este TTRS impressiona muito quer na velocidade atingida, quer no à-vontade com que trava e entra calmamente na 1ª curva.

                                                    Um 320d nunca dará 205/210 no Estoril. Só se tiver o velocímetro "reprogramado"
                                                    Já experimentaste?

                                                    A mim custa-me que ler estas coisas em tom gozão. Achas que disse o que disse para me sentir mais homem perante users que não conheço de lado nenhum?

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                                                      #86
                                                      Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                                      Desculpa a sinceridade mas isso que dizes é um "cliché" com pouco sentido. A velocidade só por si pode ser muito impressionante, se não experimenta andar a 300 na via publica e depois diz-me.

                                                      Uma das coisas que mais impressiona quem conduz ou vai ao lado numa pista é o quão em cima das curvas se pode travar, é o que se distancia mais da condução cá fora. Porque fazer curvas depressa também se fazem (apesar de normalmente haver menos alcatrão) e acelerações a fundo, também.

                                                      Uma coisa que me impressionou muito foi quando andei ao lado num GT3 Cup com um piloto de testes, na pista da porsche de Leipzig, a travagem no final da recta (mais pequena que a do Estoril) a 250 km/h feita mesmo, mesmo a chegar à curva. Até os olhinhos parece que querem sair das orbitas .....
                                                      Eu foi só num GT3 mas a travagem aí é impressionante..há outro ponto que tem um S (antes da replica de SPA) que também é interessante

                                                      Comentário


                                                        #87
                                                        são emoções diferentes e cada uma delas é bastante interessante
                                                        pessoalmente o melhor é conciliar as 2! onde? Nurburgring!!!

                                                        onde dentro da pista existem locais para velocidades superiores a 250 km/h numa pista estreita e sem escapatórias e com relva dos 2 lados...
                                                        isso sim é emoção!

                                                        Comentário


                                                          #88
                                                          Por acaso confirmo os valores que o Ecoflex fala para o 320, também andei pelo BMW ED.
                                                          Se o erro de velocimetro é suficiente para alinhar as opiniões que aqui se falam, não sei.
                                                          Se estava reprogramada a centralina para que tivesse outro "aspecto", não sei.

                                                          Se fiquei desiludido (não pela velocidade máxima, mas pela resposta em curva), fiquei e muito.

                                                          Comentário


                                                            #89
                                                            Originalmente Colocado por FilipeDiass Ver Post
                                                            são emoções diferentes e cada uma delas é bastante interessante
                                                            pessoalmente o melhor é conciliar as 2! onde? Nurburgring!!!

                                                            onde dentro da pista existem locais para velocidades superiores a 250 km/h numa pista estreita e sem escapatórias e com relva dos 2 lados...
                                                            isso sim é emoção!
                                                            Emoção é fazer a 2a circular em hora de ponta, ali a testar os nervos por estar parado no trânsito um "munutos"!

                                                            Comentário


                                                              #90
                                                              Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                                              Desculpa a sinceridade mas isso que dizes é um "cliché" com pouco sentido. A velocidade só por si pode ser muito impressionante, se não experimenta andar a 300 na via publica e depois diz-me.

                                                              Uma das coisas que mais impressiona quem conduz ou vai ao lado numa pista é o quão em cima das curvas se pode travar, é o que se distancia mais da condução cá fora. Porque fazer curvas depressa também se fazem (apesar de normalmente haver menos alcatrão) e acelerações a fundo, também.

                                                              Uma coisa que me impressionou muito foi quando andei ao lado num GT3 Cup com um piloto de testes, na pista da porsche de Leipzig, a travagem no final da recta (mais pequena que a do Estoril) a 250 km/h feita mesmo, mesmo a chegar à curva. Até os olhinhos parece que querem sair das orbitas .....
                                                              Eu estava a falar dos meus carros ( erro meu não ter mencionado).
                                                              Claro que a velocidades elevadas em recta é impressionante, mas imagina que vais a 250 numa recta enorme sem carros ( caso contrário era perigoso e irresponsável demais) ou estás numa pista a 170/180 e tens uma chicane à tua frente onde travas mesmo no limite (teu ou do carro).
                                                              Qual é que te dá mais prazer/adrenalina?
                                                              Este era o meu ponto.
                                                              A minha resposta foi no sentido de o Rotary achar 230 km/h pouca velocidade para andar no autódromo, quando o carro dele deve dar pouco mais em rectas bastante mais longas!

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