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Track day estoril 17.3.2013
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Originalmente Colocado por Rotary Ver PostNunca andei no circuito se bem que gostaria. Tinha a ideia que se conseguiria esticar mais a velocidade de ponta.
Sendo assim mais vale ter a auto estrada sem tráfego e limpar o carvão dos "canos".
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Originalmente Colocado por pmv6 Ver PostTD 17.3.2013 ESTORIL - PISTA MOLHADA - YouTube :1ª Entrada em pista (10:35) com a pista ainda bastante molhada.
Que camera usaste?
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Originalmente Colocado por pmv6 Ver PostA título de curiosidade uma revista da especialidade fez um teste a vários carros em pista (em 2007 e com o então jovem Filipe Albuquerque a conduzir): quer tempos volta quer velocidade máxima atingida na reta do Estoril: Dodge Viper -241 km, um R8 (420cv) deu 228km, um 911 Carrera S - 223, um 350Z -214km, um Megane R26 - 205
* Atenção que estamos a falar de velocidades reais e não no Velocímetro do carro.
Convém pensar que, no fim da reta da meta temos que travar fundo e fazer uma trajetória mais ou menos limpa.
Se me perguntarem qual a velocidade máxima que o TT dá em reta, a história já é outra.
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Originalmente Colocado por Ecoflex Ver PostAcho pouco, essas velocidades máximas, só isso. Não sei como consegui passar dos 200 com um "trator" (e não fui só eu, atenção).
De qualquer maneira esse circuito não é o mais indicado para medir a velocidade máxima de um carro, não só é curta como é preciso travar forte para a curva 1.
Dos carros que conduzi lá esse foi um promenor que me passou ao lado.
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O Estoril é conhecido por ser um circuito mais técnico e exigente para as mecânicas.
O AIA é um circuito estilo montanha russa, um sobe e desce misturado com curvas cegas...enfim, uma autêntica maravilha onde se anda mais rápido que no Estoril.
Se alguma vez alguém quiser experimentar nem que seja uma vez na vida andar em pista, aconselho este Autódromo (ainda que, as primeiras voltas devam ser dadas com redobrada atenção).
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Originalmente Colocado por pmv6 Ver PostO Estoril é conhecido por ser um circuito mais técnico e exigente para as mecânicas.
O AIA é um circuito estilo montanha russa, um sobe e desce misturado com curvas cegas...enfim, uma autêntica maravilha onde se anda mais rápido que no Estoril.
Se alguma vez alguém quiser experimentar nem que seja uma vez na vida andar em pista, aconselho este Autódromo (ainda que, as primeiras voltas devam ser dadas com redobrada atenção).
Sim porque a experiência num jogo como o GTR-Evolution (ainda que com um volante G27), não tem nada a ver...
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Originalmente Colocado por v7 Ver PostSabes que o entusiasmo dá para exagerar um bocadinho, mesmo inconscientemente ....Originalmente Colocado por CM Ver PostAcho esses 200km/h muito optimistas...
De qualquer maneira esse circuito não é o mais indicado para medir a velocidade máxima de um carro, não só é curta como é preciso travar forte para a curva 1.
Dos carros que conduzi lá esse foi um promenor que me passou ao lado.
Saber se dei 205 ou 210, é-me completamente irrelevante, mas foi por estes valores (de ponteiro) e por isso é que acho estranho (para pouco) os valores acima.
O carro em questão era um 320d de 177 cv. Na recta interior dá para chegar aos 160/170 em 4ª. Foi uma experiência agradável que tenciono repetir. Por enquanto fico-me pelos Karts, que já pratico há 10 anos.
Por curiosidade, na véspera de ir ao AE, tinha feito uma prova de Karts. Digamos que serviu de estágio
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Originalmente Colocado por Rotary Ver PostNunca andei no circuito se bem que gostaria. Tinha a ideia que se conseguiria esticar mais a velocidade de ponta.
Sendo assim mais vale ter a auto estrada sem tráfego e limpar o carvão dos "canos".Originalmente Colocado por Ecoflex Ver PostAli a questão não era entusiasmo, eu expliquei já neste tópico. Foi na bmw experience de 2009. No sábado (eu fui no Domingo) foi um amigo meu e relatou-me a experiência que teve, o que veio ajudar e muito na minha condução, porque nunca tinha conduzido (aliás nem conduzi depois disso) no AE. E o que me falou, em especial da recta da meta, é que se consegue fazer a última curva em 3ª a cortar a chegar ao redline a 130/140, sensivelmente (não ia a olhar para o velocimetro como podem imaginar), e depois de enquadrados na recta, esticar a 4ª aos 190, cerca da zonas à frente das boxes, e colocar a 5ª, para pouquissimos segundos depois travar a fundo. E foi o que fiz, por 2 vezes, já que a 3ª volta é dada em ritmo de passeio com os 4 piscas para arrefecer os componentes.
Saber se dei 205 ou 210, é-me completamente irrelevante, mas foi por estes valores (de ponteiro) e por isso é que acho estranho (para pouco) os valores acima.
O carro em questão era um 320d de 177 cv. Na recta interior dá para chegar aos 160/170 em 4ª. Foi uma experiência agradável que tenciono repetir. Por enquanto fico-me pelos Karts, que já pratico há 10 anos.
Por curiosidade, na véspera de ir ao AE, tinha feito uma prova de Karts. Digamos que serviu de estágio
portanto um carro que chegue ao final da recta a 215, para conseguir chegar a 230, necessita de : sair mais rápido da parabólica, ter mais potência e ter mais travões.
portanto é uma relação exponencial na maior parte dos casos, isto quando falamos de carros normais de estrada.
se o TT nas mãos de um piloto e sem nada a perder daria mais na recta? acredito que sim, mais 5 ou 10 km/h, mas que poriam em risco o piloto e o carro, o objectivo do pmv6 é levar o carro inteiro para casa.
no entanto o ideal é sempre experimentarem para perceberem do que estamos a falar!
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Originalmente Colocado por Ecoflex Ver PostAli a questão não era entusiasmo, eu expliquei já neste tópico. Foi na bmw experience de 2009. No sábado (eu fui no Domingo) foi um amigo meu e relatou-me a experiência que teve, o que veio ajudar e muito na minha condução, porque nunca tinha conduzido (aliás nem conduzi depois disso) no AE. E o que me falou, em especial da recta da meta, é que se consegue fazer a última curva em 3ª a cortar a chegar ao redline a 130/140, sensivelmente (não ia a olhar para o velocimetro como podem imaginar), e depois de enquadrados na recta, esticar a 4ª aos 190, cerca da zonas à frente das boxes, e colocar a 5ª, para pouquissimos segundos depois travar a fundo. E foi o que fiz, por 2 vezes, já que a 3ª volta é dada em ritmo de passeio com os 4 piscas para arrefecer os componentes.
Saber se dei 205 ou 210, é-me completamente irrelevante, mas foi por estes valores (de ponteiro) e por isso é que acho estranho (para pouco) os valores acima.
O carro em questão era um 320d de 177 cv. Na recta interior dá para chegar aos 160/170 em 4ª. Foi uma experiência agradável que tenciono repetir. Por enquanto fico-me pelos Karts, que já pratico há 10 anos.
Por curiosidade, na véspera de ir ao AE, tinha feito uma prova de Karts. Digamos que serviu de estágio
De qualquer forma também já fiz o BMW Experience (3 vezes), recentemente fiz o Jaguar experience, há muito tempo fiz um Ford Fiesta experience, com o meu Boxster andei creio que 2 vezes no Estoril, já andei ao lado com o PMV6 no Estoril (no seu brinquedo anterior) e com várias outras pessoas, alguns pilotos amadores, mas também com um piloto profissional como o Francisco Sande e Castro num carro de troféu.
Por ter muitas referências e já ter tido a sorte de viver algumas vezes o optimo ambiente que antecede e precede a pista é que estou à vontade para falar do entusiasmo e optimismo que às vezes existe nestas leituras de velocimetros e tenho uma ideia razoavel do que é muito ou pouco nas várias partes do circuito.
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Originalmente Colocado por Rotary Ver PostNão é apenas a velocidade máxima. De resto, se vais lá para passear e acenar aos stewards estás a desperdiçar dinheiro.
Rectas grandes para atingir velocidade máxima não me dão pica nenhuma, aliás, até me dão sono.
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Originalmente Colocado por Ecoflex Ver PostAli a questão não era entusiasmo, eu expliquei já neste tópico. Foi na bmw experience de 2009. No sábado (eu fui no Domingo) foi um amigo meu e relatou-me a experiência que teve, o que veio ajudar e muito na minha condução, porque nunca tinha conduzido (aliás nem conduzi depois disso) no AE. E o que me falou, em especial da recta da meta, é que se consegue fazer a última curva em 3ª a cortar a chegar ao redline a 130/140, sensivelmente (não ia a olhar para o velocimetro como podem imaginar), e depois de enquadrados na recta, esticar a 4ª aos 190, cerca da zonas à frente das boxes, e colocar a 5ª, para pouquissimos segundos depois travar a fundo. E foi o que fiz, por 2 vezes, já que a 3ª volta é dada em ritmo de passeio com os 4 piscas para arrefecer os componentes.
Saber se dei 205 ou 210, é-me completamente irrelevante, mas foi por estes valores (de ponteiro) e por isso é que acho estranho (para pouco) os valores acima.
O carro em questão era um 320d de 177 cv. Na recta interior dá para chegar aos 160/170 em 4ª. Foi uma experiência agradável que tenciono repetir. Por enquanto fico-me pelos Karts, que já pratico há 10 anos.
Por curiosidade, na véspera de ir ao AE, tinha feito uma prova de Karts. Digamos que serviu de estágio
Acho este valor muito alto para um 2.0d com 6 velocidades.
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Originalmente Colocado por rcontra Ver PostAchas que andar a 230km/h ( caso deste TT Rs) e em 200-300m travar forte para uma curva que se faz a uma velocidade muito inferior ( 80-90 km/h) não dá emoção/adrenalina suficiente e que é dinheiro desperdiçado, temos opiniões muito diferentes.
Rectas grandes para atingir velocidade máxima não me dão pica nenhuma, aliás, até me dão sono.
Uma das coisas que mais impressiona quem conduz ou vai ao lado numa pista é o quão em cima das curvas se pode travar, é o que se distancia mais da condução cá fora. Porque fazer curvas depressa também se fazem (apesar de normalmente haver menos alcatrão) e acelerações a fundo, também.
Uma coisa que me impressionou muito foi quando andei ao lado num GT3 Cup com um piloto de testes, na pista da porsche de Leipzig, a travagem no final da recta (mais pequena que a do Estoril) a 250 km/h feita mesmo, mesmo a chegar à curva. Até os olhinhos parece que querem sair das orbitas .....
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Originalmente Colocado por bg2 Ver Posto AIA é bem mais exigente
apesar de ter escapatórias de asfalto maiores, que dão mais confiança para andar depressa
Originalmente Colocado por v7 Ver PostDesculpa a sinceridade mas isso que dizes é um "cliché" com pouco sentido. A velocidade só por si pode ser muito impressionante, se não experimenta andar a 300 na via publica e depois diz-me.
Uma coisa que me impressionou muito foi quando andei ao lado num GT3 Cup com um piloto de testes, na pista da porsche de Leipzig, a travagem no final da recta (mais pequena que a do Estoril) a 250 km/h feita mesmo, mesmo a chegar à curva. Até os olhinhos parece que querem sair das orbitas .....
v7 um GT3 Cup não se pode comparar com nada. Tem um nível de preparação enorme. Para carros ditos normais diria que este TTRS impressiona muito quer na velocidade atingida, quer no à-vontade com que trava e entra calmamente na 1ª curva.
Um 320d nunca dará 205/210 no Estoril. Só se tiver o velocímetro "reprogramado"
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Originalmente Colocado por v7 Ver PostObviamente que este assunto não tem importância nenhuma.
De qualquer forma também já fiz o BMW Experience (3 vezes), recentemente fiz o Jaguar experience, há muito tempo fiz um Ford Fiesta experience, com o meu Boxster andei creio que 2 vezes no Estoril, já andei ao lado com o PMV6 no Estoril (no seu brinquedo anterior) e com várias outras pessoas, alguns pilotos amadores, mas também com um piloto profissional como o Francisco Sande e Castro num carro de troféu.
Por ter muitas referências e já ter tido a sorte de viver algumas vezes o optimo ambiente que antecede e precede a pista é que estou à vontade para falar do entusiasmo e optimismo que às vezes existe nestas leituras de velocimetros e tenho uma ideia razoavel do que é muito ou pouco nas várias partes do circuito.
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Originalmente Colocado por ReySenna Ver PostSem dúvida. O AIA é excelente mas ao mesmo tempo enigmático. Dei algumas voltas à pendura e 4 voltas ao volante e saí de lá sem "conhecer" a pista. As curvas sem visibilidade, apesar de se tornarem fáceis de fazer, antes de se entrar nelas metem respeito. É muito bom!
Ía falar precisamente nesse caso da velocidade. E nem é preciso 300km/h. Andar a 270/275 na via pública num carro normal é impressionante e requer a mesma concentração que o conduzir numa pista. Para uns até dará mais emoção que conduzir numa pista.
v7 um GT3 Cup não se pode comparar com nada. Tem um nível de preparação enorme. Para carros ditos normais diria que este TTRS impressiona muito quer na velocidade atingida, quer no à-vontade com que trava e entra calmamente na 1ª curva.
Um 320d nunca dará 205/210 no Estoril. Só se tiver o velocímetro "reprogramado"
A mim custa-me que ler estas coisas em tom gozão. Achas que disse o que disse para me sentir mais homem perante users que não conheço de lado nenhum?
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Originalmente Colocado por v7 Ver PostDesculpa a sinceridade mas isso que dizes é um "cliché" com pouco sentido. A velocidade só por si pode ser muito impressionante, se não experimenta andar a 300 na via publica e depois diz-me.
Uma das coisas que mais impressiona quem conduz ou vai ao lado numa pista é o quão em cima das curvas se pode travar, é o que se distancia mais da condução cá fora. Porque fazer curvas depressa também se fazem (apesar de normalmente haver menos alcatrão) e acelerações a fundo, também.
Uma coisa que me impressionou muito foi quando andei ao lado num GT3 Cup com um piloto de testes, na pista da porsche de Leipzig, a travagem no final da recta (mais pequena que a do Estoril) a 250 km/h feita mesmo, mesmo a chegar à curva. Até os olhinhos parece que querem sair das orbitas .....
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Por acaso confirmo os valores que o Ecoflex fala para o 320, também andei pelo BMW ED.
Se o erro de velocimetro é suficiente para alinhar as opiniões que aqui se falam, não sei.
Se estava reprogramada a centralina para que tivesse outro "aspecto", não sei.
Se fiquei desiludido (não pela velocidade máxima, mas pela resposta em curva), fiquei e muito.
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Originalmente Colocado por FilipeDiass Ver Postsão emoções diferentes e cada uma delas é bastante interessante
pessoalmente o melhor é conciliar as 2! onde? Nurburgring!!!
onde dentro da pista existem locais para velocidades superiores a 250 km/h numa pista estreita e sem escapatórias e com relva dos 2 lados...
isso sim é emoção!
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Originalmente Colocado por v7 Ver PostDesculpa a sinceridade mas isso que dizes é um "cliché" com pouco sentido. A velocidade só por si pode ser muito impressionante, se não experimenta andar a 300 na via publica e depois diz-me.
Uma das coisas que mais impressiona quem conduz ou vai ao lado numa pista é o quão em cima das curvas se pode travar, é o que se distancia mais da condução cá fora. Porque fazer curvas depressa também se fazem (apesar de normalmente haver menos alcatrão) e acelerações a fundo, também.
Uma coisa que me impressionou muito foi quando andei ao lado num GT3 Cup com um piloto de testes, na pista da porsche de Leipzig, a travagem no final da recta (mais pequena que a do Estoril) a 250 km/h feita mesmo, mesmo a chegar à curva. Até os olhinhos parece que querem sair das orbitas .....
Claro que a velocidades elevadas em recta é impressionante, mas imagina que vais a 250 numa recta enorme sem carros ( caso contrário era perigoso e irresponsável demais) ou estás numa pista a 170/180 e tens uma chicane à tua frente onde travas mesmo no limite (teu ou do carro).
Qual é que te dá mais prazer/adrenalina?
Este era o meu ponto.
A minha resposta foi no sentido de o Rotary achar 230 km/h pouca velocidade para andar no autódromo, quando o carro dele deve dar pouco mais em rectas bastante mais longas!
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