Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Acidente Ferrari no Circuito do Estoril

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Pode ter sido falta de travões, mas na minha opinião foi uma nítida falha do ponto de travagem.
    Estamos a falar de velocidades acima dos 200 e de uma travagem fortíssima que foi feita fora de tempo ou acabou por nem ser feita e a partir daí o condutor é um passageiro. Desvia-se para a direita, ou tenta fazer a curva, mas nessa altura já não há travões que consigam parar o carro.
    Entre o local onde o carro tinha de ter travado e a saída da pista, passaram-se apenas 2 segundos, o que convenhamos não dá para fazer muita coisa, principalmente para um piloto de track days pouco habituado a ligar com situações destas.

    Comentário


      Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
      O meu ponto é: que culpa se pode atribuir aos travões de um carro se eles sofreram uma utilização muito mais intensiva e para além daquilo para que foram concebidos?
      Falha dos travões pode não ter absolutamente nada a ver com uma utilização "muito mais intensiva do que para o que foi concebido"

      Comentário


        Como acham que este caso vai acabar?

        Será que a Ferrari vai tomar conhecimento do caso e tentar averiguar a situação ou vai manter-se sempre à margem do problema?

        Comentário


          Deixo aqui um exemplo de verdadeira frieza e capacidade de antecipação/reação num carro dinamicamente muito inferior. Apesar deste ter tido mais tempo para pensar não deixa de ser um SENHOR.

          Comentário


            Originalmente Colocado por tonyV Ver Post
            Como?

            Antes ambientes fechados ou parcialmente fechados do que a lotaria de quem pode ser certinho em pista....como invariavelmente fazer *****.

            Bem hajam aqueles que juntam veículos com andamentos semelhantes em vez de misturar e arriscar embrulhar carros com grandes discrepâncias.

            Criticar quem organiza eventos em pista seja em grupo fechado ou não é ideal de pica....que pelo que leio tu não és, antes pelo contrário. Por isso menos, porque diz o bom senso que nem empata f**** e boas voltas sem empatas

            Oh Tony, acho que não percebeste o texto ou não queres perceber.
            Só uma pista: quando falo em grupos fechados falo em malta que pertence a certas marcas e nunca sai dos eventos organizados por essas marcas: seja Porsche, Alfa, BMW, Ferrari..
            Tive já ligado a 2 clubes e não obstante haver malta porreira, não creio que andar sempre nos eventos deles leve a que faça qualquer tipo de evolução em pista.
            Sou apologista da auto diversidade e de juntar varias marcas/modelos em pista.E atenção: nunca julgues um condutor pelo carro. Há por aí muito boa gente que, com carros dito de 2ª, andam muitíssimo bem em pista e têm uma conduta exemplar.

            Criticar quem organiza eventos em pista? Se tivesses atento ás poucas participações que faço neste fórum, facilmente terias consciência que sou um acérrimo defensor dos TD.

            Portanto, para te dar o beneficio da dúvida, desenvolve lá melhor essas ideias porque acho que estas a fazer algumas confusões.

            Comentário


              Originalmente Colocado por Ratcher Ver Post
              Falha dos travões pode não ter absolutamente nada a ver com uma utilização "muito mais intensiva do que para o que foi concebido"
              E também pode muito bem ter tudo a ver!!

              Comentário


                Originalmente Colocado por brunofps Ver Post
                Como acham que este caso vai acabar?

                Será que a Ferrari vai tomar conhecimento do caso e tentar averiguar a situação ou vai manter-se sempre à margem do problema?
                A Ferrari pode ter interesse em verificar o que se passou, mas quando um carro é usado em competição perde automaticamente a garantia, se é que os Ferraris têm garantia.

                Não podemos deixar de ter em conta que por muito que estes carros sejam feitos para andar em pista, determinados componentes como os travões e a direcção têm de ser forçosamente um compromisso entre os vários tipos de estrada onde o carro vai circular.
                Uns travões de competição podem ser muito bons a reduzir dos 300 para os 100 em poucos metros, mas frios podem não evitar um embate a baixa velocidade, etc..

                Comentário


                  Originalmente Colocado por LuisPedro Ver Post
                  Deixo aqui um exemplo de verdadeira frieza e capacidade de antecipação/reação num carro dinamicamente muito inferior. Apesar deste ter tido mais tempo para pensar não deixa de ser um SENHOR.

                  Mas não é comparável... quer pela pista e escapatórias disponíveis, quer pelo momento em que se apercebeu que os travões tinham feito caput (e a velocidade a que ia, imagino).

                  Claramente, ao ver o carro que ia à frente, quis abordar a curva de uma forma mais defensiva e começou a travar bem mais cedo do que faria numa situação normal. Isto permitiu que, desde os +/- os 300 metros, ele vá a imaginar a melhor forma de não bater. Isto é... se é mais seguro passar por dentro ou por fora.

                  Já a perda de tração e a deriva lateral (tipo travagem de ski) foram obra do alinhamento dos astros e do S. Pedro ter vindo cá baixo ajudar, mas é certo que ele soube tirar esse facto para o seu proveito.

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por DocJRA Ver Post
                    Mas não é comparável... quer pela pista e escapatórias disponíveis, quer pelo momento em que se apercebeu que os travões tinham feito caput (e a velocidade a que ia, imagino).

                    Claramente, ao ver o carro que ia à frente, quis abordar a curva de uma forma mais defensiva e começou a travar bem mais cedo do que faria numa situação normal. Isto permitiu que, desde os +/- os 300 metros, ele vá a imaginar a melhor forma de não bater. Isto é... se é mais seguro passar por dentro ou por fora.

                    Já a perda de tração e a deriva lateral (tipo travagem de ski) foram obra do alinhamento dos astros e do S. Pedro ter vindo cá baixo ajudar, mas é certo que ele soube tirar esse facto para o seu proveito.
                    De acordo. A travagem antecipada resulta no maior tempo para reagir.

                    A questão da escapatória é também notória, se isto tivesse acontecido no Estoril, muito provavelmente iria bater.


                    De qualquer forma é preciso ter lucidez para fazer algo mais que manter o pé no travão à espera que volte a travar e virar o volante entanto pensa 'estou lixado'.

                    Tipo este, que não teve a mesma sorte do 488 que sem saber como nem porquê, conseguiu fazer com que o carro não fosse de frente em direção às proteções


                    Comentário


                      Para mim este continua a ser o campeão:

                      https://youtu.be/MXSFXPtcrlE?t=50

                      Até o pormenor do rádio é fabuloso.

                      PS - porque o nacional é bom ehhe

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por DocJRA Ver Post
                        Para mim este continua a ser o campeão:

                        https://youtu.be/MXSFXPtcrlE?t=50

                        Até o pormenor do rádio é fabuloso.

                        PS - porque o nacional é bom ehhe
                        Maior save da história da Internet.

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por JDEM Ver Post
                          Lindos.

                          (Ironia, é só ironia!!! )

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por DocJRA Ver Post
                            Para mim este continua a ser o campeão:

                            https://youtu.be/MXSFXPtcrlE?t=50

                            Até o pormenor do rádio é fabuloso.

                            PS - porque o nacional é bom ehhe
                            Ainda me lembro quando ele postou o video no forum da Audi, e se não estou enganado ia a caminho do track day no Estoril.

                            Em poucas horas já tinha milhares de visualizações

                            Comentário


                              Ele era utilizador aqui do AHO. Era Art qualquer coisa.
                              Isso foi a caminho de um trackday mas Braga pelo que me lembro.

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por Crysis Ver Post
                                Ainda me lembro quando ele postou o video no forum da Audi, e se não estou enganado ia a caminho do track day no Estoril.

                                Em poucas horas já tinha milhares de visualizações
                                Ia para um track day mas em Braga

                                Isso foi na A3 sentido Porto - Braga

                                Comentário


                                  Isso em Braga !! só me lembrava que ia a caminho do track day

                                  Comentário


                                    Há por aqui muito piloto de teclado

                                    Antes de mais, eu cheguei ao autódromo pouco depois do acidente. Não consegui ver o carro destruído, apenas vi a ambulância. Segundo o que ouvi, o carro ficou mesmo sem travões e a pessoa que estava ao volante tentou abrandar o carro o máximo possível para diminuir a velocidade aquando do impacto, daí passar pela zona de gravilha na parte interior. Também me contaram (verdade ou não) que os Ferrari conseguiam comunicar entre si e o 488 esteve, na semana anterior, na Ferrari a mudar as pastilhas de travão.
                                    Em qualquer caso pouco ou nada se podia fazer. Era uma questão de abrandar o carro e nesse aspecto o condutor fez o melhor que podia.

                                    Outro ponto que gostava de salientar é que cada um é livre de andar ao ritmo que quiser, seja um Ferrari ou um Fiat. Se é verdade que o Ferrari agiu de forma imprudente com o Radical também é verdade que existem imensos ascendentes a "pilotos" nos track-days do autódromo do Estoril. Desde "tangentes" de meter medo, a three-wides completamente absurdos e a picanços desnessários.


                                    Originalmente Colocado por Carlos Ver Post
                                    Pode ter sido falta de travões, mas na minha opinião foi uma nítida falha do ponto de travagem.
                                    Estamos a falar de velocidades acima dos 200 e de uma travagem fortíssima que foi feita fora de tempo ou acabou por nem ser feita e a partir daí o condutor é um passageiro. Desvia-se para a direita, ou tenta fazer a curva, mas nessa altura já não há travões que consigam parar o carro.
                                    Entre o local onde o carro tinha de ter travado e a saída da pista, passaram-se apenas 2 segundos, o que convenhamos não dá para fazer muita coisa, principalmente para um piloto de track days pouco habituado a ligar com situações destas.
                                    Sabes qual é o ponto de travagem sequer?
                                    Editado pela última vez por AntR; 11 April 2017, 17:25.

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por AntR Ver Post
                                      Há por aqui muito piloto de teclado

                                      Antes de mais, eu cheguei ao autódromo pouco depois do acidente. Não consegui ver o carro destruído, apenas vi a ambulância. Segundo o que ouvi, o carro ficou mesmo sem travões e a pessoa que estava ao volante tentou abrandar o carro o máximo possível para diminuir a velocidade aquando do impacto, daí passar pela zona de gravilha na parte interior. Também me contaram (verdade ou não) que os Ferrari conseguiam comunicar entre si e o 488 esteve, na semana anterior, na Ferrari a mudar as pastilhas de travão.
                                      Em qualquer caso pouco ou nada se podia fazer. Era uma questão de abrandar o carro e nesse aspecto o condutor fez o melhor que podia.

                                      Outro ponto que gostava de salientar é que cada um é livre de andar ao ritmo que quiser, seja um Ferrari ou um Fiat. Se é verdade que o Ferrari agiu de forma imprudente com o Radical também é verdade que existem imensos ascendentes a "pilotos" nos track-days do autódromo do Estoril. Desde "tangentes" de meter medo, a three-wides completamente absurdos e a picanços desnessários.




                                      Sabes qual é o ponto de travagem sequer?
                                      Em 2 segundos imagino que o condutor nem tenha tido tempo de pensar, quanto mais tentar abrandar o Maximo que podia hipoteticamente sem travões. Não estamos a falar de um piloto profissional.
                                      O ponto de travagem para um carro destes é sempre antes da curva.




                                      Enviado do meu iPad usando o Tapatalk

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por Carlos Ver Post
                                        Em 2 segundos imagino que o condutor nem tenha tido tempo de pensar, quanto mais tentar abrandar o Maximo que podia hipoteticamente sem travões. Não estamos a falar de um piloto profissional.
                                        O ponto de travagem para um carro destes é sempre antes da curva.




                                        Enviado do meu iPad usando o Tapatalk
                                        O que é certo é que o condutor fez o mais correcto nesta situação. Será que foi por acaso? O ser humano em situações de adrenalina é capaz de fazer coisas extraordinárias. Para além disso, já não é a primeira vez que este 488 anda em pista.
                                        É sempre antes da curva? Não me digas

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por AntR Ver Post
                                          O que é certo é que o condutor fez o mais correcto nesta situação. Será que foi por acaso? O ser humano em situações de adrenalina é capaz de fazer coisas extraordinárias. Para além disso, já não é a primeira vez que este 488 anda em pista.
                                          É sempre antes da curva? Não me digas
                                          Ja devias saber que o ser humano que tem carros desportivos é burro, teve sorte na vida e não tem unhas.

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por Carlos Ver Post
                                            Em 2 segundos imagino que o condutor nem tenha tido tempo de pensar, quanto mais tentar abrandar o Maximo que podia hipoteticamente sem travões. Não estamos a falar de um piloto profissional.
                                            O ponto de travagem para um carro destes é sempre antes da curva.


                                            Enviado do meu iPad usando o Tapatalk
                                            Pois, por momentos até pensei que era depois da curva!

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por 330i Ver Post
                                              Pois, por momentos até pensei que era depois da curva!
                                              Agora é que vocês me lixaram! Eu a pensar que para carros destes não havia curvas

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por McDriver Ver Post
                                                Agora é que vocês me lixaram! Eu a pensar que para carros destes não havia curvas
                                                E não há

                                                Mas há pneus e rails

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por pmv6 Ver Post
                                                  Oh Tony, acho que não percebeste o texto ou não queres perceber.
                                                  Só uma pista: quando falo em grupos fechados falo em malta que pertence a certas marcas e nunca sai dos eventos organizados por essas marcas: seja Porsche, Alfa, BMW, Ferrari..
                                                  Tive já ligado a 2 clubes e não obstante haver malta porreira, não creio que andar sempre nos eventos deles leve a que faça qualquer tipo de evolução em pista.
                                                  Sou apologista da auto diversidade e de juntar varias marcas/modelos em pista.E atenção: nunca julgues um condutor pelo carro. Há por aí muito boa gente que, com carros dito de 2ª, andam muitíssimo bem em pista e têm uma conduta exemplar.

                                                  Criticar quem organiza eventos em pista? Se tivesses atento ás poucas participações que faço neste fórum, facilmente terias consciência que sou um acérrimo defensor dos TD.

                                                  Portanto, para te dar o beneficio da dúvida, desenvolve lá melhor essas ideias porque acho que estas a fazer algumas confusões.
                                                  Portanto a questão dos eventos monomarca, monopessoal, monoqualquer coisa em variadas pistas é a falta de evolução?! Ok, são opiniões....não vejo onde andar com pessoas que desconheço o comportamento/atitude, misturado com carros carros com diferente performance (ou muito diferente) implique evolução ou superior evolução....a não ser a lidar com sustos ou testar a sorte.

                                                  O ponto é tão simples quanto isto. Os eventos "mono" (podem ler das duas maneiras, lol) são invariavelmente mais seguros e opiniões à parte se permitem ou não evolução na condução, factualmente só se for bem hajam por sairem de alguma esfera elitista/tribal para conhecer outras

                                                  EDIT: Para acrescentar a já muito debatida (noutros lados) incursão em Estoril, AIAs e afins no que se refere a segurança e os vídeos/relatos de quem como tu por lá andam....se um dia acontecer será mesmo "mono", seja com primeiro carro, segundo carro, ou o chaço de serviço. Simples, justificável e fácil de entender ;)
                                                  Editado pela última vez por ; 12 April 2017, 00:40.

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por tonyV Ver Post
                                                    Portanto a questão dos eventos monomarca, monopessoal, monoqualquer coisa em variadas pistas é a falta de evolução?! Ok, são opiniões....não vejo onde andar com pessoas que desconheço o comportamento/atitude, misturado com carros carros com diferente performance (ou muito diferente) implique evolução ou superior evolução....a não ser a lidar com sustos ou testar a sorte.

                                                    O ponto é tão simples quanto isto. Os eventos "mono" (podem ler das duas maneiras, lol) são invariavelmente mais seguros e opiniões à parte se permitem ou não evolução na condução, factualmente só se for bem hajam por sairem de alguma esfera elitista/tribal para conhecer outras

                                                    EDIT: Para acrescentar a já muito debatida (noutros lados) incursão em Estoril, AIAs e afins no que se refere a segurança e os vídeos/relatos de quem como tu por lá andam....se um dia acontecer será mesmo "mono", seja com primeiro carro, segundo carro, ou o chaço de serviço. Simples, justificável e fácil de entender ;)
                                                    Não percebeste nada do que ele quis dizer

                                                    Ele está a referir-se aos clubes e passeios elitistas em que toda a gente se trata por "sr. Doutor" e "oh Engenheiro"

                                                    Não é comum ver se os Ferrari a misturar-se com o resto dos plebeus em pista, apesar de em grupos separados, claro que havendo diversidade de carros, andamentos e pessoas se evolui bastante mais rápido
                                                    Editado pela última vez por BigDaddy; 12 April 2017, 04:40.

                                                    Comentário


                                                      Off-topic: Querem ver o que é não saber conduzir em pista?

                                                      Os primeiros dois minutos exemplificam a porcaria que os track-days podem ser. Por um lado temos os snobs e os elitistas, por outro temos os fitipaldis da vila.

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por BigDaddy Ver Post
                                                        Não percebeste nada do que ele quis dizer

                                                        Ele está a referir-se aos clubes e passeios elitistas em que toda a gente se trata por "sr. Doutor" e "oh Engenheiro"

                                                        Não é comum ver se os Ferrari a misturar-se com o resto dos plebeus em pista, apesar de em grupos separados, claro que havendo diversidade de carros, andamentos e pessoas se evolui bastante mais rápido
                                                        Felizmente ainda há muito clube/grupo/ajuntamento sem esses termos....mas continuam a não ter significado dentro da pista

                                                        É claro para ti, não o é para mim. Eu não vou andar mais e melhor pelos outros andarem mais e melhor ou como mostra bem o último vídeo aí colocado por andar envolvido em "diferentes categorias" e molho.

                                                        No entanto tenho a certeza absoluta (e aqui não é opinião é factual) que com carro/modelo x num grupo só com o dito vou encontrar 2 ou 3 que além de conduzirem bem ou muito bem, ainda conduzem o mesmo "barco", com muitas dicas para dar e vender e às vezes com bonús de "treinador no lado do pendura"

                                                        E como para evoluir como condutor implica um automóvel, se calhar um evento "mono" porreiro dá mais estrelitas

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por CoelhoImprudent Ver Post
                                                          Off-topic: Querem ver o que é não saber conduzir em pista?

                                                          Os primeiros dois minutos exemplificam a porcaria que os track-days podem ser. Por um lado temos os snobs e os elitistas, por outro temos os fitipaldis da vila.

                                                          Dass

                                                          Comentário


                                                            voces deviam ter ido aos antigos track days do Estoril

                                                            com musica brasileira a bombar no paddock

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por bg2 Ver Post
                                                              voces deviam ter ido aos antigos track days do Estoril

                                                              com musica brasileira a bombar no paddock
                                                              Alguma coisa que queiras partilhar ?

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X