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Acidente Ferrari no Circuito do Estoril
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Originalmente Colocado por PMP1337 Ver PostPelo vídeo, não havia razão para isso, o 458 ia muito mais à frente, não era por travar mais tarde que o ia passar. Pelo vídeo parece que nem travou. Pelo video, parece-me ouvir que largou o acelerador e estava a virar o máximo que podia. Parece mesmo falha de travões.
Sobre as razões só podemos especular, mas estava picado com o 458
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Por acaso fico curioso como seria o comportamento da Ferrari.
Hipoteticamente:
Imaginemos que tinha havido uma falha de travões cujo motivo o dono é alheio. Contudo, sabemos que quando se mete o carro num autódromo fica-se por conta própria e risco.
Mas sendo a Ferrari uma marca desportiva cujo ADN dos carros são feitos para andar em pista, qual seria o comportamento da marca perante uma situação semelhante?
Será que a marca chegar-se-ia à frente? Ou só se o dono tivesse mais Ferraris é que isso aconteceria?
Numa marca generalista esta questão nem se põe, mas marcas como a Ferrari, Lamborghini etc gostaria de saber.
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Originalmente Colocado por TheUndertaker Ver PostPor acaso fico curioso como seria o comportamento da Ferrari.
Hipoteticamente:
Imaginemos que tinha havido uma falha de travões cujo motivo o dono é alheio. Contudo, sabemos que quando se mete o carro num autódromo fica-se por conta própria e risco.
Mas sendo a Ferrari uma marca desportiva cujo ADN dos carros são feitos para andar em pista, qual seria o comportamento da marca perante uma situação semelhante?
Será que a marca chegar-se-ia à frente? Ou só se o dono tivesse mais Ferraris é que isso aconteceria.
Numa marca generalista esta questão nem se põe, mas marcas como a Ferrari, Lamborghini etc gostaria de saber.
Os Ferrari tirando exceções são para andar na via pública.
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Originalmente Colocado por TheUndertaker Ver PostPor acaso fico curioso como seria o comportamento da Ferrari.
Hipoteticamente:
Imaginemos que tinha havido uma falha de travões cujo motivo o dono é alheio. Contudo, sabemos que quando se mete o carro num autódromo fica-se por conta própria e risco.
Mas sendo a Ferrari uma marca desportiva cujo ADN dos carros são feitos para andar em pista, qual seria o comportamento da marca perante uma situação semelhante?
Será que a marca chegar-se-ia à frente? Ou só se o dono tivesse mais Ferraris é que isso aconteceria?
Numa marca generalista esta questão nem se põe, mas marcas como a Ferrari, Lamborghini etc gostaria de saber.
Quando um veículo perde os travões nestas condições das duas uma, ou é alguma fuga no sistema ou então é o facto dos travões estarem inaptos para cumprir seja por desleixo seja por utilização excessiva.
Neste caso, se os travões não forem de cerâmica é normal que após 10 ou 15 minutos de voltas no Estoril àquela velocidade, eles não consigam travar mais, o que poderá explicar em parte este acidente.
O chamado "brake fade"
https://en.wikipedia.org/wiki/Brake_fade
Mecanicamente, num veículo de produção, os travões nunca podem falhar por culpa própria porque os custos associados a um desastre deste género seriam incalculáveis para a empresa que os produziu. E não estou a falar de partir calços ou discos, estou a falar mesmo das peças de ferro fundido que constituem o sistema de travagem. Portanto é fácil de perceber que quando há um acidente por causa do sistema de travagem, haverá sempre forma de fugir à imputabilidade pois é fácil provar que o problema se deu à falta de manutenção, uso exagerado e fora de parâmetros, entre outros.Editado pela última vez por CHB; 09 April 2017, 12:32.
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tonyV
Originalmente Colocado por CHB Ver PostO que eu entendo pela "falha de travões" não é algo que seja imputável ao construtor.
Quando um veículo perde os travões nestas condições das duas uma, ou é alguma fuga no sistema ou então é o facto dos travões estarem inaptos para cumprir seja por desleixo seja por utilização excessiva.
Neste caso, se os travões não forem de cerâmica é normal que após 10 ou 15 minutos de voltas no Estoril àquela velocidade, eles não consigam travar mais, o que poderá explicar em parte este acidente.
O chamado "brake fade"
https://en.wikipedia.org/wiki/Brake_fade
Mecanicamente, num veículo de produção, os travões nunca podem falhar por culpa própria porque os custos associados a um desastre deste género seriam incalculáveis para a empresa que os produziu. E não estou a falar de partir calços ou discos, estou a falar mesmo das peças de ferro fundido que constituem o sistema de travagem. Portanto é fácil de perceber que quando há um acidente por causa do sistema de travagem, haverá sempre forma de fugir à imputabilidade pois é fácil provar que o problema se deu à falta de manutenção, uso exagerado e fora de parâmetros, entre outros.
Adiante, é para isso que serve o mercado aftermarket....
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Originalmente Colocado por Alpiger Ver PostAcho que foi mais ter evitado o choque com o vermelho por ir demasiado rapido e a partir do momento que entra em deslize, acabou...
Não tem nada a haver com falha de travões, foi apenas pura azelhice do condutor
É alguém com experiência em pista e costuma rodar várias vezes no Estoril juntamente com o Speciale vermelho, que normalmente vai à frente e o 488 segue atrás
Toda a gente sabe que no final da recta é preciso quase parar para fazer aquela primeira curva, o carro tem de ir dos 250/260 aos 80 num curto espaço de alcatrão, ele nem tentou abordar a curva
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Originalmente Colocado por PowerSlide Ver PostMinha nossa senhora e xiina cum caraças? Ainda dizem que a malta é mal educada!
As coisas no Norte processam-se maneira diferente
Isto nem foi um acidente, foi um toquezito num morro de terra
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Originalmente Colocado por CHB Ver PostO que eu entendo pela "falha de travões" não é algo que seja imputável ao construtor.
Quando um veículo perde os travões nestas condições das duas uma, ou é alguma fuga no sistema ou então é o facto dos travões estarem inaptos para cumprir seja por desleixo seja por utilização excessiva.
Neste caso, se os travões não forem de cerâmica é normal que após 10 ou 15 minutos de voltas no Estoril àquela velocidade, eles não consigam travar mais, o que poderá explicar em parte este acidente.
O chamado "brake fade"
https://en.wikipedia.org/wiki/Brake_fade
Mecanicamente, num veículo de produção, os travões nunca podem falhar por culpa própria porque os custos associados a um desastre deste género seriam incalculáveis para a empresa que os produziu. E não estou a falar de partir calços ou discos, estou a falar mesmo das peças de ferro fundido que constituem o sistema de travagem. Portanto é fácil de perceber que quando há um acidente por causa do sistema de travagem, haverá sempre forma de fugir à imputabilidade pois é fácil provar que o problema se deu à falta de manutenção, uso exagerado e fora de parâmetros, entre outros.
Fade em discos de cerâmica?
A travagem em cerâmica para apresentar fade só depois de pegar fogo, e mesmo aí não sei se se pode considerar 'fade'.
Nota-se claramente que houve ali a normal falta de jeito normal de quem tem este tipo de carros. Provavelmente travou tarde ou nem sequer travou com a atrapalhação.
Se houve falha mecânica (que duvido muito), então aí existem mecanismos intrínsecos ao carro que provarão que aconteceu.
O carro vermelho vem a maior velocidade, trava em segurança e faz a curva a pastar. Quase de certeza que houve ali excesso de confiança típica e falta de noção para travar.Editado pela última vez por LuisPedro; 10 April 2017, 09:20.
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Originalmente Colocado por AlexKarelin Ver Post
Provavelmente fica a arder completamente no valor total do carro.
Sinceramente, das fotos, a monocoque parece estar boa, mas isso só medindo a laser. Mas este Ferrari em o motor e suspensão traseira num conjunto independente e se a monocoque estiver boa é possivel substituir o cinjunto e os paineis e reparar o carro.
Dada a velocidade do embate até está bastante bom o carro. Se batesse assim na via publica tinha partido o carro ao meio ou aterrado sentro da sala de estar de alguém.
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Originalmente Colocado por PMP1337 Ver PostAs luzes estão boas, as jantes tambem(se não tiverem empenadas), os vidros todos menos o do condutor.
Sinceramente, das fotos, a monocoque parece estar boa, mas isso só medindo a laser. Mas este Ferrari em o motor e suspensão traseira num conjunto independente e se a monocoque estiver boa é possivel substituir o cinjunto e os paineis e reparar o carro.
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Originalmente Colocado por PMP1337 Ver PostAs luzes estão boas, as jantes tambem(se não tiverem empenadas), os vidros todos menos o do condutor.
Sinceramente, das fotos, a monocoque parece estar boa, mas isso só medindo a laser. Mas este Ferrari em o motor e suspensão traseira num conjunto independente e se a monocoque estiver boa é possivel substituir o cinjunto e os paineis e reparar o carro.
Dada a velocidade do embate até está bastante bom o carro. Se batesse assim na via publica tinha partido o carro ao meio ou aterrado sentro da sala de estar de alguém.
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Isto na net diz-se muita coisa. Já li que o dono tinha curso de condução na Ferrari, que é um senhor já com alguma idade enfim.
O que vejo no seguinte vídeo é o carro na curva 1 a falhar a travagem. E nos S´s ele assusta-se com o radical. Toda a gente diz tanta coisa, também aqui da cadeira me parece que ele secalhar não tem assim um grande controlo sobre o carro nas curvas.
https://www.youtube.com/watch?v=7fDA2kdRHeU
Curti do andamento do Minizão!
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