Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Tópico do Boavista Futebol Clube - Boavista na 1ª Liga

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Comentário



      Paulo Pimenta

      "Quando a 11 de Maio de 2008 o Boavista se deslocou ao Estádio José Alvalade para disputar o último jogo da época 2007-08, foram muitos os adeptos boavisteiros que fizeram questão de viajar até Lisboa.
      A partida não tinha relevância desportiva para os “axadrezados”, comodamente instalados no 9.º lugar, mas dois dias antes a Comissão Disciplinar da Liga tinha aplicado uma sentença fatal para os portuenses: por alegada coacção sobre árbitros, o Boavista seria despromovido administrativamente nessa temporada. Para quem acompanhava a realidade do clube, completamente sufocado por dívidas, ficaram poucas dúvidas que aquele golpe significaria, quase de certeza, o princípio do fim do Boavista e que aquele jogo em Alvalade podia ser o último no principal escalão do futebol português.

      Apesar de o clube nunca ter sido abandonado pelos seus adeptos – na época seguinte o Boavista chegou a ser apoiado em alguns jogos fora, na II Liga, por mais de dois mil boavisteiros -, a despromoção levou à inevitável perda das receitas televisivas e de outras fontes de rendimentos, lançando o primeiro campeão nacional do século XXI para o abismo. Sem meios financeiros para cumprir os pressupostos financeiros exigidos pela Liga, em 2009-10 o Boavista seria excluído das competições profissionais. O poço parecia não ter fundo e a próxima paragem era a II Divisão.

      O que se seguiu é uma história de sobrevivência onde a única certeza era a de que todos os meses seriam muitos os credores a bater à porta do Bessa. Com um passivo estimado em cerca de 100 milhões de euros, o Boavista, em meia dúzia de anos, trocava palcos como Old Trafford por campos sem bancadas perdidos no Portugal profundo. Os adeptos mantinham-se fiéis, mas tudo o resto já faltava. Não havia dinheiro para bolas, para o pão, para o gasóleo, para a electricidade, para a água. Num clube praticamente sem nada, restava resistir e manter a esperança que a “justiça para o Boavista” que os adeptos clamavam um dia chegaria.

      E a “justiça” chegou no início de 2013. De forma inesperada, o Tribunal Administrativo de Círculo de Lisboa considerou nula a reunião do Conselho de Justiça da FPF que confirmou a despromoção do clube e, na sequência dessa decisão, o mesmo órgão federativo, cinco anos depois, deu provimento ao recurso dos “axadrezados”, permitindo à direcção boavisteira, novamente presidida por João Loureiro, inscrever o clube no principal escalão.

      Lançando de novo para o lugar que os boavisteiros dizem ser seu por direito, o Boavista prepara-se agora para um desafio que será, provavelmente, o mais difícil dos seus 111 anos de história. Ainda sem qualquer compensação financeira recebida por parte da FPF pelos prejuízos provocados pela despromoção administrativa, os “axadrezados” começaram a arrumar a casa e um acordo alcançado por João Loureiro com perto de 90% dos credores, através do plano Sistema de Recuperação de Empresas por Via Extrajudicial (SIREVE), manteve o Boavista vivo, mas ligado à máquina: só a divida à Autoridade Tributária e a Segurança Social custará perto de 1,5 milhões por ano ao clube. E a saldo só deverá ficar liquidado em 2026. A isto, há ainda que somar os valores devidos a privados.

      Com o clube estrangulado financeiramente e sem margem de manobra para investimentos, o salto do Campeonato Nacional de Seniores para a I Liga será mais do que um recomeçar do zero e Petit, um dos ilustres boavisteiros que regressou ao clube, terá que construir uma equipa com um plantel que é uma incógnita.

      Tendo como base o grupo que disputou na última época o terceiro escalão nacional, os boavisteiros tentaram completar o puzzle com jogadores resgatados às divisões secundárias e a mercados acessíveis. Excluindo Fary, que em 2008 esteve no banco em Alvalade e que será agora mais uma referência no balneário do que uma opção no relvado, os reforços mais sonantes resgatados no mercado nacional foram o guarda-redes Mika, que teve uma passagem discreta pelo Benfica, o defesa João Dias e o extremo Brito, jogadores poucas vezes titulares na Académica e no Gil Vicente, respectivamente.

      Excluindo o hondurenho Beckeles, que jogou no Mundial 2014, do estrangeiro e a custo zero, chegaram ilustres desconhecidos. O lateral Correia mostrou bons pormenores na pré-época, Lucas pode ser um bom reforço, mas é Fábio Ervões, ex-Penafiel, que se tem assumido como patrão da defesa. A manta, no entanto, é curta e na segunda vida da pantera, o lema da claque boavisteira fará mais sentido do que nunca: “Só os fracos desistem, só os fortes resistem.” A segunda vida da pantera - PÚBLICO

      Comentário


        "O Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol anunciou esta quinta-feira as nomeações para os jogos da 2.ª jornada da Liga, que arranca esta sexta-feira com o V. Guimarães – Penafiel e termina na segunda com o Moreirense – SC Braga."Em abola.pt

        Nomeações:

        Sexta-feira:
        V. Guimarães – Penafiel, Pedro Proença

        Sábado:
        Marítimo – Académica, Vasco Santos
        P. Ferreira – FC Porto, Manuel Mota
        Sporting – Arouca, Nuno Almeida

        Domingo:
        Belenenses – Nacional, Carlos Xistra
        V. Setúbal – Gil Vicente, Hugo Miguel
        Estoril – Rio Ave, Olegário Benquerença
        Boavista – Benfica, Marco Ferreira

        Segunda-feira:
        Moreirense – SC Braga, Bruno Paixão

        Comentário


          Comentário


            "O relvado sintético do Boavista está devidamente certificado e o clube torna-se na primeira equipa a jogar num relvado não natural em jogos da Primeira Liga. O Benfica será o adversário, no próximo domingo, e Jorge Jesus já veio a público lamentar a solução que espera as águias na visita ao Estádio do Bessa. O zerozero.pt procurou perceber junto do responsável pela empresa que colocou o tapete sintético do Bessa que relvado vão encontrar os campeões nacionais. Que tipo de risco de lesão? Há maior benefício ou nem por isso? E a qualidade do jogo?

            Jorge Jesus lamentou o relvado que espera as águias no Bessa.
            «Nem percebo como é que há campos sintéticos porque aqui não há muita chuva. Nos países nórdicos é que há neve. É um campo diferente. O ritmo de jogo é diferente. É tudo pior num jogo sintético. No pelado, na relva, num sintético ou em alcatrão, nós temos de nos preparar para lá jogar», frisou em declarações proferidas à Benfica TV.

            Luís Botas, responsável pela Global Stadium (empresa que colocou e faz a manutenção do relvado do Estádio do Bessa), conversou com o zerozero.pt num momento de pausa no Estádio do Bessa, enquanto se vão ultimando detalhes para receber os encarnados.


            Jesus queixou-se do relvado do Bessa ©Carlos Alberto Costa

            «Não vou comentar as declarações do Jorge Jesus. Respeito o pensamento de um treinador como ele. Quem somos nós para colocar em causa a opinião do Jesus? Espero é que no final do encontro com o Boavista ele possa mudar de opinião», começou por dizer ao zerozero.pt Luís Botas, que diz entender as palavras de Jesus mas espera que no final do jogo o técnico possa pensar de forma diferente. «Eu acho natural que o Jesus, ou outro treinador, falem que gostam de sentir o cheiro a relva, que é mais agradável. Temos que respeitar. Eu defendo a minha área pois acredito.»

            Ao zerozero.pt, Luís Botas garantiu ainda que o relvado estará «ótimo» para o duelo.

            «O relvado é ótimo, tem boas condições, é muito melhor que muitos outros em Portugal. É verdade que nesta altura os relvados estão todos em boas condições mas quando chegar o inverno é que ser verá a grande diferença. Desde que existe este relvado no Bessa ando atento aos jogos que são cancelados ou adiados ou interrompidos por causa das condições climatéricas e posso dizer que me recordo de vários. Em Alvalade, um Sporting x Videoton, um duelo do FC Porto em Oliveira de Azeméis. Recordo-me de um jogo do Benfica em Guimarães em que os responsáveis do Benfica se queixaram. Em Portugal chove e chove muito. O relvado do Bessa estará agora igual aos melhores e no inverno estará muito melhor. Talvez só o relvado do Dragão, que é um caso muito específico, e o tapete da Luz, que tem estado muito bem, podem estar melhores durante todo o ano.»

            O certificado da FIFA diz que dentro dos parâmetros de ensaios que são feitos ao relvado sintético, ele cumpre na perfeição os limites máximos de qualidadeLuís Botas

            O "fantasma" das lesões costuma ser muito associado a este tipo de relvados. Luís Botas prefere não entrar por esse aspeto. «A bola vai rolar normalmente. Isso não será um problema para equipas como o Benfica. Eu costumo é referir a questão das lesões. Um relvado deste tipo não coloca problemas de lesões. Não podemos culpar o relvado sintético pelas lesões. Nesse caso também teríamos que culpar os relvados naturais pela lesão do Enzo [Pérez] no jogo com o Paços de Ferreira e outras lesões que os jogadores sofrem em tapetes naturais. O relvado sintético está sujeito aos mesmos riscos que os outros.»


            Luís Botas, segundo da direita para a esquerda, numa das visitas ao Estádio do Bessa
            ©Global Stadium


            «Isto para ser aprovado tem que passar por uma bateria de testes, coisa que os relvados naturais nem sempre são sujeitos. O certificado da FIFA diz que dentro dos parâmetros de ensaios que são feitos ao relvado sintético, ele cumpre na perfeição os limites máximos de qualidade. Isto tem que ver com a tração, rolamento da bola, etc. Se cumpre todos esses requisitos, não há motivos para falar em lesões ou vantagem para a equipa que joga nele», acrescentou. Ao zerozero.pt, Luís Botas explicou ainda que o relvado do Estádio do Bessa foi certificado por todas as entidades responsáveis do futebol (desde a Liga portuguesa à FIFA).

            «A FIFA mede os relvados sintéticos tendo por base um grande relvado nacional. Não sei qual foi ou quais foram. Sei é que o relvado do Bessa foi aprovado e certificado pela FIFA e por todas as entidades do futebol», sublinhou o responsável pela Global Stadium, que assumiu que a única vantagem que o Boavista terá no jogo em relação ao relvado tem que ver com o facto de treinar mais vezes, como normalmente as equipas que jogam em casa tiram benefício desse aspeto.

            «A única vantagem que o Boavista terá é por jogar no seu estádio, como o Benfica tem vantagem de jogar na Luz ou o FC Porto no Dragão. Isso é fruto de treinar mais vezes e jogar no seu tapete.»

            Luís Botas explicou ainda ao zerozero.pt que a aplicação de tapetes sintéticos será uma solução para o futuro.

            «A questão financeira também é muito importante. Não há clubes que estão a 'nadar em dinheiro'. O relvado sintético tem um maior custo no começo mas depois fica mais barato que um natural. As contas ao custo/hora de utilização é importante. Somar o valor da instalação e manutenção e depois dividir pelas horas de utilização veremos que num relvado sintético os clubes podem treinar e jogar e ficará mais barato.»

            Além do relvado do Estádio do Bessa, a Global Stadium já colocou tapetes sintéticos em Angola, na Rússia, em França, nos Estados Unidos da América e terá pela frente a colocação de 55 relvados sintéticos no Brasil nos próximos 18 meses."Em Fomos conhecer o relvado sinttico que espera o Benfica no Bessa :: zerozero.pt

            Comentário


              "A derrota com o SC Braga, na jornada inaugural, faz parte do passado e o Boavista está, segundo o treinador Petit, preparado para lutar pela vitória frente ao Benfica, no primeiro jogo em casa após o regresso ao escalão máximo do futebol português.

              «O resultado (com o SC Braga) foi injusto. A equipa cometeu alguns erros mas os jogadores estão preparados para o jogo com o Benfica», disse Petit em conferência de imprensa.

              «A equipa está motivada para o regresso a casa na Liga. Vai ser um jogo difícil contra um adversário forte. Benfica mais fraco? Não faço comparações com a época passada», acrescentou, assegurando ainda que o objetivo dos axadrezados «é lutar pelos três pontos».

              Questionado sobre o relvado sintático do Bessa, Petit atirou: «A FIFA deu duas estrelas, que é o topo, ao sintético do Boavista. Desde cheguei há dois anos que nunca houve lesões graves.»"Em abola.pt

              Comentário


                Comentário



                  BESSA DE PRIMEIRA!

                  O Estádio do Bessa está desde há algum tempo a “remodelar-se”.

                  Nas últimas semanas directores, funcionários e várias equipas de colaboradores têm trabalhado arduamente para que o Estádio do Bessa possa acolher dignamente os jogos da primeira Liga. Desde a renovação do relvado, iluminação, torniquetes, áreas de acesso, cadeiras, limpeza, écran gigante, som, elevadores, sistema eléctrico, canalizações, passando pela manutenção e conservação da infra-estrutura, todos estes itens mereceram a aprovação na inspecção da Liga oportunamente realizada.

                  Comentário


                    TURBO, obrigado por dinamizares este tópico, o BFC merece este pequeno gesto!

                    Comentário


                      Força Boavista! Ganhar o próximo jogo! Força Portuense!

                      Comentário


                        "Brito está recuperado da lesão no joelho que o impediu de alinhar na primeira jornada da Liga, em Braga, tendo lugar garantido entre as opções de Petit para a receção ao Benfica.

                        Escreve A BOLA que o avançado cabo-verdiano já se treina sem limitações, pelo que será convocado pelo treinador dos axadrezados."Em abola.pt

                        Comentário


                          Boabistaaaaaaaaaaaaa crl!!!!!!! Até os comemos!!!

                          Comentário



                            Boavista 1983
                            Global Imagens


                            O Bessa volta a receber o Benfica, cinco anos e meio depois (0-0 em Abril de 2008), e há uma série de curiosidades. Por exemplo: desde 1936 até 1973, o Boavista não ganha uma única vez, entre cinco empates e dez derrotas. Outro exemplo: de 1996 para cá, o Benfica só triunfa em 2006 (autogolo de Tiago e Mantorras, 2-0) e acumula sete empates e quatro derrotas. O i faz um apanhado histórico dos cinco jogos mais frenéticos num total de 50 (11 vitórias do Boavista e 21 do Benfica)

                            Maio-1936. O primeiro jogo, o primeiro título
                            O FCPorto é o campeão em título e comete a proeza de acumular os dois resultados mais gordos da época 35-36 (Sporting 10-1 e Belenenses 9-1) mas isso não chega para segurar a onda vermelha. A primeira de todas. À partida para a última jornada, o Benfica é o líder com 20 pontos. Seguem-se Porto e Sporting, ambos com 18. A emoção no ar. O Benfica visita o Bessa. É a sua estreia para a liga e basta-lhe um empate. O treinador húngaro Lipo Hertzka (húngaro) selecciona Tavares; Gatinho e Gustavo; Rogério, Albino e Gaspar Pinto; Domingos Lopes, Xavier, Vítor Silva, Torres e Valadas. O primeiro golo é de Torres, aos 15’ de penálti. O Boavista responde em dose dupla, por Costuras (25’) e Adérito (55’). Para acabar com as dúvidas, o Benfica empata por Xavier aos 60’ e é mesmo campeão. De nada vale a vitória do FCP ao Carcavelinhos na Tapadinha – o Sporting, esse, perde 3-2 em Setúbal.

                            Setembro-1973. À 15.ª é que é de vez
                            Numa época tristemente assinalada com a morte de Pavão (no minuto 13 da 13ª jornada do FC Porto-Vitória Setúbal, nas Antas), o Benfica
                            não ganha nada, o que não sucede desde 1966. É a quarta época seguida do inglês Jimmy Hagan no comando dos benfiquistas e o sorteio da liga junta o tricampeão nacional no Bessa logo a abrir, no dia 9 de Setembro. Decore a data porque é histórica: pela primeira e única vez, os três grandes perdem na mesma jornada – o Porto no Restelo (1-0 de Quaresma), oSporting no Bonfim (1-0 de Matine) e o Benfica você-sabe-muito-bem-onde. Ao intervalo, 0-0. No fim, 2-0. Golos de Salvador (50’) e Moura (88’). O resultado é mais surpreendente ainda porque o Benfica nunca, mas nunca mesmo, perdera no Bessa para o campeonato – desde 1936, portanto (há já 15 jogos, com um imparável 36-15 entre golos marcados e sofridos).

                            Abril-1993. O voo mágico de Paulo Sousa

                            Mesmo que a sua memória não seja de elefante, tem a obrigação de se lembrar deste Boavista-Benfica. Marlon Brandão marca para o Boavista aos 2’ mas Yuran empata aos 14’ numa sensacional assistência de RuiCosta. Aos 27’, o lateral boavisteiro Caetano é expulso com duplo amarelo pelo bracarense Fortunato Azevedo. Se isto é emotivo, então fique para a segunda parte. Há mais, muuuuito mais. Aos 47’, bis de Yuran. Aos 58’, três-um de Isaías. Uyyy, está feito. Olhe que não, olhe que não... Aos 65’, o central benfiquista Hélder é expulso e depois é Neno a ver o vermelho directo aos 71’. Dez para nove e o Benfica tem de jogar com um jogador de campo na baliza, esgotadas as duas substituições permitidas por lei. Vai Paulo Sousa, que não se faz ao penálti de Artur mas evita o empate de Bobó com uma extraordinária defesa para canto. Acaba 3-2.

                            Setembro-2000. A estreia oficial de Mourinho

                            O Benfica ganha 2-1 ao Estrela na Luz com dois golos de Van Hooijdonk aos 89 e 90 minutos. Na conferência de imprensa, Jupp Heynckes senta-se, fala e demite-se! Uau, e agora?

                            Vale e Azevedo, com a ajuda de Eládio Paramés, contacta José Mourinho, que até então só fora adjunto de Robson (Sporting, Porto e Barça) e ainda de Van Gaal (Barça). O desafio é aceite por Mourinho, que escolhe Mozer como vice-rei. A estreia está marcada para 23 de Setembro, no Bessa. E é amarga para o Benfica, que muda do 4-2-3-1 do alemão para o 4-3-3 do português e perde com um golo de Duda aos dois minutos, numa jogada desenvolvida por Jorge Couto e Geraldo na direita. O comentário de Mourinho à derrota é sintomático: “Níveis de confiança estão muito baixos. Mais que uma chicotada psicológica, esta equipa precisa de uma chicotada metodológica.”

                            Maio-2005. Um empate com sabor a título

                            É a pior seca de títulos de campeão nacional do Benfica desde sempre: dez anos é muito tempo. Para evitar o 11.º, o presidente Luís Filipe Vieira ouve o empresário José Veiga e contrata o italiano Giovanni Trapattoni, já campeão em Itália (Juventus mais Inter) e Alemanha (Bayern).Segue-se Portugal, numa época em que o Porto está mais fraco e oSporting não se porta como um grande na hora da verdade.Sobra o Benfica, limitado mas competente, burocrático mas campeão. Uma semana depois do 1-0 de Luisão na Luz sobre o Sporting, o Benfica visita o Bessa na 34.ª e última jornada. Como em 1936, basta-lhe um empate para se sagrar campeão. Trapattoni escolhe Quim; Miguel, Luisão, Ricardo Rocha e Dos Santos; Petit e Manuel Fernandes; Geovanni, Nuno Assis e Simão; Nuno Gomes. E dá-se bem.Simão marca de penálti (38’) e Éder empata (42’). Outro título no Bessa."Em Boavista-SLB. A colectânea de sucessos | iOnline

                            Comentário


                              Comentário


                                Antena1 a dar espaço de antena à empresa portuguesa responsável pela colocação do moderno relvado sintético no Bessa.

                                Comentário



                                  Primeira Liga - jornada 2
                                  Estádio do Bessa, 19:30

                                  BOAVISTA FC
                                  SL Benfica

                                  #‎apanteravoltou‬ ‪#‎panteramostraatuagarra‬ ‪#‎boavistadeprimeira‬ ‪#‎muitosmaisque11‬

                                  Comentário



                                    Monllor, João Dias, Lucas, Philipe, Correia, Tengarrinha, Beckeles, Diego, Idris, Julián e Bobô
                                    #apanteravoltou #panteramostraatuagarra #boavistadeprimeira #muitosmaisque11

                                    Comentário


                                      100% de Benfiquistas no estadio.

                                      Comentário


                                        25' QUE BOMBA DE ELISEU! Remata uma bola perdida e obriga Monllor a defesa de recurso!

                                        Comentário


                                          Meia-hora da primeira parte no relvado do Bessa.

                                          Comentário


                                            Força Boavista!!

                                            Comentário


                                              37' Amarelo para Jara! Por simulação, na grande área.

                                              Comentário


                                                Tempo de reacção do Keeper.

                                                Comentário


                                                  Boavista a ser roubadinho!

                                                  Como era de esperar!!

                                                  Comentário


                                                    Não teve influência maior, excelente acção do BFC como equipa.

                                                    Comentário


                                                      É triste é que o Boavista já nao tenha adeptos

                                                      Comentário


                                                        Uma única bancada para adepto de equipa do SLB.

                                                        Comentário



                                                          CAMPANHA DE SÓCIOS

                                                          Campanha de associados é um sucesso.
                                                          Desde o lançamento da campanha de Associados, "Boavista de Primeira" houve um aumento de 7500 sócios activos.

                                                          (...)

                                                          Comentário


                                                            Eles tentam, mas a equipa é muito fraquinha. Além do treinador.
                                                            Pobre Boavista.

                                                            Comentário


                                                              Aquilo está tão mau que ainda não conseguiram um patrocinador para camisola ?

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X