Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Novo Porto da Trafaria

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    O Costa ficou todo contente porque fica com aquela área livre para os "cámones", a de Almada ficou aflita.

    Parece-me que os custos e obras que terão que desenvolver, completamente absurdos, tal como por ondem querem que passe a linha e o porto.

    Só espero que chamem o Sr. que viu que ia ficar um Rio no Marquês...

    Comentário


      #32
      Originalmente Colocado por Bj40 Ver Post
      ...
      De qualquer forma acredito que isto seja apenas um projecto de ideia que nunca vai passar de títulos de jornais, como dizia o outro, "Jamais"!
      Não foi por causa disto que houve uma grande apresentação na sexta feira? em direto por volta da 13h?

      Comentário


        #33
        Originalmente Colocado por Valium Ver Post
        Não foi por causa disto que houve uma grande apresentação na sexta feira? em direto por volta da 13h?
        Não sei, tenho andado um pouco afastado do "mundo". (TV e net)

        Mas isso para mim vale pouco, o TGV foi apresentado numa grande cerimónia pública com Ministros, TVs, um comboio de cartão e tudo. Anunciaram-se linhas, pontes, ligações na fronteira e interface com o aeroporto que também ficou na gaveta.

        Nós vivemos num país de sonhadores e onde os políticos encontram nas obras públicas (nas promessas) uma tábua de salvação.

        Comentário


          #34
          Mais uma idiotice....
          Os navios porta contentores com destino a Lisboa deviam descarregar todos em Sines, e aí um interface com a estrutura ferroviária com ligação para Espanha. Isto já foi dito n-vezes por quem de direito, mas não Trafaria é que é....

          Comentário


            #35
            Originalmente Colocado por Homer Ver Post
            Na trafaria? LOL com tanto local de acessibilidades como deve ser Havia de ser giro camiões TIR carregados a andar ali na marginal da Costa.

            A nível rodoviário era menos mau. Dali tens o IC20 com ligação à A2 e à A33 (ou lá o que é) para Coina, não é óptimo mas não é nenhum quebra-cabeças.

            Só não sei é como é que vão fazer ali um porto, parque para contentores e ligação ferroviária.


            O engraçado é que, sendo zona protegida, nem a marginal podem requalificar, no entanto, construir um porto de mercadorias já é possível. Toda a gente se levanta ao Domingo de manhã a pensar num belo passeio entre a arriba e os contentores...


            [EDIT] cá para mim já é pressão dos tipos da Vinci (ou coisa que o valha) para aumentarem o tráfego na 25 de Abril ou construirem mais uma ponte...

            Comentário


              #36
              Originalmente Colocado por Cavin Ver Post

              [EDIT] cá para mim já é pressão dos tipos da Vinci (ou coisa que o valha) para aumentarem o tráfego na 25 de Abril ou construirem mais uma ponte...

              Tem toda a lógica para justificar uma nova travessia -> algés -> trafaria de preferência em tunnel para se mais desafiante.

              Os contentores vão ter que ser escoado para Norte e nada melhor do que...

              E voltamos aos mesmos erros do passado.

              Comentário


                #37
                Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                Tem toda a lógica para justificar uma nova travessia -> algés -> trafaria de preferência em tunnel para se mais desafiante.

                Os contentores vão ter que ser escoado para Norte e nada melhor do que...

                E voltamos aos mesmos erros do passado.

                Entretanto chega-se à conclusão que afinal o que faz mesmo falta é o aeroporto em Alcochete devido à proximidade com o porto e sendo assim...

                Cimento e ferro armado! A malta gosta é de cimento e ferro armado!

                Comentário


                  #38
                  Sinto vergonha desta classe política e empresarial.

                  Estudei, como a maioria de vocês, alguns casos de sucesso de pessoas visionárias dos anos 60. Temos um caso típico, o da Lisnave, que foi um hit da reparação naval, uns dizem que foi por causa do fecho do canal do Suez que obrigava os super petroleiros a darem a volta pela rota do Cabo, outros que não tem nada a ver, pois a concepção da Lisnave foi alguns anos anteriores à crise do Suez e que se limitava apenas a explorar uma coisa natural que Portugal possui em abundância (a sua costa marítima).

                  De qualquer modo, foi preciso mobilizar amplos recursos e só pessoas de determinado quilate, o poderiam fazer.

                  Nessa altura, o porto de Sines já era sujeito a reflexão. Aquilo que por vezes venho aqui defender com unhas e dentes, não é mais que uma súbita constatação do óbvio.

                  Sines pode ser um desígnio nacional. E fazer com que a UE e um grande operador portuário (Singapura) se integrem num projecto desta natureza, será um alívio financeiro dada a conjectura nacional.

                  Comentário


                    #39
                    Originalmente Colocado por CarlosL Ver Post
                    Sinto vergonha desta classe política e empresarial.

                    Estudei, como a maioria de vocês, alguns casos de sucesso de pessoas visionárias dos anos 60. Temos um caso típico, o da Lisnave, que foi um hit da reparação naval, uns dizem que foi por causa do fecho do canal do Suez que obrigava os super petroleiros a darem a volta pela rota do Cabo, outros que não tem nada a ver, pois a concepção da Lisnave foi alguns anos anteriores à crise do Suez e que se limitava apenas a explorar uma coisa natural que Portugal possui em abundância (a sua costa marítima).

                    De qualquer modo, foi preciso mobilizar amplos recursos e só pessoas de determinado quilate, o poderiam fazer.

                    Nessa altura, o porto de Sines já era sujeito a reflexão. Aquilo que por vezes venho aqui defender com unhas e dentes, não é mais que uma súbita constatação do óbvio.

                    Sines pode ser um desígnio nacional. E fazer com que a UE e um grande operador portuário (Singapura) se integrem num projecto desta natureza, será um alívio financeiro dada a conjectura nacional.

                    Os gajos não querem saber. Lisboa é uma cidade de mercadores ( sempre foi) os quais têm grande influência política e não querem abdicar do comodismo de ter os seus contentores à porta de casa...

                    O pobre ministro Álvaro está a entrar num esquema complicado e a engravidar pelos ouvidos. Aquele estilo simples é tão apetitoso par aos tubarões do balde de massa...

                    Acho que é um caso perdido de deslumbramento e encantamento. Um home humilde como o Álvaro é carne para canhão neste meio de piranhas...

                    Comentário


                      #40
                      Originalmente Colocado por rfsbaptista Ver Post
                      Que usem a linha do comboio turístico das praias da costa.
                      Era engraçado ver, o pessoal na praia e mesmo atrás a passar uma locomotiva 1400 da CP a puxar um molho de contentores.
                      E era logo uma 1400

                      Comentário


                        #41
                        Originalmente Colocado por CarlosL Ver Post
                        Sinto vergonha desta classe política e empresarial.

                        Estudei, como a maioria de vocês, alguns casos de sucesso de pessoas visionárias dos anos 60. Temos um caso típico, o da Lisnave, que foi um hit da reparação naval, uns dizem que foi por causa do fecho do canal do Suez que obrigava os super petroleiros a darem a volta pela rota do Cabo, outros que não tem nada a ver, pois a concepção da Lisnave foi alguns anos anteriores à crise do Suez e que se limitava apenas a explorar uma coisa natural que Portugal possui em abundância (a sua costa marítima).

                        De qualquer modo, foi preciso mobilizar amplos recursos e só pessoas de determinado quilate, o poderiam fazer.

                        Nessa altura, o porto de Sines já era sujeito a reflexão. Aquilo que por vezes venho aqui defender com unhas e dentes, não é mais que uma súbita constatação do óbvio.

                        Sines pode ser um desígnio nacional. E fazer com que a UE e um grande operador portuário (Singapura) se integrem num projecto desta natureza, será um alívio financeiro dada a conjectura nacional.
                        Carlos, para um leigo na materia de portos, explica-me o porquê de Sines ser assim tão obvio e crucial como escolha para um porto de aguas profundas?
                        Oferece boas condições, por exemplo?

                        Qual o atractivo de um porto em Sines? Achas que Sines já tem condições para ser a tal plataforma que referes?

                        E na costa Portuguesa, é o unico porto de aguas profundas ou existem outros?
                        Editado pela última vez por Paulinhonanet; 25 February 2013, 12:48.

                        Comentário


                          #42

                          Comentário


                            #43
                            Isto se for para o tribunal europeu é imediatamente chumbado, então a linha ferroviária passa no meio das dunas da praia? Que por sinal são zona protegida.

                            Isto tem tanta viabilidade como vir instalar no novo aeroporto no meu quintal.

                            Comentário


                              #44
                              acho que a linha ferrea na imagem é meramente representativa

                              não existe ainda qualquer projecto.

                              mas ter o porto de contentores na Trafaria, não significa, mete-lo imediatamente à frente da frente maritima como um user na pagina anterior insinuou
                              Editado pela última vez por Siberiano; 25 February 2013, 14:44.

                              Comentário


                                #45
                                o desnível que o comboio tem de vencer entre a trafaria e o Pragal/Corroios é bem jeitoso... o comboio conseguiria sair dali carregado e não tendo espaço para arrancar antes da súbida?

                                podia-se fazer dar uma volta maior por sul... mas nessa zona ainda pior, além de ter a zona protegida não conseguia sair dali sem passar por cima de zonas bastante habitadas.

                                Comentário


                                  #46
                                  Originalmente Colocado por smdx Ver Post
                                  o desnível que o comboio tem de vencer entre a trafaria e o Pragal/Corroios é bem jeitoso... o comboio conseguiria sair dali carregado e não tendo espaço para arrancar antes da súbida?

                                  podia-se fazer dar uma volta maior por sul... mas nessa zona ainda pior, além de ter a zona protegida não conseguia sair dali sem passar por cima de zonas bastante habitadas.
                                  se a principal ligação do novo porto será ao Poceirão e à sua plataforma logistica, não vejo a necessidade de ter que ligar ao Pragal. Pode muito bem ligar a Corroios, e ligar as linhas algures do outro lado da Via para a Costa de Caparica
                                  Editado pela última vez por Siberiano; 25 February 2013, 15:39.

                                  Comentário


                                    #47
                                    Originalmente Colocado por Paulinhonanet Ver Post
                                    Carlos, para um leigo na materia de portos, explica-me o porquê de Sines ser assim tão obvio e crucial como escolha para um porto de aguas profundas?
                                    Oferece boas condições, por exemplo?

                                    Qual o atractivo de um porto em Sines? Achas que Sines já tem condições para ser a tal plataforma que referes?

                                    E na costa Portuguesa, é o unico porto de aguas profundas ou existem outros?

                                    sines tem por si só, águas provundas e para além disso o fundo é rochoso e não arenoso o que não necessita de dragagens.
                                    pode receber todos os navios do mundo porta contentores e para já não tem limitações de espaço

                                    Comentário


                                      #48
                                      Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                                      A zona da Trafaria não tem geografia adaptada a um Porto de contentores...
                                      Estamos a falar duma zona que foi requalificada para efeitos de turismo via Programa Polis e agora vamos estragar tudo com um Porto????

                                      Que os ponham em Setúbal. Fica a 45km da Trafaria!

                                      Gomes Ferreira na sicN está possesso com a situação tb...
                                      Precisamente. Tem de haver visão estratégica para estas coisas e mim parece-me, que apenas querem mudar os contentores para a RDA (Republica Democrática do Alentejo).

                                      Comentário


                                        #49
                                        Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
                                        Não sei se o rio permite a navegação de porta-contentores até Setubal devido á sua dimensão e calado
                                        O Tejo? Até Setúbal?

                                        E porque seria necessário ligar o rio Tejo ao rio Sado?

                                        Google Maps

                                        Comentário


                                          #50
                                          Originalmente Colocado por Bj40 Ver Post
                                          Este governo está a perder o Norte e faz lembrar em alguns aspectos o governo anterior. Não tarda começam a pensar nas eleições mas depois não vai haver €€ para loucuras (ainda bem..) e lá vamos ter que levar com um xuxalista qualquer. E vai ser por culpa própria, é o que dá ter pessoas como o Relvas no poder.

                                          É que esta ideia de fazer um porto na Trafaria é quase tão boa como a de fazer um aeroporto na Ota. De qualquer forma acredito que isto seja apenas um projecto de ideia que nunca vai passar de títulos de jornais, como dizia o outro, "Jamais"!
                                          Claro. Mas, Portugal precisa de um porto de aguas profundas no centro do país, algures entre Cascais e a Marinha Grande e não no rio Tejo ou no rio Sado.

                                          Na realidade Portugal precisa de fazer um enorme investimento (para ontem, pois já se devia ter feito isso há uns 30 anos) para transformar os portos de Sines e de Leixões, em portos de aguas profundas e construir de raiz um porto capaz no centro do país.

                                          Quanto à Trafaria e à Lisnave, deviam ser recuperadas e transformadas em condomínios de luxo ou hotéis e lazer.

                                          Comentário


                                            #51
                                            Originalmente Colocado por Peste Ver Post
                                            Claro. Mas, Portugal precisa de um porto de aguas profundas no centro do país, algures entre Cascais e a Marinha Grande e não no rio Tejo ou no rio Sado.

                                            Na realidade Portugal precisa de fazer um enorme investimento (para ontem, pois já se devia ter feito isso há uns 30 anos) para transformar os portos de Sines e de Leixões, em portos de aguas profundas e construir de raiz um porto capaz no centro do país.

                                            Quanto à Trafaria e à Lisnave, deviam ser recuperadas e transformadas em condomínios de luxo ou hotéis e lazer.
                                            esse porto encontra-se na bobadela e outro no entroncamento. são portos secos com alfândega e com caminho de ferro para sines

                                            eu quando faço expedição para sines raramente (a menos que o embarque seja no dia seguinte de manhã) vão para lá... os contentores vão sempre para a Bobadela

                                            Comentário


                                              #52
                                              Do que averiguei a ligação à linha de comboio (rede) seria feita antes da estação do Pragal, naquela curva junto ao Fórum Almada.

                                              Mas não faz sentido meter ali o novo porto, demasiado apertado, zona protegida, vai ficar mesmo junto a uma população, dificuldade em lá se chegar e sair tanto para um comboio como para um camião. Não se percebe.

                                              Comentário


                                                #53
                                                Originalmente Colocado por GJP Ver Post
                                                sines tem por si só, águas provundas e para além disso o fundo é rochoso e não arenoso o que não necessita de dragagens.
                                                pode receber todos os navios do mundo porta contentores e para já não tem limitações de espaço
                                                Bem.

                                                A noticia é de 2011, Porto de Sines começou os trabalhos de dragagem do canal de acesso para receber os maiores navios do mundo Além disso, demonstra que se está a fazer um esforço, para tornar o porto apto para receber os maiores navios da actualidade (mas não os do futuro próximo) ao aprofundar o porto para os 17,5 metros. A titulo de curiosidade, o exercito americano está a proceder a uma actualização de muitos portos americanos (e percebe-se bem porquê, uma vez que só eles, enviam quase tantas mercadorias como a UE e dependem fortemente de portos), dos actuais 12/15 metros para os 19 metros e a alargar a área de armazenamento de TEU's.

                                                Um dos maiores porta-contentores do mundo, só entrou no porto de Hamburgo no ano passado, porque não vinha completamente carregado:

                                                A Glimpse of the Future: World's Largest Container Ship Visits Germany
                                                (..)
                                                During this trip, however, the ship only planned to carry 4,000 containers -- otherwise the Marco Polo would have been unable to navigate the waters of the Elbe, which are too shallow for the latest generation of super container ships. (..)


                                                Em Portugal, há ainda quem "pense", que estamos na periferia da Europa.

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Originalmente Colocado por GJP Ver Post
                                                  esse porto encontra-se na bobadela e outro no entroncamento. são portos secos com alfândega e com caminho de ferro para sines

                                                  eu quando faço expedição para sines raramente (a menos que o embarque seja no dia seguinte de manhã) vão para lá... os contentores vão sempre para a Bobadela
                                                  Certo. Mas eu estava mesmo a falar de portos de aguas profundas e não de interfaces rodo-ferroviarios.

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Originalmente Colocado por Peste Ver Post
                                                    Certo. Mas eu estava mesmo a falar de portos de aguas profundas e não de interfaces rodo-ferroviarios.
                                                    devido às condições do mar, sines é o porto que oferece melhores condições...

                                                    figueira da foz poderia ser opção mas é pouco profundo

                                                    ainda à cerca da noticia acima, não e para já muito perocupante, a cgm creio que não faz escala com LCS (large container ships) aqui em PT apenas a maersk até 9000teus e a MSC em sines até 16000 teus (os navios classe daniela já cá estiveram e mexeram )

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Porque somos sempre avessos à mudança?

                                                      Eu aplaudo um projecto destas dimensões. Ao contrário dos projectos do TGV e do aeroporto, que não trazem retorno ao país, uma infraestrutura deste género só vem auxiliar a nossa capacidade de exportar de receber mercadorias. Este é um projecto que auxilia a economia, ao contrário dos TGVs, que só auxiliam a carteira de algumas construtoras.

                                                      Acho que é claro que Lisboa precisa de um porto maior. Acho que é claro que apostar na indústria portuária nunca é mau negócio. No entanto, parece que aqui no fórum esta não é uma boa medida...ou porque é uma zona habitacional, ou porque passa nas dunas, ou porque não há espaço, ou porque o comboio não tem força...chiça, que há pessoal difícil de convencer

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                                                        Porque somos sempre avessos à mudança?

                                                        Eu aplaudo um projecto destas dimensões. Ao contrário dos projectos do TGV e do aeroporto, que não trazem retorno ao país, uma infraestrutura deste género só vem auxiliar a nossa capacidade de exportar de receber mercadorias. Este é um projecto que auxilia a economia, ao contrário dos TGVs, que só auxiliam a carteira de algumas construtoras.

                                                        Acho que é claro que Lisboa precisa de um porto maior. Acho que é claro que apostar na indústria portuária nunca é mau negócio. No entanto, parece que aqui no fórum esta não é uma boa medida...ou porque é uma zona habitacional, ou porque passa nas dunas, ou porque não há espaço, ou porque o comboio não tem força...chiça, que há pessoal difícil de convencer

                                                        Do ponto de vista das construtoras, este porto é uma mina de ouro. Para já porque vai ter dragagens que nunca mais acabam ( saco sem fundo sorvedor de dinheiro) e sobretudo porque se trata de "roubar espaço ao mar" o que implica uma monstruosidade em termos de materiais de construção e mão de obra... ( temos falta de espaço em Portugal e querem-nos fazer acreditar que é necessário plantar parques de contentores em cima de estacas)

                                                        Historicamente, as construtoras nacionais especializaram se bastante em obras portuárias ( muito mais do que em aeroportuárias) o que significa que a pressão das construtoras e muitíssimo maior para esse tipo de obra do que para Aeroportos.
                                                        Mas vou concretizar mais. Um obra destas pode ser totalmente projetada em Portugal e fiscalizada o que implica controlo muito maior de quem constroi ( mais fácil de aldrabar em todas as fase do projecto e nas nas contas em bom português).
                                                        Um Aeroporto ou TGV já tem de ser projectado e fiscalizado de fora e o que implica controlo exterior.

                                                        Nada de novo.

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Que as construtoras são necessárias para construir obras de grande dimensão, acho que não há dúvidas. Agora, pode-se é construir infraestruturas que potenciem a nossa competitividade, ou, por outro lado, podem-se fazer obras que não fazem qualquer sentido. Como p.e. uma linha de TGV em bitola ibérica para passageiros ou um aeroporto na Ota para desactivar o da Portela...

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Originalmente Colocado por Paulinhonanet Ver Post
                                                            Carlos, para um leigo na materia de portos, explica-me o porquê de Sines ser assim tão obvio e crucial como escolha para um porto de aguas profundas?
                                                            Oferece boas condições, por exemplo?

                                                            Qual o atractivo de um porto em Sines? Achas que Sines já tem condições para ser a tal plataforma que referes?

                                                            E na costa Portuguesa, é o unico porto de aguas profundas ou existem outros?
                                                            Eu não sou especialista em portos. Tenho andado nos últimos anos a negociar com Administrações portuárias, armadores e operadores na Europa, América do Sul e África sobre as melhores condições de transporte de carga contentorizada e a granel.

                                                            Sines tem características únicas no espaço português. Além da profundidade das águas, tem espaço. Muito espaço para movimentarmos grandes navios em simultâneo, termos grandes terminais, espaço para armazenagem, espaço para a indústria transformadora se estabelecer ao redor.

                                                            Claro que há muito para fazer em Sines e isso ultrapassa a capacidade do Estado português, de modo que seria escolher um parceiro para ficar com a concessão de todo o porto (o porto de Singapura só detém a concessão de contentores) e convencer Espanha e a UE do interesse estratégico de um plano de Logística Integrada para o Centro e Sul da Europa (o Norte já está servido, mas... depois com calma vamos lá), com toda a rede de infraestruturas necessárias.

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Originalmente Colocado por CarlosL Ver Post
                                                              Eu não sou especialista em portos. Tenho andado nos últimos anos a negociar com Administrações portuárias, armadores e operadores na Europa, América do Sul e África sobre as melhores condições de transporte de carga contentorizada e a granel.

                                                              Sines tem características únicas no espaço português. Além da profundidade das águas, tem espaço. Muito espaço para movimentarmos grandes navios em simultâneo, termos grandes terminais, espaço para armazenagem, espaço para a indústria transformadora se estabelecer ao redor.

                                                              Claro que há muito para fazer em Sines e isso ultrapassa a capacidade do Estado português, de modo que seria escolher um parceiro para ficar com a concessão de todo o porto (o porto de Singapura só detém a concessão de contentores) e convencer Espanha e a UE do interesse estratégico de um plano de Logística Integrada para o Centro e Sul da Europa (o Norte já está servido, mas... depois com calma vamos lá), com toda a rede de infraestruturas necessárias.
                                                              não esquecer uma coisa muito importante...

                                                              há uma rota directa de contentores de 12/14 dias +- singapura-sines há + de 3 anos
                                                              uma coisa que pode vir a facilitar é o pagamento do IVA quando a venda e não a 90 dias

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X