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    #61
    Acho que não vão servir de muito os argumentos racionais.

    Se tiver que se fazer: faz-se.

    Não estou a ver o PS a opor-se. Até porque as construtoras empregadoras de socialistas já andam a babar-se com esse Projecto...
    Que são as mesmas que empregam comunistas ( sim sim) e sociais democratas. Dão emprego a toda gente.

    Comentário


      #62
      Originalmente Colocado por GJP Ver Post
      não esquecer uma coisa muito importante...

      há uma rota directa de contentores de 12/14 dias +- singapura-sines há + de 3 anos
      uma coisa que pode vir a facilitar é o pagamento do IVA quando a venda e não a 90 dias
      Não são os MSC de 14000 TEUS +-?

      Comentário


        #63
        Originalmente Colocado por nmyguel Ver Post
        Não são os MSC de 14000 TEUS +-?
        sim ,

        a msc dos LCS tem:

        9k
        11k
        13.7k
        14k teus

        depois os msk (maersk)

        até 15,5k teus , mas isso não quer dizer nada...

        imagina... exagerando...

        pode levar 50k teus e entrar e o navio ter 1000m e ter 12m de calado
        e levar 50k teus e não entrar e ter só 300m e ter 25m de calado e não entrar

        os navios estão +- patronizados para os 16-18m de calado por causa de 90% dos portos


        se clicares no site abaixo verificas que os navios não passam dos 16 metros e pouco de calado.
        List of largest container ships - Wikipedia, the free encyclopedia


        já os petroleiros, em sines podem rão ter muito mais calado...
        descarregam em boias e não no porto dado que alguns navios chagam aos 20 e tal m de calado tipo isto :

        TI class supertanker - Wikipedia, the free encyclopedia

        Comentário


          #64
          Originalmente Colocado por CarlosL Ver Post
          Eu não sou especialista em portos. Tenho andado nos últimos anos a negociar com Administrações portuárias, armadores e operadores na Europa, América do Sul e África sobre as melhores condições de transporte de carga contentorizada e a granel.

          Sines tem características únicas no espaço português. Além da profundidade das águas, tem espaço. Muito espaço para movimentarmos grandes navios em simultâneo, termos grandes terminais, espaço para armazenagem, espaço para a indústria transformadora se estabelecer ao redor.

          Claro que há muito para fazer em Sines e isso ultrapassa a capacidade do Estado português, de modo que seria escolher um parceiro para ficar com a concessão de todo o porto (o porto de Singapura só detém a concessão de contentores) e convencer Espanha e a UE do interesse estratégico de um plano de Logística Integrada para o Centro e Sul da Europa (o Norte já está servido, mas... depois com calma vamos lá), com toda a rede de infraestruturas necessárias.
          A questão é mesmo esta. Acho que não digo barbaridade nenhuma, mas Sines tem capacidade de concorrer com qq porto da Europa continental... A maior parte dos navios passa ao largo da costa portuguesa a caminho de Roterdão, Hamburgo, etc... Ora, com o porto de Sines em condições, uma ligação ferroviária de bitola EUROPEIA e a requalificação e aproveitamento das ligações viárias já existentes, acho que muitos desses navios ficavam logo por cá...

          Temos, nesta área, o potencial de concorrer ombro a ombro com os maiores do mundo (acredito piamente nisto, graças à nossa localização) e andamos a dormir à sombra da bananeira...

          E outra, Portugal é um país (por sinal nem muito grande), não é só Lisboa e Porto... Descentralizem. É cómodo ter o terminal perto da capital, sem dúvida. Mas será que vale a pena destruirmos (ainda mais) o estuário do Tejo, e por arrasto as praias da Costa, por causa disso?
          Há coisas que não consigo perceber.

          Comentário


            #65
            Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
            Acho que não vão servir de muito os argumentos racionais.

            Se tiver que se fazer: faz-se.

            Não estou a ver o PS a opor-se. Até porque as construtoras empregadoras de socialistas já andam a babar-se com esse Projecto...
            Que são as mesmas que empregam comunistas ( sim sim) e sociais democratas. Dão emprego a toda gente.

            Eu nem vou pelos argumentos racionais contra a obra mas, tirando a proximidade com Lisboa, não existem é argumentos racionais a favor da construção...

            ... pelo menos visto por mim, que sou um leigo na matéria.

            Comentário


              #66
              Originalmente Colocado por GJP Ver Post
              sim ,

              a msc dos LCS tem:

              9k
              11k
              13.7k
              14k teus

              depois os msk (maersk)

              até 15,5k teus , mas isso não quer dizer nada...

              imagina... exagerando...

              pode levar 50k teus e entrar e o navio ter 1000m e ter 12m de calado
              e levar 50k teus e não entrar e ter só 300m e ter 25m de calado e não entrar

              os navios estão +- patronizados para os 16-18m de calado por causa de 90% dos portos


              se clicares no site abaixo verificas que os navios não passam dos 16 metros e pouco de calado.
              List of largest container ships - Wikipedia, the free encyclopedia


              já os petroleiros, em sines podem rão ter muito mais calado...
              descarregam em boias e não no porto dado que alguns navios chagam aos 20 e tal m de calado tipo isto :

              TI class supertanker - Wikipedia, the free encyclopedia
              Engraçado que os petroleiros com mais de 20m de calado, para passar o canal do Suez (que permite o máx. de 20m), descarregam parte do crude em barcaças no ínicio do Canal e voltam a carregar no fim. E isto dos 20m é desde 2010.

              Comentário


                #67
                Originalmente Colocado por GJP Ver Post
                ...

                uma coisa que pode vir a facilitar é o pagamento do IVA quando a venda e não a 90 dias
                Podes desenvolver melhor, pf?

                Comentário


                  #68
                  Uma das hipoteses da Trafaria....agora imaginem quanto é que isto vale para as empresas do betão!
                  Literalmente, é fazer um enorme porta-aviões em cimento em cima de água, mais as ligações e uma nova linha ferrea que ira dar ao Poceirão. O custo ora apresentado, como sabemos, vai sempre derrapar em 70%...
                  72691_435152543227577_1405083099_n.jpg
                  Editado pela última vez por ebay; 26 February 2013, 19:11.

                  Comentário


                    #69
                    Originalmente Colocado por ebay Ver Post
                    Uma das hipoteses da Trafaria....agora imaginem quanto é que isto vale para as empresas do betão!
                    Literalmente, é fazer um enorme porta-aviões em cimento em cima de água, mais as ligações e uma nova linha ferrea que ira dar ao Poceirão. O custo ora apresentado, como sabemos, vai sempre derrapar em 70%...
                    [ATTACH]112740[/ATTACH]
                    Cá está uma solução que deve agradar ao PCP de Almada...
                    Isso estava tudo pensado: apresentaram a Trafaria para baralhar a agora inventam literalmente uma ilha. Nós temos falta de costa em Portugal: é preciso criar ilhas.... Haja guita.

                    Comentário


                      #70
                      Falta aí qualquer coisa. Que tal um estádio de futebol e um bocadinho de Auto Estrada com 2 portagens?

                      Comentário


                        #71
                        Originalmente Colocado por CarlosL Ver Post
                        Podes desenvolver melhor, pf?

                        "quando venda e não a 90 dias"

                        São muitos anos a virar frango.

                        Comentário


                          #72
                          Originalmente Colocado por CarlosL Ver Post
                          Falta aí qualquer coisa. Que tal um estádio de futebol e um bocadinho de Auto Estrada com 2 portagens?
                          Auto estrada está implícita: prolongamento da via rápida da Costa. São menos de 2Km... Menos mal.

                          Comentário


                            #73
                            Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                            Auto estrada está implícita: prolongamento da via rápida da Costa. São menos de 2Km... Menos mal.
                            Vai-se à volta. Ou aproveita-se e cria-se uns ramais quaisquer para estender mais um bocado de alcatrão.

                            Comentário


                              #74
                              Originalmente Colocado por TILT Ver Post
                              Vai-se à volta. Ou aproveita-se e cria-se uns ramais quaisquer para estender mais um bocado de alcatrão.
                              Esqueci-me do túnel da Trafaria. Bolas.
                              Já tem estudo e tudo:

                              GLOBALVIA - Consultores de Engenharia SA - Projecto

                              Comentário


                                #75
                                Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                                "quando venda e não a 90 dias"

                                São muitos anos a virar frango.
                                Sim, tinha entendido. Também empinei o Código do IVA (feito parvo, pois não me serve para nada...).

                                A questão é a mercadoria nos portos está sujeita a IVA ?

                                Comentário


                                  #76
                                  Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                                  Esqueci-me do túnel da Trafaria. Bolas.
                                  Já tem estudo e tudo:

                                  GLOBALVIA - Consultores de Engenharia SA - Projecto
                                  Já existe um cambalacho de interesses para que o porto fique na Trafaria.
                                  Este pessoal não dá ponto sem nó. Com o porto, vem uma ferrovia, uma auto estrada e com jeitinho a Sonae ainda abre por lá um shopping centre.

                                  Muita gente vai encher os bolsos com este projecto.

                                  Comentário


                                    #77
                                    Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                                    Cá está uma solução que deve agradar ao PCP de Almada...
                                    Isso estava tudo pensado: apresentaram a Trafaria para baralhar a agora inventam literalmente uma ilha. Nós temos falta de costa em Portugal: é preciso criar ilhas.... Haja guita.
                                    Tempos houve em que alguém propôs a construção de um aeroporto aí.

                                    Comentário


                                      #78
                                      Originalmente Colocado por CarlosL Ver Post
                                      Sim, tinha entendido. Também empinei o Código do IVA (feito parvo, pois não me serve para nada...).

                                      A questão é a mercadoria nos portos está sujeita a IVA ?
                                      Acho que para o teu caso é mais o codigo aduaneiro comunitario e a pauta de serviço.

                                      Comentário


                                        #79
                                        Originalmente Colocado por AyrtonRose Ver Post
                                        Acho que para o teu caso é mais o codigo aduaneiro comunitario e a pauta de serviço.
                                        Obrigado, mas gostava de ser esclarecido na questão do IVA.

                                        O resto fica a cargo do despachante.

                                        Se puderes dar uma ajuda...

                                        Comentário


                                          #80
                                          Originalmente Colocado por CarlosL Ver Post
                                          Obrigado, mas gostava de ser esclarecido na questão do IVA.

                                          O resto fica a cargo do despachante.

                                          Se puderes dar uma ajuda...
                                          Se pudesse, ajudava.
                                          Mas isto é um pouco complexo para fazer mais do que dar uns bitaites

                                          Mas sei que em PT é pago no desembarque, mas noutros portos europeus nao..
                                          Em mercadorias vinda de extracomunitario.

                                          Comentário


                                            #81
                                            Originalmente Colocado por CarlosL Ver Post
                                            Sim, tinha entendido. Também empinei o Código do IVA (feito parvo, pois não me serve para nada...).

                                            A questão é a mercadoria nos portos está sujeita a IVA ?
                                            esclarecendo, carlos

                                            Sines não está a ser um porto competitivo para a europa pelo motivo que referi a cima em relação ao iva porque:

                                            em portugal no desalfandegamento, o iva é pago a 90 dias mesmo para países comunitários porque a lei diz que é assim
                                            de o iva fosse pago quando a mercadoria fosse vendida, o que é o que faz sentido, sines tinha mais "adeptos"
                                            isto era o que se passava quando eu trabalhava com eles.

                                            muitos navios podiam fazer rotas de + 3 ou 4 dias só para descarregar em algeciras só para não pagar o IVA "à cabeça"

                                            isto, ainda que o IVA seja depois dedutível a 100%

                                            daí querer-se a alteração da lei para apenas depois da venda


                                            nota: entre países comunitários circula apenas com factura e não há despacho e não há dealfandegamento.
                                            o que eu disse acima é apenas entre portugal e países extra comunitários

                                            Comentário


                                              #82
                                              Não descompliquem!!!

                                              isto é para ser tudo muito complicado.

                                              Pais competivivo!!! que horror, cruzes canhoto.

                                              O melhor é nunca fazer nada ou então fazer onde não mora ninguem, isso sim é aceitavel, agora fazer coisas em sitios de gabarolas que depois me vão chatear a cabeça porque onde moram é que é bom.

                                              Quanto ao IVA, está otimo, deixem os barco passar ao largo, depois ia ser muita confusão, qualquer dia ainda se lembravam que tinhamos que ser competitivos, o pessoal anda todo louco.

                                              Isto é para continuar a ser pobrezinho para podermos pedir gito para ir no verão para a praia, não estraguem o pais.

                                              Comentário


                                                #83
                                                Originalmente Colocado por AyrtonRose Ver Post

                                                Mas sei que em PT é pago no desembarque, mas noutros portos europeus nao..
                                                Em mercadorias vinda de extracomunitario.

                                                Em Roterdão não é, por exemplo. Muitos importadores portugueses optam por desembarcar e desalfandegar em Roterdão e depois mandam vir por estrada.

                                                Devia-se olhar para isto com atenção, é que foge muita mercadoria de Portugal à conta disto... muita mesmo.

                                                Comentário


                                                  #84
                                                  Originalmente Colocado por vsr200 Ver Post
                                                  Não descompliquem!!!

                                                  isto é para ser tudo muito complicado.

                                                  Pais competivivo!!! que horror, cruzes canhoto.

                                                  O melhor é nunca fazer nada ou então fazer onde não mora ninguem, isso sim é aceitavel, agora fazer coisas em sitios de gabarolas que depois me vão chatear a cabeça porque onde moram é que é bom.

                                                  Quanto ao IVA, está otimo, deixem os barco passar ao largo, depois ia ser muita confusão, qualquer dia ainda se lembravam que tinhamos que ser competitivos, o pessoal anda todo louco.

                                                  Isto é para continuar a ser pobrezinho para podermos pedir gito para ir no verão para a praia, não estraguem o pais.

                                                  Parece-me que te passou um bocado ao lado os pontos chave da discussão. A menos, claro, que tenhas interesses no sector da construção.

                                                  O que aqui todos defenderam foi a construção ou aproveitamento de infraestruturas já existentes, que tenham viabilidade e saiam o mais barato possível ao contribuinte acrescentando o máximo de competitividade. O que manifestamente (e basta olhar para o mapa da zona) não é o caso da Trafaria, que é uma zona protegida, não tem espaço para expansão futura e cujas obras serão complexas.

                                                  Comentário


                                                    #85
                                                    Não se esqueçam de uma coisa: os 6,85% de Juros das obrigações do Amonta Engil têm de vir de algum lado

                                                    Comentário


                                                      #86
                                                      Originalmente Colocado por Paulinhonanet Ver Post
                                                      Já existe um cambalacho de interesses para que o porto fique na Trafaria.
                                                      Este pessoal não dá ponto sem nó. Com o porto, vem uma ferrovia, uma auto estrada e com jeitinho a Sonae ainda abre por lá um shopping centre.

                                                      Muita gente vai encher os bolsos com este projecto.
                                                      E mais, com jeito ainda vai mais uma ponte....

                                                      Se os contentores mudam para a margem sul depois têm de passar para a margem norte que é o destino principal deles, faz todo o sentido mais uma ponte

                                                      Temos loucos a comandar o país.

                                                      Comentário


                                                        #87
                                                        Ontem aproveitei a dica e fui passear até à trafaria ver o Local que nunca lá tinha estado.

                                                        De facto não há grandes condições de transportes para a zona. A A33 é bem perto, mas é preciso muitas ligações e isso só resolve o tráfego para sul, para norte é sobrecarregar ainda mais a Ponte 25 de abril.

                                                        Comentário


                                                          #88
                                                          Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                                                          Ontem aproveitei a dica e fui passear até à trafaria ver o Local que nunca lá tinha estado.

                                                          De facto não há grandes condições de transportes para a zona. A A33 é bem perto, mas é preciso muitas ligações e isso só resolve o tráfego para sul, para norte é sobrecarregar ainda mais a Ponte 25 de abril.
                                                          Não tem problema, constroi-se mais uma ou duas pontes, fazem-se umas portagens e problema resolvido.
                                                          Depois manda-se vir a conta que o Zé Povinho paga...

                                                          Aposto que em breve vamos ter aqueles estudos "baratuchos" de viabilidade, para uma ponte Trafaria-Algés e como bonus, outra ponte, Costa da Caparica - Oeiras .
                                                          Editado pela última vez por Paulinhonanet; 27 February 2013, 08:53.

                                                          Comentário


                                                            #89
                                                            Já se fala numa ponte dessa há algum tempo. Nem era descabido de todo (se bem que ficaria horrível). Ligar a CRIL à A33 era o ideal.

                                                            Comentário


                                                              #90
                                                              Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                                                              Já se fala numa ponte dessa há algum tempo. Nem era descabido de todo (se bem que ficaria horrível). Ligar a CRIL à A33 era o ideal.

                                                              Não era não... A ideia é mesmo essa. O Porto é só um detalhe...
                                                              Senão vejamos: com a "morte" do TGV, a 3ª travessia Chelas-Barreiro perdeu força e consenso.
                                                              Há que arranjar agora argumentos para construir noutro lado.

                                                              Comentário

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