Anúncio

Collapse
No announcement yet.

"25 de Abril sempre, fascismo nunca mais". O que representa para vós esta data?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    De qualquer forma o que abriu caminho à ditadura militar de 1926 e ao Estado Novo entre 33 e 74 foi o caos em que se tornou a 1ª Republica, que lembra o estado em que estamos hoje .......

    Comentário


      #32
      Originalmente Colocado por v7 Ver Post
      As eleições presidenciais de 58 foram rodeadas de pormenores curiosos.

      (...)
      - O facto de mais tarde ter sido forçado a abandonar o país e assassinado em Espanha
      (....)
      ......
      Ele e todos, ou quase todos os que tiveram papel relevante no seu apoio. E particularmente os que eram funcionarios publicos á data.

      Comentário


        #33
        Originalmente Colocado por 330i Ver Post
        Não sei que idade tens, mas sugiro-te duas coisas de bom senso:

        2 - Que comentes apenas o ambito do que eu escrevi.
        1 - Que não fales do que não sabes ou não conheces.
        Menos 12 do que tu.

        Sugiro então que expliques a frase:
        "perseguido (e refugiado nos anos 60 e 70 em Moçambique) pela Pide, porque ousou presidir a uma mesa de voto nas eleiçoes de Humberto Delgado"
        porque nem eu entendi se foi por isso, nem as pessoas que estão aqui a ler, a maior parte já sem conhecer gente que votou em 1958.
        Como te disse, o que sei é que 2 pessoas da minha família directa foram votar e não estou a ver que mal pudesse ter a mesa de voto???
        Também questionei se não foi "porque ousou presidir a uma mesa de voto" ou por outras questões.

        Comentário


          #34
          Provavelmente haveria interesse que quem estivesse com a responsabilidade das mesas de voto fossem homens ligados ao regime

          Comentário


            #35
            Originalmente Colocado por v7 Ver Post
            Provavelmente haveria interesse que quem estivesse com a responsabilidade das mesas de voto fossem homens ligados ao regime
            Deixa ver se o Homem explica, porque a maneira como escreveu não foi isso que se percebeu.
            Pode estar a explicação noutras "questões" como eu disse.
            Perseguido por ousar ser Presidente de mesa de voto? Perseguido por questões de contagem de votos? Perseguido por apoiar o Humberto Delgado?

            Não entendi.

            Comentário


              #36
              Originalmente Colocado por gtabarth Ver Post
              Menos 12 do que tu.

              Sugiro então que expliques a frase:
              "perseguido (e refugiado nos anos 60 e 70 em Moçambique) pela Pide, porque ousou presidir a uma mesa de voto nas eleiçoes de Humberto Delgado"
              porque nem eu entendi se foi por isso, nem as pessoas que estão aqui a ler, a maior parte já sem conhecer gente que votou em 1958.
              Como te disse, o que sei é que 2 pessoas da minha família directa foram votar e não estou a ver que mal pudesse ter a mesa de voto???
              Também questionei se não foi "porque ousou presidir a uma mesa de voto" ou por outras questões.
              Usa o bom senso, para entenderes que não vou obviamente, expor nem explicar o que quer que seja aqui, porque não é esse o ambito do meu post, e porque factos ou detalhes passados no ambito familiar não "cabem" num forum.

              Relembro-te o que te pedi, lê de novo o meu post para perceberes que o exemplo citado, serviu apenas para ressalvar o que eu acho das comemorações de Abril.

              Comentário


                #37
                Originalmente Colocado por CarlosL Ver Post
                Ainda bem que referes o período colonial, pois a descolonização foi a maior vergonha que se passou no pós 25 do A.

                Tenho estado em África, nas ex-colónias e o sentimento é partilhado, por incrível que pareça.

                É por isso que o Mário Soares é a pessoas mais odiada das ex-colónias. Porque muitos têm consciência de que tudo o que foi feito por ele e seus sicários, precipitou muitos milhões de pessoas para uma guerra absurda, que ceifou a vida de centenas de milhares de pessoas, havendo quem fale em milhões.

                Há que se refira a ele como o PAL-POT Africano.
                Não queres dizer Pol Pot?

                Comentário


                  #38
                  Originalmente Colocado por gtabarth Ver Post
                  .....
                  Sei apenas que em 1958 quem votava da minha família directa era apenas a minha Avó é o Pai dela.
                  Podiam e estavam inscritos e foram votar, no Humberto Delgado.
                  Supostamente foram 2 dos 236.057 votos que teve.
                  Por tal facto nunca foram perseguidos por ninguém, nem ninguém se meteu com isso.
                  Sei q os votos eram recebidos em casa nesta altura, mas as mulheres já votavam em 58?

                  Comentário


                    #39
                    Originalmente Colocado por Bj40 Ver Post

                    O que é que eu acho? Foi uma treta, um embuste. A única coisa que se safa é mesmo a liberdade de expressão que me permite estar aqui no sossego do lar a escrever o que me apetece.
                    Meu caro, só este ponto é mais que o suficiente para louvar a revolução dos cravos.

                    Há muita gentinha que não tem completamente noção do que é viver sem liberdade de expressão....a menos que os únicos objectivos na vida sejam a cerveja e o benfica.

                    Comentário


                      #40
                      Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                      Provavelmente haveria interesse que quem estivesse com a responsabilidade das mesas de voto fossem homens ligados ao regime
                      É história e largamente documentada, e conhecida mesmo pelas geraçoes mais novas que se interessam pela história politica dos Estado Novo, a perseguição que se segui nos anos seguintes, aos apoiantes conhecidos e muitos denunciados, e que eram afectos ou com ligações ao general.

                      Comentário


                        #41
                        Originalmente Colocado por 330i Ver Post
                        Usa o bom senso, para entenderes que não vou obviamente, expor nem explicar o que quer que seja aqui, porque não é esse o ambito do meu post, e porque factos ou detalhes passados no ambito familiar não "cabem" num forum.

                        Relembro-te o que te pedi, lê de novo o meu post para perceberes que o exemplo citado, serviu apenas para ressalvar o que eu acho das comemorações de Abril.
                        Usa o bom senso, para entenderes que ao escreveres "perseguido porque ousou presidir a uma mesa de voto" leva a quem chega aqui e não faz a mínima ou pouca ideia do que se passou assumir que quem fosse para uma mesa de voto era perseguido?
                        Se se disser "perseguido por ser apoiante de..." toda a gente entende.

                        Ninguém quer saber da tua vida pessoal ou dos teus evidentemente, mas foste tu que vieste expor em parte não?
                        Pela minha parte não tenho problema em contar que as 2 pessoas relativas, que votavam em 1958, votaram no HD.
                        Uma deixou-nos em 1976 e outra em 1984.
                        Em 1958 votaram, não eram conhecidos pessoais de HD, nem apoiantes institucionais, eram apenas funcionários públicos, uma docente, nada mais.
                        Editado pela última vez por gtabarth; 24 April 2013, 23:32.

                        Comentário


                          #42
                          Originalmente Colocado por Andre Ver Post
                          Havia necessidade?
                          Havia necessidade havia !

                          Comentário


                            #43
                            Originalmente Colocado por zepsil Ver Post
                            Mais um aniversário de uma data marcante para este País!

                            O Dia em que nos libertámos das garras de um regime opressor, e fechado sobre si próprio.
                            Embora, não seja esta a data em que Portugal atingiu a Liberdade plena... Essa data foi o 25 de Novembro do ano seguinte...
                            Arrisco-me a dizer que a única coisa que melhorou, e já não é pouco, foi a liberdade de expressão. Quanto ao resto...
                            O resto melhorou em muita coisa, que eu saiba hoje em dia temos muito melhores condições de vida !

                            Comentário


                              #44
                              Originalmente Colocado por aquicas Ver Post
                              Sei q os votos eram recebidos em casa nesta altura, mas as mulheres já votavam em 58?

                              Com esta constituição, Salazar criou finalmente o seu modelo político, o Estado Novo, e tornou-se o "Chefe" da Nação portuguesa. Não deixa contudo de ser curioso que tenha sido essa a primeira constituição da História portuguesa a dar o direito de voto às mulheres
                              http://pt.wikipedia.org/wiki/Estado_Novo_%28Portugal%29

                              Comentário


                                #45
                                Originalmente Colocado por CarlosL Ver Post
                                Ainda bem que referes o período colonial, pois a descolonização foi a maior vergonha que se passou no pós 25 do A.

                                Tenho estado em África, nas ex-colónias e o sentimento é partilhado, por incrível que pareça.

                                É por isso que o Mário Soares é a pessoas mais odiada das ex-colónias. Porque muitos têm consciência de que tudo o que foi feito por ele e seus sicários, precipitou muitos milhões de pessoas para uma guerra absurda, que ceifou a vida de centenas de milhares de pessoas, havendo quem fale em milhões.

                                Há que se refira a ele como o PAL-POT Africano.
                                A culpa é do Soares porque ele era PM....se fosse outro, a conversa era igual

                                Comentário


                                  #46
                                  Originalmente Colocado por PeLeve Ver Post
                                  Quase 39 anos depois, e mesmo perante evidentes e pérfidas reminiscências, acho que, apesar de tantos sonhos defraudados, evoluiu-se muito! A Democracia e a Liberdade fazem parte dos direitos / deveres que alcançámos, embora ainda os não tenhamos completamente compreendido, e o caminho foi escrito, mesmo que, por algum tempo, nos tenham desviado e tentado reencaminhar por outros, menos recomendáveis!

                                  Apesar de uma certa ambiciûncula, pois continuamos a darmo-nos a muito pouco valor, temos tudo para "dar a volta por cima" e recolocar o país na rota do sonho de Abril!
                                  Haja alguém

                                  Excelente post

                                  Comentário


                                    #47
                                    Originalmente Colocado por gtabarth Ver Post
                                    (...) ao escreveres "perseguido porque ousou presidir a uma mesa de voto" leva a quem chega aqui e não faz a mínima ou pouca ideia do que se passou assumir que quem fosse para uma mesa de voto era perseguido?
                                    (....)

                                    Quem conhece a história politica dos ultimos 60 anos, e tem um pouco de cultura geral, não terá dificuldade em entender o exemplo dado, nem precisará de detalhes.

                                    Comentário


                                      #48
                                      Originalmente Colocado por aquicas Ver Post
                                      Sei q os votos eram recebidos em casa nesta altura, mas as mulheres já votavam em 58?
                                      Coisa que nunca fui foi mentiroso.
                                      Como te disse, da minha família directa só 2 pessoas podiam votar.
                                      A minha Avó reunia essas condições. O Pai dela também.
                                      Portanto são 2 pessoas apenas em 6 que me estou a lembrar, para além dessas 6 desconheço.

                                      Comentário


                                        #49
                                        Depois da 1ª guerra Mundial onde perderam a vida milhares de homens, as mulheres (por todo o lado) começaram a assumir um papel mais activo na sociedade e a votar em vários sítios.

                                        Eu que as mulheres votem acho muito bem, já sobre a possibilidade de se votar aos 18 começa a ter dúvidas

                                        Comentário


                                          #50
                                          Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                          O resto melhorou em muita coisa, que eu saiba hoje em dia temos muito melhores condições de vida !

                                          A questão não se coloca dessa maneira, porque as condições de vida melhoraram bastante em qualquer parte do mundo entre 1974 e o inicio do século XXI. Essa forma de colocar a questão parte do principio de que absolutamente nada teria mudado em Portugal em 40 anos se não tivesse havido o 25 de abril. Parte do principio de que não teria sido construida em 40 anos mais nenhuma escola, mais nenhuma estrada etc.
                                          Faz sentido é fazer uma comparação entre a evolução previsivel nos ultimos 40 anos com e sem o 25 de Abril...

                                          Comentário


                                            #51
                                            Também conheci uma pessoa que foi perseguida pela PIDE, presa e vigiada e sei bem o quão terrível isso era na altura.

                                            Comentário


                                              #52
                                              Originalmente Colocado por 330i Ver Post
                                              Quem conhece a história politica dos ultimos 60 anos, e tem um pouco de cultura geral, não terá dificuldade em entender o exemplo dado, nem precisará de detalhes.
                                              OK
                                              Se preferes deixar as coisas assim.
                                              Eu já entendi e por ter entendido te estava a questionar, mas pronto.

                                              Comentário


                                                #53
                                                Originalmente Colocado por Chevrolet Ver Post
                                                O Manuel Alegre é um tipico exemplo do tipo de politico que surgiu nos ultimos trinta e tal anos...

                                                Horta do Zorate: Manuel Alegre, o papa-reformas...




                                                Manuel Alegre reformado com três mil euros por três meses na RDP - PÚBLICO
                                                Sim já sabemos isso. O mesmo se passa com o Soares, E o Sá Carneiro se fosse vivo era um herói e todos hoje em dia gostavam dele...e o Salazar amava a pátria e até meteu um contador da luz para ser ele a pagar a conta

                                                e ficámos com muito ouro.

                                                E vivia-se muito bem sem se abrir a boca, especialmente na província, a vida era calma e serena e eram todos felizes, afinal, havia pão e vinho, e depois o PREC é que estragou tudo e tem a culpa de tudo

                                                A sério o disco está riscado.

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                                  A culpa é do Soares porque ele era PM....se fosse outro, a conversa era igual
                                                  Não necessariamente.

                                                  Foi Ministro dos Negócios Estrangeiros, de Maio de 1974 a Março de 1975, e um dos impulsionadores da independência das colónias portuguesas, tendo sido responsável por parte desse processo.
                                                  Só foi 1º Ministro a partir de 1976.

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Originalmente Colocado por gtabarth Ver Post
                                                    OK
                                                    Se preferes deixar as coisas assim.
                                                    Eu já entendi e por ter entendido te estava a questionar, mas pronto.
                                                    Não pretendi melindrar-te mas achei que não foste muito correcto, na insistencia com que abordaste um exemplo dado e que claramente eu não quis detalhar.

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                                      Sim já sabemos isso. O mesmo se passa com o Soares, E o Sá Carneiro se fosse vivo era um herói e todos hoje em dia gostavam dele...e o Salazar amava a pátria e até meteu um contador da luz para ser ele a pagar a conta

                                                      e ficámos com muito ouro.

                                                      E vivia-se muito bem sem se abrir a boca, especialmente na província, a vida era calma e serena e eram todos felizes, afinal, havia pão e vinho, e depois o PREC é que estragou tudo e tem a culpa de tudo

                                                      A sério o disco está riscado.
                                                      Creio que estás a fazer uma afirmação irónica !?

                                                      Se houve coisa em que o Estado Novo falhou completamente foi precisamente em melhorar a vida dos mais pobres, havia enormes taxas de analfabetismo, muito desemprego e como sindicatos, greves e associações de trabalhadores eram proibidas isso nem tinha muito eco.

                                                      A vida era muito mais dura.

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Originalmente Colocado por Chevrolet Ver Post
                                                        A questão não se coloca dessa maneira, porque as condições de vida melhoraram bastante em qualquer parte do mundo entre 1974 e o inicio do século XXI. Essa forma de colocar a questão parte do principio de que absolutamente nada teria mudado em Portugal em 40 anos se não tivesse havido o 25 de abril. Parte do principio de que não teria sido construida em 40 anos mais nenhuma escola, mais nenhuma estrada etc.
                                                        Faz sentido é fazer uma comparação entre a evolução previsivel nos ultimos 40 anos com e sem o 25 de Abril...
                                                        A Primavera Marcelista é um perfeito sintoma daquilo que dizes.

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Originalmente Colocado por Chevrolet Ver Post
                                                          A questão não se coloca dessa maneira, porque as condições de vida melhoraram bastante em qualquer parte do mundo entre 1974 e o inicio do século XXI. Essa forma de colocar a questão parte do principio de que absolutamente nada teria mudado em Portugal em 40 anos se não tivesse havido o 25 de abril. Parte do principio de que não teria sido construida em 40 anos mais nenhuma escola, mais nenhuma estrada etc.
                                                          Faz sentido é fazer uma comparação entre a evolução previsivel nos ultimos 40 anos com e sem o 25 de Abril...
                                                          Repara, mesmo tendo em conta que nos anos 80 houve dificuldades, basta verificar que em 1974 tinhamos condições de vida bem inferiores às do resto da maioria da europa democrática.

                                                          E o salto Portugal deu foi notório. Houve uma melhoria ali com o Prof Marcello Caetano é verdade, mas mesmo tendo em conta a evolução em todo o mundo eu penso que em Portugal foi muito sentida, e claro que podia ter sido ainda mais mas não é fácil recuperar um país depois de 40 anos fechado.

                                                          Por mim penso que se podia ter feito ainda mais, especialmente após o inicio dos anos 90, em que havia dinheiro mas foi desperdiçado

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Originalmente Colocado por CarlosL Ver Post
                                                            A Primavera Marcelista é um perfeito sintoma daquilo que dizes.
                                                            O ideal era ter-se transformado o regime numa democracia e eventualmente dado a independência às colónias salvaguardando os nossos interesses e até acredito que fosse essa a intenção de Marcelo Caetano, só que não houve tempo ....

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                                              Creio que estás a fazer uma afirmação irónica !?

                                                              Se houve coisa em que o Estado Novo falhou completamente foi precisamente em melhorar a vida dos mais pobres, havia enormes taxas de analfabetismo, muito desemprego e como sindicatos, greves e associações de trabalhadores eram proibidas isso nem tinha muito eco.

                                                              A vida era muito mais dura.
                                                              Claro que estava a ser irónico V7. Concordo em absoluto com o que disseste. Mas infelizmente há muita gente que não pensa assim e até acha que só não ia para a escola quem não queria.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X