Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Persiana partiu?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Originalmente Colocado por EDGAARLIVE Ver Post
    Muito obrigado pela atenção...
    Sim, eu tenho a certeza que pelo menos duas ripas de persiana ainda estao la em cima na caixa...acho que partiu mesmo a persiana e nao fita nenhuma, porque mesmo o enrolador e assim , tem tensão /ainda que pouca, e está tudo em condiçoes....a persiana partiu mesmo-
    Neste momento não posso mesmo fazer barulho nesta divisão.. Só mesmo amanha...
    Se foi a persiana que partiu, basta-me tirar a que lá esta ainda colocada e engatar esta nao é?
    O enrolador tem um "toque" estranho porque só consegue desenrolar um bocado muito pequeno de toda a fita que está no seu interior,já que só tem 4 ou 5 ripas da persiana...o resto está caído.
    Portanto quase de certeza que o enrolador está bom,é uma questão de unir as 2 partes da persiana e,como já foi dito,pode nem ser preciso comprar nada.
    Eu não sou propriamente um bricoleur e já fiz isto.


    Saludos

    Comentário


      #32
      Meti aí um banquinho destes e na 2ªf tratamos disso.



      Saludos

      Comentário


        #33
        Puxa para cima e mete-lhe um prego...

        Deve ter sido alguma ripa que desencaixou ou partiu.
        Vê se os encaixes estão inteiros, senão, é tirar os estores pela calha, meter a ripa de substituição e reintroduzir os estores na calha.
        É facilimo fazer isso.

        Tens aqui uns videos para te ires entretendo:

        http://www.youtube.com/watch?v=e5UJMVAxsF4

        http://www.youtube.com/watch?v=0itQdESOsPM

        http://www.youtube.com/watch?v=KYTk_XD0IOA
        Editado pela última vez por m4nn1pul0; 23 June 2013, 08:54.

        Comentário


          #34
          Originalmente Colocado por sempreabrir Ver Post
          Eu não sei é se consegue retirar a danificada e unir as duas partes com a persiana no sítio.


          Saludos
          Dá trabalho, mas é fácil. Com o tempo, mais tarde ou mais cedo as zonas de encaixe entre as faixas que compõem as persianas acabam por ressequir e partir, ficando a persiana caída como descrito inicialmente. Parte mais depressa quanto mais usada for a persiana e / ou maior (mais pesada) for! As minhas mudo-as sempre eu, sozinho, com cuidado em manter o enrolamento no eixo, ou a persiana não descerá completamente, ou não fará o percurso completo de subida.

          Basta comprar umas quantas tiras, que são baratíssimas, cortar à medida, preferencialmente com serrote para metal, que corta mais direito, abrir a caixa superior, cortando a fixação em silicone e, quando houver, desapertar os parafusos.

          Depois é fácil. Empurras a persiana caída para cima até que saia por dentro da caixa para o interior de casa até, lateralmente, poderes deslizar a faixa partida (em cima o bocado que ficou e em baixo a parte maior, soltando-a da tira que está boa). Faz o mesmo à parte que está fixada ao eixo no qual a persiana enrola. É só encaixar, acertando lateralmente para que a persiana corra nas calhas e fechar a caixa, pelo processo inverso!
          Editado pela última vez por PeLeve; 23 June 2013, 09:52.

          Comentário


            #35
            Por acaso também tenho um problema com uma das persianas cá de casa... e não estou com vontade nenhuma de abrir a caixa para ver o que se passa, até porque sozinha não dá.

            Os estores cá de casa são de manivela e, supostamente, terão um cabo de aço que liga a manivela à peça onde o estor está enrolado. Acontece que, quando o desço ficam umas 6 tirinhas de buraquinhos abertos, quando antigamente ficava tudo perfeitamente fechado. Se forçar as ripas para baixo, elas descem um pouco (ficam 2 tiras de buraquinhos abertos). E o mais estranho é que não se passou nada (que me lembre) para aquilo deixar de descer completamente.

            Alguma sugestão?

            Comentário


              #36
              Originalmente Colocado por MrsX Ver Post
              Por acaso também tenho um problema com uma das persianas cá de casa... e não estou com vontade nenhuma de abrir a caixa para ver o que se passa, até porque sozinha não dá.

              Os estores cá de casa são de manivela e, supostamente, terão um cabo de aço que liga a manivela à peça onde o estor está enrolado. Acontece que, quando o desço ficam umas 6 tirinhas de buraquinhos abertos, quando antigamente ficava tudo perfeitamente fechado. Se forçar as ripas para baixo, elas descem um pouco (ficam 2 tiras de buraquinhos abertos). E o mais estranho é que não se passou nada (que me lembre) para aquilo deixar de descer completamente.

              Alguma sugestão?
              Parece ser apenas uma questão de lubrificação do sistema, ou um ligeiro acerto de uma ou duas tiras nas calhas... Mas há que abrir a caixa superior!...

              Comentário


                #37
                Ou pode ser o aperto do cabo de aço que cedeu e deixou-o deslizar, mas também pode ser lixo, um ninho, wathever. Mas, como disse, só abrindo a caixa...

                Comentário


                  #38
                  Originalmente Colocado por PeLeve Ver Post
                  Parece ser apenas uma questão de lubrificação do sistema, ou um ligeiro acerto de uma ou duas tiras nas calhas... Mas há que abrir a caixa superior!...
                  Originalmente Colocado por PeLeve Ver Post
                  Ou pode ser o aperto do cabo de aço que cedeu e deixou-o deslizar, mas também pode ser lixo, um ninho, wathever. Mas, como disse, só abrindo a caixa...

                  Não!!!!!! É que a tampa da caixa tem cerca de 2 metros de largura, uns 12 parafusos (se não forem mais) e ainda por cima foi pintada (o que significa que os parafusos têm o "entalhe" cheio de tinta... Tou tramada...

                  Comentário


                    #39
                    Originalmente Colocado por MrsX Ver Post
                    Não!!!!!! É que a tampa da caixa tem cerca de 2 metros de largura, uns 12 parafusos (se não forem mais) e ainda por cima foi pintada (o que significa que os parafusos têm o "entalhe" cheio de tinta... Tou tramada...
                    Mas queres ajuda? Uma tampa dessas, é melhor ser 2 pessoas. Quanto ao problema, tal como o PéLeve disse, isso parece-me uma questão de lubrificação ou o cabo ter cedido no final. Pode até nem ser na parte de cima e ser na manivela De qualquer das maneiras é melhor abrires a caixa, aproveitas e dás uma limpeza.

                    Comentário


                      #40
                      Originalmente Colocado por NelioSilva Ver Post
                      Mas queres ajuda? Uma tampa dessas, é melhor ser 2 pessoas. Quanto ao problema, tal como o PéLeve disse, isso parece-me uma questão de lubrificação ou o cabo ter cedido no final. Pode até nem ser na parte de cima e ser na manivela De qualquer das maneiras é melhor abrires a caixa, aproveitas e dás uma limpeza.
                      É melhor não... tem mesmo que ser! A caixa foi aberta ainda nem há um ano, e estava tudo ok, por isso é que não percebo o que se passou. Só se foi por passar a ser usada com frequência. Mas antes ainda vou ver a manivela a ver se há por lá alguma coisa que não esteja a ajudar.

                      Comentário


                        #41
                        Originalmente Colocado por MrsX Ver Post
                        É melhor não... tem mesmo que ser! A caixa foi aberta ainda nem há um ano, e estava tudo ok, por isso é que não percebo o que se passou. Só se foi por passar a ser usada com frequência. Mas antes ainda vou ver a manivela a ver se há por lá alguma coisa que não esteja a ajudar.
                        Quantos anos tem a casa? Pode ser o cabo a sofrer da velhice Vê 1º na manivela, pode ter desencaixado daí. Se não for tens mesmo de pedir ajuda a alguém e tirar a tampa da caixa.

                        Benditas portadas que tenho nesta casa, livrei-me dessas caixas

                        Comentário


                          #42
                          Originalmente Colocado por NelioSilva Ver Post
                          Quantos anos tem a casa? Pode ser o cabo a sofrer da velhice Vê 1º na manivela, pode ter desencaixado daí. Se não for tens mesmo de pedir ajuda a alguém e tirar a tampa da caixa.

                          Benditas portadas que tenho nesta casa, livrei-me dessas caixas
                          Tem 13. Mas antes de eu vir para cá, há quase um ano, esteve desabitada durante quase 2 anos. Mas quando a caixa foi aberta viu-se que estava tudo ok. Até me disseram que como aquilo era cabo de aço nunca teria problemas com o partir como por vezes acontece com as fitas normais.

                          Odeio portadas.

                          Ok, entretando meti mãos à obra... e na massa consistente. O problema é na manivela. O cabo de aço encarquilhou-se todo e está um bocado emaranhado mesmo no final. Esticando e empurrando o fio o estore desce, mas o problema é que não o consigo desemaranhar completamente, aquilo é duro como tudo. Acho que vou ter que o retirar, cortar e voltar a prender. pelo que vi tem margem suficiente para isso. A questão é... aquilo parece ter um nó que evita que o cabo se solte de onde está preso. Como raio é que dou um nó num cabo daqueles? Não queria estar a meter-me em aventuras e depois ficar sem estore... ou neste caso, estore a mais, já que está fechado !
                          Editado pela última vez por MrsX; 23 June 2013, 18:38.

                          Comentário


                            #43
                            É só retirar a régua estragada, e o que resta dela, quer o que ficou agarrado à régua de cima, quer a de baixo. Elas encaixam verticalmente, umas nas outras. Não é necessário desmontar nada.

                            Comentário


                              #44
                              Põe um travão de segurança nisso! Levanta a persiana um terço, mais ou menos, e coloca-lhe debaixo algo estável nos dois extremos, por exemplo dois bancos, duas alavancas, duas colunas de som, por exemplo, para não haver pressão do cabo de aço (até porque pode soltar-se e magoar-te, cuidado nisso)! Com o travão colocado já podes afinar o fixador do cabo de aço na posição necessária, após tê-lo desemaranhado! Cuidado com isso, o aço corta... Mexe só quando tiveres colocado, estáveis, os dois travões a segurar a persiana a um terço do curso! Boa sorte nisso!

                              Comentário


                                #45
                                Originalmente Colocado por Latino Ver Post
                                É só retirar a régua estragada, e o que resta dela, quer o que ficou agarrado à régua de cima, quer a de baixo. Elas encaixam verticalmente, umas nas outras. Não é necessário desmontar nada.
                                Tem de subir a para uma zona onde possa deslizar, lateralmente, as réguas, ou seja, tem de a fazer subir para fora da zona das calhas!

                                Comentário


                                  #46
                                  Originalmente Colocado por MrsX Ver Post
                                  Tem 13. Mas antes de eu vir para cá, há quase um ano, esteve desabitada durante quase 2 anos. Mas quando a caixa foi aberta viu-se que estava tudo ok. Até me disseram que como aquilo era cabo de aço nunca teria problemas com o partir como por vezes acontece com as fitas normais.

                                  Odeio portadas.

                                  Ok, entretando meti mãos à obra... e na massa consistente. O problema é na manivela. O cabo de aço encarquilhou-se todo e está um bocado emaranhado mesmo no final. Esticando e empurrando o fio o estor desce, mas o problema é que não o consigo desemaranhar completamente, aquilo é duro como tudo. Acho que vou ter que o retirar, cortar e voltar a prender. pelo que vi tem margem suficiente para isso. A questão é... aquilo parece ter um nó que evita que o cabo se solte de onde está preso. Como raio é que dou um nó num cabo daqueles? Não queria estar a meter-me em aventuras e depois ficar sem estor... ou neste caso, estor a mais, já que está fechado !
                                  Dar um nó não deve ser fácil. Tenta ver numa drogaria se compensa um cabo novo, senão tens de de ver como dar um nó a isso.

                                  Pega nuns alicates e tenta desfazer o emaranhado, pode ser que te safes.

                                  Comentário


                                    #47
                                    Originalmente Colocado por PeLeve Ver Post
                                    Tem de subir a para uma zona onde possa deslizar, lateralmente, as réguas, ou seja, tem de a fazer subir para fora da zona das calhas!
                                    Uma pessoa levanta a persiana caída e no final das calhas deverá ter espaço na parede para conseguir retirar as tiras da persiana, aí basta encaixar nas tiras que ficaram em cima. Fica com uma tira a menos na persiana mas é tranquilo, a persiana tem tiras suficientes, pode ficar sem essa.

                                    Comentário


                                      #48
                                      Originalmente Colocado por PeLeve Ver Post
                                      Põe um travão de segurança nisso! Levanta a persiana um terço, mais ou menos, e coloca-lhe debaixo algo estável nos dois extremos, por exemplo dois bancos, duas alavancas, duas colunas de som, por exemplo, para não haver pressão do cabo de aço (até porque pode soltar-se e magoar-te, cuidado nisso)! Com o travão colocado já podes afinar o fixador do cabo de aço na posição necessária, após tê-lo desemaranhado! Cuidado com isso, o aço corta... Mexe só quando tiveres colocado, estáveis, os dois travões a segurar a persiana a um terço do curso! Boa sorte nisso!
                                      O que me parece ser o problema é exactamente haver cabo a mais para o curso do estore. Pois fechado ainda tenho uns bons cms de cabo emaranhado. Devia estar muito mais "justo". A folga no cabo é que com certeza originou este problema.

                                      E afinal de contas, como é que dou um nó naquilo para o prender? Esse é que é o meu problema! Porque não vejo afinador nenhum. Vejo sim que o cabo entra dentro de uma roldana dentada (que por sua vez é accionada pela manivela) e no meio dessa roldana tem um nó que evita que ele se solte. Ou seja, para anular a folga teria que puxar o fio, esticá-lo bem, cortar e voltar a dar o nó. Mas não me parece fácil dar um nó num cabo de aço!

                                      Comentário


                                        #49
                                        Originalmente Colocado por NelioSilva Ver Post
                                        Dar um nó não deve ser fácil. Tenta ver numa drogaria se compensa um cabo novo, senão tens de de ver como dar um nó a isso.

                                        Pega nuns alicates e tenta desfazer o emaranhado, pode ser que te safes.
                                        Pois, mas colocar um cabo novo obriga-me a tirar a tampa da caixa e sinceramente não me apetecia nada. Já andei a esticar o cabo e a certa altura lembrei-me que se colocar alguma espécie de peso na ponta aquilo esticava melhor, mas ia continuar a ter excesso de cabo para o curso do estore e provavelmente voltaria mais tarde a ter o mesmo problema.

                                        Comentário


                                          #50
                                          Originalmente Colocado por MrsX Ver Post
                                          O que me parece ser o problema é exactamente haver cabo a mais para o curso do estore. Pois fechado ainda tenho uns bons cms de cabo emaranhado. Devia estar muito mais "justo". A folga no cabo é que com certeza originou este problema.

                                          E afinal de contas, como é que dou um nó naquilo para o prender? Esse é que é o meu problema! Porque não vejo afinador nenhum. Vejo sim que o cabo entra dentro de uma roldana dentada (que por sua vez é accionada pela manivela) e no meio dessa roldana tem um nó que evita que ele se solte. Ou seja, para anular a folga teria que puxar o fio, esticá-lo bem, cortar e voltar a dar o nó. Mas não me parece fácil dar um nó num cabo de aço!
                                          Tira a tampa e vê se é mais fácil cortar o cabo da parte de cima

                                          Um cabo à medida, em último caso, não deverá ficar muito caro penso eu.

                                          Comentário


                                            #51
                                            Originalmente Colocado por NelioSilva Ver Post
                                            Uma pessoa levanta a persiana caída e no final das calhas deverá ter espaço na parede para conseguir retirar as tiras da persiana, aí basta encaixar nas tiras que ficaram em cima. Fica com uma tira a menos na persiana mas é tranquilo, a persiana tem tiras suficientes, pode ficar sem essa.
                                            Fica a funcionar sem uma tira, mas não desce completamente (ficam uns furinhos a deixar passar luz)! Para desenrascar dá, mas já que se mexe substitui-se por outra e fica afinado! Digo eu!...

                                            Comentário


                                              #52
                                              Originalmente Colocado por MrsX Ver Post
                                              O que me parece ser o problema é exactamente haver cabo a mais para o curso do estore. Pois fechado ainda tenho uns bons cms de cabo emaranhado. Devia estar muito mais "justo". A folga no cabo é que com certeza originou este problema.

                                              E afinal de contas, como é que dou um nó naquilo para o prender? Esse é que é o meu problema! Porque não vejo afinador nenhum. Vejo sim que o cabo entra dentro de uma roldana dentada (que por sua vez é accionada pela manivela) e no meio dessa roldana tem um nó que evita que ele se solte. Ou seja, para anular a folga teria que puxar o fio, esticá-lo bem, cortar e voltar a dar o nó. Mas não me parece fácil dar um nó num cabo de aço!
                                              Isso não leva nó nenhum, pelo menos feito em casa.. Leva um travão metálico no local da afinação pretendida, por regra com duas peças aparafusadas, que dobra o cabo e mantém-no nessa posição. Desse ser essa peça que tens de retirar e substituir! Atenção à necessidade de travar o curso da persiana, para poderes trabalhar em segurança...

                                              Pelo que dizes, parece confirmar-se que houve deslize do cabo de aço!

                                              Comentário


                                                #53
                                                Originalmente Colocado por PeLeve Ver Post
                                                Isso não leva nó nenhum, pelo menos feito em casa.. Leva um travão metálico no local da afinação pretendida, por regra com duas peças aparafusadas, que dobra o cabo e mantém-no nessa posição. Desse ser essa peça que tens de retirar e substituir! Atenção à necessidade de travar o curso da persiana, para poderes trabalhar em segurança...

                                                Pelo que dizes, parece confirmar-se que houve deslize do cabo de aço!
                                                Ia jurar que o que vi foi um nó, mas agora já não vou confirmar. Já montei tudo de novo e agora estou a tentar tirar aquela massa melequenta das unhas!

                                                Quando tiver paciência volto a pôr os olhos naquilo. Mas se tiver que desemaranhar o cabo todo, estou bem tramada, que aquilo está mesmo dobradinho em vários sítios. Para saberem como está, basta imaginarem o fio de um telefone depois de lhe darem trezentas mil voltas. Quanto ao deslize... bom... quando voltar a mexer naquilo a ver se me lembro de colocar fotos para depois confirmar a teoria.

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Originalmente Colocado por PeLeve Ver Post
                                                  Fica a funcionar sem uma tira, mas não desce completamente (ficam uns furinhos a deixar passar luz)! Para desenrascar dá, mas já que se mexe substitui-se por outra e fica afinado! Digo eu!...
                                                  Pode não tapar a luz toda, sim. Eu digo que tapa porque na outra casa as persianas tinham tiras suficientes para tapar a luz caso tirasse só uma.

                                                  X, se tiveres aquela pecita que diz o PéLeve, no final do cabo, o mais difícil passa a ser cortar o cabo Desaparafusas essa peça, cortas o cabo, dobras o cabo para fazer a curva e encaixar nessa peça e apertas tudo. é simples de se fazer.

                                                  A peça deverá ser algo parecido a isto (nº 5.):

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Originalmente Colocado por NelioSilva Ver Post
                                                    Pode não tapar a luz toda, sim. Eu digo que tapa porque na outra casa as persianas tinham tiras suficientes para tapar a luz caso tirasse só uma.

                                                    X, se tiveres aquela pecita que diz o PéLeve, no final do cabo, o mais difícil passa a ser cortar o cabo Desaparafusas essa peça, cortas o cabo, dobras o cabo para fazer a curva e encaixar nessa peça e apertas tudo. é simples de se fazer.

                                                    A peça deverá ser algo parecido a isto (nº 5.):
                                                    Thanks. Quando voltar a ter espírito para pegar naquilo tenho que ver se afinal é isso que aquilo tem. Depois dou feedback.

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Originalmente Colocado por NelioSilva Ver Post
                                                      Pode não tapar a luz toda, sim. Eu digo que tapa porque na outra casa as persianas tinham tiras suficientes para tapar a luz caso tirasse só uma.

                                                      X, se tiveres aquela pecita que diz o PéLeve, no final do cabo, o mais difícil passa a ser cortar o cabo Desaparafusas essa peça, cortas o cabo, dobras o cabo para fazer a curva e encaixar nessa peça e apertas tudo. é simples de se fazer.

                                                      A peça deverá ser algo parecido a isto (nº 5.):
                                                      É isto tudo, sim senhor!

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Boas caros companheiros...
                                                        Hoje depois da almocarada resolvi meter maos a obra e tentar arranja a persiana..


                                                        Comecei por retirar a tampa da caixa da persiana e constato aquilo que o amigo "sempreabrir" disse, de facto encontrei umas 4 5 ripas de persiana agarradas ao pau que enrola as persianas...


                                                        Constatei também que a persiana já tinha sido arranjada, anteriormente devido a alguns "remendos" que fui encontrando...

                                                        Cortei a fita que prende a persiana ao pau



                                                        Retirei as ripas antigas para fora..
                                                        E de seguida totalmente sozinho (coloquei uns suportes improvisados para me subirem a persiana para cima) peguei no resto de persiana que ainda me resta e aproveitando um dos muitos buraquinhos que tem, enfiei lá a fita (uma de cada lado) e preguei a fita no pau enrolador...
                                                        Confesso que ainda me custou um bocadito nao saiu tudo bem a primeira, mas não tem ciencia nenhuma

                                                        Obrigado pelas dicas e pelo encorojamento..

                                                        ps: deixei de tirar fotos ao trabalho em certo ponto porque já estava a perder um bocado a paciencia

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          O difícil é começar.Depois é sempreabrir!


                                                          Saludos

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Se calhar e se tem bastantes ripas danificadas/fragilizadas,podes eventualmente pensar em comprar a persiana toda,acredito que não seja assim tão cara.Parece-me é que em "Leroy Merlin" e afins é mais cara do que numa drogaria/casa especializada nesse material.
                                                            Nesse caso e medindo a altura da janela,devem saber dizer-te a quantidade de persiana que precisas.
                                                            Levas uma ripa para saber a largura da mesma.


                                                            Saludos

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Boas, não, vou deixar mesmo ficar assim..
                                                              A persiana tem na mesma ripas suficientes, e não me incomoda nada assim...

                                                              Agora vou aproveitar o embalo e ver se arranjo uma porta que tambem está danificada!

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X