Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Vale a pena pagar o empréstimo da habitação?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Como ja disseram, mantém uma reserva de capital. Nao faz qualquer sentido amortizar agora com juros tão baixos, mas se um dia subirem demasiado terás essa reserva.

    nao sei que valores estamos a falar, mas se falas em comprar 2 t3, eu compraria apenas um bom negocio e manteria o resto do capital em aplicações seguras acima da inflação de preferencia.

    Comentário


      #32
      E investir metade em acções que se espera mantenham o seu valor (PT, EDP, Jerónimo Martins)? Ficar com os dividendos e manter as acções. Andar a comprar e vender está fora de questão e o montante não justifica.

      Comentário


        #33
        Originalmente Colocado por mcabral Ver Post
        Como ja disseram, mantém uma reserva de capital. Nao faz qualquer sentido amortizar agora com juros tão baixos, mas se um dia subirem demasiado terás essa reserva.

        nao sei que valores estamos a falar, mas se falas em comprar 2 t3, eu compraria apenas um bom negocio e manteria o resto do capital em aplicações seguras acima da inflação de preferencia.
        Que aplicações? Eu o que pretendo é tirar algum rendimento que me dá jeito gastar na renda e manter ainda assim algum valor do mesmo.

        Comentário


          #34
          Originalmente Colocado por Vrumm Ver Post
          Compra um T3 e nao dois...

          O resto do dinheiro, ou deixas de lado ou investes em algo completamente distinto...

          Tudo no mesmo saco pode ser um ganda tiro, resta é saber onde...
          Sim, no mesmo saco em tempo tão incerto sei que é um risco.

          Comentário


            #35
            Originalmente Colocado por 500c Ver Post
            Que aplicações? Eu o que pretendo é tirar algum rendimento que me dá jeito gastar na renda e manter ainda assim algum valor do mesmo.
            depositos a prazo, obrigações ou cabazes de obrigações, sempre com garantia de capital.

            um deposito de rendimento mensal como o do big a 3% onde podes colocar ate 75k da uns 135€ por mês.

            mas podera haver melhores opções ajustadas ao teu caso. Se tiveres capacidade de pagar o credito sem esta renda podes fazer aplicações a seis meses ou um ano ganhando ainda mais.

            Comentário


              #36
              acções da REN, compras a 2 euros e pouco e rende anualmente 0.17 centimos brutos por acção. Dá uma agradável taxa de juro

              Comentário


                #37
                Originalmente Colocado por mcabral Ver Post
                depositos a prazo, obrigações ou cabazes de obrigações, sempre com garantia de capital.

                um deposito de rendimento mensal como o do big a 3% onde podes colocar ate 75k da uns 135€ por mês.

                mas podera haver melhores opções ajustadas ao teu caso. Se tiveres capacidade de pagar o credito sem esta renda podes fazer aplicações a seis meses ou um ano ganhando ainda mais.
                São boas sugestões, eu pessoalmente também iria por aí. Depósitos a prazo, cabazes de obrigações nomeadamente com recurso a ETF's.

                Se eu neste momento tivesse 200.000€ fazia o seguinte:
                100.000 imobiliário
                75.000 depósito a prazo
                25.000 cabaz de ETF - incluí ETF de ouro, de matérias primas, de ações europeias, de acções americanas, de petróleo e de obrigações. No Caldeirão da Bolsa está um excelente tópico: Jornal de Negócios/Caldeirão de Bolsa A parte inicial foi retirada pelo autor foi retirado pois foi plagiada. Mas o resto da discussão está interessante.
                Aqui tens algumas explicações dos ETF's: Super PPR - Como ficar rico? - Poupança e Investimento - Fórum de Finanças Pessoais

                Esta seria a divisão que eu faria para mim, não é a divisão que eu recomendo ao 500c nem a outra pessoa. Não assumo qualquer responsabilidade se o 500c ou outra pessoa investir em algo semelhante à minha divisão.

                Depósitos a prazo para 75.000€ o que se deve fazer é ir ao banco e perguntar qual a taxa de juro que oferecem. O pessoal aqui regateia o preço mais baixo do carro. Com esta disponibilidade de capital pode e deve regatear a taxa de juro mais alta.

                Estou um pouco fora das taxas de juros negociadas. Mas por exemplo, o Banif, oferecia taxas muito atractivas e agora devido à falta de capital que eles têm devem continuar a oferecer. Até aos 100.000€ sempre há a segurança do fundo de garantia.

                Só uma nota as obrigações sejam elas quais forem não tem garantia de capital. A garantia de uma obrigação é a garantia do emitente e da sua capacidade para pagar. Ou seja, se por algum motivo uma determinada empresa ou estado não puder pagar as obrigações o investidor pode fazer muito pouco e o dinheiro esfuma-se.

                Comentário


                  #38
                  Se é por bom preço, compra lá os apartamentos. A crise passará e comprar tijolos agora, mais cedo ou mais tarde, acabará sempre por ser um ótimo investimento.

                  Comentário


                    #39
                    Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                    Se é por bom preço, compra lá os apartamentos. A crise passará e comprar tijolos agora, mais cedo ou mais tarde, acabará sempre por ser um ótimo investimento.
                    Com a quantidade de tijolos novos que está para venda será que é assim tão bom negocio?

                    A comprar escolhe bem o sitio e o cliente alvo a quem queres alugar, mais vale comprar um bom apartamento e novo do que 2 menos apetecíveis.

                    Comentário


                      #40
                      Originalmente Colocado por ferrer Ver Post
                      Com a quantidade de tijolos novos que está para venda será que é assim tão bom negocio?

                      A comprar escolhe bem o sitio e o cliente alvo a quem queres alugar, mais vale comprar um bom apartamento e novo do que 2 menos apetecíveis.
                      Desde que bem localizados e adquiridos por bom preço estou convencido que acabaram sempre por compensar.

                      Comentário


                        #41
                        é mesmo com te disseram... fazer as contas. Eu tenho 3 apartamentos alugados, e como as coisas estão o período de amorização aumentou. Só de retenção na fonte do IRS são 25%, mais o IMI, mais o condominio, mais as obras que tenho de fazer sempre que sai alguem e deixam aquilo tudo lixado, mais as rendas que me ficam a dever e por vezes mais os custos de pagar a alguem para meter um susto aos inquilinos a ver se pagam , não sobra muito dinheiro.

                        Comentário


                          #42
                          Vou fazer contas. Tenho 2 apartamentos debaixo de olho bem no centro da localidade que sofreram obras de remodelação mas que foram apanhados pelos bancos.

                          O importante para mim é livrar-me da prestação da casa e sobretudo assegurar a minha reforma e a da Maria, porque por este andar quem não poupar para a reforma está tramado.

                          Comentário


                            #43
                            Reforma? Do estado ?

                            Eu não acredito muito nisso, aliás nem sequer estou a contar com nada.

                            Tal como já foi dito, tens de contar com imi, condomínio, e outras despesas fixas.

                            Claro que a renda ajuda a pagar isso tudo, mas depois não te sobra muito.

                            A longo prazo os imóveis costumam ser um bom investimento, mas se tiveres azar e a zona for alterada por algum motivo um T3 que vale hoje 200,000 pode daqui a 3 anos valer metade, como também pode valer mais qualquer coisa.

                            Reflete bem e analisa bem o local dos imóveis, o tipo de cliente que ali pode morar etc.

                            Boa sorte.


                            Originalmente Colocado por 500c Ver Post
                            Vou fazer contas. Tenho 2 apartamentos debaixo de olho bem no centro da localidade que sofreram obras de remodelação mas que foram apanhados pelos bancos.

                            O importante para mim é livrar-me da prestação da casa e sobretudo assegurar a minha reforma e a da Maria, porque por este andar quem não poupar para a reforma está tramado.

                            Comentário


                              #44
                              Eu livrava-me da divida primeiro, para ficar descansado, e depois caso sobrasse alguma coisa então investia, noutros imóveis.

                              Comentário


                                #45
                                O investimento pode ser lucrativo, mas isso depende da rentabilidade esperada. Se o objectivo de rentabilidade for pelo menos igual ao custo de oportunidade de não pagar o imóvel actualmente em crédito, ou seja, Euribor+0,65% + I.S., então deve ser muito fácil fazer o investimento render, dado que só é obrigado a dar pouco mais de 1% líquido. Pessoalmente acho um objectivo muito pouco ambicioso. Nem vale a pena o esforço e o risco.

                                Já se o objectivo for obter um retorno de uns 6 a 10% líquidos, pode valer a pena. Mas para isso é preciso fazer bem as contas. Levar em conta tudo o que o Zedoscavalos disse mais um factor de grande importância que raramente é tido em conta: um factor de depreciação do imóvel. Da maneira que o mercado imobiliário actual está não podemos contar com qualquer valorização dos imóveis a menos de 10 anos. E depois também convem perceber que, se é verdade que o mercado imobiliário está em crise para a compra e venda, podendo-se conseguir preços bons, também é verdade que o mercado imobiliário do arrendamento tende a ajustar do mesmo modo, isto é, os valores das rendas também andam baixinhos, sobretudo os das rendas comerciais, mas também os das rendas de habitação.

                                Trocando a coisa por miúdos, deves fazer o raciocínio ao contrário. Deves começar por estabelecer um rendimento anual líquido mínimo a partir do qual estejas disposto a investir, e com esse valor em mente deves procurar imóveis e calcular, na medida do possível, o preço potencial de arrendamento bem como todos os custos envolvidos, vendo então se vale a pena investir.

                                Comentário


                                  #46
                                  Originalmente Colocado por Axxantis Ver Post
                                  O investimento pode ser lucrativo, mas isso depende da rentabilidade esperada. Se o objectivo de rentabilidade for pelo menos igual ao custo de oportunidade de não pagar o imóvel actualmente em crédito, ou seja, Euribor+0,65% + I.S., então deve ser muito fácil fazer o investimento render, dado que só é obrigado a dar pouco mais de 1% líquido. Pessoalmente acho um objectivo muito pouco ambicioso. Nem vale a pena o esforço e o risco.

                                  Já se o objectivo for obter um retorno de uns 6 a 10% líquidos, pode valer a pena. Mas para isso é preciso fazer bem as contas. Levar em conta tudo o que o Zedoscavalos disse mais um factor de grande importância que raramente é tido em conta: um factor de depreciação do imóvel. Da maneira que o mercado imobiliário actual está não podemos contar com qualquer valorização dos imóveis a menos de 10 anos. E depois também convem perceber que, se é verdade que o mercado imobiliário está em crise para a compra e venda, podendo-se conseguir preços bons, também é verdade que o mercado imobiliário do arrendamento tende a ajustar do mesmo modo, isto é, os valores das rendas também andam baixinhos, sobretudo os das rendas comerciais, mas também os das rendas de habitação.

                                  Trocando a coisa por miúdos, deves fazer o raciocínio ao contrário. Deves começar por estabelecer um rendimento anual líquido mínimo a partir do qual estejas disposto a investir, e com esse valor em mente deves procurar imóveis e calcular, na medida do possível, o preço potencial de arrendamento bem como todos os custos envolvidos, vendo então se vale a pena investir.
                                  6 a 10% líquidos não é fácil.
                                  Com o arrendamento, segundo as minhas contas como boa margem de segurança consigo 4%.

                                  Comentário


                                    #47
                                    Originalmente Colocado por 500c Ver Post
                                    6 a 10% líquidos não é fácil.
                                    Com o arrendamento, segundo as minhas contas como boa margem de segurança consigo 4%.
                                    Tudo bem! O importante é que tu te sintas confortável com a margem esperada.

                                    Comentário


                                      #48
                                      Eu há dois anos comprei casa e ia pedir um emprestimo, infelizmente os juros (spreads) para novos emprestimos até assustava, nada tinha nada a ver com o emprestimo anterior que tinha de um apartamento que entretanto tinha vendido, fiz as minhas contas e fiquei teso mas comprei a vivenda a pronto, tambem andei na dúvida se havia de investir o dinheiro noutra coisa e não sei se fiz bem, o que sei é que sabe-me muito bem chegar ao fim do mês e não ter encargos de 400/500€ para pagar...não te esqueças que assim que as coisas melhorarem na Europa e não necessariamente em Portugal os juros vão subir novamente por aí acima...

                                      Comentário


                                        #49
                                        Originalmente Colocado por msantos Ver Post
                                        Eu há dois anos comprei casa e ia pedir um emprestimo, infelizmente os juros (spreads) para novos emprestimos até assustava, nada tinha nada a ver com o emprestimo anterior que tinha de um apartamento que entretanto tinha vendido, fiz as minhas contas e fiquei teso mas comprei a vivenda a pronto, tambem andei na dúvida se havia de investir o dinheiro noutra coisa e não sei se fiz bem, o que sei é que sabe-me muito bem chegar ao fim do mês e não ter encargos de 400/500€ para pagar...não te esqueças que assim que as coisas melhorarem na Europa e não necessariamente em Portugal os juros vão subir novamente por aí acima...
                                        Sim. Mas ainda tenho margem de segurança. Até 20% de subida da prestação estou garantido.

                                        Comentário


                                          #50
                                          Como sou um tipo conservador...

                                          1º pago as dividas;
                                          2º penso no que investir com o restante.

                                          As dividas fazem-me comichão , pelo menos no plano pessoal(não confundir com profissional). Tenho um crédito habitação e se pudesse liquidava-o sem pensar duas vezes.

                                          Comentário


                                            #51
                                            Originalmente Colocado por Axxantis Ver Post
                                            O investimento pode ser lucrativo, mas isso depende da rentabilidade esperada. Se o objectivo de rentabilidade for pelo menos igual ao custo de oportunidade de não pagar o imóvel actualmente em crédito, ou seja, Euribor+0,65% + I.S., então deve ser muito fácil fazer o investimento render, dado que só é obrigado a dar pouco mais de 1% líquido. Pessoalmente acho um objectivo muito pouco ambicioso. Nem vale a pena o esforço e o risco.

                                            Já se o objectivo for obter um retorno de uns 6 a 10% líquidos, pode valer a pena. Mas para isso é preciso fazer bem as contas. Levar em conta tudo o que o Zedoscavalos disse mais um factor de grande importância que raramente é tido em conta: um factor de depreciação do imóvel. Da maneira que o mercado imobiliário actual está não podemos contar com qualquer valorização dos imóveis a menos de 10 anos. E depois também convem perceber que, se é verdade que o mercado imobiliário está em crise para a compra e venda, podendo-se conseguir preços bons, também é verdade que o mercado imobiliário do arrendamento tende a ajustar do mesmo modo, isto é, os valores das rendas também andam baixinhos, sobretudo os das rendas comerciais, mas também os das rendas de habitação.

                                            Trocando a coisa por miúdos, deves fazer o raciocínio ao contrário. Deves começar por estabelecer um rendimento anual líquido mínimo a partir do qual estejas disposto a investir, e com esse valor em mente deves procurar imóveis e calcular, na medida do possível, o preço potencial de arrendamento bem como todos os custos envolvidos, vendo então se vale a pena investir.
                                            Bom raciocinio, já me levaste a pensar numa serie de coisas obrigado.
                                            O perfil de quem vai investir tambem é importante, por exemplo eu admito que sou avesso a grandes riscos e que tambem não tenho muita sorte nos negócios, tudo o que comprei e vendi até agora nunca me deram grande lucro, num apartamento que a minha mulher tinha tive um ganho de 6500€ no entanto tive que pagar à imobiliaria e Estado 6000€, a minha mulher não queria mas a verdade é que se vendesse agora em vez de "ganhar" 500€ perdia 10.000 ou 15.000€, acho que muita gente está a aprender da maneira mais dificil que o negócio imobiliario não é tão certo como se pensava à 10 anos atrás.

                                            Comentário


                                              #52
                                              Originalmente Colocado por msantos Ver Post
                                              Eu há dois anos comprei casa e ia pedir um emprestimo, infelizmente os juros (spreads) para novos emprestimos até assustava, nada tinha nada a ver com o emprestimo anterior que tinha de um apartamento que entretanto tinha vendido, fiz as minhas contas e fiquei teso mas comprei a vivenda a pronto, tambem andei na dúvida se havia de investir o dinheiro noutra coisa e não sei se fiz bem, o que sei é que sabe-me muito bem chegar ao fim do mês e não ter encargos de 400/500€ para pagar...não te esqueças que assim que as coisas melhorarem na Europa e não necessariamente em Portugal os juros vão subir novamente por aí acima...

                                              Quando se tem capital para pagar a pronto é uma segurança enorme.
                                              Agora chegar ao fim do mês e ter 300/400 euros de encargos... Limita-nos muito nas decisões.

                                              Comentário


                                                #53
                                                E investir numa pequena quinta fora da cidade? Com o interesse actual na agricultura deverás conseguir arrendar facilmente e daqui por uns anos tens lá um projecto para te entreteres na reforma, longe da confusão.

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Não sei qual é a zona onde vives mas no geral o mercado do arrendamento está com excesso de oferta. Nesta altura tens casas novas para arrendar aos pontapés, o que vai levar a um abaixamento (lento, muito lento) nas rendas destas, e por consequência das rendas em geral.

                                                  Tenho para mim (e posso estar errado) que os bancos vão tentar ao máximo ver-se livre do património imobiliário que tenham à medida que puderem, e uma vez que os bancos não metam o bedelho nas avaliações por interesses de valorização do património, o valor dos imóveis ajustar-se-á à realidade do mercado, e as casas começarão a baixar.

                                                  Eu no teu lugar, por todas as razões e mais algumas livrava-me das dívidas e fugia a sete pés de me meter em mais... não é garantido que consigas arrendar pelos valores que desejas e são mais IMI para pagar. Os benefícios fiscais mais 2 ou 3 anos vão à vida, e hoje em dia arranjar um inquilino sério é uma lotaria... com um bocado de azar deixam-te um calote e dão-te cabo das casas, conheço vários casos.

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Originalmente Colocado por platinum Ver Post
                                                    E investir numa pequena quinta fora da cidade? Com o interesse actual na agricultura deverás conseguir arrendar facilmente e daqui por uns anos tens lá um projecto para te entreteres na reforma, longe da confusão.
                                                    Para arrendar está fora de questão porque aqui não há mercado para isso. Para uma quinta ia eu se conseguisse despachar o meu apartamento.

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Originalmente Colocado por RLTsport Ver Post
                                                      Há um factor de risco. Se tivermos de sair do euro, que se cuide quem tiver empréstimos...
                                                      porquê?

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Depende obviamente dos valores em causa mas eu amortizava a dívida à banca imediatamente se pudesse.

                                                        Há um regra básica em caso de peido mestre: a tua dívida à banca continuará ad-eternum pois está suportada numa coisa chamada hipoteca que significa basicamente que, aos olhos da banca, não interessa se a moeda valoriza ou não, se o Euro continua ou não, se faz chuva se faz sol. A banca tem sempre onde se agarrar em termos Legais em caso de incumprimento da tua parte ( seja por desemprego , doença ou simplesmente por algum azar na vida)

                                                        Num cenário de grave perturbação na tua vida, e que não consigas amortizar a dívida, podes arrepender-te bastante.

                                                        Eu não investiria em andares para arrendamento sem ter o meu totalmente pago. Acho muito mais prudente mas isso obviamente depende do perfil de cada qual...


                                                        Nota: comprar imóveis para sacar 4% líquidos: não é de todo rentável.
                                                        Dá até prejuízo a médio/longo prazo qd precisar de pagar obras, elevadores que avariam etc. É exclusivamente uma forma de ter capital fora do circuito financeiro. Vale só pela segurança mas nunca para ganhar dinheiro!


                                                        Para ganhar dinheiro no arrendamento é preciso comprar barato (mas mesmo muito) ou herdar os imóveis
                                                        .

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Originalmente Colocado por NMiguel Ver Post
                                                          Como sou um tipo conservador...

                                                          1º pago as dividas;
                                                          2º penso no que investir com o restante.

                                                          As dividas fazem-me comichão , pelo menos no plano pessoal(não confundir com profissional). Tenho um crédito habitação e se pudesse liquidava-o sem pensar duas vezes.
                                                          Eu acabo por se assim tambem.
                                                          Tinha previsto construir uma moradia num terreno que comprei (outro negócio em que empatei o dinheiro e não tive lucro), mas comecei a ver as coisa a piorar em PT e o preço das casa a baixar, pelo que comecei a pensar que se tivesse alguma azar, na vida nunca iria conseguir vender a casa sequer pelo preço que me iria custar a construção, falei com a minha mulher sobre isso porque a casa era mais sonho dela do que minha e preferimos comprar uma casa já construida que no espaço de 2 anos tinha descido 25% o preço da mesma, completamente diferente do que tinhamos planeado, ia fazer uma moradia isolada e esta até é geminada, mas consegui incluir no negócio o terreno que tinha comprado e ficámos sem dívida nenhuma, durmo melhor de noite e ainda sou novo e tenho tempo para fazer a casa de sonhos, isto se a minha mulher mudar de ideias porque ela acabou por adorar a casa que compramos

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Originalmente Colocado por jpcp82 Ver Post
                                                            Não sei qual é a zona onde vives mas no geral o mercado do arrendamento está com excesso de oferta. Nesta altura tens casas novas para arrendar aos pontapés, o que vai levar a um abaixamento (lento, muito lento) nas rendas destas, e por consequência das rendas em geral.

                                                            Tenho para mim (e posso estar errado) que os bancos vão tentar ao máximo ver-se livre do património imobiliário que tenham à medida que puderem, e uma vez que os bancos não metam o bedelho nas avaliações por interesses de valorização do património, o valor dos imóveis ajustar-se-á à realidade do mercado, e as casas começarão a baixar.

                                                            Eu no teu lugar, por todas as razões e mais algumas livrava-me das dívidas e fugia a sete pés de me meter em mais... não é garantido que consigas arrendar pelos valores que desejas e são mais IMI para pagar. Os benefícios fiscais mais 2 ou 3 anos vão à vida, e hoje em dia arranjar um inquilino sério é uma lotaria... com um bocado de azar deixam-te um calote e dão-te cabo das casas, conheço vários casos.
                                                            Por aqui há pouca oferta, principalmente a preços decentes. Pedem-te por um T2 miserável 350€ de renda. Estou a fazer as contas a T3 por 300€/mês.

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                                                              Depende obviamente dos valores em causa mas eu amortizava a dívida à banca imediatamente se pudesse.

                                                              Há um regra básica em caso de peido mestre: a tua dívida à banca continuará ad-eternum pois está suportada numa coisa chamada hipoteca que significa basicamente que, aos olhos da banca, não interessa se a moeda valoriza ou não, se o Euro continua ou não, se faz chuva se faz sol. A banca tem sempre onde se agarrar em termos Legais em caso de incumprimento da tua parte ( seja por desemprego , doença ou simplesmente por algum azar na vida)

                                                              Num cenário de grave perturbação na tua vida, e que não consigas amortizar a dívida, podes arrepender-te bastante.

                                                              Eu não investiria em andares para arrendamento sem ter o meu totalmente pago. Acho muito mais prudente mas isso obviamente depende do perfil de cada qual...


                                                              Nota: comprar imóveis para sacar 4% líquidos: não é de todo rentável.
                                                              Dá até prejuízo a médio/longo prazo qd precisar de pagar obras, elevadores que avariam etc. É exclusivamente uma forma de ter capital fora do circuito financeiro. Vale só pela segurança mas nunca para ganhar dinheiro!


                                                              Para ganhar dinheiro no arrendamento é preciso comprar barato (mas mesmo muito) ou herdar os imóveis
                                                              .
                                                              Se eu comprar hoje e esticar o pernil no ano que vem a minha mulher ganha logo mais de 100.000€.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X