Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Programa da PSP "Estou Aqui"

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Originalmente Colocado por warmthboy Ver Post
    Oh Amigo tens consciência que os tempos são outros? Tens consciência que os perigos são outros? Acho que muita gente aqui não tem consciência de nada, apenas adora criticar.
    Os tempos sempre foram os mesmos ó psicotecnico de fim de semana, achas que nunca houve pedófilos antes? Achas que os perigos nunca existiram? Os perigos sao o faCto dos paizinhos babados da era da playstation hoje em dia deixam os filhos mexer no computador e na internet como se de adultos tratassem e querer que eles sejam adultos quando ainda têm muito para ser crianças.
    Em vez de ensinarem os vossos filhos como se saca uma musica, ensinem-nos a precaverem-se desses perigos á muito deteCtados.

    Comentário


      #32
      Eu como não sei sacar musicas fui buscar hoje as pulseiras para os putos.

      Comentário


        #33
        Originalmente Colocado por armandosilva Ver Post
        Os tempos sempre foram os mesmos ó psicotecnico de fim de semana, achas que nunca houve pedófilos antes? Achas que os perigos nunca existiram? Os perigos sao o faCto dos paizinhos babados da era da playstation hoje em dia deixam os filhos mexer no computador e na internet como se de adultos tratassem e querer que eles sejam adultos quando ainda têm muito para ser crianças.
        Em vez de ensinarem os vossos filhos como se saca uma musica, ensinem-nos a precaverem-se desses perigos á muito deteCtados.

        Mas alguém disse que os perigos nunca existiram? Tu e o Phaster é que são muita bons e nunca se perderam e nunca vos aconteceu nada (dizem vocês sentados atrás de um monitor...). São os maiores. Aliás a seguir á Abelha Maia os meus heróis são vocês!

        Já há muito tempo percebi que andas por aqui a desconversar. Os teus argumentos são tão parvinhos que nem dá pica refutar.

        Uma pessoa que critica um método para proteger crianças, está tudo dito.

        Comentário


          #34
          eu com 6 anos saí do meu atl, fui para casa e fiquei uma porrada de tempo a tocar à campainha, como ninguém me abriu a porta (não estava ninguém em casa) voltei para a escola

          estou à espera que listes os perigos que existem agora que não existiam quando um gajo era puto

          Comentário


            #35
            Bem pela vossa lógica isto vou ser eu quando for de férias com os meus filhos( de reparar que já têm as pulseiras)

            Comentário


              #36
              É obrigatória?Não.Quem quiser põe a pulseira quem não quiser não põe.
              Parece-me é que há por aqui muita gente a precisar daquela pulseira dos anos 80 contra a fadiga e o cansaço,aquela com 2 bolas nas extremidades...


              Saludos

              Comentário


                #37
                Originalmente Colocado por Phaster Ver Post
                eu com 6 anos saí do meu atl, fui para casa e fiquei uma porrada de tempo a tocar à campainha, como ninguém me abriu a porta (não estava ninguém em casa) voltei para a escola

                estou à espera que listes os perigos que existem agora que não existiam quando um gajo era puto
                Portanto, tu fizeste isso logo todos os putos sao capazes de fazer o mesmo logo nao nos devemos de preocupar porque tu saiste da escola, foste a casa e voltaste para a escola. Usar exemplos nossos para generalizar cai sempre em erro... eu perdi-me numa praia bastante movimentada do Algarve com 2 anos para ir ter com um pescador ''meu amigo'', logo uso o meu exemplo para dizer que todos os putos deviam de usar pulseiras com GPS.

                E existem os mesmos perigos que ha 15 anos, mas nao devemos de evoluir e começar a proteger deles? Sempre houve acidentes, agora vamos criticar o uso de ABS ou de Airbags para nos protegermos dos mesmos so porque... acidentes sempre existiram? Um airbag em caso de acidente forte nao significa proteger a vida, logo deixamos de o usar e temos carros mais baratos, afinal sempre existiram acidentes

                Comentário


                  #38
                  Claro drifter, o que eu e outros queremos dizer é que um carro sem ABS é mais seguro a 30 km/h conduzido por quem sabe do que um com ABS a 100 km/h , na mesma cidade, conduzido por um desastrado.

                  Com os putos é a mesma coisa....o ideal é ter as 2 coisas mas sem nunca educar e ensinar ao máximo os miudos.

                  Comentário


                    #39
                    Eu quando era miúdo sempre andei sozinho mas lembro-me que para atravessar a rua quase que o podia fazer sem olhar. Hoje em dia é tanto carro a passar que a coisa não é fácil. O transito, por exemplo, é algo que mudou e muito.

                    De resto as coisas andam parecidas. Eu vejo muito miúdo na minha zona a ir e vir da escola a pé. E são bem pequenos. É uma questão de educação e também de capacidade monetária e horário de emprego. É normal que pais que tenham uma vida com menos facilidades tenham tendência a deixar os filhos mais a vontade porque realmente não podem andar com eles para todo lado.

                    Comentário


                      #40
                      Originalmente Colocado por Phaster Ver Post
                      e quem encontra uma criança não vai ligar para o 112? é preciso uma pulseira a dizer 112 e outros para tal? não seria melhor ter logo os números dos pais e de casa e o nome completo da criança?
                      Sim, claro que vai!
                      A ideia é: as pulseiras têm um numero, o qual fica registado com os contactos dos pais. Alguem encontra a criança, liga para o 112 e declara que tem uma criança com o numero XX.XXX.XXX...

                      Muito bem, encontra-se a criança e se não há pulseira, ficas tu com a criança, ligas para a PSP, entretanto os pais tb têm de ligar pra a PSP pra se conseguir "juntar" as informações... Até lá, uma criança de 18 ou 24m, não saberá dizer qual o numero dos pais ou onde os viu pela ultima vez...

                      Estão a criticar, só, por criticar...

                      De resto, os adiantados mentais que aos 6, 7, 8, 10, 12 anos faziam o pino com uma mão, porque os vossos pais vos ensinaram, a caminho da escola que fica junto ao pior bairro de lata lá do vosso sitio, Parabéns!! Não se esqueçam de que até aos 6 anos, ainda tiveram de percorrer o 1, 2, 3, 4 anos de idade e afins... e aposto que os vossos pais não vos deixavam ir a qq lado e fazer qq coisa...

                      PS: tenho 2 pulseiras registadas!

                      Comentário


                        #41
                        e porque raio não hás-de ligar logo à pessoa certa (pais) em vez do 112? epá é que ter lá o 112 é achar que toda a gente anda a comer gelados com a testa

                        Originalmente Colocado por tbone Ver Post
                        Bem pela vossa lógica isto vou ser eu quando for de férias com os meus filhos( de reparar que já têm as pulseiras)

                        estás a esquecer-te deste fato e uma equipa de 6 seguranças com licença de uso e porte de arma, para cada criança




                        Originalmente Colocado por Drifter Ver Post
                        Portanto, tu fizeste isso logo todos os putos sao capazes de fazer o mesmo logo nao nos devemos de preocupar porque tu saiste da escola, foste a casa e voltaste para a escola. Usar exemplos nossos para generalizar cai sempre em erro... eu perdi-me numa praia bastante movimentada do Algarve com 2 anos para ir ter com um pescador ''meu amigo'', logo uso o meu exemplo para dizer que todos os putos deviam de usar pulseiras com GPS.
                        eu usei o exemplo para demonstrar que se ensinarem bem as crianças estas conseguem desenvencilhar-se sozinhas e que não são uns incapazes até aos 12 anos
                        já agora, não foste encontrado pelos teus pais? então não precisavas de um gps

                        Originalmente Colocado por Drifter Ver Post
                        E existem os mesmos perigos que ha 15 anos, mas nao devemos de evoluir e começar a proteger deles? Sempre houve acidentes, agora vamos criticar o uso de ABS ou de Airbags para nos protegermos dos mesmos so porque... acidentes sempre existiram? Um airbag em caso de acidente forte nao significa proteger a vida, logo deixamos de o usar e temos carros mais baratos, afinal sempre existiram acidentes
                        os perigos são os mesmos e a maneira como se ensina uma criança a proteger deles é a mesma que os teus pais te ensinaram, não falar com estranhos, olhar 4 vezes antes de atravessar, ter cuidado com a estrada, não ir na beira do passeio e afins, se funcionou para milhões de jovens/adultos até agora (tu não morreste, eu também não, o joaquim também não, o zé também não...) porque raio se há-de re-inventar a roda?

                        já agora, a vossa criança está com vocês a brincar a uns 10 metros de um café, sem estrada pelo meio, e dá-lhe a sede vocês vão com ela pedir um copo de água ou deixam-na ir sozinha?
                        Editado pela última vez por Phaster; 08 July 2013, 12:22.

                        Comentário


                          #42
                          Realmente vejo que neste forum (não é só neste, claro) é muito fácil criticar de borla. Aquilo que eu penso é que a esses, o tempo tratará de responder...

                          Quanto à questão, acho muito bem, sim. O meu filho ainda só tem dois anos, por isso o risco de se perder é (penso eu) pouco, até porque na rua anda sempre ao colo ou pela mão (sim, o carrinho é para bebés, segundo ele ).

                          E se os perigos são os mesmos!!?!? Não me lixem, não, não são. Hoje em dia cada um está encafuado em sua casa, sem brincar na rua porque os pais chegam tarde (muitas vezes as crianças ficam na creche até as 19 horas)! Já não há (muitas) avós que fiquem com os netos, porque as avós agora trabalham quase até aos 80 anos, que remédio!

                          Comentário


                            #43
                            A PSP cria um programa gratuito para ajudar a resolver acidentes, irresponsabilidade ou o que seja, aos pais. E ainda é criticada...

                            Não conhecia o programa, mas parece-me uma excelente ideia, e quem sabe para evoluir para algo melhor.

                            Na altura de férias e festivais, a pulseira até é algo visualmente actrativo às crianças por verem adolescentes e adultos com elas.

                            Excelente iniciativa.

                            Só não percebi uma coisa. Se for com uma criança perdida a uma esquadra qualquer do país, eles têm acesso imediato ao contacto dos pais?

                            Comentário


                              #44
                              Originalmente Colocado por OffGirl Ver Post
                              E se os perigos são os mesmos!!?!? Não me lixem, não, não são. Hoje em dia cada um está encafuado em sua casa, sem brincar na rua porque os pais chegam tarde (muitas vezes as crianças ficam na creche até as 19 horas)! Já não há (muitas) avós que fiquem com os netos, porque as avós agora trabalham quase até aos 80 anos, que remédio!
                              agora para ir brincar na rua é preciso os pais andarem a cheirar os peidos aos putos lol
                              quando não havia telemóveis toda a gente brincava na rua e os pais não sabiam onde é que os filhos andavam mas agora que há telemóveis já não se pode fazer isso, lógica da batata

                              Comentário


                                #45
                                Eu acho muito bem este programa. Já o ano passado se fez.

                                Para quem não tem filhos e está mandar postas de pescada para o ar, é melhor calar-se antes de os ter.

                                Eu fazia isto ou aquilo não adianta até se ter passado por elas.

                                Há muitos anos, eu via estrangeiros com os filhos presos por umas trelas próprias e agora penso muito nisso, desde que vi o tipo de filha com quase 3 anos que tenho.

                                Por mais que se lhe diga ou grite, não adianta. Há crianças distraídas ou muito curisosas e basta uma distração nossa e ela sai de vista.

                                Comentário


                                  #46
                                  Originalmente Colocado por Hugo1984 Ver Post
                                  A PSP cria um programa gratuito para ajudar a resolver acidentes, irresponsabilidade ou o que seja, aos pais. E ainda é criticada...

                                  Não conhecia o programa, mas parece-me uma excelente ideia, e quem sabe para evoluir para algo melhor.

                                  Na altura de férias e festivais, a pulseira até é algo visualmente actrativo às crianças por verem adolescentes e adultos com elas.

                                  Excelente iniciativa.

                                  Só não percebi uma coisa. Se for com uma criança perdida a uma esquadra qualquer do país, eles têm acesso imediato ao contacto dos pais?
                                  Tem, pois a dita pulseira, vem gravada com 9 algarismos, associados a todos os dados dos pais.

                                  Comentário


                                    #47
                                    Oh asjesus este programa é estúpido porque o Phaster conseguiu regressar á escola porque não lhe abriram a porta...

                                    Epá o calor é mesmo muito...a mente de algumas pessoas deve estar bem queimadinha. Estão a criticar algo que não MERECE ser criticado. Simples.

                                    Conseguiste regressar á escola? Epá porreiro. Tenho que fazer um estudo de mercado para inumerar outros perigos? Sabes que a educação rígida de antigamente tinha se calhar alguns benefícios. Hoje em dia os papás têm muito a mania de proteger muito os meninos, fazem birra toma, querem gelado toma. Se os putos ficam numa situação menos normal, digo-te que 80% fica á nora e sem saber o que fazer, porque fazem-lhe tudo... Mas tu deves saber isto tudo porque conseguiste regressar á escola porque não te abriram a porta de casa...

                                    Comentário


                                      #48
                                      Originalmente Colocado por warmthboy Ver Post
                                      Se os putos ficam numa situação menos normal, digo-te que 80% fica á nora e sem saber o que fazer, porque fazem-lhe tudo...
                                      demoraste a lá chegar

                                      Comentário


                                        #49
                                        Oh criaturinhas cuja inteligência é uma coisa que não lhes assiste... a minha pergunta foi:

                                        Como é que se ensina uma criança de DOIS ANOS a ser independente e responsável?!?

                                        Eu com 6 anos também fiquei perdida em plena praça de Londres, depois do autocarro da escola me deixar e desenvencilhei-me com a ajuda dos funcionários da Pastelaria Mexicana, há mais de 30 anos atrás, sem telemóveis, e cheguei aos meus pais, e então?? Isso faz com que despreze novas medidas de segurança adicional para com os meus filhos? Vê-se mesmo que não têm filhos....

                                        Comentário


                                          #50
                                          Originalmente Colocado por Phaster Ver Post
                                          eu usei o exemplo para demonstrar que se ensinarem bem as crianças estas conseguem desenvencilhar-se sozinhas e que não são uns incapazes até aos 12 anos
                                          já agora, não foste encontrado pelos teus pais? então não precisavas de um gps



                                          os perigos são os mesmos e a maneira como se ensina uma criança a proteger deles é a mesma que os teus pais te ensinaram, não falar com estranhos, olhar 4 vezes antes de atravessar, ter cuidado com a estrada, não ir na beira do passeio e afins, se funcionou para milhões de jovens/adultos até agora (tu não morreste, eu também não, o joaquim também não, o zé também não...) porque raio se há-de re-inventar a roda?

                                          já agora, a vossa criança está com vocês a brincar a uns 10 metros de um café, sem estrada pelo meio, e dá-lhe a sede vocês vão com ela pedir um copo de água ou deixam-na ir sozinha?
                                          Por muito bem ensinada que a criança seja, é uma criança, nao tem a consciencia e a noçao de um adulto, pelo que andar ao ''deus de ara'' pode nao acontecer nada como acontecer muito, eu nao morri tu tambem nao, mas acredita que muitas morram porque nao tiveram a consciencia do perigo e aventuraram-se, agora, qual é mesmo o mal se tentar proteger a criança para se diminuir o risco de perigo? Isso é que se esta a criticar e é algo que nao percebo, as crianças devem continuar a ir para a rua brincar mas se o podem fazer mais seguras, melhor.

                                          Neste caso, esta medida faz todo o sentido, sabemos que a altura da praia as mesmas estao movimentadas e é facil de uma criança desparecer da vista dos pais e estes nem precisam de serem umas bestas, basta uma distracçao de 1 segundo para no meio do maralhal que esta frequentemente na praia se perder um petiz, e em vez de alguem ''apanhar'' a criança e nao saber onde esta os pais, nem a criança conseguir dizer, basta ir a uma esquadra para o processo dos pais a encontrem ser bem menos demorado e penoso, criticar isto para mim nao faz qualquer sentido, é uma medida de segurança que nada muda a brincadeira ou o bem estar da criança protegendo-a ao mesmo tempo. Bem oiço os meus pais a contaram o que passaram quando me perdi numa praia, fiquei com um pescador amigo do meu pai ate o meu irmao com 8 anos me descobrir e levar de volta.

                                          Uma criança nao deve ser proibida de ir brincar para a rua ou de ser autonoma, mas se a criança pode ir brincar para a rua, estar livre, mas ao mesmo tempo mais segura que antigamente, isto faz todo o sentido, pelo menos para mim.

                                          E temos de ser francos, o pessoal de 70's, 80's e 90's (e antes tambem) tinha com cada brincadeira Ainda me lembro de ir para uma linha de comboio, meter pregos na linha e ver o que acontecia quando o comboio passava por cima dos pregos, que utilidade teve na minha formaçao? Nenhuma, e o perigo era monstruoso, mais que nao seja por um puto de 6-7 anos esta a 3-4m de um comboio a passar a 70-80km/h onde voavam pregos por todo o lado, divertido mais dispensavel.

                                          Comentário


                                            #51
                                            Originalmente Colocado por Texuga Ver Post
                                            Oh criaturinhas cuja inteligência é uma coisa que não lhes assiste... a minha pergunta foi:

                                            Como é que se ensina uma criança de DOIS ANOS a ser independente e responsável?!?

                                            Eu com 6 anos também fiquei perdida em plena praça de Londres, depois do autocarro da escola me deixar e desenvencilhei-me com a ajuda dos funcionários da Pastelaria Mexicana, há mais de 30 anos atrás, sem telemóveis, e cheguei aos meus pais, e então?? Isso faz com que despreze novas medidas de segurança adicional para com os meus filhos? Vê-se mesmo que não têm filhos....
                                            O que esta gente ainda não percebeu, foi, precisamente, isso! Uma criança de 6, 7, 8 anos e +, não tem a mesma maturidade que tem uma criança de 1 ou 2 anos. Para além de não ter, não se pode exigir que tenha.

                                            Há tempo para tudo. É de extrema importância que se ensine uma criança a ser autónoma. Mas, concerteza, não se pode exigir isso a uma criança de tenra idade.

                                            Por amor de Deus, eu com 7 anos também ia a pé, sozinho para escola. Só me fez foi bem! Da mesma forma que ia comprar pão de bicicleta, e agradeço aos meus pais por me darem essa autonomia e liberdade.

                                            Vai na volta, só falta dizerem que devemos deixar um idoso com Alzheimer, ao "Deus dará", da mesma forma que se deixa um idoso, com as suas plenas faculdades mentais em dia.

                                            Comentário


                                              #52
                                              Originalmente Colocado por Texuga Ver Post
                                              Oh criaturinhas cuja inteligência é uma coisa que não lhes assiste... a minha pergunta foi:

                                              Como é que se ensina uma criança de DOIS ANOS a ser independente e responsável?!?

                                              Eu com 6 anos também fiquei perdida em plena praça de Londres, depois do autocarro da escola me deixar e desenvencilhei-me com a ajuda dos funcionários da Pastelaria Mexicana, há mais de 30 anos atrás, sem telemóveis, e cheguei aos meus pais, e então?? Isso faz com que despreze novas medidas de segurança adicional para com os meus filhos? Vê-se mesmo que não têm filhos....
                                              colocando-a em cima de um cão com 80kg

                                              Comentário


                                                #53
                                                Originalmente Colocado por Phaster Ver Post
                                                colocando-a em cima de um cão com 80kg
                                                Que resposta tão idiota e completamente absurda... credo, como é possível haver gente assim...

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Originalmente Colocado por tbone Ver Post
                                                  Isto, saudades dos anos 90, quando conto aos meus primos mais novos que eu quando era miudo não tinha telemovel e 90% do tempo os meus pais não sabiam onde estava, só diziam "Quero-te aqui à hora de jantar", eles até acham que estou a enfiar-lhes uma peta. Isto faz-me lembrar agora o controlo dos aeroportos nos USA, "para a sua segurança"...Claro...

                                                  lembro-me perfeitamente!!!

                                                  só ia a casa comer! era o mínimo que os meus pais exigiam! lol só não me queriam com fome

                                                  só acrescento que eu com 12 anos, nem relógio tinha! tinha que olhar para o sol!
                                                  estou a falar a serio!

                                                  a minha escola ficava a 4 km´s de casa...no inicio ia a pé, mais tarde de bicicleta.
                                                  nunca ninguém me ia deixar a escola ou buscar :P era um "largado"
                                                  mais alguém aqui ia para a escola a pé em Olhão!?!?!?

                                                  só agora me dou conta do quanto irresponsáveis os meus pais eram :D :D :D quando tiver oportunidade, vou me sentar a conversar com eles!

                                                  em relação a pulseira, concordo...desde que não seja obrigatória, obviamente!

                                                  até porque acho que a pulseira vem responder as necessidades de pais distraídos, desorientados e relaxados....do que propriamente aos possíveis perigos a que as crianças estão sujeitas. ou melhor...o maior perigo nos dias de hoje para uma criança...é ter uns pais que se "deslumbram com luzinhas coloridas" :D

                                                  eu tenho um filho com 3 anos e meio...e já sei que vai ser um excelente atleta! lol
                                                  por isso, sei a necessidade que se exige a um pai quando esta vê uma porta aberta (p.e.)
                                                  não sinto necessidade de colocar a pulseira no meu filho, acredito e confio nas minhas capacidades de progenitor! devo-lhe isso, devo-lhe essa atenção e essa constante necessidade de preocupação. meter uma pulseira no meu filho iria fazer de mim uma pessoa mais desleixada, despreocupada e relaxada.

                                                  sinceramente, vejo muitos pais a requisitarem pulseiras, e depois "instalarem" as ditas nos seus automóveis! :D GPS de borla
                                                  é mais preocupante emprestar o carro a filha e não saber para onde ela o leva! se vai ficar bem estacionado, ou não!

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Originalmente Colocado por Texuga Ver Post
                                                    Oh criaturinhas cuja inteligência é uma coisa que não lhes assiste... a minha pergunta foi:

                                                    Como é que se ensina uma criança de DOIS ANOS a ser independente e responsável?!?

                                                    Eu com 6 anos também fiquei perdida em plena praça de Londres, depois do autocarro da escola me deixar e desenvencilhei-me com a ajuda dos funcionários da Pastelaria Mexicana, há mais de 30 anos atrás, sem telemóveis, e cheguei aos meus pais, e então?? Isso faz com que despreze novas medidas de segurança adicional para com os meus filhos? Vê-se mesmo que não têm filhos....
                                                    Não se ensina, apenas não se tira os olhos dela. No entanto, como erros, distracções, etc, acontecem, posto isto, redundância na segurança nunca é demais.

                                                    Já agora, os pais são "responsáveis" com ou sem pulseira e os desleixados também o serão com ou sem.

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Originalmente Colocado por asjesus Ver Post
                                                      desde que vi o tipo de filha com quase 3 anos que tenho.
                                                      .
                                                      Depende tudo da educaçao que recebe........

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Originalmente Colocado por armandosilva Ver Post
                                                        Depende tudo da educaçao que recebe........
                                                        Baseias esta afirmação, no tipo de educação, que dás aos teus?

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Originalmente Colocado por ELgatu Ver Post
                                                          sinceramente, vejo muitos pais a requisitarem pulseiras, e depois "instalarem" as ditas nos seus automóveis! :D GPS de borla
                                                          é mais preocupante emprestar o carro a filha e não saber para onde ela o leva! se vai ficar bem estacionado, ou não!
                                                          Hein? As pulseiras têm GPS?

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Acho estranho a PSP fornecer essas pulseiras em vez de dar açoes de formaçao para sensibilizar os perigos que só agora existem.... WAIT WHAT ????? Eu como pai tenho O DEVER de olhar pelo meu filho, tal como o peu pai fez por mim !!!!!!!!!!
                                                            Mas nao, os paizinhos de agora pelos vistos descuram a vigilancia NORMAL que deveriam ter pelos filhos e toca a minimizar o problema com pulseiras

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
                                                              Hein? As pulseiras têm GPS?

                                                              não tem?!?!?

                                                              epah, se não tem, então menos utilidade vejo na pulseira...não é em nada diferente da trela que meto no cão!
                                                              o cães de familiares tem chip e gps, alem do numero e nome na coleira...

                                                              pensei que estavam a falar de outro tipo de pulseiras!

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X