Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Acidente Ferroviário em Espanha

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por asjesus Ver Post
    Uma boa explicação apesar de ser em espanhol. Dá para ver o painel de controle, que é o interface do COnvel com o maquinista.
    Ele é Português e pelo nome anda nos fóruns e o vídeo é feito na Linha da Beira Alta. Só que é com uma locomotiva da Comsa que é Espanhola daí ele falar assim.

    Comentário


      El juez apunta a una imprudencia de Adif en el accidente de tran de Santiago | Galicia | EL PAÍS

      Comentário


        Li a notícia e parece-me uma conclusão sensata em tribunal.

        Comentário


          Desde o início que eu e uma data de pessoas acharam uma imprudência deixar uma máquina daquelas não ter um sistema automático de travagem, antes da daquela curva, ao mesmo tempo sempre achei o maquinista bode expiatório...

          Comentário


            Originalmente Colocado por JDEM Ver Post
            Desde o início que eu e uma data de pessoas acharam uma imprudência deixar uma máquina daquelas não ter um sistema automático de travagem, antes da daquela curva, ao mesmo tempo sempre achei o maquinista bode expiatório...
            Logo de inicio e conhecendo depois alguns pormenores dos sistemas de frenagem automáticos utilizados naquele troço, sempre achei que o maquinista era somente um dos culpados. E o menor.


            Nesta noticia de uma revista brasileira é referido a mesma coisa, na sequência da noticia anterior.

            Justia indicia membros da Adif

            Comentário


              asjesus: se fosse cá em Portugal quem era culpado? Seria eventualmente a pessoa que assinaria o caderno de encargos do troço da obra? Seria o projectista? O simplesmente o legislador?

              Comentário


                Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                asjesus: se fosse cá em Portugal quem era culpado? Seria eventualmente a pessoa que assinaria o caderno de encargos do troço da obra? Seria o projectista? O simplesmente o legislador?
                É muito dificil apontar assim diretamente um culpado.

                Em primeiro lugar seria o maquinista porque tinha infrigido os regulamentos.

                Depois, um inquérito iria indicar que houve falhas no desenvolvimento do projeto de sinalização, tanto ao nível do projetista, que pode ser interno da empresa gestora ferroviária, como pode ser da empresa instaladora do equipamento.

                Haveria igualmente responsabilidade na equipa responsável pelo investimento da empresa gestora, tanto ao nível da obra como da parte de engenharia e de ensaios.

                O legislador aqui será o único que não terá culpas. Não chega tão alto uma responsabilidade deste género.

                Agora, um presidente de uma empresa gestora de infraestrutura ferroviária deveria colocar o lugar à disposição da Tutela dado a gravidade da situação.

                Comentário


                  O acidente ferroviário em Santiago de Compostela em gráfico animado - JN

                  grafico animado do acidente, no princípio diz "capacidade: duas máquinas e oito vagões, logo a seguir: nove vagões chocam contra um muro de betão"
                  raios partam o rigor jornalístico

                  Comentário


                    Deu há pouco no canal Discovery um programa inglês sobre o que aconteceu no acidente de Santiago de Compostela.

                    Muito interessante. E pouco acrescentaram ao que fui dizendo ao longo do tópico.

                    Excesso de velocidade por parte do maquinista na parte final do trajeto, talvez pela distração da chamada telefónica efetuada pelo revisor segundos antes do acidente, bem como pela "monotonia" da paisagem : túnel-viaduto -túnel - viaduto....

                    Falta de sistema de segurança de velocidade. O ERTMS não funcionava naquele comboio e não estava instalado no troço todo, com passagem para o sistema mais básico ASFA.

                    A forma como o comboio é construído, com as duas máquinas elétricas nos extremos, seguidos pelos pesados grupos geradores (2ª carruagem e penúltima). Foram estas que provocaram o descarrilamento de forma mais violenta.

                    Comentário


                      Pois, ou seja , tal como na aviação, o acidente deu-se porque nem todos os dispositivos de segurança dos dias de hoje estavam activos. É porque quando assim é a segurança é ainda superior.

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por asjesus Ver Post
                        Deu há pouco no canal Discovery um programa inglês sobre o que aconteceu no acidente de Santiago de Compostela.

                        Muito interessante. E pouco acrescentaram ao que fui dizendo ao longo do tópico.

                        Excesso de velocidade por parte do maquinista na parte final do trajeto, talvez pela distração da chamada telefónica efetuada pelo revisor segundos antes do acidente, bem como pela "monotonia" da paisagem : túnel-viaduto -túnel - viaduto....

                        Falta de sistema de segurança de velocidade. O ERTMS não funcionava naquele comboio e não estava instalado no troço todo, com passagem para o sistema mais básico ASFA.

                        A forma como o comboio é construído, com as duas máquinas elétricas nos extremos, seguidos pelos pesados grupos geradores (2ª carruagem e penúltima). Foram estas que provocaram o descarrilamento de forma mais violenta.

                        Sabes se é possível ver esse programa online (ou o nome, para eu procurar)?
                        Tenho algum interesse em ver...

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por ASAS Ver Post
                          Sabes se é possível ver esse programa online (ou o nome, para eu procurar)?
                          Tenho algum interesse em ver...
                          Aqui está :

                          Comentário

                          AD fim dos posts Desktop

                          Collapse

                          Ad Fim dos Posts Mobile

                          Collapse
                          Working...
                          X