Originalmente Colocado por asjesus
Ver Post
Anúncio
Collapse
No announcement yet.
Acidente Ferroviário em Espanha
Collapse
Ads nos topicos Mobile
Collapse
Ads Nos topicos Desktop
Collapse
X
-
Originalmente Colocado por orion Ver Post
Comentário
-
Originalmente Colocado por JDEM Ver PostDesde o início que eu e uma data de pessoas acharam uma imprudência deixar uma máquina daquelas não ter um sistema automático de travagem, antes da daquela curva, ao mesmo tempo sempre achei o maquinista bode expiatório...
Nesta noticia de uma revista brasileira é referido a mesma coisa, na sequência da noticia anterior.
Justia indicia membros da Adif
Comentário
-
Pastis
asjesus: se fosse cá em Portugal quem era culpado? Seria eventualmente a pessoa que assinaria o caderno de encargos do troço da obra? Seria o projectista? O simplesmente o legislador?
Comentário
-
Originalmente Colocado por Pastis Ver Postasjesus: se fosse cá em Portugal quem era culpado? Seria eventualmente a pessoa que assinaria o caderno de encargos do troço da obra? Seria o projectista? O simplesmente o legislador?
Em primeiro lugar seria o maquinista porque tinha infrigido os regulamentos.
Depois, um inquérito iria indicar que houve falhas no desenvolvimento do projeto de sinalização, tanto ao nível do projetista, que pode ser interno da empresa gestora ferroviária, como pode ser da empresa instaladora do equipamento.
Haveria igualmente responsabilidade na equipa responsável pelo investimento da empresa gestora, tanto ao nível da obra como da parte de engenharia e de ensaios.
O legislador aqui será o único que não terá culpas. Não chega tão alto uma responsabilidade deste género.
Agora, um presidente de uma empresa gestora de infraestrutura ferroviária deveria colocar o lugar à disposição da Tutela dado a gravidade da situação.
Comentário
-
O acidente ferroviário em Santiago de Compostela em gráfico animado - JN
grafico animado do acidente, no princípio diz "capacidade: duas máquinas e oito vagões, logo a seguir: nove vagões chocam contra um muro de betão"
raios partam o rigor jornalístico
Comentário
-
Deu há pouco no canal Discovery um programa inglês sobre o que aconteceu no acidente de Santiago de Compostela.
Muito interessante. E pouco acrescentaram ao que fui dizendo ao longo do tópico.
Excesso de velocidade por parte do maquinista na parte final do trajeto, talvez pela distração da chamada telefónica efetuada pelo revisor segundos antes do acidente, bem como pela "monotonia" da paisagem : túnel-viaduto -túnel - viaduto....
Falta de sistema de segurança de velocidade. O ERTMS não funcionava naquele comboio e não estava instalado no troço todo, com passagem para o sistema mais básico ASFA.
A forma como o comboio é construído, com as duas máquinas elétricas nos extremos, seguidos pelos pesados grupos geradores (2ª carruagem e penúltima). Foram estas que provocaram o descarrilamento de forma mais violenta.
Comentário
-
Originalmente Colocado por asjesus Ver PostDeu há pouco no canal Discovery um programa inglês sobre o que aconteceu no acidente de Santiago de Compostela.
Muito interessante. E pouco acrescentaram ao que fui dizendo ao longo do tópico.
Excesso de velocidade por parte do maquinista na parte final do trajeto, talvez pela distração da chamada telefónica efetuada pelo revisor segundos antes do acidente, bem como pela "monotonia" da paisagem : túnel-viaduto -túnel - viaduto....
Falta de sistema de segurança de velocidade. O ERTMS não funcionava naquele comboio e não estava instalado no troço todo, com passagem para o sistema mais básico ASFA.
A forma como o comboio é construído, com as duas máquinas elétricas nos extremos, seguidos pelos pesados grupos geradores (2ª carruagem e penúltima). Foram estas que provocaram o descarrilamento de forma mais violenta.
Sabes se é possível ver esse programa online (ou o nome, para eu procurar)?
Tenho algum interesse em ver...
Comentário
AD fim dos posts Desktop
Collapse
Ad Fim dos Posts Mobile
Collapse
SECÇÕES
Collapse
Comentário