Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Cursar economia ou eng?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Originalmente Colocado por DarkmaN Ver Post
    Alguém que tira um curso sem ter uma enorme paixão pela área em causa, nunca será um bom profissional. Se não és grande fã de engenharia, até podias ir tirar o curso em Cambridge ou no no MIT que dificilmente virias a ser bom profissional.

    Quanto às universidades Portuguesas, nenhuma é reconhecida (prestigio) lá fora.
    Primeira parte, concordo.

    Segunda parte, está redondamente enganado. São ainda muitas as universidades portuguesas reconhecidas lá fora. Em diferentes áreas.

    Comentário


      #32
      Talvez eu devesse ter especificado melhor, mas a dificuldade é com o Português falado.
      Eu levei bastante tempo para conseguir acompanhar o que os professores falavam nas aulas e tive muitas dificuldades por isso.
      Ler é fácil, mesmo em linguas que não domino como o Francês, Italiano ou mesmo Espanhol nunca tive grande dificuldade, mas quando tens de ouvir e perceber....

      Originalmente Colocado por Axxantis Ver Post
      Percebo que haja alguma dificuldade por parte de um brasileiro em entender rapidamente o português falado, mas quanto ao português escrito, não há desculpa. Eu estudei num tempo em que muitos livros, teses e outros materiais de apoio só existiam em traduções brasileiras, e não tive qualquer dificuldade (nem os meus colegas). Os termos técnicos específicos aprendem-se num instante e a partir daí é sempre andar.
      Além disso, hoje em dia há muitas cadeiras cuja bibliografia é quase exclusivamente em inglês, pelo que a questão português PT vs Português BR nem se coloca.

      Comentário


        #33
        Uma coisa não percebo. Se que ir trabalhar para um outro país que não Portugal, porque não vai directamente para esse país e poupa o dinheiro aos portugueses?

        Comentário


          #34
          Originalmente Colocado por PFerraz Ver Post
          Uma coisa não percebo. Se que ir trabalhar para um outro país que não Portugal, porque não vai directamente para esse país e poupa o dinheiro aos portugueses?

          Poupar o dinheiro aos portugueses?! Como assim? Se ele vier estudar para cá vem pagar as propinas, tem que arranjar alojamento, vai comer, vai comprar roupa, enfim, vai consumir, vai trazer fundos para o país, por poucos que sejam. Além disso, se se revelar um estudante com bom aproveitamento, e se de facto acabar por ir trabalhar para outro país, vai prestigiar o nosso ensino. Por amor de Deus...

          Comentário


            #35
            Originalmente Colocado por Mazzeo Ver Post
            Mateuss, passei exactamente pelo mesmo que tu há uns 10 anos.

            Vim para cá estudar engenharia, inicialmente para o IST ou Aveiro, mas depois de conhecê-las eliminei Aveiro pelo custo (minha família vive em Lisboa) e o IST por não me identificar com o modo de pensar e agir por aqueles lados. Acabei por escolher o ISEL.

            Acredita, em qualquer uma dessas o nível de exigência é muuuito superior às universidades que conheço no Brasil e a diferença na língua é muito penalizadora, mesmo para mim que tenho ascendência portuguesa e convivia no dia-a-dia com familiares portugueses.
            Na altura em que entrei, a taxa de insucesso escolar no meu curso era de 97% (não, não escrevi mal) e não faltavam bons professores nem alunos inteligentes. Desde Bolonha a exigência desceu um bocado mas continua a ser difícil.
            Prepara-te muito bem para as matemáticas, o que se aprende aí no 1º ano de faculdade é dado aqui no secundário (eq. ao ensino médio).

            De resto, digo-te que vale a pena.
            Ótimo relato,e quanto a matemática percebi isso quando dei uma olhada na prova e vi que caia coisas como derivada.

            Originalmente Colocado por Axxantis Ver Post
            Eh pá, isso era verdade há 15, 20 anos, mas hoje em dia o panorama mudou completamente. Tens universidades como a Nova de Lisboa, Minho, Católica, Aveiro, com programas extremamente actualizados, inclusivamente com muitos professores que fizeram os seus doutoramentos nos EUA, Inglaterra, etc.
            Mesmo nas universidades mais ortodoxas, como Porto e Coimbra, por exemplo, as coisas mudaram muito. Além disso são universidades que têm um corpo central de matemáticas, estatística, programação operacional e econometria muito duro (e difícil), que considero serem as bases mais importantes para um bom curso de Economia, independentemente da "ideologia" que as outras cadeiras veiculem.
            Entao, bom saber disso, eu sou liberalista, você sabe me dizer que faculdades seguem mais essa linha?

            Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
            Primeira parte, concordo.

            Segunda parte, está redondamente enganado. São ainda muitas as universidades portuguesas reconhecidas lá fora. Em diferentes áreas.
            Entao,acho que meu negocio economia,e ja passei em uma faculdade por aqui, vou fazer 6 meses de eco e ver se é isso mesmo que quero, ou fazer 6 meses de engenharia, nao sei ainda.

            Você saberia me dizer quais aa. Faculdades que tem prestigio la fora? Engenharia ja sei que é o IST e ISEL

            Originalmente Colocado por PFerraz Ver Post
            Uma coisa não percebo. Se que ir trabalhar para um outro país que não Portugal, porque não vai directamente para esse país e poupa o dinheiro aos portugueses?
            Eu acho que estarei dando mais dinheiro a Portugal do que recebendo dele, visto que todo meu dinheiro vira do Brasil, e nao pegarei empregos de portugueses, no máximo um estagio.

            Comentário


              #36
              Originalmente Colocado por Mateuss Ver Post
              Ótimo relato,e quanto a matemática percebi isso quando dei uma olhada na prova e vi que caia coisas como derivada.



              Entao, bom saber disso, eu sou liberalista, você sabe me dizer que faculdades seguem mais essa linha?



              Entao,acho que meu negocio economia,e ja passei em uma faculdade por aqui, vou fazer 6 meses de eco e ver se é isso mesmo que quero, ou fazer 6 meses de engenharia, nao sei ainda.

              Você saberia me dizer quais aa. Faculdades que tem prestigio la fora? Engenharia ja sei que é o IST e ISEL



              Eu acho que estarei dando mais dinheiro a Portugal do que recebendo dele, visto que todo meu dinheiro vira do Brasil, e nao pegarei empregos de portugueses, no máximo um estagio.
              Não ligues ao PFerraz, representa uma minoria menos 1%.

              Não sei se é boa ideia vires para a Europa trabalhar. Penso que nos próximos anos no Brasil terás melhores oportunidades de carreira. Penso que seria melhor fazeres aqui uma pós-graduação ou mestrado e depois voltar.

              Comentário


                #37
                Graduar-se na Europa e voltar ao Brasil dá um estatuto bastante diferente...
                Há 2 anos estive por aí de férias e do nada surgiram-me 4 propostas de emprego.

                Comentário


                  #38
                  Originalmente Colocado por Axxantis Ver Post
                  Poupar o dinheiro aos portugueses?! Como assim? Se ele vier estudar para cá vem pagar as propinas, tem que arranjar alojamento, vai comer, vai comprar roupa, enfim, vai consumir, vai trazer fundos para o país, por poucos que sejam. Além disso, se se revelar um estudante com bom aproveitamento, e se de facto acabar por ir trabalhar para outro país, vai prestigiar o nosso ensino. Por amor de Deus...
                  O Ensino Superior Público em Portugal é altamente subsidiado pelo Orçamento do Estado. Não me venham cá com teorias terceiro mundistas de há 50 anos. O que ele quer é fazer um acesso directo à Europa, via Portugal. Leu algo em que ele queira ficar por cá?Então que vá para uma privada... Aí sim, os portugueses ganham dinheiro que se fartam.

                  Comentário


                    #39
                    Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
                    Pensa bem, isto não deve ser uma coisa que decides em dois dias.

                    Muita gente vê-se grega, passando a expressão, para concluir um curso de engenharia, e poucos são os que o fazem no tempo previsto, mesmo a fazê-lo com gosto. Imagina sem...
                    Atenção a este post.

                    É um conselho de borla, ainda mais em Engenharia.

                    Comentário


                      #40
                      Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                      Primeira parte, concordo.

                      Segunda parte, está redondamente enganado. São ainda muitas as universidades portuguesas reconhecidas lá fora. Em diferentes áreas.
                      Não, não são. Tirei doutoramento lá fora, tenho muitos amigos que trabalham em multinacionais estrangeiras cuja opinião é identica à minha, participei em muitas conferências e congressos cientificos pelo mundo fora e vi como trabalhamos nós e como trabalham as outras universidades internacionais. As universidades lusas estão a anos-luz das suas congéneres Europeis (nem sequer falo das Americanas) e os unicos estudantes estrangeiros que têm ambição em vir estudar para Portugal são os que não têm notas e qualificação para o fazer noutro país.
                      Editado pela última vez por DarkmaN; 05 August 2013, 17:52.

                      Comentário


                        #41
                        Fiz a FEP em Portugal e depois de 2 anos de experiência, fui para os USA. Para aquilo que eu queria fazer, tive que voltar atrás. Felizmente que a fortuna que gastei foi ajudada pela empresa onde estava.Senão ainda estava a servir num bar sem nome....

                        Comentário


                          #42
                          Pessoal, confesso que as ultimas respostas me desanimaram bastante, entao tive uma idéia aqui.

                          Que tal eu fazer um curso de 1 ano no canada, para tentar pegar fluência, e depois tentar entrar entrar em alguma facul na Alemanha, UK ou canada mesmo?

                          As universidades alemãs tem aulas ministradas em inglês, ne?


                          Como é o processo pare entrar nelas?

                          Quanto é as propinas em media?

                          E por ultimo, vale a pena cursar economia, que é o que eu gosto nesses países? Ganharei decentemente sendo um bom profissional?

                          Comentário


                            #43
                            Originalmente Colocado por Mateuss Ver Post
                            Pessoal, confesso que as ultimas respostas me desanimaram bastante, entao tive uma idéia aqui.

                            Que tal eu fazer um curso de 1 ano no canada, para tentar pegar fluência, e depois tentar entrar entrar em alguma facul na Alemanha, UK ou canada mesmo?

                            As universidades alemãs tem aulas ministradas em inglês, ne?


                            Como é o processo pare entrar nelas?

                            Quanto é as propinas em media?

                            E por ultimo, vale a pena cursar economia, que é o que eu gosto nesses países? Ganharei decentemente sendo um bom profissional?
                            Vale a pena cursar aquilo que quiseres. Mas nesta idade o que é que sabes?

                            Eu era para ir para Engenharia Informática e acabei em Gestão. A vida é uma coisa tramada.

                            Mas correu bem.

                            É que tu tens uma folha em branco para escrever o teu futuro. Atira-te a eles, sem medo.

                            Comentário


                              #44
                              Originalmente Colocado por CarlosL Ver Post
                              Vale a pena cursar aquilo que quiseres. Mas nesta idade o que é que sabes?

                              Eu era para ir para Engenharia Informática e acabei em Gestão. A vida é uma coisa tramada.

                              Mas correu bem.

                              É que tu tens uma folha em branco para escrever o teu futuro. Atira-te a eles, sem medo.
                              Entao,eu acho que é o que quero, e de qualquer jeito vou começar o curso aqui em fevereiro e ver se é isso mesmo que quero.

                              Comentário


                                #45
                                Pessoal procurei sobre graduação na Alemanha e UK e fica inviável pra mim, pois na Alemanha se pede um teste de alemão,e na UK as propinas são absurdas, coisas como 10-12 mil libras anuais na área de economia e ainda tem o fato da moradia lá serem extremamente caras.

                                Entao me resta Portugal ou algum país que tenha a área forte em eco e que as propinas não sejam absurdas.

                                Vocês tem indicações?

                                Comentário


                                  #46
                                  Originalmente Colocado por Mateuss Ver Post
                                  Pessoal procurei sobre graduação na Alemanha e UK e fica inviável pra mim, pois na Alemanha se pede um teste de alemão,e na UK as propinas são absurdas, coisas como 10-12 mil libras anuais na área de economia e ainda tem o fato da moradia lá serem extremamente caras.

                                  Entao me resta Portugal ou algum país que tenha a área forte em eco e que as propinas não sejam absurdas.

                                  Vocês tem indicações?
                                  Na Suécia sei que não existem propinas para cidadãoes da União Europeia. Na Finlândia para cidadãos da União Europeia também não existem propinas e alguns cursos são gratuitos para cidadãos de fora da União Europeia.

                                  Melhor ainda, na Noruega o salário de um licenciado anda à volta dos 5 mil euros/mês e aqui não se paga propinas nenhumas:

                                  At all public institutions in Norway, higher education is free for international students as well as for Norwegian nationals. --> Study in Norway

                                  E muitas licenciaturas na Noruega são leccionadas exclusivamente em Inglês.

                                  Eu ia para a Noruega se fosse a ti

                                  Comentário


                                    #47
                                    Originalmente Colocado por DarkmaN Ver Post
                                    Na Suécia sei que não existem propinas para cidadãoes da União Europeia. Na Finlândia para cidadãos da União Europeia também não existem propinas e alguns cursos são gratuitos para cidadãos de fora da União Europeia.

                                    Melhor ainda, na Noruega o salário de um licenciado anda à volta dos 5 mil euros/mês e aqui não se paga propinas nenhumas:

                                    At all public institutions in Norway, higher education is free for international students as well as for Norwegian nationals. --> Study in Norway

                                    E muitas licenciaturas na Noruega são leccionadas exclusivamente em Inglês.

                                    Eu ia para a Noruega se fosse a ti
                                    Interessante, sempre gostei dos países nórdicos pelas paisagens.

                                    Você sabe me dizer se com uns 1000-1200 euros da pra viver tranqüilamente?

                                    E o processo de ingresso, como funciona?

                                    Comentário


                                      #48
                                      Originalmente Colocado por Mateuss Ver Post
                                      Interessante, sempre gostei dos países nórdicos pelas paisagens.

                                      Você sabe me dizer se com uns 1000-1200 euros da pra viver tranqüilamente?

                                      E o processo de ingresso, como funciona?

                                      1200€/mês é apertado para morar na Noruega, é um país muito caro a todos os níveis: Renda, transportes e compras de supermercado custam sempre 2-3x o que custam em Portugal. Restaurantes, álcool e saídas à noite então nem vale a pena falar.

                                      Eu vou morar para lá daqui a 1 mês e pouco e conto gastar no mínimo 1500€/mês se for partilhar casa, 2000€/mês se for morar sozinho. Sei estes valores pois tenho vários amigos que foram morar para lá, inclusivé na cidade para onde vou morar.

                                      Os salários também não são 5000€/mês para um recém-licenciado, rondam mais os 3000-3500€ depois de impostos, mas ao fim de 2-3 anos já chegam a esses valores. Em Oslo os salários são mais altos mas o custo de vida é ainda maior.

                                      Por comparação a Suécia/Dinamarca/Finlândia são bastante mais baratas.

                                      Cost of Living Index By Country

                                      Comentário


                                        #49
                                        Originalmente Colocado por Bimmer Ver Post
                                        1200€/mês é apertado para morar na Noruega, é um país muito caro a todos os níveis: Renda, transportes e compras de supermercado custam sempre 2-3x o que custam em Portugal. Restaurantes, álcool e saídas à noite então nem vale a pena falar.

                                        Eu vou morar para lá daqui a 1 mês e pouco e conto gastar no mínimo 1500€/mês se for partilhar casa, 2000€/mês se for morar sozinho. Sei estes valores pois tenho vários amigos que foram morar para lá, inclusivé na cidade para onde vou morar.

                                        Os salários também não são 5000€/mês para um recém-licenciado, rondam mais os 3000-3500€ depois de impostos, mas ao fim de 2-3 anos já chegam a esses valores. Em Oslo os salários são mais altos mas o custo de vida é ainda maior.

                                        Por comparação a Suécia/Dinamarca/Finlândia são bastante mais baratas.

                                        Cost of Living Index By Country
                                        Tava dando uma olhada no site, fica extremamente inviável para mim então, já que só o aluguel de um apartamento com 1 quarto gira em torno de mil euros, fora os custos absurdos de energia/gás e transporte.

                                        Comentário


                                          #50
                                          Originalmente Colocado por Bimmer Ver Post
                                          1200€/mês é apertado para morar na Noruega, é um país muito caro a todos os níveis: Renda, transportes e compras de supermercado custam sempre 2-3x o que custam em Portugal. Restaurantes, álcool e saídas à noite então nem vale a pena falar.

                                          Eu vou morar para lá daqui a 1 mês e pouco e conto gastar no mínimo 1500€/mês se for partilhar casa, 2000€/mês se for morar sozinho. Sei estes valores pois tenho vários amigos que foram morar para lá, inclusivé na cidade para onde vou morar.

                                          Os salários também não são 5000€/mês para um recém-licenciado, rondam mais os 3000-3500€ depois de impostos, mas ao fim de 2-3 anos já chegam a esses valores. Em Oslo os salários são mais altos mas o custo de vida é ainda maior.

                                          Por comparação a Suécia/Dinamarca/Finlândia são bastante mais baratas.

                                          Cost of Living Index By Country
                                          Falas norueguês ou desenrascas-te lá com inglês?

                                          Às vezes ponho-me a pensar que os países nórdicos também podem ser um destino válido mas a língua parece-me ser um entrave enorme, completamente diferente de quase tudo, difícil de aprender e depois sem qualquer utilidade no resto do mundo.

                                          Comentário


                                            #51
                                            Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
                                            Falas norueguês ou desenrascas-te lá com inglês?

                                            Às vezes ponho-me a pensar que os países nórdicos também podem ser um destino válido mas a língua parece-me ser um entrave enorme, completamente diferente de quase tudo, difícil de aprender e depois sem qualquer utilidade no resto do mundo.
                                            Dos nórdicos apenas estive na Suécia e lá toda a gente fala inglês fluente, desde uma criança de 8 anos até um idoso de 80 anos.

                                            Comentário


                                              #52
                                              Originalmente Colocado por DarkmaN Ver Post
                                              Dos nórdicos apenas estive na Suécia e lá toda a gente fala inglês fluente, desde uma criança de 8 anos até um idoso de 80 anos.
                                              Até pelo que andei vendo na Suécia, o custo de vida è bem alto, um pouco abaixo da Noruega, mas mais caro que em lugares como Berlim.

                                              Então nao sei se para o OP compensaria.

                                              Comentário


                                                #53
                                                Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
                                                Falas norueguês ou desenrascas-te lá com inglês?

                                                Às vezes ponho-me a pensar que os países nórdicos também podem ser um destino válido mas a língua parece-me ser um entrave enorme, completamente diferente de quase tudo, difícil de aprender e depois sem qualquer utilidade no resto do mundo.
                                                Dentro da empresa apenas se fala em inglês, como é comum na industria do Oil&Gas da Noruega.

                                                No dia-a-dia o inglês também é suficiente para lá estar pois toda a gente fala fluentemente, nos dias em que lá estive para as entrevistas não tive qualquer dificuldade em comunicar. Os meus colegas estão lá há 2 anos e ainda não aprenderam Norueguês devido a não sentirem essa necessidade.

                                                Mas eu tenciono aprender a língua, principalmente para me conseguir integrar melhor na sociedade.
                                                Editado pela última vez por Bimmer; 08 August 2013, 20:11.

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Originalmente Colocado por Mateuss Ver Post
                                                  Tava dando uma olhada no site, fica extremamente inviável para mim então, já que só o aluguel de um apartamento com 1 quarto gira em torno de mil euros, fora os custos absurdos de energia/gás e transporte.
                                                  Sim, com esse orçamento fica difícil.
                                                  Caso soubesses falar a língua não seria difícil arrumares um part-time que te daria para viver à vontade (qualquer emprego tem um bom salário), mas só com inglês nesse tipo de empregos duvido que te aceitem.

                                                  Edit: Estes valores são para alguém que vai trabalhar para lá e morar sozinho ou dividindo uma casa com mais uma pessoa.
                                                  Num ambiente universitário, dividindo uma casa/contas mais gente suponho que os preços seriam bem mais baixos. Por outro lado eu penso que as universidades norueguesas têm também quartos para alugar para estudantes de fora, e vários programas de ajuda de custo para quem vai estudar para lá.
                                                  É uma questão de te informares, há vários sites falando sobre isso:
                                                  http://www.studyinnorway.no/
                                                  http://www.mastersportal.eu/articles...ing-costs.html
                                                  http://www.mastersportal.eu/students...ent-guide.html
                                                  Editado pela última vez por Bimmer; 08 August 2013, 20:33.

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Originalmente Colocado por Bimmer Ver Post
                                                    Sim, com esse orçamento fica difícil.
                                                    Caso soubesses falar a língua não seria difícil arrumares um part-time que te daria para viver à vontade (qualquer emprego tem um bom salário), mas só com inglês nesse tipo de empregos duvido que te aceitem.

                                                    Edit: Estes valores são para alguém que vai trabalhar para lá e morar sozinho ou dividindo uma casa com mais uma pessoa.
                                                    Num ambiente universitário, dividindo uma casa/contas mais gente suponho que os preços seriam bem mais baixos. Por outro lado eu penso que as universidades norueguesas têm também quartos para alugar para estudantes de fora, e vários programas de ajuda de custo para quem vai estudar para lá.
                                                    É uma questão de te informares, há vários sites falando sobre isso:
                                                    http://www.studyinnorway.no/
                                                    http://www.mastersportal.eu/articles...ing-costs.html
                                                    http://www.mastersportal.eu/students...ent-guide.html
                                                    Vou dar uma procurada mais a fundo,


                                                    @topico: pessoal andei meio ocupado, mas to dando um up ainda atras de opiniões.

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Pessoal,vocês acham que vale mais a pena fazer contábeis ou adm que economia ? Estava pensando em caso o mercado e o salário desses 2 cursos forem melhores, eu fazer algum desses, já que é parecido com eco.

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Originalmente Colocado por Mateuss Ver Post
                                                        Pessoal,vocês acham que vale mais a pena fazer contábeis ou adm que economia ? Estava pensando em caso o mercado e o salário desses 2 cursos forem melhores, eu fazer algum desses, já que é parecido com eco.
                                                        Eu acho que tu estás a confundir-te nas variáveis que estás a considerar para escolher um curso.

                                                        Só te vejo preocupado com o salário...há coisas mais importantes. Muito mais

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Respondendo directamente ao tópico:
                                                          Vai para economia. Os economistas mandam sempre nos engenheiros.

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                                                            Eu acho que tu estás a confundir-te nas variáveis que estás a considerar para escolher um curso.

                                                            Só te vejo preocupado com o salário...há coisas mais importantes. Muito mais
                                                            Eu considerei esses por seguir na area de gestão/finanças que é o que eu pretendo seguir,ou até mesmo seguir com consultoria.

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Originalmente Colocado por orion Ver Post
                                                              Respondendo directamente ao tópico:
                                                              Vai para economia. Os economistas mandam sempre nos engenheiros.
                                                              ?
                                                              desenvolve...

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X