Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Morreu o economista António Borges

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por mapas Ver Post
    Os noruegueses são uns escravos.
    O curioso é que o rácio entre produtividade/salários é muito semelhante em todos.

    Comentário


      8 páginas!

      O homem era importante!

      Comentário


        Originalmente Colocado por augustus Ver Post
        O problema do Louçã, apesar de ele ser um catedrático do ISEG, é que há ideologias e crenças que por força do debate político não são expostas de forma transparente e perceptível ao comum cidadão...

        Um académico com experiência de terreno acabo por ser mais valorizado. Aliás, já dentro das Universidades tem-se reforçado a necessidade dos alunos de 2º e 3º ciclo terem uma carga horária obrigatória no mercado de trabalho.

        O AB por ter essa experiência e pela imponência proporcionada pelos cargos que ocupou, foi chamado à comunicação social para dar a sua opinião.

        Não sei se os lobbies transformaram-lhe o pensamento ou mesmo a maneira de estar, mas para mim acho importante saber a opinião de alguém que supostamente tem obrigação de perceber sobre o assunto.
        O Louçã tem a dificuldade de elaborar um discurso sem recorrer ao confronto ideológico.

        E esse posicionamento estava patente nos debates no Parlamento no tempo do Sócrates, em que raramente ele o conseguia confrontar com as diversas más opções que aquele governo tomou. Derrapava sempre a meio do discurso.

        Comentário


          Originalmente Colocado por Icedevice Ver Post
          É pá desculpa. Meti duas vezes e das duas assumiu apenas o ambiente de consulta. Não foi mesmo de propósito.
          É curioso ver que a produtividade é coerente mais coisa menos coisa com os salários do país em comparação com os restantes.

          Comentário


            Originalmente Colocado por Hipolito Ver Post
            É curioso ver que a produtividade é coerente mais coisa menos coisa com os salários do país em comparação com os restantes.

            Exactamente o que eu tenho dito. Mas agora em que é que ficam o teóricos que dizem, que temos que baixar os salários porque a Alemanha, bla bla, e não somos nada competivos bla bla bla? Se formos rigorosos, se calhar até devíamos ganhar mais do que ganhamos em relação ao que produzimos comparados com eles. Ou então eles ganharem menos.

            Comentário


              Originalmente Colocado por CarlosL Ver Post
              O Louçã tem a dificuldade de elaborar um discurso sem recorrer ao confronto ideológico.

              E esse posicionamento estava patente nos debates no Parlamento no tempo do Sócrates, em que raramente ele o conseguia confrontar com as diversas más opções que aquele governo tomou. Derrapava sempre a meio do discurso.

              Com o Sócrates qualquer um fica mal a meio do discurso. Com ele até podes ser um mendigo a pedir pão que ele tem capacidade para convencer o juiz que foste tu que ficaste com os proveitos do Freeport, que andaste a roubar carris e a passar diplomas ao Domingo.

              É a única vertente dele que me causa um pouco de inveja, só queria ter 1/10 da capacidade argumentativa dele.

              Comentário


                Não esperava que esta notícia gerasse toda esta discussão

                Apesar do seu discurso, como qual se pode concordar ou não, era uma figura que teve a sua influência na vida política e das opções tomadas pelo governo na gestão do Estado.

                Se calhar era melhor juntar ao tópico da discussão da crise.

                Comentário


                  Originalmente Colocado por Icedevice Ver Post
                  Exactamente o que eu tenho dito. Mas agora em que é que ficam o teóricos que dizem, que temos que baixar os salários porque a Alemanha, bla bla, e não somos nada competivos bla bla bla? Se formos rigorosos, se calhar até devíamos ganhar mais do que ganhamos em relação ao que produzimos comparados com eles. Ou então eles ganharem menos.
                  O problema é que o peso da dívida pública do nosso país vs as perspectivas de crescimento do PIB nos descredibilizam aos olhos dos que empresta dinheiro.

                  Por outras palavras o credores de Portugal chegaram à conclusão que o dinheiro que entra no estado face às despesas não chegará para manter as contas equilibradas.

                  Ou, seja perspectivas de fraco crescimento econômico - limita a capacidade do estado obter receita através dos impostos + brutal crescimento das despesa dos estado principalmente a partir de 2008; criou uma situação insustentável. Ao Governo só resta baixar a despesa. Onde?! Aí no corte global da despesa é que entra a possibilidade de ser também nos salários e as pensões da função pública.

                  Quanto à parte de baixar salários no privado... essa parte não sei explicar e não vejo porquê.

                  Sendo nos salários ou não, uma coisa para mim é certa. O governo tem que cortar na despesa a fim de equilibrar as contas.

                  Comentário


                    Este tópico mostra bem como somos e dá resposta a parte do nosso problema.

                    Comentário


                      RIP. O economista que, como político, escolheu a 'barricada' errada, para o nosso mal.
                      Editado pela última vez por AntonioRibeiro; 26 August 2013, 20:32.

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por augustus Ver Post
                        Não percebo uma coisa. Ele é isso tudo porque disse o que disse com base em desconhecimento e premissas erradas ou porque o que ele disse não vai de encontro àquilo que as pessoas gostariam que ele dissesse?

                        Será que ele devia ter dito que a nossa economia iria florescer como um tigre asiático e que os salários deviam aumentar só porque isso agradaria muito mais à população?

                        É que neste tipo de análises ele está muitos pontos acima de um António Vitorino, de um Rangel ou de um Constâncio...
                        Mas os portugueses adoram que lhes digam o que eles gostariam de ouvir. Não é com certeza pelo pragmatismo, clarividencia e verdade que estamos como estamos.

                        Comentário


                          Pelo que a "multidão" fala do António Borges, por nos dizer coisas que custam, imagino que vão fazer uma estátua ao Sócrates por só nos vender sonhos!

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por air Ver Post
                            por só nos vender sonhos!
                            E porque não aos capitalistas, que andam(ram) a impingir sonhos com promessas de riqueza e tal e depois vem aquela coisa chamada crise ? Pois...

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por Icedevice Ver Post
                              Já descobri algo interessante [estou de férias :-)] Cada portugês produz em média 16,9 euros/hora. dados Pordata.


                              Cada alemão produz 42,5 euros, 2,5 vezes mais que um português. Mas ganha mais ou menos 2,5-3 vezes mais em relação ao português em média. Ou seja, iguais.

                              Cada espanhol 30 euros. Mas ganha perto do dobro , ou seja, idêntico.
                              Cada Finlandês 40 euros. Igual aos alemães
                              Cada Britânico 40 euros pelos dados são mais competitivos que nós.
                              Cada Checo, 13,1 ganha menos mas produz menos. Idênticos
                              Cada Francês 45. Igual aos alemães mas um pouco mais competitivos.


                              Considerando os salários médios da UE List of countries in Europe by monthly average wage - Wikipedia, the free encyclopedia
                              vai-se a ver e eles é que têm que baixar salários porque em relação à produtividade/salários eles são tão pouco, ou até menos competitivos que nós.

                              Permite-me a ironia, mas este não é mesmo o teu dia!

                              Não tenho debatido muito contigo mas pelo que tenho lido, ficou-me a impressão de que a tua actividade é docencia e para a area económica. Senão for penitencio-me desde já, mas esta analogia não está alinhada com esse conhecimento. É demasiado básica, redutora e minimalista.

                              O mais importante, ficou na gaveta, o valor do produto, e da produção!!!

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                                E porque não aos capitalistas, que andam(ram) a impingir sonhos com promessas de riqueza e tal e depois vem aquela coisa chamada crise ? Pois...
                                Eu falei em pessoas que vendem sonhos, não falei das pessoas por rótulos. É preciso explicar sempre tudo, ponto por ponto? Não ando aqui em guerras de capitalismos Vs comunismo.

                                Comentário


                                  ao ler este tópico percebemos o quão tolerantes são as pessoas do nosso país no que toca a pessoas que se limitam pura e simplesmente... a dizer aquilo que pensam.

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por ClioBY Ver Post
                                    ao ler este tópico percebemos o quão tolerantes são as pessoas do nosso país no que toca a pessoas que se limitam pura e simplesmente... a dizer aquilo que pensam.
                                    Estás a defender os críticos do falecido? Ou o contrário?

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por mapas Ver Post
                                      Estás a defender os críticos do falecido? Ou o contrário?
                                      todos, inclusivamente os que o enalteciam por "dizer sempre o q pensava"... como se isso fosse uma virtude

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por air Ver Post
                                        Eu falei em pessoas que vendem sonhos, não falei das pessoas por rótulos. É preciso explicar sempre tudo, ponto por ponto? Não ando aqui em guerras de capitalismos Vs comunismo.
                                        Os capitalistas não são pessoas ? Por detrás do capitalismo não existem pessoas ?

                                        E não estou a ver nenhuma guerra como a queres ver. E porque raio quando se fala mal do sistema financeiro é-se logo rotulado com um lado comunista ?

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por ClioBY Ver Post
                                          todos, inclusivamente os que o enalteciam por "dizer sempre o q pensava"... como se isso fosse uma virtude
                                          Dizer o que se pensa é mau... ser intolerante com quem o faz também é mau... pronto, somos todos maus.

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por 330i Ver Post
                                            Permite-me a ironia, mas este não é mesmo o teu dia!

                                            Não tenho debatido muito contigo mas pelo que tenho lido, ficou-me a impressão de que a tua actividade é docencia e para a area económica. Senão for penitencio-me desde já, mas esta analogia não está alinhada com esse conhecimento. É demasiado básica, redutora e minimalista.

                                            O mais importante, ficou na gaveta, o valor do produto, e da produção!!!
                                            Como alguém dizia, o diabo está nos pormenores. Cultura de almanaque, dá nisto. O que tenho lido não é docência, diria mais indecência e é apenas para compor a rima.

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por air Ver Post
                                              Este tópico mostra bem como somos e dá resposta a parte do nosso problema.
                                              Verdade. Este tópico e, por contraponto, a ausência de participação equivalente noutros, designadamente sobre referenciais seres humanos que, com um terço do correspondente tempo de vida, deixaram, em humanidade, este António Borges a milénios luz, por assim dizer, por muito "brilhante" que ele, eventualmente, possa ter sido, é sintomático "qb"!...

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por PeLeve Ver Post
                                                (...)
                                                ....seres humanos que, com um terço do correspondente tempo de vida, deixaram, em humanidade, este António Borges a milénios luz, por assim dizer, por muito "brilhante" que ele, eventualmente, possa ter sido, (.....)
                                                Há afirmações que de tão redutoras e gratuitas reduzem a cinzas a ideia geral.

                                                O que conheces das qualidades e estrutura humana de António Borges para fazeres uma afirmação destas Pé Leve? Avalia-lo pelas frases soltas que faziam titulos de jornais? Pelos generosos adjectivos dispensados pelos adversários politicos e de profissão?

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por PeLeve Ver Post
                                                  Verdade. Este tópico e, por contraponto, a ausência de participação equivalente noutros, designadamente sobre referenciais seres humanos que, com um terço do correspondente tempo de vida, deixaram, em humanidade, este António Borges a milénios luz, por assim dizer, por muito "brilhante" que ele, eventualmente, possa ter sido, é sintomático "qb"!...
                                                  Na mouche...infelizmente é assim...

                                                  Os acólitos lá vão fazendo "laiques"...sempre a porcaria da bandeirita...fosgasse...

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por 330i Ver Post
                                                    Há afirmações que de tão redutoras e gratuitas reduzem a cinzas a ideia geral.

                                                    O que conheces das qualidades e estrutura humana de António Borges para fazeres uma afirmação destas Pé Leve? Avalia-lo pelas frases soltas que faziam titulos de jornais? Pelos generosos adjectivos dispensados pelos adversários politicos e de profissão?
                                                    Não conheci nem um nem outro. Mas a minha área de trabalho abrange, também, a Protecção Civil. Logo, a vida e a abnegação diária dos bombeiros é-me particularmente familiar. A sua luta, o seu sacrifício, a sua dedicação, apenas e só pelo "reembolso" de se sentirem gratos (o que recebem é, pelo menos, ridículo...) fazendo bem ao seu semelhante, não tem comparação seja com que político, economista, "opinador de bancada" for!...

                                                    Entre um economista, por mais brilhante que ele seja, ou tenha sido, seja lá ele quem for, e um(a) bombeiro(a), idem aspas, não tenho dúvidas de quem é mais humano e mais defenderá a minha vida e a dos meus, a tua vida e a dos teus, em caso de tal ser necessário! Sem desprimor para qualquer que seja a vida humana, como é óbvio, as pessoas distinguem-se pelo seu conteúdo, por aquilo que são em termos humanos...

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por 330i Ver Post
                                                      Há afirmações que de tão redutoras e gratuitas reduzem a cinzas a ideia geral.

                                                      O que conheces das qualidades e estrutura humana de António Borges para fazeres uma afirmação destas Pé Leve? Avalia-lo pelas frases soltas que faziam titulos de jornais? Pelos generosos adjectivos dispensados pelos adversários politicos e de profissão?
                                                      Pode-se avaliar pela "obra"...qual obra?

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por ottogti Ver Post
                                                        Pode-se avaliar pela "obra"...qual obra?

                                                        Tu és dos que fazem a festa e deitam os foguetes?


                                                        ou melhor, fazes a pergunta e a resposta!!!

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por PeLeve Ver Post
                                                          Não conheci nem um nem outro. Mas a minha área de trabalho abrange, também, a Protecção Civil. Logo, a vida e a abnegação diária dos bombeiros é-me particularmente familiar. A sua luta, o seu sacrifício, a sua dedicação, apenas e só pelo "reembolso" de se sentirem gratos (o que recebem é, pelo menos, ridículo...) fazendo bem ao seu semelhante, não tem comparação seja com que político, economista, "opinador de bancada" for!...

                                                          Entre um economista, por mais brilhante que ele seja, ou tenha sido, seja lá ele quem for, e um(a) bombeiro(a), idem aspas, não tenho dúvidas de quem é mais humano e mais defenderá a minha vida e a dos meus, a tua vida e a dos teus, em caso de tal ser necessário! Sem desprimor para qualquer que seja a vida humana, como é óbvio, as pessoas distinguem-se pelo seu conteúdo, por aquilo que são em termos humanos...

                                                          Pé Leve, desculpa lá mas o que é que objectivamente este teu post tem a ver com a questão anterior ???......

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por 330i Ver Post
                                                            Pé Leve, desculpa lá mas o que é que objectivamente este teu post tem a ver com a questão anterior ???......

                                                            Tem a ver, tão somente, com a escala comparativa de valores... O resto, deduz por ti!

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por 330i Ver Post
                                                              Tu és dos que fazem a festa e deitam os foguetes?


                                                              ou melhor, fazes a pergunta e a resposta!!!
                                                              Não foi com ironia...não conheço mesmo a "obra". Pode ser da minha ignorância...reconheço.

                                                              Mas repito...qual obra?

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X