Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Ana Rita Pereira, a jovem bombeira que deu a vida pelos outros.

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #61
    Bernardo Figueiredo o Bombeiro do Estoril Que Perdeu a Vida Devido ao Incêndio de TondelaBPS: Bombeiros para sempre

    Que contabilização dramática este ano...

    Comentário


      #62
      Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
      se fosse nos states teria honras "militares", aqui passa ao lado das notícias. dizem algo de 3 minutos e pouco mais.

      mal pagos, injustiçados, esquecidos...
      Perde-se mais tempo a falar de futebol na televisão do que com assuntos que realmente são importantes. Às segundas-feiras a noite é um autêntico doping futebolístico, todos a falarem se foi falta ou não, se foi penalty ou não. Como se isso fosse mudar alguma coisa do jogo que já acabou há mais 24 horas... Poucos são os programas que discutem o problema dos fogos e quando o fazem é só depois de estes terem acontecido.

      Comentário


        #63
        Originalmente Colocado por Lipuro Ver Post
        Desculpa mas o que queres dizer?

        Tu fazes a ideia da quantidade astronómica que os bombeiros têm de formação?
        Tu fazes ideia do dinheiro que custam essas horas?

        Se não fazes ideia, o que me parece ser o caso, ficas a saber que é enorme....

        A realidade dos bombeiros ainda é muito desconhecida pela população em geral.
        Concordo plenamente.

        O meu número mecanográfico data de Outubro de 2001 e o teu?

        Originalmente Colocado por quimbeto Ver Post
        Digam-me uma coisa, vós que pareceis mais entendidos

        Porque é que vai um comandante de Lisboa ou de Leiria, nem sei bem, chefiar as operações de um fogo em tondela? Ele é conhecedor do terreno, meios disponíveis na zona e formas de os coordenar ali?

        Por outro lado, a bombeira que faleceu, era de uma corporação eminentemente urbana. Os bombeiros "citadinos" têm a mesma formação que os bombeiros "campestres", em termos de fogos florestais? Não estarão mais vocacionados para fogos urbanos?

        Dito isto, condolências a todos os familiares dos bombeiros já falecidos este ano e força para os que têm os familiares ainda hospitalizados
        Levantas aí duas velhas e incómodas questões, principalmente a 2ª .

        A primeira não é bem assim como a descreves porque os grandes incêndios são comandados pelo Comandante Nacional ( ou o 2º ou o adjunto), ou pelos Comandantes de Zona (o país foi dividido em 5 zonas diferentes), ou pelos Comandantes Distritais (do distrito afectado ou de um dos adjacentes).Por isso é quase impossível um comandante de uma corporação de LX (por exemplo) ir comandar um fogo a Tondela.

        Os grandes incêndios são comandados com recurso a cartas militares (ou mais recentemente também com software SIG), porque é impossível alguém (sem ser o comandante do bombeiros da zona afectada e mesmo assim...) conhecer o terreno a palmo. Assim cabe ao Comandante de Operações definir uma estratégia de combate, que é posta em prática pelo comandante de combate, tens ainda o comandante de logistica (alimentação, higiene, peças para viaturas...) e ainda podes ter um elemento responsável pela comunicação emitida para os orgãos de comunicação social.
        O cmdt de combate põe a estratégia em prática, informando os chefes de divisão que por sua vez posicionam as suas divisões (constituidas por carros de combate e de abastecimento), informa ainda sapadores florestais, máquinas de rastos e outros equipamentos que estejam a ser usados. para proceder ao combate.

        Pode ainda ser destacado um elemento só para o contacto com os meios aéreos, porque estes não podem actuar de forma descordenada senão dá acidente na certa.

        O que as pessoas não têm a noção é do que se passa num Posto de Comando, a quantidade de informação contraditória que lá chega e a rapidez com que chega nova informação. Cabe ao comandante de operações, com a sua formação e experiência, seleccionar a que acha credível.

        Esta é a forma resumida...

        Quanto à polémica questão dos bombeiros da AML, eu também sou da mesma opinião que os mesmos estão mais vocacionados para os incêndios urbanos. A formação inicial de bombeiro é igual em todo o lado (ou deveria ser), só que tal como em toda a formação na vida esta é apenas uma ferramenta que necessita de ser desenvolvida e posta em prática. Assim, é natural que se um bombeiro passa 90% do seu "tempo de combate" em incêndios urbanos, irá tornar-se bastante mais competente nesta área que nos incêndios florestais.

        Não me vou alongar mais sobre esta questão porque só tendo o real conhecimento de tudo o que se passou poderia opinar acerca das razões do que aconteceu à Ana Rita, e ao Bernardo e a tantos outros. Eu próprio já lá ia ficando, basta uma alteração subita do vento, uma distracção, um problema mecânico...
        Editado pela última vez por Ruie34; 27 August 2013, 09:07.

        Comentário


          #64
          Originalmente Colocado por quimbeto Ver Post
          Mais um jovem valioso que perdeu a vida, dando-a a todos nós...

          Que Deus o guarde, os guarde todos, e que não permita mais nenhuma perda destas pessoas referenciais que também os bombeiros são!

          Que descanse em paz. Condolências a toda a família e amigos.

          Comentário


            #65
            Originalmente Colocado por PeLeve Ver Post
            Mais um jovem valioso que perdeu a vida, dando-a a todos nós...

            Que Deus o guarde, os guarde todos, e que não permita mais nenhuma perda destas pessoas referenciais que também os bombeiros são!

            Que descanse em paz. Condolências a toda a família e amigos.
            Para seres coerente devias abrir um tópico dedicado ao bombeiro que faleceu hoje.

            Comentário


              #66
              Originalmente Colocado por PeLeve Ver Post
              Mais um jovem valioso que perdeu a vida, dando-a a todos nós...

              Que Deus o guarde, os guarde todos, e que não permita mais nenhuma perda destas pessoas referenciais que também os bombeiros são!

              Que descanse em paz. Condolências a toda a família e amigos.
              Bombeiro voluntário e aluno do Técnico, morre com 23 anos... Até tremi.

              Comentário


                #67
                Originalmente Colocado por Hipolito Ver Post
                Para seres coerente devias abrir um tópico dedicado ao bombeiro que faleceu hoje.
                Há assuntos com os quais não se deve ironizar ou ser sarcástico sequer, este é um deles...

                É imensamente triste a contabilidade de perdas de vidas este ano graças aos incêndios...

                Comentário


                  #68
                  Condolências a todos os que perderam alguem na luta diária de dar o maximo de si a auxiliar os outros sem qualquer recompensa, muitas vezes nem um obrigado.



                  Vida forte e jovem para os vivos e recordar em memória os que partiram...

                  VFJ...

                  Comentário


                    #69
                    É pá, mas que se passa este ano???

                    Um bombeiro morto, um queimado e outro desaparecido no incêndio do Caramulo - JN

                    Comentário


                      #70
                      Originalmente Colocado por quimbeto Ver Post

                      Ficamos sem palavras....

                      Comentário


                        #71
                        Actualização...

                        Uma bombeira morta e três feridos graves no incêndio do Caramulo - JN

                        Comentário


                          #72
                          E estão QUATRO bombeiros desaparecidos Espero que seja só uma falha de comunicação entre eles e a restante corporação...

                          Incêndio no Caramulo volta a matar > TVI24

                          Editado pela última vez por Texuga; 29 August 2013, 12:28.

                          Comentário


                            #73
                            Como já alguém disse ou escreveu, o melhor é deixar arder os pastos e a lenha e preocuparmos apenas com os bens materiais, casas e industrias.

                            Comentário


                              #74
                              Nem sei o que dizer, Deus meu...

                              Paz às suas almas.

                              Comentário


                                #75
                                Pé leve posso fazer uma sugestão? Alterar o título para " Ana Rita Pereira e todos outros que deram a vida pelo próximo". (Algo do género )

                                São todos uns HERÓIS. O meu profundo agradecimento a estes grandes Homens e Mulheres

                                Comentário


                                  #76
                                  Mais uma miúda de 21 anos...
                                  Como é possível uma coisa dessas?????

                                  Comentário


                                    #77
                                    Basta!

                                    deixem de enviar meios para floresta que nao cumprir com a legislacao! Deixem arder aquilo que nao e preservado nem cuidado.
                                    É uma dor enorme assistir a este massacre dos bombeiros!

                                    Basta

                                    Comentário


                                      #78
                                      Meu Deus... Isto não pode continuar.
                                      Este pais tem que ajudar esta criança que perdeu a mãe, basta de RSI's e porcarias de gente que nao merece! há que ajudar esta gente agora!!!!

                                      Comentário


                                        #79
                                        É revoltante.

                                        Comentário


                                          #80
                                          Seria fazer apenas defesa de habitacoes e os meios aereos que facam combate na linha da frente.

                                          Nunca entraria numa estrada de acesso unico como de certeza muitas equipas estao a fazer.

                                          Comentário


                                            #81
                                            Originalmente Colocado por mcabral Ver Post
                                            Seria fazer apenas defesa de habitacoes e os meios aereos que facam combate na linha da frente.

                                            Nunca entraria numa estrada de acesso unico como de certeza muitas equipas estao a fazer.
                                            Não dá, alguém tem que consolidar o trabalho dos meios aéreos.

                                            O segredo está em criar uma barreira geográfica que impeça o propagação do incêndio. Esta barreira tem que ser criada através do corte de árvores, contra-fogos e abertura de aceiros largos.

                                            Obviamente que isto não é feito na frente de fogo, tem que se "sacrificar" uma área e criar as barreiras mais atrás.

                                            Infelizmente o gajo que decidisse isto passaria os anos seguintes nos tribunais
                                            Editado pela última vez por Ruie34; 29 August 2013, 13:57. Razão: erro ortográfico

                                            Comentário


                                              #82
                                              Algum ex bombeiro, ou bombeiro aqui do forum me tira uma duvida?
                                              Eu não sou bombeiro, mas da vida militar fiz cursos de evacuação, combate a fogos, tecnicas de manutenção de vida, controlo de panico etc, será que me posso ir oferecer para ajudar os bombeiros naquilo que precisarem? repito não me importo de ir repor ou ir levar lhes agua comida etc será que estão a aceitar pessoas neste momento? Faço o que for preciso.

                                              Comentário


                                                #83
                                                Originalmente Colocado por EDGAARLIVE Ver Post
                                                Algum ex bombeiro, ou bombeiro aqui do forum me tira uma duvida?
                                                Eu não sou bombeiro, mas da vida militar fiz cursos de evacuação, combate a fogos, tecnicas de manutenção de vida, controlo de panico etc, será que me posso ir oferecer para ajudar os bombeiros naquilo que precisarem? repito não me importo de ir repor ou ir levar lhes agua comida etc será que estão a aceitar pessoas neste momento? Faço o que for preciso.
                                                Eu sou...

                                                Hoje em dia não me parece que tenhas grandes hipóteses. É mais facil estares no local "certo" para ajudar a puxar mangueira, que é bem duro...

                                                Em 2003, no Algarve, cheguei a ver um autotanque conduzido por um bombeiro e tripulado por mais dois "civis"

                                                Comentário


                                                  #84
                                                  Originalmente Colocado por EDGAARLIVE Ver Post
                                                  Algum ex bombeiro, ou bombeiro aqui do forum me tira uma duvida?
                                                  Eu não sou bombeiro, mas da vida militar fiz cursos de evacuação, combate a fogos, tecnicas de manutenção de vida, controlo de panico etc, será que me posso ir oferecer para ajudar os bombeiros naquilo que precisarem? repito não me importo de ir repor ou ir levar lhes agua comida etc será que estão a aceitar pessoas neste momento? Faço o que for preciso.
                                                  Se puderes e estiveres perto de algum eles aceitam claro! Mais que não seja como "aguadeiro" levar-lhes agua e comida.
                                                  Não podes é ir para a frente com a agulheta e/ou andar com os camiões, mas puxar mangueiras e assim podes, penso eu...
                                                  Era coisa que gostava de fazer, mesmo não tendo formação, mete-me raiva vê-los assim a defender o que é dos outros e serem ainda maltratados...

                                                  Caso estivesse mais perto e tivesse o tractor do meu avô iria com muito gosto, levava o depósito da cura(com água claro) e já era uma boa ajuda.
                                                  Editado pela última vez por paulo14; 29 August 2013, 14:23.

                                                  Comentário


                                                    #85
                                                    Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                                                    Não dá, alguém tem que consolidar o trabalho dos meios aéreos.

                                                    O segredo está em criar uma barreira geográfica que impeça o propagação do incêndio. Esta barreira tem que ser criada através do corte de árvores, contra-fogos e abertura de aceiros largos.

                                                    Obviamente que isto não é feito na frente de fogo, tem que se "sacrificar" uma área e criar as barreiras mais atrás.

                                                    Infelizmente o gajo que decidisse isto passaria os anos seguintes nos tribunais
                                                    Entao essa consolidacao que seja sempre feita em vias com mais de uma fuga.

                                                    Comentário


                                                      #86
                                                      Esta nova Bombeira que morreu, que descanse em paz e as rápidas melhoras aos restantes!
                                                      O Bombeiro desaparecido já foi encontrado e foi para o Hospital, pelo que ouvi está bem, houveram mais dois que ficaram em choque ao ver a colega queimada...

                                                      Faz-me uma confusão "cá dentro" ver tanta ***** a passar-se num lado todo o ano e muito mais, e estes coitados do outro, cansados, cheios de sede e fome, a defender o que é dos outros ainda são maltratados, outros morrem e outro feridos, só são lembrados no Verão.
                                                      Havia de se deixar arder e só defender casas e outros complementos, tudo o que fosse mata por limpar, deixa arder!!

                                                      Comentário


                                                        #87
                                                        Originalmente Colocado por mcabral Ver Post
                                                        Entao essa consolidacao que seja sempre feita em vias com mais de uma fuga.
                                                        Raramente existe no tipo de terrenos que estão aqui em causa.

                                                        Uma área desmatada assegura a sobrevivência em caso de mudança de vento, por exemplo...

                                                        Comentário


                                                          #88
                                                          Originalmente Colocado por quimbeto Ver Post
                                                          que raiva. para quando uma maior penalização dos incendiários?

                                                          Comentário


                                                            #89
                                                            Originalmente Colocado por Joana1984 Ver Post
                                                            que raiva. para quando uma maior penalização dos incendiários?
                                                            Há que dar prioridade a outras coisas, como os piropos

                                                            Comentário


                                                              #90
                                                              É o que vou fazer, Sabado ja vou a um quartel falar com alguem dos bombeiros.. no que der para ajudar eu vou.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X