A DECO encontrou ilegalidades em cinco marcas de azeite, num universo de 25 analisadas. Uma delas, a "Alfandagh", azeite biológico, assume-se como "azeite virgem extra", mas nem sequer azeite é. O caso foi denunciado à Autoridade para a Segurança Alimentar e Económica (ASAE), que confirmou a fraude, estando agora a decorrer o processo para retirar o produto do mercado.Numa nota às redações, a Deco refere que as análises ao azeite biológico da marca Alfandagh comprovaram "a presença de outros óleos vegetais refinados que não o originário da azeitona".
O estudo encontrou ainda quatro outras marcas de azeite que se apresentam, no rótulo, como "azeite virgem extra", mas não cumprem os requisitos legais para tal. "As marcas Auchan (DOP Moura), É, Grão Mestre e Naturfoods, Azeite Biológico deveriam ser classificadas como azeite virgem apenas", conclui a Deco. Nestes casos, também denunciados pela Deco, "a ASAE aplicará as medidas necessárias para corrigir a informação prestada ao consumidor".
Casos como estes são considerados "inaceitáveis" pela Deco, já que levam o consumidor a pagar mais ao comprar marcas que reclamam qualidades inexistentes. A associação defende o reforço da fiscalização em todo o circuito, desde os lagares aos embaladores, híper e supermercados.
O estudo, publicado na edição de setembro da revista Proteste, classifica as marcas Dia Clássico (Minipreço) e Gallo Clássico como os melhores azeites do teste.
in: JN
O estudo encontrou ainda quatro outras marcas de azeite que se apresentam, no rótulo, como "azeite virgem extra", mas não cumprem os requisitos legais para tal. "As marcas Auchan (DOP Moura), É, Grão Mestre e Naturfoods, Azeite Biológico deveriam ser classificadas como azeite virgem apenas", conclui a Deco. Nestes casos, também denunciados pela Deco, "a ASAE aplicará as medidas necessárias para corrigir a informação prestada ao consumidor".
Casos como estes são considerados "inaceitáveis" pela Deco, já que levam o consumidor a pagar mais ao comprar marcas que reclamam qualidades inexistentes. A associação defende o reforço da fiscalização em todo o circuito, desde os lagares aos embaladores, híper e supermercados.
O estudo, publicado na edição de setembro da revista Proteste, classifica as marcas Dia Clássico (Minipreço) e Gallo Clássico como os melhores azeites do teste.
in: JN
Esta sociedade que procura o sem açúcar, o sem gordura, o light e o biológico, só podia dar nisto...
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