Mudei agora para a tarifa indexada da Plenitude. Deixa lá ver como corre o processo de mudança do comercializador. Para já não está a começar muito bem, porque no site anunciam que é sem fidelização, mas depois o contrato fala em 12 meses...
O que aqui se disse sobre ele foram apenas elogios e pelo menos foi assertivo ao contrário de alguns que só sabem "mandar postas de pescada"
Achas mesmo que é a função dele aqui no forum??
O que aqui se disse sobre ele foram apenas elogios e pelo menos foi assertivo ao contrário de alguns que só sabem "mandar postas de pescada"
Achas mesmo que é a função dele aqui no forum??
Relaxa amigo. Estava a brincar. Continua a elogiar o Jordão.
Como é que conseguem gastar só 162kwh é que eu não sei!!!!
eu se gastar só 500kwh já fico todo contente! lol
NOTA: não tenho gás, é tudo eléctrico
T1, vivo sozinho. Mês sem aquecimento, passei alguns dias fora. E tenho água aquecida por gás. Tudo contribui. Não podemos comparar realidades distintas.
Mudei agora para a tarifa indexada da Plenitude. Deixa lá ver como corre o processo de mudança do comercializador. Para já não está a começar muito bem, porque no site anunciam que é sem fidelização, mas depois o contrato fala em 12 meses...
O contrato de 12 meses é normal. Se vires o contrato do teu comercializador anterior deve indicar o mesmo. Não implica fidelização.
Recebi a 1ª fatura da LUZBOA - BTN SPOTDEF com bi-horário diário, apenas 22 dias, deve ser para acertar a faturação a dia 10.
Tem tantas parcelas, principalmente devido a diferentes taxas de IVA, que tive de fazer uma pequena tabela resumo para melhor perceber:
LUZBOA.png
Não fiquei muito satisfeito, o custo médio do kWh ficou-me a 0,072664, bem acima de várias faturas que os colegas postaram aqui. Estou inclinado a passar para a Ibelectra.
Como já tinha dito, mudei para o plano bi-horário Leve Sem Mais da Repsol, ou seja, a tarifa indexada deles.
No entanto, na primeira fatura tive dificuldade em entender os diversos campos contabilizados, são cinco:
- Termo de Redes Energia F. Vazio;
- Termo de Redes de Energia Vazio;
- Termo de Potência;
- Termo Fixo Acesso às Redes;
- Energia a Preço Indexado.
Vou utilizar como exemplo uma fatura que encontrei na página de Facebook Tarifas Energia Portugal, tem menos complexidade que a minha e como não tem qualquer informação pessoal, creio que o senhor Gomes não se importará.
Podemos utilizar como ponto de partida as tarifas de acesso à rede para 2024 presentes nesta tabela.
Em BTN (<20,7 kVA) quem tem tarifa bi-horária, as horas de vazio custam 0,0092€/kWh e as horas de fora do vazio custam 0,0502€/kWh. No entanto, para a potência contratada de 4,6kVA custa 0,1711€/dia.
Na ficha normalizada da Repsol podemos observar para a potência de 4,6kVA custa 0,2711€/dia.
Enquanto para o cálculo da energia gasta são os campos 1, 2 e 5 e para o cálculo da potência contratada são os campos 3 e 4.
O que se pode resumir na seguinte forma.
- Energia
TAR Fora do Vazio (1)
TAR Vazio (2)
Energia despendida em tarifário indexado (5)
- Potência contratada
Potência Repsol simples (3)
TAR Potência (4)
A explicação para os 0,1€/dia do campo 3 está relacionado com o valor fixo presente na ficha normalizada da Repsol e o valor da TAR. Neste caso o valor da TAR são 0,1711€/dia, enquanto o valor composto da Repsol são 0,2711€/dia. Se subtrairmos um valor ao outro, obtemos os 0,1€/dia presentes na fatura
Agora só para divertimento podemos trocar os vários campos por variáveis.
Energia despendida em fora do vazio - x
Energia despendida em vazio - y
TAR Fora do vazio - a
TAR Vazio - b
TAR Potência - c
Potência Repsol composto - z
Tarifa em indexado - w
Dias contabilizados - d
Energia:
TAR F. Vazio - x*a
TAR Vazio - y*b
Energia despendida em indexado - (x+y)*w
2 meses???
A mim levou 5 dias (agora no início de Maio)....
Acho que a Ibelectra está mais célere agora, em conversa com um amigo que se inscreveu há pouco. Para os que tinham processos antigos é ligar para lá e apertar com eles.
Não consegui obter para o período faturado de uma semana o valor exacto, mas creio que isso pode estar relacionado com o consumo ser variável consoante a hora então o valor médio do preço de mercado para o período apenas nos dá uma aproximação.
Mudança para a Luzboa no final de Março e nada de factura. Na área de cliente idem. Liguei para o número de apoio que me disse que até 60 dias é normal estas situações.
A resposta da Plenitude à questão da dupla cobrança da contribuição audio-visual é que teima em não chegar.
Se eu não cometi nenhuma argolada, acho que já consegui criar a tabela tarifária para o dia de amanhã para quem tem Repsol Leve Sem Mais Bi-horário Diário.
As horas críticas são entre as 20h e as 22h, quando se paga mais pela energia.
Utilizei o valor médio de perdas (14,86%) para o período em análise. Podia ter utilizado o valor médio para cada hora, mas optei não o fazer. Acho que não teria grande implicação nos valores.
A informação foi retirada desta página, o horário é CET, ou seja, conta sempre menos uma hora para o nosso horário. Além que a hora 1 corresponde entre as 00:00 e 01:00 CET.
Mudança para a Luzboa no final de Março e nada de factura. Na área de cliente idem. Liguei para o número de apoio que me disse que até 60 dias é normal estas situações.
A resposta da Plenitude à questão da dupla cobrança da contribuição audio-visual é que teima em não chegar.
Aqui igual(e mais um caso) em que activamos no dia 02/04 na Luzboa e nada de fatura.
Sobre plenitude quase igual, mandei email mas zero resposta. Entretanto já se queixaram da cobrança da última fatura e eu remeti para a falta de resposta são email, que até lá não vai ser pago nada
Mudança para a Luzboa no final de Março e nada de factura. Na área de cliente idem. Liguei para o número de apoio que me disse que até 60 dias é normal estas situações.
A resposta da Plenitude à questão da dupla cobrança da contribuição audio-visual é que teima em não chegar.
Mudei para a Plenitude (indexado) no dia 23/02 e na primeira fatura que recebi no início de abril tinha dois meses da CAV, sendo que no mês de fevereiro só apanhou 7 dias.
Reclamei por email há umas 3 ou 4 semanas. Pouco depois recebi email automático que iam averiguar com outro departamento etc. etc. e hoje finalmente recebi esta resposta:
Estimada/o xxxxxx xxxxxxx
No seguimento do V. contacto para a linha de Atendimento ao Cliente vimos pelo presente meio informar que após análise ao pedido aberto nº xxxxx o departamento responsável informa que a CAV tem um valor fixo mensal de 2,85 euros, acrescido de 6% do Imposto sobre Valor Acrescentado (IVA) impendentemente dos dias de consumo faturados.
Também reclamar por €2 e pouco não vale o trabalho, no entanto a melhor arma é sempre usar a concorrência, e sou capaz de ir para a Ibeletra já que agora dizem que está a ser mais rápida a mudança.
Noutras notas, na 1a fatura de mês completo (a primeira fatura foi referente a 40 dias) paguei €25 de eletricidade e tenho tudo eletríco em casa. Que luxo
Ou seja, aplicando as novas TAR's à minha última fatura verifico um agravamento de +20% no valor final da fatura
Mas ninguém regula isto? Como é que a ERSE aceita/propõe aumentos deste nível??? E como é que o Governo/Oposição não falam dieste agravamento brutal das TAR's?? Qualquer dia, manter uma casa climatizada neste País será apenas para algumas pessoas mais abastadas.
Tem o inconveniente que para ser cliente é necessário tornar-se membro da cooperativa que implica o pagamento de 60 euros.
Por exemplo, eu desconhecia isto. O meu tarifário é horário.
Para que possa tirar o máximo de poupança do tarifário indexado, é importante que o comercializador tenha acesso ao diagrama de carga (ou curva de consumo) do cliente.
De forma a permitir a faturação com base nos seus consumos reais horários, deve autorize o acesso ao seu diagrama de carga (curvas de consumo), no Balcão Digital da E-Redes.
Após entrar na sua área de cliente, selecione “Os meus locais” - “Dados do Local” - “Dar acesso a dados” e selecionar opção “Comercializador – Acesso aos Dados de Energia”. No fim, selecionar o(os) local(ais) pretendidos, confirmar o consentimento e carregar em “Submeter”.
Se esta opção não estiver disponível, então o seu contador ainda não estará integrado na rede inteligente, pelo que ainda não é possível ter acesso, para este CPE, aos seus dados de consumo reais de 15 em 15 minutos.
Para mais esclarecimentos sobre esta situação, deve contactar a E-Redes.
Passei de Plenitude com 25% desconto para Repsol indexado. No meu caso acho que vai compensar por causa dos descontos adicionais do combustível (já sou cliente Repsol e aquilo dá 4c / litro a descontar na fatura) + uns pontos que dá para trocar por vales de 5€.
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