Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Qual é o teu fornecedor de energia (electricidade/gás)? Estás satisfeito?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Como é que conseguem gastar só 162kwh é que eu não sei!!!!

    eu se gastar só 500kwh já fico todo contente! lol

    NOTA: não tenho gás, é tudo eléctrico

    Comentário


      Originalmente Colocado por Drifting Ver Post
      Como é que conseguem gastar só 162kwh é que eu não sei!!!!

      eu se gastar só 500kwh já fico todo contente! lol

      NOTA: não tenho gás, é tudo eléctrico
      tudo depende do conforto e do tamanho da casa e claro como se fazem as AQS

      Comentário


        Originalmente Colocado por Drifting Ver Post
        Como é que conseguem gastar só 162kwh é que eu não sei!!!!

        eu se gastar só 500kwh já fico todo contente! lol

        NOTA: não tenho gás, é tudo eléctrico
        Solteiro? Família de 4?
        Só isso já faz uma bela diferença....
        E depois se há gás ou se é tudo eletrico....

        Comentário


          Mudei agora para a tarifa indexada da Plenitude. Deixa lá ver como corre o processo de mudança do comercializador. Para já não está a começar muito bem, porque no site anunciam que é sem fidelização, mas depois o contrato fala em 12 meses...

          Comentário


            Originalmente Colocado por 0bservador Ver Post

            Concordo. Já chega de bajular o Jordão.

            O homem está só a fazer a sua função
            .


            No meu caso informo-te que nunca fui bajulador!!

            O que aqui se disse sobre ele foram apenas elogios e pelo menos foi assertivo ao contrário de alguns que só sabem "mandar postas de pescada"

            Achas mesmo que é a função dele aqui no forum??

            Comentário


              Originalmente Colocado por Snake1 Ver Post

              No meu caso informo-te que nunca fui bajulador!!

              O que aqui se disse sobre ele foram apenas elogios e pelo menos foi assertivo ao contrário de alguns que só sabem "mandar postas de pescada"

              Achas mesmo que é a função dele aqui no forum??
              Relaxa amigo. Estava a brincar. Continua a elogiar o Jordão.

              Comentário


                O que tu queres sei eu..conversa da treta

                Comentário


                  Originalmente Colocado por Drifting Ver Post
                  Como é que conseguem gastar só 162kwh é que eu não sei!!!!

                  eu se gastar só 500kwh já fico todo contente! lol

                  NOTA: não tenho gás, é tudo eléctrico
                  T1, vivo sozinho. Mês sem aquecimento, passei alguns dias fora. E tenho água aquecida por gás. Tudo contribui. Não podemos comparar realidades distintas.

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por Irascivel Ver Post
                    Mudei agora para a tarifa indexada da Plenitude. Deixa lá ver como corre o processo de mudança do comercializador. Para já não está a começar muito bem, porque no site anunciam que é sem fidelização, mas depois o contrato fala em 12 meses...
                    O contrato de 12 meses é normal. Se vires o contrato do teu comercializador anterior deve indicar o mesmo. Não implica fidelização.

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por Drifting Ver Post
                      Como é que conseguem gastar só 162kwh é que eu não sei!!!!

                      eu se gastar só 500kwh já fico todo contente! lol

                      NOTA: não tenho gás, é tudo eléctrico
                      2 pessoas aqui, 130 KWh/mês nos piores meses de inverno com aquecedores... De resto anda sempre perto da casa dos 100 Kwh/mês

                      Comentário


                        Recebi a 1ª fatura da LUZBOA - BTN SPOTDEF com bi-horário diário, apenas 22 dias, deve ser para acertar a faturação a dia 10.

                        Tem tantas parcelas, principalmente devido a diferentes taxas de IVA, que tive de fazer uma pequena tabela resumo para melhor perceber:

                        LUZBOA.png
                        Não fiquei muito satisfeito, o custo médio do kWh ficou-me a 0,072664, bem acima de várias faturas que os colegas postaram aqui. Estou inclinado a passar para a Ibelectra.

                        Comentário


                          Tenho andado preocupado com outras coisas da vida e acabei por deixar andar a situação da Ibelectra...

                          Portanto até agora nada já passaram uns dois meses.

                          Tenho ainda a Plenitude 25%, devo aguardar por Junho ou escolho outro operador no indexado?

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por jpcfc Ver Post

                            Luzboa de Março (SpotBTN)- de 11/03 a 10/04

                            Potência contratada - 6,9Kva
                            Bi-horário ciclo semanal

                            Energia- 716Kw - 39,63 euros
                            Potência - 11,68 euros
                            Impostos e taxas- 14,67 euros​

                            Total - 65,98 euros
                            Luzboa de Abril (SpotBTN)- de 11/04 a 10/05

                            Potência contratada - 6,9Kva
                            Bi-horário ciclo semanal

                            Energia- 706Kw - 41,21 euros
                            Potência - 11,30 euros
                            Impostos e taxas- 14,77 euros​

                            Total - 67,28 euros​

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por joliveira33 Ver Post
                              Tenho andado preocupado com outras coisas da vida e acabei por deixar andar a situação da Ibelectra...

                              Portanto até agora nada já passaram uns dois meses.

                              Tenho ainda a Plenitude 25%, devo aguardar por Junho ou escolho outro operador no indexado?
                              2 meses???
                              A mim levou 5 dias (agora no início de Maio)....

                              Comentário


                                Como já tinha dito, mudei para o plano bi-horário Leve Sem Mais da Repsol, ou seja, a tarifa indexada deles.

                                No entanto, na primeira fatura tive dificuldade em entender os diversos campos contabilizados, são cinco:

                                - Termo de Redes Energia F. Vazio;
                                - Termo de Redes de Energia Vazio;
                                - Termo de Potência;
                                - Termo Fixo Acesso às Redes;
                                - Energia a Preço Indexado.

                                Vou utilizar como exemplo uma fatura que encontrei na página de Facebook Tarifas Energia Portugal, tem menos complexidade que a minha e como não tem qualquer informação pessoal, creio que o senhor Gomes não se importará.

                                Podemos utilizar como ponto de partida as tarifas de acesso à rede para 2024 presentes nesta tabela.

                                https://irp.cdn-website.com/c3bf49ba...TAR%202024.pdf

                                Em BTN (<20,7 kVA) quem tem tarifa bi-horária, as horas de vazio custam 0,0092€/kWh e as horas de fora do vazio custam 0,0502€/kWh. No entanto, para a potência contratada de 4,6kVA custa 0,1711€/dia.

                                Na ficha normalizada da Repsol podemos observar para a potência de 4,6kVA custa 0,2711€/dia.

                                https://www.repsol.pt/content/dam/re...0501_Geral.pdf

                                Então agora chegamos à fatura propriamente dita.

                                Os campos 1, 2 e 4 correspondem à TAR.

                                Enquanto para o cálculo da energia gasta são os campos 1, 2 e 5 e para o cálculo da potência contratada são os campos 3 e 4.



                                O que se pode resumir na seguinte forma.

                                - Energia

                                TAR Fora do Vazio (1)
                                TAR Vazio (2)

                                Energia despendida em tarifário indexado (5)

                                - Potência contratada

                                Potência Repsol simples (3)

                                TAR Potência (4)

                                A explicação para os 0,1€/dia do campo 3 está relacionado com o valor fixo presente na ficha normalizada da Repsol e o valor da TAR. Neste caso o valor da TAR são 0,1711€/dia, enquanto o valor composto da Repsol são 0,2711€/dia. Se subtrairmos um valor ao outro, obtemos os 0,1€/dia presentes na fatura


                                Agora só para divertimento podemos trocar os vários campos por variáveis.

                                Energia despendida em fora do vazio - x
                                Energia despendida em vazio - y

                                TAR Fora do vazio - a
                                TAR Vazio - b
                                TAR Potência - c

                                Potência Repsol composto - z
                                Tarifa em indexado - w

                                Dias contabilizados - d


                                Energia:
                                TAR F. Vazio - x*a
                                TAR Vazio - y*b
                                Energia despendida em indexado - (x+y)*w

                                x*(a+w) + y*(b+w)

                                Exemplo
                                156*(0,0502+0,024809)+176*(0,0092+0,024809)

                                Potência:
                                TAR Potência - d*c
                                Potência Repsol simples - d*(z-c)

                                d*z

                                Exemplo
                                31*0,2711

                                Editado pela última vez por nferrari; 14 May 2024, 16:25.

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por Joseba Ver Post

                                  2 meses???
                                  A mim levou 5 dias (agora no início de Maio)....
                                  Acho que a Ibelectra está mais célere agora, em conversa com um amigo que se inscreveu há pouco. Para os que tinham processos antigos é ligar para lá e apertar com eles.

                                  Comentário




                                    Queria calcular o valor da minha tarifa no regime indexado para a Repsol.

                                    No entanto, há uma parcela que não era dada na fórmula, as perdas.

                                    A partir deste vídeo creio que consegui calcular já para este ano de 2024 com a informação acessível nesta página.

                                    https://www.erse.pt/atividade/regula...interligacoes/

                                    Não consegui obter para o período faturado de uma semana o valor exacto, mas creio que isso pode estar relacionado com o consumo ser variável consoante a hora então o valor médio do preço de mercado para o período apenas nos dá uma aproximação.

                                    Segue o documento Excel para utilização pública.

                                    https://docs.google.com/spreadsheets...f=true&sd=true

                                    O valor médio de perdas para 2024 é de 16,0365.
                                    Editado pela última vez por nferrari; 15 May 2024, 15:10.

                                    Comentário


                                      Mudança para a Luzboa no final de Março e nada de factura. Na área de cliente idem. Liguei para o número de apoio que me disse que até 60 dias é normal estas situações.

                                      A resposta da Plenitude à questão da dupla cobrança da contribuição audio-visual é que teima em não chegar.

                                      Comentário


                                        Se eu não cometi nenhuma argolada, acho que já consegui criar a tabela tarifária para o dia de amanhã para quem tem Repsol Leve Sem Mais Bi-horário Diário.

                                        https://docs.google.com/spreadsheets...f=true&sd=true

                                        As horas críticas são entre as 20h e as 22h, quando se paga mais pela energia.

                                        Utilizei o valor médio de perdas (14,86%) para o período em análise. Podia ter utilizado o valor médio para cada hora, mas optei não o fazer. Acho que não teria grande implicação nos valores.

                                        A informação foi retirada desta página, o horário é CET, ou seja, conta sempre menos uma hora para o nosso horário. Além que a hora 1 corresponde entre as 00:00 e 01:00 CET.

                                        https://www.omie.es/pt/market-result...y-hourly-price
                                        Editado pela última vez por nferrari; 15 May 2024, 16:58.

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                          Mudança para a Luzboa no final de Março e nada de factura. Na área de cliente idem. Liguei para o número de apoio que me disse que até 60 dias é normal estas situações.

                                          A resposta da Plenitude à questão da dupla cobrança da contribuição audio-visual é que teima em não chegar.
                                          Aqui igual(e mais um caso) em que activamos no dia 02/04 na Luzboa e nada de fatura.

                                          Sobre plenitude quase igual, mandei email mas zero resposta. Entretanto já se queixaram da cobrança da última fatura e eu remeti para a falta de resposta são email, que até lá não vai ser pago nada

                                          Enviado do meu KB2003 através do Tapatalk

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                            Mudança para a Luzboa no final de Março e nada de factura. Na área de cliente idem. Liguei para o número de apoio que me disse que até 60 dias é normal estas situações.

                                            A resposta da Plenitude à questão da dupla cobrança da contribuição audio-visual é que teima em não chegar.
                                            Mudei para a Plenitude (indexado) no dia 23/02 e na primeira fatura que recebi no início de abril tinha dois meses da CAV, sendo que no mês de fevereiro só apanhou 7 dias.

                                            Reclamei por email há umas 3 ou 4 semanas. Pouco depois recebi email automático que iam averiguar com outro departamento etc. etc. e hoje finalmente recebi esta resposta:

                                            Estimada/o xxxxxx xxxxxxx

                                            No seguimento do V. contacto para a linha de Atendimento ao Cliente vimos pelo presente meio informar que após análise ao pedido aberto nº xxxxx o departamento responsável informa que a CAV tem um valor fixo mensal de 2,85 euros, acrescido de 6% do Imposto sobre Valor Acrescentado (IVA) impendentemente dos dias de consumo faturados.​





                                            Também reclamar por €2 e pouco não vale o trabalho, no entanto a melhor arma é sempre usar a concorrência, e sou capaz de ir para a Ibeletra já que agora dizem que está a ser mais rápida a mudança.



                                            Noutras notas, na 1a fatura de mês completo (a primeira fatura foi referente a 40 dias) paguei €25 de eletricidade e tenho tudo eletríco em casa. Que luxo

                                            Comentário


                                              Novas TAR e comparação com as atuais

                                              Autoria: Óscar Felgueiras (o do Excel, que na 6a feira deve estar atualizado)

                                              image.png

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por JRJordao Ver Post
                                                Novas TAR e comparação com as atuais

                                                Autoria: Óscar Felgueiras (o do Excel, que na 6a feira deve estar atualizado)

                                                image.png
                                                É uma loucura este aumento das TAR's

                                                Ou seja, aplicando as novas TAR's à minha última fatura verifico um agravamento de +20% no valor final da fatura

                                                Mas ninguém regula isto? Como é que a ERSE aceita/propõe aumentos deste nível??? E como é que o Governo/Oposição não falam dieste agravamento brutal das TAR's?? Qualquer dia, manter uma casa climatizada neste País será apenas para algumas pessoas mais abastadas.

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por Joseba Ver Post

                                                  2 meses???
                                                  A mim levou 5 dias (agora no início de Maio)....
                                                  o quê ?!

                                                  estás a dizer que tinhas Plenitude 25% de desconto e mudaste logo outra vez ?

                                                  eu estou nesse plano da plenitude 25%

                                                  e sinceramente não sei o que fazer, isto está sempre tudo a mudar

                                                  parece que os indexados são os melhores agora

                                                  estou como o Joseba, vale a pena mudar ? e para onde ?

                                                  completamente baralhado aqui, parece que um gajo tem que seguir isto ( as tendências do mercado ) dia a dia, e um gajo não tem tempo para isso

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por Altar Ver Post

                                                    o quê ?!

                                                    estás a dizer que tinhas Plenitude 25% de desconto e mudaste logo outra vez ?

                                                    eu estou nesse plano da plenitude 25%

                                                    e sinceramente não sei o que fazer, isto está sempre tudo a mudar

                                                    parece que os indexados são os melhores agora

                                                    estou como o Joseba, vale a pena mudar ? e para onde ?

                                                    completamente baralhado aqui, parece que um gajo tem que seguir isto ( as tendências do mercado ) dia a dia, e um gajo não tem tempo para isso
                                                    Não...
                                                    Estou a dizer que agora no início de Maio a mudança para a Ibelectra levou apenas 5 dias....

                                                    No início do ano estive na Iberdrola com o desconto de amigo, quando acabou fui para a Luzboa e depois para a Ibelectra....

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por Joseba Ver Post

                                                      Não...
                                                      Estou a dizer que agora no início de Maio a mudança para a Ibelectra levou apenas 5 dias....

                                                      No início do ano estive na Iberdrola com o desconto de amigo, quando acabou fui para a Luzboa e depois para a Ibelectra....

                                                      e como te estás a dar na Ibelectra ?!

                                                      notastes poupanças ?

                                                      eu não sei se prorrogo o prazo até ao fim do ano na Plenitude 25%, ou se mudo já para o indexado...

                                                      muda tudo tão rápido

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por Altar Ver Post


                                                        e como te estás a dar na Ibelectra ?!

                                                        notastes poupanças ?

                                                        eu não sei se prorrogo o prazo até ao fim do ano na Plenitude 25%, ou se mudo já para o indexado...

                                                        muda tudo tão rápido
                                                        Nestas últimas semanas nada bate o indexado.
                                                        E dentrro do indexado a Ibelectra é a mais barata...

                                                        Comentário


                                                          A Coopérnico em matéria de informação disponibilizada ao cliente dá 15 a 0 à Repsol.

                                                          https://www.coopernico.org/files/doc...o_Indexado.pdf

                                                          Tem o inconveniente que para ser cliente é necessário tornar-se membro da cooperativa que implica o pagamento de 60 euros.

                                                          Por exemplo, eu desconhecia isto. O meu tarifário é horário.

                                                          Para que possa tirar o máximo de poupança do tarifário indexado, é importante que o comercializador tenha acesso ao diagrama de carga (ou curva de consumo) do cliente.

                                                          De forma a permitir a faturação com base nos seus consumos reais horários, deve autorize o acesso ao seu diagrama de carga (curvas de consumo), no Balcão Digital da E-Redes.

                                                          Após entrar na sua área de cliente, selecione “Os meus locais” - “Dados do Local” - “Dar acesso a dados” e selecionar opção “Comercializador – Acesso aos Dados de Energia”. No fim, selecionar o(os) local(ais) pretendidos, confirmar o consentimento e carregar em “Submeter”.

                                                          Se esta opção não estiver disponível, então o seu contador ainda não estará integrado na rede inteligente, pelo que ainda não é possível ter acesso, para este CPE, aos seus dados de consumo reais de 15 em 15 minutos.

                                                          Para mais esclarecimentos sobre esta situação, deve contactar a E-Redes.​
                                                          https://www.coopernico.org/faq

                                                          Edit: Afinal também têm esta informação. Não está tão visível.

                                                          https://www.repsol.pt/particulares/a...argas-o-que-e/


                                                          ​​​​​​
                                                          Também já percebi porque não consegui calcular a minha tarifa, foi aplicado um perfil de consumo. Neste caso o BTN C.
                                                          Editado pela última vez por nferrari; 16 May 2024, 02:10.

                                                          Comentário


                                                            Passei de Plenitude com 25% desconto para Repsol indexado. No meu caso acho que vai compensar por causa dos descontos adicionais do combustível (já sou cliente Repsol e aquilo dá 4c / litro a descontar na fatura) + uns pontos que dá para trocar por vales de 5€.

                                                            Vamos lá ver como funciona.

                                                            Comentário


                                                              Dou uns 15 dias para este tópico animar bastante.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X