Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Aos Entendidos...........Como tirar o 12º ano em pouco tempo.

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Originalmente Colocado por ottogti Ver Post
    Percebo onde queres chegar. Realmente há um abuso e chegam a ser ridículas as exigências de habilitações para certas actividades. Mas isso é outra questão, que a concertação social pode ou não resolver, a bem de muitos trabalhadores.

    Mas o que falas já existiu há bem pouco tempo , com o nome de Novas Oportunidades, e o resultado foi o visto. De que vale passar a ter um papel que certifica esse nível de escolaridade, se não se aprendeu peva? Então mas o que se pode ensinar em seis meses? Não nos esqueçamos que é um nível de ensino generalista, que pode e deve abrir janelas.

    Voltando à questão que mencionei, sim, acho ridículo que por exemplo para estafeta ou distribuidor ou condutor de veículo de mercadorias exijam o 12º ano.

    Mas desvirtuar e prostituir o ensino, também não aceito.

    Acho ridiculo e pedirem 12º(ou pelo menos fazerem o filtro por ai) para repositor de supermercado.

    O problema mesmo,é o 12º,porque trabalhar,trabalho em tudo.O que eu(não)queria era no momento da seleção e entrevista o meu CV fosse botado de lado,por uns recem trabalhadores com o 12º,que entraram no mercado trabalho á meia duzia de meses.
    Editado pela última vez por andrepinto; 20 November 2013, 21:16.

    Comentário


      #32
      Originalmente Colocado por 500c Ver Post
      Tira uma formação profissional de nível 4 que te dê equivalência ao 12º ano e numa área em que aprendas uma profissão de preferência com procura. Acho que até te dão bolsa de formação. Ter o 12.º ano só por ter não te vai servir de nada. Tens de te destacar e aprender algo mais que os outros.
      Ya.....aprender uma profissão com um 12º falso. País das aparências.

      Como disseram acima, até pode aprender profissão, mas que não chamem aquilo 12º ano.

      Comentário


        #33
        Há uns anos atrás recordo-me de pessoas conhecidas me falarem que com o 12º ano era muito complicado arranjar trabalho, quanto mais com o 9º... Hoje em dia te safas com cunhas, ou então provando que és bom trabalhador

        Comentário


          #34
          Originalmente Colocado por andrepinto Ver Post
          Claro que o Otto,poderá ter razão,estudar e trabalhar.

          Mas na escola explicaram que se arranja-se trabalho,tinha que abandonar(coisa que eles não gostavam muito)

          Como tinha que andar no meio dos miudos de 16/17 anos.
          Qual é o teu problema com os putos de 16/17 anos?
          Vergonha?

          Vergonha é não querer estudar. Se tu queres estudar não tens nada
          que ter vergonha.

          Vai estudar à noite. Te garanto que marca mais pontos em entrevistas
          quem está a estudar, do que quem diz ter a escolaridade X. E aí vais
          queixar-te é de estar com cotas de 50 anos.

          Portanto, das duas uma:
          - ficas no curso e procuras trabalho para o turno da noite.
          - vais estudar à noite e procuras trabalho para o turno do dia.

          Comentário


            #35
            Procura um CET, geralmente são 1 ano ou 1 ano e 1/2, tens equivalência ao 12º e um curso nivel 5, não sei é se podes ingressar assim, e nesta altura não se se ainda abrirão alguns...
            Eu estou a fazer um, e como é tarde/noite há malta que trabalha, e um deles que teve das melhores notas já deve ter o dobro da minha idade, e não é assim tão fácil, muita da matéria já é do 1º ano de Eng. Civil, ou seja o que é preciso é força de vontade
            Editado pela última vez por paulo14; 20 November 2013, 23:12.

            Comentário


              #36
              Eu se estivesse no lugar do André começaria por tirar o 12º através de um curso técnico qualquer que gostasse, onde aprendesse efectivamente alguma coisa que me pudesse ser útil e depois tentava arranjar emprego com o que tinha e, ao mesmo tempo, entrar na universidade num curso com saída no regime > 23 anos.

              Comentário


                #37
                Originalmente Colocado por tito23 Ver Post
                Verdade seja dita, do que aprendeste no 10º, 11º e 12º anos, que percentagem te serviu para alguma coisa?

                20%?
                Do que aprendeste na universidade, que percentagem te serviu para alguma coisa?
                10%?

                O que se aprende no ensino normal não é uma ferramenta para fazer.
                É uma ferramenta para aprender.

                Dos meus colegas acabados de sair da universidade, o que me dá mais gozo é quando
                um deles pensa saber muito por ter acabado o curso. A realidade é que sabe... nada.
                O que ele sabe da universidade é o que é necessário para começar a aprender.

                E quem pensa que pode começar a trabalhar, e que nunca mais tem de estudar na vida,
                então vai ter uma vida profissional muito triste. A vida passa-se a estudar, a aprender.

                Comentário


                  #38
                  Originalmente Colocado por ottogti Ver Post
                  (...)
                  Voltando à questão que mencionei, sim, acho ridículo que por exemplo para estafeta ou distribuidor ou condutor de veículo de mercadorias exijam o 12º ano.
                  (...)
                  Não acho nada ridículo.
                  Há muita procura de emprego, por isso é natural que procurem filtrar.
                  O que preferes:
                  - contratar um estafeta que saibas que possa evoluir para outras responsabilidades?
                  - contratar um estafeta que não podes passar a efectivo porque dificilmente será outra coisa?

                  Comentário


                    #39
                    Ha aqui muito falar sem saber, a maioria das pessoas que tira equivalencia ao 12º à noite, nao sao jovens, sao pessoas que precisam do 12º para subir de posto de trabalho ou para arranjarem mesmo trabalho, e trabalho esse que pedirem o 12º nao passa de um proforme, ja que o conta é a experiencia e o saber fazer, portanto, acho muito bem que haja Novas Oportunidades, porque o que nao falta sao pessoas com imensa experiencia e saber que podiam facilmente subir de posto (e desempenhar a tarefa excepcionalmente) no seu emprego e isso nao acontece porque simplesmente nao têm o 12º.

                    Para desempregados é o mesmo, muitas vezes nao sao chamados para empregos porque nao tem o 12º e isso nao influencia em nada o desempenho do emprego.

                    Temos de contextualizar as coisas, acho muito bem que apliquem a obrigatoriedade de tirar o 12º, mas tambem acho muito bem que se dê oportunidade a quem nao tirou o 12º de o fazer, e obviamente uma pessoa com 40-50 anos nao tem nem pode ter o mesmo 12º que um jovem com 16, isto a mim parece-me logico.


                    Andre tens varias hipoteses:

                    - Se queres tirar o 12º rapido tens os cursos EFA's (Educaçao e Formaçao para Adultos), se precisas de o certificado com o ensino secundario completo e nao queres perder tempo a tirar.
                    - Tirar um curso de nivel 4.

                    Olha, vi que es da Maia, ha ai um centro de formaçao na area de reparaçao automovel chamado de Cepra, tem la um curso para desempregados de electricidade e electronica automovel, aconselho a veres os programas que eles têm para formaçao a desempregados. Na Maia nao sei, mas no Prior Velho tem la formaçao nivel 4 para Mecatronicos com equivalencia ao 12º.

                    Eu estou a tirar um Curso no Cepra do Prior Velho, apesar da escola da Maia ser mais limitada a nivel de material e instalaçoes, é um excelente centro de formaçao e que abre muitas portas.


                    Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                    Ya.....aprender uma profissão com um 12º falso. País das aparências.

                    Como disseram acima, até pode aprender profissão, mas que não chamem aquilo 12º ano.
                    O essencial de um curso que o 500c mencionou é isso... afinal, o objectivo de estudar nao é depois ter conhecimento avançado em determinada area e trabalho nessa area?

                    Exemplo de um Mecatronico, que ganha ele fazer o 12 (completo)? Tudo o que ele precisa de saber para a area que quer ingressar esta num curso de nivel 4. E olha, conheço varios mecatronicos que depois do curso tirado foram para o ensino superior e tiveram excelentes notas, porque? Ja tinham um conhecimento bastante mais avançado sobre a materia que é dada em Engenharia Mecanica ou Automovel ao contrario de quem fez o 12º por vias normais.

                    Ha profissoes, principalmente as que envolvem muita mao-de-obra, que a materia dada é muita do 12º mas aplicada na area, um Mecatronico por exemplo leva com muita matematica e quimica que é dada no 12º e que é precisa para o saber daquela area em concreto.

                    Para alem disso, a possibilidade de empregabilidade com um curso destes é bem maior, principalmente porque ha garantia (depende de onde se tira o curso, verdade seja dita) de estagio, e isso é muito bom para o curriculo e para a experiencia.

                    Comentário


                      #40
                      Vamos lá ao cerne da questão. O que vale para ti?

                      - Pessoas? Desculpa que te diga, mas as pessoas morrem. É assim mesmo. Dá-lhes tudo quanto puderes, enquanto puderes, aproveita cada minuto... mas vais perdê-las em algum momento.
                      - Carros ou outros bens materiais? Desvalorizam, roubas, estragas, perdes, deixam de servir... Enfim, tudo fica dito.

                      Eu digo-te aquilo que ninguém te tira. CONHECIMENTO. Conheço gente com cursos superiores que se zangaram com o mundo e hoje são sem-abrigos. Ninguém lhes tira aquilo que eles sabem. Mesmo que tenhas uma amnésia ou uma doença mental grave (*bate na madeira*), não vais ter pena do que não sabes porque não sabes o quanto sabias.

                      Resumindo: TIRA O CURSO À NOITE. Vais descobrir que saber coisas é o maior bem-estar que te podem dar. E podes-te agarrar nisso com unhas e dentes, podes mesmo confiar a 100%, porque nada te vai fazer perder aquilo que obtiveste. E vais usar isso todos os dias.

                      Dedica-te. Empenha-te.

                      VAI!








                      Editado pela última vez por ; 20 November 2013, 23:48.

                      Comentário


                        #41
                        Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                        Não acho nada ridículo.
                        Há muita procura de emprego, por isso é natural que procurem filtrar.
                        O que preferes:
                        - contratar um estafeta que saibas que possa evoluir para outras responsabilidades?
                        - contratar um estafeta que não podes passar a efectivo porque dificilmente será outra coisa?
                        Se essas hipóteses se colocassem, concordaria contigo. Mas como sabes, não é o panorama actual. Uma empresa precisa de um estafeta ou de um repositor, pede a uma empresa de trabalho temporário. Ou mesmo que contrate, é para aquilo e aquilo mesmo, na maior parte das vezes.

                        Que seja usado como filtro, aceito sem reservas. Parece que me estou a contradizer mas não é bem a mesma coisa.

                        Comentário


                          #42
                          Originalmente Colocado por Drifter Ver Post
                          Ha aqui muito falar sem saber, a maioria das pessoas que tira equivalencia ao 12º à noite, nao sao jovens, sao pessoas que precisam do 12º para subir de posto de trabalho ou para arranjarem mesmo trabalho, e trabalho esse que pedirem o 12º nao passa de um proforme, ja que o conta é a experiencia e o saber fazer, portanto, acho muito bem que haja Novas Oportunidades, porque o que nao falta sao pessoas com imensa experiencia e saber que podiam facilmente subir de posto (e desempenhar a tarefa excepcionalmente) no seu emprego e isso nao acontece porque simplesmente nao têm o 12º.

                          Para desempregados é o mesmo, muitas vezes nao sao chamados para empregos porque nao tem o 12º e isso nao influencia em nada o desempenho do emprego. (...)
                          Isso pode e deve ser feito por outra via, algo como um certificado de aptidão profissional, por exemplo. Um documento que prove a aptidão de determinada pessoa para funções específicas.

                          Se grande parte dos finalistas do secundário não sabe alinhavar uma frase sequer, o que esperar dos outros...Como o Nuno156 disse, e algures lá para trás eu também já tinha dito por outras palavras, não podemos olhar para um nível de ensino como um fim em si, mas antes um meio. É um meio que permite aprender mais. Que permite evoluir. Que permite adquirir novas competências com relativa facilidade.

                          Caso contrário voltamos ao tempo em que um tipo só conseguia fazer uma esquadria simulando um triângulo com lados de 3,4 e 5 metros. Se lhe dessem duas medidas diferentes, estava o caldo entornado.

                          Comentário


                            #43
                            Originalmente Colocado por Drifter Ver Post
                            Ha aqui muito falar sem saber, a maioria das pessoas que tira equivalencia ao 12º à noite, nao sao jovens, sao pessoas que precisam do 12º para subir de posto de trabalho ou para arranjarem mesmo trabalho, e trabalho esse que pedirem o 12º nao passa de um proforme, ja que o conta é a experiencia e o saber fazer, portanto, acho muito bem que haja Novas Oportunidades, porque o que nao falta sao pessoas com imensa experiencia e saber que podiam facilmente subir de posto (e desempenhar a tarefa excepcionalmente) no seu emprego e isso nao acontece porque simplesmente nao têm o 12º.

                            Para desempregados é o mesmo, muitas vezes nao sao chamados para empregos porque nao tem o 12º e isso nao influencia em nada o desempenho do emprego.

                            Temos de contextualizar as coisas, acho muito bem que apliquem a obrigatoriedade de tirar o 12º, mas tambem acho muito bem que se dê oportunidade a quem nao tirou o 12º de o fazer, e obviamente uma pessoa com 40-50 anos nao tem nem pode ter o mesmo 12º que um jovem com 16, isto a mim parece-me logico.


                            Andre tens varias hipoteses:

                            - Se queres tirar o 12º rapido tens os cursos EFA's (Educaçao e Formaçao para Adultos), se precisas de o certificado com o ensino secundario completo e nao queres perder tempo a tirar.
                            - Tirar um curso de nivel 4.

                            Olha, vi que es da Maia, ha ai um centro de formaçao na area de reparaçao automovel chamado de Cepra, tem la um curso para desempregados de electricidade e electronica automovel, aconselho a veres os programas que eles têm para formaçao a desempregados. Na Maia nao sei, mas no Prior Velho tem la formaçao nivel 4 para Mecatronicos com equivalencia ao 12º.

                            Eu estou a tirar um Curso no Cepra do Prior Velho, apesar da escola da Maia ser mais limitada a nivel de material e instalaçoes, é um excelente centro de formaçao e que abre muitas portas.




                            O essencial de um curso que o 500c mencionou é isso... afinal, o objectivo de estudar nao é depois ter conhecimento avançado em determinada area e trabalho nessa area?

                            Exemplo de um Mecatronico, que ganha ele fazer o 12 (completo)? Tudo o que ele precisa de saber para a area que quer ingressar esta num curso de nivel 4. E olha, conheço varios mecatronicos que depois do curso tirado foram para o ensino superior e tiveram excelentes notas, porque? Ja tinham um conhecimento bastante mais avançado sobre a materia que é dada em Engenharia Mecanica ou Automovel ao contrario de quem fez o 12º por vias normais.

                            Ha profissoes, principalmente as que envolvem muita mao-de-obra, que a materia dada é muita do 12º mas aplicada na area, um Mecatronico por exemplo leva com muita matematica e quimica que é dada no 12º e que é precisa para o saber daquela area em concreto.

                            Para alem disso, a possibilidade de empregabilidade com um curso destes é bem maior, principalmente porque ha garantia (depende de onde se tira o curso, verdade seja dita) de estagio, e isso é muito bom para o curriculo e para a experiencia.
                            As empresas devem aproveitar a pessoa pelo seu comportamento e conhecimento, não pela escolaridade.

                            Entregar 12º anos só porque sim é ridiculo.

                            A pessoa pode saber trabalhar e as empresas deviam aproveitar isso mesmo que tivesse apenas a 4ª classe.

                            Agora o 12º ano é o 12º ano, e quem tem isso das novas oportunidades simplesmente não passa do papel porque na realidade não é o 12º , já que o secundário é um sitio onde se aprende muita coisa, que pode não servir para serralheiro mas o conhecimento só faz bem às pessoas.

                            Comentário


                              #44
                              Originalmente Colocado por andrepinto Ver Post
                              ...
                              A escola era uma tecnica/tecnologica.
                              E uma secundária normal, não tem?
                              É que na minha área há uma profissional e a secundária pública.
                              A profissional tem (ou tinha) acordo com o IEFP para quem andava no IEFP. Mas não sei se tem efectivamente ensino secundário por módulos (que é do que trata o tópico e o autor).
                              A secundária, lá, funciona como já te disse.
                              Mas se tens vontade mesmo de tirar o 12.º é só uma questão de procurar bem. As escolas têm site e lá têm os contactos. É começar na 1.ª pública e acabar na última privada da área de residência.
                              Alguma delas deve ter essa componente.
                              Originalmente Colocado por zMax Ver Post
                              Tirar um curso superior numa área que se gosta, em que já trabalhou? Se houver motivação, empenho e a capacidade de não desistir às primeiras dificuldades, que certamente irão existir, sim tem arcaboiço.
                              Por isso é que há os CET's

                              Comentário


                                #45
                                Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                A pessoa pode saber trabalhar e as empresas deviam aproveitar isso mesmo que tivesse apenas a 4ª classe.
                                é verdade no entanto, convém realçar dois pontos.

                                1º não conheces as pessoas de lado nenhum e na entrevista ambas parecem-te equivalentes e aptas para o trabalho, qual vais contractar? a que tem o 12º ano ou a que tem o 9º ano.

                                2º já que vais até à 4ª classe, convém também referir que a antiga 4ª classe, do tempo dos nossos pais, valiam bem mais do que o actual 9º ano e já não faço a comparação com o 12º ano para não parecer mal.

                                Comentário


                                  #46
                                  Originalmente Colocado por psantos Ver Post
                                  é verdade no entanto, convém realçar dois pontos.

                                  1º não conheces as pessoas de lado nenhum e na entrevista ambas parecem-te equivalentes e aptas para o trabalho, qual vais contractar? a que tem o 12º ano ou a que tem o 9º ano.

                                  2º já que vais até à 4ª classe, convém também referir que a antiga 4ª classe, do tempo dos nossos pais, valiam bem mais do que o actual 9º ano e já não faço a comparação com o 12º ano para não parecer mal.
                                  A antiga 4º classe vale mais que o 9º ou 12º.Nas areas que o pessoal precisa mais Portugues e Matematica.

                                  È de frisar que antigamente o pessoal da idade da minha avó não tinha calculadora,hoje é que a gente alguma conta pega na máquina e faz a conta.Até para 5+5

                                  Eu vejo a minha avó,a fazer contas até brinca com os novos(comigo inclusive)

                                  Comentário


                                    #47
                                    Originalmente Colocado por andrepinto Ver Post
                                    A antiga 4º classe vale mais que o 9º ou 12º.Nas areas que o pessoal precisa mais Portugues e Matematica.

                                    È de frisar que antigamente o pessoal da idade da minha avó não tinha calculadora,hoje é que a gente alguma conta pega na máquina e faz a conta.Até para 5+5

                                    Eu vejo a minha avó,a fazer contas até brinca com os novos(comigo inclusive)
                                    Amigo, se queres Vencer, vais ter que pensar de maneira diferente do que pensa a tua avó. Os tempos são outros e não se compadeçam com o ...«porque sim...».
                                    Na Vida, não basta dizeres que és melhor....tens que o provar...estas são as regras do jogo....ponto!

                                    Comentário


                                      #48
                                      Uma coisa é verdade, a 4ª classe de antigamente era de uma dificuldade brutal.

                                      Comentário


                                        #49
                                        Originalmente Colocado por Danone Ver Post
                                        Falo de motivação.
                                        Nesse concordo contigo: tem de haver motivação. Quando falei em "estiveres interessado" devia ter falado em motivado, tinha ficado melhor.

                                        Comentário


                                          #50
                                          Originalmente Colocado por Sansoni7 Ver Post
                                          Amigo, se queres Vencer, vais ter que pensar de maneira diferente do que pensa a tua avó. Os tempos são outros e não se compadeçam com o ...«porque sim...».
                                          Na Vida, não basta dizeres que és melhor....tens que o provar...estas são as regras do jogo....ponto!
                                          Exacto. Ou se distingue dos demais aprendendo uma profissão ou terá sempre de concorrer com eles para os poucos empregos para indiferenciados que forem aparecendo.

                                          Comentário


                                            #51
                                            Cada vez mais, as competências de cada um, têm que estar certificadas!
                                            Já lá vai o tempo do «eu sei»...agora é «eu faço».

                                            Comentário


                                              #52
                                              Uma coisa estamos de acordo: aqui no FAH não dá para tirar o 12º. A não ser por equivalência de número de posts

                                              Mas falando a sério: não sei que diga.
                                              Não se se é caso perdido, se não é...

                                              Enfim, estou bloqueado perante um tal cenário de desespero.

                                              Onde é que mora André? Pode ser que alguma boa alma daqui seja da tua zona e te consiga uma recomendação qualquer nalgum lado.

                                              Comentário


                                                #53
                                                Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                                                Do que aprendeste na universidade, que percentagem te serviu para alguma coisa?
                                                10%?

                                                O que se aprende no ensino normal não é uma ferramenta para fazer.
                                                É uma ferramenta para aprender.

                                                Dos meus colegas acabados de sair da universidade, o que me dá mais gozo é quando
                                                um deles pensa saber muito por ter acabado o curso. A realidade é que sabe... nada.
                                                O que ele sabe da universidade é o que é necessário para começar a aprender.

                                                E quem pensa que pode começar a trabalhar, e que nunca mais tem de estudar na vida,
                                                então vai ter uma vida profissional muito triste. A vida passa-se a estudar, a aprender.
                                                bom post

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Originalmente Colocado por FMVC Ver Post
                                                  Há uns anos atrás recordo-me de pessoas conhecidas me falarem que com o 12º ano era muito complicado arranjar trabalho, quanto mais com o 9º... Hoje em dia te safas com cunhas, ou então provando que és bom trabalhador
                                                  Como é que se prova que se é bom trabalhador antes de se começar a trabalhar? LOL Só mesmo com fator cunha

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Não verifiquei se já falaram disto:

                                                    CEF: CdP — Cursos de Educação e Formação de Jovens (CEF)

                                                    CET: DGES - CET no Ensino não Superior


                                                    Ficam as dicas

                                                    PS: sem trabalho e estudo nada se consegue mas o resultado compensa largamente.

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Eh pá eu a fazer um post inspirado, profundo e tal... Fui para a ignore list! Assim não vale

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Eu tenho o 9ano, e ate hoje o 12º não me fez falta para nada...

                                                        Mas a verdade é que curriculum puxa curriculum, Tenha montes que workshops e formações de informática/sistemas de faturação/electronica etc... que me valem o lugar onde trabalho hoje e aqueles trabalhos (biscates) que vou fazendo ao fim de semana. Como o meu patron me diz, não interessa o 9 12 ou UNIV. O Importante é saber trabalhar e ser bom naquilo que se faz (contudo, também tenho a noção que nenhum ou quase nenhum UNIV aceitava o ordenado que aceito, mas isso são consequências.)

                                                        Presentemente ando a investir no Detalhe, muitas pesquisas, horas perdidas no youtube, 2 workshops. Acho que mais 6 meses e alguma pratica em cobaias (meus carros e carros de familiares que aceitem) julgo que isto se possa tornar rentável.

                                                        Em suma, pelo o que percebi noutro tópico, és bom em hotelaria, investe em hotelaria então, tens bases de serralheiro, tira mais formações / worshops sobre essa matéria. A palavra chave de hoje em dia é polivalência. O resto é conversa... ;)

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Originalmente Colocado por paulo14 Ver Post
                                                          Procura um CET, geralmente são 1 ano ou 1 ano e 1/2, tens equivalência ao 12º e um curso nivel 5, não sei é se podes ingressar assim, e nesta altura não se se ainda abrirão alguns...
                                                          Eu estou a fazer um, e como é tarde/noite há malta que trabalha, e um deles que teve das melhores notas já deve ter o dobro da minha idade, e não é assim tão fácil, muita da matéria já é do 1º ano de Eng. Civil, ou seja o que é preciso é força de vontade
                                                          Para um CET ele precisa do 10º e 11º completos e frequência de 12ºano.

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Originalmente Colocado por SignoreCello Ver Post
                                                            Eh pá eu a fazer um post inspirado, profundo e tal... Fui para a ignore list! Assim não vale
                                                            A sério?
                                                            Há pessoas que preferem enterrar a cabeça na areia a encarar a realidade. Ou o moço muda de atitude ou...............
                                                            "Dos fracos não reza a história"
                                                            A propósito, pode ser que inspire o autor do tópico:

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Originalmente Colocado por spark10 Ver Post
                                                              Para um CET ele precisa do 10º e 11º completos e frequência de 12ºano.
                                                              Eu levei uma chapada bem grande com os CET, eu comecei a tirar um curso de equivalência ao 12ano (3anos), que deixei a meio, quando digo a meio foi mesmo a meio.

                                                              Tentei concorrer aos CET, e pronto, eis que não posso. Porque eu na teoria andava no 11º mas na pratica como era curso o 11º não existe... :O

                                                              E pronto foi isto...

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X