Anúncio

Collapse
No announcement yet.

O que se faz com um salário de 431,65 euros?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #91
    Originalmente Colocado por luissousa6 Ver Post
    Oh Obtuso, desculpe lá, ou isso foi há 40 anos ou então noutro país...se foi em Portugal e nos últimos 10 anos, o amigo é oficialmente o meu ídolo
    Foi nos últimos 12 anos e em Portugal.

    Comentário


      #92
      Pelos vistos... quem ganha o SMN, depois dos descontos 431 euros... pode viver bem.

      Levando em conta a "estorinha da carochinha":

      Já vivi com 400€, pagava casa, comia, tinha carro, telemóvel, e ainda fazia refeições fora...
      Claro que isto correspondera a um delirio.

      Ha que levar em conta que:

      Quem ganha o SMN, leva com o que os outros levam... prestacao casa/renda, agua, luz e gas mais caros, transportes mais caros, combustiveis mais caros, bens essenciais mais caros, enfim, tudo mais caro. Esses 431 euros, na realidade valem cada vez menos.
      Se a pessoa tiver telemovel... se tiver carro (combustivel, manutencao, seguro, imposto circulacao, inspeccao, possiveis avarias).

      Nao aponto o dedo sem saber os factos. Nao venho aqui apontar o dedo ao exemplo de quem AGORA ganha 600 euros e paga uma prestacao de 590 euros. Nao sei o resto das contas.
      Deduzo que quando assumiu essa prestacao o podia fazer. Alias... nao o fez sozinho, de certeza. O banco tem ferramentas e exige documentacao e e quem, em ultima instancia, tem mais ferramentas e poder de decisao para decidir sobre um emprestimo. As empresas vivem de credito, os paises tambem! Tambem as pessoas.

      A maioria das pessoas nao se sobreendividou. Foi a conjuntura da economia que o fez. Tal como as pessoas, as empresas e os estados/paises.

      Ninguem acha que vai ficar sem emprego, ou que o seu agregado vai ficar sem emprego. A maioria assumiu o que achou que podia assumir. O resto foi algo que os ultrapassou.

      Tal como as politicas actuais... que fomentam o desemprego, ou o emprego precario/temporario, os salarios baixos (contrariamente ao discurso demagogico de todos)... que empurram as pessoas para esse sobreendividamento. Mesmo alguns que ainda vao aguentando... em breve poderao nao o conseguir fazer!

      E muito facil chegar a um topico num forum e dizer que ja se viveu com 400 euros e se fazia frente a vida! Quando, mesmo?

      Tal como e facil vir aqui afirmar que o SMN da para viver... isto quando de certeza ganham mais.

      Pimenta no c* dos outros e refresco!
      Editado pela última vez por DarkVeill; 04 December 2013, 19:26.

      Comentário


        #93
        O SMN é miserável e sou o primeiro a concordar, mas porra, se eu estivesse nessa situação nem pensava duas vezes, era trocar a casa por uma bem mais barata, para ontem!

        Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
        Julgo que nenhum de nós organiza a sua vida admitindo como possibilidade um dia ganhar zero.
        Já o faço há uns tempos e planeio fazer para o resto da vida. Embora aquela meta de ter dinheiro de lado para subsistir durante dois anos esteja ainda muito longe, espero atingi-la a curto/médio prazo, e não só manter como ainda ir acrescentando. Por já ter sentido na pele o que é ficar sem rendimentos sem ter uma boa "almofada" de lado, recomendo a toda a gente que possa a pensar seriamente em fazer o mesmo, não é uma lição agradável de se aprender a mal...

        Comentário


          #94
          Darkveill não deves ter lido o que eu escrevi, de certeza. Era possível porque vivia sozinho e foi ha 12 anos apenas. E na verdade nem 400€ eram, penso que era algo na ordem dos 38x,xx€

          E é pelo que afirmas, que o pessoal acha que nunca vai ficar sem emprego, ou seja, pelo seu excesso de confiança, que se metem em alhadas. Não digo que seja a regra, há realmente infortúnios, mas há quem nada faça para os prevenir e se ponha jeito...

          Comentário


            #95
            175€ por mês para um filho numa escola pública não é um pouco elevado?

            Comentário


              #96
              Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
              Quando aconteceu o 25 de Abril uma pessoa que me é próxima e que toda a vida foi um forreta do catano, entrou em pânico e dirigiu-se ao escritório de sogro.

              Cheio de medo perguntou "Já viu? Vamos ficar sem nada!!! Como é que vamos viver?"

              Ao que o sogro, um valente bom vivant, respondeu "Não sei o que vai acontecer, sei que se tudo acabar agora já gozei a vida. E tu, já gozaste alguma coisa?"

              Observação correcta mas que nada tem a ver com as situações actuais que vamos vendo.

              o pessoal agora gosta de gozar, mas quando acaba a boa vida, não se regozijam pelo que já viveram, mas sim choram pelo que não têm.

              Sao ao ambas opções correctas, mas que cada um nao se queixe das suas próprias opções.

              Comentário


                #97
                Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                Darkveill não deves ter lido o que eu escrevi, de certeza. Era possível porque vivia sozinho e foi ha 12 anos apenas. E na verdade nem 400€ eram, penso que era algo na ordem dos 38x,xx€

                E é pelo que afirmas, que o pessoal acha que nunca vai ficar sem emprego, ou seja, pelo seu excesso de confiança, que se metem em alhadas. Não digo que seja a regra, há realmente infortúnios, mas há quem nada faça para os prevenir e se ponha jeito...
                A maioria e por infurtunio. O escarnio e o mal dizer barato e que generaliza as situacoes de pouco juizo!

                Todos devem levar em conta o futuro e precaverem-se... seja com contas poupanca, seja com outro tipo de poupanca e de gerir de contas.

                Mas o credito faz parte da economia. Conheco quem nao tenha cartoes, eu proprio raramente o uso... mas muitos que nao os usam (cartoes) tem credito da casa.

                E esse e um tipo de credito que nao posso criticar! Prefiro fazer um esforco e deixar um imovel (casa) a minha filha, do que andar a pagar o mesmo, ou mais... pela casa de outro (arrendar)!

                P.S.

                Por isso e que te perguntaram "quando"?

                Foi um exemplo algo deslocado e descabido, nao achas?

                Ha 12 anos vivia-se... "bem". Relativamente...

                Comentário


                  #98
                  Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
                  O SMN é miserável e sou o primeiro a concordar, mas porra, se eu estivesse nessa situação nem pensava duas vezes, era trocar a casa por uma bem mais barata, para ontem!
                  Concordo com a tua sugestão/ideia, mas problema é que não depende só de ti ou de mim ou das pessoas da história da noticia, depende também de haver ou não comprador disponível.
                  Da mesma forma que o pessoal no negócio dos carros (tema central do fórum) anda à procura essencialmente de pechinchas, nas casas isto ainda acontece mais. Quem tem dinheiro procura boas casas colocadas no mercado por donos com a corda no pescoço para obterem um preço ainda mais baixo.

                  Além disso, será que com a baixa dos preços as pessoas conseguiriam saldar a dívida coma venda da casa ao preço actual de mercado?

                  Por exemplo, no prédio em que um familiar mora está um T3 último andar com 8 ou 9 anos à venda por 110.000€ negociáveis. Em novo ele custou 155.000€. Está no mercado há 1 ou 2 anos e ninguém lhe pega, apesar da boa qualidade de construção, bons acessos a AE, transportes públicos, vários super e hiper mercados perto, várias escolas nas imediações e de estar numa zona nobre da cidade.

                  Comentário


                    #99
                    Originalmente Colocado por zMax Ver Post
                    Concordo com a tua sugestão/ideia, mas problema é que não depende só de ti ou de mim ou das pessoas da história da noticia, depende também de haver ou não comprador disponível.
                    Da mesma forma que o pessoal no negócio dos carros (tema central do fórum) anda à procura essencialmente de pechinchas, nas casas isto ainda acontece mais. Quem tem dinheiro procura boas casas colocadas no mercado por donos com a corda no pescoço para obterem um preço ainda mais baixo.

                    Além disso, será que com a baixa dos preços as pessoas conseguiriam saldar a dívida coma venda da casa ao preço actual de mercado?

                    Por exemplo, no prédio em que um familiar mora está um T3 último andar com 8 ou 9 anos à venda por 110.000€ negociáveis. Em novo ele custou 155.000€. Está no mercado há 1 ou 2 anos e ninguém lhe pega, apesar da boa qualidade de construção, bons acessos a AE, transportes públicos, vários super e hiper mercados perto, várias escolas nas imediações e de estar numa zona nobre da cidade.
                    Oportunidade de investimento! Onde é que isso fica?

                    Comentário


                      Não nos vamos iludir, o SMN é uma misèria, e quem o recebe, sobrevive, não vive.
                      São estes casos para o qual deveria servir o RSI. Para complementar o salário de quem trabalha, mas recebe o SMN ou abaixo de um montante.

                      Seria um incentivo ao trabalho e ao mesmo tempo uma ajuda social.

                      Comentário


                        Eu abri um tópico ao lado para opiniões sobre um carro novo mas barato e sem mordomias,mas se vos passasse pela cabeça as vezes que já pensei no que custou a ganhar aquele guito e agora ir vê-lo desaparecer em segundos,os sacrifícios que se fizeram as coisas que abdiquei para juntar os trocos, juntei para poder comprar o carro e ainda ficar com uma reserva se tiver uma dor de barriga.
                        Mas confesso que me está a custar muito pensar que vou dar tanto guito por um simples meio de transporte.
                        Há quem precise de guito para outros bens mais essenciais e eu não me posso queixar da vidinha que tenho,mas sei o que me custou chegar aqui.

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por Paulinhonanet Ver Post
                          Não nos vamos iludir, o SMN é uma misèria, e quem o recebe, sobrevive, não vive.
                          São estes casos para o qual deveria servir o RSI. Para complementar o salário de quem trabalha, mas recebe o SMN ou abaixo de um montante.

                          Seria um incentivo ao trabalho e ao mesmo tempo uma ajuda social.
                          Isso é instituir um salário mínimo nacional onde uma parte é pago pelo estado. Imagina que o estado dá esse tal de pseudo RSI para perfazer um salário de 700€, achas que as empresas iam ser lorpas ao ponto de oferecerem salários entre o SMN e os 700€? Era tudo corrido a SMN e os ricos que pagassem o resto.

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
                            O SMN é miserável e sou o primeiro a concordar, mas porra, se eu estivesse nessa situação nem pensava duas vezes, era trocar a casa por uma bem mais barata, para ontem!


                            Já o faço há uns tempos e planeio fazer para o resto da vida. Embora aquela meta de ter dinheiro de lado para subsistir durante dois anos esteja ainda muito longe, espero atingi-la a curto/médio prazo, e não só manter como ainda ir acrescentando. Por já ter sentido na pele o que é ficar sem rendimentos sem ter uma boa "almofada" de lado, recomendo a toda a gente que possa a pensar seriamente em fazer o mesmo, não é uma lição agradável de se aprender a mal...

                            É mais fácil de dizer do que de fazer... quem é que te garante que eles já não tentaram vender a casa? Mas hoje em dia, quem é que compra? E se empataram (imagine-se) €200k para comprar vão agora vender por €130k para vender? Seria muito estúpido da parte deles, é tentar enquanto dá e tentar arranjar outro emprego asap.

                            Comentário


                              Eu mudei-me recentemente, 3/4 meses, para uma casa mais a namorada.
                              Estava em casa dos meus pais e ela nos dela.
                              Felizmente ganho mais que o SMN senão era impossível! Eu não sei como sobrevivem essas pessoas! Eu a pouco e pouco vou comprando coisas ca para casa, o essencial há tudo. Mas a pouco e pouco é possível! Agora estou a montar a sala de jantar (mesa+cadeiras), se não fossem os meus pais e os dela era complicado (ajudam imenso com comida e afins), imagino a ganhar 500€, nunca comprava nada ca para casa a não ser comer e faturas!

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por REDLINER Ver Post
                                Oportunidade de investimento! Onde é que isso fica?
                                Envio-te PM com a morada do prédio.

                                Comentário


                                  É tão fácil falar de barriga cheia!!

                                  Comentário


                                    mas não se sabe já bem expressamente que esse ordenado não é suficiente e esta no limiar da sobrevivência? qual é a duvida que eu não estou a entender? o que se faz? tenta-se sobreviver...

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por LelodasTshirts Ver Post
                                      Se é 590 agora, imagino com as taxas Euribor em valores "normais"... que um dia vão lá voltar...

                                      Enfim. Há muita gente que não faz contas nem nunca ouviram falar em taxas de esforço.
                                      As coisas nem sempre sao assim tao lineares e simples

                                      A minha mulher, a uns anos atras, antes de eu a conhecer, trabalhava e recebia cerca de 750€, na altura comprou um apartamento e ficou a pagar cerca de 250€, menos mal, conseguia suportar a casa e as despesas todas e ainda sobrava algum dinheiro no final do mes.

                                      3 anos depois, as taxas de juros levaram a "porrada" e ficou a pagar cerca de 600€ depois a culpa é das taxas de esforço

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por nuno88 Ver Post
                                        175€ por mês para um filho numa escola pública não é um pouco elevado?
                                        3€ para tacho,2€ para o bufete ou umas sandes(isto por dia)

                                        Mais uns materiais que em que o colega de lado lembrou-se de meter a "luva",ou se perdeu.Mais o passe de autocarro(se for necessário) não acho elevado,no meu tempo de escola(13/14 anos) tambem já era um valor semelhante mas mais baixo um bocadinho

                                        E hoje para obter o SASE(serviço de apoio social escolar) nem todos têm(não é atribuido ás 3 pancadas)

                                        Comentário


                                          As pessoas não têm planos "B"? Não podemos assumir dívidas a 30 anos a pensar que vamos ganhar sempre o mesmo ou mais até, etc.

                                          Comentário


                                            Comprar comida, pagar a casa e a gasolina, que são as unicas coisas que precisam para trabalhar seus malandros!

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por Dogzilla Ver Post
                                              Faz-se o que se pode.

                                              Ganho um pouco mais do que o salário mínimo e somos dois em casa sendo que neste momento só eu trabalho.

                                              Temos o benefício de não pagar casa e de termos contas acessíveis precisamente porque somos apenas dois e tentamos controlar os gastos.

                                              Felizmente trabalho muito perto de casa e com isso os custos de alimentação e transporte são muito reduzidos.

                                              Se a casa fosse alugada estávamos bem tramados, porque não era com o meu ordenado apenas que iria haver dinheiro para tudo.

                                              É possível viver minimamente bem com o ordenado mínimo mas existem muitos "luxos" que não se podem ter.

                                              Posso-me gabar que com 22 anos tenho mais cabecinha do que muitos outros jovens da minha idade que só pensam em torrar o dinheiro dos pais (que com certeza a muitos custa a ganhar) nas bebidas, drogas e tabaco.
                                              Eu considero isso sobreviver. Não tens a mínima folga para investir, por exemplo, numa formação para ti, numa viagem...

                                              Não me vejo a ganhar o smn (mas nao estou livre) hoje em dia. Só de imaginar que para tirar a formação que vou fazer brevemente, e que me é necessária, tinha que estar mais 3 meses sem comer e a morar debaixo da ponte...

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por Dogzilla Ver Post
                                                Faz-se o que se pode.

                                                Ganho um pouco mais do que o salário mínimo e somos dois em casa sendo que neste momento só eu trabalho.

                                                Temos o benefício de não pagar casa e de termos contas acessíveis precisamente porque somos apenas dois e tentamos controlar os gastos.

                                                Felizmente trabalho muito perto de casa e com isso os custos de alimentação e transporte são muito reduzidos.

                                                Se a casa fosse alugada estávamos bem tramados, porque não era com o meu ordenado apenas que iria haver dinheiro para tudo.

                                                É possível viver minimamente bem com o ordenado mínimo mas existem muitos "luxos" que não se podem ter.

                                                Posso-me gabar que com 22 anos tenho mais cabecinha do que muitos outros jovens da minha idade que só pensam em torrar o dinheiro dos pais (que com certeza a muitos custa a ganhar) nas bebidas, drogas e tabaco.

                                                Aquilo de que mais te podes gabar é de não teres que pagar casa e trabalhar perto de casa, uma sorte ao alcance de poucos

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por DarkVeill Ver Post
                                                  A maioria e por infurtunio. O escarnio e o mal dizer barato e que generaliza as situacoes de pouco juizo!

                                                  Todos devem levar em conta o futuro e precaverem-se... seja com contas poupanca, seja com outro tipo de poupanca e de gerir de contas.

                                                  Mas o credito faz parte da economia. Conheco quem nao tenha cartoes, eu proprio raramente o uso... mas muitos que nao os usam (cartoes) tem credito da casa.

                                                  E esse e um tipo de credito que nao posso criticar! Prefiro fazer um esforco e deixar um imovel (casa) a minha filha, do que andar a pagar o mesmo, ou mais... pela casa de outro (arrendar)!

                                                  P.S.

                                                  Por isso e que te perguntaram "quando"?

                                                  Foi um exemplo algo deslocado e descabido, nao achas?

                                                  Ha 12 anos vivia-se... "bem". Relativamente...
                                                  O escárnio e maldizer é mesmo de quem não se precavê para o futuro, e isso nada tem a ver com existir ou não créditos.

                                                  Tenho crédito habitação e vários cartões de crédito, e uso todos...com "juízo". Repara quem ninguém critica a realização de créditos em si, criticam sim (eu incluído) a realização de créditos, ou pouco ponderados, ou não pensarem num plano B para um cenário de dificuldade.

                                                  Quanto a viver bem há 12 anos atrás...é relativo, hoje em dia vejo muitas coisas mais baratas e o pessoal a ganhar mais. Lembro-me por exemplo que qualquer portátil novo ficava bem acima do mil e tal euros, tendo eu comprado um em segunda mão por 1.200€. Hoje em dia este valor dá para comprar 3 de gama baixa, 2 de gama média ou um de topo. Os combustíveis sim é que eram realmente mais baratos, mas a alimentação e afins penso que não diferem assim tanto.

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por ticantonio Ver Post
                                                    Eu abri um tópico ao lado para opiniões sobre um carro novo mas barato e sem mordomias,mas se vos passasse pela cabeça as vezes que já pensei no que custou a ganhar aquele guito e agora ir vê-lo desaparecer em segundos,os sacrifícios que se fizeram as coisas que abdiquei para juntar os trocos, juntei para poder comprar o carro e ainda ficar com uma reserva se tiver uma dor de barriga.
                                                    Mas confesso que me está a custar muito pensar que vou dar tanto guito por um simples meio de transporte.
                                                    Há quem precise de guito para outros bens mais essenciais e eu não me posso queixar da vidinha que tenho,mas sei o que me custou chegar aqui.
                                                    Faz como eu, compra um usado. Com 5/6k € compra-se tanta coisa boa que muitas vezes as pessoas não imaginam. Comprar novo e despido para ficar barato só porque sabemos o historial dele e tem 0 km a mim não me faz sentido. Em contra-partida queima-se muita pestana a consultar o mercado e encontra-se carros muitos bons, em bom estado e ainda conseguimos tirar uns trocos.

                                                    Já disse e volto a dizê-lo, nunca comprei carro novo e pelo andar da carruagem vou continuar a comprar usado (e bem usado...).

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por ticantonio Ver Post
                                                      Eu abri um tópico ao lado para opiniões sobre um carro novo mas barato e sem mordomias,mas se vos passasse pela cabeça as vezes que já pensei no que custou a ganhar aquele guito e agora ir vê-lo desaparecer em segundos,os sacrifícios que se fizeram as coisas que abdiquei para juntar os trocos, juntei para poder comprar o carro e ainda ficar com uma reserva se tiver uma dor de barriga.
                                                      Mas confesso que me está a custar muito pensar que vou dar tanto guito por um simples meio de transporte.
                                                      Há quem precise de guito para outros bens mais essenciais e eu não me posso queixar da vidinha que tenho,mas sei o que me custou chegar aqui.
                                                      E não te esqueças de desvalorização

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                                                        Já vivi com 400€, pagava casa, comia, tinha carro, telemóvel, e ainda fazia refeições fora, e estava sozinho.

                                                        Entre as "barracas" de 100€ e as casa de um milhão, há muito por onde escolher. E não é preciso uma casa de 100/200k para viver decentemente. O problema é mesmo as pessoas acharem que têm direito a "luxos" "mínimos" e não acautelarem folga financeira para os tempos difíceis. E tanto há pessoas assim a ganhar 400€ como a ganhar 4.000€.


                                                        Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                                                        Foi nos últimos 12 anos e em Portugal.
                                                        eu também já fui assim............mentiroso

                                                        em 2000 comprei o meu 1º apartamento....ainda pensei alugar aqui na parvolândia......por um T1 pediram-me 30 contos (150€) por mês............em 2001 enchia o depósito do carro com 5 contos (25€) de gasóleo.......o seguro do carro custava-me cerca de 200€ se fosse só de responsabilidade civil.....tinha de me vestir......pagar à EDP e o gás.......ah, e pormenor importante, tinha de comer........

                                                        some lá tudo 150€ para renda, 1 depósito de combustível por mês (não cheguei a perceber onde arranjou dinheiro para o carro) 25€, 15€ para telemóvel (em 2001 as chamadas e os planos eram mais dispendiosos) 30€ para electricidade e gás, 100€ para comida, algum dia tem de comprar roupa e calçado, tem de juntar para o seguro do carro pneus e revisões......tomar café fora de casa não conta como jantar fora, junta mais 10€ mensais para um almoço rápido fora de casa.....há por aqui alguém que realmente não sabe fazer contas...mas quer-me parece que essa pessoa é o amigo!


                                                        Nota: lá por ter vivido assim um mês não quer dizer que seja possível levar um vida folgada assim ano após ano


                                                        Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                                                        Quanto a viver bem há 12 anos atrás...é relativo, hoje em dia vejo muitas coisas mais baratas e o pessoal a ganhar mais. Lembro-me por exemplo que qualquer portátil novo ficava bem acima do mil e tal euros, tendo eu comprado um em segunda mão por 1.200€. Hoje em dia este valor dá para comprar 3 de gama baixa, 2 de gama média ou um de topo. Os combustíveis sim é que eram realmente mais baratos, mas a alimentação e afins penso que não diferem assim tanto.
                                                        depois ainda li esta pérola...realmente nas suas mãos o dinheiro é fêmea.......gostava de ser assim, nas minhas é macho e ainda por cima estéril

                                                        P.S.- não nos podemos esquecer que fez ainda um pé de meia para tempos difíceis......fantástico..diria até hollywoodesco, nunca 380€ deram para tanta coisa
                                                        Editado pela última vez por luissousa6; 04 December 2013, 23:40.

                                                        Comentário


                                                          Os 380€ serviam apenas para todas as despesas correntes que indiquei.

                                                          Pagava cerca de 80€-100€ de casa, tudo incluído, pois era uma casa partilhada por vários. Gastava 12,5€ em telemóvel. Cerca de 100€ em alimentação. Uns 40€ em combustível e 140€ por ano de seguro. Isto da cerca de 260€ por mês. Ainda sobrava dinheiro que guardava para revisoes, roupa, calçado e um ou outro jantar fora entre os 5-10€. Tinha ainda subsídio de ferias e natal no mesmo valor que tentava poupar a 100%. Vivi três anos com este rendimento. Naturalmente o pé de meia que tenho actualmente não se deve apenas a 380€ mês, felizmente. Mas é exactamente por saber como se vive com pouco dinheiro que consigo ter uma vida desafogada, quer ganhe 380€ quer ganhe 3.800€.

                                                          tenho provas de tudo o que afirmo e naturalmente nao as irei publicar, mas se alguém fizer questão de ter algum comprovativo ou informação mais detalhada poderei dar por Pm. Apenas peço que retire o apelido de mentiroso, coisa que não sou.

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                                                            Já vivi com 400€, pagava casa, comia, tinha carro, telemóvel, e ainda fazia refeições fora, e estava sozinho.

                                                            Entre as "barracas" de 100€ e as casa de um milhão, há muito por onde escolher. E não é preciso uma casa de 100/200k para viver decentemente. O problema é mesmo as pessoas acharem que têm direito a "luxos" "mínimos" e não acautelarem folga financeira para os tempos difíceis. E tanto há pessoas assim a ganhar 400€ como a ganhar 4.000€.
                                                            Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                                                            Foi nos últimos 12 anos e em Portugal.
                                                            Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                                                            Darkveill não deves ter lido o que eu escrevi, de certeza. Era possível porque vivia sozinho e foi ha 12 anos apenas. E na verdade nem 400€ eram, penso que era algo na ordem dos 38x,xx€

                                                            E é pelo que afirmas, que o pessoal acha que nunca vai ficar sem emprego, ou seja, pelo seu excesso de confiança, que se metem em alhadas. Não digo que seja a regra, há realmente infortúnios, mas há quem nada faça para os prevenir e se ponha jeito...
                                                            Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                                                            Os 380€ serviam apenas para todas as despesas correntes que indiquei.

                                                            Pagava cerca de 80€-100€ de casa, tudo incluído, pois era uma casa partilhada por vários. Gastava 12,5€ em telemóvel. Cerca de 100€ em alimentação. Uns 40€ em combustível e 140€ por ano de seguro. Isto da cerca de 260€ por mês. Ainda sobrava dinheiro que guardava para revisoes, roupa, calçado e um ou outro jantar fora entre os 5-10€. Tinha ainda subsídio de ferias e natal no mesmo valor que tentava poupar a 100%. Vivi três anos com este rendimento. Naturalmente o pé de meia que tenho actualmente não se deve apenas a 380€ mês, felizmente. Mas é exactamente por saber como se vive com pouco dinheiro que consigo ter uma vida desafogada, quer ganhe 380€ quer ganhe 3.800€.

                                                            tenho provas de tudo o que afirmo e naturalmente nao as irei publicar, mas se alguém fizer questão de ter algum comprovativo ou informação mais detalhada poderei dar por Pm. Apenas peço que retire o apelido de mentiroso, coisa que não sou.
                                                            Oh Obtuso... o mal e que a tua "estoria" parece... uma "estoria"!

                                                            Primeiro "esqueceste-te" de dizer que o teu exemplo se aplicava a 12 anos atras.

                                                            Já vivi com 400€, pagava casa, comia, tinha carro, telemóvel, e ainda fazia refeições fora, e estava sozinho.
                                                            Foi nos últimos 12 anos e em Portugal.
                                                            Era possível porque vivia sozinho e foi ha 12 anos apenas.
                                                            Agora... a casa ja era partilhada. outro pormenor que te esqueceste e agora surje a jeito de justificar o exemplo. Comecas por dar a entender que vives sozinho... logo, que pagavas sozinho uma casa. Afinal partilhavas, algo que da jeito a tua versao final da "estoria"...

                                                            Já vivi com 400€, pagava casa, comia, tinha carro, telemóvel, e ainda fazia refeições fora, e estava sozinho.
                                                            ...pois era uma casa partilhada por vários.
                                                            Depois... das a entender que fazias refeicoes fora (subentendido... qualquer um pensa que almocavas fora ou parecido), mas afinal:

                                                            ... e ainda fazia refeições fora...
                                                            ...e um ou outro jantar fora entre os 5-10€.
                                                            Um ou outro jantar da mais jeito a "estoria"...

                                                            Repara, e sempre estranho quando numa discussao qualquer alguem apresenta uma "estoria" e a mesma vai alterando consoante a argumentacao terceira, de modo a adaptar-se ao objectivo do seu criador.

                                                            Mas pronto... vamos "acarditar"!

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                                                              Já vivi com 400€, pagava casa, comia, tinha carro, telemóvel, e ainda fazia refeições fora, e estava sozinho.

                                                              Entre as "barracas" de 100€ e as casa de um milhão, há muito por onde escolher. E não é preciso uma casa de 100/200k para viver decentemente. O problema é mesmo as pessoas acharem que têm direito a "luxos" "mínimos" e não acautelarem folga financeira para os tempos difíceis. E tanto há pessoas assim a ganhar 400€ como a ganhar 4.000€.
                                                              Ninguem, mas ninguem, por muito pé de meia que possam ter, adivinhavam uma crise destas passado 10-15 anos de terem comprado uma casa, pelo texto houve ali um desemprego e uma grande quebra no salario.

                                                              E essas ''estorias'' de viver-se acima das possibilidades... nenhum banco faz um credito para uma pessoa que sabe que nao tem qualquer folga para pagar a casa, para estarem a pagar 590€ o rendimento dessa familia devia de ser o dobro, pelo menos, na altura do credito, e o texto da essa sensaçao. Logo, nao viviam acima das suas possibilidades como 99% das pessoas que à 10-15 anos compraram casa.

                                                              Agora, mete-me sim impressao num caso de uma familia a viver a um fio da miseria e (pelo menos para mim) ja na pobreza, apontarem o dedo à parte mais desinteressante da noticia: renda da casa.

                                                              Cada vez mais acredito isto: O povo Portugues esta-se a tornar num povo extremamente egoista, muito pouco (metam pouco nisso) solidario e preocupado com o proximo, e isso nota-se numa noticia destas preocuparem-se com a renda da casa, nota-se quando num transporte publico ninguem olha para ninguem ou se preocupa se outra pessoa esta bem, se cair no meio do chao... passam ao lado. E isto para uma próxima geração (ate para a minha) é preocupante.


                                                              Resumindo, interessa la alguma coisa, neste noticia, a renda da casa quando temos uma familia com filhos a precisar de cuidados medicos e sem dinheiro para os medicamentos? Quando temos numa noticia uma familia a dizer que nao tem dinheiro para ir ao medico ou para fazer uma refeiçao sem ser sopa? Mas Portugal tem ou nao um Estado Social? Pelos vistos nao.

                                                              Devemos de ser poupados e racionais, mas tambem humanos, e cuidar/ajudar quem precisa e nao apontar o dedo porque paga 590€ de renda.
                                                              Editado pela última vez por Drifter; 05 December 2013, 01:56.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X