Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Já aí está o 5G nas comunicações móveis?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Ainda bem que está a chegar, os 120-130 Mbps que o meu telefone consegue captar numa cidade do interior em 4G estavam a revelar-se realmente limitativos.

    Comentário


      #32
      Lá para 2025...

      Comentário


        #33
        Uma boa explicação...:

        O que a 5G Significa para a Nossa Vida?

        A Coreia do Sul é o primeiro país a oferecer a 5G ao povo. Em 1973, foi desenvolvido o primeiro aparelho, que só fazia ligações, todas as ligações eram feitas através de rede sem fio. Antigamente, essa rede era usada como 1G, e agora alguém sabe o que significa a 5G?

        A rede 1G era a única rede disponível no mundo. Todos na Internet estão conectados por meio dessas redes hoje em dia, e a 4G está amplamente disponível. Você pode fazer chamadas de vídeo, enviar textos, imagens e até músicas. Se compararmos a 4G com a 1G, você verá uma grande diferença, pois com a 1G, você só pode ligar para alguém, mas com a 4G, você pode fazer muito novas coisas. Foi uma mudança totalmente nova para o mundo e agora a rede 5G irá desencadear algumas das tecnologias mais avançadas da Internet.



        Parte 1: O Que a 5G Significa para o Mundo?

        Parte 2: O Que a 5G Significa para Nós?

        Parte 3: Vantagens da 5G e Como ela Beneficiará a IoT


        Parte 1: O Que a 5G Significa para o Mundo?

        Seja baixando um arquivo grande ou fazendo uma chamada de vídeo para seus entes queridos a quilômetros de você, a 5G oferece navegação, Download e Streaming de baixa latência e alta qualidade. Você pode se conectar facilmente com pessoas ao redor do mundo sem esperar. Este é o futuro, e desta vez será muito brilhante para todos. Agora a pergunta é: o que significa 5G?

        A 5G vem com alguns recursos poderosos para dar a você todas as oportunidades de explorar o mundo da Internet e da tecnologia. A rede é projetada para controlar todos os tipos de máquinas, robôs e outros dispositivos tecnológicos com sua velocidade de Internet de vários Gbps para você. Ela também tem uma enorme capacidade de lidar com o mundo inteiro e seus usuários sem qualquer latência no desempenho.

        Vamos falar sobre o significado da rede 5G para este novo mundo? Ajuda a conectar novas indústrias à rede e, além disso, todos podem desfrutar de navegação em alta velocidade e Downloads mais rápidos. Vamos aprender o que significa 3g, 4g e 5G...


        1G:




        A rede 1G, o serviço de rede móvel de primeira geração, foi lançado para todos em 1980. Naquela época, as pessoas começaram a usá-la para fazer chamadas para seus entes queridos, mas não era tão aprimorado quanto as novas redes hoje. As tecnologias usadas para as redes naquela época eram AMPS (Advanced Mobile Phone System), NMT (Nordisk MobilTelefoni ou Nordic Mobile Telephone), TACS (Total Access Communications System) e C-Netz (Funktelefonnetz-C ou Radio Telephone Network C). Depois de um tempo, ela começou a vir como em cartões SIM que ainda usamos em todos os cantos do mundo. Todo o aspecto dessas redes ocupava muito espaço, mas agora temos tudo em um único pequeno chip.


        2G:




        A rede 2G, como você deve ter adivinhado, é a segunda geração que assumiu o controle da primeira, adicionando muitos recursos novos e melhorando tudo para todos. A principal tecnologia usada para 2G na época era o GSM, que significa Global System for Mobile Communications. A 2G foi lançada por volta de 1990 e, naquela época, ainda estava em desenvolvimento. Com o tempo a rede começou a se desenvolver, e se tornou muito vasta, e também ficou por muito tempo no mundo. A primeira coisa que ajudou as pessoas a se comunicarem foram as mensagens de texto. Ela permitiu que as pessoas enviassem mensagens de texto e imagens e vídeos usando o serviço MMS dos celulares GSM.

        Com o tempo, as novas tecnologias começaram a se agregar à rede, fornecendo uma infinidade de serviços aos usuários. Em seguida, vieram as tecnologias CDMA e TDMA introduzidas no mundo por volta de 1995, fornecendo uma Internet de alta velocidade de 14,4 kbps a 115 kbps. Sabemos que isso parece engraçado para você hoje, mas naquela época era alta velocidade. Com o tempo, a GSM também lançou novas tecnologias para a internet chamadas GPRS e EDGE, que fornecem internet para quase todos os tipos de aparelhos. Foi quando todos começaram a migrar para a internet e um novo mundo começou a crescer. Bem, quem diria que a internet iria dominar o mundo inteiro e agora ver ao seu redor e observar o nova 5G e aprender o que significa 5G LTE hoje.


        3G:




        A 3G veio depois da 2G, mas teve que esperar muito tempo em comparação com outras redes. A 3G foi a principal evolução da internet quando as pessoas começaram a carregar as páginas em poucos segundos. No passado, as pessoas demoravam mais de 2 minutos para carregar uma página com mais de 3 MB. Mas com a 3G, eles baixavam tudo em segundos e navegavam rapidamente. Isso era baseado em pacotes de alta velocidade e 11,8 Mbps de dados que eram enviados a cada segundo, o que é muito rápido de acordo com a taxa de usuário. Depois disso, foi introduzido o HSPA +, que dava 42 Mbps de dados, e era mais de 3 vezes do HSP. Então, várias tecnologias entraram no mercado com várias velocidades de dados e até o momento em que funcionavam.


        4G:




        A rede 4G ou, a era atual da Internet, é usada em quase todos os cantos do mundo hoje. Grande parte de vocês estão usando a 4G para ler este artigo e sabemos que isso vai mudar quando a 5G for lançada. No entanto, 4G é a quarta geração; nós sabemos muito bem tudo sobre ela. A rede usa serviços LTE para fazer chamadas para fornecer chamadas de áudio e vídeo de alta qualidade. Até mesmo os celulares Android podem usar o FaceTime da mesma maneira que os usuários da Apple com esses sistemas de rede 4G. Com o lançamento do CDMA e do WCDMA, a nova evolução do 4G nasceu. E as mesmas tecnologias ajudaram a dar origem aos serviços LTE e você só precisa de um Smartphone habilitado para LTE para usar os serviços 4G. E agora vamos falar sobre o que significa a rede 5G?


        Parte 2: O Que a 5G Significa para Nós?

        A 5G é usada por todos em banda larga móvel, comunicações de missão crítica e IoT massiva. Existem as partes principais onde a 5G está sendo usada e é bastante eficaz. Com o tempo, isso mudará a maneira como o mundo navega na internet, e cada parte ajudará você a economizar mais tempo.
        Claro, mas como a 5G oferece tantos aspectos, quem pode dizer que o futuro não começará a ficar muito mais emocionante? Ela tem um suporte flexível para ajudar a mover o mundo adiante, e aqui está como a tecnologia 5G afetará sua vida cotidiana e o mundo ao seu redor
        (1) Banda larga móvel aprimorada

        A velocidade e a experiência 5G andam de mãos dadas. Você receberá alguns pacotes de dados de alta qualidade com 5G para ajudar a melhorar seu banco de dados. Isso permitirá que as caixas de IA e RV proporcionem uma experiência imersiva de realidade virtual. Isso desencadeará alguns dos maiores aspectos de suas vidas.

        (2) Misão crítica em comunicação

        Seja um veículo ou um robô, os pacotes de dados de alta velocidade da 5G permitirão o uso suave dessas máquinas. Você também obterá um custo menor por bit para maior comodidade e desempenho ultra-rápido. A infra-estrutura tende a crescer com o lançamento da 5G em todos os níveis.

        3) IoT maciça

        Com a velocidade ultra-rápida da Internet, haverá uma grande mudança para a IoT em todo o mundo. Você terá que obter 5G para reduzir as taxas e obter potência e desempenho aprimorados para qualquer trabalho na Internet.



        Parte 3: Vantagens da 5G e Como ela Beneficiará a IoT

        a 5G vem com muitas vantagens, e você pode aproveitar todas elas. Não se preocupe se ela ainda não foi lançado em seu país. O plano de lançamento da 5G está paralisado devido à condição da Covid em todo o mundo. Além disso, a rede 5G apresenta questões relacionadas à saúde que deixam as pessoas em dúvida sobre o significado da tecnologia 5G e o uso da rede na área. Depois que tudo for resolvido, haverá mais chances de você aproveitar a tecnologia 5G. Esperamos em breve, experimentar a nova era da Internet e outras coisas. Aqui estão algumas vantagens que você obterá dos serviços 5G.
        • Com a 5G, você pode obter 15 GBps a 20 GBps de velocidade de transmissão.
        • Acesso a arquivos da nuvem sem esperar
        • Uso de aplicativo móvel diretamente da nuvem sem usar o terminal do seu Smartphone
        • Latência mais baixa para permitir a execução mais rápida de todos os programas disponíveis na internet
        • Sistema de direção automatizado
        • Permite que um maior número de dispositivos se conectem sem fio - melhor alternativa para a rede LAN em vários dispositivos.
        • Implementa a ideia de rede virtual criando sub-redes para necessidades específicas


        É como um novo portal que nos transporta para um novo fuso horário e planeta, este mundo verá muitas novas oportunidades e mudanças especialmente em nuvem.
        Conclusão:

        A tecnologia 5G é a coisa mais futurística que as pessoas estão esperando, e certamente vai impressionar a todos. Sabemos que é difícil digerir algumas dessas coisas, mas isso estará disponível em quase todos os lugares do planeta em um curto período de tempo. Esperamos que agora você saiba tudo sobre o significado das redes 3g, 4g, e 5G e como isso afetará o mundo.
        https://mobiletrans.wondershare.com/...kaAva3EALw_wcB

        Comentário


          #34
          Originalmente Colocado por PeLeve Ver Post
          Apesar de tudo, isso não está inteiramente correcto. O 3G teve várias especificações, a mais rápida era de 7,2 Mbps, e o máximo teórico do 4G são 300 Mbps.

          Comentário


            #35
            Mas já ajuda, bastante bem, a compreender as diferenças entre as diversas aplicações das várias gerações até à actualidade!

            Comentário


              #36
              Originalmente Colocado por MVA Ver Post
              Não. Precisas de serviços em tempo real, com latências inferiores a 1 milisegundo.
              O 5G é a unica tecnologia que permite isso.
              Para que precisas de uma latência tão baixa naqueles serviços que enunciaste?

              Comentário


                #37
                É para esgotar o plafond de dados mais depressa

                Comentário


                  #38
                  Originalmente Colocado por eu Ver Post
                  Para que precisas de uma latência tão baixa naqueles serviços que enunciaste?
                  Gaming!

                  Comentário


                    #39
                    Originalmente Colocado por eu Ver Post
                    Para que precisas de uma latência tão baixa naqueles serviços que enunciaste?
                    Se tiveres 1000 máquinas na Autoeuropa ligadas em série e uma delas apresentar um problema técnico que vai causar repercussões no workflow das restantes 999 máquinas, tens menos de 1 milissegundo para reconfigurar todo o sistema de controlo.
                    E isso só é possível com o 5G

                    Comentário


                      #40
                      Tenho sempre uma dificuldade enorme em entender as cabecinhas que vão contra o avanço e evolução tecnológica.


                      Se não tem dados no telemóvel e não querem gastar o tarifário, usem o 4g!

                      A nível de engenharia industrial, o 5g vem tornar a indústria 4.0 realmente possível.

                      Comentário


                        #41
                        Claro que o 5G vai ser de uma utilidade espantosa.

                        Acabam-se os técnicos da TV cabo por exemplo. Com tanta largura de banda disponível numa antena, tornam-se irrelevantes os cabos.

                        O que critico não é o 5G, claro que não, é a preocupação das pessoas em ter telemóveis 5G, quando a tecnologia actual já ultrapassou há algum tempo às necessidades de largura de banda num dispositivo desses.

                        Comentário


                          #42
                          O 5G tem muitas vantagens é muito potencial industrial.

                          a única coisa que não serve para nada é para o consumidor final onde 4g está mais que suficientemente. Mas o 5G não se paga sozinho e é preciso convencer toda a gente a meter tarifários e telemóveis 5G para tornar o sistema sustentado.

                          Comentário


                            #43
                            Originalmente Colocado por Avant Ver Post
                            Claro que o 5G vai ser de uma utilidade espantosa.

                            Acabam-se os técnicos da TV cabo por exemplo. Com tanta largura de banda disponível numa antena, tornam-se irrelevantes os cabos.

                            O que critico não é o 5G, claro que não, é a preocupação das pessoas em ter telemóveis 5G, quando a tecnologia actual já ultrapassou há algum tempo às necessidades de largura de banda num dispositivo desses.
                            a tua linha de pensamento só tem uma falha, o 5G depende da fibra óptica, precisa de ter todas as antenas ligadas por fibra óptica. O alcance do 5g é medíocre, ou seja vais ter cabos de fibra óptica à porta de casa.

                            e com isto pode ser um pouco redundante teres tudo por 5G se tens um cabo de fibra óptica à porta.

                            li isto, e outros exemplos, em vários estudos sobre a sustentabilidade e futuro do 5G.

                            pode eventualmente funcionar, mas economicamente é duvidoso.

                            Comentário


                              #44
                              Originalmente Colocado por Tictac Ver Post
                              Tenho sempre uma dificuldade enorme em entender as cabecinhas que vão contra o avanço e evolução tecnológica.


                              Se não tem dados no telemóvel e não querem gastar o tarifário, usem o 4g!

                              A nível de engenharia industrial, o 5g vem tornar a indústria 4.0 realmente possível.
                              por vezes falta exemplos. Desde as cidades inteligentes (comunicação carros, sistema tráfego, etc..) a aplicações industriais como ter largura se banda para digitalmente um camião poder ter o seu inventário feito em milissegundos , etc etc.

                              vsi haver uma revolução, ainda não sei sente porque muita das aplicações e afins está tal como o 5G em desenvolvimento, mas vai chegar.

                              Comentário


                                #45
                                Originalmente Colocado por Avant Ver Post
                                Claro que o 5G vai ser de uma utilidade espantosa.

                                Acabam-se os técnicos da TV cabo por exemplo. Com tanta largura de banda disponível numa antena, tornam-se irrelevantes os cabos.

                                O que critico não é o 5G, claro que não, é a preocupação das pessoas em ter telemóveis 5G, quando a tecnologia actual já ultrapassou há algum tempo às necessidades de largura de banda num dispositivo desses.
                                O cabo é sempre bom ter por perto a trabalhar para servir de redundância!

                                Originalmente Colocado por Hecho Ver Post
                                O 5G tem muitas vantagens é muito potencial industrial.

                                a única coisa que não serve para nada é para o consumidor final onde 4g está mais que suficientemente. Mas o 5G não se paga sozinho e é preciso convencer toda a gente a meter tarifários e telemóveis 5G para tornar o sistema sustentado.
                                O 5G é basicamente isto; mais virado para profissionais e não tanto para os consumidores finais.

                                Comentário


                                  #46
                                  Originalmente Colocado por MVA Ver Post
                                  Se tiveres 1000 máquinas na Autoeuropa ligadas em série e uma delas apresentar um problema técnico que vai causar repercussões no workflow das restantes 999 máquinas, tens menos de 1 milissegundo para reconfigurar todo o sistema de controlo.
                                  Tens menos de 1 milisegundo? Podes explicar porquê 1 milisegundo e não 1 segundo ou 10 segundos?


                                  E isso só é possível com o 5G
                                  Eu estava convencido que em ambiente industrial, as redes com fios também conseguiam latências de 1 ms ou até menos. E com a vantagem de ter menos interferências e colisões, e não depender de um operador.

                                  Vamos lá a ver, eu sou a favor da evolução tecnológica, mas por vezes cria-se um hype à volta de siglas (5G, indústria 4.0, Web 3.0, you name it) completamente patético. Vai ser sempre uma revolução, mas depois, afinal as coisas não mudam assim tanto... há é que vender uma sigla!

                                  Eu já ando nisto há muito tempo e já vi este filme acontecer muitas vezes. Um dos exemplos mais longínquos, foi quando a tecnologia ATM "iria revolucionar" as redes locais empresariais!
                                  Editado pela última vez por eu; 28 November 2021, 10:38.

                                  Comentário


                                    #47
                                    Já dá para usar 5G nalgumas zonas?

                                    Comentário


                                      #48
                                      Originalmente Colocado por sempreabrir Ver Post
                                      Já dá para usar 5G nalgumas zonas?
                                      Sim, apercebi-me por puro acaso que o meu telemóvel tinha o símbolo "5G" quando estava na Rua de Santa Catarina no Porto, há uns dias. Não andei a experimentar a velocidade, mas nem sabia que a Vodafone já tinha a rede 5G activa.

                                      Comentário


                                        #49



                                        Uma grande revolução, não haja dúvida.

                                        Comentário


                                          #50
                                          Originalmente Colocado por Avant Ver Post



                                          Uma grande revolução, não haja dúvida.
                                          Se foi perto de um acampamento de determinada etnia,pode haver roubo de sinal.

                                          Comentário


                                            #51
                                            Originalmente Colocado por Edge Ver Post
                                            Sim, apercebi-me por puro acaso que o meu telemóvel tinha o símbolo "5G" quando estava na Rua de Santa Catarina no Porto, há uns dias. Não andei a experimentar a velocidade, mas nem sabia que a Vodafone já tinha a rede 5G activa.
                                            Pois,vi essa referência na APP da Vodafone mas ainda não testei.

                                            Comentário


                                              #52
                                              Eeeeenormeeeeeeeee...

                                              Comentário


                                                #53
                                                Originalmente Colocado por Avant Ver Post



                                                Uma grande revolução, não haja dúvida.
                                                A velocidade de download e upload não me espanta. Mas o ping de acesso devia ser muito mais baixo. Deviam andar abaixo dos 3ms

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Originalmente Colocado por Avant Ver Post
                                                  Claro que o 5G vai ser de uma utilidade espantosa.

                                                  Acabam-se os técnicos da TV cabo por exemplo. Com tanta largura de banda disponível numa antena, tornam-se irrelevantes os cabos.

                                                  O que critico não é o 5G, claro que não, é a preocupação das pessoas em ter telemóveis 5G, quando a tecnologia actual já ultrapassou há algum tempo às necessidades de largura de banda num dispositivo desses.
                                                  Nem mais.

                                                  Neste verão usei numa casa de férias com o tarifário pré-pago da MEO (e sem limite de tráfego) um hotspot 4g+ onde ligam vários smartphones, 3 PC's, tablets, uma android box com a app da TV NOS que usamos para ver televisão em HD e Netflix e a não notámos qualquer diferença em termos práticos para a ligação por fibra.

                                                  Concordo no entanto que um Hotspot 5G será mais estável e future proof. Mas 5G para um smartphone???? A sério que ainda não percebi a vantagem! Pelo contrário... a maior diferença que parece existir é memso no maior consumo de bateria, ou estarei errado?

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Teste acabado de fazer num smartphone com a tecnologia obsoleta 4g dentro de casa:




                                                    Estou mesmo a ver as operadoras num futuro próximo a estrangularem o 4G para venderem o seu "peixe fresco"...

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Originalmente Colocado por Jacare Ver Post
                                                      Teste acabado de fazer num smartphone com a tecnologia obsoleta 4g dentro de casa:




                                                      Estou mesmo a ver as operadoras num futuro próximo a estrangularem o 4G para venderem o seu "peixe fresco"...
                                                      isto esta muito longe da realidade média... isto vai ser a relidade media com o 5G


                                                      se for como a transicao do 3G para o 4G... o 3G ate ha bem pouco tempo era mais rapido que o 4G porque toda a gente estava ligada ao 4G e ninguem ao 3G

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Como podes calcular não ando sempre a medir a velocidade do 4G do smartphone.

                                                        O que sei, é que em termos práticos não me lembro de notar velocidades lentas ou mais limitativas, que me impossibilitem de usar o que quer que seja no smartphone quando este está ligado a 4G, isso inclui netflix ou algum canal na APP TV-NOS (aqueles que puxam mais pelos dados). Por vezes em viagens de carro não tenho rede, mas creio que isso pouco ou nada tem a ver com as limitações 4G quando comparadas com a tecnologia 5G.

                                                        Portanto o 5G, pelo menos no meu caso (e acredito qu ena grande maioria dos casos), seria completamente redundante. Ou talvez não, se isso implicar maior consumo de bateria.

                                                        EDIT:
                                                        Onde me parece que poderá fazer maior diferença será na velocidade de upload. Em termos práticos estou a imaginar emissões em directo dos operadores de TV a usarem esse tipo de tecnologia para enviarem as emissões. Aqui sim, o 4G é limitativo e o 5G poderá ser uma excelente alternativa.

                                                        Agora para o utilizador comum, nestes smartphones?? Não me parece que nos traga qualquer vantagem prática.
                                                        Editado pela última vez por Jacare; 05 December 2021, 18:41.

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Originalmente Colocado por Avant Ver Post
                                                          Apesar de tudo, isso não está inteiramente correcto. O 3G teve várias especificações, a mais rápida era de 7,2 Mbps, e o máximo teórico do 4G são 300 Mbps.
                                                          O 3G marca formalmente o início do standard global para comunicações móveis, com a criação do 3GPP, uma parceria público-privada que definiu e continua a definir o standard que garante que os equipamentos dos vários fabricantes funcionam entre si.

                                                          O 3G evoluiu bastante, desde o UMTS baseado em ATM até ao HSPA, que como dizia o artigo, atingia 42Mbps em downlink com 2 portadores de 5MHz. Os 7.2Mbps era no WCDMA (Wideband Code Division Mmultiplex Access), a "segunda geração da terceira geração".

                                                          O 4G LTE tinha inicialmente 150Mbps como limite teórico, mas evoluiu até os 2Gbps+ com 3 técnicas: 4x4 MIMO (4 ligações simultânea), Carrier Aggregation e 256QAM (mais bits por símbolo). Na release actual, já está normalizado o 1024QAM e o 8x8MIMO em TDD, pelo que ainda se vai conseguir mais débito.

                                                          O 5G é diferente do ponto de vista conceptual e oferece soluções diferentes para use-cases diferentes. O 5G que agora está a ser lançado em Portugal é de certa forma uma extensão do 4G, para o use-case de consumo (eMBB), e tem em vista principalmente o utilizador de smartphones. Disseram aqui que não trouxe nada de novo, não estão completamente enganados, mas aumenta brutalmente a capacidade das redes (com novo espectro e novas técnicas). Vai permitir continuar o crescimento do consumo de dados e melhorar a experiência do utilizador. Num futuro próximo, com a implementação do Core 5G, vai também permitir reduzir a latência para o milissegundo e abrir um leque enorme de serviços e automatizações da rede. A realidade aumentada e virtual vai passar a ser exequível (Meta a entrar em força), bem como vários serviços para veículos (condução autónoma assistida pela rede, condução remota, assistências como HD-maps e outros serviços de coordenação de veículos).

                                                          Depois tens um outro 5G: o empresarial ou privado. Esse sim, completamente voltado para a automação, ambientes industriais e muito pouco relacionado com a utilização humana. Essa "categoria", que faz uso das frequências mais altas (24~52GHz), entrega uma capacidade descomunal de dados (os tais 10Gbps) e latência muito baixa (~125 microssegundos no rádio). Não era possível implementar esse "flavour" na arquitectura 4G LTE. Essa banda mais alta (millimeter wave, ou NR-FR2) tem uma disponibilidade espectral muito grande, mas também tem um decaimento de potência enorme.
                                                          As antenas são fisicamente ligadas à frequência (ou comprimento de onda): quanto maior a frequência, menor o comprimento de onda e menor a antena que reage a essa frequência. Essas características fazem com que o mmWave seja naturalmente mais adequado para small cells e pequenas coberturas. As ondas não conseguem transpor paredes com eficiência, pelo que é perfeito para utilização indoor sem interferir com a rede outdoor ou macro: duas fabricas vizinhas podem usar a mesma banda com interferência mínima.

                                                          O 5G também foi desenvolvido de raíz para implementação máxima em ambientes virtualizados: todos os elementos do Core são cloud-native. Podes aumentar ou reduzir a capacidade em tempo real, criar novas redes por software (um operador pode criar uma rede privada para um cliente sem instalar novo equipamento) e outras brincadeiras que ainda estão na primeira infância, mas que vão mudar a forma de trabalhar.

                                                          E não, não causa cancro... pelo menos não há qualquer indício, com mais de 30 anos de pesquisa. As comunicações utilizam radiação não-ionizante e as potências são muito baixas. Estás muito mais exposto quando ligas o micro-ondas em casa do que a 30 metros de uma torre.
                                                          Editado pela última vez por Mazzeo; 05 December 2021, 18:56.

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Originalmente Colocado por eu Ver Post
                                                            Tens menos de 1 milisegundo? Podes explicar porquê 1 milisegundo e não 1 segundo ou 10 segundos?



                                                            Eu estava convencido que em ambiente industrial, as redes com fios também conseguiam latências de 1 ms ou até menos. E com a vantagem de ter menos interferências e colisões, e não depender de um operador.

                                                            Vamos lá a ver, eu sou a favor da evolução tecnológica, mas por vezes cria-se um hype à volta de siglas (5G, indústria 4.0, Web 3.0, you name it) completamente patético. Vai ser sempre uma revolução, mas depois, afinal as coisas não mudam assim tanto... há é que vender uma sigla!

                                                            Eu já ando nisto há muito tempo e já vi este filme acontecer muitas vezes. Um dos exemplos mais longínquos, foi quando a tecnologia ATM "iria revolucionar" as redes locais empresariais!
                                                            Consegues menos de 1ms com fios, mas tens fios. Alterar o layout de uma fábrica torna-se muito demorado e dispendioso e utilizar robots móveis é impraticável. alias, só a cablagem dos equipamentos é um inferno.

                                                            Se és da época do ATM, não podes dizer que não revolucionou as redes empresariais... foi o precursor das LAN e VPNs, que já ninguém vive sem. Foi é rapidamente suplantada pelo IP, que tinha um custo muito inferior.

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Uma explicação excelente sobre o Digital Twins, que será o próximo grande salto tecnológico, viabilizado pelo 5G.

                                                              https://www.youtube.com/watch?v=RaOejcczPas

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X