Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Já aí está o 5G nas comunicações móveis?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Penso existir algo parecido já em vigor, mas a solução de outros paises para isso é ter nas zonas não economicamente rentaveis antenas subsidiadas e a funcionar para as várias operadoras (roaming interno). Por motivos de integridade e desenvolvimento a cobertura tem de ser mais proximo possivel de 100%.

    Comentário


      Originalmente Colocado por Hecho Ver Post
      Mas tendo em conta o pequeno alcançe das antenas 5G, fiquei surpreendido pela já boa cobertura em algumas zonas.
      Depende da frequência usada, se for nos 700Mhz tem boa cobertura, se for 3600Mhz nem por isso.

      E vai ser cada vez mais normal ver 5G no sinal de rede, as operadoras estão a implementar 5G nas frequências do 4G , ou seja "roubam" largura de banda do 4G só para dizer que têm 5G.
      É um trabalho que se faz relativamente barato e rápido (30 min?) .

      Comentário


        Originalmente Colocado por Hecho Ver Post
        Penso existir algo parecido já em vigor, mas a solução de outros paises para isso é ter nas zonas não economicamente rentaveis antenas subsidiadas e a funcionar para as várias operadoras (roaming interno). Por motivos de integridade e desenvolvimento a cobertura tem de ser mais proximo possivel de 100%.
        É uma solucao, mas entretanto vais ter aí a malta a dizer que nao tem de subsidiar antenas para quem quer viver no meio do campo ter acesso a 3G/4G/5G/6G e por aí fora...


        Percebo perfeitamente que a tecnologia deveria de estar disponível para todos em todas as áreas, infelizmente nao é possivel por várias questoes, o que nao percebo é a malta que critica a instalacao de antenas 5G porque num local no c* do mundo onde vivem "meia duzia" de pessoas nao há cobertura da tecnologia anterior.

        Há uma série de vantágens em usarmos 5G.

        Comentário


          E para os mais cepticos,

          Cobertura 3G / 4G / 5G - Portugal - nPerf.com

          A maioria do país é coberta por 4G

          Vejam as diferencas para Espanha ou para outros países como o UK e vao ver que afinal em Portugal nem estao assim tao mal.

          Comentário


            Originalmente Colocado por Unreal Ver Post
            Depende da frequência usada, se for nos 700Mhz tem boa cobertura, se for 3600Mhz nem por isso.

            E vai ser cada vez mais normal ver 5G no sinal de rede, as operadoras estão a implementar 5G nas frequências do 4G , ou seja "roubam" largura de banda do 4G só para dizer que têm 5G.
            É um trabalho que se faz relativamente barato e rápido (30 min?) .
            Há grandes vantagens técnicas em “roubar” portadoras do 4G para o 5G, como eficiência espectral, mais cobertura em uplink e outras. Mas não é propriamente barato nem rápido: em princípio poderá reutilizar-se os rádios e antenas, mas é necessário instalar cartas ou unidades de banda base, além do pagamento de licenças de SW. Ainda são uns bons milhares por cada site.

            Comentário


              Originalmente Colocado por turboyoda Ver Post
              E para os mais cepticos,

              Cobertura 3G / 4G / 5G - Portugal - nPerf.com

              A maioria do país é coberta por 4G

              Vejam as diferencas para Espanha ou para outros países como o UK e vao ver que afinal em Portugal nem estao assim tao mal.
              Conheço bem a realidade do 5G (e anteriores) na Europa e parte da Ásia. Posso dizer que Portugal está entre os melhores e no 5G, apesar do atraso no leilão do espectro, fez um excelente trabalho, principalmente a NOS.

              E malta, pela vigésima vez, o objetivo das redes móveis é cobrir população, não território. Também não há metro nem aeroportos no Mogadouro, pela mesma razão.

              Comentário


                Originalmente Colocado por turboyoda Ver Post
                E para os mais cepticos,

                Cobertura 3G / 4G / 5G - Portugal - nPerf.com

                A maioria do país é coberta por 4G

                Vejam as diferencas para Espanha ou para outros países como o UK e vao ver que afinal em Portugal nem estao assim tao mal.
                Não sei quem fez esse mapa mas se quiser ir comigo aqui a uns sitios onde diz que há 4G é só combinar....

                Comentário


                  Sou do tempo da internet móvel gprs 128 kbs

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por guisas Ver Post
                    Não sei quem fez esse mapa mas se quiser ir comigo aqui a uns sitios onde diz que há 4G é só combinar....
                    Se fizeres scroll para baixo, consegues descobrir quem é que fez o mapa e de onde os dados vem.

                    De onde vem os dados nperf?
                    As medidas coletadas são efetuadas pour utilizadores do aplicativo nPerf. São medidas realizadas em condições reais, efetuadas no local em questão. Se você também quiser participar, basta baixar o aplicativo nPerf no seu telefone. Quanto mais dados tivermos, mais completos ficarão os mapas !
                    Relembro que a cobertura nao depende apenas das antenas mas sim do dispositivo, pelo que podemos estar os dois exactamente no mesmo sitio, tu teres rede e eu nao, porque estamos a usar equipamentos diferentes com antenas diferentes.


                    Mas mesmo assim, quer entao dizer que nao deviam de instalar uma unica antena 5g porque nao há rede 4g num determinado ponto do país?

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por Rools Ver Post
                      Sou do tempo da internet móvel gprs 128 kbs
                      Imagina como é que era quando nao tinhamos internet, ou quando apareceu wap.

                      Comentário


                        Quando funciona, funciona bem:




                        Comentário


                          Originalmente Colocado por turboyoda Ver Post
                          Se fizeres scroll para baixo, consegues descobrir quem é que fez o mapa e de onde os dados vem.



                          Relembro que a cobertura nao depende apenas das antenas mas sim do dispositivo, pelo que podemos estar os dois exactamente no mesmo sitio, tu teres rede e eu nao, porque estamos a usar equipamentos diferentes com antenas diferentes.


                          Mas mesmo assim, quer entao dizer que nao deviam de instalar uma unica antena 5g porque nao há rede 4g num determinado ponto do país?
                          Antes de mais, agradeço a tua explicação e teres te dado a fazê-la. Obrigado.

                          Sem duvida que dependerá também do dispositivo, mas os locais que eu menciono, são locais verificados por mim, e por mais de 4 outras pessoas (pessoas diferentes nos locais diferentes, com redes diferentes). Em alguns desses locais não quer dizer que não tenha. ---> não consegue é ter de forma continuada, i.e. em 2 minutos a rede vai abaixo umas 3 ou 4 vezes, depende do período dos 2 minutos. E depende da rede também.

                          Pela minha experiência, já tive as 3 operadoras e de longe a Vodafone é a que tem melhor cobertura nestes locais.

                          Penso que se deveria garantir a cobertura TOTAL do país em locais frequentados por seres humanos, nomeadamente habitações ou locais de trabalho. E porque não em todo o país ! Se existe tecnologia para ir aumentando o G (o que quer que isso implique) acredito pelo que julgo saber, que seria mais fácil garantir essa cobertura mais abrangente nos G mais baixos de modo a garantir pelo menos o acesso a dados com fiabilidade.

                          Só 1 nota para a nPerf: apesar de "contacto" ser aceite escrito de ambas as formas, como o "c" é "falado", deveriam escrever "contacto", a menos que sejam brasileiros.

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por guisas Ver Post
                            Antes de mais, agradeço a tua explicação e teres te dado a fazê-la. Obrigado.

                            Sem duvida que dependerá também do dispositivo, mas os locais que eu menciono, são locais verificados por mim, e por mais de 4 outras pessoas (pessoas diferentes nos locais diferentes, com redes diferentes). Em alguns desses locais não quer dizer que não tenha. ---> não consegue é ter de forma continuada, i.e. em 2 minutos a rede vai abaixo umas 3 ou 4 vezes, depende do período dos 2 minutos. E depende da rede também.

                            Pela minha experiência, já tive as 3 operadoras e de longe a Vodafone é a que tem melhor cobertura nestes locais.

                            Penso que se deveria garantir a cobertura TOTAL do país em locais frequentados por seres humanos, nomeadamente habitações ou locais de trabalho. E porque não em todo o país ! Se existe tecnologia para ir aumentando o G (o que quer que isso implique) acredito pelo que julgo saber, que seria mais fácil garantir essa cobertura mais abrangente nos G mais baixos de modo a garantir pelo menos o acesso a dados com fiabilidade.

                            Só 1 nota para a nPerf: apesar de "contacto" ser aceite escrito de ambas as formas, como o "c" é "falado", deveriam escrever "contacto", a menos que sejam brasileiros.
                            Só existem duas formas de haver cobertura total do país, ou as operadoras instalam antenas em todo o lado mesmo que não seja viável financemente o que faz com que os custos deles sejam mais altos e claro que se iria reflectir no preço final ao consumidor, isto para não falar que entretanto aparecem ai a malta toda de chapéus em alumínio a reclamar da radiação gama emitida pelas antenas.

                            A outra é o, governo investir, que claro é dinheiro dos contribuintes, então vai aparecer primeiro a malta que diz que não usa os serviços e que não deviam de estar a pagar para que os outros tenham e a malta dos chapéus de alumínio, diz que a instalação de antenas para além da radiação que causa cancro no dedo mendinho do pé esquerdo é um plano do governo para controlar as pessoas e não sei mais o quê.

                            Portanto, secalhar é melhor estarmos como estamos as empresas instalam antenas consoante a necessidade e claro, que lhes trouxer mais retorno.
                            A malta quer 5g instalemos 5g, não importa se o ze que mora numa montanha tem ou não gsm

                            Comentário


                              Agora que já tenho algum uso do 5g já consigo ter uma opinião mais formada. E não é muito positiva.

                              começando pelo lado positivo, um dos poucos problemas do presente (e não do futuro!) que o 5g resolveu, é zonas com alta densidade a internet funciona muito mas muito melhor, por exemplo um estádio de futebol, o 5g permite de facto melhorar e muito a conectividade dos milhares de pessoas a tentar usar o telemóvel ao mesmo tempo. O 4g não conseguia já lidar numa altura em que tens milhares de pessoas em espaços compactos a usar apps intensivas de dados.

                              do lado negativo, o 5g não resolve nenhum problema do presente em relação ao 4g. No comboio o 5g só atrapalha, porque como tem um alcance pequeno, quando em zonas com fraco 5g aquilo apanha 5g, o que acontece na prática é ter 5g uns 30 segundos, e ficar depois sem rede um pouco até regressar ao 4g. Que espectacular qualidade de uso .

                              e a não ser em zonas com cobertura massiva de 5g, é melhor mesmo nem ter, além que não funciona assim que encontra uma parede..

                              e o 6G já estão os fabricantes todos entusiasmados a definir as normas, acho que em 2022 já podemos dizer com confiança que nem em 2030 vamos ter aquela rede massiva de dispositivos IoT que apenas o 5g ia conseguir responder, quanto mais 6g ser necessário..



                              Comentário


                                Em Portugal (e maioria dos países) não há 5G standalone, o que significa que estás acampado em 4G e usas a capacidade disponível no 5G apenas quando necessário. Se tens pouco sinal no 5G, não deveria ser pior do que estar apenas em 4G, alguma coisa está errada.

                                Os standards do 5G para massive IoT e industriais ainda não estão completamente fechados (Rel. 17 e 18), é mesmo quando estiverem só vão aparecer comercialmente quando houver mercado.
                                O 6G está em fase inicial de estudo, e é muito bem que comecem cedo. O ciclo de investigação dura cerca de 7 anos até aparecerem os primeiros produtos minimamente viáveis. Em 2027/8 deveremos ter os primeiros PoC.

                                Comentário

                                AD fim dos posts Desktop

                                Collapse

                                Ad Fim dos Posts Mobile

                                Collapse
                                Working...
                                X