Queria partilhar com vcs essa teoria pessoal que já tenho vindo a desenvolver há algum tempo relativamente ao uso da Internet para a tomada de decisões (qualquer tipo de decisão).
Refiro-me à chamada da Disonância cognitiva ( desculpem-me o termo que aprendi ontem ao ler o artigo mais abaixo) que significa , basicamente, "tendency to search only for information that confirms our hypothesis"
O que é que isso quer dizer: quero comprar um Carro, por exemplo estou inclinado para o Renault Megane. Como é lógico, vou ler milhares de reviews e tópicos na net ( toda gente faz isso). Vou ler reviews a favor e reviews contra. Com a dimensão actual da "net" é extremamente dificil conseguir encontrar uma tendência real ( a dizer bem ou mal e mesmo que encontre, ng me garante que não seja manipulada, como em alguns sites que atribuem estrelas mediante recebimentos por fora.
Vou portanto deixar-me levar pela tal "disonância cognitiva" acabando por me fixar nas reviews positivas e compro o caro.
Se, pelo contrário, já tiver um opinião ligeiramente negativa, vou então fixar-me nas reviews negativas e desistir optando por ex por procurar um Golf. Começa tudo no zero e vou fixar-me nas reviews positivas comprando esse carro.
Isso acontece em tudo o que compramos por uma razão simples: a net atingiu um dimensão tal que é muito fácil encontrar artigos a favor ou contra em relação a qualquer produto, serviço e, até, qualquer assunto ( questões de saúde por ex.).
Isso levanta-me questões em relação ao futuro da internet e da forma como a devemos usar.
Será que o excesso de informação é assim tão benéfico? Será que é humanamente possivel filtrar informação? Em quem devemos confiar?
Fica aqui um artigo que aborda um pouco sobre este assunto.
8 Things Your Brain Does Wrong Every Day
Refiro-me à chamada da Disonância cognitiva ( desculpem-me o termo que aprendi ontem ao ler o artigo mais abaixo) que significa , basicamente, "tendency to search only for information that confirms our hypothesis"
O que é que isso quer dizer: quero comprar um Carro, por exemplo estou inclinado para o Renault Megane. Como é lógico, vou ler milhares de reviews e tópicos na net ( toda gente faz isso). Vou ler reviews a favor e reviews contra. Com a dimensão actual da "net" é extremamente dificil conseguir encontrar uma tendência real ( a dizer bem ou mal e mesmo que encontre, ng me garante que não seja manipulada, como em alguns sites que atribuem estrelas mediante recebimentos por fora.
Vou portanto deixar-me levar pela tal "disonância cognitiva" acabando por me fixar nas reviews positivas e compro o caro.
Se, pelo contrário, já tiver um opinião ligeiramente negativa, vou então fixar-me nas reviews negativas e desistir optando por ex por procurar um Golf. Começa tudo no zero e vou fixar-me nas reviews positivas comprando esse carro.
Isso acontece em tudo o que compramos por uma razão simples: a net atingiu um dimensão tal que é muito fácil encontrar artigos a favor ou contra em relação a qualquer produto, serviço e, até, qualquer assunto ( questões de saúde por ex.).
Isso levanta-me questões em relação ao futuro da internet e da forma como a devemos usar.
Será que o excesso de informação é assim tão benéfico? Será que é humanamente possivel filtrar informação? Em quem devemos confiar?
Fica aqui um artigo que aborda um pouco sobre este assunto.
8 Things Your Brain Does Wrong Every Day
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