Anúncio

Collapse
No announcement yet.

A Internet não nos ajuda a fazer melhores escolhas - o engano dos sites de reviews

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Tudo gira um pouco a volta do tendencioso. Por mais se queira algo isento não se consegue fugir, porque vão haver sempre comparações.

    Se me perguntarem que telemóvel escolher é por exemplo a uns ano dizia nokia, hoje digo samsung, ou generalizando android. Mas vai aparecer outro user a dizer iphone, porque tem um tendência para a marca apple e vai incutir a sua tendência.

    Não há opinão se existir um tendência, como os jornalista por mais que queiram evitar metem tendência nas suas noticias, apesar que a ética base do jornalista é ser "isento". Sem pensas, tens opinião, se tens opinião, tens uma tendência por mais mínima que seja.

    Comentário


      #32
      Discordo veementemente (mas educadamente) com a premissa inicial.

      Nunca em momento algum o acesso facilitado à informação levou a que se tomem piores decisões, o decisor é que tem de filtrar a informação necessária para fazer a avaliação correcta em função das suas necessidades.


      Alguns exemplos, estou comprador de coisas para bebe, não percebo nada do assunto nem nunca tive interesse nenhum no tema, tenho zero conhecimentos e zero "inclinamento" para uma ou outra marca/produto. Foi a ler reviews na net e a calibrar as reviews que decidi por quase tudo o que comprei. Sem essas reviews, certamente que compraria muita coisa que me iria arrepender mais tarde. Abençoada Amazon!!

      Claro que há o oposto que referes, por exemplo quando comprei o meu carro já o tinha escolhido na minha cabeça meses antes de o comprar. Experimentar outros carros e apontar-lhes defeitos, ler reviews positivas e acenar com a cabeça e dizer amen; ler reviews negativas e dizer que posso bem com os defeitos ou que o reviewer não percebe nada do assunto , foram apenas para justificar o lado emocional a funcionar. Sim, isso também pode acontece. Mas nestes casos já tem de haver um bias muito grande antes de acontecer o momento da avaliação.

      Comentário


        #33
        Originalmente Colocado por v7 Ver Post
        Em média a informação da net é menos fiável do que a informação publicada em papel (por exemplo).

        Não que a publicada em papel seja muito fidedigna, mas na net encontram-se coisas mirabolantes e muitos, muito, muitos erros.

        Discordo, essa média de que falas não faz sentido nenhum, até porque 99% do que aparece escrito publicado em papel, está também publicado na Internet. Não deve haver um jornal ou revista de referência no mundo que não tenha versão digital hoje em dia. Não se pode falar em média, podes falar em quantidade e acesso facilitado à informação.

        E tal como há blogs cheios de caca, também há muitos folhetins cheios de caca (assim de repente estou-me a lembrar das revistinhas que a simpática septuagenária me deixa à porta de casa todos os sábados de manhã...)

        Temos de saber filtrar, tanto de um lado como do outro.


        Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
        Bom mas então não seria suposto a Internet simplificar-nos a vida?

        E não simplifica? De que outro modo poderias ter sequer esta discussão com pessoas que não conheces em tempo "real"?


        Claro que podes argumentar que sem internet, a tua vida seria mais simples... seria sim senhor... mas também seria mais "pobre".

        Comentário


          #34
          Originalmente Colocado por Ilyushin Ver Post
          Para uma pessoa minimamente inteligente, basta pensar o seguinte:

          Qual é o objectivo de um site? Em 99.99% dos casos, o objectivo é financeiro.
          Uma review nunca é 100% honesta, tem basicamente a ver com o retorno financeiro que aquela empresa proporciona.

          Exemplo concreto: imaginem que eu tenho um site de telemóveis. A Samsung paga-me 1 Euro por cada 100 cliques, a Apple paga 0.50 Euros. Ainda que eu considere os Apple melhores do que os Samsung, colocarei o Samsung com muito mais destaque e em melhor posição no site. É a lei do dinheiro. Esta lógica também vale para revistas e jornais, funcionam todos basicamente da mesma forma. E nem sempre é preciso mentir a respeito de um produto, basta apenas destacar as melhores características do que queremos promover ao mesmo tempo que omitimos as principais vantagens do concorrente
          Eu jä pensei assim e vai depender do publico. Se e inteligente ou nao.

          Uma revista que se deixe corromper, vende. Mas se tu fores utilizar o produto e a diferenca for gritante a credibilidade vem abaixo.

          Hoje em dia o consumidor e que decide. E a melhor relacao que vejo sao revistas de renome (por exemplo em cinema em casa) a dar feedback critico aos produtos.

          Se leres a WhatHifi, apos reviews deles ou os produtos baixam de preco ou sao revistos.

          Eu aqui na Suica alugo carro quase todos os fins de semana. Uma revista que me diga que o novo Clio serve para andar confortavelmente acima de 90 perde a minha credibilidade. Uma revista que nao repare no plastico do novo Skoda igual.

          E ja li imensas ou sites online e todas as revistas mencionam estes problemas e achas que a Renault e a Skoda nao sao poderosas mas o cliente hoje em dia e muito mais poderoso.

          Dai as empresas serem customer oriented e nao press ou lobby oriented.

          Comentário


            #35
            Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
            (...)
            Refiro-me à chamada da Disonância cognitiva ( desculpem-me o termo que aprendi ontem ao ler o artigo mais abaixo) que significa , basicamente, "tendency to search only for information that confirms our hypothesis"(...)
            estás a gozar comigo, não? Tive ontem exame sobre isto!!

            Comentário


              #36
              Originalmente Colocado por Superfast Ver Post
              Eu jä pensei assim e vai depender do publico. Se e inteligente ou nao.

              Uma revista que se deixe corromper, vende. Mas se tu fores utilizar o produto e a diferenca for gritante a credibilidade vem abaixo.

              Hoje em dia o consumidor e que decide. E a melhor relacao que vejo sao revistas de renome (por exemplo em cinema em casa) a dar feedback critico aos produtos.

              Se leres a WhatHifi, apos reviews deles ou os produtos baixam de preco ou sao revistos.

              Eu aqui na Suica alugo carro quase todos os fins de semana. Uma revista que me diga que o novo Clio serve para andar confortavelmente acima de 90 perde a minha credibilidade. Uma revista que nao repare no plastico do novo Skoda igual.

              E ja li imensas ou sites online e todas as revistas mencionam estes problemas e achas que a Renault e a Skoda nao sao poderosas mas o cliente hoje em dia e muito mais poderoso.

              Dai as empresas serem customer oriented e nao press ou lobby oriented.

              Depende muito do produto que se vende.
              Há sites que não estão minimamente preocupados com a credibilidade, porque muitas vezes o que interessa é enviar clientes que depois ficam fidelizados (por exemplo agentes de telecomunicações, sites onde se tenha de fazer registo associado a um afiliado, etc, etc..)
              Um caso muito simples que ilustra bem este tipo de review: procura por exemplo em inglês "best hosting company". Abre as 10 primeiras páginas do google, e os resultados são totalmente distintos. Há sites em que determinada empresa está 1º lugar com um registo impecável e sem queixas e outros onde a mesma empresa aparece descrita como "abaixo de cão". Este é apenas um dos ramos onde isto acontece, e ao contrário do que dizes não depende da inteligência do consumidor mas sim da ignorância do mesmo. Um cliente que percebe pouco daquilo que está a comprar é um potencial excelente cliente para qualquer website que trabalhe com comissões ;)

              Comentário


                #37
                Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                Queria partilhar com vcs essa teoria pessoal que já tenho vindo a desenvolver há algum tempo relativamente ao uso da Internet para a tomada de decisões (qualquer tipo de decisão).
                Refiro-me à chamada da Disonância cognitiva ( desculpem-me o termo que aprendi ontem ao ler o artigo mais abaixo) que significa , basicamente, "tendency to search only for information that confirms our hypothesis"

                O que é que isso quer dizer: quero comprar um Carro, por exemplo estou inclinado para o Renault Megane. Como é lógico, vou ler milhares de reviews e tópicos na net ( toda gente faz isso). Vou ler reviews a favor e reviews contra. Com a dimensão actual da "net" é extremamente dificil conseguir encontrar uma tendência real ( a dizer bem ou mal e mesmo que encontre, ng me garante que não seja manipulada, como em alguns sites que atribuem estrelas mediante recebimentos por fora.
                Vou portanto deixar-me levar pela tal "disonância cognitiva" acabando por me fixar nas reviews positivas e compro o caro.

                Se, pelo contrário, já tiver um opinião ligeiramente negativa, vou então fixar-me nas reviews negativas e desistir optando por ex por procurar um Golf. Começa tudo no zero e vou fixar-me nas reviews positivas comprando esse carro.

                Isso acontece em tudo o que compramos por uma razão simples: a net atingiu um dimensão tal que é muito fácil encontrar artigos a favor ou contra em relação a qualquer produto, serviço e, até, qualquer assunto ( questões de saúde por ex.).

                Isso levanta-me questões em relação ao futuro da internet e da forma como a devemos usar.
                Será que o excesso de informação é assim tão benéfico? Será que é humanamente possivel filtrar informação? Em quem devemos confiar?

                Fica aqui um artigo que aborda um pouco sobre este assunto.
                8 Things Your Brain Does Wrong Every Day

                O que narras é totalmente verdade. Ate pq numa pesquisa google colocando uma conjugacao de palavras positiva ou negativa em relacao a quase todos os temas , terás milhoes de resultados. Especialmente em carros e ingles...

                Tambem existe muita desinformacao. Daquilo que percebo é muito comum lêr desinformacao. Creio que muitas vezes nem é por mal mas as pessoas ja fazem às vezes reviews em funcao de outros reviews...

                Para quase todos os assuntos temos as "tribos online". Se uma tribo diz "alfa é que é bom em vermelho" toda essa tribo vai dizer norma mesma coisa. Noutro grupo outra coisa, etc... Ate existem grupos rivais em varios temas em que a objectividade nao existe.

                PAra ser sincero sobre carros acho que nunca aprendi neste forum rigorosamente nada. Sempre foi em websites e foruns tecnicos. Aqui maioria é palha
                Editado pela última vez por Fernandovieira7; 30 January 2014, 23:30.

                Comentário


                  #38
                  Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                  Para reviews continuo a comprar revistas da especialidade. Para noticias continuo a comprar um jornal diário, uma revista semanal e um jornal semanal. Para noticias "na hora" consulto jornais online.

                  Realmente não uso muito a inetrnet para reviews... Geralmente encontro tantas opiniões pouca fundamentação que acabo por ficar baralhado, não conseguindo por essa via progredir grande coisa.

                  No entanto sou utilizador de vários fóruns onde pela troca de informação se consegue obter informação útil. Apesar disso a decisão final é sempre por contacto direto.
                  O problema é que as revistas da especialidade, muitas vezes de especialistas tẽm pouco..

                  Falo no caso concreto da informática.

                  Ou então são copy paste de edições estrangeiras.

                  Continuo a preferir a internet, de longe.

                  Comentário


                    #39
                    Não é a internet que nos faz escolher pior, são as pessoas que não sabem usar a internet que depois escolhem pior.

                    Eu não uso sites de review para ver se o artigo é bom ou mau, uso para ver se faz ou se é aquilo que pretendo, depois uso isso para me ajudar a decidir. Não quer dizer que por vezes não aconteça o que está descrito no artigo, mas de toda a forma aconteceria na mesma se não houvesse internet quer por influência de amigos/familiares, quer por artigos de revistas e tv (aí sim altamente tendenciosos) portanto não concordo que a internet pior as escolhas, pelo contrário se nós a soubermos usar é o melhor meio.

                    Assim de repente dou já uns exemplos desta semana em relação à minha pessoa:

                    Estou à procura de carro e estava muito inclinado para BMW520 mas o que encontras na net? Correntes partidas em todo lado. 1-0 para a internet.

                    Estava para comprar um telemóvel e queria saber se determinado site era de confiança, fui à net, confirmei que sim, correu tudo bem. 2-0 para a net.

                    Esta semana também comprei uma box media player, e decidi-me vendo reviews na internet com video para ver qual a que gostava mais, ela chegou e é espetacular tal e qual como eu tinha visto. 3-0 para a net...

                    Se a soubermos usar, a net é o melhor meio de informação alguma vez existente e precisamente por contrariar aquilo que afirmas, ou seja por ter uma dimensão tão grande é dificil a uma empresa esconder algum de mal ou negativo sobre um produto. Os BMW's com correntes partidas são um bom exemplo, apesar da marca fugir com o rabo à seringa na net rapidamente constatas o que se passa.

                    Mas depois há os chulos da net, nomeadamente blog's de pessoas que fazem review's e que se na verdade até começaram de forma honesta e independente, rapidamente são agarrados pela pressão do marketing e acabam por nos dizer muito bem acerca de um produto só porque lho ofereceram. Basta irem ver o blog da pipoca mais doce e vão ver que a tipa só fala bem daquilo que lhe oferecem, nunca fala mal daquilo que as empresas lhe dão...

                    Comentário


                      #40
                      é tema controverso e não pretendo que concordem ou discordem. É apenas para reflectir.

                      Há ainda um aspecto que tenho constatado que deriva da imaturidade de alguns reviewers por exemplo em produtos de electrónicos, audio, som, aparelhagens, instrumentos etc. Acontece que os produtos actuais mais "badalados" são geralmente os que têm melhor relação "qualidade" preço. Mas depois vê-se imediatemtente que os reviewers não percebem o conceito de longevidade. Ou seja, esta nova geração compra para deita fora daqui a 2 ou 3 anos e , como tal, não prestam atenção a detalhes ( e quando o fazem é pela rama). Isto é, olham muito às especificação técnicas ( nomeadamente características técnicas, processamento e software, "features" e esquecem totalmente a "carcaça" e a qualidade do involucro. No mundo da informática já se nota um inversão desta tendência e há alguns (poucos anos ) já se começou a ouvir falar de condensadores xpto, soldaduras xpto, etc, aspectos técnicos que fazem grande diferença em tremos de longevidade.

                      Não sei se entendem ondo quero chegar, mas imaginem por exemplo um tablet novo com processador ultra, ecran mega, memória upa upa no papel. Compra-se e depois constata-se que a qualidade da carcaça é mrd e passado 2 meses já está em reparação etc.

                      Actualmente eu valorizo mais a longevidade dum produto do que propriamente as característias técnicas. Exemplo nas TVs, uma Panasonic sobrepõe-se a uma Samsung de preço equivalente em termos de "qualidade do material" mas perde em termos de "features".

                      Comentário


                        #41
                        Como em tudo o resto é preciso filtrar resultados. na net temos a vantagem de ter opiniões de profissionais e simples utilizadores. Abençoada net!


                        Até parece que as reviews e noticias na imprensa escrita são imparciais.

                        Comentário


                          #42
                          Originalmente Colocado por Pastis Ver Post

                          Não sei se entendem ondo quero chegar, mas imaginem por exemplo um tablet novo com processador ultra, ecran mega, memória upa upa no papel. Compra-se e depois constata-se que a qualidade da carcaça é mrd e passado 2 meses já está em reparação etc.

                          Actualmente eu valorizo mais a longevidade dum produto do que propriamente as característias técnicas. Exemplo nas TVs, uma Panasonic sobrepõe-se a uma Samsung de preço equivalente em termos de "qualidade do material" mas perde em termos de "features".
                          Nao é de todo recente a atencao dada á qualidade de construcao/materiais dos portáteis.

                          Longevidade é relativa. Uma televisao custa 1400€ e outra custa 1000€, a mais cara dura 15 anos, a outra dura 10 anos, ou seja a mais cara custa 93€ por ano, a outra 50€ por ano, uma diferenca de 7€ por ano nao é significativa, com a vantagem de se ter uma televisao com tecnologia mais actual nos ultimos 5 anos de vida.

                          Comentário


                            #43
                            Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                            Nao é de todo recente a atencao dada á qualidade de construcao/materiais dos portáteis.

                            Longevidade é relativa. Uma televisao custa 1400€ e outra custa 1000€, a mais cara dura 15 anos, a outra dura 10 anos, ou seja a mais cara custa 93€ por ano, a outra 100€ por ano, uma diferenca de 7€ por ano nao é significativa, com a vantagem de se ter uma televisao com tecnologia mais actual nos ultimos 5 anos de vida.
                            Fixed!

                            Comentário


                              #44
                              Originalmente Colocado por 500c Ver Post
                              Fixed!
                              Exacto, tinha feito primeiro um exemplo com televisoes a metade do valor, voces nem fazem a ideia da volta que os meus posts levam antes de serem publicados (alguns nem chegam a ver a luz do dia).

                              Comentário


                                #45
                                Saiu o Yamaha 675 (receiver cinema em casa) e aqui na Suica as harman kardon tem o mesmo distribuidor.

                                Opcao: Yamaha 675 (600 euros) e harman kardon (cerca de 800 euros) = 1400 euros.

                                Fizeram um pack com o Yamaha 673 (modelo 2012) com as harman kardon 3 anos garantia e levantar e entregar em casa = 800 euros.


                                Se nao fosse a internet e foruns de user onde expoe as vantagens do 675 vs 673 eu teria mais dificuldade em optar pelo pack de 800 euros.

                                Ou seja tenho 1 cinema em casa por 800 euros onde perdi a opcao de ver videos do Telemovel em alta definicao (MHL).

                                Reviews sao 1 ou 2 paginas em que muitas vezes sao omitidas muitas assumpcoes.

                                Como agora todos os sites de categoria permitem comentarios (eu li mais de 400 comentarios de user) a opcao pode ser consciente.

                                Comentário


                                  #46
                                  Não vejo isto como um "mal"(ou bem em alguns casos) da internet. Mas sim da nossa sociedade.

                                  Repara, queres comprar um Megane.
                                  O meu primeiro passo é recorrer aos amigos, umas chamadas, uns copos e no final o que tenho? Opiniões positivas e negativas, se eu já levar uma pré-opinião negativa, desisto.

                                  Passo para o Golf, e passa-se o mesmo, só que o inverso, acabo por comprar.

                                  Acho que a internet reflecte um pouco aquilo que deixamos de fazer quando ela não existia.

                                  Cada vez mais estamos mecanizados na solidão, mas, estamos acompanhados. É uma espécie de solidão material e não mental. Ou seja estamos acompanhados pela net, onde temos amigos, e cada vez menos pessoalmente.

                                  Isto, na minha opinião é um problema social e de afastamento entre pessoas. Por exemplo, estás com um amigo e ele fala-te dos Megane, tu nunca leste sobre Meganes, o que acontece? Estás atento, interessado e têm um bom diálogo.
                                  Tu pesquisaste sobre o Megane e viste que tinha problemas(review net), acabas por o estar a ouvir e ficas a pensar (tonhó do caraças nao vê um boi disto)!

                                  Que conclusão tiras?

                                  Cada vez mais estamos afastados, cada vez convivemos menos, mais sós estamos a cada dia que passa.

                                  Porra, eu gosto de ver as pessoas, gosto de ir tomar um copo, jogar um bilhar, mandar umas gargalhadas. Mas cada vez mais isso faz-se nas redes sociais. E quando se faz pessoalmente, um dos primeiros passos e tirar umas fotos para que? Claro...Por na net!

                                  Desculpem a dislexia e a pouca semântica, mas estou meio atarefado no trabalho e já nem sei o que fazer. Sexta-feira, cansado.... Mas ainda vou ler umas reviews, preciso de comprar um secador e nem sei que marca compre.

                                  Um abraço

                                  Comentário


                                    #47
                                    Originalmente Colocado por NMiguel Ver Post
                                    ...
                                    Comprava mais depressa o Megane do que o Golf, e por aí se vê o quão influenciáveis são as pessoas! É a tal máxima de que "o que é alemão é bom", que eu traduzo como "o que é alemão, é igual ao litro".

                                    Tretas...

                                    Comentário


                                      #48
                                      Originalmente Colocado por Titanio Ver Post
                                      Comprava mais depressa o Megane do que o Golf, e por aí se vê o quão influenciáveis são as pessoas! É a tal máxima de que "o que é alemão é bom", que eu traduzo como "o que é alemão, é igual ao litro".

                                      Tretas...
                                      Lá está... são as pessoas que fazem a internet.

                                      Comentário


                                        #49
                                        Originalmente Colocado por Titanio Ver Post
                                        Comprava mais depressa o Megane do que o Golf, e por aí se vê o quão influenciáveis são as pessoas! É a tal máxima de que "o que é alemão é bom", que eu traduzo como "o que é alemão, é igual ao litro".

                                        Tretas...
                                        Todas as pessoas tem marcas favoritas e outras que evitam. Daí o "bias" com que se lem certas reviews.

                                        Comentário


                                          #50
                                          Originalmente Colocado por Titanio Ver Post
                                          Comprava mais depressa o Megane do que o Golf, e por aí se vê o quão influenciáveis são as pessoas! É a tal máxima de que "o que é alemão é bom", que eu traduzo como "o que é alemão, é igual ao litro".

                                          Tretas...
                                          O que e preciso e saber educar as pessoas. Nao existe resposta unica por isso e q se chama individual. Algo que e preciso cada um saber o que quer.

                                          Em relacao mulheres, apartamento, veiculo, estilo de vida. Eu penso que cresci muito desde que vim para a Suica onde tens mais de 50 nacionalidades. O certo e errado deixa de ter sentido. Existe uma opiniao individual e mesmo assim eu posso mudar de opiniao varias vezes.

                                          Por exemplo, para mim o Inverno e para ficar em casa (falo do inverno com neve cerrada, nao o Portugues) e tenho o meu cinema em casa, gosto de 1 boa jantarada.

                                          Eu vivo com 1 Croata de 25 anos que nao percebe ter que se sentar para refeicoes, nem passar mais de 1 hora na cozinha/dia. Mas se for para ir sair gasta 4 horas a escolher roupa, a fazer exercicos p ter o corpo todo bombastico, mais maquilhagem mais cabeleireiro.

                                          Outras pessoas todos os fins de semana tem de fazer algo (ou hiking, ou ski). E isto varia muito de pessoa para pessoa. Quando lemos na internet, temos de fazer 1 top 10 ou 20 questoes que queremos responder. Ou entao usar especialistas.

                                          Eu por exemplo alugo varios carros e concordo com que a Audi esteja muito acima de Renault em qualidade. Agora numa aquisicao ha 20 perguntas que tem de ser respondidas (as tais top20).

                                          Depois as pessoas tambem tem de pensar no conflito de interesses. Eu se vou perguntar ao meu vizinho que tem um GOLF tenho de ter cuidado com a resposta. E conflito de interesses ha sempre.

                                          Comentário


                                            #51
                                            Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                                            Uma televisao custa 1400€ e outra custa 1000€, a mais cara dura 15 anos, a outra dura 10 anos
                                            O grande problema é que nada te garante que a mais cara dure mais que a mais barata.

                                            Eu sofri isso na pele recentemente. Comprei um eletrodoméstico e hesitei entre marca branca de hiper (baratíssimo), marca de gama média (preço médio), ou marca de gama alta (preço elevado). Decidi-me pela marca alemã conceituada e cara...

                                            Resultado: a máquina vinha avariada! Uma máquina nova que não funcionou nem na primeira vez! DOA: Dead On Arrival...

                                            PS: as reviews são fabulosamente positivas...

                                            Comentário


                                              #52
                                              Originalmente Colocado por Titanio Ver Post
                                              Comprava mais depressa o Megane do que o Golf, e por aí se vê o quão influenciáveis são as pessoas! É a tal máxima de que "o que é alemão é bom", que eu traduzo como "o que é alemão, é igual ao litro".

                                              Tretas...
                                              Se isto fosse num topico onde um user tivesse indeciso entre um Megane e um Golf, sabes qual era a tua contribuiçao? Nenhuma.

                                              O problema em muitos foruns é este, abre-se um topico com duvidas e ha sempre alguem que nao ajuda em nada mas destila alguma coisa contra o assunto.


                                              Para alem de filtrarmos o que nos dizem, temos de filtrar onde se vai buscar informaçao.

                                              Comentário


                                                #53
                                                A Resposta correcta é: Grupo VW: Porsche, Skoda, VW e Audi (ok e SEAT).

                                                Para concorrer com o megane temos o skoda octavia.

                                                A VW e Audi posicionam-se acima da Renault. Depende do que o consumidor quer. Mas Megane acima da Skoda Octavia. Eu ate pago para ver mas aquele 1,8 turbo 4x4 da SKODA, a renault dificilmente me convence :D

                                                Comentário

                                                AD fim dos posts Desktop

                                                Collapse

                                                Ad Fim dos Posts Mobile

                                                Collapse
                                                Working...
                                                X