Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Dr Antonio Oliveira Salazar

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por ebay Ver Post
    "Ficamos bem servidos enquanto nação com essa "neutralidade colaborante", é o que importa para o caso.!"

    Houve outras neutralidades colaborantes, de muito maior sucesso que a nossa:Suiça, Suécia, Finlândia. A nossa neutralidade foi mais na base do axioma "não te metas dos assuntos dos outros", não percebendo que o assunto era também nosso.
    ? Vais me dar casos de maior sucesso, é isso? Eu sou rico, mas sou pouco rico comparado com o Bill Gates. Argumento também que meia europa ficou destruída e que 99,9% dos infelizes que perderam a vida não eram Portugueses. Consegues dizer-me (de uma forma geral, claro) se nos safamos bem na 2ª guerra mundial ou para ti "tá sempre tudo mal" porque dava sempre para fazer melhor?

    Comentário


      Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
      Tens lá uns ditadores Africanos/Asiáticos... Europeus vários mais ou menos do tipo "fascista"... Não pesquisei mas soviético (ou pró-soviético) assim de repente só vejo um... Mas admito que não conheço todos os nomes.
      Até está bastante equilibrado até para não me confundires

      Tens 5 fascistas e 5 comunistas. O resto é uma espécie de militarismo.

      Comentário


        Oh raios! Como é que me escaparam 4 comunistas?

        Comentário


          Originalmente Colocado por marelo Ver Post
          ? Vais me dar casos de maior sucesso, é isso? Eu sou rico, mas sou pouco rico comparado com o Bill Gates. Argumento também que meia europa ficou destruída e que 99,9% dos infelizes que perderam a vida não eram Portugueses. Consegues dizer-me (de uma forma geral, claro) se nos safamos bem na 2ª guerra mundial ou para ti "tá sempre tudo mal" porque dava sempre para fazer melhor?
          De facto dava para fazer melhor...fomos dando umas ajudas ao Eixo, depois ajudámos os Aliados e no final ficámos como tínhamos começado, apesar de nos terem querido ajudar . Franco, poucos anos mais tarde e apesar de ser conotado com os vencidos, estava a beneficiar do Plano Marshall e estava a fazer valer a sua importância na Europa e Norte de Africa.

          Comentário


            Originalmente Colocado por To Ver Post
            Bem, tirando:

            PIDE,
            Tarrafal,
            Censura,
            Proibição de manifestações contra a realidade política,
            Proibição da greve,
            Proibição de sindicatos livres,
            Monopólios "de facto" em toda a economia,
            Sistema de partido único,
            Querer que milhares de soldados morressem numa batalha desesperada na Índia (um pouco "a la Hitler" em Estalinegrado),
            Tribunais Plenários,
            A tentativa de lavagem cerebral feita na Mocidade Portuguesa,
            Apoio ao sanguinário Franco no derrube da República Espanhola,
            Apoio à Divisão Azul que lutou ao lado dos nazis na URSS,
            Tratar os habitantes indígenas das colónias como "Portugueses de segunda", algo que provou ser bastante estúpido,
            E outras coisitas.

            Salazar foi um grande homem!!!

            Triste povo que elege um tirano (chamá-lo de ditador é demasiado simpático, pois: Ditador, magistrado extraordinário romano, eleito entre os antigos Cônsules, para governar a República Romana durante uma grave crise, com poderes absolutos, durante um período de seis meses) como o maior português de todos os tempos.
            Se há coisa onde acho que não se pode criticar Salazar foi na politica de neutralidade durante a segunda guerra é verdade que Salazar apoiou a Alemanhã Nazi mas também não é menos verdade que por outro lado alugou as Base das Lages aos EUA que eram um ponto estratégico fundamental para a aviação norte americana.

            Comentário


              Originalmente Colocado por ADoinel Ver Post
              Se há coisa onde acho que não se pode criticar Salazar foi na politica de neutralidade durante a segunda guerra é verdade que Salazar apoiou a Alemanhã Nazi mas também não é menos verdade que por outro lado alugou as Base das Lages aos EUA que eram um ponto estratégico fundamental para a aviação norte americana.
              E ainda conseguiu a construção do Aeroporto de Santa Maria

              Comentário


                E se não fossem alguns cobardes desertores que depois até queriam ser Presidentes da Republica que andaram na radio a apoiar os movimentos de libertação e a denunciar onde iam passar a colunas de tropas portuguesas muitas mortes de soldados portugueses em África podiam ter sido evitadas
                Editado pela última vez por ADoinel; 12 March 2014, 16:23.

                Comentário


                  Eu trocava o "Dr. Salazar" por o "senhor Salazar"...!

                  Comentário


                    Doutor? Já havia a lusófona naquele tempo? Ai o maroto...

                    Não sei qual foi a tese do homem, e apesar de ele ser possivelmente inteligente não soube gerir um país. É que empobrecer um país culturalmente, não desenvolve-lo com infraestruturas e roubar ouro aos Judeus é tudo menos algo certo... Isso também eu sei fazer. É o mesmo que andar descalça mas ter 1 milhão de euros na conta...
                    Editado pela última vez por NaoInteressa; 12 March 2014, 16:26.

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por ebay Ver Post
                      "Ficamos bem servidos enquanto nação com essa "neutralidade colaborante", é o que importa para o caso.!"

                      Houve outras neutralidades colaborantes, de muito maior sucesso que a nossa:Suiça, Suécia, Finlândia. A nossa neutralidade foi mais na base do axioma "não te metas dos assuntos dos outros", não percebendo que o assunto era também nosso.
                      A Finlandia participou na 2ªGG, a guerra de inverno e a guerra da continuação contra a URSS foram inseridos tambem na 2ªGG, e depois mais tarde contra os nazis no fim

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por TommyTosser Ver Post
                        Uma pena que o 25 de Abril tenha sido uma semi-revolução, uma pena que não se tenham apanhado todos os que bufavam os vizinhos à Pide, os Pides e toda essa fascizada e não se tenham fuzilado ou enforcado nas praças.

                        Passados 40 anos cá temos quem exulte os 'feitos' de um ditador que atrasou um país em mais de 50 anos em relação ao resto do mundo civilizado.

                        Os meus parabéns, a história, de facto, tende a repetir-se.
                        pior do que isso é agora viverem com grandes reformas a custa dos familiares de quem tentaram dizimar. Mas também havia gente de bem que simplesmente fechava os olhos, mas infelizmente eram uma minoria muito pequena.

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por NaoInteressa Ver Post
                          Doutor? Já havia a lusófona naquele tempo? Ai o maroto...

                          Não sei qual foi a tese do homem, e apesar de ele ser possivelmente inteligente não soube gerir um país. É que empobrecer um país culturalmente, não desenvolve-lo com infraestruturas e roubar ouro aos Judeus é tudo menos algo certo... Isso também eu sei fazer. É o mesmo que andar descalça mas ter 1 milhão de euros na conta...
                          A grande maioria das ferrovias e escolas primarias foram construidas no tempo dele.

                          Larguem a vossa azia antifa, que o homem nem era fascista, e vejam o que foi o antes, e o depois. Se podia ter feito melhor? Sim. Com a ajuda da democracia e do povo? Bem, o povo tem vindo a votar nestes politicos nos ultimos anos e é o que se tem visto..

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por Cavin Ver Post
                            O meu pai também foi voluntário, recebeu notificação para se apresentar em Vale de Zebro para receber instrução como Fuzileiro e quando deu por ele estava com as costas em África, portanto, ou ia ou ia, era só escolher. O que ele recorda com saudade esses tempos, ele e os outros que ainda hoje sofrem de stress pós-traumático e a quem toda a gente virou a cara para fingir que não vê e não sabe.


                            Mas respondendo à questão do tópico e fazendo minhas as palavras de muitos que aqui já comentaram:

                            - Acho que no campo económico nos primeiros anos de governo fez um trabalho extraordinário, ainda tentou inverter a política nos anos 60 com a adesão à EFTA mas o medo impediu que desenvolvesse o país não só no campo económico mas fundamentalmente no campo social.
                            Olhar para o país de então e para o de agora é comparar dois mundos à parte.

                            A maioria dos que hoje dizem que naquele tempo se vivia melhor, esquece que na altura a maior parte do povo o único médico que via na vida era o barbeiro da aldeia.

                            Hoje choram quando pagam 25€ por uma urgência num hospital.

                            Enfim, acho bonito recordar mas prefiro esta crise a viver como na altura.
                            Muita gente na altura vivia melhor, principalmente os barões do regime, a riqueza era só para meia duzia pré-destinados de berço. Entretanto a nos ano 90 com cada vez mais oportunidades de igualdade foram forçados a trabalhar, a pagar as suas contas e os seus empregados e puffff faliram visto serem calões e pouco inteligentes. Por isso é que tão bem falam do regime, obrigado não faziam nada e tinham tudo.

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por NaoInteressa Ver Post
                              Doutor? Já havia a lusófona naquele tempo? Ai o maroto...

                              Não sei qual foi a tese do homem, e apesar de ele ser possivelmente inteligente não soube gerir um país. É que empobrecer um país culturalmente, não desenvolve-lo com infraestruturas e roubar ouro aos Judeus é tudo menos algo certo... Isso também eu sei fazer. É o mesmo que andar descalça mas ter 1 milhão de euros na conta...
                              Conheces assim tão pouco do estado novo?

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por krendam Ver Post
                                A grande maioria das ferrovias e escolas primarias foram construidas no tempo dele.

                                Larguem a vossa azia antifa, que o homem nem era fascista, e vejam o que foi o antes, e o depois. Se podia ter feito melhor? Sim. Com a ajuda da democracia e do povo? Bem, o povo tem vindo a votar nestes politicos nos ultimos anos e é o que se tem visto..
                                Era anti-fascista, só nao gostava de ter opiniões contrárias as dele, e preferia ter o povo à morrer a fome, sem educação, água potável, esgotos, sem pão, descalço, sem cuidados mínimos de saúde. Por muito mal que estejamos agora estamos, no geral claro, 100000000000x mais do que na altura.

                                Devias passar 1/10 do que passaram muito dos que conheço que era o que merecias.

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por NaoInteressa Ver Post
                                  Doutor? Já havia a lusófona naquele tempo? Ai o maroto...

                                  Não sei qual foi a tese do homem, e apesar de ele ser possivelmente inteligente não soube gerir um país. É que empobrecer um país culturalmente, não desenvolve-lo com infraestruturas e roubar ouro aos Judeus é tudo menos algo certo... Isso também eu sei fazer. É o mesmo que andar descalça mas ter 1 milhão de euros na conta...
                                  Foi professor catedrático na Universidade de Coimbra...

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                                    Foi professor catedrático na Universidade de Coimbra...
                                    Era uma piada que roçava a retórica, e eu para além de também ter o google por acaso até sei umas coisas sobre o espécime.

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por tomasJoao Ver Post
                                      Era anti-fascista, só nao gostava de ter opiniões contrárias as dele, e preferia ter o povo à morrer a fome, sem educação, água potável, esgotos, sem pão, descalço, sem cuidados mínimos de saúde. Por muito mal que estejamos agora estamos, no geral claro, 100000000000x mais do que na altura.

                                      Devias passar 1/10 do que passaram muito dos que conheço que era o que merecias.
                                      E já te passou pela cabeça, que antes de Salazar, isto estava tao mal, que se nao fosse ele, esses que conheces teriam passado ainda pior, e os que passaram melhor essa epoca, teriam passado mal?

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por krendam Ver Post
                                        A grande maioria das ferrovias e escolas primarias foram construidas no tempo dele.

                                        Larguem a vossa azia antifa, que o homem nem era fascista, e vejam o que foi o antes, e o depois. Se podia ter feito melhor? Sim. Com a ajuda da democracia e do povo? Bem, o povo tem vindo a votar nestes politicos nos ultimos anos e é o que se tem visto..
                                        Em Portugal? Quais? Quero aprender.

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                          Eu sou dos que não concordam que se refiram a políticos com alcunhas, ou nomes prejurativos, mas daí a, num contexto destes de fórum, meter Dr ......

                                          Sobre a pessoa, era rigoroso e tinha espirito de contabilista, aparentemente sério, mas também quadrado, faltava-lhe capacidade diplomática, elegância no trato e capacidade relacional, visão e principalmente não soube acompanhar os tempos.

                                          Um dos seus grandes erros foi não perceber que tinha que negociar a independência com as ex-colónias.
                                          Essa de falta de capacidade diplomatica, é que não estou de acordo.

                                          Foi devido a essa mesma capacidade diplomatica é que ele conseguiu que Portugal não entrasse na II GG. Esta sua faceta é reconhcida internacionalmente.

                                          Quanto ao problema do Ultramar, ai já não foi por falta de capacidade diplomatica, mas sim por uma forte conviqueção politica do que era Portugal no mundo.

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por krendam Ver Post
                                            A grande maioria das ferrovias e escolas primarias foram construidas no tempo dele.

                                            Larguem a vossa azia antifa, que o homem nem era fascista, e vejam o que foi o antes, e o depois. Se podia ter feito melhor? Sim. Com a ajuda da democracia e do povo? Bem, o povo tem vindo a votar nestes politicos nos ultimos anos e é o que se tem visto..
                                            Olá caro user. Olha, não sei o que tu queres para a vida mas apelar a não democracia não é, de todo, um bom ponto de partida...

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por krendam Ver Post
                                              E já te passou pela cabeça, que antes de Salazar, isto estava tao mal, que se nao fosse ele, esses que conheces teriam passado ainda pior, e os que passaram melhor essa epoca, teriam passado mal?

                                              Antes do salazar o que ?anos 30?anos 40? Portugal em 1960 estava quase igual a 1940, compara o que essa besta fez cá com a ditatura do FRanco em Espanha.

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por krendam Ver Post
                                                A grande maioria das ferrovias e escolas primarias foram construidas no tempo dele.

                                                Larguem a vossa azia antifa, que o homem nem era fascista, e vejam o que foi o antes, e o depois. Se podia ter feito melhor? Sim. Com a ajuda da democracia e do povo? Bem, o povo tem vindo a votar nestes politicos nos ultimos anos e é o que se tem visto..
                                                Tens razão, era um grande democrata.

                                                Do zero, até um macaco fazia melhor.

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por LeonardoSinisgalli Ver Post
                                                  Um ditador que arrastou Portugal para uma data de guerras injustificáveis, assassinou (por essa via) milhares de portugueses.
                                                  Com grande probabilidade (a concorrência é feroz), o maior corrupto da história do nosso país ao ceder direitos de exploração exclusivos das colónias aos amigos (ainda ninguém fez as contas mas suponho que devem ter sido rios de dinheiro que poderiam ter desenvolvido Portugal).
                                                  Instituiu a polícia política, roubou eleições, fez do nosso dinheiro o que quis sem nos perguntar seja o que for, remeteu Portugal ao isolamento internacional.
                                                  A pior coisa que fez: foi um criminoso contra o seu próprio povo, afundou-nos num registo ultrapassado, conservador, analfabeto que ainda hoje se faz sentir e que muito nos está a custar (a todos os portugueses) recuperar.

                                                  É... Acho que não tenho grande opinião do homem...
                                                  Tudo o que tu digas.

                                                  Mas só faço esta pergunta: Já fizeste uma comparação seria e objectiva entre o Portugal que ele herdou, e o Portugal que ele deixou?

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por Akagi Ver Post
                                                    Essa de falta de capacidade diplomatica, é que não estou de acordo.

                                                    Foi devido a essa mesma capacidade diplomatica é que ele conseguiu que Portugal não entrasse na II GG. Esta sua faceta é reconhcida internacionalmente.

                                                    Quanto ao problema do Ultramar, ai já não foi por falta de capacidade diplomatica, mas sim por uma forte conviqueção politica do que era Portugal no mundo.
                                                    Portugal não entrou na Guerra porque é um país pequeno sem qualquer personalidade jurídica, para além de que pouco interessante (mas vá, com uma história engraçada até). Que interesse tinha o Hitler em apoderar-se de Portugal, uma pequena província empobrecida de Espanha? PS: Para além de que tinha 6 milhões de totós a passar fome para ele, Hitler.
                                                    Editado pela última vez por NaoInteressa; 12 March 2014, 17:19.

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                                                      Não foram só esses. Tambem morreram dois agente da DGS, que tambem morreram nessa mesma tarde.

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por TommyTosser Ver Post
                                                        Continua a escreve-lo, pode ser que alguém acredite.
                                                        Acredito eu, que passei 2 anos na Guiné, e tambem fui voluntario após ter terminado a especialidade no cumprimento do SMO.

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por PauloNobregaa Ver Post
                                                          Um familiar meu voluntariou-se com 16 anos, ficou um ano de espera a treinar e entao depois foi como boina verde paraquedista
                                                          O recrutamento obrigatorio era maioritariamente para o Exercito. O pessoal que serviu na Marinha e F.Aerea era quase todo voluntario

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por NaoInteressa Ver Post
                                                            Doutor? Já havia a lusófona naquele tempo? Ai o maroto...
                                                            Ele tirou um doutoramento em Direito na Universidade de Coimbra.

                                                            Edit: não vi que já tinham respondido.
                                                            Editado pela última vez por nuno88; 12 March 2014, 17:38.

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                                              Como é que com 16 anos já se podia ser voluntário se a maioridade, nessa época, só era atingida aos 21?
                                                              Para a Marinha e F. Aerea podia-se ir como voluntario aos 17 anos, para o Exercito era com 18 anos.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X