15 mil euros por esse entulho
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Tópico do Caravanismo (caravanas, autocaravanas, atrelados tenda e afins).
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Originalmente Colocado por Obtuso Ver PostMas isso é discriminação positiva. Acontece com diversos tipos de veículos, como motociclos, eléctricos, pesados, e normalmente tem uma razão técnica/organizativa por trás. Tal como um parque exclusivo a autocaravanas tem serviços próprios, até mesmo dentro de um parque de campismo.
Da mesma forma que não posso agarrar numa tenda e espetar com ela num sítio qualquer.
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Tópico do Caravanismo (caravanas, autocaravanas, atrelados tenda e afins).
Originalmente Colocado por LIC Ver PostE mais 1 quilo de peso bruto e era necessário categoria C na carta de condução!
As Canter ídem...
No Senegal abriam umas janelas a toque de rebarbadora e faziam um autocarro.
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Originalmente Colocado por LIC Ver PostPor isso é que é considerado campismo selvagem. Porque há locais próprios.
Da mesma forma que não posso agarrar numa tenda e espetar com ela num sítio qualquer.
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Originalmente Colocado por Obtuso Ver PostAcabei por nunca me meter nisso por causa da segurança. Andar com um reboque desses é dose de paciência e muito cuidado. Não é para mim, depois de ver os famosos acidentes em tesoura.
Boa sorte nisso.
https://youtu.be/aAnlxegoLSg
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Originalmente Colocado por Obtuso Ver PostAcabei por nunca me meter nisso por causa da segurança. Andar com um reboque desses é dose de paciência e muito cuidado. Não é para mim, depois de ver os famosos acidentes em tesoura.
Boa sorte nisso.
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Gosto muito do conceito, já pensei em alugar mas é um absurdo de preços.
Vejo muita coisa no Youtube sobre esta matéria e em termos de Camper gosto muito do estilo deste.
https://www.dreamer-van.es/fourgon-d...camperfive.php
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Para mim, o problema das AC, é que, para onde quer que vás, tens que levar sempre a casa às costas. Com caravana, estacionas no parque e tens o trator livre para te deslocares. Claro que a AC ganha na facilidade de deslocação/viagem, mas como, para já, o meu objetivo não é percorrer não sei quantas cidades numa viagem, é este o meu ideal. Daqui a uns anos, logo se vê.
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Originalmente Colocado por Vanquish Ver PostObviamente que não é o mesmo do que andar sozinho, mas posso dizer que nunca tinha conduzido veículo com caravana, e trouxe-a desde Ovar até á zona costeira de Sintra, sem qualquer problema. Extremamente estável, e o estabilizador ajuda muito. Desde que se tenha consciência do que se está a conduzir, faz-se tudo muito bem, em segurança.
Fiquei decidido a quando comprar algo, ser uma auto.
Espero que corra bem e que a experiência seja agradável, mesmo a andar a 80 kmh. [emoji28]
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Originalmente Colocado por Obtuso Ver PostSim, existe averbamento de veículo dormitório ou algo assim que pode ser fixo ou amovível. Penso que a principal diferença de uma autocaravana é que não pode ter uma cozinha montada.
Quanto aos sinais tem de existir razoabilidade. Não faz sentido um sinal ainda fazer efeito a 5 kms de distância noutra ponta da cidade. Até porque se eu morar dentro da cidade, sair de autocaravana e esracionar a poucos metros tenho de ter um sinal na rua, no mínimo.
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Originalmente Colocado por ImHoTep Ver PostA não ser que tenhas comprado a autocaravana antes de terem colocado as placas ao entrares na tua localidade tinhas de ver obrigatoriamente a placa, o facto de teres estacionado no teu jardim e depois tirar para a via publica não te isenta de cumprires as regras.
Não é por acaso que mesmo numa AE a sinalização de velocidade é constantemente replicada, isto na mesma estrada, quanto mais estarmos a falar de estradas diferentes, numa localidade.
Um qualquer sinal, tem de ter um limite de "jurisdição". Senão é uma confusão.
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Originalmente Colocado por Obtuso Ver PostTive algumas experiências com terceiros e é um factor de risco adicional que não me cativa.
Fiquei decidido a quando comprar algo, ser uma auto.
Espero que corra bem e que a experiência seja agradável, mesmo a andar a 80 kmh. [emoji28]
Quando o meu tiver o engate montado, sendo mais recente e, pela minha experiência, um pouco mais estável, acredito que se viaje bem a 110 em AE, com boas condições climatéricas e trânsito não muito intenso.
Considerando a tara elevada, assim como o centro de gravidade, se achas que uma AC consegue andar a velocidades superiores a estas, em segurança, tenho receio de me cruzar contigo na estrada.
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Muito boa caravana, o meu desejo seria ter uma, das gamas 300/400 recente e aproveitar o bom tempo, mas não tenho local para a guardar, não a queria deixar nos parques e parquear numa garagem, terá sempre um custo anual de 750€ mínimo.
https://parracho.pt/Viaturas/knaus-s...ction-400-lkk/
Como exemplo, são sempre 20mil€, que é muito dinheiro, mas é nova, com todas as benesses que isso implica, 10mil€ até seria o teto máximo.
O meu pai tem uma de 91/92 acho e ainda hã 2 anos, fiquei a viver nela, quando fui para o Algarve, gostei da experiência, mas estava sozinho, o que me deixou um pouco perdido.
Mas a dele, apesar do cuidado, já tem uma parte podre, a pata da frente do lado esquerdo está a ceder, depois tem o teto danificado (sem infiltraçao), devido à queda de uma arvore, o frigorífico e fogão não estão em utilização, mas temos substitutos e o wc serve para arrumações, tem um peso de 760kg e de momento o Rover que a transportava, já se reformou.
Ter muita atenção ao estado dos pneus e pressões, já tive azar o quanto baste.
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Esta é uma Hobby 400, e está em bom estado, apesar dos 20 anos. Não tem infiltrações, e, para já, apenas a bomba de água está avariada. Tem WC cassete, água quente, aquecimento, clarabóia de grandes dimensões em acrílico, estabilizador, etc. Os pneus foram logo substituídos para fazer a viagem. Estava parada em Parq há uns anos, não arrisquei.
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Originalmente Colocado por Vanquish Ver PostPor acaso a viagem foi a 90/100, com uns ligeiros pozinhos numa ou outra ultrapassagem em AE, sendo que o veiculo trator era emprestado.
Quando o meu tiver o engate montado, sendo mais recente e, pela minha experiência, um pouco mais estável, acredito que se viaje bem a 110 em AE, com boas condições climatéricas e trânsito não muito intenso.
Considerando a tara elevada, assim como o centro de gravidade, se achas que uma AC consegue andar a velocidades superiores a estas, em segurança, tenho receio de me cruzar contigo na estrada.
A velocidade potencia tudo o que sejam pequenas diferenças, vento, distribuição de pesos, pequenos ressaltos na estrada, etc.
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tonyV
Originalmente Colocado por Vanquish Ver PostPor acaso a viagem foi a 90/100, com uns ligeiros pozinhos numa ou outra ultrapassagem em AE, sendo que o veiculo trator era emprestado.
Quando o meu tiver o engate montado, sendo mais recente e, pela minha experiência, um pouco mais estável, acredito que se viaje bem a 110 em AE, com boas condições climatéricas e trânsito não muito intenso.
Considerando a tara elevada, assim como o centro de gravidade, se achas que uma AC consegue andar a velocidades superiores a estas, em segurança, tenho receio de me cruzar contigo na estrada.
Uma AC não é veículo articulado e portanto não sofre de nenhum dos potenciais riscos de uma caravana.
Depois o centro de gravidade por acaso até é rasteiro, quase tudo o que é peso está abaixo dos bancos (depósitos, máquinas, garagem/mala, etc), o resto são "móveis com loiça e roupa". Aliás muitos destes componentes estão abaixo do chassi pendurados pela estrutura do chão+chassi da AC.
A tara é problemática dependendo do furgão (travagem e distâncias de travagem)....mas em situação de emergência numa travagem a fundo, mais uma vez, ninguém tem de lidar com o factor veículo articulado. Qualquer "pato" mete travão a fundo e o ABS resolve.
Outro ponto que pode correr muito mal a uma caravana e não se passa nada numa AC, são pneus rebentados (já estive presente em 6).
Ventos laterais idem, túneis (Norte de Itália, ui, ui) e companhia, não se passa nada.
Por fim e depois de devidamente equipada (suspensão traseira a ar regulável) como deviam vir todas de lei e pelo peso, no limite ou superior a 3.5t, é a curvar. É comparar um Ferrari a um Fiat 500
Velocidade AE para uma relação km/consumo/tempo com os motores actuais são 120km/h, nas calmas.
As AC são problemáticas na condução, pelo tamanho (manobras) e por serem tão fáceis de conduzir que o pessoal se esquece que são ~3.5t para parar e conduzem sem a distância de segurança adequada....como é habitual no dia a dia nos seus ligeiros
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Originalmente Colocado por Obtuso Ver PostÉ isso mesmo. Passei o pormenor dele estar a falar de uma AC e não de caravana. A auto é incomparável em termos de estabilodade e segurança, daí os cuidados redobrados necessários para uma caravana.
Rebentar um pneu a 110kmh não deve ser pêra doce numa caravana...
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tonyV
Todos os pneus rebentados foi no advento dos motores diesel turbinados. Quando as ducato/transit e afins deixaram de ver os camiões TIR a passar
A velocidade média subiu de 70/80km/h para 100/110 e os pneus iam todos embora em AE pela combinação com o peso excessivo e consequente aquecimento. O piso descolava completamente.
Foi a Michelin a primeira marca a reconhecer o problema e a lançar a linha camping.
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Originalmente Colocado por tonyV Ver PostAqui vamos ter de discordar bastante
Uma AC não é veículo articulado e portanto não sofre de nenhum dos potenciais riscos de uma caravana.
Depois o centro de gravidade por acaso até é rasteiro, quase tudo o que é peso está abaixo dos bancos (depósitos, máquinas, garagem/mala, etc), o resto são "móveis com loiça e roupa". Aliás muitos destes componentes estão abaixo do chassi pendurados pela estrutura do chão+chassi da AC.
A tara é problemática dependendo do furgão (travagem e distâncias de travagem)....mas em situação de emergência numa travagem a fundo, mais uma vez, ninguém tem de lidar com o factor veículo articulado. Qualquer "pato" mete travão a fundo e o ABS resolve.
Outro ponto que pode correr muito mal a uma caravana e não se passa nada numa AC, são pneus rebentados (já estive presente em 6).
Ventos laterais idem, túneis (Norte de Itália, ui, ui) e companhia, não se passa nada.
Por fim e depois de devidamente equipada (suspensão traseira a ar regulável) como deviam vir todas de lei e pelo peso, no limite ou superior a 3.5t, é a curvar. É comparar um Ferrari a um Fiat 500
Velocidade AE para uma relação km/consumo/tempo com os motores actuais são 120km/h, nas calmas.
As AC são problemáticas na condução, pelo tamanho (manobras) e por serem tão fáceis de conduzir que o pessoal se esquece que são ~3.5t para parar e conduzem sem a distância de segurança adequada....como é habitual no dia a dia nos seus ligeiros
Quanto ao resto, não sendo um ligeiro normal, mas também não sendo um articulado, terá uma condução mais estável do que um ligeiro + caravana.
No entanto, eu pretendo andar a fazer corridas de caravana, e a minha resposta focou essencialmente esta frase do obtuso...
Espero que corra bem e que a experiência seja agradável, mesmo a andar a 80 kmh.
Claro que, a 100 km/h, um desvio de trajetória brusco motivado por circunstâncias da via/tráfego, pode não correr bem, mas a probabilidade de não correr bem numa AC também é muito superior á de um ligeiro normal "isolado".
Quanto aos pneus, estou bem ciente disso, tanto que comprei a caravana, e parei na primeira casa de pneus que encontrei para lhe colocar 2 pneus novos. Já a pessoa a quem comprei não está, pois dizia que têm uns anos, mas ainda tinham muito rasto um deles estava de tal maneira gretado que até duvidámos conseguir chegar á primeira casa de pneus, quanto mais a Lisboa. Outra coisa que acho fundamental, é fazer mais paragens, tanto para relaxar, pois a viagem é mais lenta, como para verificar a temperatura e estado dos pneus.Editado pela última vez por Vanquish; 14 July 2020, 19:37.
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Originalmente Colocado por Ruie34 Ver PostNuma das autocaravana s que passaram pela família, chegou a rebentar um
Pneu traseiro.
A despesa cifrou-se no pneu, reparação do guarda-lamas e reparação do fundo da casa de banho.
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