Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Tópico do Caravanismo (caravanas, autocaravanas, atrelados tenda e afins).

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    15 mil euros por esse entulho

    Comentário


      Pelo menos podia ter posto o contentor em algo mais recente e com mais velocidade de cruzeiro

      Assim parece que anda a comprar ferro velho

      com 15k já se vai buscar algo jeitoso lá fora + legalização

      Comentário


        Isso é nitidamente uma carrinha de feirantes.

        Comentário


          Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
          Parace o camião dos búlgaros/romentos/whatever da White Lines
          O autocarro que faz transporte a partir do Montijo?

          Comentário


            Originalmente Colocado por elbmurcs220 Ver Post
            O autocarro que faz transporte a partir do Montijo?
            Não sou da área, não sei se percebi a piada...

            Comentário


              Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
              Mas isso é discriminação positiva. Acontece com diversos tipos de veículos, como motociclos, eléctricos, pesados, e normalmente tem uma razão técnica/organizativa por trás. Tal como um parque exclusivo a autocaravanas tem serviços próprios, até mesmo dentro de um parque de campismo.
              Por isso é que é considerado campismo selvagem. Porque há locais próprios.
              Da mesma forma que não posso agarrar numa tenda e espetar com ela num sítio qualquer.

              Comentário


                Originalmente Colocado por jktfah Ver Post
                15 mil euros por esse entulho
                E mais 1 quilo de peso bruto e era necessário categoria C na carta de condução!

                Comentário


                  Tópico do Caravanismo (caravanas, autocaravanas, atrelados tenda e afins).

                  Originalmente Colocado por LIC Ver Post
                  E mais 1 quilo de peso bruto e era necessário categoria C na carta de condução!
                  Aquele peso bruto e mesmo só para efeitos de homologação, porque elas também podiam ter homologação para 5500 kg.

                  As Canter ídem...

                  No Senegal abriam umas janelas a toque de rebarbadora e faziam um autocarro.

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por LIC Ver Post
                    Por isso é que é considerado campismo selvagem. Porque há locais próprios.
                    Da mesma forma que não posso agarrar numa tenda e espetar com ela num sítio qualquer.
                    Falamos de estacionamento e não de campismo. Uma autocaravana é um veículo, precisa de estacionar.

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                      Falamos de estacionamento e não de campismo. Uma autocaravana é um veículo, precisa de estacionar.
                      Entendo. Mas como a questão tem andado à volta da malta que estaciona e "fica por casa" foi um mero exemplo.

                      Comentário


                        Bem, 4 anos depois de ter metido a ideia na cabeça, e depois de vários avanços e recuos, cá fica a dita cuja!



                        A limpeza interior já está feita. Falta a limpeza exterior, uma revisão aos travões, sistema de gás, e estabilizador, assim como resolver pequenas coisas, e depois é rolar!

                        Comentário


                          Acabei por nunca me meter nisso por causa da segurança. Andar com um reboque desses é dose de paciência e muito cuidado. Não é para mim, depois de ver os famosos acidentes em tesoura.

                          Boa sorte nisso.

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                            Acabei por nunca me meter nisso por causa da segurança. Andar com um reboque desses é dose de paciência e muito cuidado. Não é para mim, depois de ver os famosos acidentes em tesoura.

                            Boa sorte nisso.
                            E cuidado com as subidas...

                            https://youtu.be/aAnlxegoLSg

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                              Acabei por nunca me meter nisso por causa da segurança. Andar com um reboque desses é dose de paciência e muito cuidado. Não é para mim, depois de ver os famosos acidentes em tesoura.

                              Boa sorte nisso.
                              Obviamente que não é o mesmo do que andar sozinho, mas posso dizer que nunca tinha conduzido veículo com caravana, e trouxe-a desde Ovar até á zona costeira de Sintra, sem qualquer problema. Extremamente estável, e o estabilizador ajuda muito. Desde que se tenha consciência do que se está a conduzir, faz-se tudo muito bem, em segurança.

                              Comentário


                                Gosto muito do conceito, já pensei em alugar mas é um absurdo de preços.


                                Vejo muita coisa no Youtube sobre esta matéria e em termos de Camper gosto muito do estilo deste.



                                https://www.dreamer-van.es/fourgon-d...camperfive.php

                                Comentário


                                  Para mim, o problema das AC, é que, para onde quer que vás, tens que levar sempre a casa às costas. Com caravana, estacionas no parque e tens o trator livre para te deslocares. Claro que a AC ganha na facilidade de deslocação/viagem, mas como, para já, o meu objetivo não é percorrer não sei quantas cidades numa viagem, é este o meu ideal. Daqui a uns anos, logo se vê.

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
                                    Obviamente que não é o mesmo do que andar sozinho, mas posso dizer que nunca tinha conduzido veículo com caravana, e trouxe-a desde Ovar até á zona costeira de Sintra, sem qualquer problema. Extremamente estável, e o estabilizador ajuda muito. Desde que se tenha consciência do que se está a conduzir, faz-se tudo muito bem, em segurança.
                                    Tive algumas experiências com terceiros e é um factor de risco adicional que não me cativa.

                                    Fiquei decidido a quando comprar algo, ser uma auto.

                                    Espero que corra bem e que a experiência seja agradável, mesmo a andar a 80 kmh. [emoji28]

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                                      Sim, existe averbamento de veículo dormitório ou algo assim que pode ser fixo ou amovível. Penso que a principal diferença de uma autocaravana é que não pode ter uma cozinha montada.

                                      Quanto aos sinais tem de existir razoabilidade. Não faz sentido um sinal ainda fazer efeito a 5 kms de distância noutra ponta da cidade. Até porque se eu morar dentro da cidade, sair de autocaravana e esracionar a poucos metros tenho de ter um sinal na rua, no mínimo.
                                      A não ser que tenhas comprado a autocaravana antes de terem colocado as placas ao entrares na tua localidade tinhas de ver obrigatoriamente a placa, o facto de teres estacionado no teu jardim e depois tirar para a via publica não te isenta de cumprires as regras.

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por ImHoTep Ver Post
                                        A não ser que tenhas comprado a autocaravana antes de terem colocado as placas ao entrares na tua localidade tinhas de ver obrigatoriamente a placa, o facto de teres estacionado no teu jardim e depois tirar para a via publica não te isenta de cumprires as regras.
                                        A questão não é só essa, porque posso eu entrar com a auto dentro da localidade, mas depois lá dentro ser outro condutor a conduzi-la.

                                        Não é por acaso que mesmo numa AE a sinalização de velocidade é constantemente replicada, isto na mesma estrada, quanto mais estarmos a falar de estradas diferentes, numa localidade.

                                        Um qualquer sinal, tem de ter um limite de "jurisdição". Senão é uma confusão.

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                                          Tive algumas experiências com terceiros e é um factor de risco adicional que não me cativa.

                                          Fiquei decidido a quando comprar algo, ser uma auto.

                                          Espero que corra bem e que a experiência seja agradável, mesmo a andar a 80 kmh. [emoji28]
                                          Por acaso a viagem foi a 90/100, com uns ligeiros pozinhos numa ou outra ultrapassagem em AE, sendo que o veiculo trator era emprestado.

                                          Quando o meu tiver o engate montado, sendo mais recente e, pela minha experiência, um pouco mais estável, acredito que se viaje bem a 110 em AE, com boas condições climatéricas e trânsito não muito intenso.

                                          Considerando a tara elevada, assim como o centro de gravidade, se achas que uma AC consegue andar a velocidades superiores a estas, em segurança, tenho receio de me cruzar contigo na estrada.

                                          Comentário


                                            Muito boa caravana, o meu desejo seria ter uma, das gamas 300/400 recente e aproveitar o bom tempo, mas não tenho local para a guardar, não a queria deixar nos parques e parquear numa garagem, terá sempre um custo anual de 750€ mínimo.

                                            https://parracho.pt/Viaturas/knaus-s...ction-400-lkk/

                                            Como exemplo, são sempre 20mil€, que é muito dinheiro, mas é nova, com todas as benesses que isso implica, 10mil€ até seria o teto máximo.

                                            O meu pai tem uma de 91/92 acho e ainda hã 2 anos, fiquei a viver nela, quando fui para o Algarve, gostei da experiência, mas estava sozinho, o que me deixou um pouco perdido.

                                            Mas a dele, apesar do cuidado, já tem uma parte podre, a pata da frente do lado esquerdo está a ceder, depois tem o teto danificado (sem infiltraçao), devido à queda de uma arvore, o frigorífico e fogão não estão em utilização, mas temos substitutos e o wc serve para arrumações, tem um peso de 760kg e de momento o Rover que a transportava, já se reformou.

                                            Ter muita atenção ao estado dos pneus e pressões, já tive azar o quanto baste.

                                            Comentário


                                              Esta é uma Hobby 400, e está em bom estado, apesar dos 20 anos. Não tem infiltrações, e, para já, apenas a bomba de água está avariada. Tem WC cassete, água quente, aquecimento, clarabóia de grandes dimensões em acrílico, estabilizador, etc. Os pneus foram logo substituídos para fazer a viagem. Estava parada em Parq há uns anos, não arrisquei.

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
                                                Por acaso a viagem foi a 90/100, com uns ligeiros pozinhos numa ou outra ultrapassagem em AE, sendo que o veiculo trator era emprestado.

                                                Quando o meu tiver o engate montado, sendo mais recente e, pela minha experiência, um pouco mais estável, acredito que se viaje bem a 110 em AE, com boas condições climatéricas e trânsito não muito intenso.

                                                Considerando a tara elevada, assim como o centro de gravidade, se achas que uma AC consegue andar a velocidades superiores a estas, em segurança, tenho receio de me cruzar contigo na estrada.
                                                Andar a velocidades supeiores? Não estava a brincar, isso tem mesmo de andar devagar. Já estive envolvido num acidente, eu é que tenho receio de me cruzar com quem anda com caravanas, especialmente acima dos 80kmh.

                                                A velocidade potencia tudo o que sejam pequenas diferenças, vento, distribuição de pesos, pequenos ressaltos na estrada, etc.

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
                                                  Por acaso a viagem foi a 90/100, com uns ligeiros pozinhos numa ou outra ultrapassagem em AE, sendo que o veiculo trator era emprestado.

                                                  Quando o meu tiver o engate montado, sendo mais recente e, pela minha experiência, um pouco mais estável, acredito que se viaje bem a 110 em AE, com boas condições climatéricas e trânsito não muito intenso.

                                                  Considerando a tara elevada, assim como o centro de gravidade, se achas que uma AC consegue andar a velocidades superiores a estas, em segurança, tenho receio de me cruzar contigo na estrada.
                                                  Aqui vamos ter de discordar bastante

                                                  Uma AC não é veículo articulado e portanto não sofre de nenhum dos potenciais riscos de uma caravana.

                                                  Depois o centro de gravidade por acaso até é rasteiro, quase tudo o que é peso está abaixo dos bancos (depósitos, máquinas, garagem/mala, etc), o resto são "móveis com loiça e roupa". Aliás muitos destes componentes estão abaixo do chassi pendurados pela estrutura do chão+chassi da AC.

                                                  A tara é problemática dependendo do furgão (travagem e distâncias de travagem)....mas em situação de emergência numa travagem a fundo, mais uma vez, ninguém tem de lidar com o factor veículo articulado. Qualquer "pato" mete travão a fundo e o ABS resolve.

                                                  Outro ponto que pode correr muito mal a uma caravana e não se passa nada numa AC, são pneus rebentados (já estive presente em 6).

                                                  Ventos laterais idem, túneis (Norte de Itália, ui, ui) e companhia, não se passa nada.

                                                  Por fim e depois de devidamente equipada (suspensão traseira a ar regulável) como deviam vir todas de lei e pelo peso, no limite ou superior a 3.5t, é a curvar. É comparar um Ferrari a um Fiat 500

                                                  Velocidade AE para uma relação km/consumo/tempo com os motores actuais são 120km/h, nas calmas.

                                                  As AC são problemáticas na condução, pelo tamanho (manobras) e por serem tão fáceis de conduzir que o pessoal se esquece que são ~3.5t para parar e conduzem sem a distância de segurança adequada....como é habitual no dia a dia nos seus ligeiros

                                                  Comentário


                                                    É isso mesmo. Passei o pormenor dele estar a falar de uma AC e não de caravana. A auto é incomparável em termos de estabilodade e segurança, daí os cuidados redobrados necessários para uma caravana.

                                                    Rebentar um pneu a 110kmh não deve ser pêra doce numa caravana...

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                                                      É isso mesmo. Passei o pormenor dele estar a falar de uma AC e não de caravana. A auto é incomparável em termos de estabilodade e segurança, daí os cuidados redobrados necessários para uma caravana.

                                                      Rebentar um pneu a 110kmh não deve ser pêra doce numa caravana...
                                                      Já me rebentou um mas tinha duplo rodado atrás, quase nem senti mas a maioria não tem duplo rodado. Foi numa bela Ford transit gigante. Ainda limpei uns espelhos numas ruas e parti a parabólica quando andava por Porto covo. Adoro conduzir estes camiões.

                                                      Comentário


                                                        Todos os pneus rebentados foi no advento dos motores diesel turbinados. Quando as ducato/transit e afins deixaram de ver os camiões TIR a passar

                                                        A velocidade média subiu de 70/80km/h para 100/110 e os pneus iam todos embora em AE pela combinação com o peso excessivo e consequente aquecimento. O piso descolava completamente.

                                                        Foi a Michelin a primeira marca a reconhecer o problema e a lançar a linha camping.

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por tonyV Ver Post
                                                          Aqui vamos ter de discordar bastante

                                                          Uma AC não é veículo articulado e portanto não sofre de nenhum dos potenciais riscos de uma caravana.

                                                          Depois o centro de gravidade por acaso até é rasteiro, quase tudo o que é peso está abaixo dos bancos (depósitos, máquinas, garagem/mala, etc), o resto são "móveis com loiça e roupa". Aliás muitos destes componentes estão abaixo do chassi pendurados pela estrutura do chão+chassi da AC.

                                                          A tara é problemática dependendo do furgão (travagem e distâncias de travagem)....mas em situação de emergência numa travagem a fundo, mais uma vez, ninguém tem de lidar com o factor veículo articulado. Qualquer "pato" mete travão a fundo e o ABS resolve.

                                                          Outro ponto que pode correr muito mal a uma caravana e não se passa nada numa AC, são pneus rebentados (já estive presente em 6).

                                                          Ventos laterais idem, túneis (Norte de Itália, ui, ui) e companhia, não se passa nada.

                                                          Por fim e depois de devidamente equipada (suspensão traseira a ar regulável) como deviam vir todas de lei e pelo peso, no limite ou superior a 3.5t, é a curvar. É comparar um Ferrari a um Fiat 500

                                                          Velocidade AE para uma relação km/consumo/tempo com os motores actuais são 120km/h, nas calmas.

                                                          As AC são problemáticas na condução, pelo tamanho (manobras) e por serem tão fáceis de conduzir que o pessoal se esquece que são ~3.5t para parar e conduzem sem a distância de segurança adequada....como é habitual no dia a dia nos seus ligeiros
                                                          Estou de acordo, á exceção do rebentamento do pneu, onde também pode ser muito problemático numa AC, ou mesmo num ligeiro "isolado".

                                                          Quanto ao resto, não sendo um ligeiro normal, mas também não sendo um articulado, terá uma condução mais estável do que um ligeiro + caravana.

                                                          No entanto, eu pretendo andar a fazer corridas de caravana, e a minha resposta focou essencialmente esta frase do obtuso...

                                                          Espero que corra bem e que a experiência seja agradável, mesmo a andar a 80 kmh.
                                                          ...pois já tive essa experiência de Ovar á zona costeira de Sintra (sem qualquer experiência e com trator emprestado - Grand Scenic 1.5 dCi), e a viagem faz-se muito bem a, pelo menos, 90/100 km/h. Aliás, estou convencido que o meu conjunto (C4 Grand Picasso 1.6 e-Hdi 115cv + Hobby 400 c/estabilizador), com boas condições meteorológicas, sem trânsito intenso, e com AE em bom estado, se consiga viajar calmamente a 100/110 km/h. Como é evidente, isto está sujeito a confirmação.

                                                          Claro que, a 100 km/h, um desvio de trajetória brusco motivado por circunstâncias da via/tráfego, pode não correr bem, mas a probabilidade de não correr bem numa AC também é muito superior á de um ligeiro normal "isolado".

                                                          Quanto aos pneus, estou bem ciente disso, tanto que comprei a caravana, e parei na primeira casa de pneus que encontrei para lhe colocar 2 pneus novos. Já a pessoa a quem comprei não está, pois dizia que têm uns anos, mas ainda tinham muito rasto um deles estava de tal maneira gretado que até duvidámos conseguir chegar á primeira casa de pneus, quanto mais a Lisboa. Outra coisa que acho fundamental, é fazer mais paragens, tanto para relaxar, pois a viagem é mais lenta, como para verificar a temperatura e estado dos pneus.
                                                          Editado pela última vez por Vanquish; 14 July 2020, 19:37.

                                                          Comentário


                                                            Numa das autocaravana s que passaram pela família, chegou a rebentar um
                                                            Pneu traseiro.

                                                            A despesa cifrou-se no pneu, reparação do guarda-lamas e reparação do fundo da casa de banho.

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                                                              Numa das autocaravana s que passaram pela família, chegou a rebentar um
                                                              Pneu traseiro.

                                                              A despesa cifrou-se no pneu, reparação do guarda-lamas e reparação do fundo da casa de banho.
                                                              Esse é outro problema, é que não rebenta só o pneu, normalmente rebenta também a cava da roda.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X