Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Apartamento ou Moradia???

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Originalmente Colocado por TRLOURENCO Ver Post
    depende da zona, moro numa moradia no Feijó e obviamente que não deixo janelas abertas, para além de ter alarme, e trancas nas janelas e arame farpado na vedação das traseiras e cão e etc...
    E minas no quintal?

    Comentário


      #32
      Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
      E minas no quintal?
      pregos ferrugentos e conto com a ausência da vacina do tétano...

      Comentário


        #33
        Originalmente Colocado por Rasec Ver Post
        Tanto quanto sei há alguns novos apartamentos que estão a fazer isso, em modelo de leasing, ou seja, vais arrendando até te decidires a comprar (e abate no valor do apartamento). Acho que ainda não é muito comum em Portugal (vai sendo à medida que o mercado for procurando mais essa solução face à falta de empréstimos, ou custos dos mesmos.)

        Quanto ao último ponto, os impostos do apartamento estão incluídos no valor da renda, ninguém no seu perfeito juízo te vai arrendar a perder dinheiro, o valor da renda tem de cobrir condomínio, despesas correntes, impostos, empréstimo (se for caso disso), inflação e % de lucro (falava-se noutro tópico que anda à volta de 3-6% de lucro anual). Portanto a ideia de arrendar para não pagar impostos não faz sentido.
        E quando não há renda onde é que estao incluidos os impostos?

        A renda reflete mais a oferta vs procura. Aqui na zona é o que tenho visto em alguns apartamentos novos. Como não os conseguem vender arrendam a preço simpático. Claramente não paga o custo da casa mas ajudam os donos a suportar temporariamente as despesas.

        Comentário


          #34
          Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
          E quando não há renda onde é que estao incluidos os impostos?

          A renda reflete mais a oferta vs procura. Aqui na zona é o que tenho visto em alguns apartamentos novos. Como não os conseguem vender arrendam a preço simpático. Claramente não paga o custo da casa mas ajudam os donos a suportar temporariamente as despesas.

          Não percebi, se não há renda? Então estão lá a viver de graça?

          Quanto aos que estão a arrendar a perder dinheiro, são opções, eu preferia perder dinheiro noutras coisas, mas isso sou eu...

          Comentário


            #35
            Também tenho os dois e cada vez mais gosto do apartamento. A moradia é boa ao fim de semana, quando há tempo, Para aproveitar o espaço para churrascaria e afins.

            Comentário


              #36
              Cada caso é um caso é claro mas eu prefiro apartamentos. Já vivi numa casa e não vejo vantagem para o meu modo de vida. Gostava de ter uma garagem maior para o meu carro não ficar lá fora mas não se pode ter tudo. Vivo numa cidade pequena e estou perto do centro. Está literalmente tudo a uma curta distância a pé. Com uma casa isso não era possível. Barulhos e problemas com vizinhos não tenho.

              Comentário


                #37
                Neste momento prefiro apartamento. Um dia mais tarde, quando estiver mais próximo da reforma, possivelmente mudarei de ideias. Não sei. Já vivi muitos anos numa vivenda e reparo que só desde que me mudei para um apartamento comecei a aproveitar verdadeiramente os espaços públicos e a ter mais tempo livre. Uma vivenda dá muito trabalho. Ao contrário do que as pessoas dizem eu acho que uma pessoa numa vivenda tende a fechar-se mais em casa do que num apartamento. Um apartamento, por ser um espaço limitado, faz-me sair mais, nem que seja para tomar um café ou dar uma volta pelo parque. Quando vivia numa vivenda passava fins-de-semana inteiros sem sair de casa (do quintal).
                Na verdade acho que a localização é sempre o mais importante, seja vivenda ou apartamento. Uma vivenda enfiada numa fileira de prédios não faz sentido nenhum, tal como não faz sentido um prédio de apartamentos no meio de uma aldeia bucólica, como infelizmente vamos tendo bastantes por esses país fora.

                Comentário


                  #38
                  Os meus pais vivem numa vivenda, na aldeia, e é a melhor coisa do mundo para se morar.
                  Eu moro em apartamento na cidade e sempre tive aquele preconceito com a segurança das moradias em espaço urbano. O certo é que o barulho e as intimidades dos meus vizinhos (e eu até acho o meu prédio bastante calmo) estão cada vez mais a dar-me a vontade de procurar um novo poiso, preferencialmente, numa moradia.

                  Comentário


                    #39
                    É preciso ter sorte viver numa vivenda e não ouvir barulho dos vizinhos...

                    Já estive em várias vivendas onde os vizinhos se lembravam de dar churrascadas e aquilo era gritos o dia todo. Ou quando alguém faz anos... Ainda por cima o pessoal das vivendas pensa, que por viver numa vivenda, pode fazer o barulho que quiser.

                    Assim como as festas privadas em vivendas com piscina exterior onde já fui (pool partys), só não levei com um tiro de caçadeira dos vizinhos porque não calhou!!!

                    Na minha casa não me sinto muito segura por um motivo: Tenho várias janelas no telhado e já ouvi casos de pessoas que entraram por aí.
                    Editado pela última vez por NaoInteressa; 23 July 2014, 00:34.

                    Comentário


                      #40
                      Quando falo em moradia, teria que ser perto do centro, pois o "Alentejo profundo", para viver não me cativa. É demasiado sossegado. Nem oito nem oitenta.

                      A "NaoInteressa" tocou num ponto importante. Há pessoal que pensa que que por viver numa moradia, tem licença para tudo e mais alguma coisa. O meu apartamento fica virado para uma quinta e tenho que me sujeitar a algumas coisas pouco agradáveis. Desde festas de aniversários com musica pimba pela noite fora, até tiro aos pombos com caçadeira. E depois se alguém se queixa é porque tem a mania que é importante, etc...Santa paciência.
                      Talvez um apartamento com uma boa construção (principalmente a nível acústico) e com uma boa garagem...mas, e há sempre um mas...a chatice do condomínio.
                      Editado pela última vez por Djalmao; 23 July 2014, 01:09.

                      Comentário


                        #41
                        Não conheço quase ninguém que more em moradias, mas nos 2 casos que conheço, com a mudança de um apartamento para uma moradia não se viram livres de chatices com os vizinhos. Bem pelo contrário. Além disso quase toda a gente, nessas duas urbanizações, faz questão de ter cães. Aquilo é tudo menos sossegado

                        Comentário


                          #42
                          Também se mudam para uma moradia para estar sempre á procura dos defeitos é escusado.
                          Os meus dois vizinhos de cada lado têm cães e é rara a vez que acordo com eles, habitua-se, quanto a festas e malta a fazer barulho, uma vez de vez em quando não importa, eu depois também faço e ninguém me vem chatear.
                          Eu acho que as vantagens ultrapassam as desvantagens, começando por poder fazer churrascos(mesmo só para nós), ter espaço, está-se mais á vontade, tenho um chuveiro no jardim para se tomar uns banhos no verão, as crianças têm espaço mesmo "fora de casa", a calmaria é do melhor, espaço para lavar os carros e a mota á vontade, no meu caso tenho bons vizinhos, e até se vai trocando o que um não têm, e por sorte tenho uma vizinha com montes de coisas plantadas vêm cá trazer montes de coisas, e se não tiver também vem buscar(esta parte é nas zonas mais rurais claro, em urbanizações é diferente)

                          Quanto á parte das compras, depende dos sítios, não quer dizer que esteja longe de tudo, por aqui quando nos mudámos para cá não havia quase nada, há uns poucos de anos começou a haver Pingo Doce e com isso a praga da concorrência, tenho a 4Km 2PD, um Lidl e um Continente/Modelo, e á 2/3anos o Jumbo no Retail Planet, ou seja tudo a nem 5min, e não deixa de ser uma zona "meia" rural, só me queixo dos transportes, mas isso tem mesmo a ver com a camara que mesmo no centro(Barreiro) não são grande treta...

                          Comentário


                            #43
                            Eu estou precisamente com o mesmo dilema: neste momento vivo num apartamento que mais parece uma moradia (um rés-do-chão "arraçado" de 1º andar, com ligação à garagem dentro do apartamento, garagem com saída direta para a rua) e vou mudar de cidade.
                            Vai custar-me mudar para um apartamento "normal", com uma garagem minúscula enfiada numa cave para a qual tenho de descer uma série de pisos. Por isso estou a ponderar arrendar uma moradia em banda, com as claras vantagens do espaço e do conforto que representa ter uma garagem para 3 carros ali à mão.
                            Vou ficar atento aqui ao tópico para perceber a opinião do pessoal.

                            Comentário


                              #44
                              É o meu sonho ter um apartamento no ultimo andar Recuado e ter um bom terraço para me por lá a apahar sol todo nu sem ninguem a ver -me

                              Já aqui há uns anos vi um destes no ultimo andar , toda a casa tinha formas geometricas que nao simples rectangulos , a cozinha tinha janelas e o terraço .... bem o terraço era a volta de toda a casa o que era fantastico .

                              O predio fazia "esquina arredondada " tipo a frente de um navio , por isso já estao a ver como era

                              Depois nao tinhas problemas com barulhos pois era o ultimo andar , tinhas terraço para fazeres o que te apetecer , instalavas AC para as alturas de calor mais apertado é mais seguro pelo menos eu sinto mais segurança e nem me preocupo a nao ser a porta principal .

                              Comentário


                                #45
                                Originalmente Colocado por carlo Ver Post
                                Não conheço quase ninguém que more em moradias, mas nos 2 casos que conheço, com a mudança de um apartamento para uma moradia não se viram livres de chatices com os vizinhos. Bem pelo contrário. Além disso quase toda a gente, nessas duas urbanizações, faz questão de ter cães. Aquilo é tudo menos sossegado
                                Nos dois casos mais chegados a morar em moradia de cidade (uma no centro de Guimarães, outra na malha urbana de Braga), é tudo na paz! Conheço mais muita mais gente a morar em vivendas, mas arredores de cidade, vilas e aldeias já são um caso à parte, quanto mais não seja pelo espaçamento que existe entre as casas.
                                Quanto a apartamentos, a minha experiência até tem sido boa... mas agora a vizinha do andar de cima está cá a morar mais regularmente e o sossego nocturno foi-se embora (ainda por cima tanto ela como eu temos horários "estranhos").

                                Comentário


                                  #46
                                  Originalmente Colocado por Djalmao Ver Post
                                  Boas

                                  Vivo num apartamento e embora goste bastante do local já não consigo suportar o ruído feito pelos vizinhos . Portanto estou a pensar em mudar de casa.
                                  Face a este problema do ruído, mudar para uma moradia seria o mais óbvio, mas...há sempre um mas, e o resto? Quais os problemas de viver numa moradia?
                                  No fundo o que eu pretendo são opiniões do género "Moradia vs Apartamento". Se já houver algo do género por aqui coloquem o link sff.

                                  Não se abstenham de mandar bitaites por mais esquisitos que possam parecer.

                                  Obrigado
                                  Moradia, se possível independente...é outro descanso.

                                  Problmas...as escadas quando fores «entradote»....

                                  Comentário


                                    #47
                                    Atão vou mandar a minha posta

                                    Quando casei comprámos um apartamento. Novo, T3, 90 mts. Era porreiro, mas ficas encafuado naquele espaço. Condominios, os carros na rua e principalmente barulho dos vizinhos. Se não prestarem é desesperante. Ao fim de 10 anos fartámo-nos e vendemos
                                    Comprámos uma vivenda. Nova, T5, 286 mts. Muito espaço, não há vizinhos a chatear, apesar de serem varias vivendas, acesso á garagem sem sair de casa, espaço exterior, etc
                                    Claro que dá mais trabalho, não tanto por ser vivenda, mas por ser maior
                                    As despesas são maiores, mas não incrivelmente maiores.

                                    Até agora, já lá vão 8 anos, na minha opinião, muito melhor que um apartamento

                                    Comentário


                                      #48
                                      Claro que cada caso é um caso.

                                      Comparar um apartamento barato num prédio grande com uma moradia cara numa zona boa não é justo.

                                      Eu sempre disse que prefiro um bom apartamento (e isso implica bons vizinhos) a uma boa moradia.
                                      Hoje em dia muitas moradias estão em condomínios por isso para além dos custos bastante mais elevados na moradia, há também os custos de condomínio. E também há vizinhos barulhentos.

                                      E para mim a definição de moradia, é uma casa com terreno suficiente para ter uma piscina, e ter muito uito espaço livre e onde possa tomar banho todo nú sem ter nenhum vizinho a ver. E para quem mora nas cidades sabe que isso só se consegue indo para muito muito longe...

                                      Comentário


                                        #49
                                        Eu acho que também tens de ver se tens "vida" para ter uma vivenda ou preferes a comodidade de um condomínio. Há uns anos fizemos a troca inversa, moradia perto do mar para um apartamento no último piso com um bom terraço e uma garagem fechada onde posso lavar o carro sem me chatear com ninguém. Felizmente a construção é recente, mas um dos critérios foi ter boa qualidade de acabamentos e por isso não tenho problemas de humidade e o frio/calor não é diferente do que tinha na moradia. Como o último piso é só para mim e outro vizinho não temos problemas de ruído.

                                        Para mim, a escolha de um apartamento é muito mais complicada do que de uma moradia, é preciso ver tudo ao pormenor! Localização do elevador (por causa do ruído), orientação solar e espaços para as atividades mundanas como secar a roupa, comodidades que possam aumentar as despesas do condomínio (jardins, piscinas, construção mais propícia a obras).

                                        No tempo em que estava na moradia, precisava de ter tempo para cuidar dela ou pagar (e bem) para a sua manutenção. Era sábados e domingos a cortar relva, lavar entradas e muros, anualmente (ou pelo menos de dois em dois anos) tinha de pintar e fazer uma limpeza para que a casa tivesse bom aspeto. Tinha também um vizinho da frente com um cão que adorava ladrar dia e noite, logo a questão do ruído também é mais sorte do que outra coisa. No fundo, era muito dinheiro e tempo gasto para manter tudo em condições. Tem inúmeras vantagens, é tudo como tu queres (por exemplo, obras e remodelações) e isso é uma liberdade única!

                                        Num apartamento entro e está tudo limpo e cuidado (o valor do condomínio é sempre uma "renda") como a estrutura do prédio não é grande se forem necessárias obras o custo não será assim tão oneroso. Tirando a parte económica, o que mais gostei foi ter mais tempo para mim e ter de me preocupar menos em viver para a casa. Mas apesar de tudo, sei que daqui a uns bons anos quero voltar para a comodidade e independência que uma moradia tem.

                                        Comentário


                                          #50
                                          Não tenho uma preferência definida, tratando-se de uma boa moradia vs. um bom apartamento ambos têm vantagens e inconvenientes...

                                          Comentário


                                            #51
                                            O meu ultimo andar até agora nunca deu problemas , é um pouco quente demais no verão , tem umas portadas muito grandes faz um pouco efeito estufa, o AC resolve. Humidades até agora nada , vizinhos são só 2 , sendo um duplex acabo por ter apenas 1.
                                            Animais de estimação são proibidos. Condomínio até agora tem corrido tudo bem. A unica coisa que não gosto são as garagens.

                                            A minha antiga casa estava para vender , mas como tive poucas ofertas decidi alugar ... lucro 20% da renda.


                                            Para mim a prioridade sempre foi localização,localização,localização

                                            Comentário


                                              #52
                                              Como referi, moro num apartamento no último piso. Vivo numa zona com excelentes serviços. Tenho tudo à mão (e a pé), posso não andar de carro já que tenho paragem de comboio a 5 min a pé e depois são 15 minutos até P.S. Bento.

                                              Mas o prédio está a precisar de obras e não há dinheiro no condomínio para isso. Vai dando para o dia a dia.

                                              E além disso, com a idade, vai surgindo problemas. Um deles é a humidade. E o frio e calor no inverno e verão.


                                              Ando de olho em moradias antigas no Porto e em algumas zonas especificas que me permitem estar perto do trabalho e da escola da filha. E é possível comprar uma com espaço para aumentar por aprox. 100K€.


                                              Apartamento, como referi, prefiro fugir a isso. Alguns prédios que sejam com algum nível deveriam fazer uma seleção de quem pode ir viver para lá de modo a saber se tem possibilidade de pagar o condomínio ou não. Porque ao fim de alguns anos, com a saída e entrada de residentes, o nível vai descendo.

                                              Comentário


                                                #53
                                                existem apartamentos e apartamentos.

                                                muitos apartamentos com construção até inícios dos anos 90 são de construção duvidosa, mau isolamento térmico e sonoro. Quanto ao isolamento térmico, sempre se resolve com uns AC, agora quanto ao som não há nada a fazer, excepto isolar um quarto para se poder descançar.

                                                hoje em dia existem apartamentos modernos, muito bem construidos em que praticamente não se houvem os vizinhos.

                                                Moradias isoladas também não é para mim, gosto do conceito de uma moradia, mas dentro de uma aldeia em que podemos sair de casa e ir a pé ao café ou ao mini-mercado.

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  O problema dos cães ( porque existe) é comum a ambas as opções.

                                                  Eu vivo em AP e felizmente actualmente não têm havido barulho ( bato na madeira) mas em contrapartida, temos um cão no prédio daqueles que cheiram mesmo muito mal que deixa um cheiro insuportável no elevador Mas como não ladra já me dou por muiiiiito contente Eu gosto de cães mas não gosto de os ouvir ladrar nas varandas qd os seus donos vão jantar fora e voltam de madrugada ou qd, ficam em casa todo o dia a ladrar desalmadamente.


                                                  Em relação às casas, já me passou a pancada das moradias. Prefiro "trabalhar" para a reforma e poder desfrutar dos rendimentos noutras coisa como viajar por bons hotéis e "ver o mundo". Acho que a malta das moradias tem tendência de viver "encafuada" e com algum isolamento e eu não quero isso para mim. Para além disso, é um custo elevado sobretudo qd se compra a crédito.

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                                                    Claro que cada caso é um caso.

                                                    Comparar um apartamento barato num prédio grande com uma moradia cara numa zona boa não é justo.

                                                    Eu sempre disse que prefiro um bom apartamento (e isso implica bons vizinhos) a uma boa moradia.
                                                    Hoje em dia muitas moradias estão em condomínios por isso para além dos custos bastante mais elevados na moradia, há também os custos de condomínio. E também há vizinhos barulhentos.

                                                    E para mim a definição de moradia, é uma casa com terreno suficiente para ter uma piscina, e ter muito uito espaço livre e onde possa tomar banho todo nú sem ter nenhum vizinho a ver. E para quem mora nas cidades sabe que isso só se consegue indo para muito muito longe...
                                                    8ha chegam-te?

                                                    Eu quando me falam em vivenda penso numa casa isolada que cumpra os requisitos que pus a bold. Agora essas casas com condomínio... Epá, nem são carne nem são peixe.

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Originalmente Colocado por SPV Ver Post


                                                      Para mim a prioridade sempre foi localização,localização,localização

                                                      Isto é importante. Será até um factor determinante, mas acredito que ao longo da vida os gostos mudem. Da mesma forma que há carros mais "jovens" e mais "familiares". Acho que ao longo da vida vamos valorizando coisas diferentes. Até porque tudo farta, mesmo as coisas boas.

                                                      Tenho experiência dos dois. Acho que a maioria dos prós e contras já aqui foram relatados.

                                                      Em relação aos receios do User que colocou a questão inicialmente... há sempre um grau de incerteza grande no imobiliário.

                                                      Por exemplo: tenho um apartamento numa zona muito dentro da cidade mas muito calma, os vizinhos são porreiros e o condomínio está minimamente orientado. Um dia o vizinho de cima alugou a casa a um casal de selvagens que faziam barulho a toda a hora e não conheciam as regras minimas da convivencia num prédio. Obviamente que transformaram a minha vida num inferno. Só se resolveu quando esses inqulinos mudaram... porque lhes apeteceu.. porque podiam lá estar hoje.

                                                      Outro exemplo: os meus pais vivem numa vivenda espectacular num arredor de uma capital de distrito do interior. Em termos de qualidade de vida não há muito melhor. Um dia um grupo de gente de uma determinada "etnia" que não convém referir mudou-se para a zona. Assaltos, violencia, medo. Tudo, de um dia para o outro, do céu ao inferno. De portas abertas e carros destrancados passou-se ao cadeado e ao medo.

                                                      O imobiliário é assim: incerto.

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                                                        8ha chegam-te?

                                                        Eu quando me falam em vivenda penso numa casa isolada que cumpra os requisitos que pus a bold. Agora essas casas com condomínio... Epá, nem são carne nem são peixe.


                                                        Por isso mesmo é que é necessário comparar coisas iguais ou semelhantes.

                                                        Falar de moradias boas e depois nem 1cm de relva há, a piscina é um tanque e tem 4 vizinhos todos com vista para a casa/piscina. Prefiro um apartamento desafogado.

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post


                                                          Por isso mesmo é que é necessário comparar coisas iguais ou semelhantes.

                                                          Falar de moradias boas e depois nem 1cm de relva há, a piscina é um tanque e tem 4 vizinhos todos com vista para a casa/piscina. Prefiro um apartamento desafogado.
                                                          É, o conceito de moradia é muito variável.

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post

                                                            O imobiliário é assim: incerto.
                                                            é de facto incerto...

                                                            Mas em relação à falta de educação das pessoas acho que é geral... Ainda ontem perto da meia noite e começo a ouvir alguém a apitar e a gritar na rua "ho ricardo, anda lá pá despacha-te " . Vou à janela e está um jovem a chamar ( aos gritos) outro do 7º andar que tardava em descer... Provavelmente os pais deste foram de ferias e a casa virou hotel da rapaziada....

                                                            Por mais que eu seja tolerante com os jovens, cada vez tenho menos paciência para estes comportamentos...

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                                                              Em relação às casas, já me passou a pancada das moradias. Prefiro "trabalhar" para a reforma e poder desfrutar dos rendimentos noutras coisa como viajar por bons hotéis e "ver o mundo". Acho que a malta das moradias tem tendência de viver "encafuada" e com algum isolamento e eu não quero isso para mim. Para além disso, é um custo elevado sobretudo qd se compra a crédito.
                                                              Eu concordo contigo, a nossa casa é importante, mas não nos deve escravizar.

                                                              Eu vivo num apartamento com muitos condóminos e até acho que as coisas correm razoavelmente. Preferia uma moradia nesta zona, mas logo agora que tenho a casa praticamente toda paga não estou disponível para voltar a fazer créditos. Por outro lado viajar é a minha principal prioridade.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X