Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Quais são os vossos planos para a reforma?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Originalmente Colocado por Karma Ver Post
    Uma coisa é uma casa de férias, outra é tratar de uma quinta no Douro.
    É um bocado por aí ... com 50 anos ainda acredito que tenha pedal para aquilo , com 60 e tais já duvido ...

    Mas a minha vontade era mesmo essa ... vender tudo , comprar uma pick.up de caixa de madeira e mudar-me para lá . Talves investir em turismo rural se tiver possibilidades para tal.

    Comentário


      #32
      Penso neste assunto com alguma frequência, apesar de só ter 28 anos. No entanto acabo sempre na incerteza.

      Gostava de poupar (felizmente conseguimos) e viver até aos 80 anos como os meus avós.

      Por outro lado, penso que me pode acontecer como o meu pai. Poupar para a reforma e aos 51 anos levar com uma lápide com o meu nome e foto.

      PS: Por enquanto vou investindo (quase) tudo em formação, viagens e nos meus restauros.

      Comentário


        #33
        Originalmente Colocado por Karma Ver Post
        Em Portugal há qualquer coisa com o "sair tarde do trabalho", dá status social.


        É verdade sim.

        Isso e trabalhar muito. É uma qualidade e um estatuto: "É muito trabalhador!!!"

        Uma das pessoas que tem um emprego menos exigente que conheço passa a vida a dizer: "eu sou muito ocupada, até fazia isto e aquilo mas não tenho tempo para essas coisas!". A pobre mulher nem tempo tem para aturar os filhos... apenas para manter o "boneco" de super-trabalhadora.

        Sobre a questão... o mais difícil será imaginar como vai ser o futuro da nossa Segurança Social, da qual toda a gente espera uma resposta numa altura em que o nosso país está em declínio demográfico.

        Curioso como o mundo está com problemas de super-população. As projecções até assustam. E nós sempre contra a maré. No nosso "oásis", de costas viradas ao mundo.

        Comentário


          #34
          O rasec já tem um 401k

          Comentário


            #35
            Se nada mudar aos 65 entrego as fardas....

            Espero que haja saúde no seio familiar e que o dinheiro chegue para «viver».
            Imagino-me com a esposa a tratar de uma hortinha e a dar uns passeios...olhando para os filhos a «safarem-se» na vida.
            Por estarmos a investir nisso é que, ao fim do mês, os trocos que sobram não são muitos.

            Comentário


              #36
              nao faço ideia.

              mas provavelmente transferir alguma coisa de rendimentos do trabalho para rendimenos de capital e outros.

              Comentário


                #37
                Com mais idade há um conjunto de coisas que nos consomem recursos que deixam de existir e já ligamos menos aos relógios, sapatos e roupas caras, etc.

                Eu de coisas caras, gostava apenas de poder saborear bons vinhos e poder conduzir um 911 no dia a dia.

                Comentário


                  #38
                  Eu não faço PPR por causa dos riscos.

                  Não tenho garantia de que daqui a 30 anos a instituição onde tenho o PPR me vai pagar.

                  (sim, as seguradoras e bancos tb vão à falência e os clientes ficam a arder)

                  Pode haver hiper inflação o que vai fazer com que o dinheiro que poupaste perca grande parte do seu valor. (ex Portugal sair do euro para o escudo)

                  (sim em 30 anos é possível voltares ao escudo ou coisas muito piores como um default do estado portugues)

                  Dito isto a minha estratégia é:

                  1) Poupar e aplicar o dinheiro num banco não português considerado "To big to fail" para proteger o dinheiro de um defaut do estado e/ou bancos portugueses.

                  2) Se houver muita inflação aplicar as poupanças em instrumentos de protecção contra inflação para não perder poder de compra.

                  3) Quando chegar aos 65 vejo o dinheiro que tenho, a saude que tenho e traço um plano para viver uma vida sustentável com as poupanças que orientei durante os anos que trabalhei.

                  Comentário


                    #39
                    Caso não receba reforma, e caso se mantenha a situação económica actual, conto viver dos rendimentos de alguns imóveis arrendados e de rendimentos de aplicações financeiras.

                    Por agora, tudo a continuar com a mesma taxa de "saving" poderei passar sem a reforma da SS caso essa não exista, ou mesmo caso seja muito baixa ou simbólica.

                    Digo "por agora" pois nunca se sabe o futuro e a evolução da saúde, minha e da minha esposa. Hoje em dia qq problema mais grave de saúde tratado no privado pode torrar poupanças duma vida... Apesar de ter seguro de saúde.

                    Comentário


                      #40
                      Será que vamos ter direito a reformas
                      ?? ahah

                      Comentário


                        #41
                        Originalmente Colocado por Aspartame Ver Post


                        3) Quando chegar aos 65 vejo o dinheiro que tenho, a saude que tenho e traço um plano para viver uma vida sustentável com as poupanças que orientei durante os anos que trabalhei.

                        Só te falta definir o modelo do caixão de carvalho escuro ou claro.

                        Este tópico é um bocado deprimente.
                        Editado pela última vez por ; 25 July 2014, 09:47.

                        Comentário


                          #42
                          Originalmente Colocado por SPV Ver Post
                          Será que vamos ter direito a reformas
                          ?? ahah
                          Convém assegurar pelo menos uma casa com varanda para se poderem criar coelhos e ter uma fonte de proteínas, como faziam os franceses na 2ª guerra.

                          Comentário


                            #43
                            Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                            Convém assegurar pelo menos uma casa com varanda para se poderem criar coelhos e ter uma fonte de proteínas, como faziam os franceses na 2ª guerra.
                            Tou lixado que detesto coelho

                            Comentário


                              #44
                              Originalmente Colocado por SPV Ver Post
                              Tou lixado que detesto coelho
                              As galinhas sujam muito e fazem muito barulho.

                              Mas numa situação mais "extrema" essa do "detesto" seja o que for deixa rápidamente de existir

                              Comentário


                                #45
                                Originalmente Colocado por SPV Ver Post
                                A minha reforma se correr tudo bem será passada na Margem do Rio Douro a menos que o meu Pai me deserde Dá para ser quase auto-suficiente naquela quinta portanto dinheiro nao vai ser grande problema. A reforma chega.

                                Agora duvido é que tenha saude para usufruir daquilo depois dos 66 anos
                                Estás a subestimar-te um bocado, acho eu

                                Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                Porquê ? eu tenho um exemplo próximo inspirador, um tio (na verdade da minha mulher) com 74 acabou este ano de fazer uma casa de férias cá em Portugal, continua a viajar imenso, embora menos e vive na Austrália.

                                E não foi uma pessoa que se tenha preservado muito, alcool com fartura e muitos cigarros.

                                Ou pegando num exemplo conhecido, o Mick Jaegger que faz amanhã 71 e ainda está aí a bombar.
                                Tenho o exemplo do meu avô, que vai fazer 84 anos daqui a uns dias.

                                Continua a conduzir 30kms por dia, tem uma horta (que rega todos os dias) e animais a seu cargo, conduz tratores, faz negócios, vai ao banco, cozinha e ainda faz umas excursões, de vez em quando...

                                Comentário


                                  #46
                                  Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                                  Só te falta definir o modelo do caixão de carvalho escuro ou claro.

                                  Este tópico é um bocado deprimente.
                                  Na verdade tem a ver com a idade que cada um de nós tem.

                                  Quem ler os meus posts até pode ficar a pensar "ora aqui está um gajo previdente e equilibrado", mas na verdade tem muito a ver com o facto de eu já ser semi-cota.

                                  Quando tinha 20 anos a minha principal preocupação era "disparar o canhão" e pouco mais ....

                                  Comentário


                                    #47
                                    Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                                    Estou a poupar 4x mais do que meto na segurança social. Quando chegar a uma certa idade logo vejo se queimo tudo num dia ou se vou vivendo dos rendimentos. Mas o objectivo será ter uma quantia considerável para viver apenas de rendimentos próprios e qualquer pensão ou reforma ser um extra para comprar os medicamentos...
                                    Então suponho que tenhas muitos rendimentos para além dos rendimentos de trabalho. É que nem todos os portugueses conseguem isso.

                                    Comentário


                                      #48
                                      Não penso nisso. Quando lá chegar, se chegar, logo se vê.

                                      Comentário


                                        #49
                                        Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                                        Só te falta definir o modelo do caixão de carvalho escuro ou claro.

                                        Este tópico é um bocado deprimente.
                                        por acaso ao ler este tópico lembrei-me logo deste filme que revi há dias

                                        Comentário


                                          #50
                                          Originalmente Colocado por Rasec Ver Post
                                          Suponho que nunca tenhas saído de Portugal porque se há país onde as pessoas mais vivem agarradas à ideia de que só se podem reformar qd o estado deixa é mesmo este.
                                          Felizmente já saí dezenas de vezes de Portugal. Há é país em que as pessoas de desdobram de mil e uma maneiras para conseguirem manipular o sistema de forma a "estarem em casa" 10 ou 15 anos mais cedo.

                                          Comentário


                                            #51
                                            Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                                            Olha que não é verdade.

                                            Temos de acabar com os mitos que lá fora todos trabalham muito e cá em Portugal ninguém faz nada.
                                            Se nós próprios acreditamos que é assim, como é que conseguimos convencer o resto do mundo do contrário.

                                            O que não faltam são países (ricos) que vivem muito mais a vida e se estão a ***** para o trabalho do que nós.
                                            Onde está isso escrito no que disse? O que acontece é que os portugueses adoram reformar-se cedo não para se dedicarem a outra actividade produtiva ou que traga bem à sociedade, mas para terem todo o tempo do mundo para se dedicarem ao joanete e à dor de rins.

                                            Comentário


                                              #52
                                              Tenho 33 anos, daqui a nada faço 34, tenho carro e casa, apesar da casa ser arrendada, o meu trabalho não é dos mais estáveis e neste momento nem companheira tenho, planos para a reforma? Daqui a 30 anos saberei melhor, mas diria que os meus planos passam por chegar aos 65 com saúde e direito a uma reforma digna, será pedir muito?

                                              Espero que não.

                                              Comentário


                                                #53
                                                Originalmente Colocado por PedroAugusto Ver Post
                                                Tenho 33 anos, daqui a nada faço 34, tenho carro e casa, apesar da casa ser arrendada, o meu trabalho não é dos mais estáveis e neste momento nem companheira tenho, planos para a reforma? Daqui a 30 anos saberei melhor, mas diria que os meus planos passam por chegar aos 65 com saúde e direito a uma reforma digna, será pedir muito?

                                                Espero que não.
                                                Pedir por pedir, é tempo de arranjar uma companheira. Parecendo q não: ajuda a passar o tempo...

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                                                  Pedir por pedir, é tempo de arranjar uma companheira. Parecendo q não: ajuda a passar o tempo...
                                                  Tás maluco! E a despesa aumenta!

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    O meu maior plano é estar vivo. Depois logo se vê.

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                                                      Pedir por pedir, é tempo de arranjar uma companheira. Parecendo q não: ajuda a passar o tempo...
                                                      Já tenho daquelas de borracha com a(s) boca(s) abertas, reclamam menos e não lhe temos que dar prendas no 14/Fev., Aniversário e Natal! E ainda nos ouvem!

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Vou fazer muitos filhos
                                                        , pelo menos uns 20 filhos e filhas, quando me reformar vou para um lar de luxo, 2000€ \ mes, com ajuda dos meus filhos, cada um depois dame 100€\mes para pagar o lar.

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                                                          Rasec, estás a apontar para que valores líquidos mensais a partir dos 50?
                                                          O plano são 20 a 25 mil anuais (com a inflação equivalente).

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Originalmente Colocado por AdolfoSDias Ver Post
                                                            Então suponho que tenhas muitos rendimentos para além dos rendimentos de trabalho. É que nem todos os portugueses conseguem isso.
                                                            Nem por isso. O rendimento é mesmo do trabalho. Apenas tenho uma boa disciplina financeira e claro, um rendimento razoável. Tenho também outros rendimentos mas são capitalizados, nem penso neles.

                                                            Penso que o que é importante é perceber que sem disciplina financeira tanto faz ganhar muito ou pouco porque no final a conta vai estar sempre a zeros.

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                                                              Penso que o que é importante é perceber que sem disciplina financeira tanto faz ganhar muito ou pouco porque no final a conta vai estar sempre a zeros.

                                                              Era isto que queria realçar. Não interessa se ganha 10 mil ano ou 1M ano, o que importa, é que se gaste menos do que se ganha e se coloque uma parte (se possível 20%) em fontes de rendimento passivo. Para quem tem menos de 45 anos hoje em dia, esqueçam a ideia da reforma do estado, isso não vai existir (pelo menos não nos moldes que o conhecemos)!

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X