Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Quais são os vossos planos para a reforma?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #91
    A minha maior preocupação agora é reunir para comprar um imovel, e arrendar na altura da reforma , em termos realistas daqui a 40 / 50 anos ( a tendência da reforma é para aumentar agora é aos 67 mas daqui a 40 anos talvez seja aos 72 ) anos , não vai haver SS para ninguem, é uma coisa óbvia, a natalidade cada vez é menor , e as reformas antecipadas cada vez aumentam mais.
    Se reunir nem que seja 2 euros por dia ,daqui a 50 anos ja dá para comprar um apto e arredar e viver da renda.

    Comentário


      #92
      Originalmente Colocado por offpring Ver Post
      A minha maior preocupação agora é reunir para comprar um imovel, e arrendar na altura da reforma , em termos realistas daqui a 40 / 50 anos ( a tendência da reforma é para aumentar agora é aos 67 mas daqui a 40 anos talvez seja aos 72 ) anos , não vai haver SS para ninguem, é uma coisa óbvia, a natalidade cada vez é menor , e as reformas antecipadas cada vez aumentam mais.
      Se reunir nem que seja 2 euros por dia ,daqui a 50 anos ja dá para comprar um apto e arredar e viver da renda.

      2€ * 365 dias * 50 anos = €36.500

      Tens de rever essas contas

      Comentário


        #93
        Originalmente Colocado por Rasec Ver Post
        2€ * 365 dias * 50 anos = €36.500

        Tens de rever essas contas
        Desde que vi tendas de campismo já montadas em parques de campismo para arrendar, já não digo nada. 36k da para meter muita tenda a render.

        Comentário


          #94
          Rasec falas que tens alguns investimentos nomeadamente imobiliarios.

          Tens apartamentos na qual recebes rendas? Dá-me uma dica.

          Comprando um apartamento por exemplo perto de universidades, por volta de 50/60 mil euros T4. Alugando por um valor mais ou menos dentro do normal na zona, as rendas pagam o valor do emprestimo e no futuro terás um apartamento pago a render bom dinheiro.

          A minha questão é, compensa? Pagando condominios, despesas com alguma remodelacao, etc?

          Digo arrendar a estudantes ou familia é indiferente.

          Abraco

          Comentário


            #95
            Originalmente Colocado por lviegas Ver Post
            Rasec falas que tens alguns investimentos nomeadamente imobiliarios.

            Tens apartamentos na qual recebes rendas? Dá-me uma dica.

            Comprando um apartamento por exemplo perto de universidades, por volta de 50/60 mil euros T4. Alugando por um valor mais ou menos dentro do normal na zona, as rendas pagam o valor do emprestimo e no futuro terás um apartamento pago a render bom dinheiro.

            A minha questão é, compensa? Pagando condominios, despesas com alguma remodelacao, etc?

            Digo arrendar a estudantes ou familia é indiferente.

            Abraco
            Tenho um apartamento na praia que arrendo em regime de short letting para férias. Neste momento paga o valor das despesas associadas e gera receitas. Mas cada caso é um caso e o imobiliário está longe de ser um investimento seguro de riscos. Amanhã alguém lembra-se de partir aquilo tudo e lá se vai a receita.

            Quando comprei o preço da casa estava em alta (hoje vale menos) mas os empréstimos estavam nos valores mais baixos da história, no longo prazo acabou por correr bem, o que pago de spread nem me compensa abater ao empréstimo. Tu é que tens de analisar as variáveis, custo do imóvel, custos fixos, potencial de rendas no melhor e pior cenário possível, etc.

            Comentário


              #96
              Originalmente Colocado por Rasec Ver Post
              Tenho um apartamento na praia que arrendo em regime de short letting para férias. Neste momento paga o valor das despesas associadas e gera receitas. Mas cada caso é um caso e o imobiliário está longe de ser um investimento seguro de riscos. Amanhã alguém lembra-se de partir aquilo tudo e lá se vai a receita.

              Quando comprei o preço da casa estava em alta (hoje vale menos) mas os empréstimos estavam nos valores mais baixos da história, no longo prazo acabou por correr bem, o que pago de spread nem me compensa abater ao empréstimo. Tu é que tens de analisar as variáveis, custo do imóvel, custos fixos, potencial de rendas no melhor e pior cenário possível, etc.
              Um seguro de recheio/multi-riscos não cobrirá essas possíveis despesas? Ou esses seguros não são válidos para imóveis alugados?

              Comentário


                #97
                Originalmente Colocado por Rasec Ver Post
                2€ * 365 dias * 50 anos = €36.500

                Tens de rever essas contas
                Não dá para um T0 na Cova da Moura?!

                Comentário


                  #98
                  Originalmente Colocado por Rasec Ver Post
                  Tenho um apartamento na praia que arrendo em regime de short letting para férias. Neste momento paga o valor das despesas associadas e gera receitas. Mas cada caso é um caso e o imobiliário está longe de ser um investimento seguro de riscos. Amanhã alguém lembra-se de partir aquilo tudo e lá se vai a receita.

                  Quando comprei o preço da casa estava em alta (hoje vale menos) mas os empréstimos estavam nos valores mais baixos da história, no longo prazo acabou por correr bem, o que pago de spread nem me compensa abater ao empréstimo. Tu é que tens de analisar as variáveis, custo do imóvel, custos fixos, potencial de rendas no melhor e pior cenário possível, etc.
                  Sim como disse o user zMax, um seguro de recheio/multi-riscos certamente cobrirá esses pequenos problemas. Claro que neste tipo de receita, um estudo previo tem que ser feito relativamente á pessoa que vai viver para o apartamento.

                  A minha questão, apesar de todos os riscos associados, ainda compensa mais que ppr não? isto porque nada me garante que uma empresa onde tenha a minha ppr vá a falencia com o meu dinheiro passados 20 anitos.

                  O que pensas disso? ppr vs imoveis

                  Comentário


                    #99
                    Quando vou para casa dos meus avos , numa aldeia perto do caramulo, adoro o conceito que eles tem , agua da fonte que sai da bica sempre fresca, cultivam alface,batatas,cebolas,cenouras, etc na horta regada com a mesma agua da fonte , quando vai fazer uma salada vão a horta.

                    Tambem tem limões,maças,peras,etc, galinhas , coelhos , porcos e codornizes , que os alimentam com os cultivo da mesma horta , e os mesmo tambem servem para o consumo humano, é tudo um ciclo, , não há nada mais natural do que isso, por isso la as pessoas tem 80 anos e ainda racham lenha e semeiam batatas , mas o ponto negativo é que é tudo muito pacato, não há nada para fazer , é so esperar a morte ao pe da lareira , no entanto quando tiver idade da reforma penso ir para aqueles lados, prefiro mil vezes essa vida , que estar apodrecer num lar , no entanto como disse aqui um user , pensar agora na reforma, é uma boa forma de se torturar.

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por Rasec Ver Post
                      Este não é o tópico da crise.

                      Há muita gente (conheço alguns) nos vinte e muitos e 30s, profissionais jovens que ganham o suficiente para começar a pensar em poupanças e no entanto têm zero educação financeira e ainda menos vontade de aprender, e é pataco ganho pataco gasto... faz-me imensa confusão como não pensam no longo prazo.

                      A minha meta é reformar-me aos 50 (infelizmente tive de rever em alta os meus planos de reforma aos 45 ). Há muita vida para aproveitar dos 50 até ao decaimento do corpo, que estou a antecipar que aconteça por volta dos 65.
                      Não podemos/devemos pensar todos da mesma forma, e não podes ser injusto ao ponto de acreditar que a tua forma de pensar é que é a correta.

                      Este é um tema pessoal, cada um faz o que bem entende com o dinheiro que ganha, desde que não sobre para os outros.

                      Como já alguns aqui disseram, podes andar a poupar a vida toda e num dia acordas de manhã pegas no carro tens um acidente e morres/ficas inválido, de que te serviu a poupança?

                      Eu acho importante poupar quando se pode, mas gozar quando se quer.

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por tassilgo Ver Post
                        Não podemos/devemos pensar todos da mesma forma, e não podes ser injusto ao ponto de acreditar que a tua forma de pensar é que é a correta.

                        Este é um tema pessoal, cada um faz o que bem entende com o dinheiro que ganha, desde que não sobre para os outros.

                        Como já alguns aqui disseram, podes andar a poupar a vida toda e num dia acordas de manhã pegas no carro tens um acidente e morres/ficas inválido, de que te serviu a poupança?

                        Eu acho importante poupar quando se pode, mas gozar quando se quer.
                        A forma de pensar não é dele. Faz parte da cultura financeira presente em qualquer manual de economia doméstica básica.

                        Atribuir parte do rendimento a poupança para possuir almofada Financeira faz parte de qualquer pessoa minimamente acautelada. Se achas que o pataco ganho pataco gasto é uma visão com igual valor, estaras enganado.

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por tassilgo Ver Post
                          Não podemos/devemos pensar todos da mesma forma, e não podes ser injusto ao ponto de acreditar que a tua forma de pensar é que é a correta.

                          Este é um tema pessoal, cada um faz o que bem entende com o dinheiro que ganha, desde que não sobre para os outros.

                          Como já alguns aqui disseram, podes andar a poupar a vida toda e num dia acordas de manhã pegas no carro tens um acidente e morres/ficas inválido, de que te serviu a poupança?

                          Eu acho importante poupar quando se pode, mas gozar quando se quer.
                          Eu não acho que a minha forma de pensar seja "A" correcta, é uma corrente de pensamento. Há quem poupe muito mais do que eu, há quem não poupe nada. Eu só quero é que toda a gente seja feliz. Tal como eu já escrevi neste tópico, os meus planos podem correr mal, mas é mais fácil correr mal sem planeamento do que com planeamento!

                          Se alguém acha que deve gastar tudo o que tem porque pode morrer amanhã, desde que seja feliz, por mim tudo bem, agora quando tiver 60 anos que não me venha bater à porta pedir uma moedinha para pão...

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por zMax Ver Post
                            Um seguro de recheio/multi-riscos não cobrirá essas possíveis despesas? Ou esses seguros não são válidos para imóveis alugados?
                            Sim, tenho seguros contra tudo e mais alguma coisa, mas entre um inquilino partir tudo e eu activar o seguro, substituir mobília, limpar etc lá se vai a receita de mais duas ou 3 reservas. Obviamente isto é o pior cenário possível, estou preparado para ele.

                            Originalmente Colocado por NaoInteressa Ver Post
                            Não dá para um T0 na Cova da Moura?!
                            Dar talvez dê, o que duvido é que ele consiga viver do valor da renda de um imóvel de €36k.

                            Originalmente Colocado por lviegas Ver Post
                            Sim como disse o user zMax, um seguro de recheio/multi-riscos certamente cobrirá esses pequenos problemas. Claro que neste tipo de receita, um estudo previo tem que ser feito relativamente á pessoa que vai viver para o apartamento.

                            A minha questão, apesar de todos os riscos associados, ainda compensa mais que ppr não? isto porque nada me garante que uma empresa onde tenha a minha ppr vá a falencia com o meu dinheiro passados 20 anitos.

                            O que pensas disso? ppr vs imoveis
                            Eu sinceramente não sei. Porque depende de tanta coisa que não há uma resposta definitiva para todos os casos. A minha intenção com este tópico era aprender com as ideias dos outros (além de chamar a atenção para os mais novos que ainda não pensam nisto), não dar a ideia de que tenho as respostas todas, porque não tenho, aliás tenho as mesmas dúvidas do que tu! . A única coisa que eu sei é quanto mais diversificado for o investimento melhor é. De resto, é tudo uma questão de oportunidade, sorte, conhecer o mercado e estar atento.

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                              A forma de pensar não é dele. Faz parte da cultura financeira presente em qualquer manual de economia doméstica básica.

                              Atribuir parte do rendimento a poupança para possuir almofada Financeira faz parte de qualquer pessoa minimamente acautelada. Se achas que o pataco ganho pataco gasto é uma visão com igual valor, estaras enganado.
                              Estou enganado porquê? Porque tu assim o dizes...? Porque a sociedade assim o diz?

                              Cada um tem a sua forma de encarar a vida, não é porque a maior parte das pessoas acha que algo deve ser daquela maneira que passa a ser verdade.

                              O rasec acha que deve poupar para aos 50 anos se reformar, tudo bem é a ideia dele, mas isso não faz com que ele esteja certo ou errado. Há quem goste realmente de trabalhar, conheço um senhor que se reformou há 3 anos com 87anos. Nao sei bem o que ele fazia mas era diretor duma caixa geral de depósitos ou algo do género. Desde que se reformou está uma lástima, há 3 anos não lhe dava mais que 70 anos, hoje em dia mal se mexe...

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por Rasec Ver Post
                                Eu não acho que a minha forma de pensar seja "A" correcta, é uma corrente de pensamento. Há quem poupe muito mais do que eu, há quem não poupe nada. Eu só quero é que toda a gente seja feliz. Tal como eu já escrevi neste tópico, os meus planos podem correr mal, mas é mais fácil correr mal sem planeamento do que com planeamento!

                                Se alguém acha que deve gastar tudo o que tem porque pode morrer amanhã, desde que seja feliz, por mim tudo bem, agora quando tiver 60 anos que não me venha bater à porta pedir uma moedinha para pão...
                                Apesar de concordar contigo nesta parte, não foi isso que deste a entender antes. Disseste que te fazia confusão, ora se te faz confusão não me parece que esteja tudo bem por ti mas ok.

                                Eu gosto sempre de olhar para as coisas de maneira diferente, e acho que não devemos fazer as coisas só porque os outros fazem, ou porque está na moda, devemos fazer aquilo que sentimos que nos fará mais felizes, porque no fim é isso mesmo que interessa, ser feliz.

                                Tu podes ser muito feliz a ganhar muito dinheiro, mas para isso tens de estar emigrado. Aquilo que para ti é um prazer para mim seria um suplício, quem está certo? Os dois. Tu és feliz com mais dinheiro mas longe da família/amigos, e eu sou feliz com família/amigos por perto mas com menos dinheiro...

                                O mesmo se aplica para a reforma, se a malta prefere gastar agora enquanto tem saúde e gozar enquanto pode, porque não fazê-lo? Desde que como dizes depois não me venham pedir à porta tudo bem...

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por tassilgo Ver Post
                                  Apesar de concordar contigo nesta parte, não foi isso que deste a entender antes. Disseste que te fazia confusão, ora se te faz confusão não me parece que esteja tudo bem por ti mas ok.

                                  Há muita coisa que me faz confusão, eu eu vivo bem com isso!

                                  Os religiosos fazem-me confusão, os gordos fazem-me confusão, os que não tomam banho e cheiram mal, os mal educados, os fumadores, os que gastam mais do que ganham... mas acima de tudo, quero é que sejam felizes e que a sua liberdade não interfira na minha, apenas isso!

                                  Já agora, eu não estou emigrado por causa do dinheiro, já tive propostas para regressar a Portugal e até ganhar mais, eu estou emigrado porque o mundo é muito grande e vale a pena conhecê-lo. Estou emigrado porque depois de trabalhar com outros mercados, é muito difícil voltar a querer trabalhar com o mercado Português. As oportunidades, a escala das coisas, o nível de conhecimento, é tudo muito diferente. E só quem experimenta é que tem noção das diferenças.


                                  Fica aqui um bom artigo que li hoje, sobre o tema poupar para a reforma:

                                  An Investing Primer For Millennials


                                  Young people are going about investing all wrong. The most basic (and important) decision you make as an investor is your allocation between major asset classes—primarily stocks, bonds, and cash. Here is how millennials’ portfolios look in 2014, according to arecent research report from UBS.

                                  This allocation screams caution, worry, and distrust of the stock market. Why are millennials investing this way? Mainly because they have had two very sour experiences with the stock market: the technology crash between 2000-2002 and the more dramatic financial crisis between 2007-2009. Both times, the market collapsed 40% or more. The only other time that happened twice in one decade was in the 1930’s in the midst of the Great Depression. Millennials don’t trust Wall Street (all four major banks among most hated brands by millennials), and one of our most famous authors is saying the stock market is rigged.
                                  With all this in mind, it makes sense that millennials are so cautious. But the choices they are making with their investments are backwards. Millennials think cash is safe, but its actually dangerous. They think that stocks are risky, but in fact stocks are the safest means to secure long-term financial prosperity.
                                  The problem is that we tend to think of “risk” as a fixed concept—that is, stocks are riskier than cash and bonds…period. But risk can only be accurately assessed in combination with a time horizon. If you are 25 and saving for retirement, you have at least a 40 year time horizon, which drastically changes what is risky and what is safe. Millennials are making decisions as if they were 60 years old, on the verge of retirement—and it could cost them huge amounts of wealth.
                                  The Potential of Every $1
                                  I find it easiest to think about potential investments in terms of individual dollars. What returns are you likely to earn over certain time periods on every dollar you invest? What are the best and worst case scenarios? Let’s start with stocks—the most hated investment choice among millennials.
                                  Obviously we want every dollar we invest to be worth as much as possible when we retire. The first figure below lists theaverage result for $1 invested in the stock market at various ages. It shows what each dollar will be worth by age 65 depending on when you start investing in the stock market (earlier if obviously much better). This assumes the market grows at the same real rate it has since 1926 (6.9% per year). “Real” means after accounting for inflation, which reduces your returns. For the reasons I lay out in a separate piece on the history of money, inflation is a crucial consideration when evaluating investment options.
                                  One important note: I am basing this analysis on data back to the 1920’s for stocks, bonds, and cash (bills) because it allows us to include events as diverse as the Great Depression, World War II, runaway inflation, booms, busts, panics, and so on. Everything short of a 100% breakdown is covered.

                                  Note that the earlier you start, the more potent each dollar is. If you start at 22, then each dollar would be worth nearly $18 when you retire…but if you procrastinate, even until you are 40, each dollar would only be worth $5.30.
                                  Millennials care more about risk than anything else, so let’s look at the worst case scenario alongside the average. These numbers represent the worst possible times to be invested (again starting at various different ages) between 1926 and 2014.

                                  Sure enough, stocks are risky as hell in the short-term. Look at the worst-case scenario for the value of a dollar invested by people 50 years or older (who have between 5-15 years until retirement). It would be terrible to invest in the stock market at age 50 and have each dollar worth just 70 cents 15 years later. That’s a scary 30% decline over 15 years.
                                  But look at the worst case scenarios if you start younger. If you start at age 22, the worst result for a dollar invested was growth to $4.80. This would have happened if you invested at age 22 in 1966 and retired in February 2009 at the exact market bottom of the second worse collapse in the stock market’s history. It also would have included the crash in 2000 and the miserable period for stocks between 1968 and 1982 when the market went nowhere. Even through three tumultuous markets, you’d still have $4.80 for every dollar you invested.
                                  You can see why risk cannot be assessed independent of time. Stocks can be very risky in the short term, but have been extremely safe over the long term, which is all that should matter to millennial investors.
                                  Bonds and Cash
                                  What about the “safe” options that millennials prefer? Here are the average and worst case scenarios for bonds and cash (t-bills).


                                  For both bonds and bills, the worst case scenarios are scary across all time periods. Even if you start investing when you are in your 20s, there is a chance that each dollar you put into bonds or bills will be worth less than 50 cents in real terms come retirement. For bonds and bills, inflation is the silent killer. Bonds and cash (bills) seem so safe because they preserve thenumber of dollars you have. But what good is preserving $100 until 2050 if a sandwich costs $80 at that point in the future? Purchased power is what matters, not the number of dollars you have. Judged this way, stocks are the runaway winner.
                                  Think back to the current millennial investor’s allocation. More than 50% is in cash, an asset that seems safe, but can be very dangerous over the long-term. Meanwhile, millennials have just 28% in stocks, which even under the worst-case scenario have delivered strong long-term real returns.
                                  What If The Sky Isn’t Falling?
                                  I’ve focused on worst-case scenario because millennials are so sensitive to risk…but the best case scenarios are also worth considering. Here is the best case scenario for each dollar invested at different ages for all three assets: stocks, bonds, and cash.

                                  If you start investing in the stock market in your 20s, there is a chance each dollar ends up being worth much more than the $4.80-worst-case scenario or $18-average. There was one period where each dollar grew to $52 over 40 years. In sharp contrast, the best case over 40 years for bonds and bills was $6.70 and $1.90, respectively.
                                  When Safe Isn’t Safe
                                  Millennials are right to be cautious, but if their current investment allocations are any indication, too many millennials are thinking about short-term risk when they should be thinking about very long-term risk. When risk is reframed, stocks have always been the safest long term asset. The bottom line is that you should start investing now. Even if the initial amounts are very small, the long-term benefits are can be huge. But you have to start young and remember that what seems risky is in fact safe.

                                  Monthly real returns for stocks, bonds and bills from Roger Ibbotson. Stocks = S&P 500, Bonds = Long Term U.S. Government Bonds, Bills = T-Bills


                                  An Investing Primer For Millennials | Patrick O'Shaughnessy's Tumblr

                                  Comentário


                                    este artigo fez-me lembrar um que li sobre a evolução dos 50 anos dos S&P 500.

                                    as acções valem efectivamente no longo prazo.

                                    não na bolsa nacional, entenda-se

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por tassilgo Ver Post
                                      Estou enganado porquê? Porque tu assim o dizes...? Porque a sociedade assim o diz?

                                      Cada um tem a sua forma de encarar a vida, não é porque a maior parte das pessoas acha que algo deve ser daquela maneira que passa a ser verdade.

                                      O rasec acha que deve poupar para aos 50 anos se reformar, tudo bem é a ideia dele, mas isso não faz com que ele esteja certo ou errado. Há quem goste realmente de trabalhar, conheço um senhor que se reformou há 3 anos com 87anos. Nao sei bem o que ele fazia mas era diretor duma caixa geral de depósitos ou algo do género. Desde que se reformou está uma lástima, há 3 anos não lhe dava mais que 70 anos, hoje em dia mal se mexe...
                                      Não sou eu que o digo e nem é preciso olhar para a reforma. Se não poupas nada, basta a maquina de lavar roupa avariar e não teres credito ou possibilidade de pagar uma a pronto, e vais ter muito tempo para pensar em finanças enquanto lavas a roupa à mão.

                                      não preciso de dar lições a ninguém. Cada um lava a roupa como quer. Desde que ande limpinho, por mim tudo bem.
                                      Editado pela última vez por Obtuso; 28 July 2014, 00:19.

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por tassilgo Ver Post
                                        Estou enganado porquê? Porque tu assim o dizes...? Porque a sociedade assim o diz?

                                        Cada um tem a sua forma de encarar a vida, não é porque a maior parte das pessoas acha que algo deve ser daquela maneira que passa a ser verdade.

                                        O rasec acha que deve poupar para aos 50 anos se reformar, tudo bem é a ideia dele, mas isso não faz com que ele esteja certo ou errado. Há quem goste realmente de trabalhar, conheço um senhor que se reformou há 3 anos com 87anos. Nao sei bem o que ele fazia mas era diretor duma caixa geral de depósitos ou algo do género. Desde que se reformou está uma lástima, há 3 anos não lhe dava mais que 70 anos, hoje em dia mal se mexe...
                                        É verdade que muita gente se vai abaixo na reforma, mas isso poderá ser um sinal que a sua vida estava dependente do emprego. Acho que preparar a reforma, seja ela a que idade for, deve passar também por ter uma vida equilibrada que não dependa do emprego para ser feliz. Ter uma vida social e atividades extra-emprego que facilitem essa transição.

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por Rasec Ver Post
                                          Há muita coisa que me faz confusão, eu eu vivo bem com isso!

                                          Os religiosos fazem-me confusão, os gordos fazem-me confusão, os que não tomam banho e cheiram mal, os mal educados, os fumadores, os que gastam mais do que ganham... mas acima de tudo, quero é que sejam felizes e que a sua liberdade não interfira na minha, apenas isso!

                                          Já agora, eu não estou emigrado por causa do dinheiro, já tive propostas para regressar a Portugal e até ganhar mais, eu estou emigrado porque o mundo é muito grande e vale a pena conhecê-lo. Estou emigrado porque depois de trabalhar com outros mercados, é muito difícil voltar a querer trabalhar com o mercado Português. As oportunidades, a escala das coisas, o nível de conhecimento, é tudo muito diferente. E só quem experimenta é que tem noção das diferenças.


                                          Fica aqui um bom artigo que li hoje, sobre o tema poupar para a reforma:





                                          An Investing Primer For Millennials | Patrick O'Shaughnessy's Tumblr
                                          Bom artigo. E é fundamental começar o mais cedo possível. A minha filha de 18 meses já tem as suas poupanças na bolsa, e a que irá nascer em breve seguirá o mesmo caminho. Tento partilhar este pensamento com alguns amigos, quer para eles, quer para os filhos, mas não tenho tido grande sucesso. Em Portugal, muito por desconhecimento, sempre que se fala em investir na bolsa vem ao cimo a ideia que só investe na bolsa quem tem muito €€ e ainda podemos ser apelidados de capitalistas.

                                          Comentário


                                            Se "deus" quiser nunca me hei-de reformar.. Adoro a pica dos negócios, é isso que me mantém e vai manter vivo, lúcido e perspicaz ate aos 90 anos. Reformar, para mim, é sinonimo de matar o cérebro e desistir da vida / preparar-se para a morte.

                                            Vejam o episódio do Family Guy em que o Carter Pewterschmidt se reforma, para entenderem o que estou a dizer - foi um belo retrato daquilo que penso da reforma. (s10ep09)
                                            Editado pela última vez por RespectRequired; 28 July 2014, 01:39.

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por RespectRequired Ver Post
                                              Se "deus" quiser nunca me hei-de reformar.. Adoro a pica dos negócios, é isso que me mantém e vai manter vivo, lúcido e perspicaz ate aos 90 anos. Reformar, para mim, é sinonimo de matar o cérebro e desistir da vida / preparar-se para a morte.

                                              Vejam o episódio do Family Guy em que o Carter Pewterschmidt se reforma, para entenderem o que estou a dizer - foi um belo retrato daquilo que penso da reforma. (s10ep09)
                                              Engraçado como as pessoas têm ideias tão distintas do que é a reforma. Eu por outro lado conto ser mais activo do que nunca quando me reformar.

                                              Comentário


                                                https://personal.vanguard.com/us/fun...tExt=INT#tab=0

                                                Algo como isto, neste caso, sendo o 2045, contaria reformar-me com 59 anos.

                                                Mesmo com uma contribuição anual de apenas 10.000€ (exemplo) chega-se ao ano desejado para a reforma com uma quantia considerável (~1.000.000€), usando uma taxa de retorno anual de 7% (média anual do mercado desde 1871, ajustada para a inflação).

                                                Pessoalmente, não conto receber dinheiro algum de reforma do estado, mesmo morando na Noruega.
                                                Caso receba, porreiro, mas preparo a minha reforma como se o meu salário passar a ser zero a partir do momento em que deixo de trabalhar.
                                                Editado pela última vez por Bimmer; 28 July 2014, 03:44.

                                                Comentário


                                                  O meu investimento para a "reforma" passa em parte por cabaz de ETF's.

                                                  É um investimento simples: exige apenas calibrações anuais, não preciso de ver cotações diariamente ou semanalmente; propícia um investimento bastante diversificado: o investimento passa por acções de várias regiões geográficas; por obrigações e por commodities; custos de investimentos nomeadamente comissões mais em conta que os fundos e filosofia de investimento que me agrada mais que do que a filosofia subjacente ao fundo de investimento.

                                                  Muita malta vê os dados estatísticos e gráficos que sustentam que as ações são o melhor investimento a longo prazo, lê umas cenas de analise técnica e fundamental e atiram-se aos mercados. Depois acabam a ser comidos pelos tubarões. O que não faltam são histórias de malta inexperiente que perdeu milhares de euros com o BES nas últimas semanas, por exemplo. Para essa malta, o melhor investimento possível transformou-se no investimento em que destruíram valor.
                                                  Editado pela última vez por zMax; 28 July 2014, 07:58.

                                                  Comentário


                                                    Conto reformar-me lá para os 65/66 anos (ou até depois caso isto altere) dado estar empregado numa empresa pública.

                                                    Para além das poupanças obtidas a partir do vencimento que caso avance para a compra de uma moradia desaparecem, subscrevi alguns anos atrás os RPC - Certificados de Reforma, os PPR que a Seg. Social criou.

                                                    Não dando muito, creio que poderão ser mais seguros de alguma forma.

                                                    E depois há sempre a perspetiva de um

                                                    Comentário

                                                    AD fim dos posts Desktop

                                                    Collapse

                                                    Ad Fim dos Posts Mobile

                                                    Collapse
                                                    Working...
                                                    X