Uma coisa é certa, basta a presença visível das autoridades que o pessoal acalme os cavalos
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Originalmente Colocado por 2RF Ver Postmaior parte dos velocista fala só por falar, e esquecem que 120km/h são cerca de 33m/seg, basta estarem distraídos ou demorarem 1 seg a reagirem
já estão 33m mais à frente.
Condução preventiva, estar sempre ciente dos outros condutores, antecipar as suas manobras, e sinalizar as minhas é algo que faço constantemente isso vale mais que qualquer pseudo moralismo anti velocidade. Pois se assim fosse podiamos todos andar a 140 que nada de mais acontecia.
Velocista ou não, vejo tanta atrocidade feita por artistas do pisca para a esquerda como por cuidadosos condutores a 120, que fazem todo o género de multitasking enquanto bloqueiam a faixa do meio.
Originalmente Colocado por AlexKarelin Ver PostA/o Pepa tem toda a razão.
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Originalmente Colocado por M101 Ver PostE achas que esse aumento de "reatividade", compensa o aumento do risco?
Só para te dar um exemplo: um condutor normal tem um tempo de reação de 1 segundo.
Vamos supor que conduz a 120km/h. Para parar precisa de 33mde reação + 40*1.2^2=58m. Total = 91m
Supôe que vais super desperto a 160 km/h e te tornas no speedy gonzalez. O teu tempo de reação é zero. Para parar apenas precisas da distância de travagem = 40*1.6^2= 102m
A tua distância de paragem com reflexos à velocidade da luz excede em 11 m a do condutor cumpridor.
Mais grave ainda, no local onde o outro se imobilizou, tu passaste a uma velocidade de 100*Raiz(11/40)=52 km/h
Resumindo: se o obstáculo apareceu a 91m, o condutor cumpridor evitou o embate e tu (reagindo à velocidade da luz) bateste a 52 km/h.
O que estás a dizer são factos, ninguém disse o contrário!
Mas, já agora, podias pôr ai as contas para a distância de travagem/paragem de um veiculo a 140 km/h com o condutor desperto e de um veiculo a 100 km/h com o condutor a dormir...
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tonyV
A velocidade está sempre em altas. É de fácil "arremesso", dá para medir numa qualquer mata com um qualquer radar, dá para usar como justificação e por isso siga a caravana.
Qualquer pessoa que ande minimamente atenta (coisa rara nos dias de hoje) repara no fenómeno telele, no fenómeno estou na lua, repara nos obstáculos urbanos (onde há que nomear a ***** de estacionamentos que se vê amiúde), etc.
Em relação a velocidades. A 120/140km/h já adormeci por segundos, algumas vezes, com ou sem noites bem dormidas e sem qualquer patologias que me perturbem uma noite de sono, acima disso nunca. Carros bem insonorizados a velocidades deste género em viagens têm este efeito em muita gente....
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Originalmente Colocado por PePa Ver PostEsses números de física do 12º são muito giros, mas considerando a improbabilidade de apanhar objectos estacionários em AE, tem pouca ou nenhuma relevância, isso é que é falar por falar.
E um pneu, ou qualquer outro objecto caído na via?
E um carro que é obrigado a uma travagem de emergência?
E uma mudança de faixa imprudente?
E uma falha mecânica, ou parecida, súbita?
E uma mancha de óleo ou gasóleo?
Basta acontecer uma destas coisa quando vais a uns 150-160km/h, perdes o controlo do carro (o que também pode acontecer a 30km/ ou a 120km/h, é claro, mas com consequências menos graves) e tens tudo para aparecer como mais uma triste notícia no jornal.
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Originalmente Colocado por tonyV Ver PostA 120/140km/h já adormeci por segundos, algumas vezes, com ou sem noites bem dormidas e sem qualquer patologias que me perturbem uma noite de sono, acima disso nunca.
Digo isto porque tive um amigo que sofria de narcolepsia e chegou a ter alguns acidente (só alguma chapa amolgada, nada de grave felizmente) à conta disso.
Todo o cuidado nunca é demais.
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Originalmente Colocado por tonyV Ver Post
Em relação a velocidades. A 120/140km/h já adormeci por segundos, algumas vezes, com ou sem noites bem dormidas e sem qualquer patologias que me perturbem uma noite de sono, acima disso nunca. Carros bem insonorizados a velocidades deste género em viagens têm este efeito em muita gente....
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tonyV
Originalmente Colocado por To Ver PosttonyV, veja lá se não sofre de narcolepsia. Talvez seja boa ideia ir a um médico, só para tirar dúvidas.
Digo isto porque tive um amigo que sofria de narcolepsia e chegou a ter alguns acidente (só alguma chapa amolgada, nada de grave felizmente) à conta disso.
Todo o cuidado nunca é demais.
sem qualquer patologias que me perturbem uma noite de sonoOriginalmente Colocado por M101 Ver PostQuem passa por isso não está em condições minimas para conduzir. É melhor passar o volante a outro.
Evento que acontece a milhões de pessoas, em nada relacionado com problemas de saúde, mas que continua descartado pelas autoridades. O que vale é que há quem vá fazendo umas experiências como esta por exemplo: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4398381/
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Originalmente Colocado por tonyV Ver PostDiscordo, mais 30/40km/h e/ou variação de velocidade/som/etc resolvem por completo o "problema" no meu caso, e na maiora das pessoas.
Evento que acontece a milhões de pessoas, em nada relacionado com problemas de saúde, mas que continua descartado pelas autoridades. O que vale é que há quem vá fazendo umas experiências como esta por exemplo: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4398381/
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Originalmente Colocado por M101 Ver PostDistância de travagem a 100km/h. A estes valores há que somar a distância percorrida no tempo de reação (+ 28m). Seja qual for a "perceção de velocidade", a distância de paragem é sempre a mesma.
Se quiseres saber a distância de travagem a 180 só tens que multiplicar os valores por 3.24 (180/100)^2. Ou seja a distância de travagem a 180 é mais do triplo da distância de travagem a 100.MAKE/MODEL DISTANCE (m) SOURCE Alfa MITO 37.61 Motor Magazine (Aust) Alfa Giulietta QV 37.80 Motor Magazine (Aust) Audi A5 Sportsback 37.62 Motor Magazine (Aust) BMW 123D Hatch 37.95 Motor Magazine (Aust) BMW 330D Coupe 36.63 Motor Magazine (Aust) Chrysler 300C 38.72 Motor Magazine (Aust) Holden VE Commodore SV6 39.86 Motor Magazine (Aust) HSV GXP 37.76 Motor Magazine (Aust) HSV GTS (WP tuned - 2011) 38.31 Motor Magazine (Aust) Nissan GTR (R35 - 2011) 32.75 Motor Magazine (Aust) Porsche 911 Turbo S (2011) 39.62 Motor Magazine (Aust) Renault Megane RS250 36.34 Motor Magazine (Aust) Renault RS Clio 200 36.43 Motor Magazine (Aust) Subaru Impreza WRX 37.38 Motor Magazine (Aust) Suzuki Alto 43.56 Motor Magazine (Aust) W Golf GTD 37.58 Motor Magazine (Aust) VW Golf R 39.57 Motor Magazine (Aust) VW Golf GTI 39.36 Motor Magazine (Aust) Volvo C30 TS 39.05 Motor Magazine (Aust)
Eu considero muito mais importante a capacidade de reagir e desviar para evitar um obstáculo que me apareceu à frente do que estancar o carro no meio da estrada. Não só isso é pouco provável de evitar o acidente mesmo a baixas velocidades, como há a alta probabilidade de ficar envolvido num choque em cadeia. Basta pensar na frequência desse tipo de acidentes em cidade, a maioria dos atropelamentos acontece a velocidades relativamente baixas. Aparecer um obstáculo no meio da estrada a umas dezenas de metros, esmagar imediatamente o travão e seguir sempre a direito a rezar para parar a tempo é reacção de quem não sabe conduzir.
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Originalmente Colocado por tonyV Ver PostSabes ler?
Depois, não o conheço o suficiente para que me trate por "tu".
Por fim: a narcolepsia não tem nada a ver com perturbações nocturnas do sono; você, se acontece, por vezes adormecer alguns segundos quando está conduzir (ou a fazer qualquer outra actividade) pode muito bem sofrer dessa patologia.
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tonyV
Originalmente Colocado por To Ver PostAntes de mais, veja lá se é mais delicado.
Depois, não o conheço o suficiente para que me trate por "tu".
Por fim: a narcolepsia não tem nada a ver com perturbações nocturnas do sono; você, se acontece, por vezes adormecer alguns segundos quando está conduzir (ou a fazer qualquer outra actividade) pode muito bem sofrer dessa patologia.
Narcolepsia é uma condição neurológica caracterizada por episódios irresistíveis de sono e em geral distúrbio do sono. É um tipo de dissonia.
Dissonia é uma categoria usada pela OMS para se referir a distúrbios de sono
(in wikipedia)
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Originalmente Colocado por darkwings Ver PostA não ser que os espanhóis tenham alterado radicalmente a condução, nestes ultimos 9 anos, não foi isso que eu vivenciei. Em 2006 fui com a minha mulher passar férias de carro. Atravessei Espanha e França de carro. Em Espanha, nas nacionais, ia a 100 km/h, e era constantemente ultrapassado. Houve uma altura, que passa um carro a uns 150 km/h, e logo a seguir um carro da polícia. Comento que aquele já ia ser apanhado. Logo mais a frente, o carro da polícia vira numa saída e o outro continua de gás a tábua! Conclusão, comecei a ir a 130 km/h. Mas podem ter mudado as mentalidades, não sei.
Em França, cumpriam muito mais os limites. Aquela estrada de bordéus nunca mais acabava, chiça...
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Originalmente Colocado por ACampos Ver PostOra aqui está algo consentâneo com as minhas experiências!
É que, não são raras as vezes que se diz "lá fora é que é, e tal..." quando na realidade, só se vêem muitos filmes! Pessoalmente, nunca imaginei que em UK houvesse tamanha rebaldaria na condução, mas a verdade é que há tanto como cá. Só não conduzem fora de mão com tanta frequência como cá e encostam para deixar passar.
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Originalmente Colocado por darkwings Ver PostQuando tive no curso da prp (Por andar devagarinho na AE ), uma das medidas que estavam em cima da mesa era precisamente o aumentar a velocidade máxima para 130km/h. De qualquer forma, não conheço ninguém que tenha sido multado por ir até 30km/h acima do limite legal. É daquelas coisas...
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tonyV
Based on a series of trials on simulators with a group of 90 drivers of varying ages, the researchers found that episodes of drowsiness increased by 25% when participants were using a cruise control, compared to test groups that didn’t use them.
The Strasbourg study also found that reaction time to emergencies was lengthened by one second on average, corresponding to an extra 40 meters (131 feet) when the car was traveling at the French maximum speed limit of 130 kilometers an hour (about 81 miles per hour.)
“Suppose you’re driving through Nevada with a 65 mile-an-hour speed limit, you switch on the cruise control and you only occasionally see another car. Would you fall asleep? I would,”
Só ignora este facto quem não conduz, conduz pouco e/ou durante curtos períodos. E não é preciso CC, basta o pézinho quieto durante uns km largos
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Originalmente Colocado por M101 Ver PostEssa ideia de aumentar a velocidade para carros que têm determinados sistemas de segurança é subverter completamente a filosofia da sua criação. Estes sistemas existem para dar mais segurança e não para aumentar a velocidade. Há ainda o aspeto pratico da fiscalização. As autoridades instalam um radar que dispara a 140km/h e depois como é que sabem se o carro podia ir só a 120 ou podia ir a 140 porque tinha esses sistemas? E como é que sabem se o sistema estava a funcionar ou avariado/desativado?
A mesma resposta se pode dar aqueles que têm a ideia peregrina de haver condutores que podiam conduzir mais rápido porque são mais "habilidosos/aptos". Imagina que um condutor sem um braço e uma perna e com deficiência de visão, passava num radar a 250 kms/h. Recebia uma carta a pedir identificação do condutor. Só tinha que dar a identificação do primo que, por acaso, até era piloto de F1 e estava safo.
E até digo mais, não percebo o porquê do drama de ir a 120 km/h ou pouco mais que isso......quem se aborrece por andar a menos de 140 km/h também se aborrece com pouco, diga-se de passagem.
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Originalmente Colocado por tonyV Ver PostA velocidade está sempre em altas. É de fácil "arremesso", dá para medir numa qualquer mata com um qualquer radar, dá para usar como justificação e por isso siga a caravana.
Qualquer pessoa que ande minimamente atenta (coisa rara nos dias de hoje) repara no fenómeno telele, no fenómeno estou na lua, repara nos obstáculos urbanos (onde há que nomear a ***** de estacionamentos que se vê amiúde), etc.
Em relação a velocidades. A 120/140km/h já adormeci por segundos, algumas vezes, com ou sem noites bem dormidas e sem qualquer patologias que me perturbem uma noite de sono, acima disso nunca. Carros bem insonorizados a velocidades deste género em viagens têm este efeito em muita gente....
Concordo com os 2 primeiros parágrafos, acho que as infracções que indicaste deveriam ser tão ou mais controladas que as velocidades em AE.
Mas, quanto ao último parágrafo, o que recomendo é que quem tenha tendência a adormecer , estacione numa área de serviço e durma. É mais seguro.
Andar acima dos limites só para evitar o sono não é bom esquema.
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Originalmente Colocado por tonyV Ver PostEstás com sorte ter sido e ser por "tu" em vez de uma adjectivação depois dessa pérola e subsequente categorização de narcolepsia
Poderá ser narcolepsia, poderá ser outra patologia, poderá ser você estar a abusar da sorte, pegando no volante extremamente cansado. Seja o que for, veja lá se não provoca nenhum acidente.
Oh! um conselho grátis: acalme-se e não seja tão agressivo ao computador, fica-lhe mal.
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Originalmente Colocado por tonyV Ver Postin http://blogs.wsj.com/corporate-intel.../08/21/cruise/
Só ignora este facto quem não conduz, conduz pouco e/ou durante curtos períodos. E não é preciso CC, basta o pézinho quieto durante uns km largos
Mas nesses casos, ou optem pelas nacionais ou então parem de área de serviço em área de serviço caso se sintam cansados, de modo a recuperar energias.
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O que alguns de vocês (incluindo o Vanquish) chamam de "estar mais atento" é de facto uma muito maior sobrecarga do sistema cardiovascular, que como se sabe é algo que gera efeitos a longo prazo.
Acredito que assim vão mais despertos e combatam o sono, mas não deixa de ser uma estratégia perigosa...
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Originalmente Colocado por PePa Ver PostEsses números de física do 12º são muito giros, mas considerando a improbabilidade de apanhar objectos estacionários em AE, tem pouca ou nenhuma relevância, isso é que é falar por falar.
......
Independentemente da tua idade da idade do carro e suas características, a 120km/h andas 33m cada segundo... é só isso.
fica bem
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tonyV
Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver PostConcordo com os 2 primeiros parágrafos, acho que as infracções que indicaste deveriam ser tão ou mais controladas que as velocidades em AE.
Mas, quanto ao último parágrafo, o que recomendo é que quem tenha tendência a adormecer , estacione numa área de serviço e durma. É mais seguro.
Andar acima dos limites só para evitar o sono não é bom esquema.
Mas eu explico de outra maneira. Se fizer +1000km, sei que a 120/140 (ou qualquer outra velocidade que pouco varie) a probabilidade de adormecer é elevadíssima, se fizer entre os 120/180 é baixíssima (ou qualquer outra variação ampla); se fizer uma nacional com curvas vs uma AE sei que a probabilidade de adormecer é baixíssima; etc.....tudo o que tenha variação de factores induz atenção, tudo o que seja constante induz torpor em indivíduos sem qualquer doença. Está demonstrado e está negligenciado.
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tonyV
Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver PostHá pessoas que não suportam condução em AE excepto se for trajectos curtos tipo 20 KM ou então ir sempre a alta velocidade nem que seja tipo 160.
Mas nesses casos, ou optem pelas nacionais ou então parem de área de serviço em área de serviço caso se sintam cansados, de modo a recuperar energias.
O problema não são energias....
Eu quando fazia viagens de carro/AC pela Europa fora, como pendura ou condutor, fazia +1000km diários, algumas vezes dia sim, dia sim, sem problemas. Porquê? Acho que não preciso de voltar a dar a resposta.
A diferença é que se for numa AC que só dá 140 a variação é enorme entre os 90-120, num automóvel ligeiro actual bem insonorizado e minimamente confortável 20km de diferença são "iguais".
Portanto eu quando fazia por exemplo Viseu-Zaragoza-Viseu num carro ligeiro e para chegar cá bem acordado e sem sonolência pelo meio não era a 120 e tinha de ter como é óbvio uma faixa de velocidades mais ampla...
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Originalmente Colocado por Paulinhonanet Ver PostTanto off-topic por aqui. O tema do tópico é sobre se as patrulhas deviam andar mais visiveis para controlar.
Já falam em metros por travagem e tudo, fonix. Voltemos ao tema.
Já uma vez me ia tramando porque instalaram 2 radares com um intervalo de cerca de 1 km. Passei o 1º, para o qual ia alerta por ser uma zona frequentada por radares, e tive sorte no 2º porque abrandei atrás de um camião que não pude ultrapassar.
Pelo que vejo a maior parte dos condutores toma mais cuidado quando há patrulhas à vista, mas isso só dura 2 ou 3 minutos. Para mim o terror são mesmo aqueles que estão "invisíveis".
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Originalmente Colocado por To Ver PostE um animal na via?
E um pneu, ou qualquer outro objecto caído na via?
E um carro que é obrigado a uma travagem de emergência?
E uma mudança de faixa imprudente?
E uma falha mecânica, ou parecida, súbita?
E uma mancha de óleo ou gasóleo?
Basta acontecer uma destas coisa quando vais a uns 150-160km/h, perdes o controlo do carro (o que também pode acontecer a 30km/ ou a 120km/h, é claro, mas com consequências menos graves) e tens tudo para aparecer como mais uma triste notícia no jornal.
Falei em num eventual aumento para 140 já vão em 160... enfim. E logicamente têm que ser adaptados ás condições da AE em questão
Repito, em condições de visibilidade e segurança temos mais que tempo de reagir à raríssima ocorrência de um objecto estacionário na faixa de rodagem tanto a 120 como a 140.
Nunca encontrei aliás nenhum que não estivesse sinalizado nos placards.
Para além disso perder controlo do carro não é igual a bater de frente num muro, deixem-se de especulações.
Originalmente Colocado por 2RF Ver Postnão sabia que converter km/h em m/s era fisica do 12º...... objectos estacionários não me lembro de ter falado nisso.
Independentemente da tua idade da idade do carro e suas características, a 120km/h andas 33m cada segundo... é só isso.
fica bem
Originalmente Colocado por Paulinhonanet Ver PostTanto off-topic por aqui. O tema do tópico é sobre se as patrulhas deviam andar mais visiveis para controlar.
Já falam em metros por travagem e tudo, fonix. Voltemos ao tema.Editado pela última vez por PePa; 08 October 2015, 08:34.
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