Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Tópico do Arrendamento, Senhorios e Inquilinos

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Este clima tambem recompensa inquilinos bons da cabeça. Já são 3 pessoas que conheço que após dois ou três anos numa casa conseguem que a renda baixe porque os senhorios não querem perder bons inquilinos.

    Comentário


      #32
      Originalmente Colocado por dysplay21 Ver Post
      Este clima tambem recompensa inquilinos bons da cabeça. Já são 3 pessoas que conheço que após dois ou três anos numa casa conseguem que a renda baixe porque os senhorios não querem perder bons inquilinos.
      O que é sempre uma opção a ter em conta

      Comentário


        #33
        Originalmente Colocado por dysplay21 Ver Post
        É preciso quase passar numa prova de esforço e apresentar o diploma de 12º só para alugar uma casa, que palhaçada.
        A única coisa que devia existir são os dois ou três meses, o resto era simples e rápido. Deixa de pagar x meses, 2 ou 3, ou o que seja, tinha ordem de despejo que se não fosse respeitada era forçada pela policia.
        Mas não, cada senhorio tem de se escaldar e indo acrescentar cada vez mais "seguranças".
        Pois... o problema é que se queremos salvaguardar o que é nosso, há que recorrer a todos os meios disponíveis para minimizar danos. No meu caso, o apartamento que arrendo foi comprado para ser a minha casa durante anos. Como tive de mudar de cidade para aproveitar uma boa oportunidade profissional, a melhor solução foi arrendar. Estamos a falar de um T2 com uma renda de €750 mensais numa das melhores zonas do grande Porto. Conhecendo o quanto a legislação protege os chico-espertos que querem casa de borla, tenho de ser eu a defender-me o melhor que posso. Quem não deve não teme. E quem não concordar com o que exijo (que nem é nada de especial) tem muita oferta em alternativa.

        Comentário


          #34
          Originalmente Colocado por Sweden Ver Post
          Pois... o problema é que se queremos salvaguardar o que é nosso, há que recorrer a todos os meios disponíveis para minimizar danos. No meu caso, o apartamento que arrendo foi comprado para ser a minha casa durante anos. Como tive de mudar de cidade para aproveitar uma boa oportunidade profissional, a melhor solução foi arrendar. Estamos a falar de um T2 com uma renda de €750 mensais numa das melhores zonas do grande Porto. Conhecendo o quanto a legislação protege os chico-espertos que querem casa de borla, tenho de ser eu a defender-me o melhor que posso. Quem não deve não teme. E quem não concordar com o que exijo (que nem é nada de especial) tem muita oferta em alternativa.
          E o pior é que as defesas que crias para ti ficam sempre aquem das defesas de que falo.

          Comentário


            #35
            750€??? e ainda reclamo eu quando os vejo a 450 e 500€, que isso é um salário mínimo só em renda!!!

            quanto ao baixar a renda, estive 4 anos e meio em braga, no tal apartamento a 340€. numa altura em que passei de 1200/1400€ para 750€ pedi à senhoria para baixar a renda, através de carta que a agência forneceu a morada (não se quis meter nisso, ou seja, bastava-lhe receber o dinheiro e mexer uma plaha está quieto). ainda hoje estou à espera da carta, já lá vão uns 4 anos ou quase. saí passados uns quantos meses e ficou com a casa por arrendar durante uns 3 meses no mínimo. entrwetanto lá arrendaram o apartamento, supostamente pelos 350€. a casa não tinha 1 furo a mais, não tinha uma arranhadela, não foi preciso pintar nem arranjar nada. depois queixam-se quando vão pessoas para lá e estouram isto e furam aquilo e rebentam com as tomadas, raspam os móveis e não sei que mais... tanto querem ganhar que acabam por perder pau e bola...

            Comentário


              #36
              Originalmente Colocado por Zar Ver Post
              Isto dá para fazer? Pode-se, por exemplo, colocar no contrato que a renda será actualizada de acordo com a taxa de inflacção?
              Portal da Habitação - Coeficientes de actualização das rendas

              Comentário


                #37
                Isto depende sempre de pessoa para pessoa, mas percebo que tenha de haver garantias.

                Eu vivi numa casa alugada durante cinco anos, em que a senhoria era apenas conhecida da minha "sogra". Fiz contracto, mas não me pediu fiadores, IRS nem sequer duas rendas adiantadas. Disse que confiava.

                Estive lá cinco anos, nunca falhei uma renda e entreguei a casa muito melhor do que a recebi, pois fazendo algumas obras sem nunca lhe pedir dinheiro.

                No final, ficámos todos contentes e com consideração um pelo outro.

                Comentário


                  #38
                  Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                  750€??? e ainda reclamo eu quando os vejo a 450 e 500€, que isso é um salário mínimo só em renda!!!

                  quanto ao baixar a renda, estive 4 anos e meio em braga, no tal apartamento a 340€. numa altura em que passei de 1200/1400€ para 750€ pedi à senhoria para baixar a renda, através de carta que a agência forneceu a morada (não se quis meter nisso, ou seja, bastava-lhe receber o dinheiro e mexer uma plaha está quieto). ainda hoje estou à espera da carta, já lá vão uns 4 anos ou quase. saí passados uns quantos meses e ficou com a casa por arrendar durante uns 3 meses no mínimo. entrwetanto lá arrendaram o apartamento, supostamente pelos 350€. a casa não tinha 1 furo a mais, não tinha uma arranhadela, não foi preciso pintar nem arranjar nada. depois queixam-se quando vão pessoas para lá e estouram isto e furam aquilo e rebentam com as tomadas, raspam os móveis e não sei que mais... tanto querem ganhar que acabam por perder pau e bola...
                  Portanto, pagavas 340€ e pediste para baixar...

                  Vamos só fazer umas contas rápidas, imaginando que pediste para baixar para 300€ (não sei se foi ou não) e que a senhoria tinha aceite...

                  Num ano, pagavas 12*300 = 3600€.

                  Daí, a senhoria tinha de pagar o condomínio (vamos assumir 25€ / mês, para ser simpático) e IMI (vamos também assumir 300€ / ano). A senhoria já só fica com 3600 - (12*25) - 300 = 3000€.

                  Deste valor, ainda vai pagar 28% de IRS. 3000 - 28% = 2160€ <- Num ano, seria isto o "lucro" da senhoria, se não aparecerem mais nenhumas despesas imprevistas.

                  Não se esqueçam que para o senhorio isto é um negócio, não é caridade! Se for um apartamento que tenha custado, por exemplo, 100.000€, o "lucro" de 2160€ / ano representa um retorno de 2,16%. Convenhamos que não é grande retorno para um negócio! Aliás, um qualquer comércio/empresa que só dê 2,16%, mais vale fechar!

                  Só falta virem dizer que ainda querem que vos paguem pelo privilégio de usarem a casa...

                  Comentário


                    #39
                    Para 2015 o coef de atualização das rendas é negativo. As rendas baixam?!?! Ficam congeladas não é?
                    Vou agora alugar uma casa e os inquilinos vão dar fiador. No caso de haver algum problema, ou seja eles não pagarem como é que se aciona o fiador?
                    Editado pela última vez por NDRC; 27 November 2014, 09:55.

                    Comentário


                      #40
                      Muito interessante isto!
                      E isto é mesmo legislação, certo? Ou seja, é obrigatório ter que cumprir com isto.
                      Estou a ver que deveria mesmo era perder umas horas a ler a legislação do NRAU...

                      Já agora, quem pagava 1000€ de renda em 2014, vai passar a pagar 996.9€ em 2015?
                      Realmente até pode fazer sentido do ponto de vista da inflacção/mercado, mas é um pouco ingrato para o senhorio. É que as contribuições para o condomínio e IMI simplesmente não baixam.

                      Comentário


                        #41
                        Já agora, respondendo um pouco às minhas perguntas:

                        Senhorio e inquilino dispõem de toda a liberdade para estipularem a possibilidade de atualização da renda e o respetivo regime, desde que o façam por escrito. Não o fazendo, aplica-se o regime supletivo de atualização anual da renda com base no coeficiente fixado pelo INE – artigo 1077º CC.
                        Actualização das rendas para 2014 fixada em 0,99%

                        Ou seja, salvo acordo em contrário entre senhorio e inquilino, as rendas terão mesmo de ser actualizadas de acordo com o coeficiente de actualização das rendas.

                        Comentário


                          #42
                          Originalmente Colocado por Zar Ver Post
                          Já agora, respondendo um pouco às minhas perguntas:


                          Actualização das rendas para 2014 fixada em 0,99%

                          Ou seja, salvo acordo em contrário entre senhorio e inquilino, as rendas terão mesmo de ser actualizadas de acordo com o coeficiente de actualização das rendas.
                          Eu acho que não baixam, ficam congeladas. Mas not sure about that

                          Comentário


                            #43
                            Originalmente Colocado por dysplay21 Ver Post
                            Este clima tambem recompensa inquilinos bons da cabeça. Já são 3 pessoas que conheço que após dois ou três anos numa casa conseguem que a renda baixe porque os senhorios não querem perder bons inquilinos.
                            Conheço também um que baixou 30€ (330 para 300). Viviam 2 pessoas, uma delas saiu e a que ficou não queria sair. A senhoria que já mais que uma vez tinha visitado a casa e da primeira vez ficou espantada por estar tão direitinha (como se fosse algo de extraordinário, talvez ser perto de uma zona de estudantes justifique a sua admiração) aceitou de imediato essa baixa, mesmo sem garantias que a pessoa fique lá muito tempo, pois vai depender do ordenado que vai conseguindo.
                            A senhoria é impecável também, qualquer coisa no dia seguinte está lá alguém para resolver.
                            Quando as coisas correm assim facilmente as pessoas se entendem.

                            Comentário


                              #44
                              Originalmente Colocado por NDRC Ver Post
                              Eu acho que não baixam, ficam congeladas. Mas not sure about that
                              Parece que tens razão:
                              Para 2015, o coeficiente de atualização é inferior a 1 (0,9969). Na prática, significa que as rendas não vão sofrer alterações.
                              Rendas: em 2015, não há aumentos - DECO PROTESTE

                              Comentário


                                #45
                                Originalmente Colocado por betel Ver Post
                                Isso é exactamente o que disse que estava a pensar fazer, só devolvia depois de sairem e eu ver que estava tudo OK no apartamento. Então sempre é possível fazer assim!

                                Edit: Até porque, considerarem a caução como pagamento do último mês é muito bonito se estiverem lá 1 ano, no máximo. Se estiverem 5 ou 6 ou mais anos, a renda tem uma actualização anual, no último mês que lá estiverem o valor da renda não é o valor que deram como caução 5 ou 6 ou mais anos atrás...
                                Ser preciosista a esse ponto, é quase ordinário. Eu, nesses 6 anos facilmente dava mais de 25 mil euros a ganhar ao senhorio. No final, ele exigir-me mais (Digamos que são) 10% porque "ah e tal a primeira renda que pagou era de há 6 anos atrás, inflacção e coiso" era, para além de ridículo, uma falta de consideração dos diabos (Estamos a falar de uma perda na ordem dos 0,15%). E dar esse "cartão de despedida" por uns míseros 30 ou 40 euros, não sei se compensa.

                                Pagava, na boa. Mas nunca mais queria nenhum negócio ou seja o que for com a pessoa.
                                Editado pela última vez por DeathWish; 27 November 2014, 18:54.

                                Comentário


                                  #46
                                  Originalmente Colocado por DeathWish Ver Post
                                  Ser preciosista a esse ponto, é quase ordinário. Eu, nesses 6 anos facilmente dava mais de 25 mil euros a ganhar ao senhorio. No final, ele exigir-me mais (Digamos que são) 10% porque "ah e tal a primeira renda que pagou era de há 6 anos atrás, inflacção e coiso" era, para além de ridículo, uma falta de consideração dos diabos (Estamos a falar de uma perda na ordem dos 0,15%). E dar esse "cartão de despedida" por uns míseros 30 ou 40 euros, não sei se compensa.

                                  Pagava, na boa. Mas nunca mais queria nenhum negócio ou seja o que for com a pessoa.
                                  Foi o que eu disse uma vez no continente. Sou cliente deles há 20 anos. Já gastei lá literalmente milhares e milhares de euros. Há dias fui fazer umas compras e levei as moedas todas que tinha no despeja bolsos. Basicamente era para as despachar. Ao contar o dinheiro na caixa faltavam 2 cêntimos. Acreditas que não perdoaram e tive de pagar com cartão e trazer as moedas de volta? Ordinários.

                                  Comentário


                                    #47
                                    Originalmente Colocado por DeathWish Ver Post
                                    Ser preciosista a esse ponto, é quase ordinário. Eu, nesses 6 anos facilmente dava mais de 25 mil euros a ganhar ao senhorio. No final, ele exigir-me mais (Digamos que são) 10% porque "ah e tal a primeira renda que pagou era de há 6 anos atrás, inflacção e coiso" era, para além de ridículo, uma falta de consideração dos diabos (Estamos a falar de uma perda na ordem dos 0,15%). E dar esse "cartão de despedida" por uns míseros 30 ou 40 euros, não sei se compensa.

                                    Pagava, na boa. Mas nunca mais queria nenhum negócio ou seja o que for com a pessoa.
                                    Mas eu estava a falar sobre a caução. 450 euros de caução já hoje dão para pouco, daqui a 5 ou 6 anos dão para quê? E daqui a 20? Por ao longo dos anos "dares" a ganhar ao senhorio significa que tens direito a seres perdoado no dia que causares prejuízos?

                                    Comentário


                                      #48
                                      Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                                      Foi o que eu disse uma vez no continente. Sou cliente deles há 20 anos. Já gastei lá literalmente milhares e milhares de euros. Há dias fui fazer umas compras e levei as moedas todas que tinha no despeja bolsos. Basicamente era para as despachar. Ao contar o dinheiro na caixa faltavam 2 cêntimos. Acreditas que não perdoaram e tive de pagar com cartão e trazer as moedas de volta? Ordinários.
                                      Por 2 cêntimos? Ridiculo

                                      Comentário


                                        #49
                                        Ainda não percebi bem a ideia de pedirem fiadores para alugar uma casa.
                                        Que garantias isso dá ? O dia que não puder pagar a renda, carta registada com 30 dias de antecedência e usar o mês de caução, é complicado ?

                                        Parece que estão a pedir um crédito... já não basta ter de pagar a casa aos outros, ainda querem saber quanto ganho.

                                        Comentário


                                          #50
                                          Até quanto é que é "aceitável" negociar a renda?

                                          5%? 10%?

                                          Normalmente os preços que pedem já são a contar com negociações ou é ou quer ou não quer?

                                          Comentário


                                            #51
                                            Na Century21 exigiam-me 3 rendas, IRS, recibos de vencimento, extracto bancário dos ultimos 6 meses...







                                            Comentário


                                              #52
                                              Originalmente Colocado por zQuatro Ver Post
                                              Até quanto é que é "aceitável" negociar a renda?

                                              5%? 10%?

                                              Normalmente os preços que pedem já são a contar com negociações ou é ou quer ou não quer?
                                              Sim esses valores serão os mais aceites, mas nestas coisas para mim, quem está a vender (ou alugar) pede o que quer, e quem está comprar, tambem oferece o que quer.

                                              Comentário


                                                #53
                                                Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                                                Foi o que eu disse uma vez no continente. Sou cliente deles há 20 anos. Já gastei lá literalmente milhares e milhares de euros. Há dias fui fazer umas compras e levei as moedas todas que tinha no despeja bolsos. Basicamente era para as despachar. Ao contar o dinheiro na caixa faltavam 2 cêntimos. Acreditas que não perdoaram e tive de pagar com cartão e trazer as moedas de volta? Ordinários.
                                                Pagava os 2 cêntimos em falta com o cartão multibanco...



                                                Originalmente Colocado por AMR Ver Post
                                                Na Century21 exigiam-me 3 rendas, IRS, recibos de vencimento, extracto bancário dos ultimos 6 meses...
                                                E isso era só a 1ª fase. Na segunda é m1jar para o copinho, análises ao sangue e toque rectal

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Originalmente Colocado por zQuatro Ver Post
                                                  Até quanto é que é "aceitável" negociar a renda?

                                                  5%? 10%?

                                                  Normalmente os preços que pedem já são a contar com negociações ou é ou quer ou não quer?
                                                  Perguntar e tentar negociar é sempre aceitável seja com que valores for, as respostas é que podem ou não ser

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Originalmente Colocado por fabiodobill20 Ver Post
                                                    Ainda não percebi bem a ideia de pedirem fiadores para alugar uma casa.
                                                    Que garantias isso dá ? O dia que não puder pagar a renda, carta registada com 30 dias de antecedência e usar o mês de caução, é complicado ?

                                                    Parece que estão a pedir um crédito... já não basta ter de pagar a casa aos outros, ainda querem saber quanto ganho.
                                                    "dei a ganhar ao senhorio"

                                                    "os senhorios querem ganhar tudo de uma vez"

                                                    "andar a pagar a casa aos outros"

                                                    arre gaita, parece que não conseguem perceber que isto é um negócio!

                                                    Peçam um crédito ao banco para comprar a casa, e andam a pagar aquilo que é vosso!

                                                    Se a taxa de juro subir nem que seja 0,001%, se não tiverem contratado uma prestação fixa, o banco vai-vos actualizar o valor que têm de pagar, nem que seja mais 0,01 € (onde já que viu, os ordinários)!

                                                    Além de pagarem a prestação mensal ao banco, têm de pagar o condomínio (se for um apartamento), o IMI, a manutenção, etc, etc, etc.

                                                    Se os arrendatários que têm vindo aqui escrever neste tópico são todos cumpridores e deixam tudo em condições, óptimo, ainda bem para os vossos senhorios. Mas não é, de todo, o que me relatam vários amigos que têm casas arrendadas - pelo que me relatam, já passaram por vários inquilinos "bem complicados" até aparecer o tal, cumpridor, como vocês.

                                                    Raio de discurso anti-senhorios, parece a cassete do PCP...

                                                    PS: esta resposta não é dirigida ao fabiodobill20 em particular, apenas aproveitei o que escreveu.

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Originalmente Colocado por fabiodobill20 Ver Post
                                                      Ainda não percebi bem a ideia de pedirem fiadores para alugar uma casa.
                                                      Que garantias isso dá ? O dia que não puder pagar a renda, carta registada com 30 dias de antecedência e usar o mês de caução, é complicado ?

                                                      Parece que estão a pedir um crédito... já não basta ter de pagar a casa aos outros, ainda querem saber quanto ganho.
                                                      Ponto número um, fiadores para salvaguardar as rendas que os possíveis inquilinos não paguem ou não possam pagar.

                                                      Ponto número dois, a caução não serve para pagar nenhuma renda, muito menos a última!

                                                      Ponto número três, pagar a casa aos outros? Opta por comprar uma habitação, simples! Só arrenda quem quer.

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Já agora aproveito o tópico para colocar uma questão, os inquilinos podem assistir às assembleias gerais mesmo sabendo que não podem votar?

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          então os senhorios vão andar a chatear fiadores para pagar a renda? Qual é a dificuldade de despejar um inquilino que não paga? Se não pode pagar sai da casa, é tão simples...

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Originalmente Colocado por fabiodobill20 Ver Post
                                                            então os senhorios vão andar a chatear fiadores para pagar a renda? Qual é a dificuldade de despejar um inquilino que não paga? Se não pode pagar sai da casa, é tão simples...
                                                            Em que pais vives ?

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Já estou a ver que não é assim tão fácil
                                                              Originalmente Colocado por betel Ver Post
                                                              Além de pagarem a prestação mensal ao banco, têm de pagar o condomínio (se for um apartamento), o IMI, a manutenção, etc, etc, etc.

                                                              Se os arrendatários que têm vindo aqui escrever neste tópico são todos cumpridores e deixam tudo em condições, óptimo, ainda bem para os vossos senhorios. Mas não é, de todo, o que me relatam vários amigos que têm casas arrendadas - pelo que me relatam, já passaram por vários inquilinos "bem complicados" até aparecer o tal, cumpridor, como vocês.

                                                              Raio de discurso anti-senhorios, parece a cassete do PCP...

                                                              PS: esta resposta não é dirigida ao fabiodobill20 em particular, apenas aproveitei o que escreveu.
                                                              A falares assim parece que todos os senhorios são santos. Meu caro, vivo na casa arrendada e ainda deixo melhor do que quando vim para aqui, dei-me ao trabalho de pintar a casa porque o senhorio disse que estava em bom estado, no fim nem um Obrigado.
                                                              Há senhorios que não merecem os inquilinos que têm e como casas há muitas... inquilinos que pagam antes do tempo há poucos, por isso, têm mais a perder os senhorios do que inquilinos.
                                                              Quando pedi uma baixa de renda, veio com a conversa que a casa já teve arrendada por X valor há muito tempo atrás. Ainda não me mudei por preguiça, mas mais uns 2 meses e lá vai a cartinha.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X