Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Tópico do Arrendamento, Senhorios e Inquilinos

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por SwordBreaker Ver Post

    Aparte o pormenor da comissão (e os outros pormenores deste tipo de opções), existe alguma vantagem de alugar através duma imobiliária em vez de "particular"?
    Não. Como disse querem é despachar a coisa para sacar a comissão, que normalmente é o valor do primeiro mês de renda.

    Tens vantagem se consultares um bom advogado, que te aconselhe como hás de fazer para evitar chatices futuras.

    Comentário


      Quando sairá a lei dos coeficientes de renda para 2024?

      Já se sabe que é 6,94% mas a lei ainda não saiu.

      Comentário


        Pelo que vi, ainda não terá sido publicada.

        Comentário


          Gostaria de perguntar aos senhorios deste fórum, que técnicas e soluções utilizam para garantir o recebimento das rendas, e evitar o mínimo de chatices com maus inquilinos ou inquilinos caloteiros (além do procedimento habitual de saber se os inquilinos têm condições ou não para arrendar os imóveis)?
          Pedem fiadores, fazem seguros de arrendamento, cauções, garantias bancárias, etc?

          Outra questão, como gerem os arrendamentos de imóveis mais longínquos (exemplo, vivem em Lisboa, e têm imóveis arrendados em zonas distantes)? Têm alguém a gerir o arrendamento?

          Alguém utiliza aquelas empresas de gestão do arrendamento (tipo Alugaseguro, ou semelhantes)?


          Eu só estive na posição de arrendatário uma vez, durante quase 3 anos, e tudo fiz para ser um óptimo inquilino.
          A minha senhoria quase que chorou quando lhe disse que ia sair. Rendas sempre em dia, e raramente incomodava.
          Pelo que sei, todos os inquilinos que arrendaram o imóvel antes e depois de mim, só lhe deram problemas (rendas em falta, casa danificada, barulhentos, etc...)

          Agora pretendo saber o lado dos senhorios...

          Comentário


            Originalmente Colocado por MLopes Ver Post
            Gostaria de perguntar aos senhorios deste fórum, que técnicas e soluções utilizam para garantir o recebimento das rendas, e evitar o mínimo de chatices com maus inquilinos ou inquilinos caloteiros (além do procedimento habitual de saber se os inquilinos têm condições ou não para arrendar os imóveis)?
            Pedem fiadores, fazem seguros de arrendamento, cauções, garantias bancárias, etc?

            Outra questão, como gerem os arrendamentos de imóveis mais longínquos (exemplo, vivem em Lisboa, e têm imóveis arrendados em zonas distantes)? Têm alguém a gerir o arrendamento?

            Alguém utiliza aquelas empresas de gestão do arrendamento (tipo Alugaseguro, ou semelhantes)?


            Eu só estive na posição de arrendatário uma vez, durante quase 3 anos, e tudo fiz para ser um óptimo inquilino.
            A minha senhoria quase que chorou quando lhe disse que ia sair. Rendas sempre em dia, e raramente incomodava.
            Pelo que sei, todos os inquilinos que arrendaram o imóvel antes e depois de mim, só lhe deram problemas (rendas em falta, casa danificada, barulhentos, etc...)

            Agora pretendo saber o lado dos senhorios...
            Eu acho que em parte respondes às tuas questões quando perguntas como é o mercado de arrendamento. Tens que fazer uma seleção muito rigorosa dos inquilinos (declaração de IRS, mapa de responsabilidades do banco de portugal, contratos de trabalho efetivos, fiadores, caução, etc.). Depois, ainda assim, podes ter sorte e ter uns inquilinos exemplares ou não!

            A tua experiência pode variar de acordo com a localização da casa e o valor do arrendamento! Se for uma casa de renda mais baixa, estás sujeito a mais instabilidade por parte de quem arrenda, uma vez que são pessoas com rendimentos mais baixos e com situações de trabalho mais precárias.

            A minha experiência com o arrendamento foi negativa e não tive rendas em atraso, nem tive que proceder a despejos, nem tive prejuizos com coisas partidas no apartamento.

            As legislação no mercado de arrendamento em portugal dá pouca segurança aos senhorios. Tenho um vizinho que arrendou a casa e o inquilino que lá estava deixou um calote de 12 meses por pagar. Resultado, o homem têm a casa fechada há mais de 1 ano e não aluga a ninguêm, inclusive da última vez que falei com ele estava a pensar em vender a casa.

            Comentário


              O mercado de arrendamento devia ser como nos USA; não paga, leva 1 e 2 avisos. Ao 3o estás fora e nem pias. E ainda tens acesso a um background check database para ver os caloteiros.

              Comentário


                Originalmente Colocado por Fenicio31 Ver Post

                Eu acho que em parte respondes às tuas questões quando perguntas como é o mercado de arrendamento. Tens que fazer uma seleção muito rigorosa dos inquilinos (declaração de IRS, mapa de responsabilidades do banco de portugal, contratos de trabalho efetivos, fiadores, caução, etc.). Depois, ainda assim, podes ter sorte e ter uns inquilinos exemplares ou não!

                A tua experiência pode variar de acordo com a localização da casa e o valor do arrendamento! Se for uma casa de renda mais baixa, estás sujeito a mais instabilidade por parte de quem arrenda, uma vez que são pessoas com rendimentos mais baixos e com situações de trabalho mais precárias.

                A minha experiência com o arrendamento foi negativa e não tive rendas em atraso, nem tive que proceder a despejos, nem tive prejuizos com coisas partidas no apartamento.

                As legislação no mercado de arrendamento em portugal dá pouca segurança aos senhorios. Tenho um vizinho que arrendou a casa e o inquilino que lá estava deixou um calote de 12 meses por pagar. Resultado, o homem têm a casa fechada há mais de 1 ano e não aluga a ninguêm, inclusive da última vez que falei com ele estava a pensar em vender a casa.
                Imagino que na parte a negrito, querias dizer que foi positiva, penso eu...

                Obrigado pelo contributo.

                Comentário


                  Originalmente Colocado por SwordBreaker Ver Post
                  O mercado de arrendamento devia ser como nos USA; não paga, leva 1 e 2 avisos. Ao 3o estás fora e nem pias. E ainda tens acesso a um background check database para ver os caloteiros.
                  Isso era a melhor medida para aumentar a quantidade de habitações no mercado de arrendamento. Segurança para os senhorios.

                  Mas um burro de esquerda nunca há de entender isso. E em Portugal vota-se muito na esquerda.

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por MLopes Ver Post
                    Gostaria de perguntar aos senhorios deste fórum, que técnicas e soluções utilizam para garantir o recebimento das rendas, e evitar o mínimo de chatices com maus inquilinos ou inquilinos caloteiros (além do procedimento habitual de saber se os inquilinos têm condições ou não para arrendar os imóveis)?
                    1- Pedem fiadores, fazem seguros de arrendamento, cauções, garantias bancárias, etc?

                    Outra questão, como gerem os arrendamentos de imóveis mais longínquos (exemplo, vivem em Lisboa, e têm imóveis arrendados em zonas distantes)? Têm alguém a gerir o arrendamento?

                    Alguém utiliza aquelas empresas de gestão do arrendamento (tipo Alugaseguro, ou semelhantes)?


                    Eu só estive na posição de arrendatário uma vez, durante quase 3 anos, e tudo fiz para ser um óptimo inquilino.
                    A minha senhoria quase que chorou quando lhe disse que ia sair. Rendas sempre em dia, e raramente incomodava.
                    Pelo que sei, todos os inquilinos que arrendaram o imóvel antes e depois de mim, só lhe deram problemas (rendas em falta, casa danificada, barulhentos, etc...)

                    Agora pretendo saber o lado dos senhorios...
                    1- Sempre fiador com avaliação do mesmo.

                    Seguros de arrendamento e garantias bancárias existe sempre um inquilino que quer fazer e eu até não me recuso, mas deixo o trabalho para sua excelência.

                    Normalmente vão perguntar ao banco, à seguradora e depois desistem.

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por Topolino Ver Post

                      Isso era a melhor medida para aumentar a quantidade de habitações no mercado de arrendamento. Segurança para os senhorios.

                      Mas um burro de esquerda nunca há de entender isso. E em Portugal vota-se muito na esquerda.
                      E depois admiram-se que as rendas são altíssimas (e com estes aumentos de impostos simplesmente manda-se a factura para os inquilinos que os senhorios não são a SS do povo). Se a malta soubesse só o quanto vai para impostos e seguros até reviravam os olhos. És comido com impostos e seguro, e do pouco que ainda consegues tirar para ti ainda te cai depois o IRS em cima. Só isso mais as potenciais chatices com inquilinos e está o caldo perfeito para a situação actual. Como disse o outro, pelo que vi mais vale manter as minhas casas fechadas ao arrendamento.

                      Comentário


                        É por isso que o AL é tão atraente. Pagam antes, so ficam aqueles dias e ainda existe a caução para eventuais estragos.

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por Topolino Ver Post
                          É por isso que o AL é tão atraente. Pagam antes, so ficam aqueles dias e ainda existe a caução para eventuais estragos.
                          Mas isso já não acabou entretanto?

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por SwordBreaker Ver Post

                            Mas isso já não acabou entretanto?
                            Acho que não acabou em todo o país. Só em certas zonas.

                            Comentário


                              Aviso 20980-A/2023

                              https://diariodarepublica.pt/dr/deta...2023-223473619

                              Comentário


                                Comunicado do Conselho de Ministros de 29 de novembro de 2023 - XXIII Governo - República Portuguesa (portugal.gov.pt)


                                2023-11-29 às 21h11 Comunicado do Conselho de Ministros de 29 de novembro de 2023


                                1. O Conselho de Ministros aprovou hoje o decreto-lei que estabelece o mecanismo de compensação aos senhorios, até ao limite de 1/15 do Valor Patrimonial Tributário do locado, para os contratos de arrendamento para habitação celebrados antes de 18 de novembro de 1990, na sequência da não transição desses contratos para o Novo Regime do Arrendamento Urbano.

                                ...

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por PauloRaposo Ver Post
                                  Comunicado do Conselho de Ministros de 29 de novembro de 2023 - XXIII Governo - República Portuguesa (portugal.gov.pt)


                                  2023-11-29 às 21h11 Comunicado do Conselho de Ministros de 29 de novembro de 2023


                                  1. O Conselho de Ministros aprovou hoje o decreto-lei que estabelece o mecanismo de compensação aos senhorios, até ao limite de 1/15 do Valor Patrimonial Tributário do locado, para os contratos de arrendamento para habitação celebrados antes de 18 de novembro de 1990, na sequência da não transição desses contratos para o Novo Regime do Arrendamento Urbano.

                                  ...
                                  Alguém sabe como se vai processar esta compensação aos senhorios?

                                  O inquilino terá que pagar a renda no valor equivalente 1/15 do VPT e depois ser reembolsado pelo Estado, pelo valor da diferença entre a renda mensal atualizada e o valor mensal resultante da aplicação de 1/15 ao VPT (caso este seja superior à renda atual) ou será o Estado a compensar diretamente o senhorio?

                                  Alguem aqui com situações destas de contratos anteriores a 18 de Nocembro de 1990 que não teham transitado para o NRAU?

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por PauloRaposo Ver Post

                                    Alguém sabe como se vai processar esta compensação aos senhorios?

                                    O inquilino terá que pagar a renda no valor equivalente 1/15 do VPT e depois ser reembolsado pelo Estado, pelo valor da diferença entre a renda mensal atualizada e o valor mensal resultante da aplicação de 1/15 ao VPT (caso este seja superior à renda atual) ou será o Estado a compensar diretamente o senhorio?

                                    Alguem aqui com situações destas de contratos anteriores a 18 de Nocembro de 1990 que não teham transitado para o NRAU?
                                    Ainda falta o decreto (e eventual regulamentação) ser publicado, mas a linguagem parece indicar que será entre os senhorios e o estado.

                                    Há uns números aqui: https://eco.sapo.pt/2023/11/29/gover...riores-a-1990/

                                    Em causa estão cerca de 124.083 contratos de arrendamento com proprietários privados e a medida tem um custo de 26,6 milhões de euros anuais, de acordo com o estudo pedido pelo Governo, que apontava três cenários diferentes para atribuir compensação aos proprietários. E estes números resultam num subsídio mensal médio de cerca de 17,85 euros por cada contrato, de acordo com as contas da Associação Lisbonense de Proprietários. Esta é, aliás, a solução que consta do relatório que implicava o menor impacto orçamental.

                                    Comentário


                                      Boas,

                                      Gostaria de pedir uma opiniao aos senhorios deste fórum.

                                      Um familiar meu tem uma propriedade que se encontra arrendada durante 10 anos ao mesmo inquilino e nunca ouve qualquer acerto do valor de renda. O inquilino actualmente paga cerca de 40% do valor atual do mercado. Foi proposto um aumento de renda, e como nao se chegou a acordo, o meu familiar propos terminar o contrato, tendo sido enviada uma carta registada com aviso de recepcao com 120 dias de antedencia.

                                      O inquilino recusa se a saír no dia que termina o contrato, e pede uma extensao de 3 meses para conseguir arranjar outra casa. O inquilino no ano anterior recusou se a saír da casa, porque recebeu a carta para terminar o contrato 3 dias depois do início dos 120 dias, e acabou por ficar na casa outros 12 meses a pagar o mesmo valor de renda. Em termos de pagamento, a renda foi sempre paga a tempo e horas.

                                      As opcoes sao as seguintes:


                                      1) Recusar a extensao do contrato ao inquilino de tres meses. O mais provável é ele ficar na casa e nao saír no último dia do contrato. Nao faco ideia que como funciona o processo judicial e de despejo. É algo demorado e com custos avultados?

                                      2) Aceitar a extensao do contrato para evitar processos judiciais e de despejo que poderam demorar muito mais que 3 meses. Haverá a possibilidade de fazer um contrato ou uma extensao de contrato por apenas 3 meses?

                                      Agradeco desde já as vossas opinioes.

                                      Melhores Cumprimentos.

                                      Comentário


                                        Qual foi a data de início do contrato, duração do contrato inicial e renovações.

                                        Partindo do princípio que fez oposição em tempo útil, não aconselho a fazer uma adenda por mais 3 meses.
                                        O inquilino hâ um ano não saiu por comunicação fora de prazo, há 4 meses recebeu oposição à renovação.
                                        Já sabe há mais de um ano que o senhorio o quer ver pelas costas.

                                        Portanto só está a protelar a saída, com adenda vai ficar mais um ano.

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por Varejo Ver Post
                                          Qual foi a data de início do contrato, duração do contrato inicial e renovações.

                                          Partindo do princípio que fez oposição em tempo útil, não aconselho a fazer uma adenda por mais 3 meses.
                                          O inquilino hâ um ano não saiu por comunicação fora de prazo, há 4 meses recebeu oposição à renovação.
                                          Já sabe há mais de um ano que o senhorio o quer ver pelas costas.

                                          Portanto só está a protelar a saída, com adenda vai ficar mais um ano.
                                          Caro user Varejo,

                                          Obrigado pela sua resposta.

                                          A data de início de contrato foi a 1 de Maio de 2013, com a duracao de 1 ano e renovacoes anuais.

                                          O meu receio é exatamente esse, é ele protelar a saída durante mais um ano.

                                          Se ele nao saír da casa no final do contrato (30 de Abril de 2024), qual será o proximo passo? Accao de despejo?

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por c220cdi Ver Post

                                            Caro user Varejo,

                                            Obrigado pela sua resposta.

                                            A data de início de contrato foi a 1 de Maio de 2013, com a duracao de 1 ano e renovacoes anuais.

                                            O meu receio é exatamente esse, é ele protelar a saída durante mais um ano.

                                            Se ele nao saír da casa no final do contrato (30 de Abril de 2024), qual será o proximo passo? Accao de despejo?
                                            Se não sair a "bem", só com advogado e tribunal.
                                            Mesmo com contrato extinto a polícia não o tira de lá.

                                            Comentário

                                            AD fim dos posts Desktop

                                            Collapse

                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                            Collapse
                                            Working...
                                            X