Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Sociologia tem pouca empregabilidade?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #61
    Originalmente Colocado por pjota Ver Post
    Não sei onde foram buscar a ideia de que a licenciatura em sociologia não tem Matemática. Provavelmente não se chamará Matemática tout court mas metodolologias de análise quantitativa, métodos e técnicas ou qualquer coisa do género mas que tem, lá isso tem. ISCTE-IUL.

    Aliás, pode-se até dizer que tem tanta matemática como os cursos de Economia e de Gestão.
    Como??? Não tens a mínima noção do que estás a dizer.

    Qualquer curso de Engenharia, Economia, Gestão, etc, tem, só numa ou duas cadeiras, mais matemática (e muito mais complexa e aprofundada) do que todo o curso de Sociologia ou qualquer curso de ciências sociais...

    Comentário


      #62
      Bom, bom, já estamos a evoluir: passámos do "não tem matemática nenhuma" para o "tem menos matemática do que". Aos poucos a coisa vai-se compondo.

      Comentário


        #63
        Permitam-me que concorde e discorde

        Declaração de interesses: sou de uma área fortemente matemática!

        Concordo, Sociologia não tem grande empregabilidade, não há volta a dar, é um facto.

        Por outro lado não ficaria bem comigo se não partilhasse o meu prisma:

        Penso que o que realmente distingue as grandes empresas - digo grandes no sentido Coca-cola, não no sentido PT - é o facto de conseguirem compreender o contributo das ciências sociais e comportamentais e (imagine-se!) lucrar com isso.

        Este é um (entre muitos) dos factores que fazem com que boa parte das nossas empresas não saiam da cepa torta: não conseguem sair do espectro da mera contabilidade.

        Sendo eu da área dos "números" sei bem o quanto consegue ser um mundo completamente fechado.

        Um exemplo concreto: O caso da trapalhada dos cartões do Pingo Doce. Provavelmente terão calculado os custos associados ao contrato com a Unicre (ou sibs?), e terão calculado as perdas de clientes que têm 9 euros na conta (ou não...), mas não contabilizaram os custos de imagem social. São difíceis de contabilizar....

        Passaram uma imagem de verdadeiro "autismo social" numa altura de crise(!). Porque uma empresa faz parte da sociedade e como tal tem sempre um papel social associado.

        A fidelização, a confiança, o papel "familiar" de uma marca, o bem-estar dos seus colaboradores, a imagem que transmite, são questões sociais que não se calculam com facilidade, infelizmente.

        Portanto... infelizmente os sociólogos têm pouco trabalho em Portugal.

        Comentário


          #64
          Originalmente Colocado por Axxantis Ver Post
          Nem de perto nem de longe! Tem estatística descritiva e estatística indutiva, mas pouco profunda. Duvido que haja um Sociólogo que saia do curso a saber uma regressão linear, aplicar testes, e a saber o que significa aquilo que fez. No curso de Economia, a cadeira de Econometria sozinha exige mais matemática que as cadeiras todas de métodos quantitativos da Sociologia.
          Não obstante a própria Economia é uma Ciência Social…

          Comentário


            #65
            Para evitar isso não precisam de um sociólogo, precisam de um dep. Marketing com olhos na cara. Li aqui que um sociólogo pode fazer estudos de mercado, e querem os marketeers para quê?

            Comentário


              #66
              Originalmente Colocado por Rasec Ver Post
              Para evitar isso não precisam de um sociólogo, precisam de um dep. Marketing com olhos na cara. Li aqui que um sociólogo pode fazer estudos de mercado, e querem os marketeers para quê?
              Ter olhos na cara ajuda a ver.

              Um sociólogo estudou para ver mais longe: ver e prever!

              Comentário


                #67
                Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
                Ter olhos na cara ajuda a ver.

                Um sociólogo estudou para ver mais longe: ver e prever!
                Curioso que também um marketeer ;)

                Comentário


                  #68
                  Originalmente Colocado por Axxantis Ver Post
                  Nem de perto nem de longe! Tem estatística descritiva e estatística indutiva, mas pouco profunda. Duvido que haja um Sociólogo que saia do curso a saber uma regressão linear, aplicar testes, e a saber o que significa aquilo que fez. No curso de Economia, a cadeira de Econometria sozinha exige mais matemática que as cadeiras todas de métodos quantitativos da Sociologia.
                  Mas a Matemática é alguma coisa mais Sagrada que outras Disciplinas? Reformulem lá essas ideias. Todas a discussões é sempre a louvar isso e a colocar num pedestal.

                  Comentário


                    #69
                    Nós podemos estar aqui horas infindáveis a discutir a importância da sociologia nas empresas, designadamente nas privadas, mas ao fim do dia a verdade não vai mudar: pouquíssimas empresas possuem no seu organigrama funcional um cargo para um sociólogo. A empregabilidade é portanto muito restrita. nâo há volta a dar.

                    Eu por acaso até gosto de Sociologia. Gostei muito de aprender as teorias do Durkheim, do Habermas, do Max Webber, do próprio Karl Marx. E sei que o pensamento destes e de outros sociólogos influenciou bastante a nossa sociedade actual, a forma como está organizada, etc. Só que a educação é um misto de enriquecimento intelectual pessoal e de investimento no sustento do futuro, e aí entra em jogo a real politik do vil metal...
                    Mas como segunda licenciatura Sociologia entraria de certeza no meu Top 5.

                    Comentário


                      #70
                      Originalmente Colocado por Rasec Ver Post
                      Curioso que também um marketeer ;)
                      Rasec, tu sabes bem que um marketeer não tem obrigatoriamente de ter o curso de "marketing". Pode bem ser um sociologo de formação.

                      Uma coisa é a formação e outra é a profissão. Nós por cá estamos sempre agrilhoados à formação.

                      No fundo, nós dois podemos estar a a falar do mesmo... ou não... o Sociologo pode desempenhar tantas funções importantes...

                      Comentário


                        #71
                        Originalmente Colocado por nunomplopes Ver Post
                        Mas a Matemática é alguma coisa mais Sagrada que outras Disciplinas? Reformulem lá essas ideias. Todas a discussões é sempre a louvar isso e a colocar num pedestal.
                        Não é, mas é extremamente transversal a muitas áreas do saber. Além disso eu não estou nada convencido que a matemática mate a criatividade. Pelo contrário, a matemática avançada requer uma capacidade de raciocínio simbólico e abstracto que é por sua vez essencial à criatividade.

                        Comentário


                          #72
                          Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
                          Rasec, tu sabes bem que um marketeer não tem obrigatoriamente de ter o curso de "marketing". Pode bem ser um sociologo de formação.

                          Uma coisa é a formação e outra é a profissão. Nós por cá estamos sempre agrilhoados à formação.

                          No fundo, nós dois podemos estar a a falar do mesmo... ou não... o Sociologo pode desempenhar tantas funções importantes...
                          Com isso concordo plenamente.

                          Comentário


                            #73
                            Originalmente Colocado por Rasec Ver Post
                            Curioso que também um marketeer ;)
                            ....
                            "Cada ciência foi definindo o seu objecto próprio — passível de sobreposições com outras disciplinas —, sendo esse objecto, antes de mais, um conjunto articulado de interrogações. Os problemas decorrentes das perguntas são susceptíveis de solução por recurso aos instrumentos que as ciências vão também construindo. Trata-se de conceitos e relações entre conceitos constitutivos da teoria, dos caminhos críticos da pesquisa a que chamamos método e, ainda, das técnicas de recolha e tratamento da informação que alimentam todo o processo de produção de conhecimento.
                            A cumulatividade nessa produção de conhecimento acrescenta, por definição, novos saberes, reformula teorias e explicações, bem como instrumentalidades metodológicas e técnicas.
                            Thomas Kuhn chama a esse tipo de desenvolvimento “ciência normal”, aquela que vai ocorrendo no interior de um sistema de referências, de um paradigma."
                            ...
                            in Sociologia, Problemas e Práticas - Velhos e novos aspectos da epistemologia das Ciências Sociais

                            Comentário


                              #74
                              Originalmente Colocado por Axxantis Ver Post
                              Não é, mas é extremamente transversal a muitas áreas do saber. Além disso eu não estou nada convencido que a matemática mate a criatividade. Pelo contrário, a matemática avançada requer uma capacidade de raciocínio simbólico e abstracto que é por sua vez essencial à criatividade.
                              Não poderia concordar mais contigo. E tenho provas vivas disso.

                              Por acaso como segunda lic e como "enriquecimento" pessoal, Sociologia seria provavelmente a minha opção.

                              Comentário


                                #75
                                Originalmente Colocado por TheEmpress Ver Post
                                Escolher um curso pela sua empregabilidade é no minimo, redutor...
                                Isso é muito bonito é, as consequências são andarem às custas dos pais até aos 30 ou 40 anos de idade, terem que ir para fora, etc. Há que adaptar-se ao mercado de trabalho.

                                Comentário


                                  #76
                                  Só saber matemática é um bocado redutor. Nisso tenho a impressão que a geração dos meus pais (nascidos no final da década de 1920) quanto estudavam o seu conhecimento era muito mais abrangente, a formação era mais diversificada.

                                  E a sociologia, filosofia, etc... Também as artes... Enfim, tudo isso são áreas de conhecimento bem interessantes e enriquecedoras.

                                  edit: Mas na minha geração (nasci em 1965) já esta mania de que só a matemática conta estava instalada.
                                  Editado pela última vez por Jbranco; 13 January 2015, 15:24.

                                  Comentário


                                    #77
                                    Ainda de acordo com Sociologia, Problemas e Práticas - Velhos e novos aspectos da epistemologia das Ciências Sociais

                                    "...a sociologia pode guiar-se por três mandamentos principais.


                                    O primeiro consiste, como Wittgenstein propunha, em eliminar falsos problemas. Muitas vezes eles resultam da recorrente invenção de conceitos — ou se se quiser de palavras-chave — que à força de quererem explicar tudo acabam por tornar invisível a complexidade social. Complementar desta gestação de falsos problemas é a invenção de novos nomes para velhas coisas, é a amnésia estratégica dos patrimónios disciplinares com a consequente abertura continuada e celebrada de portas já abertas.


                                    O segundo mandamento dirige-se ao esforço de recensear sistematicamente ignorâncias, sejam elas vazios de conhecimento ou conhecimentos inadequados. Aí são também indispensáveis os processos de colaboração entre disciplinas, já que parcerias dessas estão especialmente bem colocadas para ir às terras de ninguém e começar a explorá-las. Claro que se trata de um terreno mais difícil e incerto do que as securizantes pesquisas de mais do mesmo.


                                    O último mandamento beneficia para o seu cumprimento da eficiência obtida nos outros dois e consiste na necessidade de definir prioridades de pesquisa, de escolher os enigmas de mais urgente solução. E não se pode subestimar aqui a dificuldade de conseguir equilíbrios produtivos entre a resposta a procuras exteriores e a livre iniciativa na eleição dos temas de investigação. Mas a eficaz definição de prioridades contribui, por seu turno, para o trabalho da cumulatividade dos saberes, que devem ser, em simultâneo, adequados, válidos e socialmente relevantes."

                                    Comentário


                                      #78
                                      Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
                                      Rasec, tu sabes bem que um marketeer não tem obrigatoriamente de ter o curso de "marketing". Pode bem ser um sociologo de formação.

                                      Uma coisa é a formação e outra é a profissão. Nós por cá estamos sempre agrilhoados à formação.

                                      No fundo, nós dois podemos estar a a falar do mesmo... ou não... o Sociologo pode desempenhar tantas funções importantes...
                                      É precisamente o meu caso, engenharia de formação, com um 2o curso de gestão em cima, dei por mim no marketing. [emoji6]

                                      Comentário


                                        #79
                                        Originalmente Colocado por Axxantis Ver Post
                                        Não é, mas é extremamente transversal a muitas áreas do saber. Além disso eu não estou nada convencido que a matemática mate a criatividade. Pelo contrário, a matemática avançada requer uma capacidade de raciocínio simbólico e abstracto que é por sua vez essencial à criatividade.
                                        Não disse no sentido que mate a criatividade pelo que diz o titulo o video, mas se o veres terás uma opinião semelhante à minha e tão verdadeira que se dá "à piramide de prioridades" de disciplinas em contraponto a outras sem lógica ou compreensão.

                                        Comentário


                                          #80
                                          Dados de empregabilidade: Dados e Estatsticas de Cursos Superiores

                                          É só procurar.

                                          Comentário


                                            #81
                                            Originalmente Colocado por nunomplopes Ver Post
                                            Mas a Matemática é alguma coisa mais Sagrada que outras Disciplinas? Reformulem lá essas ideias. Todas a discussões é sempre a louvar isso e a colocar num pedestal.

                                            Na minha opinião, é.

                                            É pacífico que todas as disciplinas têm a sua importância, mas não são todas igualmente importantes. No capítulo do desenvolvimento de capacidades essenciais como a capacidade de abstracção, de raciocínio, etc etc, a Matemática assume-se como a disciplina mais complexa e fundamental de todas.

                                            A Matemática só tem um problema, é que dá mais trabalho que o resto, exige mais. E isso faz com que muitos jovens a partir do 7º ano comecem a desistir dela, o que lhes fecha muitas portas a nivel de formação superior muito precocemente.

                                            Mais, na minha opinião, a desvalorização da Matemática como disciplina absolutamente fundamental na formação de qualquer um causa sérios problemas e impactos na própria sociedade...a mim faz-me uma tremenda confusão ver pessoas com licenciaturas na mão, empregados, e que são absolutamente incapazes de fazer um raciocínio básico.

                                            Faz-me confusão ir a um café qualquer e o/a empregado/a precisar de uma calculadora para saber que, como lhe dei 20 euros e o que comprei custa 7, tem que me dar 13 euros de troco...

                                            Comentário


                                              #82
                                              É sabido que a sociedade portuguesa foi afunilando gradualmente. Cada vez existe menos margem e divergência.

                                              Qualquer dia estamos todos a andar em cima da corda do trapezista.

                                              Comentário


                                                #83
                                                Originalmente Colocado por Marverick Ver Post

                                                Faz-me confusão ir a um café qualquer e o/a empregado/a precisar de uma calculadora para saber que, como lhe dei 20 euros e o que comprei custa 7, tem que me dar 13 euros de troco...
                                                Isso é aritmética.

                                                Comentário


                                                  #84
                                                  Originalmente Colocado por Marverick Ver Post
                                                  Na minha opinião, é.

                                                  É pacífico que todas as disciplinas têm a sua importância, mas não são todas igualmente importantes. No capítulo do desenvolvimento de capacidades essenciais como a capacidade de abstracção, de raciocínio, etc etc, a Matemática assume-se como a disciplina mais complexa e fundamental de todas.

                                                  A Matemática só tem um problema, é que dá mais trabalho que o resto, exige mais. E isso faz com que muitos jovens a partir do 7º ano comecem a desistir dela, o que lhes fecha muitas portas a nivel de formação superior muito precocemente.

                                                  Mais, na minha opinião, a desvalorização da Matemática como disciplina absolutamente fundamental na formação de qualquer um causa sérios problemas e impactos na própria sociedade...a mim faz-me uma tremenda confusão ver pessoas com licenciaturas na mão, empregados, e que são absolutamente incapazes de fazer um raciocínio básico.

                                                  Faz-me confusão ir a um café qualquer e o/a empregado/a precisar de uma calculadora para saber que, como lhe dei 20 euros e o que comprei custa 7, tem que me dar 13 euros de troco...
                                                  E aplicabilidade conciente dás à matemática quando vais dançar com uma rapariga ou ter uma noite de sexo? A vida lá fora também tem semelhante inportancia. Adianta o video ao min: 8.50

                                                  Se a matemática é complexa, é porque nunca dançaste isto:

                                                  Editado pela última vez por nunomplopes; 13 January 2015, 15:56.

                                                  Comentário


                                                    #85
                                                    Originalmente Colocado por nunomplopes Ver Post
                                                    E aplicabilidade conciente dás à matemática quando vais dançar com uma rapariga ou ter uma noite de sexo? A vida lá fora também tem semelhante inportancia. Adianta o video ao min: 8.50
                                                    Nenhuma. Como disse, todas as áreas/disciplinas têm a sua importância e utilidade, caso contrário não existiriam. A Matemática é apenas a mais importante de todas, não a única importante. Para além disso, o saber não ocupa espaço.

                                                    Comentário


                                                      #86
                                                      Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                                                      Isso é aritmética.
                                                      E aritmética não é um ramo da matemática?

                                                      Comentário


                                                        #87
                                                        Originalmente Colocado por Marverick Ver Post
                                                        E aritmética não é um ramo da matemática?
                                                        Estava apenas a reforçar a gravidade do que referiste, queria dizer que é algo de básico e essencial para o dia a dia.

                                                        Comentário


                                                          #88
                                                          Originalmente Colocado por Marverick Ver Post
                                                          É pacífico que todas as disciplinas têm a sua importância, mas não são todas igualmente importantes. No capítulo do desenvolvimento de capacidades essenciais como a capacidade de abstracção, de raciocínio, etc etc, a Matemática assume-se como a disciplina mais complexa e fundamental de todas.
                                                          Sinceramente não concordo.

                                                          Eu estudei matemática até aos Integrais Triplos, intercepção de cónicas, Navier-stokes, Green e por aí. Um nível bastante alto. E encontrei pessoal quase retardado a conseguir passar por exames muito puxados e com profs completamente exigentes. Por outro lado esses alunos não conseguiam escrever uma frase em Português sem incluir três calinadas.

                                                          A matemática tem uma grande importância. Mas ao nível do desenvolvimento mental acredito que a literatura e filosofia andem a par com ela.

                                                          Não saber fazer um troco de cabeça é tão grave como não conseguir interpretar um parágrafo na língua mãe. Na minha opinião, claro.

                                                          Comentário


                                                            #89
                                                            Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
                                                            Sinceramente não concordo.Eu estudei matemática até aos Integrais Triplos, intercepção de cónicas, Navier-stokes, Green e por aí. Um nível bastante alto. E encontrei pessoal quase retardado a conseguir passar por exames muito puxados e com profs completamente exigentes. Por outro lado esses alunos não conseguiam escrever uma frase em Português sem incluir três calinadas. A matemática tem uma grande importância. Mas ao nível do desenvolvimento mental acredito que a literatura e filosofia andem a par com ela.Não saber fazer um troco de cabeça é tão grave como não conseguir interpretar um parágrafo na língua mãe. Na minha opinião, claro.
                                                            Na minha também. Sim, há os dois lados. Agora, pela experiência que tenho que vale o que vale, normalmente os alunos mais capazes e completos, que tiravam melhores notas e tinham médias mais altas eram também os melhores alunos a Matemática. Em todos os meus anos de estudante, não me lembro de ter um colega que fosse bom a Matemática e mau a outra disciplina...podia não ser tão bom como era com a Matemática mas mau não era.Agora, o contrário era mato. Alunos maus a Matemática tendem a ser também eles maus alunos a todas as disciplinas que dela dependem directamente (Geometria Descritiva, Física, Química, Filosofia, etc) e tendem também a desenvolver menos capacidades de raciocínio que os outros. Não porque sejam menos inteligentes mas sim porque, por algum motivo, desistiram ou desvalorizaram a Matemática demasiado cedo.

                                                            Comentário


                                                              #90
                                                              Maverick, é possível.

                                                              Também é possível que esses alunos maus se tratem no fundo de... preguiçosos! porque enquanto que há disciplinas que dão para contornar ou "dar um jeito"... a matemática não há mesmo nada a fazer: ou se trabalha ou fica mesmo para trás. E depois vem tudo por aí a diante...

                                                              A matemática também serve de bitola da capacidade de trabalho da pessoa/aluno. Não dá para fazer ao Domingo (passo a expressão!).

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X