Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Sociologia tem pouca empregabilidade?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Originalmente Colocado por jimbo Ver Post
    mas qual mercado estrangeiro... Diz lá então para que País é que ele vai arranjar emprego com formação em sociologia...
    Nenhum.

    Comentário


      #32
      Parece que sociologia está na berra!Centro Maria Helena | Maria Helena Martins

      Comentário


        #33
        Originalmente Colocado por jimbo Ver Post


        50 no UK, 9 na holanda, 8 na alemanha, e achas que vão contratar um português porquê???

        melhor, um português acabado de tirar o curso, sem qualquer experiência!!!

        sejam realistas, não obriguem mais jovens a passar anos a estudar e a gastar dinheiro aos pais para depois ficarem anos à procura de emprego até finalmente decidirem procurar um curso com saída, qual enriquecimento pessoal.......
        Quantas e quantas vezes procuram pessoal acabadinho de sair..A formatação é bem mais fácil

        Comentário


          #34
          Originalmente Colocado por Im4real Ver Post
          Quantas e quantas vezes procuram pessoal acabadinho de sair..A formatação é bem mais fácil

          as pessoas têm de ser sobretudo realistas. As ciências sociais estão saturadas, pelo menos na Europa. *Talvez* haja oportunidades nos PALOP, Angola, Moçambique, etc... agora na Europa, é para esquecer...

          no exemplo que o kendram colocou, 9 na holanda e 8 na alemanha: isto é NADA. Fazem ideia de quantos sociólogos holandeses e alemães se vão candidatar a esses empregos? Porque é que alguma empresa haveria de escolher um português, sem experiência, acabado de tirar o curso, que só fala inglês ????

          as pessoas em PT passaram décadas a ser enganadas que bastava ter um canudo (seja do que fosse) para terem o direito a ter emprego (e para a vida). Isto foi em muito alimentado pela própria estrutura orgânica da FP, em que só se podia subir se se tivesse um curso superior, independentemente desse curso ter alguma coisa a ver com as funções que se iam desempenhar.... daí tanta universidade de vao de escada e tanto curso para encher chouriços.

          metam na cabeça uma coisa de uma vez por todas: o mercado acima de tudo quer pessoas com competências e capacidades em áreas em que esteja deficitário, não quer cursos por si só. Claro que muitas vezes a melhor (ou única) maneira de ganhar competências numa certa área é a frequência de um curso superior, mas ter formação em algo que o mercado não precisa NÃO serve para NADA.

          os estrangeiros só arranjam empregos no estrangeiro se (1) são realmente bons nas suas áreas ou (2) estão numa área de extrema necessidade (eg IT, medicina, pilotos em todo o lado; eng civil na noruega; enfermeiros UK, etc)

          e não é porque os estrangeiros são racistas, é porque quando há excesso de candidatos, é mais fácil contratar um nacional do que um estrangeiro, porque a integração é mais fácil. Ou acham, por exemplo, que com a quantidade de sociologos desempregados em PT, alguma empresa nacional ia contratar um sociologo da republica checa, acabado de sair do curso, que só fala inglês?

          Comentário


            #35
            Emprego talvez não haja, mas trabalho há de certeza.

            Para quem gosta da área talvez o melhor nesta altura seja constituir-se como empresa prestadora de serviços, podendo ter clientes tanto no setor público como no privado. Estudos de mercado, estudos de opinião, sondagens, Desenvolvimento organizacional, formação, projetos com ONG, projetos com Câmaras Municipais...

            Há por aí oportunidades, mas é preciso procurá-las.

            Comentário


              #36
              na minha opinião não existe nada de errado com estes cursos, o que existe de errado é a nosso tecido empresarial.

              numa empresa com 1000 trabalhadores talvez existe capacidade financeira para empregar um sociólogo e acredito que trouxe-se uma mais valia para a empresa a nível de estudar e adequar os produtos aos clientes, a nível de motivar os funcionários, etc, etc

              no entanto a nosso tecido empresarial foca-se em PME e Microempresas. Chegamos tarde à revolução industrial e chegamos tarde à revolução tecnológica. As nossas empresas não conseguem dar o salto de PME para grandes grupos empresariais tendo assim mais capacidade para empregar outros tipos de funcionários.

              depois não houve visão aquando da massificação do ensino superior nos anos 90. Abriu-se cursos de tudo e mais alguma coisa. Quando entrei no ensino superior em 95, havia 40.000 candidatos a 20.000 vagas, hoje existem mais vagas do que candidatos. e no meio disto tudo continua a haver falta de licenciados numas áreas e excesso noutras. É preciso reduzir drasticamente as vagas em algumas areas para "obrigar" os alunos a irem para as outras.

              Acho que fica mais barato ao país continua a pagar a professores para não darem aulas do que deixa-los trabalhar e formarem pessoas que depois não tem emprego. Não é que essas pessoas não sejam competente e não sejam uma mais valia para quem as contrata. O problema é que a massificação do ensino superior andou mais rápida do que a evolução no nosso tecido empresarial para absorver essas pessoas.

              Comentário


                #37
                Originalmente Colocado por pjota Ver Post
                Emprego talvez não haja, mas trabalho há de certeza.

                Para quem gosta da área talvez o melhor nesta altura seja constituir-se como empresa prestadora de serviços, podendo ter clientes tanto no setor público como no privado. Estudos de mercado, estudos de opinião, sondagens, Desenvolvimento organizacional, formação, projetos com ONG, projetos com Câmaras Municipais...

                Há por aí oportunidades, mas é preciso procurá-las.
                Não conheço nenhum Sociólogo com as competências matemáticas e estatísticas necessárias para fazer um estudo de mercado, muito menos sondagens.

                A regra, na minha opinião é simples: devemos perguntar-nos quantas vezes necessitámos de um X (aqui X= sociólogo) nos últimos 10 anos, ou quantos sociólogos participaram na cadeia produtiva de um qualquer produto ou serviço que consumimos nos últimos 10 anos. Quantos?
                Não tenho dúvidas que um Sociólogo pode ser útil em muitas empresas, por ser uma pessoa com um curso superior, habituada a raciocinar, com método de trabalho e disciplina. Tudo competências que quem estuda durante 16 ou 17 anos seguidos ganha. Agora, fazer sociologia numa empresa? O que é isso?

                Comentário


                  #38
                  Axxantis, aí tás a misturar coisas. Pessoas que saem das universidades apenas com essa formaçao, e pessoas que estudam coisas além do que dão nas universidades.

                  Por exemplo nesse caso que mencionaste dos estudos de mercado. Achas mais fácil alguém com formação matemática fazer um estudo de mercado e aprender conceitos de sociologia para adaptar a sua interpretação dos dados, ou um sociologo de formação aprender competencias estatisticas e matematicas para fazer o estudo de mercado?

                  Eu acho que o segundo exemplo é capaz de ser mais realista e eficiente.

                  Comentário


                    #39
                    Originalmente Colocado por Axxantis Ver Post
                    Não conheço nenhum Sociólogo com as competências matemáticas e estatísticas necessárias para fazer um estudo de mercado, muito menos sondagens.

                    O facto de não conheceres não quer dizer que não exista, olha que a cadeiras de métodos e técnicas costuma ser puxadota... http://www.aps.pt/vicongresso/pdfs/346.pdf

                    A regra, na minha opinião é simples: devemos perguntar-nos quantas vezes necessitámos de um X (aqui X= sociólogo) nos últimos 10 anos, ou quantos sociólogos participaram na cadeia produtiva de um qualquer produto ou serviço que consumimos nos últimos 10 anos. Quantos?
                    Não tenho dúvidas que um Sociólogo pode ser útil em muitas empresas, por ser uma pessoa com um curso superior, habituada a raciocinar, com método de trabalho e disciplina. Tudo competências que quem estuda durante 16 ou 17 anos seguidos ganha. Agora, fazer sociologia numa empresa? O que é isso?
                    A sociologia das organizações tem um papel preponderante na organização do ciclo produtivo, Sociologia das Organizações e do Trabalho

                    Não deve ser por acaso que o ISCTE, Instituto Superior das Ciências do Trabalho e da Empresa, é uma das melhores escolas de sociologia do país...

                    Comentário


                      #40
                      e para quem diz que não conhece sociólogos desempregados, é melhor dar uma vista de olhos nisto http://www.aps.pt/cms/imagens/fichei...52bc36b74f.pdf onde sociologia aparece como dos cursos com maior número de desempregados.

                      Comentário


                        #41
                        Originalmente Colocado por krendam Ver Post
                        Axxantis, aí tás a misturar coisas. Pessoas que saem das universidades apenas com essa formaçao, e pessoas que estudam coisas além do que dão nas universidades.

                        Por exemplo nesse caso que mencionaste dos estudos de mercado. Achas mais fácil alguém com formação matemática fazer um estudo de mercado e aprender conceitos de sociologia para adaptar a sua interpretação dos dados, ou um sociologo de formação aprender competencias estatisticas e matematicas para fazer o estudo de mercado?

                        Eu acho que o segundo exemplo é capaz de ser mais realista e eficiente.
                        Eu acho tremendamente mais fácil o primeiro caso, pura e simplesmente porque Matemática é muito mais complexa e difícil de aprender do que Sociologia (acho que isto nem tem discussão).

                        E por outro lado uma pessoa com formação superior num curso ligado à Matemática normalmente foi obrigada a fazer um percurso estudantil e acadêmico ligado também ele à matemática que levou a que desenvolvesse capacidades ao nível do raciocínio, capacidade de trabalho, capacidade de aprendizagem, etc, que uma pessoa da área das ciências sociais nem imagina. Por tudo isto, acredito que a primeira tenha muita mais facilidade em aprender a fazer o que a segunda faz do que o contrário.

                        Comentário


                          #42
                          Originalmente Colocado por TheEmpress Ver Post
                          Escolher um curso pela sua empregabilidade é no minimo, redutor...
                          e não pensar no futuro é, no mínimo, burrice...

                          Não é uma questão de todo descabida...

                          Comentário


                            #43
                            Originalmente Colocado por Axxantis Ver Post
                            Não conheço nenhum Sociólogo com as competências matemáticas e estatísticas necessárias para fazer um estudo de mercado, muito menos sondagens.
                            Por isto é que quando mais multidisciplinares forem as equipas, melhor! Pena é provavelmente falte o t€mpo, a boa vontade e a visão para tal...

                            Comentário


                              #44
                              Originalmente Colocado por krendam Ver Post
                              Axxantis, aí tás a misturar coisas. Pessoas que saem das universidades apenas com essa formaçao, e pessoas que estudam coisas além do que dão nas universidades.

                              Por exemplo nesse caso que mencionaste dos estudos de mercado. Achas mais fácil alguém com formação matemática fazer um estudo de mercado e aprender conceitos de sociologia para adaptar a sua interpretação dos dados, ou um sociologo de formação aprender competencias estatisticas e matematicas para fazer o estudo de mercado?

                              Eu acho que o segundo exemplo é capaz de ser mais realista e eficiente.
                              O primeiro exemplo é muito mais realista, mas sem comparação. Ou seja, é muito mais fácil um matemático, economista, ou mesmo em engenheiro, aprender a trabalhar em em conceitos de sociologia, do que fazer um Sociólogo aprender estatística indutiva. Tenho a certeza disso por experiência própria. Na área onde trabalho (financeira) temos muito mais facilidade em treinar um engenheiro para analista, do que alguém que venha das ciências humanas sem bases matemáticas. Arrisco mesmo dizer que grande parte destes últimos simplesmente nunca lá chegam porque já desistiram de compreender a matemática desde o 9º ou 10º anos.

                              Comentário


                                #45
                                Originalmente Colocado por Marverick Ver Post
                                Eu acho tremendamente mais fácil o primeiro caso, pura e simplesmente porque Matemática é muito mais complexa e difícil de aprender do que Sociologia (acho que isto nem tem discussão).

                                E por outro lado uma pessoa com formação superior num curso ligado à Matemática normalmente foi obrigada a fazer um percurso estudantil e acadêmico ligado também ele à matemática que levou a que desenvolvesse capacidades ao nível do raciocínio, capacidade de trabalho, capacidade de aprendizagem, etc, que uma pessoa da área das ciências sociais nem imagina. Por tudo isto, acredito que a primeira tenha muita mais facilidade em aprender a fazer o que a segunda faz do que o contrário.
                                Discordo por um factor: a matematica para esses estudos é uma ferramenta e não um objectivo, enquanto a parte social será o objectivo (o mercado, as reacções, etc). Para tal a matemática necessária será apenas a necessária, e para tal já existem ferramentas user friendly como SPSS.

                                Comentário


                                  #46
                                  Originalmente Colocado por OffGirl Ver Post
                                  Por isto é que quando mais multidisciplinares forem as equipas, melhor! Pena é provavelmente falte o t€mpo, a boa vontade e a visão para tal...
                                  Exacto. Uma empresa de sondagens ou de estudos de mercado pode perfeitamente trabalhar sem um Sociólogo, ainda que se admita que estaria melhor com um. Mas sem um tipo que saiba trabalhar a estatística e a matemática é que não trabalha de maneira nenhuma. Como os orçamentos são sempre limitados, na hora de escolher a equipa o sociólogo acaba por ficar para último. Pode ser injusto, mas é assim que as coisas se passam.

                                  Comentário


                                    #47
                                    Originalmente Colocado por krendam Ver Post
                                    Discordo por um factor: a matematica para esses estudos é uma ferramenta e não um objectivo, enquanto a parte social será o objectivo (o mercado, as reacções, etc). Para tal a matemática necessária será apenas a necessária, e para tal já existem ferramentas user friendly como SPSS.
                                    Mesmo a necessária é complicada para muitas cabeças, e aí não há spss que safe... Digo-te isto com conhecimento de causa.

                                    Comentário


                                      #48
                                      Originalmente Colocado por krendam Ver Post
                                      Discordo por um factor: a matematica para esses estudos é uma ferramenta e não um objectivo, enquanto a parte social será o objectivo (o mercado, as reacções, etc). Para tal a matemática necessária será apenas a necessária, e para tal já existem ferramentas user friendly como SPSS.
                                      Isso é uma falácia completa. É como dizer que com a programação por objectos qualquer um sabe programar.

                                      Comentário


                                        #49
                                        Originalmente Colocado por krendam Ver Post
                                        Discordo por um factor: a matematica para esses estudos é uma ferramenta e não um objectivo, enquanto a parte social será o objectivo (o mercado, as reacções, etc). Para tal a matemática necessária será apenas a necessária, e para tal já existem ferramentas user friendly como SPSS.
                                        Respeito a tua opinião naturalmente mas, tal como disse acima o user Axxantis, também por experiência própria tenho a total convicção que o primeiro caso é muito mas muito mais fácil de se concretizar do que o segundo, pelos motivos que eu referi.

                                        E não, SPSS não substitui capacidades matemáticas, um sociólogo que saiba trabalhar com SPSS está ainda muito longe de saber fazer o que alguém que tenha reais conhecimentos estatísticos pode e sabe fazer, por motivos óbvios.

                                        Eu compreendo o que queres dizer e concordo que a Matemática é apenas a ferramenta e que interessa é depois analisar os resultados e compreender a parte social que eles implicam, sem dúvida. O que sustento é que a facilidade de aprendizagem é completamente diferente.

                                        Comentário


                                          #50
                                          Sociologias, Filosofias e outras "ias"..................................é para engrossar filas do Centro de Emprego.

                                          A malta quer fugir às Matemáticas e depois dá nisto.............
                                          Mostrem-me licenciados em p. ex. matemáticas aplicadas que estejam desempregados.

                                          Comentário


                                            #51
                                            Originalmente Colocado por BrunoGrilo Ver Post
                                            Sociologias, Filosofias e outras "ias"..................................é para engrossar filas do Centro de Emprego.

                                            A malta quer fugir às Matemáticas e depois dá nisto.............
                                            Mostrem-me licenciados em p. ex. matemáticas aplicadas que estejam desempregados.
                                            Depois quando faltar a Ética Moral vem cá pedir que sejam os matemáticos a resolver, rigth...

                                            Comentário


                                              #52
                                              Originalmente Colocado por nunomplopes Ver Post
                                              Depois quando faltar a Ética Moral vem cá pedir que sejam os matemáticos a resolver, rigth...
                                              Estamos a falar de sociólogos ou de padres?

                                              Agora a sério, a ética tem que ser sobretudo ensinada pelos pais.

                                              Comentário


                                                #53
                                                Não sei onde foram buscar a ideia de que a licenciatura em sociologia não tem Matemática. Provavelmente não se chamará Matemática tout court mas metodolologias de análise quantitativa, métodos e técnicas ou qualquer coisa do género mas que tem, lá isso tem. ISCTE-IUL.

                                                Aliás, pode-se até dizer que tem tanta matemática como os cursos de Economia e de Gestão.
                                                Editado pela última vez por pjota; 13 January 2015, 13:02.

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Originalmente Colocado por PugGT Ver Post
                                                  A gaja que andei a comer á uns tempos tambem era sociologa mas estava desempregada. Foge da sociologia mas nao fujas das sociologas
                                                  Confere.

                                                  Durmo com uma espécie dessas à 18 anos e só posso dizer bem.

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Originalmente Colocado por nunomplopes Ver Post
                                                    Depois quando faltar a Ética Moral vem cá pedir que sejam os matemáticos a resolver, rigth...
                                                    Mas eu preciso que algum professor me ensine a ter conduta ética/moral?

                                                    Mas eu no meu post refería-me aos miúdos do secundário que ao chegar ao 9º ano (não sei se ainda é assim) no meu tempo escolhiam as Humanidades porque os agrupamentos de Ciências ou de Economia tinham Matemática....

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Originalmente Colocado por BrunoGrilo Ver Post
                                                      Mas eu preciso que algum professor me ensine a ter conduta ética/moral?

                                                      Mas eu no meu post refería-me aos miúdos do secundário que ao chegar ao 9º ano (não sei se ainda é assim) no meu tempo escolhiam as Humanidades porque os agrupamentos de Ciências ou de Economia tinham Matemática....
                                                      Avaliar pela falta dela presentemente, sim, mais que que tirar um Curso de Gestão Financeira.

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Originalmente Colocado por nunomplopes Ver Post
                                                        Avaliar pela falta dela presentemente, sim, mais que que tirar um Curso de Gestão Financeira.
                                                        Touché.,......

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Originalmente Colocado por BrunoGrilo Ver Post
                                                          Touché.,......

                                                          Já disse. O que move o mundo é o Dinheiro e uma Vagina. Não se olha aos meios para tingir o fim. É aqui entra a Etica.

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Originalmente Colocado por BrunoGrilo Ver Post
                                                            Mas eu preciso que algum professor me ensine a ter conduta ética/moral?

                                                            Mas eu no meu post refería-me aos miúdos do secundário que ao chegar ao 9º ano (não sei se ainda é assim) no meu tempo escolhiam as Humanidades porque os agrupamentos de Ciências ou de Economia tinham Matemática....
                                                            No secundário só os cursos de Línguas e Humanidades ou de Artes visuais é que não têm Matemática. Ainda assim, o curso de Humanidades tem Matemática Aplicada às Ciências Sociais e o curso de Artes Visuais tem Matemática B


                                                            Os cursos de Ciências e Tecnologia e de Ciências Socioeconómicas (onde se inclui a sociologia) têm Matemática A como disciplina obrigatória até ao 12º ano.

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Originalmente Colocado por pjota Ver Post
                                                              Não sei onde foram buscar a ideia de que a licenciatura em sociologia não tem Matemática. Provavelmente não se chamará Matemática tout court mas metodolologias de análise quantitativa, métodos e técnicas ou qualquer coisa do género mas que tem, lá isso tem. ISCTE-IUL.

                                                              Aliás, pode-se até dizer que tem tanta matemática como os cursos de Economia e de Gestão.
                                                              Nem de perto nem de longe! Tem estatística descritiva e estatística indutiva, mas pouco profunda. Duvido que haja um Sociólogo que saia do curso a saber uma regressão linear, aplicar testes, e a saber o que significa aquilo que fez. No curso de Economia, a cadeira de Econometria sozinha exige mais matemática que as cadeiras todas de métodos quantitativos da Sociologia.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X