Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Sociologia tem pouca empregabilidade?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #91
    Originalmente Colocado por TheEmpress Ver Post
    Escolher um curso pela sua empregabilidade é no minimo, redutor...



    Não diria redutor, antes realista.

    Comentário


      #92
      Originalmente Colocado por pjota Ver Post
      A sociologia das organizações tem um papel preponderante na organização do ciclo produtivo, Sociologia das Organizações e do Trabalho

      Não deve ser por acaso que o ISCTE, Instituto Superior das Ciências do Trabalho e da Empresa, é uma das melhores escolas de sociologia do país...
      Puxar a brasa à minha sardinha, ainda que o meu prato seja o do lado
      Centro de Estudos Sociais

      Comentário


        #93
        Pessoal, não enganem o coitado! A empregabilidade da sociologia é nula, excepto a Marisa Matias, o resto é coitados nas filas de desemprego.

        Não se podem é confundir coisas: Ser sociavel é um soft skill necessário em todas as profissões, mas muito mais em algumas: Vendedor, Bancário, etc.

        Quanto à matemática da sociologia, aquilo é para rir! É mesmo matemática light. Não é culpa deles, é culpa de no 10º ano existir a opção educacional neste país de se ficar sem matemática. Portanto muito jovem já no 6º ano, assume nega a matemática, chega ao 9º da mesma maneira e no 10º ilusóriamente vê-se livre dela. Depois o mercado de trabalho é implacavel - quem não acrescenta valor nas organizações não tem lugar nelas.

        Comentário


          #94
          Originalmente Colocado por ThunderbyDawn Ver Post

          Não se podem é confundir coisas: Ser sociavel é um soft skill necessário em todas as profissões, mas muito mais em algumas: Vendedor, Bancário, etc.
          Por falar em confundir: o que é que "ser sociável" tem a ver com sociologia???

          Comentário


            #95
            Originalmente Colocado por ThunderbyDawn Ver Post
            soft skill
            Miguel Gonçalves és tu?

            Comentário


              #96
              Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
              Por falar em confundir: o que é que "ser sociável" tem a ver com sociologia???


              É exactamente essa a confusão que muita gente faz quando está no 12º: Estudar sociologia ou ser uma pessoa sociavel são conceitos completamente diferentes. Idem para gostar de ouvir os amigos versus ser psicologo, etc etc etc ...

              Comentário


                #97
                A discussão está a ser tão redutora

                Três nomes:
                Descartes
                Leibniz
                Pascal

                Sâo apenas 3 exemplos da ligação entre filosofia, matemática e outras. Não faltam exemplos com este tipo de ligação durante a história.
                As coisas são complementares.

                Sinceramente, sinto que o discurso sobre a matemática é apoiado num pensamento pobre sobre o que deveria ser um sistema de ensino.

                Comentário


                  #98
                  Não sei o que tenho perdido, mas ver este pessoal a falar de Filosofia tão apaixonadamente, só me dá mais gosto de vir cá mais vezes.

                  Comentário


                    #99
                    Originalmente Colocado por nunomplopes Ver Post
                    Não sei o que tenho perdido, mas ver este pessoal a falar de Filosofia tão apaixonadamente, só me dá mais gosto de vir cá mais vezes.
                    Brincas, mas faz falta muito "contraditório" neste fórum.

                    Eu que nem sou de esquerda, às vezes sinto-me quase um sindicalista aqui

                    Comentário


                      Nem de propósito. Tive agora a reunião de pais no liceu do meu filho mais novo e qual a disciplina com mais negas na área de Ciências e Tecnologias? Foi o Português!

                      Numa turma com cerca de 30 alunos houve 8 negativas a português contra 6 a matemática (media de 13,6 valores).

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por ThunderbyDawn Ver Post
                        É exactamente essa a confusão que muita gente faz quando está no 12º: Estudar sociologia ou ser uma pessoa sociavel são conceitos completamente diferentes. Idem para gostar de ouvir os amigos versus ser psicologo, etc etc etc ...
                        Para além do que implica, por exemplo, fazer investigação em sociologia... ler, ler, ler, ler, pesquisar, pude usar qualquer coisa da sua própria cabeça, ler, ler, ler... fazer uns questionários ou uns testes e voltar ao principio...

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                          Nem de propósito. Tive agora a reunião de pais no liceu do meu filho mais novo e qual a disciplina com mais negas na área de Ciências e Tecnologias? Foi o Português!

                          Numa turma com cerca de 30 alunos houve 8 negativas a português contra 6 a matemática (media de 13,6 valores).
                          Bem... pelo menos parece-me consistente. Estão os alunos certos na área certa.

                          Comentário


                            Uma vez que estamos em maré de citações de autores deixo aqui uma recomendação de leitura de um livro já antigo do Boaventura Sousa Santos que versa sobre esta questão. É um livrinho pequenino que, apesar de denso, se lê muito bem.



                            No capítulo dos livros pequeninos, se bem que fundamentais, há outro que considero de leitura obrigatória nos dias que correm

                            Editado pela última vez por pjota; 14 January 2015, 13:16.

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                              Nem de propósito. Tive agora a reunião de pais no liceu do meu filho mais novo e qual a disciplina com mais negas na área de Ciências e Tecnologias? Foi o Português!

                              Numa turma com cerca de 30 alunos houve 8 negativas a português contra 6 a matemática (media de 13,6 valores).
                              Podes verificar aqui se as notas dessa escola estão na média e em que medida se têm aproximado ou afastado das notas dos exames.

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por pjota Ver Post
                                Podes verificar aqui se as notas dessa escola estão na média e em que medida se têm aproximado ou afastado das notas dos exames.
                                Em "As notas internas atribuídas pela escola aos seus alunos estão alinhadas com as notas internas atribuídas pelas outras escolas do país a alunos com resultados semelhantes nos exames?" Diz que as notas interna estiveram alinhadas em 2010 e desalinhada para baixo em 2009, 2011, 2012 e 2013.

                                Em "Indicador da progressão dos resultados dos alunos da escola entre os exames do 9º ano e do 12º ano, quando comparados com os outros alunos do país" diz que a Português os alunos têm uma progressão inferior à média nacional e que a matemática é superior.

                                Em "Indicador dos resultados em contexto: como se comparam os resultados dos alunos da escola, no 12.º ano, com os resultados dos alunos de escolas em contextos semelhantes" diz que no biénio 2011-2012 os resultados estão na média nacional em Português, Matemática e Conclusão do ano.

                                Não me parece mal... Cá para mim a conclusão a tirar é evidente, os alunos daquela turma (incluindo o meu filho) são genericamente muito nabos a Português.

                                Comentário


                                  Portugues no 10, 11 e 12 devia-se chamar "literatura portuguesa".

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                                    Portugues no 10, 11 e 12 devia-se chamar "literatura portuguesa".
                                    Concordo. Até iria mais longe, acho altamente questionável a utilidade e o sentido do conteúdo leccionado nessa disciplina, nomeadamente num curso como o de Ciências e Tecnologias. Para além de que o conteúdo, para além de inútil, é aborrecido e desmotivante, o que talvez explique as más notas a uma das disciplinas que está muito longe de entrar nas mais difíceis do curso.

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por Marverick Ver Post
                                      Concordo. Até iria mais longe, acho altamente questionável a utilidade e o sentido do conteúdo leccionado nessa disciplina, nomeadamente num curso como o de Ciências e Tecnologias. Para além de que o conteúdo, para além de inútil, é aborrecido e desmotivante, o que talvez explique as más notas a uma das disciplinas que está muito longe de entrar nas mais difíceis do curso.
                                      Eu acho que faz todo o sentido.

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                                        Eu acho que faz todo o sentido.
                                        Consegues explicar?

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por Marverick Ver Post
                                          Concordo. Até iria mais longe, acho altamente questionável a utilidade e o sentido do conteúdo leccionado nessa disciplina, nomeadamente num curso como o de Ciências e Tecnologias. Para além de que o conteúdo, para além de inútil, é aborrecido e desmotivante, o que talvez explique as más notas a uma das disciplinas que está muito longe de entrar nas mais difíceis do curso.
                                          E que currículo de Português alternativo proporias?

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por Axxantis Ver Post
                                            E que currículo de Português alternativo proporias?
                                            Ao que vou vendo, focar mais nas diferenças entre "f*deste" e "f*des-te"

                                            Comentário


                                              Eu suponho que existiu aqui um lapso de comunicação quando alguém se referiu à disciplina enquanto "literatura" e outro user aproveitou para reforçar que esse seria o melhor curriculo.

                                              Ou percebi mal...?

                                              Na minha opinião, reforçar as capacidades interpretativas da denotação/conotação é tão importante como a matemática. E suponho que "ginastiquem" o cérebro de igual forma.

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
                                                Ao que vou vendo, focar mais nas diferenças entre "f*deste" e "f*des-te"

                                                Isso é quase diário.

                                                Distinguir "teve" e "esteve". Na oralidade perdoa-se. Num jornal, não. E o corrector não dá conta desse recado.

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
                                                  Eu suponho que existiu aqui um lapso de comunicação quando alguém se referiu à disciplina enquanto "literatura" e outro user aproveitou para reforçar que esse seria o melhor curriculo.

                                                  Ou percebi mal...?

                                                  Na minha opinião, reforçar as capacidades interpretativas da denotação/conotação é tão importante como a matemática. E suponho que "ginastiquem" o cérebro de igual forma.
                                                  Concordo, mas para tal "ginástica" e reforço de capacidades interpretativas da denotação/conotação julgo não ser necessário "gramar a pastilha" com todo o livro... No meu tempo, não li nenhum dos "obrigatórios" e estudava pelos resumos Europa/América. Terei menos capacidades interpretativas da denotação/conotação por isso?

                                                  Enquanto os conteúdos não forem apelativos, as notas continuarão nos níveis actuais, seja a Português, Matemática, Geografia, História ou Literatura Checoslovaca do Século XVII...

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por Axxantis Ver Post
                                                    E que currículo de Português alternativo proporias?

                                                    Isto é só uma opinião pessoal: É mais importante os alunos de humanas aprenderem contas básicas de matemática do que os alunos de Ciências "gramarem" com Cesário Verde, Almeida Garrett, Soeiro Pereira Gomes, Alexandre Herculano etc etc etc. Quem quer ler, tira um livro da prateleira ... dúvido é que escolha "Viagens na Minha Terra", só mesmo por imposição...

                                                    Portanto, para resolver o problema do número inaudito de licenciados em letras o ministério empurra para os alunos de veia cientifica a literatura portuguesa em doses de cinco horas por semana ... e estes 20, 30, 40 anos depois nunca ao longo do percurso profissional precisaram de citar "os maias" para assinar os projectos... nem foi a leitura desses ditos "clássicos" que os ensinou a escrever.

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por Marverick Ver Post
                                                      Consegues explicar?
                                                      Com certeza. O português é a nossa língua oficial e, como tal, deve ser promovido o seu ensino, mesmo para aqueles em ciências. Se mesmo assim é o que é, com alunos universitários que não sabem escrever sem erros, imagino se fosse retirada do currículo.

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por ThunderbyDawn Ver Post
                                                        Isto é só uma opinião pessoal: É mais importante os alunos de humanas aprenderem contas básicas de matemática do que os alunos de Ciências "gramarem" com Cesário Verde, Almeida Garrett, Soeiro Pereira Gomes, Alexandre Herculano etc etc etc. Quem quer ler, tira um livro da prateleira ... dúvido é que escolha "Viagens na Minha Terra", só mesmo por imposição...

                                                        Portanto, para resolver o problema do número inaudito de licenciados em letras o ministério empurra para os alunos de veia cientifica a literatura portuguesa em doses de cinco horas por semana ... e estes 20, 30, 40 anos depois nunca ao longo do percurso profissional precisaram de citar "os maias" para assinar os projectos... nem foi a leitura desses ditos "clássicos" que os ensinou a escrever.
                                                        OK, mas o que achas que devia ser dado na cadeira de português na via de ciências? Ou achas que a cadeira é simplesmente dispensável?

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por Axxantis Ver Post
                                                          OK, mas o que achas que devia ser dado na cadeira de português na via de ciências? Ou achas que a cadeira é simplesmente dispensável?
                                                          Ele já respondeu a isso.

                                                          Originalmente Colocado por ThunderbyDawn Ver Post
                                                          Isto é só uma opinião pessoal: É mais importante os alunos de humanas aprenderem contas básicas de matemática do que os alunos de Ciências "gramarem" com Cesário Verde, Almeida Garrett, Soeiro Pereira Gomes, Alexandre Herculano etc etc etc. Quem quer ler, tira um livro da prateleira ... dúvido é que escolha "Viagens na Minha Terra", só mesmo por imposição...

                                                          Portanto, para resolver o problema do número inaudito de licenciados em letras o ministério empurra para os alunos de veia cientifica a literatura portuguesa em doses de cinco horas por semana ... e estes 20, 30, 40 anos depois nunca ao longo do percurso profissional precisaram de citar "os maias" para assinar os projectos... nem foi a leitura desses ditos "clássicos" que os ensinou a escrever.


                                                          Continua-se a falar numas disciplinas em detrimento de outras, quando as discplinas são e devem ser complementares.

                                                          Comentário


                                                            Este RandallBof é sociólogo ou matemático?

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                                                              Com certeza. O português é a nossa língua oficial e, como tal, deve ser promovido o seu ensino, mesmo para aqueles em ciências. Se mesmo assim é o que é, com alunos universitários que não sabem escrever sem erros, imagino se fosse retirada do currículo.
                                                              Exacto, estamos plenamente de acordo. O problema aqui é que esse Português (disciplina que se foca no ensino da gramática e na capacidade de interpretação, leitura, etc) acaba no 9º ano. Depois começa uma aberração que apenas dá conteúdos completamente inúteis, principalmente para um aluno de Ciências e Tecnologias...

                                                              Por isso, como me questionaram acima, eu proponho como alternativa a substituição dessa aberração pela continuação do Português que se lecciona até ao 9º ano.

                                                              Um dos problemas do ensino é que às vezes parece que o foco é encher os alunos com carga horária ao invés de prepará-los realmente para a universidade, vida profissional, etc.

                                                              Faz tanto sentido um aluno de ciências e tecnologias levar com 5 horas semanais de literatura que, independentemente da sua relevância, lhe vai ser completamente inútil e por isso nem sequer o motiva como um aluno de letras levar com Matemática A... Um aluno de Científico necessita de Matemática A e de Língua Portuguesa (gramática, interpretação, etc), um aluno de letras necessita de Matemática B (que em alguns cursos vergonhosamente não tem) e de Literatura...
                                                              Editado pela última vez por Marverick; 15 January 2015, 09:28.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X