Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Comprar ou construir casa/vivenda?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por MVA Ver Post
    Mas que custos são esses? A água é grátis, os gastos com energia são marginais, pinturas sou que as faço ocasionalmente.

    A não ser que sejas um daqueles tipos inúteis que não sabem mexer numa chave de fendas e não sabem dar um jeitinho básico ao jardim (ou seja, que sempre que se funde uma lâmpada tens de chamar o electricista e tens de ter um jardineiro em part-time a trabalhar para ti), não percebo que raio de custos são esses.

    No ultimos 7 anos tive duas surpresas inesperadas:

    1) O portão bloqueou e deixou de abrir. Andei duas horas de volta daquilo até descobrir que era um fusivel queimado. Troquei o fusivel e resolvi o problema (gastei 5 euros já a contar com o gasoleo que gastei no percurso casa-drogaria)
    2) Estava-me a pingar água em cima da placa de indução. Subi ao telhado e vi que havia uma fissura na chaminé do exaustor. Impermeabilizei com tela asfáltica e cobri com barramento. Gastei uns 20 euros ao todo.

    Mal estava eu se na primeira situação tivesse de chamar um electricista e na segunda tivesse de chamar um trolha. Homem que é homem tem de saber desenrascar-se.
    Se tens um terreno grande, terá de o limpar, e tratar por exemplo, ou pagas, ou compras equipamento.
    Uma pá, um corta relva, uma mangueira etc etc. Tudo custos que não tens num apartamento.

    E depois há milhentas coisinhas, iluminação exterior, compras e montas tu, perdes tempo (até é engraçado!) mas gastas gasolina e tens de andar a montar.
    Depois tudo o que fica no exterior estraga-se 10x mais depressa, etc etc.

    Depois falas em pinturas e reparação do telhado, primeiro nem todos têm essa capacidade, e depois gastas tempo e paciência. Tudo custos acrescidos que tb não tens num prédio.
    O portão, um fusivel tb mudo, e se fosse o motor queimado? Quem pagava? Eras tu, só ai iam 6 meses de condomínio.
    Etc etc.

    Como te disse já vivi com as três realidades, apartamento, moradia urbana (pouco terreno), moradia rural (muito terreno), e a manutenção da moradia é muito, mas muito superior.


    A maior despesa que tens num prédio que não tens na moradia é no dia em que é preciso intervencionar no elevador. Isso sim é um custo grande.

    Comentário


      Originalmente Colocado por MVA Ver Post
      Ah, agora por acaso vou ter um gasto extra com a moradia. Tenho um anexo construído nos anos 80 com o telhado em amianto. Vou demolir o anexo. Podia ser eu a fazer a demolição sem problemas, mas como aquilo tem amianto não me meto nisso e vou contratar um tipo para fazer o trabalho. É a primeira vez em 7 anos que habito esta casa que vou ter de chamar alguém para fazer um trabalho na envolvente da moradia.
      O facto de "meteres mãos à obra" torna-te diferente da generalidade. Mas chega a ser invulgar que em 7 anos não te tenha avariado a bomba do furo, não tenhas pintado nada, reparar o telhado, etc.

      Comentário


        Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
        A maior despesa que tens num prédio que não tens na moradia é no dia em que é preciso intervencionar no elevador. Isso sim é um custo grande.
        Até isso depende... Algumas moradias têm elevador e se assim for sai mais caro que no apartamento. Na moradia tudo é mais caro.

        Comentário


          Originalmente Colocado por v7 Ver Post
          O facto de "meteres mãos à obra" torna-te diferente da generalidade. Mas chega a ser invulgar que em 7 anos não te tenha avariado a bomba do furo, não tenhas pintado nada, reparar o telhado, etc.
          Pintei a casa em 2007 juntamente com o meu pai. Comprámos a tinta e "mãos-à-obra".
          Trocamos também alguns barrotes/vigas do telhado em 2005. Comprámos os barrotes, levantámos as telhas e montámos tudo nós próprios.

          A bomba do furo é a mesma à 30 anos. Nunca avariou.

          A limpeza do terreno é feita por um vizinho nosso com um tractor com atrelados próprios, duas vezes por ano. Leva-me 45€ de cada vez que lá vai.

          Não digo que uma moradia não possa ter despesas avultadas. Mas eu sempre gastei muito mais de condomínio do que gasto na moradia.

          Comentário


            Lá está, cada caso é um caso e se todos gostássemos do mesmo isto era uma monotonia. Eu prefiro apartamentos porque valorizo mais o seu lado prático.

            Comentário


              Originalmente Colocado por MVA Ver Post
              Placa de pladur tipo extra-duro de cada lado, com um perfil em aluminio a unir as placas de pladur e lã de rocha no interior (para atenuação acústica). Assim de repente atiro para os 25€/m2 já com barramento e pintura.
              Só material, ou inclui mão-de-obra?
              Se forem 100 m2 de paredes, dá 2500, o que parece barato.
              E tecto falso, o valor é semelhante?

              Comentário


                E... Continuando entretido no meu monólogo...

                Moradias? São uma praga, é o que é!

                Comentário


                  Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                  Lá está, cada caso é um caso e se todos gostássemos do mesmo isto era uma monotonia. Eu prefiro apartamentos porque valorizo mais o seu lado prático.
                  Já eu prefiro moradias pelo mesmo motivo que tu gostas de apartamentos!
                  Ainda nesta terça-feira cheguei de viagem e tinha 5 máquinas de roupa a secar.
                  valorizo ter um jardim só para a minha família, sem ter que dividir com ninguém, poder ser eu a lavar o carro sem ninguém me chatear, etc.
                  isto é válido porque tenho quem me corte os 400m2 de relva sem nenhum custo.

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                    O facto de "meteres mãos à obra" torna-te diferente da generalidade. Mas chega a ser invulgar que em 7 anos não te tenha avariado a bomba do furo, não tenhas pintado nada, reparar o telhado, etc.
                    A casa dos pais da minha mulher nunca foi pintada e tem quase 15 anos! Só agora é que precisa de uma pintura (apesar de ainda estar em estado razoável). A casa que eu recontruí tinha um telhado com 30 anos e só precisava de uma limpeza.
                    A minha bomba do poço tem seguramente mais de 10 anos e não avaria ( e eu que queria colocar uma mais potente para poder ampliar o sistema de rega).
                    não sei que casas é que vocês conhecem, mas uma casa com 7 anos é praticamente nova!

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
                      Só material, ou inclui mão-de-obra?
                      Se forem 100 m2 de paredes, dá 2500, o que parece barato.
                      E tecto falso, o valor é semelhante?
                      O valor do teto falso é mais barato. Anda à volta dos 18€/m2, incluindo o isolamento com lã mineral.
                      os preços variam de zona para zona, mas nunca fogem muito destes valores.

                      Comentário


                        Tb prefiro moradia, tenho uma na encarnação Lisboa.
                        Acho que se tem muita despesa mas num prédio tb... o meu irmão p.e. teve este ano 1600€ de elevadores.Mas pronto, a mim ninguém diz nada do barulho, se posso ou não ter cães e gatos ou se posso ou não fazer alguma coisa...

                        Há gostos para tudo!

                        Comentário


                          Enquanto o material é novo, é uma coisa. Com o passar dos anos os custos sobem muito numa moradia.

                          Depois também há a proximidade do mar ou mesmo a húmidada da zona. No meu caso embora não seja logo ali estou a parcos kms, o que leva a que pinturas de gradiamentos e mesmo da casa/garagens etc seja muito mais frequente.

                          Se for de 1º andar, convem ter andaimes...

                          Há sempre que fazer!

                          Há dias que até penso em mudar para algo diferente, menos periférico e com menos chatisses. Mas depois passo uma noite fora e sinto saudades do chilrear dos passaros e dos cães dos vizinhos (ou o meu ) a ladrar pela manhã


                          Cump.

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por rcontra Ver Post
                            Já eu prefiro moradias pelo mesmo motivo que tu gostas de apartamentos!
                            Ainda nesta terça-feira cheguei de viagem e tinha 5 máquinas de roupa a secar.
                            valorizo ter um jardim só para a minha família, sem ter que dividir com ninguém, poder ser eu a lavar o carro sem ninguém me chatear, etc.
                            isto é válido porque tenho quem me corte os 400m2 de relva sem nenhum custo.
                            Lavar roupa é fácil. No apartamento de Lisboa a secadora está desde sempre por cima da maquina de lavar roupa, portanto é só retirar da de baixo para a de cima para secares as maquinas de roupa que bem entenderes, é tipo linha de montagem.

                            No resto subscrevo, mas esse conforto dá demasiado trabalho para que eu o aprecie.

                            Eu cresci numa moradia, nunca achei muita piada e quando sai de casa dos pais foi por um apartamento de vistas desafogadas bem no centro da cidade que optei.

                            Originalmente Colocado por ritazza Ver Post
                            Tb prefiro moradia, tenho uma na encarnação Lisboa.
                            Acho que se tem muita despesa mas num prédio tb... o meu irmão p.e. teve este ano 1600€ de elevadores.Mas pronto, a mim ninguém diz nada do barulho, se posso ou não ter cães e gatos ou se posso ou não fazer alguma coisa...

                            Há gostos para tudo!
                            Se for geminada, como muitas nessa zona são, ouve-se com facilidade o barulho da casa ao lado.

                            Comentário


                              Aliás, a propósito de moradia na encarnação, até a valorização para venda entre moradias e apartamentos é muito idêntica. Ainda este mês vendi uma moradia geminada (das maiorzitas) em Alvalade e um apartamento de 300M2 perto das Amoreiras praticamente ao mesmo preço, o apartamento foi no entanto um tudo nada mais valorizado.

                              Aparentemente o marcado valoriza da mesma forma moradia e apartamento...

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                                Lavar roupa é fácil. No apartamento de Lisboa a secadora está desde sempre por cima da maquina de lavar roupa, portanto é só retirar da de baixo para a de cima para secares as maquinas de roupa que bem entenderes, é tipo linha de montagem.

                                No resto subscrevo, mas esse conforto dá demasiado trabalho para que eu o aprecie.

                                Eu cresci numa moradia, nunca achei muita piada e quando sai de casa dos pais foi por um apartamento de vistas desafogadas bem no centro da cidade que optei.

                                Se for geminada, como muitas nessa zona são, ouve-se com facilidade o barulho da casa ao lado.
                                Eu também tenho a máquina de secar por cima da de lavar.
                                A diferença é que nunca a liguei para secar roupa!
                                agora com a chuva nem trabalho de cortar a relva, ou lavar o exterior tenho.
                                no verão, dá mais trabalho ( para o meu pai)

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                                  Aliás, a propósito de moradia na encarnação, até a valorização para venda entre moradias e apartamentos é muito idêntica. Ainda este mês vendi uma moradia geminada (das maiorzitas) em Alvalade e um apartamento de 300M2 perto das Amoreiras praticamente ao mesmo preço, o apartamento foi no entanto um tudo nada mais valorizado.

                                  Aparentemente o marcado valoriza da mesma forma moradia e apartamento...
                                  Isso não é verdade. Falaste de Alvalade. Lá uma moradia de X m2 custa 1 milhão e um apartamento com os mesmos X m2 e mesma qualidade de cosntrução/acabamentos custa 300/400 mil euros.

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por MVA Ver Post
                                    Isso não é verdade. Falaste de Alvalade. Lá uma moradia de X m2 custa 1 milhão e um apartamento com os mesmos X m2 e mesma qualidade de cosntrução/acabamentos custa 300/400 mil euros.
                                    Não sei quantas moradias e/ou apartamentos vendeste/compraste nessas zonas. Podes até ter vendido mais que eu que só vendi esses dois, mas daí a chamares-me mentiroso...

                                    Já agora... A moradia era de 59, o apartamento de 72. O apartamento estava há mais tempo sem remodelações.

                                    Comentário


                                      Uma moradia tem custos de manutenção/usufruto indiscutivelmente mais altos que um apartamento do mesmo segmento.

                                      Esses custos acrescidos têm a vantagem de não termos que aturar os vizinhos e os condomínios.

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por Tux Ver Post
                                        ...
                                        Vou construir uma casa de dois pisos, mas só o de cima é habitável, o de baixo é garagem e lavandaria. ....
                                        Não te esqueças que vamos para velhos...e nessas idades as escadas não dão mesmo geito nenhum....

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por petrus Ver Post
                                          Estes valores parecem bastante realistas, infelizmente!

                                          Talvez dê para tirar alguma coisa aqui e acolá (por exemplo nas licenças camarárias ou no capotto), mas também costumam sempre aparecer algumas despesas inesperadas!!!
                                          Falta o preço a pagar pelo trabalho de arquitetura.....

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por Sansoni7 Ver Post
                                            Não te esqueças que vamos para velhos...e nessas idades as escadas não dão mesmo geito nenhum....
                                            É uma chatice... O que eu passei com os meus avós e depois com os meus pais...

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por MVA Ver Post
                                              A nívelar por baixo (materiais gama baixa, AC em vez de piso radiante, vidro duplo em vez de triplo, etc.)

                                              Licenças na câmara municipal e taxas & taxinhas: 5000€
                                              Honorários dos arquitectos e projectos de especialidade: 5000€
                                              Capotto: 8000€
                                              Paineis solares: 3000€
                                              Telhado: 25000€
                                              Janelas: 8000€
                                              Aquecimento: 8000€
                                              Cozinha: 8000€
                                              Muros, vedações e portões: 10000€

                                              80 mil euros já foram à vida. Falta os trabalhos de topografia, escavações, colocação de pilares, sapatas, desvão sanitário, etc. Faltam ainda os materiais todos (sanitários, torneiras, pavimentos, portas, roupeiros, canos, telecomunicações, tinta, estuque, sistema elétrico etc.) e mão-de-obra (engenheiro, fiscal, trolhas, pintores, eletricistas, carpinteiros, serralheiros, picheleiros, etc.). Tens 50 mil euros para isto tudo que falta (trabalhos, materiais e mão-de-obra)

                                              Nunca na vida fazes isso tudo que falta por 50 mil euros. Nunca na vida tens uma moradia por 130 mil euros, terreno incluído, mesmo utilizando materiais de gama média-baixa. Desce à terra.

                                              A não ser que a casa tenha 80m2 e seja só piso térreo.

                                              Moradia nova de 2 pisos, aponta para 170 mil euros (estou a nívelar por baixo).
                                              Se calhar em melhor começar a ler tudo e perceber, ou pensar antes de escrever.

                                              Comentário


                                                Despesas com uma moradia inferiores 60€ por mês ? Não digo que não... mas para mim é um valor completamente impossível.

                                                Recaiu sobre mim desde há uns anos a gestão da nossa velhinha casa de família.

                                                Falamos numa terreno de 2400 metros + uma casa que deve andar pelos 500m (3 andares) + anexos com fartura (casa da lenha, casa de apoio ao jardim, casa do forno, casa onde as empregadas da minha trisavó tratavam da roupa, etc), embora, felizmente, estejam bem integrados e construídos à imagem da habitação original.

                                                Desde então:
                                                - Já teve 2 obras profundas, nas quais foram gastos várias centenas de milhares de euros para a por "moderna e impermeável", e contamos começar com a terceira fase para o ano.
                                                - Se quiser ser picuinhas, tenho de a pintar parcialmente de 3 em 3 anos, pois um dos alçados dá para a estrada.
                                                - Mesmo com painéis solares térmicos + bomba de calor, gasto o dobro dos €s em aquecimento quando comparado com o preço/m2 que gasto no meu apartamento.
                                                - Todas a semanas tenho um senhor a ir lá um dia inteiro para tratar do jardim (só em relva são quase 1000m2), flores, árvores, piscina, etc.
                                                - No verão a água do furo não chega e tenho de recorrer à da rede. Já nem falo quando tive de esvaziar e voltar a encher a piscina para fazer a manutenção e limpeza das telas.
                                                - O automatismo do portão também já avariou umas 2x.

                                                Depois ainda existem os outros custos como o IMI, produtos da piscina, etc.

                                                Portanto, tudo somado, preço por m2, mesmo descontando as obras para por a coisa em pé de igualdade, a brincadeira não fica mais barata que 4 a 5x o que gasto no meu apartamento.
                                                Editado pela última vez por DocJRA; 20 February 2015, 14:45.

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por MVA Ver Post
                                                  Muito trabalho dá a lenha. Pellets é pacifico.

                                                  Bomba de calor eléctrica
                                                  Prós: carregas num botão em Novembro e só voltas a mexer naquilo em Março. Tens a opção de água a alta temperatura (radiadores) ou baixa temperatura (piso radiante)
                                                  Contras: o preço da eletricidade deve aumentar à vontade 3% ao ano durante os próximos 5 anos e o preço de uma bomba destas é quase o dobro da caldeira a pellets

                                                  Recuperador/Salamandra/Caldeira a pellets
                                                  Prós: é o sistema mais económico que existe. Os pellets são relativamente baratos, o seu preço tem-se mantido constante ao longo da ultima década e o preço da caldeira não é demasiado puxado
                                                  Contras: tens de carregar com os pellets, encher a caldeira uma vez por dia e limpar a caldeira 1x por semana. Dá para baixa temperatura mas é dificil regular a temperatura da água abaixo dos 50ºC, pelo que é ideal para alta temperatura.

                                                  Recuperador/Salamandra/Caldeira a lenha
                                                  Prós: a caldeira a lenha é mais barata que a caldeira a pellets.
                                                  Contras: A lenha não é muito cara, mas estas caldeiras consomem mais do que as caldeiras a pellets e também tens de carregar com a lenha que é mais pesada que os pellets, tem formatos irregulares, suja as mãos e está cheia de farpas. Tens encher a caldeira uma a duas vezes por dia e limpar a caldeira 1x a 2x por semana (a lenha suja bem mais que os pellets). Dá para baixa temperatura mas é dificil regular a temperatura da água abaixo dos 50ºC, pelo que é ideal para alta temperatura.

                                                  Na minha opinião:

                                                  Precisas de arrefecimento no verão? Se sim, mete AC e não se fala mais nisso.
                                                  Se não precisares de arrefecer a casa no verão, vais colocar piso radiante hidráulico? Se sim, mete bomba de calor eléctrica. Se vais optar por radiadores mete recuperador/salamandra/caldeira a pellets.
                                                  Não vou colocar arrefecimento no verão. A questão é que de área útil para aquecimento vão ser uns 150m2 daqui a uns meses qd for para lá e uns 200m2 daqui a uns anos qd tiver filhos...
                                                  - Piso radiante não vou colocar por 3 motivos: 1) é mais caro; 2) se avaria ainda tenho de levantar o soalho e 3) há estudos k dizem k faz mal á saúde.
                                                  - Pellets os meus sogros e pais têm e aquilo ou está entupido ou avaria volta e meia. Sei que é o mais económico.

                                                  Solução provável? Devo colocar ou radiador ou ventiloconvectores, alimentados por uma bomba de calor. Como eu e a Maria chegamos sempre tarde a casa, não iríamos ter tempo para tomar "conta" dos pellets... Tens ideia, em condições iguais, por mês quanto me ficaria mais caro utilizar uma bomba de calor em detrimento de pellets? Falo para aquecer 150m2 umas 8h por dia.

                                                  Qual destas 2 achas a melhor? e já agora, se concordas com o que eu descrevi... baseado no que li e por experiências de amigos e familiares.

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por zzcreative Ver Post
                                                    Não vou colocar arrefecimento no verão. A questão é que de área útil para aquecimento vão ser uns 150m2 daqui a uns meses qd for para lá e uns 200m2 daqui a uns anos qd tiver filhos...
                                                    - Piso radiante não vou colocar por 3 motivos: 1) é mais caro; 2) se avaria ainda tenho de levantar o soalho e 3) há estudos k dizem k faz mal á saúde.
                                                    - Pellets os meus sogros e pais têm e aquilo ou está entupido ou avaria volta e meia. Sei que é o mais económico.

                                                    Solução provável? Devo colocar ou radiador ou ventiloconvectores, alimentados por uma bomba de calor. Como eu e a Maria chegamos sempre tarde a casa, não iríamos ter tempo para tomar "conta" dos pellets... Tens ideia, em condições iguais, por mês quanto me ficaria mais caro utilizar uma bomba de calor em detrimento de pellets? Falo para aquecer 150m2 umas 8h por dia.

                                                    Qual destas 2 achas a melhor? e já agora, se concordas com o que eu descrevi... baseado no que li e por experiências de amigos e familiares.
                                                    Para 150m2, Uma bomba de calor de alta temperatura para radiadores custa 8 a 9 mil euros (só a bomba)
                                                    A caldeira a lenha/pellets custa 3 mil euros.

                                                    Gastos mensais a bomba é ligeiramente mais cara que os pellets, mas a diferença é pouca.

                                                    Comentário


                                                      Imgur

                                                      Já começou a construção

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por DocJRA Ver Post
                                                        Já teve 2 obras profundas, nas quais foram gastos várias centenas de milhares de euros para a por "moderna e impermeável"
                                                        várias ? falamos de 600 ou 700 mil euros creio que te enganaste

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                                          várias ? falamos de 600 ou 700 mil euros creio que te enganaste
                                                          Não é difícil atingir essas quantias.

                                                          Na família temos uma com 3 pisos também (séc XIX), com uma área de implantação de ~300 m2, e o orçamento só para o telhado rondava os 100k€ (tem sótão aproveitado).

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                                                            Não é difícil atingir essas quantias.

                                                            Na família temos uma com 3 pisos também (séc XIX), com uma área de implantação de ~300 m2, e o orçamento só para o telhado rondava os 100k€ (tem sótão aproveitado).
                                                            A maioria das pessoas pensa que com esse valor (100k€) constrói uma vivenda nova de raíz (assumindo que já têm o terreno). Escangalho-me a rir

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                                              várias ? falamos de 600 ou 700 mil euros creio que te enganaste
                                                              Eu estou a remodelar uma moradia com 200m2 só com 1 piso. Vou gastar 120 mil euros só com a remodelação.
                                                              O user Tux nuns posts aí para trás diz que vai construir uma moradia nova de raíz com dois pisos por 130 mil euros. Acho que as pessoas não têm bem a noção...

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X