Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Topicos de Salarios Muito mas Mesmo muito Otimistas

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por 330i Ver Post
    Sorri, mas é assim mesmo como eu disse antes, devias ter-te informado porque estas coisas devem ser discutidas com conhecimento, e não porque achamos que!.

    Até á entrada em vigor do RU (relatório unico) as empresas tinham que afixar os quadros de pessoal em lugar acessivel e disponivel para consulta, era uma folha A3, com o nome, habilitação literária, função interna, data de admissão e salário base de cada colaborador e corpos gerentes.

    Com a entrada em vigor do RU, a obrigatoriedade mantem-se e entre as dezenas de folhas do RU, existe uma A4 (mais pequena agora e mais discreta) com a mesma informação e a mesma condição anterior.

    Agora se me disseres que há empresas que não a disponibilizam, isso é outra coisa. Na minha enpresa ela continua a ser afixada anualmente.
    A minha antiga chefe dizia que essa informação não podia estar disponível porque ao ar estragava-se.

    Comentário


      Originalmente Colocado por krendam Ver Post
      Por exemplo, em Portugal, acho que um professor universitario ganha bastante mal.

      4-5mil euros no topo da carreira. Supervisionar projectos e pessoas que vao para a industria (investigação) e que vão gerar milhares senão milhões de euros em retorno para essas mesma industrias.

      lol...

      Comentário


        Originalmente Colocado por Bimmer Ver Post
        Por aqui todos os salários (seja da FP ou do privado) são públicos. Todos os anos é publicada online a lista do rendimento anual de todos os contribuintes do país.

        Se eu quiser saber quanto ganharam o CEO da minha empresa ou meus colegas de trabalho no ano passado posso ir ver... mas por outro lado eles também irão saber que eu fui consultar esses dados!

        Por cá tambem deviam ser.

        O problema é que por um lado as boas práticas de gestão nesta terra não são muito condizentes com partilha e transparência, e por outro a mesquinhês e inveja bem visivel neste tópico entre hard skills e soft skills, leva os responsáveis da GERH nas empresas, a não partilhar a informação.

        Fixa este resultado de um estudo de uma grande consultora sobre "comitment" em Portugal.
        66% afirmou:
        - O seu chefe não tinha as competencias nucleares para a função.
        - A empresa não os remunerava de acordo com a qualidade do seu desempenho.
        - E a sua performance estava entre os melhores das empresa.
        Editado pela última vez por 330i; 09 March 2015, 14:43.

        Comentário


          Originalmente Colocado por pmvs1981 Ver Post
          Onde trabalho nunca vi nenhuma folha e sinceramente fiquei surpreendido ao ler isto aqui hoje. Julgo que na maioria isso não é feito, mas é apenas um palpite.
          E acertaste

          Ainda há tempos discutia essa questão da afixação dos salários nas empresas, e fiquei surpreendido que apenas na "minha" estavam afixados em local visível e de acesso livre aos trabalhadores.
          Os restantes ou não sabiam onde estava, ou sabiam que estava no gabinete do "Zé" (director geral, director RH, Adminitrativo, etc) e que ninguém lá ia por vergonha ou medo...

          Mas em boa verdade, se a falta da folha fosse o único incumprimento das empresas...

          Comentário


            Originalmente Colocado por 330i Ver Post
            Por cá tambem deviam ser.
            É bom em termos de transparência da sociedade e no combate à corrupcão, sem dúvida.

            Por outro lado vai completamente contra o direito à privacidade, que é algo que eu valorizo bastante.
            Uma das formas em que isto poderá ser prejudicial é no caso de uma futura negociacão salarial quando eu quiser dar o salto para outra empresa.

            Como tal, ainda não me decidi sobre este assunto.

            Comentário


              Originalmente Colocado por 330i Ver Post
              Sorri, mas é assim mesmo como eu disse antes, devias ter-te informado porque estas coisas devem ser discutidas com conhecimento, e não porque achamos que!.

              Até á entrada em vigor do RU (relatório unico) as empresas tinham que afixar os quadros de pessoal em lugar acessivel e disponivel para consulta, era uma folha A3, com o nome, habilitação literária, função interna, data de admissão e salário base de cada colaborador e corpos gerentes.

              Com a entrada em vigor do RU, a obrigatoriedade mantem-se e entre as dezenas de folhas do RU, existe uma A4 (mais pequena agora e mais discreta) com a mesma informação e a mesma condição anterior.

              Agora se me disseres que há empresas que não a disponibilizam, isso é outra coisa. Na minha enpresa ela continua a ser afixada anualmente.
              Por incrível que possa parecer, em dezenas de anos de trabalho nunca vi tal coisa.

              edit: Informei-me internamente e é obrigatório sim senhor. Perguntei porque nem nós cumprimos e a resposta foi "Estamos à espera da coima." Adoro este país!

              2º edit: Entretanto estive-me a informar em mais algumas empresas a que estou ligado e tudo o que consegui descobrir foi uma em que numa inspeção do regulador (portanto não uma inspeção de trabalho) foi exigida a afixação do mapa de férias com nome e função de cada funcionário, portanto nada de salário. Incrível...
              Editado pela última vez por Jbranco; 09 March 2015, 14:32.

              Comentário


                Originalmente Colocado por Bimmer Ver Post
                É bom em termos de transparência da sociedade e no combate à corrupcão, sem dúvida.

                Por outro lado vai completamente contra o direito à privacidade, que é algo que eu valorizo bastante.
                Uma das formas em que isto poderá ser prejudicial é no caso de uma futura negociacão salarial quando eu quiser dar o salto para outra empresa.

                Como tal, ainda não me decidi sobre este assunto.
                Por cá penso que a identidade dos vencedores do euro-milhões não é divulgada se os mesmos não quiserem.

                Saber quanto cada pessoa declara devia ser lindo, já estou a imaginar os meliantes a organizarem listas de quem assaltar.

                Comentário


                  Aqui era sempre uma tourada.

                  Olha o manel, foi aumentado. Pois mete tudo no Ku do chefe
                  Olha a maria, ganha mais que a rosa e não faz nada
                  Olha o ordenado do jaquim, grande fdp

                  eram sempre uns bocados animados

                  Comentário


                    E assim passamos a saber que a maria porque é uma "potencial prenhe" ganha menos que o miguel a quem o pior que pode acontecer é contrair uma STD....

                    Comentário


                      Tenho para mim, pela experiencia como empresário e consultor que a maioria das empresas não afixa os quadros, porque não têm prácticas de gestão de RH, assentes em modelos estratégicos de recrutamento, selecção, integração e retenção dos activos humanos. Estes estão relacionados com a cultura organizacional que se pretende para a empresa, e se não há esse objectivo estratégico...

                      As melhores e mais modernas empresas do País praticam-no. De 1988 a 1999, a multinacional onde estava praticava-as. Quando formei a minha empresa trouxe essa cultura, e mantem-se.

                      Nunca tive problemas, quem entra tem que saber préviamente ao que vem.

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por DiogoPinto Ver Post
                        lol...
                        Podes discordar de acordo com os Professores universitarios que conheceste, mas a verdade é que no global, ganham bastante mal para o que fazem, desenvolvem e formam. E o mesmo segue para os ministros. Nem todos estão para fazer como o Alvaro e a mulher que tinham salarios milionarios e foram para Portugal.

                        Comentário


                          Ainda não percebi se estão a favor ou contra a afixação dos salários base.

                          Se não se afixa, não há transparência etc e tal...

                          Se se afixa, vai haver comparações etc e tal...

                          Comentário


                            sou pro afixação.

                            Quanto ao tópico em sí, não entendo bem o que se pretende discutir....

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
                              Ainda não percebi se estão a favor ou contra a afixação dos salários base.

                              Se não se afixa, não há transparência etc e tal...

                              Se se afixa, vai haver comparações etc e tal...
                              Considerando a sociedade mesquinha e invejosa que em geral a Portuguesa é, estou contra. Como me disse uma pessoa responsável pelos RH "É obrigatório mas se cumpríssemos havia de ser bonito!".

                              Se fossemos uma sociedade moderna eu seria a favor.

                              Mas nada disso interessa porque afinal é uma obrigação que praticamente ninguém cumpre porque não convém. Se é obrigação devia ser cumprida e ponto. Mas... Eu sou franco, em tese sou capaz de escrever coisas bonitas, muito politicamente corretas, na prática eu seria incapaz de implementar tal coisa, o potencial de arrelias é enorme.
                              Editado pela última vez por Jbranco; 09 March 2015, 15:00.

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por 330i Ver Post
                                Tenho para mim, pela experiencia como empresário e consultor que a maioria das empresas não afixa os quadros, porque não têm prácticas de gestão de RH, assentes em modelos estratégicos de recrutamento, selecção, integração e retenção dos activos humanos. Estes estão relacionados com a cultura organizacional que se pretende para a empresa, e se não há esse objectivo estratégico...

                                As melhores e mais modernas empresas do País praticam-no. De 1988 a 1999, a multinacional onde estava praticava-as. Quando formei a minha empresa trouxe essa cultura, e mantem-se.

                                Nunca tive problemas, quem entra tem que saber préviamente ao que vem.
                                Olha que trabalho numa multinacional e nunca vi isso nos anos que por aqui "pairo"!...e já vão bastantes

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                                  Considerando a sociedade mesquinha e invejosa que em geral a Portuguesa é, estou contra. Como me disse uma pessoa responsável pelos RH "É obrigatório mas se cumpríssemos havia de ser bonito!".

                                  Se fossemos uma sociedade moderna eu seria a favor.

                                  Mas nada disso interessa porque afinal é uma obrigação que praticamente ninguém cumpre porque não convém. Se é obrigação devia ser cumprida e ponto.
                                  É o pais que temos, do faz de conta e não paguei os impostos porque me esqueci!!!...lol...e nada acontece, mas só para alguns!

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por Reidoasfalto Ver Post
                                    É o pais que temos, do faz de conta e não paguei os impostos porque me esqueci!!!...lol...e nada acontece, mas só para alguns!
                                    Se bem que pagar impostos é uma coisa que só diz respeito ao próprio, ninguém se arrelia porque alguém cumpre todas as suas obrigações fiscais. Pelo contrario divulgar os salários dos outros é algo com um potencial de produzir maçadas enorme, porque mexe com comportamentos alheios. Não sei se me faço entender?

                                    Eu trabalho há 30 anos, sempre trabalhei em grandes empresas (das maiores deste país) e nem uma vez encontrei esses quadros como o que cada um ganha.

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
                                      Ainda não percebi se estão a favor ou contra a afixação dos salários base.

                                      Se não se afixa, não há transparência etc e tal...

                                      Se se afixa, vai haver comparações etc e tal...
                                      Que essa informacão seja conhecida dentro da empresa não vejo problema algum.

                                      Agora, que essa informacão seja pública e ao alcance de qualquer pessoa com internet como acontece aqui... isso já não tenho a certeza.

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por Bimmer Ver Post
                                        Que essa informacão seja conhecida dentro da empresa não vejo problema algum.

                                        Agora, que essa informacão seja pública e ao alcance de qualquer pessoa com internet como acontece aqui... isso já não tenho a certeza.
                                        Em Portugal as empresas apenas têm que a disponibilizar entre portas. Não é pública.

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                                          Se bem que pagar impostos é uma coisa que só diz respeito ao próprio, ninguém se arrelia porque alguém cumpre todas as suas obrigações fiscais. Pelo contrario divulgar os salários dos outros é algo com um potencial de produzir maçadas enorme, porque mexe com comportamentos alheios. Não sei se me faço entender?

                                          Eu trabalho há 30 anos, sempre trabalhei em grandes empresas (das maiores deste país) e nem uma vez encontrei esses quadros como o que cada um ganha.
                                          Por acaso numa píquena empresa que trabalhei anterioremente, tinham fixado os salarios base.
                                          Agora numa muito maior, nunca teve.(há dizem que não são obrigados, e que não existe nenhuma lei que obrigue a isso)
                                          Editado pela última vez por Reidoasfalto; 09 March 2015, 15:17.

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                                            ...............
                                            Eu trabalho há 30 anos, sempre trabalhei em grandes empresas (das maiores deste país) e nem uma vez encontrei esses quadros como o que cada um ganha.
                                            Jbranco, como calculo que saibas pela tua experiencia no mercado, grandes empresas não é sinónimo de "boas practicas", certo?

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                                              Considerando a sociedade mesquinha e invejosa que em geral a Portuguesa é, estou contra. Como me disse uma pessoa responsável pelos RH "É obrigatório mas se cumpríssemos havia de ser bonito!".

                                              Se fossemos uma sociedade moderna eu seria a favor.

                                              Mas nada disso interessa porque afinal é uma obrigação que praticamente ninguém cumpre porque não convém. Se é obrigação devia ser cumprida e ponto. Mas... Eu sou franco, em tese sou capaz de escrever coisas bonitas, muito politicamente corretas, na prática eu seria incapaz de implementar tal coisa, o potencial de arrelias é enorme.
                                              O "havia de ser bonito" leva-me a crer que há algo a "esconder"



                                              Originalmente Colocado por Bimmer Ver Post
                                              Que essa informacão seja conhecida dentro da empresa não vejo problema algum.

                                              Agora, que essa informacão seja pública e ao alcance de qualquer pessoa com internet como acontece aqui... isso já não tenho a certeza.
                                              Estava só a referir dentro da empresa

                                              "Aí" consegues aceder a que informação? Tens só o rendimento bruto, ou o rendimento anual total?

                                              Comentário


                                                Não consigo ter opinião formada sobre o assunto, em palavras correntes:

                                                Por um lado mais racional, digamos, parece-me justa essa divulgação.

                                                Por outro lado, a questão da privacidade é também pertinente. Além do mais, essa questão das soft skills merece também atenção.

                                                Como é que se justifica uma diferença de vencimentos entre pessoas de iguais competências técnicas? Um empresário pode pagar mais X por mês a um dos seus colaboradores por o considerar uma mais-valia, ainda que seja "menos" visível. Aquele gajo que lida da melhor forma com a birra de um cliente, que interrompe as férias para resolver algo, etc...

                                                Já estou a ver a comédia que não seria em muitas empresas...

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por Reidoasfalto Ver Post
                                                  Olha que trabalho numa multinacional e nunca vi isso nos anos que por aqui "pairo"!...e já vão bastantes
                                                  Há multinacionais com boas prácticas e outras com más prácticas. A tua não tem as boas!!!
                                                  Editado pela última vez por 330i; 09 March 2015, 15:23.

                                                  Comentário


                                                    A questão da afixação do salário é o menos, fico chocado com falta de cumprimento e desconhecimento das normas de Medicina e Higiene do Trabalho ou por exemplo com a falta de formação/tempo de formação para os funcionários/colaboradores.

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por Adams Ver Post
                                                      ..................
                                                      Como é que se justifica uma diferença de vencimentos entre pessoas de iguais competências técnicas? Um empresário pode pagar mais X por mês a um dos seus colaboradores por o considerar uma mais-valia, ainda que seja "menos" visível. Aquele gajo que lida da melhor forma com a birra de um cliente, que interrompe as férias para resolver algo, etc...
                                                      ................
                                                      Iguais competencias técnicas, não quer dizer desempenho igual ou igual performance, bem longe disso. Por isso é que se faz avaliação de competências para medir a performance individual.

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por tonyV Ver Post
                                                        A questão da afixação do salário é o menos, fico chocado com falta de cumprimento e desconhecimento das normas de Medicina e Higiene do Trabalho ou por exemplo com a falta de formação/tempo de formação para os funcionários/colaboradores.
                                                        Ui, isso então é mato...

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por tonyV Ver Post
                                                          A questão da afixação do salário é o menos, fico chocado com falta de cumprimento e desconhecimento das normas de Medicina e Higiene do Trabalho ou por exemplo com a falta de formação/tempo de formação para os funcionários/colaboradores.



                                                          Dá para perceber pelos comentários que vamos lendo por aqui que o incumprimento é mato nas respectivas empresas, a começar pelas Big´s!

                                                          Comentário


                                                            Afixar a tabela salarial em determinados sectores vale o que vale, especialmente os que têm categorias profissionais com respectivo salarário tabelado por via de contrato colectivo de trabalho.

                                                            Por exemplo no sector segurador obrigatoriamente cada empregado está categorizado e tem um salário base para a função.

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por 330i Ver Post
                                                              Jbranco, como calculo que saibas pela tua experiencia no mercado, grandes empresas não é sinónimo de "boas practicas", certo?
                                                              Exatamente.

                                                              Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
                                                              O "havia de ser bonito" leva-me a crer que há algo a "esconder"
                                                              O que há a esconder é o óbvio, é o que cada um ganha. Como não é vulgar ocorrer essa divulgação as pessoas sentem como sendo um seu direito a não divulgação do ordenado. É uma questão cultural.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X