Anúncio

Collapse
No announcement yet.

E o aleitamento no Hospital de S. António ?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por nogueiraribeiro Ver Post
    Não vamos desviar as atenções para outros temas, que embora importantes não retiram importância a este.

    É que se bem li, confirmaram-se alguns casos de irregularidades. Mas fora esses, se eu tivesse uma funcionária que amamentasse à dois anos também era capaz de suspeitar, é que é extremamente raro isso acontecer. Não li nenhuma notícia em que "fiscalizassem" senhoras que estivessem a amamentar até a criança ter 1 ano de idade. Mas daí para a frente, pelas razões óbvias, não vejo que mal tem querer tirar a limpo, desde que o método de verificação seja fiável e respeite a pessoa. Quem não deve não teme.
    Irregularidades em baixas, atestados, etc, não são de agora e infelizmente há muitos. Obviamente que têm que ser combatidos, mas há meios legais para tal.

    Amamentar após o 1º ano, apesar de não ser o mais habitual, não é assim tão raro. O que acontece é que também há mulheres que, pelo facto de as mamadas serem bastante espaçadas (p.ex. de manhã e à noite) não sentem necessidade de ter o horário reduzido. E obviamente que a fiscalização até ao 1º ano não é feita... não é necessário atestado, é de lei, para a mãe ou pai. Por isso mesmo se chama licença de aleitamento e não de amamentação (como acontece após o 1º ano do bebé).

    Comentário


      Originalmente Colocado por danger Ver Post
      Não me parece que alguém com diarreia seja diagnostico para baixa médica. É que por essa ordem de ideias eu chego ao médico e digo que tenho um cancro e estou de baixa 3 anos e no final peço a reforma... É preciso comprovar os diagnósticos ou não?
      Claro que é preciso comprovar. Eu teria todo o gosto de ter assistência no wc a comprovarem a maleita. Há diarreias fortes de vários dias.

      Comentário


        Originalmente Colocado por danger Ver Post
        Se um policia de transito me perguntar se bebi álcool e eu disser que não ele dispensa o teste de alcoolemia?

        só tretas... estás a amamentar, prova lá, qual é o problema? depois venham queixar-se da fraca e lenta resposta dos serviços públicos.
        Mas a questão é mesmo essa. Já estive de diarreia e ninguém pediu ***** nenhuma. Que peçam, caramba.

        Comentário


          Originalmente Colocado por sgarcsa Ver Post
          É exatamente isto que a classe política e o "polvo" que nos governa quer..

          Que o povo se preocupe com a raia miuda, enquanto os grandes prevaricadores passa impunes e vão caindo no esquecimento público..

          A raiz do problema são os parcos benefícios em ter filhos neste país. Aos pais, poucos incentivos são dados para ter filhos, logo existe uma baixa de natalidade tremenda e uma inevitável inversão demográfica que vai cada vez piorando os rácios crianças/idosos que rebentar com o nosso sistema social.

          A sustentabilidade a longo prazo de um país passa um crescimento sustentado , mas também sustentado em novas pessoas e não apenas nas que já existem que vão ficando cada vez mais velhas, mais dependentes e a precisar de mais cuidados de saúde que vão ficar caros para os bolsos de todos nós. E se não houver quem desconte para tudo isto, a bolha rebenta..

          O que as mães fazem (eu sei que parte delas o faz abusivamente e incorretamente) é tentar usar um dos único benefícios legais para poder passar mais tempo com os filhos, para ficar dispensado de trabalho noturno e extra, para poder ir buscar os filhos à creche ou onde estão e poder dedicar-lhes mais tempo e atenção. Crianças devem crescer com os pais presentes e não passar os dias nas creches e usar a casa como dormitório..crianças felizes serão adultos melhores..

          Pensem que eles são o nosso futuro..mas como a maioria não vê para lá do seu umbigo, só importa é bater no ceguinho enquanto ele não vê..

          Não estou a dizer que as enfermeiras agiram bem. Apenas digo que o mal está na falta de proteção à parentalidade. E não me refiro apenas ao estado, mas sim a uma lei geral do trabalho que incluísse obviamente as mães do privado..
          Sou ou pai e tenho de concordar com este post. E até digo mais, podiam oferecer-me dispensa de metade do horário laboral até aos seis anos de uma criança, que mesmo assim eu não teria mais filhos.

          Comentário


            Façam o teste da prolactina. Mas só a partir do 2º ano de amamentação.

            O resto é tretas.

            Comentário


              é
              Originalmente Colocado por combozip Ver Post
              Enfermeira do Santo António escolheu "expressão mamária" para comprovar amamentação, diz hospital - Renascença
              ...
              Médico desconfia de médicos
              A medida surgiu para combater situações fraudulentas, algumas prolongadas por quatro anos. Sollari Allegro reconhece que não foi a melhor fórmula, mas diz que é justificada porque não confia nos atestados médicos.

              ...
              Questionado se põe em causa a declaração médica, Allegro responde: "Duvido do atestado de um médico, claro que duvido, porque são passados de forma ligeira, ou acreditando na informação que a pessoa dá".
              Pois se duvida de uma declaração de um colega de profissão passada sob compromisso de honra, só tem um caminho...denunciar a situação á Ordem dos Médicos para que se proceda em conformidade.
              _________________

              Relativamnte ás «Juntas Médicas, tenho ideia que as mesmas não são realizadas, nem na Instituição onde o funcionário desempenha funções, nem por médicos dessa instituição. A ser assim, a questão que se coloca é:
              Que tipo de «Junta Médica» é esta e que legitimidade tem?

              Edit: Bem me parecia que a pretensa «Junta Médica» era «interna»...
              http://www.pressreader.com/portugal/jornal-de-noticias/20150422/281530814561750/TextView
              http://www.publico.pt/sociedade/noti...ropeia-1693043
              Editado pela última vez por Sansoni7; 22 April 2015, 08:15.

              Comentário


                Originalmente Colocado por sgarcsa Ver Post
                É exatamente isto que a classe política e o "polvo" que nos governa quer..

                Que o povo se preocupe com a raia miuda, enquanto os grandes prevaricadores passa impunes e vão caindo no esquecimento público..
                Isto serve de desculpa para toda e qualquer pequena corrupção. O problema é que as pessoas acreditam mesmo que são situações pontuais sem nenhuma importância no global.

                A soma das partes dá um valor muito alto...fraude é fraude, são impostos alheios que estão a ser derretidos indevidamente.

                Comentário


                  Originalmente Colocado por sgarcsa Ver Post
                  ...
                  Não estou a dizer que as enfermeiras agiram bem....
                  Agiram bem?!
                  Já se provou que, de facto, não estavam a amamentar?

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por MrsX Ver Post
                    Irregularidades em baixas, atestados, etc, não são de agora e infelizmente há muitos. Obviamente que têm que ser combatidos, mas há meios legais para tal.

                    Amamentar após o 1º ano, apesar de não ser o mais habitual, não é assim tão raro. O que acontece é que também há mulheres que, pelo facto de as mamadas serem bastante espaçadas (p.ex. de manhã e à noite) não sentem necessidade de ter o horário reduzido. E obviamente que a fiscalização até ao 1º ano não é feita... não é necessário atestado, é de lei, para a mãe ou pai. Por isso mesmo se chama licença de aleitamento e não de amamentação (como acontece após o 1º ano do bebé).
                    Eu penso que é redutor remeter para os meios legais de fiscalização. Como bem dizes, fraudes há muitas e todos nós sabemos disso o que quer dizer que os meios legais que existem não funcionam.

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por danger Ver Post
                      Eu penso que é redutor remeter para os meios legais de fiscalização. Como bem dizes, fraudes há muitas e todos nós sabemos disso o que quer dizer que os meios legais que existem não funcionam.
                      Quer dizer então que achas preferível uma empresa sobrepôr-se à lei e ignorá-la, no que toca aos seus funcionários?

                      Comentário


                        Eu gostava só de acrescentar que na minha opinião o apoio na maternidade é uma vergonha em Portugal, eu acho que todas as mães deveriam ter 2 anos de licença com vencimento.
                        Mas havendo este vergonhoso apoio à maternidade, pelo menos, enquanto não muda, temos de o cumprir.

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por MrsX Ver Post
                          Quer dizer então que achas preferível uma empresa sobrepôr-se à lei e ignorá-la, no que toca aos seus funcionários?
                          Estamos perante uma pescadinha de rabo na boca... É óbvio que o hospital sabe que há funcionárias a prevaricar, é óbvio que não consegue, dado o estatuto de funcionárias publicas, combater essa situação, caso fosse um hospital privado até no 1º ano voluntariamente suspendiam a redução e horário., mas isso são outros 500.
                          Dada a situação o hospital tentou por outras vias combater a situação, é ilegal? talvez, mas pelo menos abre o tema à discussão e como disse acima, o apoio deveria ser muito maior à mães e pais, mas não concordo que usem e abusem das circunstancias de serem mães e de serem FP's para ir 2h mais cedo para casa e ganhar o mesmo.

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por danger Ver Post
                            Estamos perante uma pescadinha de rabo na boca... É óbvio que o hospital sabe que há funcionárias a prevaricar, é óbvio que não consegue, dado o estatuto de funcionárias publicas, combater essa situação, caso fosse um hospital privado até no 1º ano voluntariamente suspendiam a redução e horário., mas isso são outros 500.
                            Dada a situação o hospital tentou por outras vias combater a situação, é ilegal? talvez, mas pelo menos abre o tema à discussão e como disse acima, o apoio deveria ser muito maior à mães e pais, mas não concordo que usem e abusem das circunstancias de serem mães e de serem FP's para ir 2h mais cedo para casa e ganhar o mesmo.
                            O estatuto de funcionárias públicas nem sequer vem aqui ao caso. A licença de amamentação é para todas as mulheres, no privado ou no público. O que aconteceu aqui podia ter acontecido em qualquer empresa. Aqui até acho mais caricato por ser um profissional de saúde a duvidar dos profissionais de saúde, e à descarada.

                            Além de ser ilegal é desrespeitador dos direitos e da dignidade de cada um.

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por danger Ver Post
                              ... mas não concordo que usem e abusem das circunstancias de serem mães e de serem FP's para ir 2h mais cedo para casa e ganhar o mesmo.
                              Os direitos e os deveres de uma mãe que amamenta, são diferentes consoante seja Funcionária Pública ou exerça funções no «Privado»?

                              Comentário


                                http://sabiasque.pt/codigo-do-trabal...aleitacao.html
                                Para quem tem dúvidas sobre a dispensa para amamentação
                                Editado pela última vez por Joana1984; 22 April 2015, 09:46.

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por MrsX Ver Post
                                  O estatuto de funcionárias públicas nem sequer vem aqui ao caso. A licença de amamentação é para todas as mulheres, no privado ou no público. O que aconteceu aqui podia ter acontecido em qualquer empresa. Aqui até acho mais caricato por ser um profissional de saúde a duvidar dos profissionais de saúde, e à descarada.

                                  Além de ser ilegal é desrespeitador dos direitos e da dignidade de cada um.
                                  Originalmente Colocado por Sansoni7 Ver Post
                                  Os direitos e os deveres de uma mãe que amamenta, são diferentes consoante seja Funcionária Pública ou exerça funções no «Privado»?
                                  Se não conseguem reconhecer a diferença entre o generalidade do sector privado e do sector público nesta matéria, mostra que não conhecem o país onde vivem e ficamos com a conversa por aqui.

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por danger Ver Post
                                    Se não conseguem reconhecer a diferença entre o generalidade do sector privado e do sector público nesta matéria, mostra que não conhecem o país onde vivem e ficamos com a conversa por aqui.
                                    Leste a lei que foi colocada no post anterior?

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por danger Ver Post
                                      Se não conseguem reconhecer a diferença entre o generalidade do sector privado e do sector público nesta matéria, mostra que não conhecem o país onde vivem e ficamos com a conversa por aqui.
                                      Consigo, consigo...óh se consigo....

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por danger Ver Post
                                        Se não conseguem reconhecer a diferença entre o generalidade do sector privado e do sector público nesta matéria, mostra que não conhecem o país onde vivem e ficamos com a conversa por aqui.
                                        Esclarece-nos!

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por MrsX Ver Post
                                          Esclarece-nos!
                                          com todo o gosto, é sempre bom fazer serviço público:

                                          Noticias ao Minuto - Número de grávidas despedidas sobe mais de 50%
                                          Número de grávidas despedidas disparou 53% no ano passado | Sociedade | Diário Digital

                                          Comentário


                                            Se fosse só no privado que isso acontece....

                                            Comentário


                                              Falamos em alhos e trazes bogalhos?

                                              Onde é que o despedimento colectivo é ilegal ou atenta contra a dignidade e respeito pelo ser humano?

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por Joana1984 Ver Post
                                                Se fosse só no privado que isso acontece....
                                                Devo andar muito desatento porque nunca vi uma noticia sobre alguém ser despedida da FP por estar gravida. Mas já agora, esclarece-nos.

                                                Originalmente Colocado por MrsX Ver Post
                                                Falamos em alhos e trazes bogalhos?

                                                Onde é que o despedimento colectivo é ilegal ou atenta contra a dignidade e respeito pelo ser humano?
                                                É para comentar? estás a atirar areia para os teus próprios olhos? Acreditas mesmo que não há gravidas a serem despedidas única e exclusivamente por estarem grávidas?
                                                Continuo a dizer que se não conhecem esta realidade andam muito desatentas.

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por danger Ver Post
                                                  Devo andar muito desatento porque nunca vi uma noticia sobre alguém ser despedida da FP por estar gravida. Mas já agora, esclarece-nos.



                                                  É para comentar? estás a atirar areia para os teus próprios olhos? Acreditas mesmo que não há gravidas a serem despedidas única e exclusivamente por estarem grávidas?
                                                  Continuo a dizer que se não conhecem esta realidade andam muito desatentas.
                                                  Sei de um caso, em que uma funcionária de uma autarquia viu o seu contrato terminar, na altura em que estava grávida, e como este caso deve haver mais.

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por Joana1984 Ver Post
                                                    Sei de um caso, em que uma funcionária de uma autarquia viu o seu contrato terminar, na altura em que estava grávida, e como este caso deve haver mais.
                                                    Então casos desses acontecem ou não acontecem, a mrx estará apenas a enganar-se a si própria?

                                                    (essa funcionária tinha que vínculo à fp? Uma coisa é certa, não era funcionária dos quadros. )

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por danger Ver Post
                                                      Devo andar muito desatento porque nunca vi uma noticia sobre alguém ser despedida da FP por estar gravida. Mas já agora, esclarece-nos.



                                                      É para comentar? estás a atirar areia para os teus próprios olhos? Acreditas mesmo que não há gravidas a serem despedidas única e exclusivamente por estarem grávidas?
                                                      Continuo a dizer que se não conhecem esta realidade andam muito desatentas.
                                                      Não, não acredito. Assim como não acredito que todos os atestados de amamentação são válidos.

                                                      No entanto uma coisa é fazer algo que tem enquadramento legal (a própria CITE não tem como refutar os factos). Outra é agir à margem da lei.

                                                      Mas pelos vistos tens dois pesos e duas medidas... uma empresa faz algo legal recorrendo aos meios legais a que tem acesso e tu criticas... outra faz algo ilegal recorrendo a... ah, espera... não há lei que o suporte... e tu consideras válido... ok!

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por MrsX Ver Post
                                                        Não, não acredito. Assim como não acredito que todos os atestados de amamentação são válidos.

                                                        No entanto uma coisa é fazer algo que tem enquadramento legal (a própria CITE não tem como refutar os factos). Outra é agir à margem da lei.

                                                        Mas pelos vistos tens dois pesos e duas medidas... uma empresa faz algo legal recorrendo aos meios legais a que tem acesso e tu criticas... outra faz algo ilegal recorrendo a... ah, espera... não há lei que o suporte... e tu consideras válido... ok!
                                                        Não é legal despedir mulheres por estarem grávidas. Não confundas as coisas.

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por danger Ver Post
                                                          Não é legal despedir mulheres por estarem grávidas. Não confundas as coisas.
                                                          É legal desde que não configure uma situação de discriminação. Dentro de um processo de despedimento colectivo e desde que fundamentado, é legal.

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por MrsX Ver Post
                                                            É legal desde que não configure uma situação de discriminação. Dentro de um processo de despedimento colectivo e desde que fundamentado, é legal.
                                                            Claro que é legal, em despedimentos colectivos ou em não renovação de contratos, tudo é legal, desde que se diga que não tem nada a ver com o facto da Sra estar grávida, tudo é legal.
                                                            Eu sei que na FP é uma realidade que não acontece, felizmente, mas mesmo sem sairmos do nosso mundinho, as vezes é preciso olhar mais além do nosso umbigo, pelo menos para percebermos o que se passa em nosso redor.
                                                            Não é coincidência haverem cada vez mais despedimentos desta natureza, com certeza que não é por haverem mais grávidas no mercado de trabalho.

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por danger Ver Post
                                                              Claro que é legal, em despedimentos colectivos ou em não renovação de contratos, tudo é legal, desde que se diga que não tem nada a ver com o facto da Sra estar grávida, tudo é legal.
                                                              Eu sei que na FP é uma realidade que não acontece, felizmente, mas mesmo sem sairmos do nosso mundinho, as vezes é preciso olhar mais além do nosso umbigo, pelo menos para percebermos o que se passa em nosso redor.
                                                              Não é coincidência haverem cada vez mais despedimentos desta natureza, com certeza que não é por haverem mais grávidas no mercado de trabalho.
                                                              Por alguma razão, em cada despedimento de uma grávida, a CITE tem que dar o seu parecer. Não é às 3 pancadas.

                                                              E sabes lá tu o quanto conheço da realidade da FP... e o conselho que me dás, devolvo-to! Bem precisas!

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X