Anúncio

Collapse
No announcement yet.

" Xico espertismo " !! Os desalojamentos !!

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #61
    Tem piada.

    És a 2ª pessoa do fórum que vejo a usar ! e ? desse modo, num espaço de poucos dias ...

    Adivinha quem foi o outro... :D

    Comentário


      #62
      citação:Originalmente colocada por Carlos.L

      Perante as minhas reacções, sou acusado de fazer intervenções fora de contexto, de fazer como é costume, e por aí fora. Pelos habituais e alguns 'ressuscitados'.
      Havia por aqui um grupo que era expert em apanhar os tais... Quem são? [8D]

      Comentário


        #63
        citação:Originalmente colocada por Carlos.L
        ...
        Ó Carlos.L, eu gostava mesmo era de ver-te responder a isto:

        citação:Originalmente colocada por Pé Leve
        ...O objectivo do comentário nem é dar nenhuma "carapuça a enfiar" a quem quer que seja. É mesmo falar sobre este problema que, convenhamos, existe de facto, ou tens alguma dúvida disso?

        É que se tens dúvidas sobre a existência deste tipo de problema gostaria de saber o que te leva, então, a pensar assim!
        Se quiseres, claro!;)

        Comentário


          #64
          citação:Originalmente colocada por Carlos.L

          Tem piada.

          És a 2ª pessoa do fórum que vejo a usar ! e ? desse modo, num espaço de poucos dias ...

          Adivinha quem foi o outro... :D
          ?

          Comentário


            #65
            citação:Originalmente colocada por Pé Leve

            citação:Originalmente colocada por Carlos.L
            ...
            Ó Carlos.L, eu gostava mesmo era de ver-te responder a isto:

            citação:Originalmente colocada por Pé Leve
            ...O objectivo do comentário nem é dar nenhuma "carapuça a enfiar" a quem quer que seja. É mesmo falar sobre este problema que, convenhamos, existe de facto, ou tens alguma dúvida disso?

            É que se tens dúvidas sobre a existência deste tipo de problema gostaria de saber o que te leva, então, a pensar assim!
            Se quiseres, claro!;)
            Depreender-se-á, então, da tua não resposta que duvidas da existência deste problema, latu sensu, ou, pelo contrário, nem por isso?

            Por acaso estou curioso em saber se, efectivamente, acreditas que este problema de "Xico Espertismo" dos "Ocupas", quer selvaticamente, quer com recurso a vigarice, não existe, o que, de modo cabal, acabaria por justificar a tua opinião e intervenções neste tema!

            Tudo bem, respeito a opinião que tiveres, só gostaria, mesmo, era de saber se crês, ou não, que este seja, quiçá, mais um mito urbano!

            Comentário


              #66
              OK, depreendo, então, que não acreditas que exista "Xico Espertismo" na questão dos realojamentos...

              OK, é a tua opinião!

              .

              Comentário


                #67
                Pé Leve,

                Já vi muita coisa neste fórum, mas nunca tinha visto uma pessoa assumir o lugar da outra, como neste 'debate' promovido por ti.

                Mau seria se as minhas intervenções fossem condicionadas por quem quer que seja.

                Mas o que é que se passa contigo? [8D]

                Comentário


                  #68
                  citação:Originalmente colocada por Carlos.L

                  Pé Leve,

                  Já vi muita coisa neste fórum, mas nunca tinha visto uma pessoa assumir o lugar da outra, como neste 'debate' promovido por ti.

                  Mau seria se as minhas intervenções fossem condicionadas por quem quer que seja.

                  Mas o que é que se passa contigo? [8D]
                  E presumir, classificar, enquadrar, alguém em determinada categoria com determinadas qualidades, só pq trabalha (no estado neste caso)?

                  Já viste?




                  Comentário


                    #69
                    Fala-se em alhos e o Nthor vem falar em bugalhos. :D [8D]

                    Comentário


                      #70
                      citação:Originalmente colocada por Carlos.L

                      Pé Leve,

                      Já vi muita coisa neste fórum, mas nunca tinha visto uma pessoa assumir o lugar da outra, como neste 'debate' promovido por ti.

                      Mau seria se as minhas intervenções fossem condicionadas por quem quer que seja.

                      Mas o que é que se passa contigo? [8D]
                      Realmente não percebo a tua dúvida...

                      Fiz-te apenas uma pergunta à qual és livre de responder ou não! Optaste por não responder à pergunta, OK, tudo bem!

                      Este 'debate', como tu "asteriscaste" é apenas mais um debate, como outro debate qualquer, merecedor da nossa atenção e da nossa reflexão e, lá volto eu ao mesmo, interessa é cada um expor o que pensa, falar-se nas coisas, nos temas, independentemente de, no final, cada qual ficar com a sua!

                      Percebes o que quero dizer?[8D]

                      Comentário


                        #71
                        citação:Originalmente colocada por Pé Leve

                        Fiz-te apenas uma pergunta à qual és livre de responder ou não! Optaste por não responder à pergunta, OK, tudo bem!
                        Há aqui um erro de forma em que continuas a laborar. Eu ainda não respondi.

                        É no mínimo deselegante vires aqui e aproveitar uma ausência de resposta para teceres considerações várias.

                        É que para alguns, há vida para além do fórum. ;)

                        Comentário


                          #72
                          citação:Originalmente colocada por Carlos.L

                          citação:Originalmente colocada por Pé Leve

                          Fiz-te apenas uma pergunta à qual és livre de responder ou não! Optaste por não responder à pergunta, OK, tudo bem!
                          Há aqui um erro de forma em que continuas a laborar. Eu ainda não respondi.

                          É no mínimo deselegante vires aqui e aproveitar uma ausência de resposta para teceres considerações várias.

                          É que para alguns, há vida para além do fórum. ;)
                          Concordo.

                          Mas quando coloquei a questão, e insisti pela resposta, tive o cuidado de verificar que estavas com o login feito, daí não ver que tenha havido qualquer deselegância!

                          Comentário


                            #73
                            Eu gosto é do pessoal que quando sabe que o bairro vai abaixo, Saem de lá. E depois apareecem sempre uns gajos sei lá de onde que dizem que sempre lá moraram e que nasceram lá e tal e que querem uma casa.

                            Depois é como o outro que se veio a descobrir que tinha 5 casas do estado, todas elas sub alugadas 5x mais caras do que pagava ao estado. Depois vivia num apartamento numa zona melhor da cidade!

                            Assim tb eu.

                            Comentário


                              #74
                              Dá-me 15 minutos. Ok?

                              Comentário


                                #75
                                citação:Originalmente colocada por Carlos.L

                                Dá-me 15 minutos. Ok?
                                OK, mas agora vou eu sair! Até logo.

                                Comentário


                                  #76
                                  Pé Leve.

                                  Questões iniciais..

                                  1.O nascimento e desenvolvimento de um bairro degradado

                                  Nunca se sabe como nasce um bairro degradado. Geralmente porque só damos por ele quando ele existe na sua forma mais sórdida, quando existe uma reportagem num qualquer telejornal a debruçar-se sobre o tema, geralmente acompanhado que qualquer assunto polémico ligado à droga, delinquência ou outra matéria que implique a intervenção das forças de segurança.

                                  Mas por aquilo que podemos observar, o bairro tem tudo a ver com os seus habitantes. Pessoas do mais baixo escalão social, desprovidos da maior parte do que entendemos como bens de 1ª necessidade e geralmente pessoas imigrantes, legais e ilegais, que trabalham em Portugal.

                                  Não me surpreende nada que neste caos aparente haja uma ou mais organizações que zelem pela propriedade e outro conjunto de interesses. Serão os tais donos dos bairro, os tais que têm um carrão (dentro dos padrões do bairro...) à porta, bem outras mordomias.

                                  Mas o certo é que o topo de qualquer pirâmide é sempre composto por um nº muito limitado de indivíduos, e neste caso não será excepção.

                                  2.A atribuição de uma casa num bairro social

                                  Os bairros sociais, tal como o nome indica, são aglomerados habitacionais desenvolvidos a muito baixo custo, geralmente fomentados pela Câmara Municipal que se destinam a albergar famílias com dificuldades económicas.

                                  Para aceder a uma habitação destas, a família tem que se propor a uma entidade (Câmara Municipal, Segurança Social, outra?) que tratará de verificar as condições de admissibilidade dessa mesma família. Os critérios a levar em linha de conta serão certamente o nº de pessoas do agregado familiar, os rendimentos, idade, entre outros.

                                  Outro factor de acesso à habitação social é o facto do agregado familiar habitar num bairro degradado em que a autoridade competente pretende levar a cabo a sua demolição.

                                  (continua...)

                                  Comentário


                                    #77
                                    (...continuação.)

                                    O Xico-Experto

                                    Há sempre alguém, em todos os sectores da sociedade, que quando vê uma oportunidade para se safar, fá-lo com o maior dos à vontades.

                                    É provável que neste caso existam algumas situações do género, mas ao certo nem eu, nem tu sabemos quantos são nem o peso no global da habitação social. Uma coisa eu tenho como garantido. Para a maioria das pessoas que lá estão, a habitação que lhes coube foi uma dádiva do Céu.

                                    Daí eu pensar e querer demonstrar, apesar da falta de informação sobre a matéria, de que poderemos estar a falar de situações pontuais.

                                    Não é difícil identificar um agregado familiar e verificar os seus registos para evitar acumulações em situações idênticas.

                                    Porque há muita gente no Estado a zelar para que as coisas corram bem. E apesar de poder admitir que alguns não serão tão zelosos como isso na verificação dos diversos cadastros, permito-me pensar de que há normas e capacidade de as fazer cumprir.

                                    Não acredito que haja pessoas que cheguem hoje a um bairro degradado, que vai ser demolido e as pessoas deslocadas para um de Habitação Social e que sem estarem cadastradas no processo inicial tenham direito a casa. As coisas não funcionam assim tão mal.
                                    Claro que são esses casos que nos chocam, pois são os que aparecem na TV, mas aí, paciência.

                                    Que tipo de Sociedade queremos?

                                    Mas há aqui uma questão de fundo, e acaba sempre por ser o núcleo do problema. Deve ou não a nossa sociedade fomentar a integração dos excluídos a favor de uma paz social a médio e longo prazo?

                                    Promover o bem estar económico e social a quem precisa, mesmo aos preguiçosos e oportunistas (que há em todos os escalões sociais...) de modo a que mais tarde não tenhamos fracturas sociais que ponham em causa a nossa qualidade de vida.

                                    Eu sei que isto parece um pouco utópico, mas é esse o modelo em vigor nos Países desenvolvidos. Dar rendimentos adicionais às famílias no caso de sucesso escolar dos seus filhos, é para mim a melhor opção. Além de outro tipo de acompanhamento.

                                    E não me venham cá dizer que não estão dispostos a sustentar esta gente. Temos de o fazer. Em compensação, deixar de sustentar muita gente que vive à nossa custa, que tem uma vida e emprego superiores aos do trabalhador comum.

                                    Comentário


                                      #78
                                      citação:Originalmente colocada por SilverArrow

                                      Depois é como o outro que se veio a descobrir que tinha 5 casas do estado, todas elas sub alugadas 5x mais caras do que pagava ao estado. Depois vivia num apartamento numa zona melhor da cidade!
                                      Tens é que dizer se o que relatas é o normal ou se são excepções.

                                      Se são excepções, como eu creio, temos que confiar na justiça e no zelo de quem tem por obrigação verificar e terminar com essas situações.

                                      Talvez conheças, como eu conheço, casos mais gritantes de pessoas com casas arrendadas há 50 anos, estilo palácios com 10 ou 15 quartos e todos eles sub-alugados a preços astronómicos.
                                      Mas isso já é legal, apesar do senhorio receber, 2€ de aluguer, não é? [8D]

                                      Comentário


                                        #79
                                        Muito bem, caro Carlos.L, fazes uma análise desapaixonada da questão, por um prisma sociológico, amplo e mais tecnicista!

                                        De facto, também se pode, e deve, fazer essa abordagem ampla e transversal ao fenómeno da integração das classes desfavorecidas, minorias ou outros grupos afastados para a orla da organização social, procurando, como tu fizeste, as causas desse fenómeno num diagnóstico que apontará, sempre, uma resposta: Os culpados dos socialmente não integrados somos todos nós, ou seja a Sociedade...

                                        Mas esse é o discurso, se quiseres, de laboratório, académico, quiçá cristão (;)), de análise, compreensão e aceitação desses sectores da Sociedade, provavelmente olvidando que, pese embora o problema seja estrutural e estruturante as massas envolvidas não são amorfas, acéfalas, irracionais! São, antes e muito pelo contrário, seres humanos que pensam, decidem e agem de forma a que, analisando pelo prisma da sua vontade própria, uma sustentável quota parte de responsabilidade também lhes caiba...

                                        É um bocado como, por exemplo, a "subsidiodependência" de que são acusados alguns sectores produtivos, que se habituaram a pedir subsídios porque choveu, subsídios porque não choveu, subsídios porque talvez chova, subsídios porque não choverá!

                                        Não duvido, mesmo, que muitos, quiçá a maioria, dessas pessoas que são abrangidas pelos processos de recolocação habitacional sejam, efectivamente, necessitadas... Agora, "pelo meio deles" muitos há que se "ajeitam"!...

                                        E, claro, os processos de atribuição teriam, de facto, de funcionar muito mal para que a maioria dessas situações fosse, nos dias de hoje, de vigarice, mas, acredita, continua a haver demasiadas falhas no sistema.

                                        Temos de pagar esta "multa", pois temos, infelizmente! E infelizmente porque muitos desses indivíduos se encostam "à sombra da bananeira" e quando são chamados pelos Centros de Emprego para trabalhar dão-se ao luxo de rejeitar o emprego que lhes daria possibilidade de não terem de viver da esmola alheia, da esmola que somos obrigados a pagar-lhes!

                                        Talvez, mas só talvez, o Estado e muitos empresários não se esforcem e apostem como deveriam em tantos que são produtivos e geram riqueza e que, apesar de excelentes trabalhadores, irão acabar no desemprego, simplesmente porque o mesmo Estado e os tais empresários (desses a que me refiro, não todos) podem escolher não pagar essa "multa" e continuar a apostar, ao passo que todos nós (os restantes "todos nós") não temos como dar a volta para não pagar a outra...

                                        Eu sei que este exemplo último é, apenas, passível como desabafo, sobretudo neste contexto diverso, mas a verdade é que muitos se juntam para defender os de cima, os do tópico, e muitos se juntam, também, para carregar nos debaixo, os "off topic"!

                                        Mas, enfim, este é Portugal no seu melhor!

                                        Obrigado pela tua resposta.

                                        Comentário


                                          #80
                                          citação:Originalmente colocada por Carlos.L

                                          Talvez conheças, como eu conheço, casos mais gritantes de pessoas com casas arrendadas há 50 anos, estilo palácios com 10 ou 15 quartos e todos eles sub-alugados a preços astronómicos.
                                          Mas isso já é legal, apesar do senhorio receber, 2€ de aluguer, não é? [8D]
                                          Isso é coisa que vai acabar com a nova lei das rendas.[^]

                                          Comentário


                                            #81
                                            citação:Originalmente colocada por Alpiger

                                            citação:Originalmente colocada por Carlos.L

                                            Talvez conheças, como eu conheço, casos mais gritantes de pessoas com casas arrendadas há 50 anos, estilo palácios com 10 ou 15 quartos e todos eles sub-alugados a preços astronómicos.
                                            Mas isso já é legal, apesar do senhorio receber, 2€ de aluguer, não é? [8D]
                                            Isso é coisa que vai acabar com a nova lei das rendas.[^]
                                            será ?

                                            Comentário


                                              #82
                                              Pé Leve,

                                              As questões que estão por aqui expostas, são aquelas que fazem/não fazem funcionar o sistema. Não há muitos outros caminhos a percorrer.

                                              O que distingue alguém de sucesso do que fracassa constantemente é uma linha muito ténue, muitas das vezes debaixo dos nossos olhos.

                                              Fazer com que as coisas funcionem, é algo que parece simples, mas pelos vistos não tem estado ao alcance dos nossos representantes, nem da maioria de nós.

                                              Lembro-me de uma obra de regime, mas que raramente é referenciada, do bairro dos Olivais, onde de um modo funcional se criou uma estrutura de bairro social perfeitamente integrada com blocos de classe média/baixa.

                                              Sei disso pois parte da minha família veio de lá, e pelos relatos diversos, dá para ver que se encontrou ali uma fórmula de sucesso de enquadramento e integração social.

                                              Daí, não apenar acreditar que é possível, mas saber que é possível. Apesar do mau exemplo de Chelas não abonar nada a favor desta minha teoria.

                                              Comentário


                                                #83
                                                Ler isto sempre é melhor que 7 horas de Morangos com Açucar:D:D:D

                                                Comentário


                                                  #84




                                                  " Xico espertismo " !! Os desalojamentos !!


                                                  Será este o tema do tópico, colocado pelo Excalibur

                                                  Penso que se perderam[:0]

                                                  Comentário


                                                    #85
                                                    Talvez algumas derivas, sim, mas perca de rumo, penso que não!...;)

                                                    Comentário


                                                      #86
                                                      Com temática similar

                                                      Realojamento de comunidades e individuos ilegais!!!

                                                      Comentário


                                                        #87
                                                        Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                                                        Eu gosto é do pessoal que quando sabe que o bairro vai abaixo, Saem de lá. E depois apareecem sempre uns gajos sei lá de onde que dizem que sempre lá moraram e que nasceram lá e tal e que querem uma casa.

                                                        Depois é como o outro que se veio a descobrir que tinha 5 casas do estado, todas elas sub alugadas 5x mais caras do que pagava ao estado. Depois vivia num apartamento numa zona melhor da cidade!

                                                        Assim tb eu.
                                                        Fizeste-me lembrar da situação em VILA D´ESTE (GAIA), os apartamentos mesmo á entrada, quem acaba de passar o Hospital, estão nesses critérios e mais, cada um ronda os 25 euros de renda mensal , conheço (de vista) pessoal (ciganos) que têm lá 2 apartamentos (um dos quais em nome duma prima, mas que é do mesmo), vive ainda com um subsídio, anda de BMW e não faz um puto durante o dia.

                                                        Esses mesmos apartamentos (gaia-social) uns blocos mais abaixo/lado esquerdo, ainda estavam para ser entregues e já tinham sido vandalizados pelos ricos vizinhos (ciganos) , tendo roubado exaustores e cilindros, incluíndo fechaduras, etc... o resultado foi ter colocado lá vigilância de uma empresa 24hrs por dia, enquanto os apartamentos não fossem entregues.

                                                        Existe N pessoal que recebe o subsídio (+- 350 euros) e que paga de renda 25 euros mensais e que não trabalha e só passa a vida a roubar e a passar droga , não digo isto por dizer, é para isto que as pessoas trabalham para estes parasitas da sociedade...

                                                        Comentário

                                                        AD fim dos posts Desktop

                                                        Collapse

                                                        Ad Fim dos Posts Mobile

                                                        Collapse
                                                        Working...
                                                        X