Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Criminalização do abandono de idosos ( opinião )

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #91
    @ sgarcsa, também já tinha referido esses apoios, se a pessoa não for totalmente dependente ou o cônjuge (ou outro familiar) ainda possa auxiliar, com as visitas bi-diárias seja suficiente para estar na sua casa - que é o preferível.

    E os hospitais não são os locais indicados, como é óbvio, para os idosos estarem depois de estarem tratados e terem tido alta, é necessário é saber para onde ir e como.

    Comentário


      #92
      Originalmente Colocado por Valium Ver Post
      Pessoal de quem? Do próprio?
      E se não tiver família direta ou não se der com a mesma?

      Quando refiro ao Estado Social é indiferente da forma que esteja organizado ou como faculte os cuidados, IPSS, Centro de Saude, etc.

      Porque não tem a SS um rede de lares, em que os rendimentos sejam logo retidos e, eventualmente, algum património que exista? Ou pelo menos, que tenham lares a custos controlados (sim, porque 1000€, na maior parte dos casos para aquilo que um idoso requer, mais de metade é lucro, pois farmácia, fralda, fisio e afins é tudo pago à parte).

      Eu prefiro que os meu impostos sejam para cuidar de velhotes e dar-lhes um final de vida condigno, do que para algumas pessoas em idade produtiva
      sim, sim, uma rede da SS social... fazem lá ideia do que custaria.
      nos tempos de santana lopes acabaram-se com as casas do estado que cuidavam de crianças... lembro-me que havia uma que para cuidar de 9 menores tinha 39 funcionarios, mas as outras eram parecidas com esta
      agora multipliquem isto por milhares, dezenas de milhares...

      o essencial já dito, repito, embora o abandono, muitas vezes por razões futeis, me repugne fortemente tenho receio que a sua criminalização crie situações em que os idosos ficam com familias que os maltratam

      Comentário


        #93
        Originalmente Colocado por lll Ver Post
        sim, sim, uma rede da SS social... fazem lá ideia do que custaria.
        nos tempos de santana lopes acabaram-se com as casas do estado que cuidavam de crianças... lembro-me que havia uma que para cuidar de 9 menores tinha 39 funcionarios, mas as outras eram parecidas com esta
        agora multipliquem isto por milhares, dezenas de milhares...

        o essencial já dito, repito, embora o abandono, muitas vezes por razões futeis, me repugne fortemente tenho receio que a sua criminalização crie situações em que os idosos ficam com familias que os maltratam
        Isso já se passa nos dias de hoje. Infelizmente, o idoso é visto como um empecilho.

        Comentário


          #94
          Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
          E não será abominável "obrigar" terceiros a cuidar de quem quer que seja (adulto) por decreto?
          E quando são adultos com doenças como alzheimer, não merecem que tenham todos os cuidados?

          Comentário


            #95
            Originalmente Colocado por morzaca Ver Post
            Se o pai depender de ti unicamente e tu não lhe prestares os devidos cuidados, ou, aproveitares-te da sua debilidade...
            Desde quando um filho é obrigado a prestar cuidados a um pai?

            Errado sim é aproveitar-se de qualquer debilidade, seja pai ou não.

            Comentário


              #96
              Originalmente Colocado por Joana1984 Ver Post
              E quando são adultos com doenças como alzheimer, não merecem que tenham todos os cuidados?
              Uma coisa são os direitos de qualquer adulto. Outra coisa são as obrigações de qualquer adulto.

              Tu és minha mãe e tens alzheimer e tens direito a todos os cuidados. Eu sou teu filho e estou nem aí para o assunto. Que obrigação tenho eu de te dar esses cuidados?

              Comentário


                #97
                Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                Desde quando um filho é obrigado a prestar cuidados a um pai?

                Errado sim é aproveitar-se de qualquer debilidade, seja pai ou não.
                Não se trata de obrigação. É natural.
                O problema é que nem todos têm noção de onde acabam os direitos e começam as obrigações. Se houvesse sentido de responsabilidade individual, esta questão e outras nem se colocavam.
                Devias ler o primeiro post e ver o que está consagrado.

                Comentário


                  #98
                  Conheço casos de idosos, e alguns nem muito idosos, que possuem o dito apoio domiciliário, e que as assistentes simplesmente depositam de manha a comida à porta, e fogem com medo. Alguns nem agua nem luz, e parecem o Pai Natal com a barba grande e cheia de baba!
                  Era esses que eu gostava que fossem visitados pelo pessoal da GNR, e o seu programa "Idosos em segurança", assim como as assistentes sociais.

                  Comentário


                    #99
                    Pelo que eu percebi o abandono é considerado apenas quando o idoso tem bens ou condições financeiras próprias.
                    Não concordo com a obrigatoriedade de suporte como disseram aqui. Além dos temas económicos, há temas pessoais que são insuperáveis e que uma pessoa não pode ser obrigada a aceitar, principalmente em casos de abusos psicológicos ou sexuais durante a infância.
                    Há ainda a agravante de se transferir a responsabilidade pela subsistência futura de qualquer pessoa que tenha filhos, independente do suporte que lhes tenha dado.

                    Comentário


                      No fundo o que se está a discutir aqui é menoridade do idoso, ou seja, uma altura a partir da qual ele/ela já não tem a personalidade jurídica que os 18 anos lhe deram. É um assunto complicado...

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por morzaca Ver Post
                        Ninguém disse que era simples. Agora, as pessoas não são descartáveis. Acho que todos queremos acabar os nossos dias com dignidade! É o mínimo!

                        Só merece acabar com dignidade, quem nos tratou como tal, quem não esteve à altura de educar um filho e foi um mau pai, só merece uma coisa: abandono á vida, para refletir durante a sua velhice, todo o mal que fez, e não deve ser perdoado mas humilhado antes de morrer, para saber e sentir a dor que criou ao filho durante a sua vida.

                        Comentário


                          Eu só posso ter certeza de que fui bem educado quando ao ler tanto disparate me enojo...

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por Adams Ver Post
                            Eu só posso ter certeza de que fui bem educado quando ao ler tanto disparate me enojo...
                            Se foste bem educado, trata bem os teus país, e aproveita todos os momentos juntos a eles, pois nem todas as pessoas têm essa oportunidade, aproveita todos os momento e de boa saúde, por vezes nem imaginamos quanto é importante a amizade, mas infelizmente muitos pais não sabem tratar bem os filhos, é pena.

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                              Uma coisa são os direitos de qualquer adulto. Outra coisa são as obrigações de qualquer adulto.

                              Tu és minha mãe e tens alzheimer e tens direito a todos os cuidados. Eu sou teu filho e estou nem aí para o assunto. Que obrigação tenho eu de te dar esses cuidados?
                              ???

                              Epá, sim, até pode ter sido no sentido figurado, mas há coisas que, simplesmente, não se dizem. É que não sei se sabes, mas também caminhas para velho. E um dia, quando estiveres caquético sem capacidade de tratares das tuas próprias actividades de vida diárias, também vais gostar de ouvir um teu filho: "Eu não estou nem aí".

                              *Há gente que, realmente, nem sei que adjectivo lhes posso arranjar*...

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por HMartinho Ver Post
                                ???

                                Epá, sim, até pode ter sido no sentido figurado, mas há coisas que, simplesmente, não se dizem. É que não sei se sabes, mas também caminhas para velho. E um dia, quando estiveres caquético sem capacidade de tratares das tuas próprias actividades de vida diárias, também vais gostar de ouvir um teu filho: "Eu não estou nem aí".

                                *Há gente que, realmente, nem sei que adjectivo lhes posso arranjar*...
                                É necessário poder de encaixe.

                                Já pensaste que nem todos têm filhos? Ou pais que não estiveram nem aí durante a vida dos filhos? É que alguns nem sequer se podem dar ao luxo de ouvir o estou nem aí.

                                E encaro a velhice com naturalidade e nunca a dar para receber depois.

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por MRF Ver Post
                                  Só merece acabar com dignidade, quem nos tratou como tal, quem não esteve à altura de educar um filho e foi um mau pai, só merece uma coisa: abandono á vida, para refletir durante a sua velhice, todo o mal que fez, e não deve ser perdoado mas humilhado antes de morrer, para saber e sentir a dor que criou ao filho durante a sua vida.
                                  Para quem inicia este tópico, apelidando o tema como "delicado", mostras muito pouco pudor. Enfim, nem todos somos iguais... felizmente!

                                  Comentário


                                    Não sei o que será pior: viver constantemente maltratado, desprezado, negligenciado pela família e eventualmente morrer em condições degradantes, ou ser abandonado e acolhido por uma instituição social, capaz de lhe dar um mínimo de dignidade de vida.

                                    Comentário


                                      Há aqui pessoal com uma visão muito cor de rosa da vida.
                                      Ser boa pessoa, infelizmente, não é pré-requisito para ser pai ou mãe. Qualquer fdp com genitais pode fazer um filho.

                                      Há aqui quem fale no "abandono" como uma vingança, eu vejo mais como o Obtuso, há pessoas que simplesmente não querem sequer ter notícias, para quem é doloroso reviver o que se passou.

                                      Também pegando no que disse o JBranco, na velhice somos todos frágeis, mesmo as pessoas mais fortes e altivas na juventude. É facil olhar para um velhinho e ter pena, não sabendo o percurso de vida e o que fez aos seus.

                                      Uma das maiores missões que tenho com o meu filho é não deixar o meu futuro sob a sua responsabilidade. Ter filhos é uma opção de cada um, ter pais não.

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por Mazzeo Ver Post
                                        Há aqui pessoal com uma visão muito cor de rosa da vida.
                                        Ser boa pessoa, infelizmente, não é pré-requisito para ser pai ou mãe. Qualquer fdp com genitais pode fazer um filho.

                                        Há aqui quem fale no "abandono" como uma vingança, eu vejo mais como o Obtuso, há pessoas que simplesmente não querem sequer ter notícias, para quem é doloroso reviver o que se passou.

                                        Também pegando no que disse o JBranco, na velhice somos todos frágeis, mesmo as pessoas mais fortes e altivas na juventude. É facil olhar para um velhinho e ter pena, não sabendo o percurso de vida e o que fez aos seus.

                                        Uma das maiores missões que tenho com o meu filho é não deixar o meu futuro sob a sua responsabilidade. Ter filhos é uma opção de cada um, ter pais não.
                                        Não se trata de questões cromáticas, mas sim de respeito por um nosso semelhante. Princípio básico de vida, do qual alguns têm algum desprendimento. Como disse acima, felizmente nem todos somos iguais, caso contrário isto seria uma selva.
                                        Se há alguém mais fragilizado e dependente de terceiros, independentemente de tudo é uma pessoa. Não vejo qual o problema de chamar à responsabilidade, quem abandona essas pessoas em Hospitais, quando quer ir de férias, mas quando a crise aperta, os vai buscar ao lar, pois a sua parca reforma equilibra as contas lá em casa.

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por morzaca Ver Post
                                          Não vejo qual o problema de chamar à responsabilidade, quem abandona essas pessoas em Hospitais, quando quer ir de férias, mas quando a crise aperta, os vai buscar ao lar, pois a sua parca reforma equilibra as contas lá em casa.
                                          Estás a caricaturar... Que fique claro que não é esse o perfil de pessoa que tenho referido.

                                          O que disse e repito é que não se pode generalizar, cada caso é um caso e se existem casos que devem ser passíveis de critica (ou até de criminalização), existirão outros para os quais poderão existir justificações de vária ordem. Sendo as mais óbvias a falta de tempo e/ou condições financeiras. Como também já referi, a assistência do estado fora dos hospitais é quase inexistente, e a que existe é frequentemente inadequada.
                                          Editado pela última vez por Jbranco; 15 December 2015, 10:39.

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                                            Estás a caricaturar... Que fique claro que não é esse o perfil de pessoa que tenho referido.

                                            O que disse e repito é que não se pode generalizar, cada caso é um caso e se existem casos que devem ser passíveis de critica (ou até de criminalização), existirão outros para os quais poderão existir justificações de vária ordem. Sendo as mais óbvias a falta de tempo e/ou condições financeiras. Como também já referi, a assistência do estado fora dos hospitais é quase inexistente, e a que existe é frequentemente inadequada.
                                            Não, não estou! É também uma realidade!
                                            Desde o início que deixo bem vincado: Não se pode particularizar!
                                            Há sim, quem arranje justificação para isto e para aquilo, para "suavizar" a sua tomada de posição.
                                            E há assistência fora dos Hospitais. Pode não ser suficiente e há muito trabalho a fazer, mas ela existe e eu sou testemunha disso mesmo.

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por morzaca Ver Post
                                              E há assistência fora dos Hospitais. Pode não ser suficiente e há muito trabalho a fazer, mas ela existe e eu sou testemunha disso mesmo.
                                              Bem, se vamos começar a puxar pelos galões... Então eu sou testemunha (como antes escrevi) que pelo menos aqui por Lisboa praticamente não há, e a que há muitas vezes é inadequada.

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por Mazzeo Ver Post
                                                Há aqui pessoal com uma visão muito cor de rosa da vida.
                                                Ser boa pessoa, infelizmente, não é pré-requisito para ser pai ou mãe. Qualquer fdp com genitais pode fazer um filho.

                                                Há aqui quem fale no "abandono" como uma vingança, eu vejo mais como o Obtuso, há pessoas que simplesmente não querem sequer ter notícias, para quem é doloroso reviver o que se passou.

                                                Também pegando no que disse o JBranco, na velhice somos todos frágeis, mesmo as pessoas mais fortes e altivas na juventude. É facil olhar para um velhinho e ter pena, não sabendo o percurso de vida e o que fez aos seus.

                                                Uma das maiores missões que tenho com o meu filho é não deixar o meu futuro sob a sua responsabilidade. Ter filhos é uma opção de cada um, ter pais não.
                                                Bem eu evitei escrever neste tópico, mas vou responder aqui a isto, tudo o que tu disseste apenas revela que as pessoas gostam de julgar, apenas e só.

                                                Isto porque todos merecem uma segunda oportunidade. Há pessoas que se arrependem tarde demais de não a dar ou de a dar tarde demais.

                                                Todos devemos ter a oportunidade de nos redimir de algo feito anteriormente, se assim não fosse, o que seria de nós? Não terias amigos, não terias familia, não terias nada.

                                                Mas isso não me espanta, já que a sociedade é cada vez mais egocentrica e este tópico é uma amostra disso mesmo, lendo os diversos comentários.

                                                Li aqui recentemente neste tópico que ainda bem que teve uma boa educação pois certos comentários aqui enojam, pois bem, eu partilho dessa mesma opinião.

                                                Mazzeo, não leves isto como uma afronta ao teu comentário, apenas a primeira parte é dirigida ao teu comentário, o resto é dirigido ao geral.

                                                Realmente, para quem tanto mal deseja, mal terá certamente.

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por OFFICER Ver Post
                                                  Realmente, para quem tanto mal deseja, mal terá certamente.
                                                  Julgo que não se trate de "quem tanto mal deseja"l, penso sim que são pessoas que sofreram na pele a maldade dos outros. Penso que será mais isso... E não me custa imaginar que seja muito complicado cuidar de quem antes nos agrediu...

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por Mazzeo Ver Post
                                                    Há aqui pessoal com uma visão muito cor de rosa da vida.
                                                    Ser boa pessoa, infelizmente, não é pré-requisito para ser pai ou mãe. Qualquer fdp com genitais pode fazer um filho.

                                                    Há aqui quem fale no "abandono" como uma vingança, eu vejo mais como o Obtuso, há pessoas que simplesmente não querem sequer ter notícias, para quem é doloroso reviver o que se passou.

                                                    Também pegando no que disse o JBranco, na velhice somos todos frágeis, mesmo as pessoas mais fortes e altivas na juventude. É facil olhar para um velhinho e ter pena, não sabendo o percurso de vida e o que fez aos seus.

                                                    Uma das maiores missões que tenho com o meu filho é não deixar o meu futuro sob a sua responsabilidade. Ter filhos é uma opção de cada um, ter pais não.
                                                    Bom post, que vai ao encontro da minha opinião.

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                                                      Julgo que não se trate de "quem tanto mal deseja"l, penso sim que são pessoas que sofreram na pele a maldade dos outros. Penso que será mais isso... E não me custa imaginar que seja muito complicado cuidar de quem antes nos agrediu...
                                                      Pode nem ser maldade, basta ser indiferença. Não faz sentido pais que ignoram filhos durante décadas esperarem algo. Os laços perdem-se e apesar de familiares podem ter menos laços do que muitos amigos. E penso que é fácil perceber que pode ser mais fácil ajudar um amigo com relação próxima do que um familiar que nem no natal aparece.

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                                                        Bem, se vamos começar a puxar pelos galões... Então eu sou testemunha (como antes escrevi) que pelo menos aqui por Lisboa praticamente não há, e a que há muitas vezes é inadequada.
                                                        Essa fraseologia é completamente desadequada. Estamos a falar de coisas que ocorrem na vida das pessoas, do comum mortal.
                                                        Testemunha de colegas que têm os pais em situações de dependência e que procurando têm encontrado soluções, que embora não sejam as desejáveis, resolvem alguns problemas. Eu também já tive uma situação complicada, com um familiar chegado e encontrei uma solução. Era incapaz de deixar quem quer que fosse, abandonado numa cama de hospital, ou, à sua sorte.

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                                                          Julgo que não se trate de "quem tanto mal deseja"l, penso sim que são pessoas que sofreram na pele a maldade dos outros. Penso que será mais isso... E não me custa imaginar que seja muito complicado cuidar de quem antes nos agrediu...
                                                          Estás a ver só um lado da história e a tomá-la como um todo! Errado!

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por morzaca Ver Post
                                                            Para quem inicia este tópico, apelidando o tema como "delicado", mostras muito pouco pudor. Enfim, nem todos somos iguais... felizmente!
                                                            Eu da minha parte já referi, o meu pai tratei com dignidade e paguei o lar dele do meu dinheiro, até ao último dia, da sua vida, e honrei o nome dele e da família, mas falo de casos que conheço, próximo de mim, um pai que nunca quis saber do filho para nada, e sempre o rebaixou mesmo á frente dos amigos, fazendo por vezes o seu próprio filho ser menos que os outros.
                                                            Essa pessoa agora está bem na vida e ganha muito bem, e o que o pai quer?? Dinheiro e mais dinheiro e quer que o filho lhe pague o lar e lhe dê dinheiro para gozar a velhice.
                                                            Será que merece? É essa a minha questão, que me faz perder a calma, um pai que se comporta assim, o que merece??

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por MRF Ver Post
                                                              Eu da minha parte já referi, o meu pai tratei com dignidade e paguei o lar dele do meu dinheiro, até ao último dia, da sua vida, e honrei o nome dele e da família, mas falo de casos que conheço, próximo de mim, um pai que nunca quis saber do filho para nada, e sempre o rebaixou mesmo á frente dos amigos, fazendo por vezes o seu próprio filho ser menos que os outros.
                                                              Essa pessoa agora está bem na vida e ganha muito bem, e o que o pai quer?? Dinheiro e mais dinheiro e quer que o filho lhe pague o lar e lhe dê dinheiro para gozar a velhice.
                                                              Será que merece? É essa a minha questão, que me faz perder a calma, um pai que se comporta assim, o que merece??
                                                              Desde que o não abandone numa cama de hospital, ou lhe faça mal, está no direito de fazer o que achar correcto. É um problema de consciência.
                                                              Num assunto transversal, não se deve particularizar.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X