Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Piropos

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #61
    Estava para não comentar mas perante os insistentes leiam o artigo, tenho de devolver a pergunta; leram bem???

    Qualquer pergunta/proposta nestes contornos: "Queres fazer sexo, ir para a cama, dar umas cambalhotas, etc?" pode ser considerado crime.

    Isto cabe na cabeça de alguém? Então agora como é que duas pessoas se entendem!? Vão ao bruxo? Perguntam primeiro se podem fazer uma pergunta de cariz sexual?

    Comentário


      #62
      Piropos da crime ...e se for insultos? é que ainda ontem estive quase a ter um acidente no transito por causa de uma senhora ao volante e chamei-lhe de tudo nesse momento ahahaha
      glup....

      Comentário


        #63
        http://expresso.sapo.pt/blogues/blog...l-com-piropos-

        Quem importunar outra pessoa, praticando perante ela atos de carácter exibicionista, formulando propostas de teor sexual ou constrangendo-a a contacto de natureza sexual, é punido com pena de prisão até 1 ano ou com pena de multa até 120 dias, se pena mais grave lhe não couber por força de outra disposição legal.” Este artigo 170º do Código Penal sobre o qual tanto se fala desde ontem, depois de o DN ter feito notícia do tema, é simples. Aliás, parece-me até bastante óbvio que aquilo que está aqui em causa não é um simples galanteio, mas sim as teias espinhosas do assédio sexual. Algo a que, quer queiram acreditar quer não, principalmente as mulheres estão expostas desde demasiado cedo. E que de lisonjeiro não tem absolutamente nada.
        Posto isto, é importante frisar que o assédio sexual não pode ser simplesmente visto como um piropo e é um erro tremendo que muitos dos jornais que falaram sobre nas últimas 24 horas não percebam quão errado é puxarem essa palavra para os títulos das notícias. Capta leitores, mas induz ao erro. Vamos por partes: diz o dicionário que um piropo é uma “palavra ou frase lisonjeira que se dirige a uma pessoa revelando que se acha essa pessoa fisicamente atraente; forma de galanteio”. Já no que toca ao assédio sexual, é um “conjunto de atos ou comportamentos, por parte de alguém em posição privilegiada, que ameaçam sexualmente outra pessoa”. Para quem não conseguia chegar lá pela sua própria cabeça, talvez estas definições dos dois termos ajudem a que se faça luz.

        Não me parece que haja muitas pessoas que se sintam ofendidas, importunadas ou atacadas na sua liberdade pessoal ao ouvirem alguém a dizer que as acham bonitas ou atraentes de forma lisonjeira. Mas o que está em causa nesta lei não são piropos galanteadores, estamos a falar de assédio sexual. E sim, frases tão banais quanto ordinárias como "ó borracho, queres por cima ou queres por baixo?” são uma forma de assédio. E por favor, não venham com o argumento da liberdade de expressão – que tanto tenho lido pelas redes sociais desde ontem - porque é simplesmente ridículo.
        Se disserem às vossas filhas “fodia-te toda” acham normal?

        Dedico boa parte do meu tempo a escrever sobre situações que geram desconforto às mulheres e, volta não volta, a forma leviana como o assédio sexual foi banalizado vem à baila. Em resposta, oiço muitas vezes a frase: “mas não há nada mais importante para resolver no mundo?”. Claro que há, mas este tipo de comportamentos abusivos não podem ser desvalorizadas. Pensem nisto: se for uma filha vossa a ter de ouvir aos treze anos um homem adulto a dizer-lhe “fodia-te toda” continuam a achar que isto não merece ser punido? Se for a vossa mãe, irmã, mulher, namorada, amiga a ir na rua e a ouvir algo como “tens boca de broche” continuam a achar que isto não merece atenção por parte das autoridades? E se for alguma delas a estar em contexto laboral e a levar uma palmada no rabo de um supervisor, por exemplo, ou a ouvir uma proposta sexual como chantagem velada para subir de posto, como se sentiriam?

        Todas estas coisas acontecem. Diariamente, vezes demais e desde idades em que uma mulher ainda não é mais do que uma menina sem capacidade para perceber a dimensão do que lhe está a ser dito. Ouvir frases destas desde tão cedo compromete a nossa desinibição a longo prazo no que toca, por exemplo, à participação no espaço público. Ameaça a nossa liberdade pessoal, compromete a nossa capacidade de autossegurança e definitivamente muda o nosso comportamento perante o mundo masculino.
        A lei não se refere à mulher, refere-se à “pessoa”

        Desde que esta notícia saiu também tenho ouvido e lido frases do género ”lá vêm as histéricas das feministas outra vez”. Mas a lei é clara e não se refere exclusivamente ao sexo feminino (basta ler o artigo 170º...). Refere-se explicitamente à vítima enquanto “pessoa”. Mulheres, homens, meninos, meninas. Aliás, convém que não se desvalorize o assédio sexual a que tantos homens e garotos também estão sujeitos. Lembram-se do caso do menino do programa Master Chef Júnior no Brasil, por exemplo? Uma mulher dizer publicamente que acha um miúdo de 13 anos “uma gracinha” e que “o estuprava se pudesse” não pode ser levado com leveza e é por isso que a nova lei portuguesa é ainda mais dura nos casos que envolvem menores.
        Se nesse ponto todos deveríamos estar de acordo, no caso dos adultos é chegada a altura de alguma reflexão. Seja a homens ou a mulheres, o velho lemaa minha liberdade termina onde começa a dos outros” deve mesmo ser regra em tudo na vida. Assédio sexual incluído. Embora esta lei ainda dependa da interpretação de cada juiz em cada caso – espero que se torne mais clara no futuro - , está dado um passo em frente para uma sociedade que tem o dever de perceber quais são as fronteiras que nunca devem ultrapassadas.

        Comentário


          #64
          Hoje senti-me incomodado: estive num serviço público e a moçoila, aí com uns 25 anos de idade, sorriu demasiado para mim. Demorou mais que o habitual a ler uns documentos e distraiu-me com vários lamber de lábios.

          Para não ter problemas, fiz de conta que não vi. E afastei-me a andar com o ar mais apaneleirado do mundo. Um gajo nunca sabe se elas são polícias "undercover" né?

          Comentário


            #65
            Quer dizer que nem um "oh estrela, queres cometa"?
            Mundo estranho este...

            Comentário


              #66
              Originalmente Colocado por cuto Ver Post
              Hoje senti-me incomodado: estive num serviço público e a moçoila, aí com uns 25 anos de idade, sorriu demasiado para mim. Demorou mais que o habitual a ler uns documentos e distraiu-me com vários lamber de lábios.

              Para não ter problemas, fiz de conta que não vi. E afastei-me a andar com o ar mais apaneleirado do mundo. Um gajo nunca sabe se elas são polícias "undercover" né?
              Se lhe dissesses que tinha um sorriso bonito ou que era sexy...já estavas a cometer um crime mt grave!

              Comentário


                #67
                Nao se pode dizer que tem um sorriso bonito?? Mas isso é a brincar?

                Comentário


                  #68
                  Originalmente Colocado por Jorge888 Ver Post
                  Nao se pode dizer que tem um sorriso bonito?? Mas isso é a brincar?
                  Axo uma estupidez o estado preocupar-se com tal quando a lei penal já prevê estas situações.
                  Ridiculo

                  Comentário


                    #69
                    Originalmente Colocado por Jorge888 Ver Post
                    Nao se pode dizer que tem um sorriso bonito?? Mas isso é a brincar?
                    Claro que se pode dizer. Existe uma diferença entre "tens um sorriso bonito" e "queres por cima ou queres por baixo?"

                    Comentário


                      #70
                      Numa praia um h olha para uma mulher ela chama a policia maritica e apresenta queixa pq o h a observava e ele em tribunal diz que estava a olhar para o pé ela diz que era para o peito..e vamos ocupar o tribunal a discutir para onde o h estava mm a olhar?!?!?!

                      Comentário


                        #71
                        Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                        Claro que se pode. Existe um diferença entre dizer "tens um sorriso bonito" ou dizer "queres por cima ou queres por baixo?"
                        Desculpa mas na faz sentido nenhum!!! ZERO estou sozinha num jardim um H pergunta me para ir dar uma "volta" eu faço queixa contra ele...e em tribunal eu digo que ele disse isto ele diz que perguntou as hora.....
                        Enfim,..

                        Comentário


                          #72
                          Originalmente Colocado por Cataryna Ver Post
                          Numa praia um h olha para uma mulher ela chama a policia maritica e apresenta queixa pq o h a observava e ele em tribunal diz que estava a olhar para o pé ela diz que era para o peito..e vamos ocupar o tribunal a discutir para onde o h estava mm a olhar?!?!?!
                          Sim, é mesmo isso que está na lei.

                          Pode-se concordar ou não, é uma questão de opinião. Agora não conseguir interpretar o que está na lei, ou não conseguir diferenciar entre o que é um elogio educado e o que é uma boca ordinária, isso já não me parece tão compreensível.

                          Originalmente Colocado por Cataryna Ver Post
                          Desculpa mas na faz sentido nenhum!!! ZERO estou sozinha num jardim um H pergunta me para ir dar uma "volta" eu faço queixa contra ele...e em tribunal eu digo que ele disse isto ele diz que perguntou as hora.....
                          Enfim,..
                          Estás a complicar um assunto que é relativamente simples.

                          Como disse, pode-se concordar ou não, eu acho desnecessárias as alterações feitas à redação da le, acho que já bastava como estava, mas não me parece necessário "inventar" questões que nada têm que ver com o assunto.
                          Editado pela última vez por Jbranco; 29 December 2015, 14:29.

                          Comentário


                            #73
                            Sim ok..
                            Claro que um bonito piropo não faz mal a ninguém .... se for ordinário ou um estalo ou fazer com a mão .l.
                            Concordamos que a lei já prevê as situações, mas gostava mais de uma lei contra a corrupção mais eficaz...

                            Comentário


                              #74
                              Estás a confundir o que está na lei, com a dificuldade depois em provar o crime (como acontece em muitos outros).

                              Comentário


                                #75
                                Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                                A lei foi proposta por PSD e CDS.
                                O BE foi pioneiro.
                                http://www.publico.pt/politica/notic...s-anos-1670637

                                Comentário


                                  #76
                                  Originalmente Colocado por Danone Ver Post
                                  Como escrevi aqui há atrasado neste mesmo tópico, a parvoíce é apartidária.

                                  Comentário


                                    #77
                                    a GNR, vai andar em cima deste crime

                                    mas só se houver um radar para isto

                                    Comentário


                                      #78
                                      Não sei com quantos paus se faz uma canoa, mas o teu pai só precisou de um pau para fazer uma gaja boa.

                                      Comentário


                                        #79
                                        Originalmente Colocado por Valium Ver Post
                                        Estás a confundir o que está na lei, com a dificuldade depois em provar o crime (como acontece em muitos outros).
                                        isso vai ser td arquivado
                                        e a vai ser interpretado em termos muitos restritos.
                                        no fundo vai servir para gastar papel e entupir ainda mais os tribunais.
                                        o contribuinte paga

                                        Comentário


                                          #80
                                          Originalmente Colocado por jktfah Ver Post
                                          isso vai ser td arquivado
                                          e a vai ser interpretado em termos muitos restritos.
                                          no fundo vai servir para gastar papel e entupir ainda mais os tribunais.
                                          o contribuinte paga
                                          Acertaste a 100%!!!!!!!!!!!!!!

                                          Comentário


                                            #81
                                            Originalmente Colocado por Cataryna Ver Post
                                            Acertaste a 100%!!!!!!!!!!!!!!
                                            esquecem-se.
                                            depois assuntos importantes demoram anos...
                                            e as pessoas já nem se lembram
                                            andam os OPCs e MP a tratar destas e outras tretas.

                                            e nao esquecer que o que nao falta sao pessoas alucinadas que andam sp a fazer queixas..
                                            é mais um motivo para se entreterem

                                            Comentário


                                              #82
                                              Originalmente Colocado por jktfah Ver Post
                                              esquecem-se.
                                              depois assuntos importantes demoram anos...
                                              e as pessoas já nem se lembram
                                              andam os OPCs e MP a tratar destas e outras tretas.

                                              e nao esquecer que o que nao falta sao pessoas alucinadas que andam sp a fazer queixas..
                                              é mais um motivo para se entreterem
                                              TAL E QUAL!
                                              Se um h me ofende ou ignoro ou mando-o à mer..ou faço .l.
                                              Agora ouvir um piropo e ligar o 112 pq um h na rua elogiou-me....
                                              E vai o policia ocupar-se do crime...
                                              Santa paciencia

                                              Comentário


                                                #83
                                                Não pensam nos custos. É só legislar à sorte. E legislação tipo paternalista.
                                                Uma treta destas que seja investigada e passe daí, e seja preciso apoio judiciário fica tipo nuns 5k+++ na boa.
                                                Dinheiro para o lixo.

                                                Comentário


                                                  #84
                                                  Eu acho que o Piropo devia ser mais um a património material da humanidade por só valorizar a cultura portuguesa e vão legislar para tornar o piropo crime, sinceramente não cabe na cabeça de ninguém. Deputadas feministas, provavelmente lésbicas ou daquelas que dizem que todos os homens são gays a querer contrariar no papel os instintos mais legítimos do nosso povo, a arte da conquista popular!
                                                  Já agora não sei porque é que a Érica Fontes ainda não foi condecorada pelo PR por divulgar tão bem o nosso país lá fora. A mim trata-se de um lobbie preconceituoso que só revela a mentalidade tacanha dos nossos políticos.

                                                  Comentário


                                                    #85
                                                    Originalmente Colocado por PussyLover Ver Post
                                                    Eu acho que o Piropo devia ser mais um a património material da humanidade por só valorizar a cultura portuguesa e vão legislar para tornar o piropo crime, sinceramente não cabe na cabeça de ninguém. Deputadas feministas, provavelmente lésbicas ou daquelas que dizem que todos os homens são gays a querer contrariar no papel os instintos mais legítimos do nosso povo, a arte da conquista popular!
                                                    Já agora não sei porque é que a Érica Fontes ainda não foi condecorada pelo PR por divulgar tão bem o nosso país lá fora. A mim trata-se de um lobbie preconceituoso que só revela a mentalidade tacanha dos nossos políticos.
                                                    O Piropo o elogio não vai desaparecer e tudo isto quer empurrar para que as pessoas se isolem, vivam fechadas no seu mundo!!
                                                    Um elogio é bem vindo e ainda existem cavalheiros que o sabem fazer.

                                                    Comentário


                                                      #86
                                                      Já alguem lhe disse que tem uma escrita muito bonita e elegante?
                                                      Não...não ...não me prendam.
                                                      Estou a brincar claro (nao dar isto mesmo direito a prisão)
                                                      Mais a sério o piropo é so na rua ou se for por exemplo no facebook também da direito a jaula ;-)?

                                                      Comentário


                                                        #87
                                                        Originalmente Colocado por Jorge888 Ver Post
                                                        Já alguem lhe disse que tem uma escrita muito bonita e elegante?
                                                        Não...não ...não me prendam.
                                                        Estou a brincar claro (nao dar isto mesmo direito a prisão)
                                                        Mais a sério o piropo é so na rua ou se for por exemplo no facebook também da direito a jaula ;-)?
                                                        sim...
                                                        $
                                                        existem condenações por brincadeiras no facebook

                                                        Comentário


                                                          #88
                                                          Originalmente Colocado por Jorge888 Ver Post
                                                          Já alguem lhe disse que tem uma escrita muito bonita e elegante?
                                                          Não...não ...não me prendam.
                                                          Estou a brincar claro (nao dar isto mesmo direito a prisão)
                                                          Mais a sério o piropo é so na rua ou se for por exemplo no facebook também da direito a jaula ;-)?
                                                          Se o elogio for negativo aí já não cometes crime!
                                                          Não podes é elogiar...

                                                          Comentário


                                                            #89
                                                            Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                                                            Claro que se pode dizer. Existe uma diferença entre "tens um sorriso bonito" e "queres por cima ou queres por baixo?"
                                                            Claro que existe: a segunda permite logo dissipar essa dúvida existencial! Políticos a contribuir para a opacidade das interacções humanas

                                                            Comentário


                                                              #90
                                                              Originalmente Colocado por Cataryna Ver Post
                                                              Se o elogio for negativo aí já não cometes crime!
                                                              Não podes é elogiar...
                                                              negativo podes cometer outros crimes.
                                                              injurias e afins.
                                                              melhor é estar calado.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X